Patrick Stox é o Consultor de Produto, SEO técnico e Embaixador da Marca na Ahrefs. Ele é o organizador da Raleigh SEO Meetup, da Raleigh SEO Conference, da Beer & SEO Meetup, da Findability Conference e moderador no /r/TechSEO.
O SEO técnico é a parte mais importante do SEO até não o ser. As páginas precisam ser rastreáveis e indexáveis para ter hipótese de posicionamento, mas muitas outras atividades terão um impacto mínimo em comparação com o conteúdo e os links.
Escrevemos este guia para iniciantes para o ajudar a entender alguns dos princípios básicos e onde o seu tempo é mais bem gasto para maximizar o impacto. Existem muitos recursos adicionais com ligações ao longo do artigo e ainda mais recursos no final para aprender mais.
Como este é um guia para iniciantes, vamos começar com o básico.
O que é SEO técnico?
SEO técnico é o processo de otimizar o seu website para ajudar os motores de pesquisa como o Google a encontrar, rastrear, compreender e indexar as suas páginas. O objetivo é ser encontrado e melhorar os rankings.
Quão complicado é o SEO técnico?
Depende. Os fundamentos não são realmente difíceis de dominar, mas o SEO técnico pode ser complexo e difícil de entender. Irei manter as coisas o mais simples possíveis neste guia.
Part 2
Entender o rastreio
Neste capítulo, abordaremos como garantir que os motores de pesquisa possam rastrear o seu conteúdo com eficiência.
Como funciona o rastreio
Os mecanismos de rastreio obtêm o conteúdo das páginas e usam as ligações dessas páginas para encontrar outras páginas. Isto permite que eles encontrem conteúdo na internet. Existem alguns sistemas neste processo sobre os quais iremos falar.
Um mecanismo de rastreio precisa começar em algum lado. Geralmente, eles criam uma lista de todos os URLs que encontram através de ligações nas páginas. Um sistema secundário para encontrar mais URLs são sitemaps criados por utilizadores ou vários sistemas que possuem listas de páginas.
Fila de rastreio
Todos os URLs que precisam de ser rastreados ou rastreados de novo são priorizados e adicionados à fila de rastreio. Esta é basicamente uma lista ordenada de URLs que o Google deseja rastrear.
Mecanismo de rastreio
O sistema que captura o conteúdo das páginas.
Sistemas de processamento
Estes são vários sistemas que lidam com a canonização, da qual falaremos daqui a um minuto, enviam páginas para o renderizador que carrega a página como um navegador faria e processa as páginas para obter mais URLs para rastrear.
Renderizador
O renderizador carrega uma página como um navegador faria com arquivos JavaScript e também com CSS. Isto é feito para que o Google possa ver o que a maioria dos utilizadores verá.
Index
As páginas armazenadas que o Google mostra aos utilizadores.
Controlos de rastreio
Existem algumas formas de controlar o que é rastreado no seu website. Aqui estão algumas opções.
Robots.txt
Um ficheiro robots.txt informa os motores de pesquisa onde eles podem ou não aceder no seu website.
Apenas uma nota rápida. O Google pode indexar páginas que não podem rastrear se houver ligações a apontar para essas páginas. Isso pode ser confuso, mas se quiser evitar que as páginas sejam indexadas, verifique este guia e fluxograma para se orientar durante o processo.
Taxa de rastreio
Há uma diretiva de atraso de rastreio que pode usar no robots.txt compatível com muitos mecanismos de rastreio que permite definir a frequência com que estes podem rastrear as suas páginas. Infelizmente, o Google não respeita isto. Para o Google, precisará de alterar a taxa de rastreio no Google Search Console conforme descrito aqui.
Restrições de acesso
Se deseja que a página seja acessível a alguns utilizadores, mas não aos motores de pesquisa, provavelmente deseja uma destas três opções:
Lista de permissões de IP (que só permite que endereços IP específicos acedam às páginas)
Esse tipo de configuração é melhor para coisas como redes internas, conteúdo somente para membros ou para websites de teste, staging ou desenvolvimento. Isto permite que um grupo de utilizadores aceda à página, mas os motores de pesquisa não poderão aceder-lhes e não indexarão as páginas.
Se quiser ver todas as atividades de rastreio do seu website, precisará de aceder aos logs do servidor e, possivelmente, usar uma ferramenta para melhor analisar os dados. Isto pode ficar bastante avançado, mas se o seu alojamento tiver um painel de controlo como o cPanel, deve ter acesso a logs em bruto e a alguns agregadores como Awstats e Webalizer.
Ajustes de rastreio
Cada website terá um orçamento de rastreio diferente, que é uma combinação de quantas vezes o Google pretende rastrear um website e quanto rastreio o seu website permite. As páginas mais populares e as que mudam com frequência serão rastreadas com mais frequência e as páginas que não parecem populares ou com boas ligações serão rastreadas com menos frequência.
Se os mecanismos de rastreio perceberem sinais de stress ao rastrearem o seu website, normalmente irão desacelerar ou até mesmo parar de rastrear até que as condições melhorem.
Depois das páginas serem rastreadas, são renderizadas e enviadas para o index. O index é a lista principal de páginas que podem ser devolvidas em pesquisas. Vamos falar sobre o index.
Neste capítulo, vamos falar sobre como garantir que as suas páginas sejam indexadas e verificar como elas são indexadas.
Diretivas do Robots
Uma robots meta tag é um “pedaço” de HTML que informa os motores de pesquisa como rastrear ou indexar uma determinada página. É colocado na seção <head> de uma página da web e parece-se com isto:
<meta name="robots" content="noindex" />
Canonização
Quando houver várias versões da mesma página, o Google selecionará uma para armazenar no seu index. Este processo é chamado de canonização e o URL selecionado como canónico será aquele que o Google mostrará nos resultados da pesquisa. Existem muitos sinais diferentes que eles usam para selecionar o URL canónico, incluindo:
A forma mais fácil de ver como o Google indexou uma página é usar a Ferramenta de Inspeção de URLs no Google Search Console. Este mostrará o URL canónico selecionado pela Google.
Uma das coisas mais difíceis para os SEOs é a priorização. Existem muitas práticas recomendadas, mas algumas mudanças terão mais impacto no seu posicionamento e tráfego do que outras. Aqui estão alguns dos projetos que eu recomendo priorizar.
Verificar a indexação
Certifique-se que as páginas que deseja que as pessoas encontrem possam ser indexadas pelo Google. Os dois capítulos anteriores foram todos sobre rastreio e indexação e não foi por acaso.
Os websites tendem a mudar os seus URLs com o passar dos anos. Em muitos casos, os URLs antigos contêm ligações de outros sites. Se não forem redirecionadas para as páginas atuais, essas ligações serão perdidas e não contarão para as suas páginas. Não é tarde demais para fazer esses redirecionamentos e pode recuperar rapidamente qualquer valor perdido. Pense nisto como a construção de ligações mais rápida que já fez.
Explorador de Websites -> oseudominio.pt -> Páginas -> Melhor por ligação -> adicione um filtro de resposta HTTP “404 não encontrado”. Geralmente, eu ordeno por “Domínios de Referência”.
É assim que aparece para o 1800flowers.com:
Olhando para o primeiro URL no archive.org, vejo que era anteriormente a página do Dia da Mãe. Ao redirecionar esta página para a versão atual, recuperaria 225 ligações de 59 websites diferentes e existem muito mais oportunidades.
Deverá utilizar um redirecionamento 301 em todos os URLs antigos para seus locais atuais para recuperar esse valor perdido.
Adicionar ligações internas
Ligações internas são links de uma página do seu website para outra página do seu website. Estas ajudam as suas páginas a serem encontradas e também ajudam a melhorar o posicionamento das páginas. Temos uma ferramenta dentro da Auditoria de Wesbites chamada Oportunidades de ligações que ajuda a localizar rapidamente estas oportunidades.
Adiciona notação schema
Notação Schema é um código que ajuda os motores de pesquisa a entender melhor o seu conteúdo e oferece muitos recursos que podem ajudar o seu website a destacar-se dos restantes nos resultados de pesquisa. O Google tem uma galeria de pesquisa que mostra os vários recursos de pesquisa e o Schema necessário para que o seu website se qualifique.
Os projetos sobre os quais falaremos neste capítulo são todos bons para se focar, mas podem exigir mais trabalho e ter menos benefícios do que os projetos de ganho rápido do capítulo anterior. Isto não significa que não o deve fazer, é apenas para o ajudar a ter uma ideia de como priorizar vários projetos.
Sinais de experiência da página
Estes são fatores de posicionamento menores, mas ainda assim são coisas que deseja considerar para o bem dos seus utilizadores. Cobrem aspectos do website que afetam a experiência do utilizador (UX, user experience, em inglês).
Sinais Vitais Web
Sinais Vitais Web (Core Web Vitals, em inglês) são as métricas de velocidade que fazem parte dos sinais de Experiência da Página do Google utilizados para medir a experiência do utilizador. As métricas medem o carregamento com Largest Contentful Paint (LCP), a estabilidade visual com Cumulative Layout Shift (CLS) e a interatividade com First Input Delay (FID).
HTTPS
HTTPS protege a comunicação entre o seu browser e o servidor de ser intercetada e adulterada por invasores. Isto fornece confidencialidade, integridade e autenticação para a grande maioria do tráfego WWW de hoje. Deverá pretender que as suas páginas sejam carregadas em HTTPS e não em HTTP.
Qualquer site que mostre um ícone de cadeado na barra de endereço está a utilizar HTTPS.
Otimização para mobile
De forma simples, isto verifica se as páginas do website são exibidas corretamente e são facilmente utilizadas por pessoas em dispositivos móveis.
Como saber se o seu website é otimizado mobile? Veja o relatório “Usabilidade em dispositivos móveis” no Google Search Console.
Este relatório informa se alguma das suas páginas tem problemas de compatibilidade com dispositivos móveis.
Navegação protegida
Estas são verificações para garantir que as páginas não sejam enganosas, não incluam malware e não tenham downloads prejudiciais.
Intersticiais
Intersticiais bloqueiam a visualização de conteúdo. Estes são pop-ups que cobrem o conteúdo principal com o qual os utilizadores podem interagir antes de sairem da página.
Hreflang — para múltiplas linguagens
Hreflang é um atributo HTML utilizado para especificar o idioma e a segmentação geográfica de uma página da web. Se tiver várias versões da mesma página em diferentes idiomas, poderá usar a tag hreflang para informar os motores de pesquisa, como o Google, sobre essas variações. Isto ajuda-os a fornecer a versão correta para os seus utilizadores.
Manutenção geral / saúde do website
É provável que estas tarefas não tenham muito impacto no seu posicionamento, mas geralmente são boas coisas a corrigir para a experiência do utilizador.
Ligações quebradas
Ligações quebradas são ligações no seu website que apontam para recursos inexistentes — estes podem ser internos (ou seja, para outras páginas no seu domínio) ou externos (isto é, para páginas noutros domínios).
O Google Search Console (anteriormente Google Webmaster Tools) é um serviço gratuito do Google que ajuda a monitorizar e solucionar problemas de aparência do seu website nos resultados de pesquisa. Utilize‑o para localizar e corrigir erros técnicos, enviar sitemaps, ver problemas de dados estruturados e muito mais.
O Bing e o Yandex têm as suas próprias versões e o Ahrefs também. A Ferramenta para Webmaster da Ahrefs é uma ferramenta gratuita que o ajudará a melhorar o desempenho de SEO do seu website. Ela permite que:
Monitorize a saúde de SEO do seu website
Verifique mais de 100 problemas de SEO
Veja todos os seus backlinks
Veja todas as palavras-chave com que se posiciona
Descubra quanto tráfego as suas páginas estão a receber
Encontre oportunidades de ligações internas
É a nossa resposta às limitações do Google Search Console.
O Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis do Google verifica a facilidade com que um visitante pode utilizar a sua página num dispositivo móvel. Identifica também os problemas específicos de usabilidade em dispositivos móveis, como texto muito pequeno para ler, o uso de plug-ins incompatíveis e muitos mais.
O teste de compatibilidade com dispositivos móveis mostra o que o Google vê ao rastrear a página. Também pode usar o Teste de Pesquisa Aprimorada para ver o conteúdo que o Google vê em desktops ou dispositivos móveis.
Chrome DevTools é a ferramenta de depuração de páginas de websites integrada no Chrome. Utilize‑a para depurar problemas de velocidade da página, melhorar o desempenho de renderização da página e muito mais.
Do ponto de vista do SEO técnico, tem uma utilidade infinita.
A Barra de Ferramentas de SEO da Ahrefs é uma extensão gratuita para o Chrome e o Firefox que fornece dados úteis de SEO sobre as páginas e websites que visita.
Os seus recursos gratuitos são:
Relatório de SEO na página
Rastreio de redirecionamento com cabeçalhos HTTP
Verificador de ligações quebradas
Marcador de ligações
Posições SERP (search engine results page)
Adicionalmente, como utilizado da Ahrefs, obtém:
Métricas de SEO para cada website e página que visita e para os resultados de pesquisa do Google
Métricas de palavras-chave, como volume de pesquisa e dificuldade de palavras-chave, diretamente no SERP
O PageSpeed Insights analisa a velocidade de carregamento das páginas do seu website. Juntamente com a pontuação de desempenho, também mostra recomendações acionáveis para fazer as páginas carregarem mais rápido.
Vamos encerrar isto
Tudo isto apenas toca a superfície do SEO técnico. Isto deve ajudá-lo com o básico e muitas das seções têm ligações adicionais para mergulhar mais a fundo. Existem muitos outros tópicos que não foram abordados neste guia, então eu fiz uma lista se você quiser saber mais.