Cunhado pelos fundadores do HubSpot, Brian Halligan e Dharmesh Shah — que repararam que o um novo paradigma de marketing era necessário na era da Internet — o objetivo do inbound marketing é ser encontrado por clientes e potenciais clientes enquanto constrói um relacionamento sólido com eles.
Nesta publicação irá aprender:
- Como o inbound difere do outbound marketing
- Como funciona o inbound marketing
- Como começar com o inbound marketing
O outbound marketing é uma forma interruptiva de marketing em que se envia uma mensagem ou produto para um potencial cliente através de chamadas ou emails a frio, correio direto, etc.
O inbound marketing é o oposto — cria-se conteúdo útil para o seu público, que este procura quando precisa.
De acordo com o HubSpot, estes são os três passos para o inbound marketing:
- Atrair. Traga as pessoas certas.
- Envolva. Ajude estas pessoas com os seus pontos fracos e objetivos para que tenham mais probabilidade de comprar consigo.
- Delicie. Vá mais além por eles. Ajude-os a ter sucesso com o seu produto.
Juntos, funcionam como um volante.
Você atrai potenciais clientes para a sua empresa. Estas pessoas envolvem-se com o seu conteúdo e, eventualmente, são convencidas a comprar, transformando-se em clientes. Depois de receber resultados espetaculares com o seu produto, além de um incrível atendimento ao cliente, eles tornam-se “embaixadores”, promovendo‑o aos seus amigos.
É semelhante a um funil de marketing, exceto que não pára no último estágio. Em vez disso, o estágio final impulsiona o primeiro estágio, que impulsiona o segundo e assim por diante — também conhecido como um volante de inércia.
Já viu como o inbound marketing funciona na teoria. Mas como é, de facto, executado na realidade?
Bem, o inbound marketing é essencialmente toda a nossa estratégia de marketing aqui no Ahrefs. Gastamos grande parte dos nossos recursos na criação de conteúdo útil que ensina SEO e marketing digital aos nossos clientes enquanto promove o nosso produto — como a publicação que está a ler agora.
O nosso blog recebe mais de 600 mil visitantes por mês. E estes são apenas através do Google.
O nosso canal no YouTube tem aproximadamente 209 000 subscritores e recebe cerca de 355 000 visualizações por mês.
Em conjunto com um produto líder do setor, amado pelos nossos clientes, o inbound marketing ajudou-nos a crescer ao ponto de sermos uma das ferramentas de SEO mais populares do mercado.
Aqui está a forma como usamos o inbound marketing na Ahrefs.
1. Atrair
Se as pessoas não sabem que existe, elas não podem comprar o seu produto. Portanto, o primeiro passo é atrair potenciais clientes.
Para o inbound marketing, isto é feito principalmente através da criação e publicação de conteúdo, também conhecido como marketing de conteúdo.
SEO
Na Ahrefs, a nossa estratégia de aquisição é centrada em marketing de conteúdo orientado a SEO, isto é, conteúdo projetado para uma alta classificação nos motores de pesquisa.
Porquê orientado a SEO?
Embora possa publicar qualquer conteúdo, desde que seja interessante para o seu público, a maioria destes artigos não obterá tráfego a longo prazo. Podem obter uma explosão inicial no tráfego (“pico de esperança”) quando publicados pela primeira vez, mas o interesse diminui (“linha plana de não”) quando as pessoas deixam de ter interesse.
No entanto, se criar conteúdo centrado em tópicos que as pessoas pesquisam constantemente no Google, haverá um interesse contínuo garantido. Enquanto o seu artigo estiver posicionado no Google, receberá tráfego de pesquisa orgânica passivo e consistente.
É por isso que o nosso tráfego continua a crescer ano após ano:
Aqui está como criamos conteúdo SEO na Ahrefs:
Encontre tópicos com potencial tráfego de pesquisa
Cada publicação que fazemos no blog da Ahrefs tem como alvo um termo com potencial tráfego de pesquisa.
- 17 Ideias Criativas de Marketing para Pequenas Empresas —> “ideias de marketing” (2 500 pesquisas/mês)
- Estrutura do Website: Como Construir a Sua Base de SEO —> “estrutura de website” (800 pesquisas/mês)
- O Que é Escrita para SEO? Como Ser um Melhor Escritor para SEO —> “escrita para SEO” (2 900 pesquisas/mês)
Para encontrar estes tópicos, utilize uma ferramenta de palavras-chave. Por exemplo, digamos que tem uma website sobre dietas paleo. Insira um tópico relevante como “paleo” numa
ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave como o Gerador de Palavras-chave e vão-lhe sugerir ideias de tópicos, além de dizer o quão populares esses tópicos são.
Percorra a lista para ver se há algum tópico bom para o seu website.
Leitura recomendada: Pesquisa de Palavras-Chave: O Guia da Ahrefs para Iniciantes
Otimize as suas páginas
Depois de identificar um tópico que deseja como alvo, precisará de criar conteúdo que mereça posicionar-se. Isto significa que o seu conteúdo precisa passar por quatro “verificações”:
- Relevância. Alinhe o seu conteúdo com a intenção de pesquisa, ou seja, o “porquê” por trás de uma expressão de pesquisa. Aprenda como combinar a intenção de pesquisa neste guia.
- Rigor. Cubra todas as coisas que os utilizadores que pesquisam esperam e desejam ver. A análise da intenção de pesquisa dar-lhe‑á uma ideia básica, mas deve também analisar as páginas relevantes no topo dos resultados para obter pistas.
- Singularidade. Se o seu conteúdo for igual ao de qualquer outro artigo posicionado no topo, ninguém irá clicar e lê-lo. Terá que trazer algo de novo para a mesa.
- Clareza. Torne o seu conteúdo claro e fácil de ler. Siga estas dicas para melhorar a leitura do seu conteúdo.
Assim que o tiver feito, as otimizações “técnicas”, como colocar a sua palavra-chave na etiqueta de título, entram em ação.
Leia a publicação abaixo para obter um guia completo sobre como otimizar a sua página para motores de pesquisa.
Leitura recomendada: SEO na Página: Guia para Iniciantes
Construa ligações
O Andrey Lipattsev, da Google, diz que ligações são um dos três maiores fatores de posicionamento no Google. Então, se quer posicionar-se bem nas pesquisas por algo competitivo, irá certamente necessitar de ligações.
Por exemplo, nós recentemente fizemos uma campanha de construção de links onde construímos ligações para a nossa página sobre estatísticas de SEO. Adquirimos um total de 36 ligações de 32 websites únicos.
Isso impulsionou a nossa página para o topo e temos mantido a posição de topo desde então.
Quer saber como começar a construir ligações? Assista este vídeo:
Leitura recomendada: Construção de ligações para SEO: O Guia para Principiantes (2021)
Marketing de vídeo
O marketing de conteúdo não envolve apenas palavras escritas. Também existe conteúdo de vídeo. O YouTube é o segundo motor de pesquisa mais popular do mundo.
É assim que fazemos marketing de vídeo.
Encontre tópicos de vídeo com potencial de tráfego de pesquisa
Como o Google, para se posicionar no YouTube, terá que apontar a tópicos que as pessoas estão à procura. Para encontrar esses tópicos, use o nosso Gerador de Palavras-chave do YouTube.
Insira uma palavra-chave relevante e percorra a lista para ver se há algum tópico relevante.
Crie vídeos otimizados
Só tem 30 segundos. Se não captar a atenção deles até lá, o utilizador desaparece. Então, a menos que consiga fazer monólogos como o Dave Chappelle e ainda manter as pessoas interessadas, recomendamos que faça o guião do seu vídeo.
Desta forma, os seus vídeos serão concisos e evitará que fiquem à tangente. Em seguida, uma vez gravados, edite-os estrategicamente para que sejam interessantes e continuem a prender a atenção.
Leitura recomendada: SEO no YouTube: Como Posicionar os Seus Vídeos do Início ao Fim
Promover os seus vídeos
O posicionamento no YouTube não é a única forma de obter mais visualizações nos seus vídeos. Leia esta publicação ou assista a este vídeo para obter mais dicas:
Fazer Podcasts
Abordámos texto e vídeo. Claro, não podemos deixar de lado o áudio. O formato mais popular é o podcast.
Aqui está algo interessante. Embora nunca tenhamos criado um podcast nosso, recebemos muitas inscrições através deles.
Como isto aconteceu? Simples: nós aparecemos neles.
Como há muitos podcasts e estes precisam de convidados, concluímos que será mais fácil aparecer num já existente do que criar o nosso.
É assim que fazemos.
Encontre oportunidades de podcast
A forma mais simples é, obviamente, pesquisar no Google por podcasts no seu nicho. Mas se você está apenas a começar a aparecer neles, é provável que o Tim Ferriss Show não seja o seu primeiro contacto.
Portanto, um método alternativo é identificar alguém de calibre semelhante no seu setor que tenha participado em vários podcasts. Por exemplo, no nicho de desenvolvimento pessoal, Scott Young é relativamente conhecido.
Então, vamos inserir o website dele no Explorador de Websites da Ahrefs, ir ao relatório Backlinks e escrever o nome na caixa “Incluir”. Vamos também filtrar apenas por “Títulos de páginas de referência”.
Como irá notar, as ligações na coluna “Página de referência” são, na sua maioria, entrevistas de podcast.
Apresente-se como um convidado
Encontre o e‑mail do apresentador do podcast e entre em contato para informá-lo de que tem interesse em ser um convidado.
Leitura recomendada: 12 lições que aprendi ao fazer mais de 20 entrevistas em podcasts em 4 meses
2. Envolva
Só porque as pessoas agora estão a visitar o seu site, isto não significa automaticamente que estão a comprar. É aí que entra o estágio de “envolvimento”.
Terá que entender os pontos fracos e objetivos das pessoas. Então, terá que apresentar introspecções e soluções que ajudem a resolver os problemas delas.
Aqui está um exemplo de como fazemos isso na Ahrefs.
Os utilizadores querem saber como encontrar quem liga aos seus websites. Eles fazem essa pesquisa no Google e encontram o nosso conteúdo. Consegue adivinhar? O nosso produto — Explorador de Websites — resolve esse problema. Então, nós o incluímos como potencial ferramenta para ele usarem no nosso artigo.
Isto não é forçado. O nosso conjunto de ferramentas foi criado basicamente para resolver esse problema. Então, é naturalmente parte da narrativa.
Quando concentra os seus esforços em tópicos que:
- Tenham potencial de tráfego de pesquisa;
- Sejam um problema que os seus clientes desejam resolver;
- Sejam um problema que o seu produto resolve
Atingiu duas partes do volante de uma vez só. Não apenas o seu conteúdo será posicionado no Google e conquistará novos potenciais clientes, como também os envolverá imediatamente.
Mas isso não é a única coisa que fazemos. Aqui estão algumas outras táticas de envolvimento que usamos como parte da nossa estratégia de inbound marketing.
Marketing de email
Não é toda a gente que vai comprar depois de ler o seu conteúdo. Às vezes, eles precisam de mais tempo para avaliar. Ou talvez eles estejam num estágio diferente da jornada de compra — talvez eles apenas descobriram que têm o problema.
Seja qual for o motivo, precisará de encontrar uma forma de os alcançar para continuar a envolver-se. A melhor forma de o fazer é construir uma lista de email.
Na Ahrefs, mantemos as coisas simples mostrando uma caixa de inscrição de email ao lado do artigo.
Claro que não é a única forma. Também pode oferecer um incentivo para se inscreverem — um ebook gratuito, uma tabela ou folha de cálculo, uma versão em PDF do artigo, etc.
Não os deixe pendurados depois de se inscreverem. Mantenha o relacionamento. Nós enviamos um email de boas-vindas apresentando os melhores artigos do blog:
Não precisa copiar o que fazemos. Há inúmeras possibilidades. Pode testar diferentes emails e ver quais funcionam melhor com o seu público.
Ferramentas gratuitas
Depois de ler o nosso conteúdo, algumas pessoas querem testar o nosso conjunto de ferramentas. Querem ver como funciona para eles próprios. Então, nós ajudamo-los.
Podem inscrever-se com as Ferramentas para Webmasters da Ahrefs, que lhes dará acesso gratuito ao Explorador de Websites e à Auditoria de Websites para o seu próprio website:
Ou podem utilizar qualquer umas das nossas ferramentas gratuitas de SEO:
A melhor parte? Cada ferramenta é projetada para direcionar uma palavra-chave com potencial de tráfego de pesquisa. Assim como as nossas publicações no blog, elas são planeadas para os estágios de “aquisição” e “envolvimento”.
Dois coelhos de uma cajadada.
Quer aprender como usar as ferramentas gratuitas como uma tática de marketing de entrada? Leia esta publicação (salte para o número 4)
Cursos
O nosso Diretor de Marketing (CMO, Chief Marketing Officer em inglês), Tim Soulo, disse-me uma vez:
“A minha teoria é que as pessoas não se inscrevem na sua ferramenta e depois aprendem a usá-la. A minha teoria é que as pessoas aprendem primeiro como usar as suas ferramentas e depois inscrevem-se porque sabem como usá-las”.
O nosso blog ensina como resolver problemas de SEO e marketing digital com o nosso conjunto de ferramentas. Se quiserem ir mais longe, temos uma academia onde os potenciais clientes podem assistir a qualquer um dos nossos dois cursos gratuitos:
Estes cursos dão confiança aos potenciais clientes. Será como o que Tim disse — quando eles se inscreverem no nosso produto mais adiante, eles já saberão como usar a Ahrefs através do nosso conteúdo.
Mas isto não funciona apenas para envolver os potenciais clientes. Ele também “penetra” no próximo estágio — o deleite. Os atuais clientes, que podem precisar de mais treino sobre o produto, podem consultar estes programas de treino a qualquer momento.
Isso ajuda a retê-los, já que estão sempre a aprender como fazer mais com o nosso conjunto de ferramentas.
Todos ficam a ganhar.
3. Deleite
Depois de um potencial cliente se transformar em cliente, não é o fim. Lembre-se: é um volante. Cada cliente satisfeito pode espalhar a palavra para os seus amigos e familiares. Isto, por sua vez, obtém mais clientes, que podem indicar mais pessoas. O loop é potencialmente infinito.
Mas o volante só se move se se destacar neste estágio — encantando os seus clientes.
A melhor forma de fazer isto é realmente ter um ótimo produto. Como diz o ditado, “ninguém cose um remendo de tecido novo em roupa velha”. Se o seu produto não funcionar ou não ajudar seus clientes a resolver os seus problemas, nenhuma quantidade de “estratégias de deleite” deixará os seus clientes felizes.
Então, esta é a primeira coisa que deve fazer. Depois de definir a base, pode considerar a aplicação de qualquer uma das estratégias abaixo, que nós utilizamos:
Chat ao vivo
Se algum dos nossos clientes encontrar problemas com o nosso software ou não tiver a certeza de como fazer certas coisas, pode entrar em contato connosco, a qualquer momento, por chat ao vivo.
Isto mantém a frustração baixa, pois podem receber ajuda quase instantâneamente.
Tutoriais “Como usar/fazer”
Muito do que fazemos pelos nossos cliente está em, continuamente, educá-los em duas coisas:
- Como fazer SEO;
- Como usar a Ahrefs para fazer SEO.
Fazemos isto com o nosso blog, o canal do YouTube e os cursos. Mas nós percebemos que nem toda a gente tem tempo para examinar o nosso conteúdo e descobrir como os nossos relatórios funcionam.
Portanto, decidimos construir tutoriais dentro do próprio conjunto de ferramentas.
Clique neles e verá todas as diferentes maneiras de usar o relatório.
Se um utilizador estiver preso, ele pode seguir o tutorial e descobrir o que fazer.
A lição: descubra como pode incorporar tutoriais no seu produto para ensinar os seus clientes como utilizar determinados recursos.
Comunidades exclusivas para clientes
Cada novo cliente da Ahrefs é convidado a juntar-se à nossa comunidade exclusiva para clientes, o Ahrefs Insider.
Torná-lo exclusivo para os clientes mantém a alta qualidade do grupo. Cada membro sabe que cada outra pessoa tem uma aparência no jogo — eles inscreveram-se no produto e levam o SEO a sério.
Isto cria discussões de alta qualidade, além de membros que ficam mais do que felizes em ajudar uns aos outros com problemas de marketing digital.
Eles também têm permissão para fazer comentários e sugestões para o desenvolvimento do produto, e muitas vezes recebem uma primeira visualização dos novos recursos. Isso solidifica o relacionamento entre os nossos clientes e nós, e mostra que estamos dispostos a ouvi-los.
Quer saber como construímos este forte grupo de 14.000 membros? Assista a este vídeo:
Pensamentos finais
O HubSpot, cujos fundadores criaram o termo, faz inbound marketing de maneira muito diferente. Embora eles tenham executado táticas semelhantes às nossas, têm equipas de vendas. Isso significa que o seu foco está em gerar tráfego suficiente e leads qualificados para o fecho pelas suas equipas de vendas.
A Ahrefs funciona principalmente por autoatendimento e não tem uma equipa de vendas, então é assim que escolhemos executar a nossa estratégia de inbound marketing.
A sua empresa será diferente. Afinal, provavelmente está em um setor diferente, tem como alvo clientes diferentes, constrói de forma diferente e tem recursos diferentes.
O que significa que as táticas que irá utilizar serão diferentes. Mas os princípios do inbound marketing permanecerão os mesmos: atrair -> envolver -> deleitar.
Perdi algo importante sobre o inbound marketing? Diga-me no Twitter.