Como escrever uma fantástica publicação de Listicle em 10 passos

Como escrever uma fantástica publicação de Listicle em 10 passos

Avatar
Diretor de conteúdo da Ahrefs (ou, de forma simplificada, sou o responsável por garantir que cada artigo no blog que aqui publicamos é ÉPICO).
    Lis­ti­cles não pre­cisam de ser click­bait. Estes arti­gos entor­pece­dores sobre as mel­hores batatas fritas ou as cele­bri­dades mais famosas que vê no Face­book dão má fama aos listicles.

    É per­feita­mente pos­sív­el escr­ev­er óti­mos lis­ti­cles sobre… bem, quase tudo.

    Neste arti­go, irá apren­der a faz­er exata­mente isto.

    Lis­ti­cles, tam­bém con­heci­dos como arti­gos em lista, são estru­tu­ra­dos em for­ma de lista. Cada item expande-se em mais infor­mação para se man­ter útil para os seus leitores.

    Aqui estão algu­mas razões:

    • Fácil de ler na diag­o­nal porque cada sub­tí­tu­lo geral­mente cor­re­sponde a um item da lista.
    • Fácil de digerir porque, por definição, estão divi­di­dos em peque­nas frações.
    • Fácil de medir porque sabe sem­pre quan­to fal­ta pela numer­ação dos títulos.

    É uma lista exaus­ti­va de motivos? Não, mas não os podemos lis­tar a todos. Veja este arti­go do Smith­son­ian Mag­a­zine se estiv­er curioso sobre out­ras razões da sua popularidade.

    Escr­ev­er um lis­ti­cle é fácil. Bas­ta abrir um doc­u­men­to em branco,listar um monte de coisas e tem um lis­ti­cle. Mas escr­ev­er um lis­ti­cle que dire­cione tráfego e que as pes­soas queiram real­mente ler é um pouco mais complicado. 

    Aqui está como fazê-lo:

    1. Escol­ha um tópico
    2. Cer­ti­fique-se que faz sentido
    3. Deci­da o comprimento
    4. Escol­ha o formato
    5. Escol­ha um ângu­lo vencedor
    6. Faça um brain­storm de itens da lista
    7. Expan­da as suas ideias
    8. Expon­ha cada item
    9. Ilus­tre os seus itens
    10. Encerre tudo

    1. Escolha um tópico

    Se pre­tende que o seu lis­ti­cle dire­cione tráfego dos motores de bus­ca, pre­cisa de escol­her um tópi­co que as pes­soas este­jam a procurar. 

    Porque as palavras-chave geral­mente rep­re­sen­tam tópi­cos, pode faz­er isso através de uma boa fer­ra­men­ta de pesquisa de palavras-chave como o Explo­rador de Palavras-Chave da Ahrefs. Bas­ta pesquis­ar um tópi­co amp­lo, e depois ir ao relatório de Cor­re­spondên­cia de Fras­es, onde irá encon­trar ideias de palavras-chave orde­nadas pelos vol­umes de pesquisa mensais.

    Cer­ti­fique-se que escol­he um tópi­co sobre o qual tem algum con­hec­i­men­to. De out­ra for­ma, terá difi­cul­dade em escr­ev­er uma lista úni­ca e valiosa.

    Nota adi­cional.
     Se não é um uti­lizador da Ahrefs, pode obter até 100 ideias usan­do o nos­so ger­ador de palavras-chave gratuito. 

    2. Certifique-se que faz sentido

    Nem todos os tópi­cos são ade­qua­dos a um for­ma­to de lis­ti­cle. Isso é bas­tante óbvio para alguns tópi­cos, como “como faz­er um nó de gra­va­ta.” Pode diz­er-se, pela con­sul­ta, que as pes­soas estão à procu­ra de um pas­so-a-pas­so, não de um lis­ti­cle com imen­sos méto­dos diferentes. 

    Mas nem tudo é tão óbvio…

    Tópi­cos como “espe­cial­ista em SEO.” Não é claro se as pes­soas procu­ram um guia pas­so-a-pas­so, uma lista de dicas, ou algo diferente. 

    Pode desco­brir isso obser­van­do os resul­ta­dos das primeiras posições no Google. Como o mod­e­lo de negó­cios do Google depende da entre­ga de resul­ta­dos de pesquisa rel­e­vantes, os resul­ta­dos prin­ci­pais são exce­lentes aprox­i­mações do que o uti­lizador dese­ja ver.

    Olhan­do para a cap­tura de ecrã aci­ma, pode ver­i­ficar que ape­nas um lis­ti­cle está entre os cin­co primeiros para “espe­cial­ista em SEO.” Uma vez que os restantes são guias pas­so-a-pas­so, este provavel­mente não é um bom tópi­co para um listicle.

    PRO TIP

    Se está a ter difi­cul­dade em encon­trar um tópi­co ade­qua­do para um lis­ti­cle, tente adi­cionar estas palavras ao fil­tro Incluir no Explo­rador de Palavras-Chave: ideias, dicas, mel­hores, fer­ra­men­tas, coisas, estraté­gias, táti­cas, lista. Isto irá restringir os resul­ta­dos a palavras-chave que inclu­am pelo menos uma destas palavras, que geral­mente são óti­mas can­di­datas a listicles.

    3. Decida o comprimento

    De um modo ger­al, o número de itens na sua lista deve cor­re­spon­der aprox­i­mada­mente ao número de itens das lis­tas que vê nas pági­nas com mel­hor posição. Afi­nal, se estes tiverem dois ou três dígi­tos, então uma lista de 5 itens não é provavel­mente o que está à procura.

    Por exem­p­lo, os resul­ta­dos prin­ci­pais para “ideias para encon­tros” são lis­tas de cen­te­nas de ideias.

    Con­sidere que nen­hum dos 5 prin­ci­pais resul­ta­dos para “dicas de blog­ging” excede os 30.

    Esta é uma regra rígi­da e ráp­i­da? Não. Se con­sid­era que uma lista de mais de 100 itens é com­ple­ta­mente inútil e não aju­da real­mente quem pesquisa, sin­ta-se à von­tade para se desviar deste con­sel­ho. O que esta­mos aqui a faz­er é usar os resul­ta­dos mel­hor posi­ciona­dos como uma aprox­i­mação ao que quem pesquisa dese­ja, mas não é 100% infalível. 

    Além dis­so, o taman­ho da sua lista pode ser restringi­do pelo número de ideias que tem, mas é bom ter um val­or aprox­i­ma­do em mente para começar.

    4. Escolha o formato

    Há dois pos­síveis for­matos de listicle. 

    a) Básico

    Lis­tas bási­cas são cur­tas e agradáveis com descrições de 1–2 fras­es por cada item da lista. Use este for­ma­to quan­do uma ou ambas opções abaixo forem verdadeiras:

    1. A sua lista será lon­ga. As pes­soas provavel­mente não quer­erão ler um ensaio sobre cada um dos mais de 50 itens da sua lista. 
    2. O seu tópi­co é sim­ples. Dig­amos que está a jun­tar uma lista de ideias para encon­tros. A maio­r­ia destas coisas provavel­mente são coisas sim­ples como ‘andar de patins’ ou ‘faz­er cam­in­hadas.’ Não pre­cisa de escr­ev­er 500 palavras sobre cada uma destas coisas. 

    b) Detalhado

    Lis­tas detal­hadas são lis­tas mais car­nudas, nas quais expande cada pon­to com algu­mas fras­es ou pará­grafos. Use este for­ma­to quan­do uma ou ambas opções abaixo forem verdadeiras:

    • A sua lista será cur­ta. Se a sua lista ape­nas tiv­er alguns itens, o seu arti­go provavel­mente atrairá mais tráfego se lhe der mais con­teú­do e detal­h­es sobre cada item.
    • O seu tópi­co é com­pli­ca­do. Dig­amos que está a preparar uma lista de dicas de SEO. SEO é um tópi­co com­pli­ca­do, então os leitores provavel­mente irão neces­si­tar de con­sel­hos práti­cos ou instruções pas­so-a-pas­so de como exe­cu­tar cada dica.

    5. Escolha um ângulo vencedor

    Aqui estão alguns ângu­los pop­u­lares de listicles:

    Emb­o­ra pos­sa escol­her um ângu­lo com base ape­nas no que parece mais inter­es­sante, é mel­hor inspi­rar-se nos prin­ci­pais resul­ta­dos. Lem­bre-se que estas rep­re­sen­tam as mel­hores aprox­i­mações ao que os uti­lizadores pre­ten­dem ver.

    Se fiz­er­mos isto para a palavra-chave “dicas de viagem”, ver­e­mos que a maio­r­ia se baseia na exper­iên­cia pessoal:

    Para “ideias para o jan­tar”, quase todos os resul­ta­dos são foca­dos no quão fáceis são.

    No entan­to, as coisas nem sem­pre são tão claras. Bas­ta olhar para os resul­ta­dos das “ideias de mar­ket­ing” em que exis­tem dois ângu­los dom­i­nantes: cria­ti­vo e grátis. O mel­hor a escol­her é uma incógnita.

    De qual­quer modo, cer­ti­fique-se que se man­tém longe de ângu­los de click­bait. Se não con­segue entre­gar o que o seu ângu­lo prom­ete, escol­ha out­ra coisa.

    6. Faça um brainstorm de itens da lista

    Traz­er ideias novas e exclu­si­vas para a mesa é cru­cial ao escr­ev­er um lis­ti­cle (ou qual­quer con­teú­do, na ver­dade). Por­tan­to, emb­o­ra pos­sa pare­cer ten­ta­dor ape­nas copi­ar todos os out­ros, se tudo o que cri­ar for uma cópia de lis­ti­cles exis­tente, ninguém irá se impor­tar com o seu artigo.

    Pior ain­da, provavel­mente não atrairá back­links, sendo mais difí­cil ficar bem posi­ciona­do no Google e obter tráfego de pesquisa. 

    Por esse moti­vo, deve ano­tar as suas próprias ideias antes sequer de pen­sar no que dizem os lis­ti­cles exis­tentes sobre o seu tópi­co. Este proces­so não tem que ser com­pli­ca­do. Bas­ta abrir um doc­u­men­to em bran­co e começar a lis­tar as suas poten­ci­ais ideias.

    7. Expanda as suas ideias

    A menos que ten­ha muito con­hec­i­men­to sobre um tópi­co, provavel­mente terá difi­cul­dade em encon­trar, por si só, itens sufi­cientes para um lis­ti­cle abrangente. Ter opiniões de ami­gos ou cole­gas é um dos cam­in­hos para resolver isso, mas tam­bém pode obter inspi­ração nas pági­nas mel­hores classificadas.

    Eis duas for­mas de o fazer:

    a) Use o relatório “também fala sobre”

    Insira a sua palavra-chave alvo no Explo­rador de Palavras-Chave da Ahrefs e vá ao relatório Tam­bém fala sobre. Isto mostra palavras e fras­es fre­quente­mente men­cionadas pelas pági­nas mel­hor clas­si­fi­cadas para a sua palavra-chave.

    Nem todas essas palavras e fras­es serão par­tic­u­lar­mente per­spi­cazes, por­tan­to, é mel­hor exam­i­nar a lista em bus­ca de sug­estões que pos­sam for­mar a base para poten­ci­ais itens.

    Por exem­p­lo, aqui estão algu­mas palavras e fras­es que apare­cem Para “ideias para encontros”:

    • gela­dos
    • cin­e­ma
    • abri­go para animais
    • jogos de tabuleiro
    • escala em rocha

    Se com­bi­n­a­rmos essa ideia com o nos­so con­hec­i­men­to e bom sen­so, podemos facil­mente con­vertê-las em itens valiosos:

    • Com­prar gela­dos
    • Ir ao cin­e­ma
    • Vis­i­tar um abri­go para ani­mais
    • Jog­ar jogos de tabuleiros
    • Faz­er escal­a­da em rocha

    b) Verificar subtítulos

    A maio­r­ia dos lis­ti­cles usa sub­tí­tu­los para cada item. Então, uma boa for­ma de obter inspi­ração das pági­nas mel­hores clas­si­fi­cadas é extrain­do os sub­tí­tu­los. Pode fazê-lo gra­tuita­mente com o Bar­ra de Fer­ra­men­tas de SEO da Ahrefs. Bas­ta insta­lar, abrir uma das pági­nas mel­hor clas­si­fi­cadas, e então clicar no pequeno ícone de pági­na no can­to supe­ri­or esquer­do para obter o relatório da página.

    Se está a per­gun­tar-se se não bas­ta olhar para as pági­nas dire­ta­mente, pode. Mas poderá facil­mente obter mais infor­mação des­ta for­ma. Poderá acabar por ler tudo abaixo dos sub­tí­tu­los e o seu lis­ti­cle depres­sa se tor­na um cópia.

    8. Exponha cada item

    Ago­ra está na altura de expor cada item e dar cor­po ao seu lis­ti­cle. O nív­el de detal­he aqui irá vari­ar depen­den­do do for­ma­to de lis­ti­cle que pretende. 

    • Para lis­tas sim­ples. Adi­cione um par de fras­es a cada ponto. 
    • Para lis­tas detal­hadas. Escre­va o que for necessário para explicar cada item em detalhe.

    Ten­ha em mente o ângu­lo do seu lis­ti­cle enquan­to faz isto. Se está a escr­ev­er um lis­ti­cle des­ti­na­do a prin­cipi­antes, dev­erá evi­tar jargões e detal­h­es desnecessários. Se o seu lis­ti­cle é basea­do na exper­iên­cia pes­soal, é hora de o expor com mais pen­sa­men­tos e opiniões.

    9. Ilustre os seus itens

    Os lis­ti­cles são sim­ples de ler e de digerir. Mas eles são indisc­u­tivel­mente ain­da mais fáceis de digerir quan­do se divi­dem as coisas com ima­gens e ilus­trações. Isto tor­na-se ain­da mais impor­tante quan­do quer que os leitores se lem­brem, efe­ti­va­mente, dos itens do seu lis­ti­cle graças ao efeito de supe­ri­or­i­dade da imagem.

    De acor­do com a Wikipedia:

     efeito de supe­ri­or­i­dade da imagem ref­ere-se ao fenó­meno no qual fotografias e ima­gens têm mais prob­a­bil­i­dade de serem lem­bradas do que palavras. Este efeito foi demon­stra­do em várias exper­iên­cias uti­lizan­do difer­entes métodos..

    Se leu alguns dos nos­sos lis­ti­cles, saberá que incluí­mos imen­sas ima­gens. Por exem­p­lo, a nos­sa lista de 17 ideias de mar­ket­ing con­tém 39 ima­gens. Isto porque mar­ket­ing é um tema com­pli­ca­do e alguns itens são difí­ceis de com­preen­der sem ima­gens que os ilus­tram. Não tem que usar tan­tas ima­gens nos seus lis­ti­cles, então não as force só para as ter.

    10. Encerre tudo

    Os lis­ti­cles tem tendên­cia a ter­mi­nar abrup­ta­mente. Chega ao pon­to e as coisas sim­ples­mente param.

    É fácil perce­ber o porquê. A maio­r­ia dos leitores de lis­ti­cles lêem ape­nas na diag­o­nal, então provavel­mente eles não irão ler uma con­clusão, de qual­quer maneira. Mas isso não é razão para não incluir uma. Para aque­les que lêem o seu lis­ti­cle do iní­cio ao fim, uma boa con­clusão pode aju­dar a encer­rar as coisas e esclare­cer o assunto.

    Aqui estão algu­mas dicas para escr­ev­er uma boa con­clusão para os seus listicles:

    • Seja breve.
    • Não repi­ta itens de que já falou.
    • Con­cen­tre-se no item que pre­tende esclarecer.
    • Faça lig­ações para out­ros arti­gos rel­e­vantes (não pre­cisam ser out­ros listicles).

    Con­sid­er­amos que seguimos este con­sel­ho para os nos­sos lis­ti­cles, pen­samos encer­rar as coisas par­til­han­do alguns lis­ti­cles do nos­so blog que são bem clas­si­fi­ca­dos e ger­am muito tráfego orgânico.

    Pensamentos finais

    Nem todos os lis­ti­cles são cri­a­dos da mes­ma for­ma. Só porque os lis­ti­cles do Buz­zfeed são o menor denom­i­nador comum, não sig­nifi­ca que os seus pre­cisam de o ser. Escol­ha o tema, o ângu­lo, o for­ma­to cer­to, coloque algum esforço no con­teú­do e terá uma recei­ta para o suces­so orgânico.

    Tem questões? Diga-me no Twit­ter.