Diretor de conteúdo da Ahrefs (ou, de forma simplificada, sou o responsável por garantir que cada artigo no blog que aqui publicamos é ÉPICO).
Muitas pessoas pensam que SEO é muito difícil e não vale o esforço. Não é verdade. Os princípios básicos do SEO são bastante simples. E com 57.8% de todo o tráfego web vindo do Google, é certamente algo que vale a pena aprender se tiver um website.
Se pensa que o básico não é suficiente para ficar bem posicionado, pense novamente. A maioria das pessoas que gerem websites tem um entendimento muito limitado de SEO, então saber o básico pode certamente ajudá-lo a ter sucesso.
Vamos primeiro nos certificar que entendemos os fundamentos de SEO, incluindo porque é importante e como se compara com outros canais de marketing.
Porque o SEO é importante?
A maioria do tráfego da web vem dos resultados orgânicos do Google.
Noutras palavras: a pesquisa orgânica é responsável por mais tráfego do que todas as outras fontes de tráfego combinadas.
Se ler o nosso guia sobre como funcionam os motores de pesquisa, saberá que o Google e outros motores de pesquisa escolhem o posicionamento das páginas com base em centenas de sinais. O SEO é importante porque é o processo de impulsionar esses sinais para melhor posicionar nos resultados de pesquisa.
Quais são os benefícios do SEO?
Um melhor posicionamento é o benefício mais elogiado do SEO, mas o posicionamento é, na verdade, apenas um meio para atingir um fim. Muitos dos reais benefícios do SEO estão relacionados com tráfego.
1. SEO leva a mais tráfego
Como a maioria das pessoas tende a clicar num dos primeiros resultados da pesquisa, um melhor posicionamento geralmente conduz mais tráfego para o seu website.
Por exemplo, observe os três principais resultados de “submeter website em motores de pesquisa”. Usando o Explorador de Palavras-Chave da Ahrefs, podemos verificar que a página com melhor posicionamento parece obter o maior tráfego orgânico, seguido da segunda, depois a terceira, etc.
O nosso estudo descobriu que estas observações são genericamente verdade em todo o quadro, já que o posicionamento se correlaciona fortemente com o tráfego geral para uma página.
2. SEO leva a tráfego consistente
O posicionamento nos motores de pesquisa normalmente leva a tráfego consistente e passivo. Esse raramente é o caso para meios como redes sociais ou email marketing, que geralmente resultam em picos de tráfego que rapidamente se desvanecem para o nada.
Isto acontece porque as redes sociais são desenhadas para trazer à tona novo conteúdo. Os emails são frequentemente marcados como lidos, esquecidos ou caem na caixa de spam. No entanto,como o número de pesquisas realizadas nos motores é tipicamente consistente mês a mês, o tráfego tende a ser consistente e passivo após o bom posicionamento.
3. SEO leva a tráfego ‘grátis’
Ao contrário de pagar por anúncios, o tráfego de pesquisa é ‘grátis’.
Isto é muito importante porque os anúncios em motores de pesquisa podem ser caros.
Por exemplo, de acordo com o Explorador de Websites da Ahrefs, o Blog da Ahrefs recebe cerca de 390 mil visitas por mês de motores de pesquisa. Se pagássemos ao Google por esse tráfego, custar-nos-ia uma estimativa de um milhão de dólares por mês.
Obviamente, criar conteúdo com bom posicionamento no Google não é gratuito, mas é geralmente barato em comparação com anúncios pagos.
Como colocar o seu website no Google?
O SEO ajuda‑o a ter melhor posicionamento, mas não conseguirá posicionamento se o Google nem souber que o seu website existe.
O Google vai eventualmente encontrar o seu website por si só, mas há um par de benefícios importantes em submeter o seu website manualmente:
Descoberta mais rápida. A maioria dos websites não tem backlinks de outros websites, então pode demorar algum tempo até o Google os descobrir.
Melhore o seu website. O Google Search Console dá recomendações sobre como melhorar e otimizar o seu website.
O primeiro passo para submeter o seu website no Google é encontrar o seu sitemap.
Sitemaps são ficheiros que listam todas as páginas importantes no seu website. Pode geralmente encontrar o seu ao digitar um destes URLs no seu navegador:
website.com/sitemap.xml
website.com/sitemap_index.xml
Se não estiver lá, vá a website.com/robots.txt e, geralmente, estará lá listado.
Ter o seu website indexado nos motores de pesquisa significa que está na corrida, não que tenha probabilidade de vencer. É aqui que entra o SEO. O SEO é um processo contínuo que, se bem executado, aumenta as suas hipóteses de ganhar com o tempo.
É muito mais fácil executar um bom SEO quando o seu website está configurado corretamente para ter sucesso no SEO.
Não entre em pânico se já registou um domínio. Provavelmente, está perfeitamente bem e não atrapalha os seus esforços no SEO. Mas se ainda não escolheu um, vale a pena manter em mente estes dois atributos de um bom domínio:
1. Nome de domínio
Em primeiro lugar, não se preocupe em incluir as suas palavras-chave. O seu domínio não precisa de ser restauranteitalianolisboa.com para que os motores de pesquisa perceberem do que se trata.
Aqui estão alguns atributos de um bom domínio:
É o nome da sua empresa
Não tem hífens
É curto e memorável
2) TLD
TLD significa top-level domain (domínio de topo, em português). É a parte depois do nome, como .com, .org, or .co.uk.
John Mueller, da Google, diz que o seu TLD não faz diferença para o SEO. Contudo, para a maioria dos negócios, .com é geralmente o melhor se o conseguir obter, porque é o mais reconhecido e confiável.
Se for uma instituição de caridade, .org ou o equivalente do seu país (e.g., .org.pt) também funciona.
Se apenas faz negócios num país fora dos Estados Unidos, o seu ccTLD (e.g., .pt) estará bem.
Provavelmente, é melhor evitar TLDs como .info e .biz que tendem a ser associados a websites de baixa qualidade, mas não é o fim do mundo se tiver um. Pode, na mesma, construir um website legítimo que se posicione.
Use uma plataforma de websites
A maioria das pessoas não programa o seu website de raiz com HTML e CSS. Usam plataformas de websites. Estas são softwares que permitem que pessoas com pouca ou nenhuma capacidade de programação criem um website, giram o conteúdo com facilidade e cuidem de detalhes técnicos aborrecidos.
Há dois tipos de plataformas de websites.
Plataformas alojadas
Plataformas alojadas fazem tudo num só local. Hospedam o seu website, fornecem designs prontos que pode instalar e editar com facilidade e permitem que crie e gira o conteúdo sem ter que tocar em código.
Plataformas auto-alojadas
Plataformas auto-alojadas também lhe permitem criar e gerir conteúdo sem programar. A diferença é que terá que hospedar e instalá-la por si.
Nota adicional.
O WordPress tem também uma solução alojada em wordpress.com.
Que tipo de plataforma deve escolher?
A maioria dos profissionais SEO recomenda uma plataforma de código-fonte aberto auto-alojada, como o WordPress, porque:
● É personalizável, pois pode editar o código-fonte aberto como quiser e há uma vasta comunidade de desenvolvedores que conhecem a plataforma de trás para a frente.
● É extensível, pois há milhões de plug-ins prontos que podem estender a sua funcionalidade, incluindo milhares de plug-ins de SEO.
Se quiser a nossa recomendação, é uma solução auto-alojada como o WordPress.
Contudo, se valoriza a facilidade de utilização e suporte, uma solução alojada como o Wix ou o Squarespace pode ser a melhor escolha. A verdade é que a maioria das plataformas alojadas mais conhecidas fornece recursos de SEO mais do que suficientes para a maioria das pessoas.
Por isso, não se preocupe em mudar para o WordPress se já estiver a utilizar uma plataforma diferente..
Use um bom alojamento web
Os alojamentos web armazenam o seu website num disco rígido que pode ser acedido por qualquer pessoa com conexão à internet.
Se estiver a utilizar uma plataforma alojada para o seu website, tem pouco controlo sobre a hospedagem. Mas se estiver a utilizar uma plataforma auto-alojada como o WordPress, cabe-lhe encontrar onde hospedá-la.
Então, como escolher um bom alojamento web para SEO?
A maioria dos guias de SEO afirma que o alojamento dedicado é melhor do que o alojamento partilhado. Isso é verdade, mas não faz muita diferença até que o seu website receba muito tráfego. Alojamentos baratos de qualquer empresa respeitável são adequados para a maioria das pessoas; não há muita diferença no desempenho entre alojamentos quando paga alguns dólares por mês.
No entanto, existem algumas coisas que são importantes:
Segurança. Garanta que o alojamento oferece um certificado SSL/TLS ou suporta LetsEncrypt — uma organização sem fins lucrativos que fornece certificados TLS gratuitos.
Localização do servidor. Leva algum tempo para que os dados naveguem entre o servidor e o visitante, assim, é melhor escolher um alojamento com servidores na região da maioria do seu tráfego
Suporte. Suporte 24/7 é o ideal. Teste quão bom o suporte é fazendo as perguntas acima antes de se inscrever.
Nota adicional.
Não se preocupe muito com a localização do servidor. Se perceber que a velocidade é importante, pode sempre investir num CDN (Content Delivery Network — Rede de distribuição de conteúdo, em português). Isto cria cópias do seu website em servidores em todo o mundo para que as páginas sejam sempre acedidas pelos utilizadores em servidores próximos. Configurar e utilizar CDN está fora do âmbito deste guia, mas aqui está como fazê-lo no WordPress.
Crie uma experiência positiva para o utilizador
O Google quer melhor posicionar páginas que dêem aos visitantes uma experiência positiva. Afirmam-no no seu guia inicial de SEO:
Você deve criar um website para beneficiar seus usuários, e qualquer otimização deve servir para melhorar a experiência deles.
Aqui estão algumas maneiras simples de o fazer:
Use HTTPS
Não há pior para os visitantes do que os seus dados pessoais serem suscetíveis a hackers. Encripte sempre o seu website com SSL/TLS.
Escolha um design atraente
Ninguém gosta de websites que parecem ter sido desenhados nos anos 90. Portanto, embora não haja necessidade de redesenhar o seu website a cada seis meses, este deve ser visualmente atraente e espelhar a sua marca.
Garanta que é compatível com dispositivos móveis
O Google diz que, agora, são feitas mais pesquisas em dispositivos móveis do que em computadores, então, é crítico que o seu website seja tão agradável de utilizar em telemóvel como no computador.
Use um tamanho de letra legível
As pessoas pesquisam na internet através de todo o tipo de equipamentos hoje em dia. Certifique-se de que o seu conteúdo pode ser lido em todos.
Evite pop-ups e anúncios intrusivos
Toda a gente detesta anúncios, mas às vezes pode precisar deles. Se é esse o caso, a chave é não usar anúncios intrusivos. O Google tem alguns conselhos sobre o que é e não é bom aqui.
Garanta que carrega depressa
A velocidade de carregamento de uma página foi confirmada como um fator de posicionamento em computadores e dispositivos móveis. Mas isso não significa que o seu website necessita de carregar muito rápido. Quanto mais rápido melhor, certo, mas o Google diz que este fator apenas afeta websites que “proporcionam as mais lentas experiências aos utilizadores”.
Crie uma estrutura de website lógica
Tanto os visitantes como os motores de pesquisa precisam de conseguir navegar no seu website fácil e intuitivamente, por isso é importante criar uma hierarquia lógica para o seu conteúdo.
A forma mais fácil de o fazer é desenhar um mapa mental.
Cada ramificação no seu mapa mental será uma ligação interna, que são ligações de uma página do website para outra.
LIgações internas são cruciais para a experiência do utilizador e para SEO pelas seguintes razões:
Ajudam os motores de pesquisa a encontrar novas páginas. Páginas sem ligações internas raramente são encontradas e indexadas.
Ajudam a passar o PageRank no seu website. O PageRank é a base do algoritmo de classificação do Google que tenta determinar o “valor” de uma página.
Ajudam os motores de busca a entender sobre o que fala a página. O Google procura por isto em âncoras de ligação e em texto circundante.
Use uma estrutura de URL lógica
Os URLs são importantes porque ajudam os pesquisadores a entender o tópico da página.
A maioria das plataformas de websites deixa‑o escolher como estruturar os seus URLs. Estas são as cinco principais opções para URLs no WordPress:
Genérica: yourwebsite.com/?p=123
Dia e nome: yourwebsite.com/2021/03/04/seo-basics/
Mês e nome: yourwebsite.com/03/04/seo-basics/
Numérica: yourwebsite.com/865/
Nome do artigo: yourwebsite.com/seo-basics/
Se está a configurar um novo website de raiz, faz sentido seguir com a estrutura mais clara e mais descritiva. É provavelmente Nome do artigo.
Usar datas nos URLs é também uma má prática porque poderá querer atualizar os posts no futuro.
Se estiver a otimizar um website existente, é provavelmente melhor não alterar a estrutura de URLs — mesmo que não seja ideal. Fazê-lo pode danificar outras coisas mais importantes que terão um impacto profundamente negativo no seu SEO.
Instale um bom plugin de SEO
A maioria das plataformas alojadas lida automaticamente com funcionalidades básicas de SEO, mas esse não é o caso no WordPress. É virtualmente impossível implementar as melhores práticas de SEO mais diretas sem um plugin de SEO.
Há bastantes plugins destes disponíveis. Nós usamos Yoast, mas Rath Math também é bom.
A instalação é simples. Basta ir a:
Plugins > Adicionar novo > Fazer uma pesquisa > Instalar > Ativar
Ambos os plugins adicionam campos de entrada extra úteis para os seus artigos e páginas. (Voltaremos aqui mais tarde.)
Se está a usar uma plataforma alojada como Wix ou Squarespace, não há muita necessidade de instalar um plugin pois estas plataformas, de raiz, permitem fazer ajustes ao SEO básico.
Neste ponto, deve ter uma base decente para o sucesso em SEO. Mas isto é apenas o início. O SEO é um processo contínuo dividido em quatro facetas:
Publicámos guias para iniciantes sobre cada uma destas facetas então não vamos cobrir todos os pontos aqui. Em vez disso, vamo-nos focar nos básicos e olhar de forma abrangente para o ajudar a entender o porquê de cada faceta ser importante e como tudo funciona em conjunto.
Investigação de Palavras-Chave
Investigação de Palavras-Chave é o processo de encontrar o que os seus clientes estão a pesquisar, quanto tráfego esses termos podem canalizar para si e quão difícil pode ser para ter bom posicionamento para esses termos.Vamos explorar o básico de cada passo..
Encontrar palavras-chave
Entender que tipo de coisas os seus potenciais clientes estão a procurar é o primeiro passo para entender o processo de investigação de palavras-chave. Sem o saber, não há como começar a criar páginas que se posicionem nos motores de pesquisa e atraiam tráfego valioso.
Brainstorming de palavras e frases que definem o seu setor é a melhor maneira de iniciar este processo. Para uma loja online de computadores, estas podem ser:
computador
PC
mac
portátil
macbook
Pode usar estas palavras como palavras-chave ‘semente’ para encontrar outras ideias. Basta inseri-las numa ferramenta de investigação de palavras-chave como o Explorador de Palavras-Chave da Ahrefs e verificar um dos relatórios de palavras-chave.
Procure ideias de palavras-chave que sejam valiosas para o seu negócio.
Verifique o tráfego potencial
Quase todas as ferramentas de pesquisa de palavras-chave mostram volumes de pesquisa mensais estimados para as palavras-chave que encontram, incluindo o Explorador de Palavras-Chave da Ahrefs.
O volume de pesquisa é geralmente uma forma razoável de estimar o tráfego potencial relativo a palavras-chave. De forma geral, páginas que se foquem em palavras-chave de alto volume de tráfego usualmente conduzem mais tráfego para o seu website do que páginas focadas em palavras-chave de volume mais baixo.
Mas o volume de tráfego de palavras-chave não é infalível. Há casos em que a posição #1 para uma palavra-chave com 1.000 pesquisas mensais gera mais tráfego do que a posição #1 de uma palavra-chave com 2.000 pesquisas mensais.
Por exemplo, “submeter website num motor de pesquisas” vs. “dicas de SEO”.
Mesmo que o segundo tenha um volume de pesquisa maior, a página mais bem posicionada do primeiro recebe mais tráfego orgânico.
Portanto, vale a pena observar o tráfego orgânico estimado para a página de melhor posição para ter uma ideia melhor do potencial de tráfego de uma palavra-chave. Pode fazê-lo no Explorador de Palavras-Chave.
Verifique a dificuldade de posicionamento
Mesmo que uma palavra-chave pareça relevante para sua empresa e tenha alto potencial de tráfego, nem sempre será fácil posicioná-la.
Muitas coisas influenciam na dificuldade de posicionamento de uma palavra-chave, mas o número de websites relevantes e proeminentes com ligações para as páginas com melhor posicionamento é indiscutivelmente a mais importante. O Google fala sobre isto no seu guia sobre como funcionam as pesquisas:
Se outros website proeminente no assunto ligarem tiverem ligação para a página, isso é um bom sinal de que a página é de alta qualidade.
É, em parte, por esta razão que baseamos a classificação Keyword Difficulty (KD) — Dificuldade de Palavra-Chave, em português — da Ahrefs no número de website a ligarem para as páginas melhores posicionadas. Isto classifica cada palavra-chave numa escala de 0 a 100 e é um bom primeiro ponto de atenção quando se tenta aferir a dificuldade de posicionamento.
No entanto, como é impossível destilar a complexidade da dificuldade de posicionamento em números de 1 a 3 dígitos, não recomendamos confiar neste dado inteiramente. Entramos em mais detalhes sobre a avaliação da dificuldade de posicionamento no nosso guia de pesquisa de palavras-chave.
SEO na página
SEO na página envolve criar o tipo de conteúdo que os pesquisadores estão à procura, e “otimizá-lo” para ajudar os motes de pesquisa a melhor perceber do que se trata. A maioria das pessoas julga que é apenas sobre posicionamento de palavras-chave. Embora faça parte, está longe de ser o aspeto mais importante.
Vamos explorar o básico sobre como otimizar uma página para se posicionar em motores de pesquisa.
Corresponder à intenção de pesquisa
Falhe ao criar o tipo de conteúdos que os pesquisadores estão a procurar e as suas hipóteses de se posicionar serão reduzidas a nada. Na indústria, isto é conhecido como alinhar o seu conteúdo com a intenção de pesquisa.
Uma vez que o Google entende melhor que ninguém o que os pesquisadores estão à procura, a melhor forma de julgar a intenção de pesquisa é procurar pontos em comum entre as páginas que atualmente se posicionam melhor para a palavra-chave alvo.
Por exemplo, os resultados para “dicas de SEO” são todos publicações de blog em estilo de lista. Mas os resultados para “altifalantes” são todos categorias de websites de loja online.
Isto mostra-nos que as pessoas que procuram por “altifalantes” estão em modo de compra e as pessoas que procuram “dicas de SEO” estão em modo de aprendizagem. Se nos queremos posicionar, precisamos de manter isto em mente e criar o tipo de conteúdo que se alinha com a intenção de pesquisa.
Escolha um slug de URL descritivo
No capítulo sobre como configurar um website para o sucesso de SEO, falamos sobre o uso de uma estrutura de URL lógica e descritiva. Para cada página ou publicação que você publicar, você também precisa definir um slug descritivo — a parte no final do URL.
A melhor forma de fazer isto depende das subpastas antes do slug de URL.
Digamos que a sua palavra-chave alvo é “jeans masculinos pretos”.
Se o seu URL não tem subpastas ou subpastas genéricas como /blog/, defina o slug com a sua palavra-chave alvo.
oseusite.com/jeans-masculinos-pretos/
Se existem subpastas ‘contextuais’ como /masculinos/ ou /jeans/, é melhor excluir a palavra-chave repetida.
oseusite.com/homem/jeans/pretos/
Escreva uma etiqueta de título cativante
As etiquetas de título são as ligações azuis clicáveis que são mostradas nos resultados de pesquisa.
É uma das poucas armas de que precisa para estimular os pesquisadores a clicarem na sua página, por isso é importante torná-lo tão cativantes quanto possível.
A forma mais fácil de o fazer é alinhá-lo com a intenção de pesquisa.
Por exemplo, se olhar para os títulos dos primeiros resultados para “melhor altifalante bluetooth”, há um par de pontos em comum:
Todos contêm o ano. Isto indica que a atualização é importante para os pesquisadores.
Fala-se muito sobre portabilidade. Isto indica um atributo importante.
Usando este conhecimento a nosso favor, esta parece ser uma etiqueta de título muito boa utilizar:
Melhores Altifalantes Bluetooth (2021): Melhores Escolhas para Portabilidade
Otimize as imagens
As imagens podem posicionar-se no Google Imagens e enviar tráfego para o seu website. Recebemos milhares de visitas do Google Imagens apenas nos últimos 3 meses.
Como otimizar as imagens?
Siga estes 3 passos:
Nomeie-as bem. O nome dos ficheiros ajuda o Google a entender a imagem, então gato.png é melhor que IMG_948493.png.
Use um texto alternativo descritivo. O alt text (que significa texto alternativo) é um código que descreve uma imagem em palavras. Não é visível na página a menos que o utilizado utilize um leitor de páginas ou o carregamento da imagem falhe. A maioria das plataformas de websites têm um campo de entrada para o alt text quando se carrega uma imagem.
Comprima-as. Instale um plugin como o Shortpixel para comprimir as suas imagens no momento e melhore a velocidade da página.
Construção de Ligações
Ligações de outros websites atuam como “votos” e mostram ao Google que as pessoas atestam o seu conteúdo.
São indiscutivelmente o fator de posicionamento mais importante, mas conseguir boas ligações nem sempre é fácil.
A maioria das táticas de construção de ligações gira em torno da criação de conteúdo digno de ligação e, em seguida, alcançar proprietários e editores de websites com um motivo convincente para adicionar a ligação a uma das suas páginas. Mas existem outras formas de obter ligações..
Vamos olhar para algumas táticas de construção de links.
Blog de Convidados
Um escritor convidado escreve uma publicação para o blog de outro website. Aqui está uma publicação de um convidado que o Ryan Stewart escreveu para o blog da Ahrefs em 2018.
Se olhar para a biografia do autor, verá ligações para as redes sociais e website do Ryan.
A maioria dos websites permitem que os autores convidados adicionem as suas ligações aqui.
Uma das formas mais fáceis de encontrar potenciais oportunidades de escrever para blogs é com o Explorador de Conteúdo, a nossa base de dados pesquisável de mais de sete mil milhões de páginas. Eis como:
Procure um tópico relevante
Escolha “no título” na lista
Verifique o separador “websites”
Aqui, verá os websites que obtêm mais tráfego para páginas sobre o seu tópico:
Como estes websites já escreveram sobre este tópico antes, é provável que estejam abertos a uma publicação de um convidado sobre um tópico semelhante. Basta enviar-lhes um email a perguntar.
Técnica Arranha-Céus
A Técnica Arranha-Céus é quando constrói ligações ao criar conteúdo melhor do que aquele para o qual as pessoas já estão a criar ligações para.
Este é o procedimento básico:
Encontre conteúdo relevante com muitos backlinks
Crie algo melhor
Peça às pessoas com ligações para o conteúdo original que façam ligação para o seu
O Explorador de Conteúdos é sem dúvida a forma mais rápida de encontrar oportunidades de ‘arranha-céus’. Basta pesquisar um tópico e filtrar as páginas com muitos domínios de referência (sites de ligações).
Procure algo que possa melhorar e publique algo ainda melhor. Pode então inserir o URL no Explorador de Websites, encontro todos os backlinks no relatório Backlinks, e alcance essa pessoas.
Perseguir ligações concorrentes
Entender como os concorrentes estão a atrair backlinks é a melhor maneira de criar uma estratégia de construção de ligações. Se conseguir encontrar padrões no seu perfil de ligações, saberá que táticas de construção de ligações serão provavelmente as mais eficazes para o seu website.
Para fazer isto, procure pela palavra-chave alvo no Explorador de Palavras-Chave da Ahrefs e desça até à Visão Geral SERP. Procure uma página que seja semelhante à sua e tenha muitos domínios de referência (ligações de websites).
Se o fizer para “noções básicas de SEO”, verá imensas páginas com backlinks.
Se clicarmos norelatório de backlinks de uma das páginas, poderemos procurar tendências entre os seus backlinks.
Nesse caso, parece que existem algumas ligações de guias para blogging.
Poderíamos facilmente fazer uma pesquisa no Explorador de Conteúdo para encontrar mais guias para blogging e, em seguida, entrar em contato com os seus autores e sugerir esta publicação como um complemento ao guia.
SEO Técnico
SEO técnico é o processo de ajudar os mecanismos de pesquisa como o Google a encontrar, entender e indexar as suas páginas. Pode ser bem complicado, mas como já cobrimos o básico para configurar um website para o sucesso do SEO, não iremos mais a fundo aqui.
Para já, sugerimos criar uma conta gratuita em Ferramentas para Webmasters da Ahrefs e agendar monitorizações regulares ao seu website. Estas monitorizações verificam mais de 100 problemas de SEO, incluindo imensos problemas técnicos comuns.
Se encontrar algum problema preocupante ou técnico no seu website, leia o guia técnico de SEO para aprender mais sobre solucioná-los.
Nesta altura, deve ter um bom conhecimento de SEO. Mas como medir e acompanhar o desempenho do seu esforço? A resposta mais óbvia é controlar a quantidade de tráfego para o seu website através de pesquisa orgânica.
Se está a utilizar o Google Analytics, pode facilmente ver o seu tráfego orgânico indo a:
Aquisição > Todo o Tráfego > Canais > Pesquisa Orgânica
Se não utiliza o Google Analytics, pode verificar o seu tráfego orgânico anterior e atual estimados no Explorador de Websites da Ahrefs.
Se este número estiver a aumentar, provavelmente está a fazer algo correto.
Também pode monitorizar posicionamento de palavras-chave no Monitor de Posições. Se estiver classificado em 5º lugar para uma palavra-chave num mês e em 1º no seguinte, também é outro sinal de que está a fazer algo bem.
No entanto, embora não haja mal algum em ficar de olho no tráfego orgânico e nas posições, estas duas coisas são conhecidas como métricas de vaidade porque muitas vezes não têm relação com os seus objetivos gerais de marketing ou negócio.
É muito melhor monitorizar métricas que tenham verdadeiramente impacto no negócio.
Vamos explorar algumas dessas métricas.
Monitorizar a Quota de Voz (SoV) orgânica
A Quota de Voz (SoV ou Share of Voice, em inglês) é a visibilidade da sua marca nos resultados de pesquisa em comparação com a concorrência. É importante porque existe uma relação entre SoV e participação de mercado.
Pode monitorizar a SoV orgânica no Monitor de Posições da Ahrefs. Basta adicionar as palavras-chave que são importantes para o seu negócio e dar-lhes a etiqueta apropriada.
Daqui, vá para: Competidores > Vista geral
Se não o fez ainda, adicione alguns competidores. Depois verifique o separador Visibilidade para ver a percentagem de todos os cliques para as suas palavras-chave monitorizadas acabaram no seu site em comparação com os seus competidores.
Monitorize conversões de tráfego orgânico
Conversões ocorrem quando um visitante do seu website realiza uma ação desejada. Pode ser qualquer coisa, desde um clique a efetuar uma compra.
Se está a utilizar o Google Analytics, pode monitorizar as conversões para compras e quase tudo o que pretender. Pode depois filtrar para conversões do tráfego orgânico e comparar períodos para verificar qual o impacto que o seu esforço em SEO está a ter no que interessa.
Muitas ferramentas de SEO profissionais custam mais de 100 dólares por mês. Tendo em conta que este é um guia de conceitos básicos de SEO, pode não estar preparado para investir já esta quantia de dinheiro em poderosas ferramentas de SEO como a Ahrefs. Mas não se preocupe. Pode atingir imenso com ferramentas de SEO gratuitas.
Aqui estão algumas populares que podem ajudar com cada faceta do SEO abordadas no capítulo 4.
Encontre mais de 100 problemas de SEO no seu website, incluindo muitos problemas técnicos.
Vamos encerrar isto
Tudo acima deve servir como introdução bastante completa aos conceitos básicos de SEO.Se desejar aprender mais sobre as quatro facetas abordadas no capítulo quatro, temos guias para iniciantes de casa uma delas.
Aqui estão os links (recomendamos começar com a pesquisa de palavras-chave):