Como Encontrar Influenciadores no seu Nicho de Mercado (6 Passos Fáceis)

Como Encontrar Influenciadores no seu Nicho de Mercado (6 Passos Fáceis)

Avatar
Criativo baseado em dados, amante de chá, nerd de palavras, e dono de BrettGFriedman.com, o endereço de internet que eu chamo de casa.
    Está à procu­ra de influ­en­ci­adores para pro­mover o seu pro­du­to? Está no sítio certo.

    Con­stru­ir o seu próprio império de redes soci­ais pode demor­ar anos, enquan­to que os influ­en­ci­adores já têm a con­fi­ança e a atenção do seu público-alvo.

    Tudo o que pre­cisa de faz­er é pagar-lhes para mostrar o seu pro­du­to ou serviço.

    Neste arti­go, vai apren­der como encon­trar e escol­her o influ­en­ci­ador cer­to para o seu negó­cio em 6 pas­sos fáceis.

    Mas antes de tudo isto, pode estar a perguntar…

    Os influ­en­ci­adores têm três características:

    • Perí­cia recon­heci­da em um nicho do mercado
    • Uma audiên­cia ati­va e com taman­ho significativo
    • Habil­i­dade de inter­a­gir e influ­en­ciar a audiên­cia deles 

    Se a Ahrefs fos­se pagar a alguém para aumen­tar a sua audiên­cia, uma boa escol­ha seria um per­i­to em SEO como o Bri­an Dean.

    Mas eis o detal­he: emb­o­ra o Bri­an seja clara­mente um influ­en­ci­ador, não pode pagar-lhe para influ­en­ciar os seguidores dele. 

    Pes­soas como o Bri­an Dean requerem mais do que din­heiro para dis­cu­tir o seu pro­du­to. Eles requerem um bom pro­du­to. Por­tan­to, emb­o­ra ele seja um óti­mo influ­en­ci­ador para a Ahrefs, ele não é um bom can­dida­to para uma cam­pan­ha de mar­ket­ing de influenciador.

    Mas há cen­te­nas ou mil­hares de influ­en­ci­adores em quase todos os nichos do mercado…

    Influ­en­ci­adores apare­cem em todas as for­mas e taman­hos, por isso encon­trar a escol­ha cer­ta para o seu pro­du­to pode ser desafi­ador. Mas não tema! É mais fácil do que parece. Se con­hecer o seu pro­du­to e con­seguir plan­ear um orça­men­to, a par­tir daí é sem­pre a andar.

    Aqui está um proces­so para encon­trar influenciadores:

    1. Defi­na o seu orçamento
    2. Pro­cure influenciadores
    3. Ver­i­fique quais platafor­mas eles usam
    4. Pro­cure mais influ­en­ci­adores em platafor­mas populares
    5. Escol­ha os mel­hores influenciadores
    6. Faça o seu argumento

    Passo 1. Defina o seu orçamento

    Provavel­mente tem um número em mente sobre quan­to é que acha que esta exper­iên­cia vai cus­tar. Talvez seja um mil­har de euros, talvez seja um mil­hão. Qual­quer um dos dois está bem, mas perce­ba que quan­to está dis­pos­to a pagar vai deter­mi­nar que tipo de influ­en­ci­ador pre­cisa de encontrar.

    Influ­en­ci­adores vêm em todas as for­mas e taman­hos, des­de os chama­dos micro-influ­en­ci­adores até às cele­bri­dades da vida real. Aqui está o inter­va­lo, trazi­do a si pelos mel­hores design­ers da Ahrefs e pelo Revol­ta de Mar­ket­ing do Mark Scha­ef­fer.

    É difí­cil definir um número sobre pre­cisa­mente quan­to é que os influ­en­ci­adores em cada cat­e­go­ria cobram, mas é sufi­ciente diz­er que as coisas tor­nam-se mais caras à medi­da que o número de seguidores aumen­ta. Os preços tam­bém vari­am de acor­do com a rede social, assim como a inter­ação da audiên­cia e a sua intenção de com­prar (como perce­ciona­do pelo seu influenciador).

    Por­tan­to, emb­o­ra um tweet de um nano-influ­en­ci­ador pos­sa cus­tar-lhe 2€, um arti­go de uma cele­bri­dade pode cus­tar 60 mil­hões de euros. Se está a ler isto, as suas neces­si­dades provavel­mente estão algures no meio.

    Bas­ta saber o seu número e começar a procurar…

    Passo 2. Procure influenciadores

    Dig­amos que tem alguns mil­hões para gas­tar e quer cele­bri­dades reais. Há uma for­ma de o faz­er e isso é con­tac­tar direc­ta­mente. Vai pre­cis­ar de um diretório de agentes para encon­trar as pes­soas que con­hecem as pes­soas delas.

    Se escol­her o cam­in­ho das cele­bri­dades influ­en­ci­ado­ras, é dupla­mente impor­tante que elas sejam per­i­tas no seu nicho de mer­ca­do (ou um rela­ciona­do) e rece­bam paga­men­to para influenciar!

    A Kim Kar­dashi­an é uma influ­en­ci­ado­ra muito con­heci­da. Mas para a Ahrefs, ela seria provavel­mente inútil. A audiên­cia dela está quase cer­ta­mente desin­ter­es­sa­da em SEO.

    Dito isto, alguém como o Tim Fer­riss dev­e­ria fun­cionar. Emb­o­ra ele não seja um fanáti­co de SEO, ele é recon­heci­do como um per­i­to em mar­ket­ing dig­i­tal, e isso é semel­hante o sufi­ciente. A audiên­cia dele está reple­ta de profis­sion­ais de mar­ket­ing e empreende­dores que iri­am ben­e­fi­ciar da Ahrefs.

    Mas e se não con­hecer nen­hu­ma cele­bri­dade no seu nicho de mer­ca­do ou só tem orça­men­to para influ­en­ci­adores macro, micro, ou nano?

    Abra uma fol­ha de cál­cu­lo como esta para mon­i­tor­izar as suas descober­tas e prepare-se..

    Está na altura de sujar as mãos. 

    a) Procure pessoas que escreveram sobre o seu tópico

    Se alguém está impla­cavel­mente a pub­licar arti­gos sobre tópi­cos rela­ciona­dos com a sua indús­tria, é prováv­el que eles aglom­er­aram seguidores.


    Pode encon­trar estas pes­soas no Explo­rador de Con­teú­do, uma base de dados pesquisáv­el com ≈7 mil mil­hões de páginas.

    Aqui está como:

    1. Abra o Explo­rador de Conteúdo
    2. Insira um tópi­co relevante
    3. Mude o modo de pesquisa de “em todo o sítio” para “no títu­lo” para obter os resul­ta­dos mais relevantes
    4. Pri­ma pesquisar
    5. Vá para o sep­a­rador dos autores

    Aqui pode ver os nomes das pes­soas que escrever­am sobre o tópi­co que escol­heu, quan­tas pub­li­cações delas temos na nos­sa base de dados e, para algu­mas, quan­tos seguidores no Twit­ter elas têm.

    Olhe para os autores que falam mais sobre o seu tópi­co. O nos­so próprio Joshua Hard­wick tem um total impres­sio­n­ante de 14 pági­nas com “link build­ing” nos títu­los. O prováv­el é que ele seja um per­i­to nis­so. E com mais de 6 mil seguidores só no Twit­ter, ele provavel­mente tem uma audiên­cia ativa.

    Adicione‑o à sua fol­ha de cál­cu­lo e preen­cha o resto dos dados dos seus seguidores onde pud­er encon­trar. Faça o mes­mo para todos os autores que poderão encaixar no seu orça­men­to e preen­cham o critério da posição de “influ­en­ci­ador”.

    b) Procure pessoas que falam sobre os seus competidores

    Pes­soas que falam dos seus com­peti­dores são mais prováveis a falar sobre si. E se eles ain­da não o fiz­er­am, é uma boa altura de os deixar saber que existe!

    No Explo­rador de Con­teú­do:

    1. Mude o tópi­co da pesquisa para o seu com­peti­dor mais próximo
    2. Mude de “no títu­lo” para “no conteúdo” 
    3. Ver­i­fique o sep­a­rador “Autores” para analisar

    Mais uma vez, per­cor­ra a lista dos autores, tome nota de alguém que parece preencher as suas neces­si­dades e depois prossiga.

    c) Procure por autores em websites populares da indústria

    Cada indús­tria tem as suas pub­li­cações de renome. Den­tro destas pub­li­cações há dezenas de influ­en­ci­adores, tam­bém chama­dos de escritores.

    Se já con­hece as grandes pub­li­cações na sua indús­tria, pode encon­trar influ­en­ci­adores facil­mente através da visi­ta aos arti­gos e ver o nome dos autores que os escreveram.

    Se a sua indús­tria é SEO, poderá ir a ahrefs.com/blog para encon­trar pes­soas como Patrick Stox e Ilia Markov. 

    A maio­r­ia dos autores têm uma pági­na biográ­fi­ca com lig­ações para os seus per­fis nas redes soci­ais, por isso pode rap­i­da­mente ver­i­ficar se eles têm uma audiên­cia. Se eles tiverem, tome nota deles na sua folha.

    No entan­to, como este proces­so con­some tem­po, pode acel­er­ar isto usan­do o Explo­rador de Conteúdo.

    1. Faça uma pesquisa por site:publicação.com 
    2. Mude para “Em todo o sítio”
    3. Clique no sep­a­rador “Autores”.

    Se ain­da não con­hecer as grandes pub­li­cações na sua indús­tria, pode encon­trá-las no Explo­rador de Conteúdo:

    1. Pesquise por um tópi­co no Explo­rador de Conteúdo 
    2. Mude para “No título” 
    3. Clique no sep­a­rador “Web­sites”

    Pode repe­tir o proces­so aci­ma para cada um destes websites.

    Passo 3. Verifique quais plataformas eles usam

    O Explo­rador de Con­teú­do mostra a con­tagem de seguidores para muitos autores. 

    Para aque­les com uma con­tagem den­tro do inter­va­lo dese­ja­do, clique no número abaixo de “web­sites” e vá para o web­site pes­soal deles. Se eles tiverem qual­quer pre­sença online, irá encon­trar os links para as redes soci­ais deles lá.

    Se nós fiz­er­mos isso para o Andrew Den­nis, nós vemos alguns websites.

    Vis­to que ele pub­li­cou a maio­r­ia do con­teú­do em pageonepower.com, é quase cer­ta­mente o seu web­site pes­soal. Por­tan­to, vamos clicar no número na col­u­na “Total de pági­nas” para ver os arti­gos que ele tem escrito lá.

    Se nós cli­car­mos em cada um destes arti­gos e ver­i­ficar a sua biografia de autor, nós podemos encon­trar lig­ações para os seus per­fis nas redes sociais.

    À medi­da que per­corre este proces­so, vai começar a apren­der as platafor­mas em que os influ­en­ci­adores no seu nicho de mer­ca­do são mais ativos. Isto é impor­tante para o próx­i­mo pas­so, onde vamos inten­si­ficar a nos­sa caça ao tesouro.

    Passo 4. Procure mais influenciadores em plataformas populares

    Ago­ra que sabe quais as platafor­mas que são pop­u­lares no seu nicho de mer­ca­do, tem uma boa ideia onde o seu públi­co-alvo se agre­ga online. 

    Vis­to que os influ­en­ci­adores de SEO são mais pop­u­lares no Twit­ter, é uma assunção razoáv­el que as audiên­cias de SEO se agreguem no Twit­ter. Para encon­trar mais influ­en­ci­adores, vamos olhar para o Twitter.

    A sua audiên­cia pode estar noutro sítio. Feliz­mente, a maio­r­ia das platafor­mas de redes soci­ais têm fer­ra­men­tas ded­i­cadas para encon­trar influenciadores.

    1. Encon­tre influ­en­ci­adores no YouTube
    2. Encon­tre influ­en­ci­adores no Twitter
    3. Encon­tre influ­en­ci­adores no Instagram
    4. Encon­tre influ­en­ci­adores no TikTok
    5. Encon­tre influ­en­ci­adores no Pin­ter­est, Face­book, Snapchat e Twitch

    Como encontrar influenciadores no YouTube

    Se está à procu­ra de influ­en­ci­adores de vídeo, Influenex anexa canais do YouTube e vídeos com con­tagem de sub­scritores, visu­al­iza­ções em média por vídeo, taxas de inter­ação, duração do vídeo e a data do últi­mo car­rega­men­to. Eles tam­bém têm um pro­pri­etário “Influenex Score” para dar-lhe uma leitu­ra ráp­i­da sobre o poten­cial ROI de con­tratar um influenciador.

    Bas­ta inscr­ev­er-se no perío­do de exper­i­men­tação deles para aced­er a todas as fun­cional­i­dades. (Des­man­cha praz­eres: o perío­do de exper­i­men­tação é infinito.)

    Pode tam­bém usar o pesquisador de vídeos para encon­trar pes­soas que falam sobre os seus tópi­cos, empre­sa e com­peti­dores, como fize­mos ante­ri­or­mente com websites.

    Sabe que é efi­caz quan­do o Bri­an Dean é o resul­ta­do do topo!

    Como encontrar influenciadores no Twitter

    Fol­low­er­wonk é um motor de bus­ca leve para con­tas de Twit­ter. Bas­ta escr­ev­er a palavra-chave na bar­ra de pesquisa para encon­trar per­fis que cor­re­spon­dem à con­tagem de seguidores no Twit­ter que dese­ja, a fre­quên­cia de tweets, idade da con­ta, e  “Social Author­i­ty,” a pon­tu­ação de influ­en­ci­ador do próprio Followerwonk.

    O nív­el gra­tu­ito do Fol­low­er­wonk per­mite 5000 lista­gens, o que deve ser sufi­ciente para a maio­r­ia das pes­soas. Para resul­ta­dos ilim­i­ta­dos, os planos pagos vão de 23 a 79 dólares por mês.

    DICA PROFISSIONAL

    Pode tam­bém usar a secção do Explo­rador de Con­teú­do “Quem fez Tweet” para encon­trar mais influ­en­ci­adores do nicho do mercado. 

    1. Volte para o Explo­rador de Conteúdo
    2. Pesquise um tópi­co especí­fi­co ao seu produto
    3. Ordene por “Par­til­has no Twitter”
    4. Clique detal­h­es à dire­i­ta da pági­na relevante
    5. Vá para o sep­a­rador “Quem fez Tweet”

    Está ago­ra a ver uma lista de pes­soas, orde­nadas por pop­u­lar­i­dade, que fiz­er­am tweet de um arti­go que é especí­fi­co ao seu pro­du­to. Adi­cione-os à sua fol­ha de cálculo!

    Como encontrar influenciadores no Instagram

    Heep­sy é um motor de bus­ca de Insta­gram (e YouTube) alta­mente fil­tráv­el. Vai ter que se inscr­ev­er neste tam­bém, mas a especi­fi­ci­dade do resul­ta­do vale bem a pena. Jun­ta­mente com os fil­tros comuns (inter­ação, seguidores, local­iza­ção, lin­guagem), pode fil­trar pela disponi­bil­i­dade da infor­mação de con­tac­to, esti­ma­ti­vas de cus­to, e um con­jun­to de atrib­u­tos de audiên­cia como idade, género, inter­esse, e até mes­mo aut­en­ti­ci­dade.

    Vai reparar que os resul­ta­dos estão lim­i­ta­dos de 2 a 12 por pesquisa, e que as pesquisas estão lim­i­tadas de 5 a 10 por dia, quan­do está no perío­do de exper­i­men­tação. O inter­va­lo de preço varia entre 49 e 269 dólares por mês. E tudo bem porque a próx­i­ma fer­ra­men­ta tam­bém inclui Instagrammers…

    Como encontrar influenciadores no TikTok

    InBeat é uma das mel­hores bases de dados para se focar nos Tik­Tok­ers. Ela inclui fil­tros padrão (inter­ação, seguidores, local­iza­ção, lin­guagem) para além de algu­mas habil­i­dades úni­cas. InBeat inclui os oper­adores AND e OR, cor­re­spondên­cia de tex­to nos nomes de uti­lizadores, biografias, ou pub­li­cações (bas­tante como na Ahrefs), para além de pesquisas por palavras-chave, hash­tag, menção e nomes de utilizador.

    Como o Heep­sy, o InBeat requer um plano pago após um cer­to número de influ­en­ci­adores ter sido descober­to. Os preços vari­am entre 35 e 400 dólares por mês.

    Como encontrar influenciadores no Pinterest, Facebook, Snapchat e Twitch

    Se a sua audiên­cia está ape­nas no Pin­ter­est, Face­book e/ou Snapchat, não se preocupe. 

    Há motores de bus­ca para múlti­plas platafor­mas que os incluem. Eles ten­dem a requer­er paga­men­tos adi­anta­dos, inscrições, ou chamadas de ven­das, mas eles cumprem o objetivo.

    Influence.co

    Influence.co agre­ga a audiên­cia total dos influ­en­ci­adores e con­ve­nien­te­mente colo­ca um “preço ini­cial” para a maio­r­ia dos resultados.

    Platafor­mas: Face­book, Pin­ter­est, Snapchat, Insta­gram, Youtube, Twit­ter e blogs. 

    Preço: 6 meses por 3600 dólares. 12 meses por 5700 dólares.

    Inscrição requeri­da: Sim

    Chama­da de ven­das requeri­da: Não

    Scrunch

    Scrunch inclui o cus­to esti­ma­do por pub­li­cação, o alcance social total e inclui tópi­cos ou eti­que­tas pop­u­lares para cada influ­en­ci­ador por um preço.

    Platafor­mas: Face­book, Insta­gram, Youtube, Twit­ter, TikTok.

    Preço: 199 a 2.999 dólares por mês 

    Inscrição requeri­da: Sim

    Chama­da de ven­das requeri­da: Não

    Brand24 

    Brand24 é uma platafor­ma de escu­ta social que fornece análise de sen­ti­men­to, aler­tas de email, e uma pon­tu­ação de influ­en­ci­ador exclusiva.

    Platafor­mas: Face­book, Insta­gram, Youtube, Twit­ter, Pod­casts, e Web­sites (Blog, Fóruns, Notí­cias, e Web com fil­tros separados.)

    Preço: 49 dólares por mês, 99 dólares por mês e 199 dólares por mês.

    Inscrição requeri­da: Sim

    Chama­da de ven­das requeri­da: Não

    Hype Auditor 

    Hype Audi­tor é um pro­gra­ma tudo-em-um com a fun­cional­i­dade rara de avaliar a fal­si­dade de uma audiên­cia de um influenciador.

    Platafor­mas: Insta­gram, Youtube, TikTok.

    Preço: 299 dólares por mês

    Inscrição requeri­da: Sim

    Chama­da de ven­das requeri­da: Não

    Hypr Brands 

    Hypr Brands é mais uma base de dados semi-grátis de influ­en­ci­adores com fil­tros de audiên­cia refi­na­dos, como o Rendi­men­to do Domicílio. 

    Platafor­mas: Face­book, Pin­ter­est, Insta­gram, Youtube, Twitter.

    Preço: Cotações personalizadas.

    Inscrição requeri­da: Sim

    Chama­da de ven­das requeri­da: Não

    Grin 

    Grin é o SaaS com mel­hor desem­pen­ho de mar­ket­ing de influ­en­ci­ador da G2 do Inver­no de 2021.

    Platafor­mas: Twitch, Face­book, Insta­gram, Youtube, Twit­ter, TikTok.

    Inscrição requeri­da: Sim

    Chama­da de ven­das requeri­da: Sim

    Open Influence 

    Open Influ­ence é um pro­gra­ma e serviço que tra­bal­ha com empre­sas da For­tune 500s em todas as indústrias. 

    Platafor­mas: LinkedIn, Twitch, WeChat, Wei­bo, Face­book, Pin­ter­est, Snapchat, Insta­gram, Youtube, Twit­ter, Tik­Tok, Blogger.

    Inscrição requeri­da: Sim

    Chama­da de ven­das requeri­da: Sim

    Upfluence 

    Upflu­ence é uma base de dados de influ­en­ci­adores e fer­ra­men­ta de alcance foca­da em ROI e dirigi­do por IA.

    Platafor­mas: Word­Press, Twitch, Face­book, Pin­ter­est, Insta­gram, Youtube, Twit­ter, TikTok.

    Inscrição requeri­da: Sim

    Chama­da de ven­das requeri­da: Sim

    Intellifluence 

    Intel­liflu­ence é uma solução tudo em um menos con­heci­da com influ­en­ci­adores de platafor­mas raras.

    Platafor­mas: Red­dit, Sound­Cloud, Pod­casts, Ama­zon Reviews, iOS and Android Reviews, Twitch, LinkedIn, Face­book, Pin­ter­est, Insta­gram, Youtube, Twit­ter, TikTok.

    Inscrição requeri­da: Sim

    Chama­da de ven­das requeri­da: Sim

    Sideqik 

    Sid­e­qik é uma fer­ra­men­ta de descober­ta com fil­tros exten­sos e com uma função de procu­ra de influ­en­ci­adores semelhantes 

    Platafor­mas: Tum­blr, Twitch, Face­book, Pin­ter­est, Snapchat, Insta­gram, Youtube, Twit­ter, Tik­Tok, Blogs.

    Inscrição requeri­da: Sim

    Chama­da de ven­das requeri­da: Sim

    Se por aca­so nen­hu­ma destas platafor­mas tem o que pre­cisa, ou o seu orça­men­to é demasi­a­do aper­ta­do para as com­prar, pode sem­pre usar as fer­ra­men­tas de pesquisa das próprias plataformas.

    De qual­quer for­ma, assim que tiv­er uma lista sól­i­da, vai pre­cis­ar de escol­her os influ­en­ci­adores cer­tos com os quais interagir.

    Passo 5. Escolha os melhores influenciadores

    Por instin­to, pode se sen­tir atraí­do para a pes­soa mais pop­u­lar na sua lista, isto é, a pes­soa com mais seguidores. Mas man­ten­ha em mente que o que real­mente impor­ta é o Retorno do Inves­ti­men­to (ROI), não o taman­ho da audiência.

    Dis­to isto, é difí­cil cal­cu­lar os retornos quan­do está incer­to de quan­to o inves­ti­men­to vai cus­tar e quan­to vai con­seguir através dele. Além dis­so, o preço do seu pro­du­to, margem, o mer­ca­do total endereçáv­el e todas as métri­c­as de lucros par­tic­i­pam no que uma exper­iên­cia de mar­ket­ing de influ­en­ci­ador vale.

    Para a Ahrefs, o cál­cu­lo do ROI do influ­en­ci­ador parece-se algo como isto:

    Esti­ma­ti­va do ROI = 

    (Taman­ho da Audiên­cia x Est. da Taxa de Con­ver­são x VV) — (Cus­tos Mar­gin­ais + ‘Cus­to do Influ­encer’ + ‘Cus­to Pro­du­to Gratuito’)

    Por exem­p­lo, nós quer­e­mos usar o Tim Fer­riss. Nas várias platafor­mas, ele tem um mon­tante por­reiro de 31.274.845 seguidores. Vis­to que a audiên­cia da Ahrefs está prin­ci­pal­mente no Twit­ter, nós vamos hipoteti­ca­mente pedir-lhe para faz­er uma pub­li­cação no Twit­ter sobre a Ahrefs.

    O Tim tem 1,7 mil­hões de seguidores no Twit­ter. O Tim é um profis­sion­al de mar­ket­ing genial, mas para ser con­ser­vador, vamos esti­mar que o tweet dele vai con­vert­er 0,01% dos seus seguidores. Isso são 170 novos utilizadores.

    Ago­ra vamos fac­tor­izar o val­or vitalí­cio (VV) de um cliente da Ahrefs. Para sim­pli­ci­dade, vamos assumir que é 1.000 dólares.

    Sumário da Equação Parte 1

    Taman­ho da Audiên­cia =1.700.000

    Taxa de con­ver­são esti­ma­da = 0,01%

    VV = 1.000 dólares

    Nota adi­cional.
    1 Téc­ni­ca­mente, deve usar as impressões, não os seguidores. Pode faz­er isto ao mul­ti­plicar a taxa média de inter­ação pelo número médio de impressões adi­cionais por inter­ação e adi­cionar isso ao número de seguidores. Nós não faze­mos isto para man­ter as coisas simples.

    Estes três números com­bi­na­dos deter­mi­nam as ven­das expec­táveis da operação.

    Ven­das Expec­táveis =  1.700.000 x 0,0001 x $1.000 = $170.000

    Está na altura de sub­trair os custos. 

    Os cus­tos mar­gin­ais são todos os cus­tos asso­ci­a­dos com a pro­dução do seu pro­du­to ou serviço. Para pro­du­tos físi­cos, vai pre­cis­ar de incluir coisas como a embal­agem e o fab­ri­co. Para pro­du­tos dig­i­tais, cus­tos de inte­gração e de servidores.

    Por­tan­to, se cada novo cliente cus­ta 100 dólares, e o Tim dá 170 clientes, isso é 17.000 dólares.

    O Tim obtém um mês grátis de Ahrefs para poder cer­ti­ficar-se que o pro­du­to vale a pena par­til­har com a sua audiên­cia. Isto é 99 dólares.

    Vamos diz­er que o “cus­to de influ­en­ci­ador” do Tim é 25.000 dólares.

    Adi­cional­mente, a Ahrefs iria provavel­mente pre­cis­ar de usar uma platafor­ma ou diretório de agentes para entrar em con­tac­to com o Sr. Fer­riss. Vamos assumir que isto é 12.500 dólares.

    Sumário da Equação Parte 2

    Cus­to mar­gin­al = 1700 dólares

    Cus­to do Pro­du­to Grátis = 99 dólares

    Cus­to de Influ­en­ci­ador = 25.000 dólares

    Cus­to do Agente ou da Platafor­ma = 12.500 dólares

    Cus­tos totais = 17.000 + 99 + 25.000 + 12.500 = 54.599 dólares

    Por­tan­to o cál­cu­lo final vai pare­cer-se com isto:

    ROI Esti­ma­do = Ven­das Expec­táveis — Total de Custos

    ROI Esti­ma­do = 170.000 — 54.599 = 115.401 dólares

    Clara­mente, vale a pena pagar pelo Tim Fer­riss. Note que os seus resul­ta­dos vão vari­ar extrema­mente basea­do no tipo do seu pro­du­to e no influ­en­ci­ador. O Tim Fer­riss é muito pos­sivel­mente o mel­hor influ­en­ci­ador de todos os tempos.

    Passo 6. Faça o seu argumento

    Assim que tiv­er encon­tra­do um influ­en­ci­ador pelo qual vale a pena pagar, pre­cisa de ten­tar con­vencê-lo. Isto pode ser mais difí­cil do que pode pen­sar e muitos influ­en­ci­adores vão rejeitar a sua ofer­ta ou mes­mo ignorá-lo.

    É por isso que é imper­a­ti­vo que con­tacte uma mão cheia deles de uma vez. Depois de cal­cu­lar o ROI de todos os seus influ­en­ci­adores lis­ta­dos, escol­ha uma mão cheia deles para con­tac­tar ao mes­mo tempo.

    Se alguns respon­derem, com­pare as ofer­tas deles. Se ninguém respon­der, con­tin­ue para o próx­i­mo grupo.

    Mas nós quer­e­mos ter a certeza que vai obter respostas. Por isso, assim que a sua lista estiv­er prepara­da, está na altura de entrar em contacto…

    Alcance é uma arte por si só. Feliz­mente, a maio­r­ia dos con­sel­hos anda à vol­ta de “O Que Eu Gan­ho Com Isso?” para o seu alvo. Quan­do con­tac­ta um influ­en­ci­ador, está a ofer­e­cer din­heiro e pro­du­tos grátis. Eles ten­dem a gostar dis­so. E se ofer­e­ceu din­heiro para per­suadir o alvo, então a transação deve ser bas­tante simples.

    Com isto em mente, o dire­tor de mar­ket­ing da Ahrefs Tim Soulo testou o mundial­mente famoso con­sel­ho sobre alcance frio que sobre­viveu ao teste do tempo.

    E um dos mel­hores escritores da Ahrefs, Si Quan Ong, tem con­sel­ho igual­mente de ouro especí­fi­co sobre faz­er o argu­men­to com os influ­en­ci­adores.

    Como o Tim e o Si Quan, em vez de dar-lhe um mod­e­lo, eu ofer­eço con­sel­ho: seja genuíno. Inves­tigue o seu influ­en­ci­ador algo, rela­cione-se com ele, e dê-lhe uma razão para gostar de si o sufi­ciente para tra­bal­har consigo.

    Por falar em pes­soas que gostam de si, às vezes a mel­hor estraté­gia é encon­trar pes­soas que já con­hecem a sua mar­ca e dar-lhes um empurrão.

    Pode faz­er isto com os Aler­tas Ahrefs.

    1. Vá aos Aler­tas Ahrefs
    2. Clique no sep­a­rador “Menções”
    3. Clique em “+ Novo alerta”
    4. Insira o nome da sua mar­ca como o ter­mo de pesquisa
    5. Adi­cione o seu domínio para os “Domínios bloqueados”
    6. Defi­na o seu inter­va­lo de aler­ta (diário ou semanal)
    7. Clique “Adi­cionar”

    Defi­na um novo aler­ta para o nome da sua empre­sa. Todos os dias, sem­anas, ou mês, o que escol­her, vai rece­ber um email com todas as refer­ên­cias à sua empre­sa na web.

    Os arti­gos são orde­na­dos pelo número de par­til­has soci­ais e Pon­tu­ações do Domínio. Abra alguns dos resul­ta­dos do topo para ver onde foi men­ciona­do. Se a menção é favoráv­el, então adi­cione-os à sua lista. Se foi des­fa­voráv­el, fale com o autor sobre a exper­iên­cia dele. Vai obter comen­tários valiosos e uma oportunidade.

    Pensamentos finais

    Encon­trar influ­en­ci­adores é fácil com as fer­ra­men­tas e con­hec­i­men­to cer­to e um pouco de tempo.

    Nós acabamos de dar-lhe as fer­ra­men­tas e o con­hec­i­men­to, mas se está com fal­ta de tem­po, há pes­soas que vão faz­er tudo por si.

    Elas são chamadas agên­cias. Eles são mágicas.

    Aqui está uma lista de 100 que vão ajudá-lo a encon­trar influ­en­ci­adores que encaix­am com o seu pro­du­to, conec­tá-lo com eles, e gerir toda a interação. 

    Bas­ta cer­ti­ficar-se que adi­ciona o cus­to da agên­cia no seu cál­cu­lo do ROI!

    E se ain­da tiv­er questões ou con­fundir-me com um influ­encer, dá-me o teu mel­hor no Twit­ter.