Aqui está uma lista de táticas que já usámos na Ahrefs para crescer mais de 65% ano após ano. São maioritariamente gratuitas. Você também pode usar estas táticas para promover o seu negócio.
- Seja listado em diretórios populares
- Crie regularmente para blog
- Crie vídeos para o YouTube
- Adapte o seu conteúdo para diversos canais
- Crie uma lista de email
- Faça um sorteio
- Seja convidado para podcasts
- Escreva para blogs como convidado
- Estabeleça parcerias com outros negócios relevantes
- Receba revisões ao seu produto
- Crie uma página de comparação
- Fale em eventos
- “Lute” nas redes sociais
O Google não é a única forma de encontrar negócios online. Muitas pessoas preferem procurar em diretórios de empresas confiáveis.
Por exemplo, poderá utilizar o TripAdvisor para encontrar um restaurante local, o Avvo para encontrar um advogado, ou o HomeAdvisor para encontrar um canalizador. Muitas pessoas utilizam estes websites diretamente, mas estes também estão bem posicionados no Google para pesquisas locais.
Estar num destes websites é importante para as pessoas descobrirem o seu negócio, e a maioria oferece perfis gratuitos.
Mas como os encontra?
Um método é procurar no Google por “[tipo de negócio] perto de mim”. Procure por diretórios nos resultados da pesquisa.
Outro método é utilizar a Interseção de Ligações da Ahrefs. Interseção de Ligações mostra-lhe quem tem ligações para múltiplos competidores, mas não para si. Isto pode ajudar a revelar diretórios onde os seus concorrentes já estão listados, e você não.
Para o fazer, insira algumas das páginas iniciais dos seus concorrentes na Interseção de Ligações.
Depois, clique “Mostrar oportunidades de ligações”.
Examine a lista e veja se há algum diretório. Por exemplo, este website parece um diretório e também direciona para os sites dos três concorrentes.
Se é um café no Reino Unido e não está aqui listado, deve corrigi-lo..
O blog da Ahrefs obtém cerca de 397 000 visitas de pesquisa por mês.
Lembre-se de que se trata apenas de tráfego do Google. Inclua outros canais e teremos muito mais.
Em determinado momento, há poucas pessoas preparadas e dispostas a comprar. Tenha-os apenas como alvo e perderá uma grande parte do seu mercado. Mas, com um blog, pode alcançar o resto que não está preparado para comprar já hoje.
Por exemplo, nós posicionamo-nos em primeiro lugar para “contactar bloggers”.
As pessoas que procuram por isto sabem que têm um problema: querem entrar em contato com bloggers influentes, mas não sabem como. No entanto, eles não conhecem o nosso negócio ou como o nosso conjunto de ferramentas pode ajudar. Afinal, se o soubessem, teriam procurado a nossa marca diretamente.
No posicionamento por termos como este com publicações de blog, podemos promover o nosso negócio explicando como os utilizadores podem usar a Ahrefs para resolver o problema que enfrentam. E é exatamente isso que fazemos nesta publicação.
Para criar um blog de negócios de sucesso, existem dois ingredientes. É necessário apontar a tópicos que tenham:
- Potencial tráfego de pesquisa. As pessoas estão à procura por estes tópicos no Google.
- Potencial de negócio. O tópico permite-lhe vender o seu produto ou serviço.
A forma mais fácil de encontrar tópicos com tráfego de pesquisa potencial é utilizar uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras como o Gerador de Palavras-chave. Insira uma palavra-chave relevante e mostrará até 150 tópicos.
Examine a lista e classifique-os com base no potencial de negócio. Aqui está o gráfico que usamos no Ahrefs:
Leitura adicional: O que é Conteúdo de SEO? Como Escrever Conteúdo que se Posicione
O conteúdo escrito não é o único tipo de conteúdo que pode produzir. Há também conteúdo de vídeo. O YouTube é o segundo motor de pesquisa mais popular do mundo (excluindo o Google Images).
Desde 2018, investimos muitos recursos na criação de conteúdo do YouTube. E valeu bem a pena. Hoje, temos aproximadamente 217 000 assinantes e recebemos cerca de 300 000 visualizações por mês.
Isto também nos trouxe imensos clientes.
Para marketing de vídeo, siga a mesma estratégia de marketing de conteúdo que utilizou para blogging — aposte em tópicos de vídeo que sejam tanto tenham tráfego de pesquisa como potencial de negócio.
Pode encontrar tópicos para o YouTube utilizando ferramenta de pesquisa de palavras-chave como a ferramenta de palavras-chave do YouTube. Da mesma forma, insira uma palavra-chave relevante e verá 150 tópicos diferentes nos quais apostar.
Olhe para a lista, registe todos os tópicos relevantes e classifique-os por potencial de negócio.
Nem sempre tem que criar conteúdo novo de raiz. Transforme o conteúdo que criou num formato (por ex. Vídeo de YouTube) e troque para outro (uma publicação de blog)
Por exemplo, o nosso vídeo sobre marketing de afiliados recebeu mais de 74 000 visualizações:
Nós adaptámo-lo para um artigo, que recebe aproximadamente 34 000 visitas de pesquisa por mês:
Conseguimos até ocupar duas posições nas SERPs, gerando assim mais tráfego orgânico passivo ao longo do tempo:
Uma parte do conteúdo já não é mais apenas uma parte do conteúdo. É mais do que isso. E não é apenas vídeo para texto. Você pode:
- Transformar uma publicação de blog num tweet popular;
- Transformar um vídeo do YouTube em múltiplas e pequenas versões;
- Transformar infográficos em populares publicações de LinkedIn;
- E muito mais.
Pense nisto como uma pirâmide. Comece com uma versão e vá, gradualmente, dividindo em versões mais pequenas para outros canais.
Todas as semanas, enviamos uma newsletter para cerca de 120 000 pessoas com todo o conteúdo que publicámos nessa semana.
Estas não são 120 000 pessoas aleatórias. São pessoas que nos disseram explicitamente que querem o nosso conteúdo.
O nosso segredo? Criámos uma lista de email.
Criar uma lista de email significa que detém um canal de comunicação. A qualquer momento que queira, pode comunicar com os seus fãs. Pode enviar ofertas, conteúdo, etc. — qualquer coisa que queira.
Então, como criar uma lista de email?
A forma mais fácil é oferecer algo em troca de uma subscrição. Na Ahrefs, mantemos a questão simples, oferecendo aos subscritores a entrega de mais do conteúdo que gostaram diretamente na sua caixa de entrada.
Pode ser um pouco mais “agressivo” ao oferecer uma “cenoura” — talvez um PDF da publicação ou um curso gratuito por email.
Quando bem feitos, os sorteios funcionam. Promovem o seu negócio, melhoram a notoriedade da marca e até aumentam a sua lista de email.
A chave principal é: “quando bem feitos”.
Digo isto porque imensos negócios fazem sorteios sem uma estratégia. Tudo o que fazem é simplesmente sortear o maior prémio que podem imaginar — um MacBook Pro, um iPhone, ou até um carro Tesla.
Sim, isto recebe muita atenção. Mas acaba por atrair compradores indecisos, caçadores de brindes e todos no planeta.
Este não é o objetivo do sorteio. O objetivo não é operar o maior sorteio do mundo; é eventualmente atrair pessoas relevantes para o seu negócio.
Isto significa que precisa de sortear algo que o seu público-alvo queira. A forma mais direta é dar o produto que está a vender. Por exemplo, na Ahrefs, costumávamos fazer sorteios sempre que patrocinávamos um podcast.
No entanto, se é uma nova empresa ou tem um novo produto que ninguém conhece, então pode não ser um prémio atraente. Neste caso, pode fazer uma parceria com uma empresa que visa um público idêntico, mas não compete consigo.
Por exemplo, há alguns anos, trabalhei numa startup onde vendíamos um produto totalmente novo: um casaco de massagens. Tínhamos apenas um protótipo funcional, então sortear o nosso produto não era uma opção. Como o nosso público-alvo eram pessoas com dores nas costas, fizemos parceria com uma empresa semelhante e distribuímos o seu produto como prémio.
Em troca, fizemos tudo o resto — configurar o sorteio, promovê-lo e partilhar a lista de e‑mail com a empresa patrocinadora.
Depois de decidir sobre um prémio adequado, pode usar um aplicativo gratuito como o KingSumo para configurar o sorteio.
Existem milhares de podcasts hoje. Provavelmente também existe um na sua área. E eles estão à procura de convidados.
Então, seja esse convidado.
Pode encontrar podcasts ao pesquisar no Google por “podcasts de [seu nicho]”. Mas pode descobrir que a maioria das sugestões são podcasts estabelecidos — provavelmente difíceis de entrar se for novo no circuito.
Uma forma alternativa seria procurar alguém na sua área que tenha sido convidado para muitos podcasts. Por exemplo, se vende uma aplicação de línguas, Steve Kaufmann é essa pessoa.
Adicione o site dessa pessoa no Explorador de Websites da Ahrefs, vá ao relatório de Backlinks, e procure o seu nome na caixa “Incluir”. Configure para pesquisar “apenas títulos de páginas com referência”.
You’ll see a list of places where he has been featured on podcasts.
Examine a lista e veja se há oportunidades de podcasts. Em seguida, estenda a mão ao anfitrião e apresente-se como um convidado.
Leitura recomendada: 12 lições que aprendi ao fazer mais de 20 entrevistas em podcasts em 4 meses
Blog de Convidados é quando escreve conteúdos para outros blogs..
Porque gostaria de fazer isto? Simples. Quando escreve para outro website, obtém exposição para o público dele. Também conseguirá ligações para o seu conteúdo. As pessoas que estiverem interessadas poderão clicar enviando-lhe tráfego referenciado. E como as ligações são um importante fator de posicionamento, podem ajudar a impulsionar as suas próprias páginas no Google.
Para começar, encontre websites que aceitem publicações de convidados. Pode fazê-lo através de alguns operadores de pesquisa avançada no Google:
- [o_seu_tópico] “escreva para nós”
- [o_seu_tópico] “publicação de convidado”
- [o_seu_tópico] “artigo de convidado”
- [o_seu_tópico] “torne-se autor”
- [o_seu_tópico] inurl:contribua
Embora seja uma boa forma de começar, não deve limitar-se apenas a esta tática. Existem muitos blogs que aceitam colaboradores convidados, mas não os procuram ativamente. No entanto, se eles publicaram sobre determinados tópicos antes, então há uma grande probabilidade de poderem estar interessados em publicações de convidados sobre um tópico semelhante.
Pode encontrar estes website utilizando o Explorador de Conteúdo. O Explorador de Conteúdo é um mini guia de pesquisa dentro da Ahrefs. É alimentado pela nossa base de dados de 5 mil milhões de páginas e pode usá-lo para encontrar menções a qualquer coisa na internet.
Comece por inserir uma palavra ou frase relevante no Explorador de Conteúdo. Defina‑o para uma pesquisa apenas “no título”.
Em seguida, marque a caixa “um artigo por domínio” para evitar entrar em contato com o mesmo website duas vezes.
Também pode restringir a lista concentrando-se em blogs que estão “no seu nível”. Defina o filtro de Classificação de Domínio para entre 21 e 70 para localizar esses sites.
Leitura recomendada: Blog de Convidados para SEO: Como Construir Ligações de Alta Qualidade em Escala
Pergunta rápida: o que o blog de convidados e a participação em podcasts têm em comum?
A resposta: explorar o público de outras empresas.
Se é uma empresa nova ou pequena, não tem seu próprio público. Mas os outros sim. Portanto, se pode fornecer-lhes algum benefício, como conteúdo gratuito de alta qualidade para blog de convidados, pode atingir o seu público e direcionar tráfego para o seu website.
Por exemplo, trabalhámos com o Buffer, uma ferramenta de agendamento de marketing digital, num webinar intitulado “Como obter tráfego no seu website com conteúdo persistente e marketing de redes sociais”.
Nenhum conjunto de ferramentas competiu com o outro. Mas nós os dois desejámos o mesmo público — uma combinação perfeita para a colaboração.
Aqui está a lição: procure oportunidades de trabalhar com empresas que atendam ao mesmo público, mas resolvam um problema diferente.
Quando lançámos o nosso casaco de massagens no Kickstarter há alguns anos, atingimos 200% da nossa meta de financiamento. O maior fator de contribuição foi uma tonelada de menções ganhas nos média.
Como o fizemos? Simples: enviamos os nossos casacos para jornalistas e influenciadores. Eles fizeram as suas revisões e escreveram artigos sobre o nosso produto. Acabámos em websites de tecnologia populares como o Engadget.
Mais recentemente, na Ahrefs, lançámos a Ferramentas para Webmasters. Da mesma forma, demos uma pré-visualização aos jornalistas, o que nos rendeu menções no Search Engine Journal e no Tech Radar.
Como descobre a quem deve enviar os produtos para revisão?
A maneira mais fácil é descobrir quem avaliou ou apresentou produtos semelhantes ao seu e, em seguida, entrar em contato e oferecer-lhes o seu produto para testes.
Para começar, faça brainstorming sobre 2 ou 3 negócios concorrentes. Então, insira essas marcas no Explorador de Conteúdo da Ahrefs. Por exemplo, se for uma empresa de colchões, então os seus potenciais concorrentes seriam Eight Sleep, Casper e Purple.
Verá muitas páginas que mencionam estas empresas.
Em seguida, clique no filtro “Destacar domínios desvinculados” e adicione o seu domínio. Isto mostrará sites que atualmente não possuem links para si.
Exporte a lista, entre em contato e tente fazer com que a sua empresa seja mencionada junto dos seus concorrentes.
Quer goste, quer não, os seus clientes irão comparar. Afinal, eles vão querer sempre o melhor retorno para os seus investimentos. Então, por que deveriam escolhê-lo em vez dos seus concorrentes?
Para responder a esta pergunta, pode criar uma página de comparação onde compara os prós e os contras entre a sua empresa e a de um concorrente.
Para descobrir com quem os seus clientes o estão a comparar, insira o nome da sua marca no Explorador de Palavras-chave da Ahrefs e vá para o relatório “Correspondência de frase”.
Na coluna “Termos”, procure palavras que significam que os clientes estão a comparar. Por exemplo, “vs” é um termo que nos diz que os clientes estão a comparar o Mailchimp com outra coisa. Clique nele e verá uma lista de diferentes pesquisas “vs”. Estas são as empresas com as quais os seus clientes estão a compará-lo.
Neste ponto, a maioria das empresas criará uma página de comparação onde irão vencer em todas as categorias. Mas, como o famoso publicitário David Ogilvy uma vez disse, “O cliente não é um idiota. Ela é sua esposa”. Os seus clientes verão através da ilusão e da tendência. Eles sabem que vencer em todos os conjuntos de recursos não é possível. Isso só vai destruir a confiança deles em si.
Em vez disto, aproveite a oportunidade para estar aberto sobre algumas deficiências. Mais uma vez, como David Ogilvy brincou no seu livro, Ogilvy on Advertising:
“Diga ao seu potencial cliente quais são os seus pontos fracos, antes que ele perceba. Isso torná-lo‑á mais confiável ao se gabar de seus pontos fortes”.
Para a nossa página de comparação, em vez de fazer uma comparação lado a lado, decidimos apresentar as classificações de sites de avaliação isentos.
Como pode ver, não tivémos as melhores avaliações em todas as plataformas. Mas vivemos perfeitamente bem com isso.
Não tenho dezenas de milhares de seguidores no Twitter. Não fui destaque na Forbes. Nem faço parte dos 30 com menos de 30 anos. Basicamente, não sou ninguém na indústria de marketing digital.
Mesmo assim, já falei em eventos como o Digital Marketing Skill Share em Bali.
Não importa em que setor esteja, haverá eventos em que pode ser convidado a partilhar a sua experiência. Não precisa ser um evento de nível Tony Robbins em que está a falar para 10 000 pessoas. Eventos locais para 50 pessoas são ótimos para muitos negócios.
Mais importante ainda, conseguem clientes.
Compreensivelmente, dada a situação de hoje, eventos presenciais estão fora de questão. Ainda assim, há muitos encontros online, palestras, etc., nos quais pode ser convidado a falar.
Na verdade, só recentemente participei online numa sessão de partilha com especialistas, com a RevoU, uma academia online com sede na Indonésia.
De acordo com o guru das redes sociais Gary Vaynerchuk, a maioria das empresas usa as redes sociais de maneira errada. Eles usam uma plataforma como o Instagram e publicam apenas conteúdo autopromocional (O Gary chama isso de “ganchos de direita”).
Em vez disso, o que eles deveriam fazer é envolver-se e conectar-se com o seu público primeiro (“lutar”) e apenas dar um “gancho de direita” no momento correto. As empresas deveriam estar a “lutar” mais — fornecendo conteúdo valioso e útil antecipadamente, antes de vender.
Por exemplo, se é um restaurante local, pode partilhar uma publicação de IGTV sobre como recriar a sua famosa carbonara. Em comparação com um típico “Venha hoje para uma deliciosa refeição italiana!”, o vídeo teria mais hipóteses de ser partilhado e alcançar pessoas que nem sabiam que o seu restaurante existe.
Preocupado com os clientes aprenderem a sua receita e potencialmente nunca mais o visitarem? Não se preocupe. Os chefs famosos partilham muitas vezes as suas receitas. Poderia, teoricamente, cozinhar qualquer coisa que o Gordon Ramsay criou, mas ainda assim visitará um dos seus restaurantes.
Na Ahrefs, tentamos criar o máximo possível de conteúdo de “luta”. Somos ativos no Twitter e frequentemente publicamos dicas de SEO e marketing digital, sem nenhum link:
Use a fórmula Problem-Agitate-Solve (PAS, Problema-Agitar-Resolver em português) para escrever uma introdução de publicação de blog incrível. Aqui está como funciona:
1. Identifique um problema 2. Agite esse problema cavando em sua dor 3. Prometa uma solução.
Use the Problem-Agitate-Solve (PAS) formula to write a kick-ass blog post intro.
Here’s how it works:
1. Identify a problem
2. Agitate that problem by digging into their pain
3. Promise a solution pic.twitter.com/8lwj80W1HA— Ahrefs (@ahrefs) May 13, 2020
Também o fazemos no LinkedIn:
A melhor parte? Estes conteúdos de “luta” não são criados do zero. São reaproveitados a partir do nosso conteúdo existente. Não há desperdício; cada conteúdo que produzimos vai além por nós.
Pensamentos finais
As táticas acima são geralmente gratuitas. Mas não se esqueça: se tiver orçamento, pode sempre comprar tráfego ao Google, Facebook, etc.
Esta é geralmente a forma mais rápida de começar e ver resultados.
Alguma pergunta ou tática que me tenha escapado? Diga-me no Twitter.