Como Encontrar Palavras-Chave de Baixa Concorrência para SEO

Como Encontrar Palavras-Chave de Baixa Concorrência para SEO

Avatar
Diretor de conteúdo da Ahrefs (ou, de forma simplificada, sou o responsável por garantir que cada artigo no blog que aqui publicamos é ÉPICO).
    Toda a gente quer posi­cionar-se para palavras-chave com­pet­i­ti­vas, mas rara­mente é pos­sív­el em cur­to-pra­zo. Se o seu web­site é novo ou rel­a­ti­va­mente descon­heci­do, a real­i­dade é que terá pou­ca prob­a­bil­i­dade de se posi­cionar para palavras-chave com­pet­i­ti­vas tão cedo.

    Isso sig­nifi­ca que não deve apon­tar para palavras-chave com­pet­i­ti­vas? Não. Mas sig­nifi­ca que deve procu­rar palavras-chave de con­cor­rên­cia mais baixa a cur­to prazo.

    Nes­ta pub­li­cação irá apren­der como encon­trar opor­tu­nidades de palavras-chave fáceis em poucos pas­sos, e como ter a certeza que essas palavras-chaves são ver­dadeira­mente de baixa con­cor­rên­cia e fáceis de con­seguir um bom posicionamento.

    Siga estes 3 pas­sos para encon­trar rap­i­da­mente mil­hares de palavras-chave com alto vol­ume e baixa concorrência.

    1. Tópicos de Brainstorm

    Pense o que o seu públi­co-alvo pode estar a procu­rar no Google e reg­iste essas ideias. Não pre­cisa de ten­tar adi­v­in­har fras­es exatas aqui; ape­nas anote temas abrangentes.

    Por exem­p­lo, se vende com­puta­dores e peças online, estas podem ser:

    • com­puta­dor
    • portátil
    • mac­book
    • imac
    • dis­co rígido

    Não pense demais sobre isto. Reg­iste o que lhe vier à cabeça. 

    Avance para o pas­so dois quan­do tiv­er 5–10 ideias. 

    2. Expanda as suas ideias com uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave

    Insira as suas ideias numa fer­ra­men­ta de pesquisa de palavras-chave como o Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs, depois vá ao relatório Cor­re­spondên­cia de Fras­es. Verá ideias de palavras-chave, incluin­do uma ou mais palavras e fras­es que ten­ha inseri­do, com­ple­to com vol­ume de pesquisas men­sais e out­ras métri­c­as de SEO.

    3. Filtre para palavras-chave de baixa “dificuldade”

    Muitas fer­ra­men­tas de pesquisa de palavras-chave têm uma clas­si­fi­cação de difi­cul­dade. A nos­sa é chama­da de Key­word Dif­fi­cul­ty (KD)  — em por­tuguês, difi­cul­dade de palavras-chave — e é uma rep­re­sen­tação numéri­ca de quão difí­cil é posi­cionar-se no top 10 do Google para um ter­mo de pesquisa.

    No relatório de Cor­re­spondên­cia de frase, fil­tre por palavras-chave com uma clas­si­fi­cação KD de 0 a 10 para encon­trar palavras-chave de “baixa competição”.

    Pode ver aci­ma que con­seguimos encon­trar mais de 167.000 palavras-chave em ape­nas cin­co tópi­cos “sementes”. Se quis­er restringir esta lista, bas­ta adi­cionar um fil­tro de vol­ume mín­i­mo de pesquisa mensal.

    Sim e não.

    O Google usa cen­te­nas de sinais de posi­ciona­men­to, por isso é sim­ples­mente impos­siv­el uma fer­ra­men­ta de SEO de ter­ceiros des­en­crip­tar todos e cal­cu­lar uma métri­ca de difi­cul­dade de palavra-chave “pre­cisa”. É irre­al­ista e prati­ca­mente impos­sív­el, espe­cial­mente se con­sid­er­ar que muitos destes “fatores de posi­ciona­men­to” são mera espec­u­lação e nun­ca foram con­fir­ma­dos pelo Google.

    Tam­bém é impor­tante perce­ber que cada fer­ra­men­ta de SEO usa uma fór­mu­la úni­ca para a sua clas­si­fi­cação de difi­cul­dade de palavras-chave, o que jus­ti­fi­ca o porquê das clas­si­fi­cações serem muitas vezes bas­tante difer­entes de fer­ra­men­ta para ferramenta.

    Na Ahrefs, o cál­cu­lo da nos­sa clas­si­fi­cação de difi­cul­dade de palavras-chave (DPC) é sim­ples: peg­amos na média pon­der­a­da do número de domínios de refer­ên­cia (web­sites com lig­ações) que apon­tam para as 10 primeiras pági­nas. Isto sig­nifi­ca que as pági­nas de clas­si­fi­cação supe­ri­or para palavras-chaves com DPC alto têm muitos back­links e as pági­nas de clas­si­fi­cação  supe­ri­or para palavras-chaves com DPC baixo têm poucos backlinks.

    Nota adi­cional.
    Se está a uti­lizar uma fer­ra­men­ta de pesquisa de palavras-chave que não a da Ahrefs, no suporte, per­gunte como eles cal­cu­lam a clas­si­fi­cação de difi­cul­dade de palavras-chave. Não poderá usá-la efe­ti­va­mente se não sabe como funciona. 

    Ten­do em con­ta que os back­links são indisc­u­tivel­mente o fator de posi­ciona­men­to mais impor­tante, a nos­sa clas­si­fi­cação de difi­cul­dade de palavras-chave é geral­mente um bom méto­do para a difi­cul­dade de posi­ciona­men­to. Se uma palavra-chave tiv­er uma baixa clas­si­fi­cação de KD, será de “baixa com­petição” no sen­ti­do em que não terá provavel­mente que con­stru­ir ou gan­har muitos back­links para competir.

    Mas não dev­erá jul­gar a con­cor­rên­cia ape­nas com base nes­ta métri­ca. Há out­ros fatores que pre­cisa de con­sid­er­ar antes de apon­tar para uma palavra-chave.

    Vamos ver três dos mais importantes.

    1. Intenção de pesquisa
    2. Autori­dade do Website
    3. Back­links de alta qualidade

    Intenção de pesquisa

    Mes­mo que uma palavra-chave seja de muito baixa difi­cul­dade, terá de faz­er um esforço para se posi­cionar nes­sa palavra-chave sem cri­ar o tipo de con­teú­do que os uti­lizadores estão à procu­ra. Então, quan­do fiz­er pesquisa de palavras-chave, vale a pena olhar para palavras-chave que, de fac­to, fazem sen­ti­do para o tipo de con­teú­do que pre­tende criar.

    Os qua­tro tipos de palavras-chave abrangentes são:

    1. Infor­ma­ti­vo. O uti­lizador procu­ra por infor­mações sobre um tópico.
    2. Nave­g­ação. O uti­lizador procu­ra por um web­site específico.
    3. Inves­ti­gação com­er­cial. O uti­lizador procu­ra com­prar um pro­du­to ou serviço em par­tic­u­lar, mas não decid­iu ain­da qual comprar.
    4. Transa­cional. O uti­lizador está à procu­ra de com­prar algo.

    Muitas vezes, pode saber em que tipo a sua palavra-chave se enquadra por mod­i­fi­cadores de palavra-chave uti­liza­dos na con­sul­ta. Se con­tiv­er palavras como “com­prar” or “bara­to”, é provavel­mente uma con­sul­ta transa­cional. Se con­tiv­er palavras como “como”, “o que” ou “onde”, então é provavel­mente informativo. 

    Aqui está uma fol­ha ráp­i­da de dicas de mod­i­fi­cadores de palavras-chave:

    No Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs, pode encon­trar ideias de palavras-chave que se enquadram em qual­quer um destes seg­men­tos usan­do o fil­tro “Incluir”.

    Por exem­p­lo, se estiv­er à procu­ra de palavras-chave transa­cionais de baixa con­cor­rên­cia, veja como o faria:

    1. Insira as palavras-chave semente
    2. Escol­ha o relatório de ideias de palavras-chave “Cor­re­spondên­cia de frase”
    3. Fil­tre por palavras-chave de baixa con­cor­rên­cia com o fil­tro KD (KD < 10)
    4. Adi­cione palavras como “com­prar” e “bara­to” ao fil­tro “Incluir”
    5. Car­regue no botão “Qual­quer palavra”

    Se está à procu­ra de palavras-chave infor­ma­ti­vas de baixa con­cor­rên­cia para um blog, poderá faz­er a mes­ma coisa com mod­i­fi­cadores infor­ma­tivos. Mas um méto­do ain­da mais rápi­do é usar o relatório Per­gun­tas, que lhe mostra ideias de palavras-chave escritas como perguntas.

    Sai­ba que, emb­o­ra o fil­tro por mod­i­fi­cadores de palavras-chave fun­cione, está longe de ser infalív­el porque as palavras-chave com mod­i­fi­cadores nem sem­pre se alin­ham com o tipo de pesquisa esper­a­do.
    Pense numa palavra-chave como “mel­hor com­pra máquinas de café” (Best buy cof­fee mak­er, em inglês).

    Ape­sar de ter o mod­i­fi­cador transa­cional “com­pra”, não é uma palavra-chave transa­cional. É nave­ga­cional porque as pes­soas estão à procu­ra de resul­ta­dos da Best Buy (mel­hor com­pra, em por­tuguês) — uma pop­u­lar loja de eletróni­ca Norte Americana.

    Isso desta­ca ain­da mais como a intenção de pesquisa pode afe­tar a com­petição de palavras-chave. Emb­o­ra esta con­sul­ta ten­ha uma pon­tu­ação de difi­cul­dade de palavra-chave de 1, não é uma com­petição baixa porque é uma palavra-chave de nave­g­ação. Nun­ca vai super­ar a Best Buy, não impor­ta o que faça, porque eles estão posi­ciona­dos em todos os 10 resul­ta­dos na primeira pági­na do Google.

    Autoridade do Website

    A clas­si­fi­cação do domínio (DR) — domain rat­ing, em inglês -, mede a autori­dade de um web­site numa escala de zero a cem com base no seu per­fil de backlinks.

    Muitos profis­sion­ais de SEO acred­i­tam que o Google uti­liza algum tipo de métri­ca de autori­dade do web­site no seu algo­rit­mo de posi­ciona­men­to, mas John Mueller do Google declar­ou pub­li­ca­mente que isso não é ver­dade em inúmeras ocasiões.

    Não usamos autori­dade de domínio nos nos­sos algoritmos.

    De qual­quer for­ma, notará que, para algu­mas palavras-chave aparente­mente de baixa con­cor­rên­cia com baixas pon­tu­ações de KD, todas as pági­nas de mel­hor clas­si­fi­cação vêm de web­sites com DR muito altos.

    Caso em questão, “sandálias pretas”:

    Ape­sar de ter uma pon­tu­ação de difi­cul­dade de palavra-chave de ape­nas 1, a clas­si­fi­cação média do domínio para a primeira pági­na de resul­ta­dos é 86 e o ​​menor DR que vemos é 76.

    Isto pro­va que a autori­dade do web­site é um fator de posicionamento?

    Não nec­es­sari­a­mente. É dis­cutív­el se se tra­ta mais do val­or da mar­ca do que da autori­dade do web­site. As grandes mar­cas provavel­mente dom­i­nam o SERP porque é onde a maio­r­ia das pes­soas dese­ja faz­er compras.

    Infe­liz­mente, não pode faz­er muito sobre isto se tiv­er um site e uma mar­ca “mais fra­cos”. Provavel­mente terá difi­cul­dade para posi­cionar-se com palavras-chave em que o val­or da mar­ca parece desem­pen­har um papel.

    O que nos leva a um pon­to importante:

    A difi­cul­dade de posi­ciona­men­to é relativa.

    Para a loja Tar­get, “sandálias pre­tas” é uma palavra-chave de baixa com­petição porque tem autori­dade e val­or de mar­ca para se posi­cionar. Se é uma peque­na e famil­iar loja de sap­atos, “sandálias pre­tas” é uma palavra-chave de alta com­petição porque não está na mes­ma liga das grandes mar­cas que dom­i­nam o SERP.

    Isso sig­nifi­ca que é impos­sív­el para mar­cas com menos autori­dade e menos con­heci­das super­ar as grandes? Não. Só vai ser mais difí­cil, por isso é algo a ter em mente ao procu­rar palavras-chave de baixa concorrência.

    A difi­cul­dade de palavras-chave leva em con­sid­er­ação a quan­ti­dade de back­links que apon­tam para as pági­nas mais bem posi­cionadas, mas não a sua qual­i­dade. Seria pre­ciso con­sid­er­ar muitos aspec­tos para avaliar a qual­i­dade de uma lig­ação, incluindo: 

    • Relevân­cia do web­site e pági­na com ligação
    • Autori­dade do web­site e pági­na com ligação
    • Posi­ciona­men­to da lig­ação na página
    • Tex­to ânco­ra da ligação
    • Esta­do fol­low vs. nofollow

    É prati­ca­mente impos­sív­el levar todas estas coisas e muito mais em con­sid­er­ação ao preparar uma pon­tu­ação de difi­cul­dade de palavra-chave, então man­te­mos as coisas sim­ples e con­sis­tentes olhan­do ape­nas para o número médio de domínios de refer­ên­cia (web­sites com lig­ação) a apon­tar para as primeiras 10 páginas.

    Por esta razão, vale sem­pre a pena ver­i­ficar man­ual­mente os per­fis de back­link das pági­nas de mel­hor posi­ciona­men­to, porque quan­ti­dade não é tudo.

    Para ilus­trar, vamos ver o número de domínios com refer­ên­cia às pági­nas mel­hor posi­cionadas para duas palavras-chave com pon­tu­ações KD igual­mente baixas:

    À primeira vista, parece mais fácil clas­si­ficar a segun­da palavra-chave porque a pági­na com a qual está a com­pe­tir tem menos lig­ações. Mas o que impor­ta mes­mo é a qual­i­dade das lig­ações.

    Para a pági­na com 14 RDs (refer­ring domains, o número de domínios com refer­ên­cias à pági­na no topo), 94% dos back­links são fol­low, com a maio­r­ia a vir de pági­nas e web­sites rel­e­vantes e com autori­dade. Estes, maior­i­tari­a­mente, têm tam­bém ânco­ras relevantes.

    Para a pági­na com 92 RDs, 96% dos back­links são nofol­low, com a maio­r­ia a vir de pági­nas em web­sites de códi­gos de descon­to de baixa autori­dade. Estes tam­bém têm ânco­ras de URL quase nuas.

    Nota adi­cional.
    O nofol­low dá dicas ao Google de que as lig­ações não devem influ­en­ciar o posi­ciona­men­to, mas eles podem optar por igno­rar essa dica. Sai­ba mais aqui.

    Na ver­dade, exis­tem indisc­u­tivel­mente ape­nas dois back­links “ok” a apon­tar para a pági­na com 92 RDs. Ao pas­so que a maio­r­ia das lig­ações que apon­tam para a pági­na com ape­nas 14 RDs são rel­e­vantes e de alta qual­i­dade.

    Em suma
    , tudo o resto sendo igual, provavel­mente seria mais fácil super­ar a pági­na com 92 RDs do que a pági­na com 14 RDs. Por­tan­to, ape­sar de ter as mes­mas pon­tu­ações de KD, “mel­hor café para bebi­da fria” é indisc­u­tivel­mente uma palavra-chave menos com­pet­i­ti­va do que “mel­hor con­jun­to de pesca com fly para iniciantes”.

    Muitas pes­soas optam por palavras-chave de baixa con­cor­rên­cia porque não acham que podem posi­cionar-se bem em mais nen­hu­ma. Mes­mo que isso seja ver­dade a cur­to pra­zo, palavras-chave de con­cor­rên­cia alta podem ser opor­tu­nidades por difer­entes motivos.

    Lem­bre-se que a pon­tu­ação de difi­cul­dade de palavras-chave do Ahrefs é basea­da em back­links. Isso sig­nifi­ca que, em média, as pági­nas com mel­hor posição para palavras-chave com alto KD têm muitos backlinks.

    Por out­ras palavras, palavras-chave de con­cor­rên­cia alta cos­tu­mam ser óti­mos tópi­cos para isco de lig­ação — con­teú­do que é for­mu­la­do especi­fi­ca­mente para atrair ligações.

    Para encon­trar estes tópi­cos, faça o opos­to do que fazia antes. Em vez de fil­trar por palavras-chave com baixas pon­tu­ações KD, fil­tre por palavras-chave com pon­tu­ações KD altas.

    Por exem­p­lo, se tem um web­site sobre cur­rícu­los, deve:

    1. Ir ao Explo­rador de Palavras-chave
    2. Inserir uma palavra-chave ”semente” rel­e­vante (por exem­p­lo, “cur­rícu­lo”)
    3. Vá ao relatório Questões
    4. Fil­tre por palavras-chave com alta pon­tu­ação KD (por exem­p­lo, mais de 50)

    Se ver­i­ficar a visão ger­al do SERP para qual­quer uma destas palavras-chave, dev­erá desco­brir que muitas das pági­nas com mel­hor posição têm muitos backlinks.

    Neste caso, se criou o mel­hor guia para escr­ev­er um cur­rícu­lo na web, as pes­soas com lig­ações para as pági­nas exis­tentes seri­am óti­mas per­spec­ti­vas de lig­ações. Só pre­cisa de entrar em con­tac­to com um moti­vo con­vin­cente para eles cri­arem uma lig­ação para si.

    Obten­ha back­links de alta qual­i­dade sufi­cientes para a sua pági­na e é prováv­el que con­si­ga posi­cionar-se, mes­mo que não ten­ha autori­dade e val­or de marca.

    De qual­quer modo, há dois out­ros bene­fí­cios em apon­tar a palavras-chave de alta com­petição (mes­mo se não se posi­cionar bem):

    1. Pode aumen­tar a autori­dade do web­site. O val­or e a autori­dade da mar­ca não apare­cem do nada. Eles são prin­ci­pal­mente um sub­pro­du­to das ligações.
    2. Pode pas­sar esta “autori­dade” para pági­nas impor­tantes. Uti­lize lig­ações inter­nas de “isco de lig­ação” de alta autori­dade para impul­sion­ar pági­nas rel­e­vantes que visam palavras-chave de baixa concorrência. 

    Este segun­do bene­fí­cio é o que gosta­mos de chamar de Téc­ni­ca do Intermediário.

    É uma for­ma inteligente de aumen­tar a “autori­dade” de pági­nas chatas para as quais é difí­cil obter ligações.

    Leitu­ra recomen­da­da: Uma Estraté­gia de SEO Sim­ples (O Méto­do do “Inter­mediário”)

    Pensamentos finais

    A com­pet­i­tivi­dade das palavras-chave é rel­a­ti­va. Como nen­hu­ma pon­tu­ação de difi­cul­dade de palavras-chave tem em con­sid­er­ação tudo o que afe­ta a con­cor­rên­cia, deve sem­pre rev­er man­ual­mente as pági­nas de mel­hor posição antes de cri­ar conteúdo.

    Se não fiz­er isto, pode acabar a procu­rar palavras-chave que não são de baixa con­cor­rên­cia. Emb­o­ra não haja nada de erra­do com isso, estas palavras-chave devem ser alvos a médio ou lon­go pra­zo, não alvos a cur­to prazo.

    Tem questões? Diga-me no Twit­ter.