Eu não tenho uma licenciatura em marketing—só uma em psicologia. No entanto, eu tenho estado a trabalhar em marketing digital durante os últimos cinco anos.
Esta é a parte boa desta indústria. Não precisa de ser certificado para trabalhar como um profissional de marketing digital. Não há obstáculos.
Mas vai precisar de adquirir habilidades e experiência prática em marketing digital.
E é aí que este guia surge. Eu vou mostrar-lhe como aumentar o seu conhecimento e acompanhá-lo nas diferentes etapas que atravessar no seu caminho para tornar-se um profissional em marketing digital.
Comece a sua carreira em marketing digital com estes sete passos:
- Crie o seu próprio website
- Escolha um canal de marketing digital no qual se vai focar
- Aprenda mais sobre o canal de marketing digital que escolheu
- Execute aquilo que está a aprender
- Familiarize-se com ferramentas grátis de marketing digital
- Candidate-se a um emprego de marketing
- Avance a sua carreira
Embora não precise de certificações para ter um emprego em marketing digital, não significa que as empresas o vão contratar para uma posição logo no início.
Primeiro, vai precisar de:
- Construir as suas habilidades em marketing digital;
- Demonstrar que possui essas habilidades.
A melhor forma de fazer isto é criando o seu próprio website.
Através da construção do seu próprio website, está a construir um laboratório onde pode testar e aprender diferentes estratégias de marketing. Tudo sem se preocupar com a possibilidade de danificar o website de outra pessoa.
Não apenas isso, mas o que pode demonstrar melhor as suas habilidades do que algo que construiu do zero?
Por exemplo, quando eu comecei em marketing digital, eu criei um website sobre o meu hobby: breakdancing.
Eu vou ser honesto—o website era feio. Mas deu-me a possibilidade de praticar coisas como marketing de conteúdo, marketing de email, divulgação e mais. O website, embora eventualmente mal sucedido, foi fundamental em ajudar-me a adquirir imensa experiência prática.
Não há necessidade de pensar demasiado nisto. O essencial é começar e praticar. Escolha um nicho de mercado sobre o qual está interessado e crie um website usando WordPress. Não se preocupe com coisas como logótipos e estratégias de monetização.
Se não tem a certeza de como configurar um website em WordPress, simplesmente faça uma rápida pesquisa no Google. Irá encontrar imensos tutoriais.
Há imensos canais de marketing digital. O livro Traction lista 19 deles, incluindo:
- Search engine optimization (SEO)
- Marketing de conteúdo
- Marketing de email
- Anúncios nas redes sociais e na rede de display
Visto que está a administrar o seu website sozinho, seria impossível em termos de tempo, esforço e recursos executar em todos os canais de marketing. Em vez disso, nós recomendamos focar-se numa área de marketing digital.
Mas qual canal deve escolher? Vamos ver os prós e os contras de três canais populares.
Publicidade online
Isto envolve comprar anúncios em plataformas como a Google, Facebook e Instagram. Geralmente, esta estratégia é ótima para obter tráfego no seu website rapidamente.
No entanto, se é um iniciante, este canal poderá ser arriscado. Gerir publicidade online não é tão simples como ligar os anúncios e deixar o tráfego fluir. Irá precisar de algum conhecimento e experiência, para não acabar por perder todo o seu dinheiro.
Por isso, se tem a disponibilidade de pôr de lado algum orçamento para testar e aprender este canal, avance. Caso contrário, este pode não ser o melhor para si.
Marketing de redes sociais
Isto envolve construir um grupo de seguidores nas redes sociais e direcionar tráfego destas plataformas. Já deve estar familiarizado com elas. Além disso, visto que é grátis postar conteúdo, experimentar é fácil.
Este poderá ser um canal ideal para começar.
No entanto, esteja ciente que marketing de redes sociais não é só postar algo casualmente no seu instagram com uns dias de intervalo. Cada plataforma está relacionada com o seu país. Para fazê-lo bem, terá que perceber a “cultura”—o que a faz funcionar, o que os utilizadores querem ver, os tipos de conteúdo que têm bom desempenho, e por aí fora.
Search engine optimization (SEO)
SEO é a prática de otimizar páginas para serem bem posicionadas em motores de busca como o da Google.
O ótimo é que, assim que estiver bem posicionado, vai obter tráfego grátis, passivo e consistente dos motores de busca.
No entanto, o lado negativo é que demora muito mais tempo para funcionar. Vai precisar de paciência para ver resultados. Mas é recompensador.
Comece com SEO. Sim, claro que nós somos parciais. Mas nós recomendamos baseado em algumas razões:
- É grátis começar. Ao contrário dos anúncios online, não precisa de dinheiro para começar uma campanha de SEO;
- Há imensas ferramentas grátis de SEO por aí;
- É um dos muito poucos canais de aquisição de clientes escaláveis a longo prazo;
- As habilidades que aprende com SEO (ex., escrita de conteúdo, divulgação, construção de ligações, promoção de conteúdo, etc.) são facilmente transferíveis para outras facetas do marketing digital.
Para fazer isto, pesquise “[o canal que escolheu] guia do iniciante” no Google.
Procure um guia que é detalhado, explique bem as coisas e que foi atualizado recentemente. A última parte é particularmente importante, porque o marketing digital é uma indústria com um ritmo acelerado.
O guia também vai servir-lhe como ponto de partida para descobrir mais subtópicos sobre os quais pode aprender.
Se decidiu focar-se em SEO, então eu recomendaria assistir ao nosso vídeo sobre SEO para iniciantes:
Isto deve dar-lhe uma boa base sobre os básicos de SEO.
Depois, se gostaria de aprender mais sobre SEO, então eu recomendaria explorar estes recursos:
- Investigação de Palavras-Chave: O Guia para Iniciantes da Ahrefs
- SEO Na-Página: Guia Completo para Iniciantes
- Marketing de Conteúdo: Um Guia Compreensivo para 2021
- O Guia de Iniciantes para Construção de Ligações
- O Que é SEO Técnico? 11 Melhores Práticas
Se quiser aumentar os seus músculos, não importa quantos tutoriais no Youtube visualiza. Terá na mesma que encontrar uma barra e praticar.
O mesmo ocorre no marketing digital.
Não consuma apenas conteúdo. Isso apenas leva a paralisia por análise—pensar demasiado mas não fazer nada. Acredite em mim; também já me aconteceu.
Quando aprende algo, tem que se sentar, sujar e executar. É por isso que criou o seu próprio website.
I find I learn much faster by starting to do something and overcoming roadblocks I run into along the way than by carefully studying and preparing
— Austen Allred (@Austen) February 7, 2021
Eu aprendo muito mais rápido quando começo a fazer algo e ultrapasso os desafios que encontro no caminho do que a estudar e preparar-me cuidadosamente.
Para SEO, isto significa focar-se no essencial como investigação de palavras-chave, criar conteúdo e construir ligações. Estas três coisas por si só podem ajudar mais o seu website do que qualquer outra coisa.
Visto que está apenas a começar, vai ser difícil pagar ferramentas de marketing.
Não se preocupe—há imensas gratuitas por aí. Aqui estão algumas com as quais se deverá familiarizar:
- Google Analytics. Veja dados como o número de pessoas que visitam o seu website, quais são as páginas a que elas vão, quanto tempo ficam, entre outras centenas de métricas. Aprenda como as usar neste guia.
- Google Search Console (GSC). Veja quais são as páginas que estão indexadas no Google, as palavras-chave para as quais o seu website está posicionado, os websites que têm uma ligação para o seu. Este guia vai ensinar-lhe a melhor forma de como usar a GSC.
- Ferramentas da Ahrefs para Webmasters. Veja os websites que têm ligações para o seu—os chamados backlinks—em que posição o seu website aparece para várias palavras-chave, para além de explorar o seu website para encontrar erros comuns de SEO que poderão estar a prejudicar o desempenho do mesmo.
- ConvertKit. Uma ferramenta de marketing de email. O plano grátis deles deixam-no gerir até 1.000 subscritores.
- Buffer. Ferramenta de agendamento para redes sociais. Automatiza o processo de postar conteúdo.
Com as suas habilidades recém-descobertas, está na altura de entrar no mercado de trabalho.
O que está à procura é de um estágio ou de uma posição de iniciante. Isto poderá ser uma posição numa agência de marketing ou num cargo interno. Por exemplo, eu comecei como um estagiário de marketing numa startup de tecnologia de acessórios. Posteriormente, eu converti a oportunidade numa posição de tempo integral.
No entanto, até para estas posições, a competição é intensa. Por isso, precisará de se destacar da multidão.
Aqui estão algumas ideias:
Técnica da pasta
Esta é uma tática de entrevista de emprego criada por Ramit Sethi, o autor de um bestseller do New York Times. Basicamente, você:
- Investiga a empresa para a qual se está a candidatar;
- Encontra quais são os maiores problemas de marketing digital;
- Cria soluções para os resolver.
Aprenda mais sobre a técnica aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=68dqa_IPqK8
Interagindo com os outros
Os sociólogos descobriram que a maioria dos empregos não visíveis e de alta remuneração não são encontrados através dos seus amigos mais próximos. Em vez disso, estes empregos são encontrados através de laços fracos, isto é, conhecidos ou pessoas que estudaram na mesma escola ou têm a mesma cultura.
É por isso que deve estar sempre a interagir com os outros.
Esta é uma estratégia de três partes que pode usar para interagir com os outros eficazmente:
- Consuma todo o conteúdo que a pessoa produziu. Se gostou ou aprendeu de uma peça em particular, partilhe‑a nas redes sociais e marque a pessoa. Pode também enviar um email para agradecer ou elogiar;
- Dê-lhes uma plataforma para promover o trabalho deles. Entreviste-os para um artigo, podcast, vídeo, etc. Isto não tem que ser para o seu próprio website; pode ser para outro. Mas mais uma vez, não seja desencorajado mesmo que tenha um website pequeno. Algumas pessoas estariam mais que felizes por o ajudar.
- Encontre qual é o projeto em que eles estão atualmente a trabalhar. Isto poderá ser óbvio através das redes sociais deles ou então poderá perguntar-lhes. Depois, descubra como pode ajudá-los a alcançar o objetivo deles.
Quer prova que isto funciona? Bem, isto foi exatamente como eu consegui o meu emprego na Ahrefs.
Eu comecei por consumir todo o conteúdo do blog da Ahrefs. Depois, eu comecei a partilhar no meu Twitter.
Eu também promovi regularmente estes artigos no GrowthHackers, sem ninguém da equipa me pedir:
Mais tarde, eu contactei o Tim e entrevistei‑o um artigo de convidado no LeadFeeder. No processo, eu descobri que ele estava a trabalhar no lançamento do Blogging para Negócios.
Portanto, eu ajudei:
- Eu fiz o curso na versão de teste e ofereci os meus comentários. Eu até dei um testemunho;
- Eu promovi o curso por todo o lado—comunidades no Slack, grupos no Facebook, etc.
- Eu conectei o Tim com pessoas com audiências para que ele pudesse promover o curso.
Mais importante, eu fiz tudo gratuitamente e não pedi nada em troca. E bem, como se costuma dizer, o resto é história.
Trabalhe em público
Tendo estado na indústria a algum tempo, eu vi muitos profissionais de marketing surgirem do nada e começarem a ganhar influência. O que eles fizeram foi simples—eles começaram a partilhar o que eles estavam a aprender em público.
A Austin Kleon escreve em Mostra o Teu Trabalho:
Uma vez por dia, depois de ter terminado o seu dia de trabalho, volte para a sua documentação e encontre uma parte pequena do seu processo que pode partilhar..
Não tenha medo de partilhar aquilo em que está a trabalhar. Mostre os seus sucessos e os seus falhanços. Isto vai não só atrair profissionais de marketing e construir a sua rede de conhecidos, isto também vai fazer crescer a sua marca pessoal.
Promova-se
A Nina Mufleh queria trabalhar na Airbnb. No entanto, candidatar-se a ofertas de emprego não estava a resultar para ela. Então, ela criou um currículo em que mostrava o seu conhecimento sobre a Airbnb, a indústria de viagens e as oportunidades que eles estavam a perder.
Ela depois enviou um tweet disto ao director-geral e ao director do marketing da Airbnb, obteve a atenção deles e conseguiu uma entrevista.
O currículo também tornou-se viral e chamou a atenção da Uber e do LinkedIn.
Como pode provar que tem habilidades de marketing? Faço o que a Nina fez—seja criativo, promova-se e chame a atenção das empresas para as quais quer trabalhar.
Depois de alguns anos no marketing digital, pode começar a ver as diferentes opções de como avançar a sua carreira.
Embora a discussão de todo o processo de desenvolvimento de carreira esteja fora do âmbito deste artigo, vamos ver algumas potenciais oportunidades futuras:
- Permanecer funcionário
- Trabalhar por conta própria
- Começar a sua própria agência
- Consultoria
- Construir mais websites
Permanecer funcionário
De um modo geral, este é o trajeto mais típico. Apesar do que as pessoas querem que você acredite, não há vergonha nenhuma em ser um empregado. Nem todos podem tornar-se um empreendedor de sucesso.
Agora, é importante notar que não deve necessariamente desistir dos seus próprios websites. Boas empresas irão encorajá-lo a despender tempo nos seus projetos para melhorar as suas competências.
Estes são frequentemente o tipo de pessoas para as quais quer trabalhar, porque eles vão desafiá-lo para tornar-se um mestre no seu trabalho.
Trabalhar por conta própria
Trabalhar por conta própria é uma ótima forma para ganhar mais experiência prática enquanto aumenta os seus rendimentos. Se já iniciou a sua carreira há alguns anos, então há uma boa hipótese de já ter algum trabalho por contra própria planeado para si.
Mesmo se não estiver a receber referências ou solicitações, não se preocupe. Pode sempre candidatar-se a empregos em websites como Upwork, ProBlogger, etc.
Leitura recomendada:Como Tornar-se um Trabalhador Independente de SEO — Lições Aprendidas em Mais de 10 Anos na Indústria
Começar a sua própria agência
Muitas pessoas que são boas em marketing digital eventualmente criam a sua própria agência. O bom de começar uma agência é que:
- Pode trabalhar com muitos clientes ao mesmo tempo, visto que vai ter equipas a gerir contas de clientes
- Também vai poder providenciar mais serviços, pois a sua equipa vai ser mais diversificada
- Ser um balcão único permite‑o aumentar os seus rendimentos com a venda de outros serviços
No entanto, começar uma agência significa contratar uma equipa. Isto pode ser caro (salários, espaço de escritório, etc.). Terá também que adquirir habilidades não relacionadas com marketing digital—contratação, vendas, contabilidade, etc.
É também provável que terá que fazer tanto a estratégia como a execução antes de atingir uma grande escala.
Consultoria
Se está:
- Interessado em trabalhar sozinho;
- Mas não está interessado em abrir uma agência
Então, a consultoria independente poderá ser um potencial caminho.
Sam—o nosso rapaz do YouTube—foi um consultor de marketing digital antes de trabalhar a tempo integral na Ahrefs. Na experiência dele, a consultoria tem uma margem de lucro melhor do que uma agência. Os honorários por hora tipicamente variam entre centenas a milhares de dólares.
No entanto, ficará limitado no número de clientes que pode aceitar. Razão: as empresas geralmente contratam consultores porque eles especializam-se numa área em particular.
Portanto, embora possa contratar uma equipa pequena para lidar com as partes sistemáticas do seu negócio, os clientes estão em última instância a contratá-lo pela sua perícia. Naturalmente, isto limita a possibilidade de obter muitos clientes.
Construir mais websites
Muitos profissionais de marketing digital preferem este caminho, pois permite-os praticar enquanto ganham rendimentos adicionais. Uma escolha popular, especialmente para SEOs, é construir um website de afiliado.
Aprenda mais sobre marketing de afiliado nesta postagem em blog ou veja este vídeo:
Pensamentos finais
Independentemente do caminho que escolher, para dominar o marketing digital, há duas coisas que deve estar sempre a fazer.
Primeiro, aprender. O marketing é um campo em constante evolução. Terá que estar constantemente a aprender, aplicar, testar e refinar. Leia livros, ouça podcasts, veja vídeos e siga os líderes online.
Segundo, interação com outras pessoas. Interagir com outras pessoas, não só vai o expô-lo a futuras oportunidades de carreira, também vai ajudá-lo a conhecer pessoas que têm ideias novas e diferentes de si. Isto pode desenvolver a sua perspectiva e ajudá-lo a notabilizar-se ainda mais na sua carreira. Afinal de contas, uma pessoa nunca tem todas as respostas.
À procura de uma recapitulação? Vejaeste vídeo:
Esqueci-me de algo que é importante para começar a sua carreira em marketing digital? Avise-me no Twitter.