3 Tipos de Pesquisa e Como Identificá-los em 2021

3 Tipos de Pesquisa e Como Identificá-los em 2021

Avatar
Diretor de conteúdo da Ahrefs (ou, de forma simplificada, sou o responsável por garantir que cada artigo no blog que aqui publicamos é ÉPICO).
    Se tem esta­do no mun­do do SEO há algum tem­po, então cer­ta­mente irá con­hecer os três tipos de pesquisa: nave­ga­cionais, transa­cionais e informacionais.

    Estes tipos de pesquisa exis­tem há anos, e há cen­te­nas de posta­gens em blogs a falar sobre eles.

    Mas o quão rel­e­vantes são estes três tipos de pesquisas em 2021? E como pode exata­mente os identificar?

    Neste arti­go, vamos apro­fun­dar um pouco isto.

    Mas primeiro, vamos cer­ti­fi­car­mo-nos que esta­mos a par da mes­ma informação.

    Vamos começar por explicar as definições “tradi­cionais” de cada uma destes tipos de pesquisas:

    Navegacional

    Pesquisas nave­ga­cionais são quan­do alguém está à procu­ra de um web­site especí­fi­co. Por exem­p­lo, se alguém dig­i­tar “net­flix” no Google, isso é uma pesquisa nave­ga­cional porque esse alguém está quase cer­ta­mente à procu­ra da pági­na ini­cial da Netflix.

    O Google sabe isto, e é por isso que a Net­flix está posi­ciona­da no posição do topo:

    Mas as pesquisas nave­ga­cionais não são sem­pre ape­nas o nome das mar­cas. Se alguém pesquis­ar por “iphone 12 ama­zon”, isso pode tam­bém ser con­sid­er­a­do uma pesquisa nave­ga­cional. Emb­o­ra o pesquisador este­ja à procu­ra de um pro­du­to especí­fi­co, eles já decidi­ram onde o vão comprar—na Amazon.

    Nova­mente, o Google percebe isto. A Ama­zon aparece na posição do topo:

    Aqui estão mais alguns exem­p­los de pesquisas navegacionais:

    • apple”
    • iphone”
    • tv plus”
    • apple área da educação”

    Transacional

    Pesquisas transa­cionais são quan­do alguém está a procu­ra de com­prar algo especí­fi­co, mas ain­da não decid­iu onde com­prar. Por exem­p­lo, se alguém pesquis­ar “com­prar pas­sadeira elétri­ca”, isto é uma pesquisa transa­cional. É claro pela lin­guagem que esse alguém está à procu­ra de faz­er uma com­pra. Esse alguém não está à procu­ra de informação.

    Olhan­do para os resul­ta­dos da pesquisa, é claro que, mais uma vez, o Google percebe isto, porque todas as pági­nas posi­cionadas no topo são pági­nas de cat­e­go­ria de lojas online.

    Eis mais exem­p­los de pesquisas transacionais:

    • com­prar iphone”
    • mac­book recondicionado”
    • mac­book air carregador”

    Informacional

    Pesquisas infor­ma­cionais são quan­do alguém quer encon­trar infor­mação. Por exem­p­lo, se alguém pesquis­ar “o que é uma meta tag em SEO”, então isso é uma pesquisa infor­ma­cional porque esse alguém está obvi­a­mente a procu­rar uma definição.

    Curiosa­mente, para muitas pesquisas infor­ma­cionais sim­ples como esta, o Google não retor­na só resul­ta­dos rel­e­vantes, mas tam­bém mostra a respos­ta nos resul­ta­dos da pesquisa. 

    Aqui estão mais alguns exem­p­los de pesquisas informacionais:

    • mel­hor iphone”
    • iphone 12 vs galaxy s20”
    • iphone 12 crítica”
    • como faz­er cópias de segu­rança iphone”

    Antes de falar­mos mais sobre como otimizarmos o con­teú­do para cada tipo de pesquisa e sobre se isto é sequer pos­sív­el, vamos primeiro falar sobre como as pes­soas usual­mente os identificam.

    His­tori­ca­mente, os profis­sion­ais de SEO procu­raram por cer­tas palavras ou fras­es no ter­mo de pesquisa para inferir o tipo de pesquisa. Estes são con­heci­dos como mod­i­fi­cadores de palavras-chave. Por exem­p­lo, se um ter­mo de pesquisa con­tém mod­i­fi­cadores como “com­prar”, então é quase cer­ta­mente uma pesquisa transacional. 

    Aqui está uma tabela com dicas sim­i­lar ao que muitas pes­soas usam:

    Infor­ma­cionalNave­ga­cionalTransa­cional
    quem[nome da marca]com­prar
    que[nome do produto]cupão
    quan­do[nome do serviço]encomen­da
    ondecom­pra
    porquêpreço
    comobara­to
    guia
    tuto­r­i­al
    dicas

    Se está a usar uma fer­ra­men­ta de inves­ti­gação de palavras chave como o Explo­rador de Palavras-Chave, pode usar estes mod­i­fi­cadores para encon­trar palavras-chave que per­tencem a cada tipo de pesquisa. Pesquise por um tópi­co, vá a um dos relatórios de ideias de palavras-chave e adi­cione os mod­i­fi­cadores de palavra-chave no fil­tro “Incluir”.

    Nota adi­cional.
     Cer­ti­fique-se que escol­he “algu­ma palavra” não “todas as palavras” quan­do estiv­er a faz­er isto. 

    Se está à procu­ra de palavras-chave infor­ma­cionais, um méto­do ain­da mais rápi­do é usar o relatório Questões, que mostra palavras-chave fraseadas como questões (isto é, incluin­do mod­i­fi­cadores como “que”, “como”, “onde”, “quan­do”, etc.)

    Emb­o­ra esta metodolo­gia fun­cione para iden­ti­ficar algu­mas das palavras-chave que são agrupáveis em cada tipo de pesquisa, está longe de ser infalív­el porque alguns ter­mos de pesquisa não são tão óbvios.

    Por exem­p­lo, imag­ine uma palavra-chave como “pro­teí­na ide­al”. Através de ape­nas o ter­mo da pesquisa, é impos­sív­el saber o que o pesquisador está à procu­ra. Está à procu­ra de um pro­du­to chama­do Pro­teí­na Ide­al (transa­cional), infor­mação sobre o mon­tante ide­al de pro­teí­na que se deve con­sumir todos os dias (infor­ma­cional), ou se há algu­ma empre­sa chama­da Pro­teí­na Ide­al (nave­ga­cional)?

    É uma incógnita.

    A bus­ca de mod­i­fi­cadores de palavras-chave pode tam­bém levar a iden­ti­fi­cações total­mente incorretas. 

    Imag­ine uma palavra-chave como “best buy portáteis”. Se decidisse que este ter­mo de pesquisa era transa­cional porque con­tém a palavra “buy”, estaria erra­do. Best Buy é uma empre­sa de equipa­men­tos eletróni­cos, que é o que os pesquisadores estão à procu­ra neste caso. 

    Por­tan­to, se o ter­mo pesquisa­do em si não aju­da em nada, qual é a solução?

    Alguns profis­sion­ais de SEO usam a pre­sença de fun­cional­i­dades nos resul­ta­dos de pesquisa para iden­ti­ficar o tipo de pesquisa. Por exem­p­lo, se hou­ver um extra­to de con­teú­do nos resul­ta­dos de pesquisa, isso provavel­mente indi­ca um ter­mo de pesquisa informacional.

    Se hou­ver um car­rossel de com­pras nos resul­ta­dos, provavel­mente é transacional.

    Pode tam­bém fil­trar para encon­trar isto no relatório de ideias de palavras-chave no Explo­rador de Palavras-Chave.

    Mas, mais uma vez, estes méto­dos não são infalíveis. Na nos­sa opinião, o úni­co modo de ver­dadeira­mente perce­ber o tipo de pesquisa é olhar para os resul­ta­dos para o ter­mo de pesquisa em si. Por o Google ter como obje­ti­vo prov­i­den­ciar resul­ta­dos rel­e­vantes para os pesquisadores, os resul­ta­dos do topo são os mel­hores rep­re­sen­tantes para o tipo de pesquisa que está perante.

    Olhe para os resul­ta­dos para “pro­teí­na ideal”:

    O resul­ta­do do topo é um web­site chama­do idealprotein.com. Por isso, é claro que os pesquisadores estão à procu­ra de um web­site par­tic­u­lar e isto é uma pesquisa navegacional.

    É a mes­ma história para “best buy portáteis”, onde o resul­ta­do no topo é uma pági­na da BestBuy.com.

    No entan­to, se pesquis­ar por “portáteis”—outro ter­mo de pesquisa ambíguo—os resul­ta­dos são todos de pági­nas de pro­du­tos de lojas online, o que lhe diz que é uma pesquisa transacional.

    A maio­r­ia dos profis­sion­ais de SEO que agru­pam as suas palavras-chave em nave­ga­cionais, infor­ma­cionais e transa­cionais fazem‑o para desco­brir o tipo de con­teú­do a ser pro­duzi­do para cada tipo de pesquisa. Este proces­so geral­mente ocorre da seguinte forma:

    • Infor­ma­cional = arti­go em blog
    • Transa­cional = pági­na de produto.
    • Nave­ga­cional = … as suas pági­nas vão se clas­si­ficar para este tipo de pesquisa de qual­quer forma.

    Poderá se lem­brar que, na intro­dução deste arti­go, nós per­gun­tá­mos se os três tipos de pesquisa tradi­cionais ain­da são rel­e­vantes ou úteis em 2021. Esper­amos que a respos­ta a esta questão este­ja a tornar-se óbvia.

    O prob­le­ma é que estes três tipos de pesquisa não lhe dão infor­mação sufi­ciente para perce­ber como pode otimizar o seu con­teú­do para uma palavra-chave.

    Por exem­p­lo, nós já esta­b­ele­ce­mos que “portáteis” é uma palavra-chave transa­cional, mas isso não sig­nifi­ca que podemos ter uma pági­na de pro­du­to qual­quer anti­ga e ter algu­ma chance de a mes­ma estar bem posi­ciona­da nos resul­ta­dos de uma pesquisa. Nós pre­cisamos de perce­ber mais sobre o quê que o pesquisador está à procura.

    É uma história semel­hante para uma palavra-chave como “mel­hor portátil”.

    Se olhar­mos para os resul­ta­dos de pesquisa, é claro que isto é uma palavra-chave infor­ma­cional porque todos os resul­ta­dos são arti­gos em blogs, não pági­nas de produto.

    Ape­nas posta­gens em blogs estão posi­ciona­dos para “mel­hor portátil”

    … mas é improváv­el que con­si­ga posi­cionar uma postagem anti­ga num blog. 

    Alguns profis­sion­ais de SEO ten­tam resolver este prob­le­ma ao adi­cionar tipos de pesquisa, como “inves­ti­gação comercial”.

    Palavras-chave de inves­ti­gação com­er­cial são aque­las que os pesquisadores já decidi­ram que querem com­prar um tipo de um pro­du­to mas ain­da estão incer­tos sobre qual com­prar. Por isso, eles estão à procu­ra de críti­cas e comparações.

    Observe os resul­ta­dos para “mel­hor portátil” nova­mente, e irá ver que eles cor­re­spon­dem com esta descrição. Todos os resul­ta­dos são posta­gens em blogs em que portáteis são crit­i­ca­dos e com­para­dos. Por isso é claro que este é o tipo de postagem em blog que pre­cisa de escr­ev­er para o seu con­teú­do ser posi­ciona­do para este ter­mo de pesquisa.

    O prob­le­ma com este tipo de solução é que é extrema­mente lim­i­tante, pois pre­cis­aria de cri­ar muito mais de três ou qua­tro tipos de pesquisa para cat­e­go­rizar cor­re­ta­mente cada palavra-chave.

    Muitas pes­soas na indús­tria de SEO já per­gun­taram esta mes­ma questão. Se está à procu­ra de uma for­ma mel­hor de clas­si­ficar palavras-chave em grande número, esta postagem de Kane Jami­son vale bem a pena ler. Ele propõe usar as fun­cional­i­dades nos resul­ta­dos das pesquisas para clas­si­ficar as palavras-chave em nove tipos.

    Mas e se ape­nas quis­er perce­ber a intenção por trás de algu­mas palavras-chave, para saber como otimizar para elas?

    Neste caso, nós pen­samos que um bom pon­to de começo é anal­is­ar os resul­ta­dos de pesquisa para o que nós chamamos os “3 Cs da intenção da pesquisa”

    1. Tipo de conteúdo 
    2. For­ma­to de conteúdo 
    3. Ângu­lo de conteúdo

    1. Tipo de conteúdo

    Tipo de con­teú­do ref­ere-se ao tipo ger­al de con­teú­do no resul­ta­do da pesquisa. Vai geral­mente ser um dos seguintes:

    • Arti­go num blog
    • Pági­na de pro­du­to (como esta)
    • Pági­na de cat­e­go­ria (como esta)
    • Pági­na de des­ti­no (como esta)

    Por exem­p­lo, todos os resul­ta­dos para “alti­falantes” são pági­nas de cat­e­go­ria de produtos:

    Enquan­to que os resul­ta­dos para “motor de áudio hd3 alti­falantes” são pági­nas de pro­du­tos individuais:

    2. Formato de conteúdo

    O for­ma­to do con­teú­do ref­ere-se ao for­ma­to ger­al das pági­nas posi­cionadas no topo de um resul­ta­do de pesquisa. Isto apli­ca-se na maio­r­ia das vezes a pesquisas onde as posta­gens em blogs são o prin­ci­pal tipo de con­teú­do e vai geral­mente ser uma das seguintes:

    • Guia pas­so-a-pas­so
    • Listagem
    • Com­para­ção (ex., ahrefs vs. moz)
    • Críti­ca
    • Guia práti­co

    Por exem­p­lo, a maio­r­ia dos resul­ta­dos para “dar um nó de gra­va­ta” são guias práticos:

    No entan­to, a maio­r­ia dos resul­ta­dos para “SEO dicas” são posta­gens de listas:

    3. Ângulo de conteúdo

    Ângu­lo de con­teú­do ref­ere-se ao prin­ci­pal pon­to de ven­da do con­teú­do. Não é tão dire­to como o tipo e o for­ma­to porque varia depen­den­do do tópi­co, mas ajuda‑o a perce­ber sobre o quê que os pesquisadores se inter­es­sam e quem eles são.

    Por exem­p­lo, o ângu­lo para “mel­hores portáteis” é clara­mente o quão recente é o con­teú­do, vis­to que todos os resul­ta­dos de pesquisa têm o ano atu­al no título.

    Isto faz sen­ti­do, vis­to que a tec­nolo­gia evolui rap­i­da­mente. Se está à procu­ra de um novo portátil, uma postagem num blog que foi escrito há um ano atrás provavel­mente não vai ser muito útil.

    Por out­ro lado, o ângu­lo dom­i­nante para “clubes de golf” é o preço:

    Porquê que as coisas não são sem­pre tão claras

    O tipo de con­teú­do, o for­ma­to e o ângu­lo não são sem­pre tão óbvios. Isto é porque há uma mis­tu­ra de intenção para alguns ter­mos de pesquisa, como para “pro­teí­na em pó”.

    Aqui, há uma mis­tu­ra de arti­gos de lista­gens, pági­nas de cat­e­go­ria de pro­du­tos, e out­ros for­matos de conteúdo.

    Em casos como este, não há uma for­ma defin­i­ti­va de otimizar para uma palavra-chave. Tem que usar o sen­so comum e ten­tar adi­v­in­har o mel­hor possível. 

    Perce­ber a intenção cor­re­ta­mente é críti­co. Nós sabe­mos isto por experiência.

    Em 2016, nós pub­li­camos uma postagem num blog sobre SEO na-pági­na onde nós estu­damos fatores na-pági­na que influ­en­ci­am o posi­ciona­men­to de uma pági­na nos resul­ta­dos de uma pesquisa. Era uma postagem infor­ma­ti­va óti­ma dire­ciona­da para o que muitos chamari­am de uma palavra-chave infor­ma­cional. No entan­to, nun­ca foi posi­ciona­da para nen­hum ter­mo de pesquisa.

    Em 2018, nós decidi­mos revis­i­tar a postagem para perce­ber o que tin­ha acon­te­ci­do de erra­do. Depois de um olhar aten­to aos resul­ta­dos de pesquisa, nós percebe­mos o nos­so erro: as pes­soas não que­ri­am um estu­do com­preen­si­vo; elas que­ri­am um guia pas­so-a-pas­so. Nós tín­hamos o for­ma­to do con­teú­do errado.

    Por isso nós ree­screve­mos e repub­li­camos a postagem–e o trá­fi­co disparou.

    Nós tive­mos suces­sos semel­hantes com out­ras posta­gens e pági­nas tam­bém. Pode apren­der mais sobre isto no nos­so guia com­ple­to sobre intenção de pesquisa.

    Pensamentos finais

    Emb­o­ra pos­sa haver algum méri­to em agru­par palavras-chave em nave­ga­cional, transa­cional e infor­ma­cional como uma primeira abor­dagem quan­do tra­bal­ha com muitos dados, é impos­sív­el perce­ber como otimizar o con­teú­do para uma palavra-chave sem olhar para os resul­ta­dos da pesquisa e apro­fun­dar mais a sua investigação.

    Por esta razão, nós pen­samos que agru­par palavras-chave nos tradi­cionais três tipos de pesquisa não é sufi­ciente em 2021. Não pode agru­par palavras-chave usan­do ape­nas “mod­i­fi­cadores” e assumir que elas são atribuíveis a um tipo de pesquisa especí­fi­co. Pre­cisa de ou anal­is­ar os resul­ta­dos de pesquisa man­ual­mente ou con­stru­ir um mod­e­lo de clas­si­fi­cação mel­hor, como o Kane fez.

    Con­cor­da? Dis­cor­da? Diga-me no Twit­ter.