Qual é o nosso segredo? Consistência.
Temos utilizado a mesma estratégia de SEO nos últimos seis anos e ela funciona bem.
Neste guia, aprenderá:
- O que é SEO para blogs
- Porque é que o SEO para blogs é importante
- Como escrever publicações de blog para SEO
- Como otimizar as suas publicações de blog para SEO
- Como melhorar e manter o posicionamento das publicações de blog
Mas primeiro, vamos ter certeza de que estamos na mesma página.
SEO para blogs é o processo de escrever e otimizar o conteúdo do blog para posicionar em motores de pesquisa como o Google. As tarefas comuns associadas ao SEO para blogs incluem pesquisa de palavras-chave, escrita de conteúdo, SEO na página e construção de ligações.
Embora existam muitas formas de direcionar o tráfego para um blog, o tráfego dos motores de pesquisa tende a ser o mais estável e consistente. Se puder posicionar-se para as palavras-chave que as pessoas estão à procura e mantiver essas posições, as suas publicações atrairão tráfego segmentado consistente do Google.
Muitas outras origens de tráfego tendem a resultar num pico inicial no tráfego, mas isso é rapidamente seguido por uma queda acentuada.
É importante entender que não pode simplesmente criar qualquer publicação de blog antiga e esperar que ela atraia milhares de visitas do Google. Não funciona assim. Para ter a melhor hipótese de posicionamento, precisa de fazer a sua pesquisa e criar as suas publicações de blog para SEO.
Eis como fazê-lo isso em cinco passos
- Encontre uma palavra-chave
- Verifique a intenção de pesquisa
- Escolha um formato e ângulo vencedores
- Crie um esboço baseado em dados
- Escreva a publicação
1. Encontre uma palavra-chave
Cada publicação de blog que escreve deve ser otimizada para uma palavra-chave principal, e essa palavra-chave deve ser algo que as pessoas estão realmente a pesquisar mês após mês. Afinal, é impossível obter tráfego de pesquisa para uma publicação de blog sobre um tópico que ninguém está à procura.
Como encontrar essas palavras-chave? Utilize uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como o Explorador de Palavras-chave da Ahrefs.
Insira algumas palavras ou frases “semente” gerais relacionadas com o tópico do seu blog e, em seguida, verifique o relatório de ideias de palavras-chave Correspondência de Frase.
Por exemplo, se tem um blog de comida, pode usar palavras-chave ‘semente’ como:
- Frango
- Massa
- Receita
- Receitas
- Costeletas
- Bife
O Explorador de Palavras-chave encontra mais de 14 milhões de palavras-chave contendo uma ou mais dessas frases, mas não faz sentido escrever publicações sobre todas. Precisa de pesquisar a lista à procura de tópicos que façam sentido para si.
Por exemplo, faria todo o sentido para um autor de um blog de culinária escrever uma publicação sobre “frango tikka masala”, mas não sobre “dar um frango”.
Se o seu blog for bastante recente, convém definir o filtro de Dificuldade de Palavras-chave (KD) para algo baixo para se concentrar em ideias de baixa dificuldade.
Leitura recomendada: Como Encontrar Palavras-chave de Baixa Concorrência para SEO
2. Verifique a intenção de pesquisa
Estar nas primeiras posições no Google é o segredo para obter tráfego de pesquisa consistente para as publicações do seu blog, mas a menos que as pessoas estejam realmente à procura por publicações de blog quando procuram a sua palavra-chave, as suas hipóteses de posicionamento são quase nulas.
É por isso que é importante entender se a maioria dos utilizadores está à procura de uma publicação de blog ou outra coisa. Isto é conhecido como avaliação da intenção de pesquisa.
Para fazê-lo, escreva a sua palavra-chave no Google e observe os resultados da pesquisa. Como o objetivo principal do Google é entregar resultados relevantes aos utilizadores, os seus resultados de pesquisa são uma ótima maneira de identificar a intenção da pesquisa.
Por exemplo, escolha uma palavra-chave como “fazer massa”.
Pode supor que não faria sentido escrever uma publicação sobre isto porque as pessoas estão, sem dúvida, à procura de comprar máquinas para fazer massa. Mesmo assim, se olhar para os resultados da pesquisa, verá que a maioria deles são publicações de blogs com comentários sobre as melhores máquinas para fazer massa.
Leitura recomendada: Guia para Principiantes em Intenção de Pesquisa
3. Escolha um formato e ângulo vencedores
Mesmo se os utilizadores estiverem à procura de publicações de blog, não pode simplesmente escrever qualquer publicação antiga e posicionar-se na primeira posição, porque os utilizadores muitas vezes procuram algo específico. Precisa descobrir o que isso é para desenvolver um formato e ângulo vencedores para a sua publicação.
Escolher um formato vencedor
A maioria das publicações de blog é escrita num destes formatos:
- Guia prático
- Tutorial passo a passo
- Listicle
- Artigo de opinião
- Crítica
- Comparação
Como sabe que formato estão os utilizador a procurar? Procure o formato dominante nos resultados da pesquisa.
Por exemplo, a maioria dos resultados de “ideias para o jantar” são listicles:
Ainda assim, a maioria dos resultados para “costeletas na grelha” são guias de como fazer:
As coisas são sempre tão simples e óbvias? Claro que não. Às vezes, haverá uma mistura uniforme de vários formatos de conteúdo nos resultados, como é o caso de “costeletas de boi”.
Nesses casos, tem algumas opções:
- Veja o que a página com melhor posição está a fazer
- Procure por algo em comum entre os 2–3 primeiros
- Faça o seu melhor palpite
Escolher um ângulo vencedor
É mais difícil quantificar o ângulo do que o formato, mas é efetivamente o principal argumento de venda do seu conteúdo.
Como descobre um ângulo vencedor?
Adivinhou: olhe para os SERPs.
Por exemplo, as pessoas que pesquisam “bife da vazia” desejam claramente uma receita que inclua uma marinada. Se quiser posicionar-se, provavelmente vale a pena dar às pessoas o que elas querem, em vez de apenas dizer-lhes para temperar com sal e pimenta e colocar numa panela.
Aqui estão alguns ângulos de conteúdo comuns que são vistos nos resultados da pesquisa:
Experiência pessoal → 21 As Melhores Ferramentas de Marketing Online que Usamos na Ahrefs
Melhor → 6 Melhores Podcasts de Marketing
Comentário de especialista → 33 Dicas de Organização Apoiadas por Especialistas
Para principiantes → 17 Dicas de Blog para Principiantes
Resultado específico → 12 Dicas Rápidas de SEO para Aumentar o Tráfego Orgânico
Testado e verificado → 26 As Melhores Extensões Gratuitas do Chrome para SEOs (Testadas e Verificadas)
Fresco→ Marketing de Conteúdo: um Guia Abrangente para 2021
Claro, existem muitos SERPs onde não verá um ângulo de conteúdo dominante. Nesse caso, dê seu melhor palpite.
4. Crie um esboço baseado em dados
Ter alguma ideia do que incluir nas publicações do blog tornará muito mais fácil escrevê-las. Mas embora possa criar um esboço com base na intuição, é sempre melhor adotar uma abordagem baseada em dados para entender o que os utilizadores do motor de pesquisa estão realmente a procurar.
Vejamos algumas formas de o fazer.
Procure subtítulos comuns
Os subtítulos geralmente alinham-se com os subtópicos. Se vir subtítulos comuns em várias publicações de posições superiores para a sua palavra-chave, provavelmente é algo que os utilizadores desejam saber.
Por exemplo, três das páginas mais bem posicionadas de “bife da vazia” apresentam o subtítulo “o que é bife da vazia?”.
Provavelmente valeria a pena incluir uma seção semelhante em qualquer publicação direcionada a esta palavra-chave.
Se quiser acelerar o processo de olhar para subtítulos, pode usar o relatório gratuito SEO na página na barra de ferramentas de SEO da Ahrefs para ver todos os subtítulos de uma publicação.
Procure palavras-chave comuns
A maioria das páginas que são posicionadas na primeira página do Google para uma palavra-chave também estão entre as 10 primeiras para centenas de outras palavras-chave. E algumas dessas palavras-chave representarão subtópicos que pode querer incluir na publicação do seu blog.
Como encontra essas palavras-chave?
Basta inserir algumas páginas de posição superior na Ferramenta de Lacuna de Conteúdo da Ahrefs, definir o modo como URL e deixar o campo inferior em branco.
Clique em “Mostrar palavras-chave” para ver todas as palavras-chave posicionadas por uma ou mais dessas páginas.
Porque geralmente há muitas palavras-chave e ruído, vale a pena utilizar o filtro de interseções para encontrar palavras-chave para as quais duas ou mais páginas estão posicionadas.
Neste caso, muitas das palavras-chave são apenas formas diferentes de pesquisar a nossa palavra-chave principal. Mas há alguns que correspondem a subtópicos como “o que é bife da vazia”, “marinada de bife da vazia” e “por quanto tempo grelhar bife da vazia”.
Verifique o relatório “também fala sobre”
Insira a sua palavra-chave principal no Explorador de Palavras-chave da Ahrefs e verifique o relatório Também fala sobre para ver as palavras-chave mencionadas com frequência nas páginas de posição superior.
Se fizermos isto para “bife da vazia”, veremos palavras-chave como:
- carne asada
- açúcar mascavado
- vinho tinto
- molho de soja
- azeite
Isso nos diz exatamente o que os utilizadores provavelmente estão à procura e até nos dá algumas ideias para o tipo de marinada que procuram.
5. Escreva a publicação
Finalmente é hora de começar a bater teclas para escrever o seu primeiro rascunho. A boa notícia é que, como já criou um esboço baseado em dados, não há necessidade de se preocupar em “espalhar palavras-chave” ou qualquer coisa assim. Basta escrever e preencher as lacunas.
A maior parte do trabalho árduo de otimização já é feito alinhando a sua publicação de blog com a intenção de pesquisa e adotando uma abordagem baseada em dados para o conteúdo em si. Mas vale a pena fazer mais algumas otimizações para dar à sua publicação a melhor hipótese de se posicionar no Google.
Aqui está uma lista rápida de verificação de SEO que pode seguir para cada publicação que publicar para colocar a cereja no topo do bolo:
- Inclua a sua palavra-chave no título
- Mantenha a sua etiqueta de título curta
- Utilize um URL intemporal
- Crie uma meta descrição atraente
- Otimize as imagens
- Adicione um índice
- Inclua ‘excertos ligáveis’
- Adicione marcação de schema
- Adicione ligações internas
Inclua a sua palavra-chave no título
A maioria das plataformas de blog, como o WordPress, envolverá o título da página num cabeçalho H1, que é provavelmente o motivo pelo qual incluir a palavra-chave no título é SEO para principiantes.
Se já leu alguma das nossas publicações antes, provavelmente notou que incluímos a palavra-chave na maioria dos títulos.
Isto vai fazer ou destruir o seu posicionamento?
Definitivamente não. Mas cada ponto vale.
Esteja ciente de que nem sempre faz sentido incluir a palavra-chave exatamente como está escrita no título. Às vezes, é melhor utilizar uma variação para facilitar a leitura.
Por exemplo, a nossa palavra-chave para esta publicação é “como conseguir mais assinantes no YouTube”, mas não usamos essa frase exata no nosso título porque é um listicle.
Mantenha a sua etiqueta de título curta
As etiquetas de título são importantes porque aparecem nos resultados de pesquisa:
A maioria das plataformas de blog, como o WordPress, definirá o título do seu post como etiqueta de título. Normalmente, isso não é um problema, mas se o seu título for particularmente longo, ele pode ficar cortado nos resultados da pesquisa.
Isto é sempre uma coisa má? Na verdade não, mas geralmente é aconselhável cortar o mal pela raiz.
Pode fazer isto ao criar uma versão mais curta do título da sua publicação para utilizar como etiqueta de título.
Foi o que fizemos com esta publicação:
Leitura recomendada: Como Criar a Etiqueta de Título Perfeita para SEO
Utilize um URL intemporal
Já viu um resultado de pesquisa como este?
O título diz que a publicação foi publicada em 2021, mas a URL diz 2017. Então, de quando é?
Se inserirmos este URL no Explorador de Conteúdo da Ahrefs, obteremos a nossa resposta: o post foi publicado originalmente em 2017, mas atualizado em 2021.
Como o autor não conseguiu utilizar um URL intemporal quando lançou a publicação originalmente, a versão atualizada parece antiga porque “2017” permanece no URL.
É por isso que é importante utilizar URLs intemporais que não fiquem desatualizados, e a forma mais fácil de o fazer é definir o slug de URL da sua publicação com a palavra-chave de destino. Isso também tem a vantagem de manter os seus URLs curtos e agradáveis para reduzir o corte nas SERPs.
Leitura recomendada: Como Criar URLs Compatíveis com SEO (Passo a Passo)
Crie uma meta-descrição atraente
As meta descrições geralmente aparecem como excertos descritivos na SERP.
Ao elaborar uma meta descrição atraente, pode atrair mais utilizadores a clicar na publicação do seu blog nos resultados da pesquisa. Isto leva a mais tráfego orgânico.
Como cria uma meta descrição atraente?
Procure semelhanças entre os excertos descritivos das publicações das primeiras posições.
Por exemplo, todos os resultados para “tacos de bife” falam sobre os melhores cortes de bife para o trabalho, com o Google a colocar inclusivamente termos a negrito como “bife” e “carne”. Portanto, essas são coisas que provavelmente gostaria de mencionar na sua meta descrição.
Para “bife da vazia”, todos os excertos são definições — então é isso que gostaria de escrever aqui.
Leitura recomendada: Como Escrever a Meta Descrição Perfeita
Otimize as imagens
Deve otimizar as suas imagens de publicação de blog para acessibilidade e ajudá-las a posicionar-se nas Imagens do Google — o que pode enviar mais tráfego para si.
Por exemplo, este é o tráfego do nosso blog com origem nas Imagens do Google nos últimos 3 meses:
Veja como otimizar as suas imagens:
- Utilize nomes de ficheiros descritivos. Pense em gato-fofinho.jpg, não em IMG_95742.jpg.
- Adicione texto alternativo descritivo. Descreva as suas imagens em poucas palavras para ajudar os utilizadores com deficiência visual que utilizam leitores de ecrã.
- Comprima-as. Utilize plugins como o ShortPixel ou o EWWW Image Optimizer para tal.
Leitura recomendada: Imagens para SEO: 12 Dicas acionáveis
Adicione um índice
Um índice remete para as subseções importantes da sua publicação e ajuda os visitantes a encontrar as informações que procuram.
Aqui está um exemplo desta mesma publicação:
O nosso é codificado de forma personalizada, mas plugins gratuitos, como o Easy Table of Contents, tornam mais fácil adicionar um índice a praticamente qualquer publicação.
Além dos benefícios de UX, um índice também pode ajudar a acionar sitelinks em publicações nas SERPs — o que pode ajudá-lo a ganhar ainda mais cliques orgânicos.
Aqui está um exemplo do nosso guia para redirecionamentos 301:
Estas são as secções listadas no nosso índice:
Leitura recomendada: O que são Sitelinks? Como Influenciá-los
Inclua ‘excertos ligáveis’
Excertos ligáveis são informações que estimulam as pessoas a criar uma ligação para as suas publicações no blog.
Obter mais ligações é importante porque elas são um fator de posicionamento conhecido. O Google disse-nos isso em muitas ocasiões e também encontramos uma correlação clara entre backlinks e tráfego orgânico no nosso estudo de mais de mil milhões de páginas.
Mas como sabe o que constitui um ‘excerto ligável’ para o seu tópico?
Este é um método simples:
- Insira a página de posição superior para a sua palavra-chave no Explorador de Websites da Ahrefs
- Vá ao relatório Âncoras
- Procure motivos comuns nas âncoras
Se fizermos isto para uma das publicações mais importantes em “técnicas de SEO”, veremos muitas pessoas a fazer ligação devido às estatísticas.
Provavelmente, podemos atrair mais pessoas para criar uma ligação para a nossa publicação sobre o tópico, incluindo estatísticas semelhantes.
Se fizermos isto para uma das principais publicações sobre direitos de autor em SEO, veremos muitas pessoas a criar ligações por causa de dois conceitos únicos:
Se quisermos obter mais backlinks para a nossa publicação sobre direitos de autor em SEO, provavelmente deveríamos incluir algumas das nossas próprias ideias exclusivas na publicação.
Adicione marcação de schema
A marcação de schema é código que ajuda os motores de pesquisa a entender melhor e exibir o seu conteúdo nos resultados da pesquisa.
Para publicações de blog, a principal utilização da marcação de schema é ganhar excertos ricos como este:
Os excertos ricos podem aumentar os cliques e levar a mais tráfego orgânico para as publicações do seu blog.
Então, como sabe se deve adicionar marcação de schema à sua publicação?
Aqui está uma cábula rápida:
Leitura recomendada: Excertos ricos: O Que São e Como Consegui-los?
Adicione ligações internas
Ligações internas são ligações de uma página ou publicação para outra no mesmo domínio. Eles são importantes porque aumentam a ‘autoridade’ das páginas e ajudam o Google a entender do que trata uma página.
É por isso que faz sentido adicionar ligações internas relevantes a cada artigo que publica no blog.
Pode encontrar oportunidades relevantes com o Google. Basta pesquisar por:
site:oseuwebsite.com "palavra-chave principal para a sua publicação"
Por exemplo, se a publicação do seu blog for sobre bife da vazia, pesquisaria por:
site:oseuwebsite.com "bife da vazia"
Isto retornará as páginas do seu website que mencionam a palavra-chave alvo da sua publicação:
É então simplesmente o caso de ligar essas palavras e frases à sua nova publicação no blog, quando for relevante.
Também pode encontrar oportunidades de ligações internas gratuitamente utilizando a Auditoria de Websites nas Ferramentas para Webmasters da Ahrefs. Basta ir ao relatório Oportunidades de Ligações e adicionar a sua página de destino:
Leitura Recomendada: Ligações Internas para SEO: Um Guia Acionável
O SEO para o blog não é uma coisa a fazer uma única vez. Não pode simplesmente escrever e otimizar uma publicação e encerrar o dia. Fazer com que as suas publicações tenham uma boa posição no Google e manter esse posicionamento ao longo do tempo é um processo contínuo.
Vejamos algumas táticas que pode utilizar para melhorar e manter o posicionamento das publicações do blog.
- Atualize as suas publicações regularmente
- Otimize para excertos em destaque
- Crie grupos de conteúdo
- Crie mais ligações
Atualize as suas publicações regularmente
Se acompanha o Blog da Ahrefs há algum tempo, sabe que atualizamos e republicamos as publicações do blog quase com a mesma frequência com que escrevemos novas.
Na verdade, de acordo com o Explorador de Conteúdo, nós republicamos cerca de ¼ das nossas publicações.
A razão de fazermos isto é porque o posicionamento raramente duram para sempre. As nossas publicações costumam ficar ultrapassadas e desatualizadas com o tempo, o que leva a uma queda nas posições e no tráfego orgânico.
Foi exatamente isso que aconteceu com a nossa publicação sobre as principais pesquisas do Google:
Como resolvemos o problema?
Atualizando e republicando a publicação.
Pode verificar quando o fizemos, pois há um grande pico de tráfego no gráfico:
Também frequentemente reescrevemos e republicamos publicações em que julgamos mal a intenção de pesquisa.
Por exemplo, publicámos um estudo de SEO na página em 2016, mas nunca teve um posicionamento particularmente alto ou obteve muito tráfego orgânico porque os utilizadores não queriam um estudo. Então, em 2018, reescrevemos a publicação como um guia e a republicamos com o mesmo URL.
Isso resultou num pico enorme e consistente no tráfego orgânico.
Leitura Recomendada: Republicação de Conteúdo: Como Atualizar Publicações Antigas de Blog para SEO
Otimize para excertos em destaque
Os excertos em destaque são pequenos pedaços de informação que aparecem no topo de alguns resultados de pesquisa. Geralmente são retirados de uma das páginas entre as 10 primeiras e têm como objetivo fornecer uma resposta sucinta à pergunta do utilizador.
Ao otimizar a sua publicação de blog para o excerto em destaque, às vezes pode atalhar caminho para chegar à posição superior.
Esta é a maneira mais simples de encontrar oportunidades de excertos em destaque para as suas publicações:
- Insira o seu blog no Explorador de Websites da Ahrefs
- Vá ao relatório de Palavras-chave Orgânicas
- Filtre por palavras-chave com excertos em destaque para os quais não se posicionou
Em seguida, é apenas uma questão de adicionar ou reformatar as informações necessárias para ser elegível para o excerto da sua publicação no blog.
Leitura recomendada: Como Otimizar para os Excertos em Destaque do Google
Crie grupos de conteúdo
Os grupos de conteúdo são coleções interligadas de publicações de blog sobre um determinado tópico.
Consistem nestas três partes:
- Uma publicação ‘central’ sobre um tópico amplo.
- Sub publicações sobre partes do tópico amplo.
- Ligações internas de e para a página central e para subpublicações.
Muitos profissionais de SEO acreditam que a criação de um grupo de conteúdo a partir de publicações de blog irá melhorar o posicionamento de todas as publicações no grupo. Existem alguns motivos para isto, mas a teoria principal é que ajuda o Google a olhar para o seu website como uma fonte confiável de informações sobre um tópico.
No que toca à criação de um grupo de conteúdo, pode criar um do zero ou criá-los a partir de publicações de blog que já escreveu sobre um tópico semelhante.
Leitura recomendada: Grupos de Conteúdo para SEO: Como Obter Mais Tráfego e Ligações
Crie mais ligações
Como há uma correlação clara entre backlinks e posicionamento, provavelmente terá dificuldade em superar as publicações com significativamente mais ligações de alta qualidade do que os seus.
Como sabe quantas ligações têm as páginas concorrentes?
Verifique a visão geral do SERP para a sua palavra-chave alvo no Explorador de Palavras-chave da Ahrefs:
Pode então aprofundar os seus perfis de ligações para verificar a qualidade das suas ligações e ter uma melhor noção da verdadeira dificuldade de posicionamento.
Leitura recomendada: Dificuldade de Palavras-chave: Como Determinar as suas Hipóteses de Posicionamento no Google
Pensamentos finais
O SEO para blogs tem tudo a ver com consistência. Precisa de escrever, otimizar e atualizar as publicações do blog com foco em pesquisa de forma consistente. Leva tempo e o posicionamento não aparece da noite para o dia, mas é praticamente a única forma de direcionar o tráfego de pesquisa consistente para o seu blog.
Se o seu blog for novo e não tiver ‘autoridade’, também pode valer a pena começar com palavras-chave de baixa competição para as quais é mais fácil posicionar-se.
Saiba mais sobre como iniciar e expandir o seu blog para 100 mil visitantes mensais e muito mais no nosso curso de blogging gratuito para negócios.
Ficou com questões? Diga-me no Twitter.