General SEO

Como Fazer Auditoria de SEO em 11 Passos Simples (Com Lista de Verificação)

Chris Haines
Chris é um diretor sénior de SEO com 10 anos de experiência na área, no mundo das agências. Quando ele não está envolvido com SEO, Chris gosta de experimentar e brincar com sintetizadores antigos, passear na praia e tomar um bom chá.
    Se seu web­site não estiv­er bem clas­si­fi­ca­do nos motores de pesquisa, pode ser porque cer­tos prob­le­mas de SEO o estão impedin­do. Para isso, deve faz­er uma audi­to­ria de SEO.

    Ao encon­trar e cor­ri­gir ess­es prob­le­mas, muitas vezes você pode aumen­tar suas clas­si­fi­cações e obter mais tráfego orgâni­co. É aqui que entra uma audi­to­ria de SEO.

    Uma audi­to­ria de SEO ver­i­fi­ca se o seu web­site está otimiza­do para os mecan­is­mos de pesquisa. Faz­er uma audi­to­ria de SEO encon­tra prob­le­mas que podem estar prej­u­di­can­do a clas­si­fi­cação do seu web­site e ofer­ece opor­tu­nidades para melhorá-los.

    Por exem­p­lo, aqui está um web­site que parece difí­cil de usar em um dis­pos­i­ti­vo móvel.

    Example of a website that's not mobile-friendly, via arngren.net

    Como a com­pat­i­bil­i­dade com dis­pos­i­tivos móveis é um fator de clas­si­fi­cação do Google e há mais pesquisas em dis­pos­i­tivos móveis do que em com­puta­dores, esse prob­le­ma pode estar atrasan­do o web­site de obter mel­hores resultados.

    Aqui estão mais alguns bene­fí­cios de con­cluir uma audi­to­ria de SEO:

    • Per­mite que você fique à frente de seus concorrentes 
    • Mel­ho­ra a exper­iên­cia do usuário que visi­ta seu website
    • Pode iden­ti­ficar opor­tu­nidades valiosas de SEO que podem max­i­mizar o retorno do investimento
    • Per­mite que você refine sua estraté­gia de SEO
    • Per­mite que você comu­nique a importân­cia do SEO às partes inter­es­sadas em seu negócio

    Exis­tem muitas fer­ra­men­tas difer­entes que você pode usar para con­cluir uma audi­to­ria de SEO, mas a maneira mais fácil de começar é usan­do duas fer­ra­men­tas gra­tu­itas que cobrem todos os princí­pios básicos:

    O proces­so de audi­to­ria de SEO de cada pes­soa é difer­ente, mas veja como você pode cri­ar sua própria audi­to­ria de SEO em 11 etapas:

    Ahrefs' SEO audit checklist

    1. Execute um rastreamento do seu website

    Um “ras­trea­men­to” é onde o soft­ware ver­i­fi­ca seu site para encon­trar prob­le­mas de SEO. Você pre­cis­ará exe­cu­tar um ras­trea­men­to, usan­do as Ahrefs Web­mas­ter Tools para for­mar a base de sua audi­to­ria de SEO.

    Para faz­er isso, vá até ao Site Audit, clique em + Novo pro­je­to e per­mi­ta que o Ahrefs autor­ize sua conta.

    Accessing Site Audit in Ahrefs

    Em segui­da, clique em Impor­tar os dados do Google Search Con­sole. (Você pre­cis­ará de uma con­ta do Google Search Con­sole para faz­er isso.)

    "Import from Google Search Console" section, via Ahrefs Webmaster Tools (AWT)

    Depois de autor­izar com o Google, sele­cionar seu site e clicar em Impor­tar, a audi­to­ria começará.

    Depois de con­fig­u­rar sua audi­to­ria, é um jogo de espera. Con­tu­do, o Ahrefs enviará um e‑mail para você quan­do sua audi­to­ria for con­cluí­da com sucesso.

    Uma audi­to­ria de SEO pode iden­ti­ficar mais de 100 prob­le­mas, o que pode ser com­pli­ca­do para ini­ciantes. Por­tan­to, se você é novo neste proces­so de audi­to­rias de SEO, sugiro que se con­cen­tre nas eta­pas abaixo, em vez de ten­tar cor­ri­gir todos os prob­le­mas um por um.

    2. Identifique quedas de tráfego orgânico e descubra o que as causou

    O Google atu­al­iza seus algo­rit­mos de bus­ca o tem­po todo. Muitas dessas atu­al­iza­ções visam coisas especí­fi­cas, como qual­i­dade do con­teú­do ou spam de links. Se hou­ver quedas de tráfego coin­cidin­do com atu­al­iza­ções impor­tantes, isso pode indicar quais áreas provavel­mente pre­cisam de seu foco. Veja como verificar. 

    As quedas podem ser cau­sadas por muitas coisas, mas duas razões prin­ci­pais são:

    A maneira mais ráp­i­da de ver­i­ficar se você foi alvo de uma atu­al­iza­ção é inserir seu URL no Site Explor­er do Ahrefs e ver se algu­ma que­da de tráfego está alin­ha­da com uma atu­al­iza­ção que você fez.

    Por exem­p­lo, podemos ver abaixo que a que­da no tráfego deste web­site coin­cid­iu com uma atu­al­iza­ção de spam do Google.

    Line graph shows traffic drop aligning with algorithm update, via Ahrefs' Site Explorer

    Você tam­bém pode ver­i­ficar o desem­pen­ho da sua pesquisa orgâni­ca no Google Search Con­sole. Isso é impor­tante porque os números de tráfego orgâni­co do Ahrefs são estimativas. 

    Para fazê-lo:

    Search results report in Google Search Console

    Se o seu tráfego chegou a zero, pode ser necessário ver­i­ficar se há uma ação man­u­al. É aqui que um revi­sor humano do Google decide que seu site não está em con­formi­dade com os fun­da­men­tos da pesquisa do Google. Isso sig­nifi­ca que parte ou todo o seu web­site não será exibido nos resul­ta­dos de pesquisa do Google.

    É improváv­el que você exe­cute uma ação man­u­al, a menos que ten­ha feito algo dras­ti­ca­mente erra­do. Porém, é sem­pre impor­tante ver­i­ficar se você não está “mor­to” antes mes­mo de começar.

    Para ver­i­ficar ações man­u­ais, acesse o relatório de ações man­u­ais no Google Search Console.

    "No issues detected" message in GSC

    Se diss­er algo difer­ente de “Nen­hum prob­le­ma detec­ta­do”, leia nos­so guia de penal­i­dades do Google.

    Se não for uma ação man­u­al, talvez seja necessário ver­i­ficar mais detal­hada­mente as atu­al­iza­ções do algo­rit­mo do Google, pois elas podem afe­tar sig­ni­fica­ti­va­mente o tráfego orgâni­co do seu site.

    Por exem­p­lo, a atu­al­iza­ção prin­ci­pal de agos­to de 2018 pare­ceu afe­tar ampla­mente web­sites de saúde, condi­ciona­men­to físi­co e médi­cos que não con­seguiram demon­strar exper­iên­cia, autori­dade e con­fi­ança (E‑A-T). Na ver­dade, Bar­ry Schwartz, um blogueiro proem­i­nente, apelidou‑a de atu­al­iza­ção “Medic”.

    A atu­al­iza­ção prati­ca­mente destru­iu alguns web­sites, como este:

    Line graph shows Google's Core Update in August 2018 decimated this site's organic traffic

    Se você detec­tar uma grande que­da no tráfego coin­cidin­do com uma atu­al­iza­ção do Google, ver­i­fique nos­sa pági­na Históri­co de Atu­al­iza­ções de Algo­rit­mos do Google.

    3. Verifique se há duplicados do seu website

    Os vis­i­tantes do seu web­site só devem poder aced­er através de um destes endereços:

    • https://dominio.com
    • https://www.dominio.com

    Se estiv­er acessív­el em ambos ou em suas con­tra­partes não seguras (ou seja, http://dominio.com, http://www.dominio.com), você está com um problema. 

    As vari­ações aci­ma devem redi­re­cionar para a ver­são prin­ci­pal do seu website.

    Isso é impor­tante porque o Google vê ess­es URLs como ver­sões sep­a­radas do web­site. Ter mais de um link acessív­el pode causar prob­le­mas de ras­trea­men­to e index­ação. Em alguns casos, pode até diluir o val­or do link e, assim, impactar neg­a­ti­va­mente suas classificações.

    Para ver­i­ficar se tudo fun­ciona como dev­e­ria, instale a bar­ra de fer­ra­men­tas SEO do Ahrefs, dig­ite cada ver­são do URL em seu nave­g­ador e ver­i­fique os cabeçal­hos HTTP para garan­tir que todos redi­re­cionem para a mes­ma ver­são “mestre”.

    Por exem­p­lo, se vis­i­tar­mos http://ahrefs.com, ele redi­re­ciona para a ver­são segu­ra em https://ahrefs.com.

    HTTP headers in Ahrefs' SEO Toolbar

    O mes­mo acon­tece se vis­i­tar­mos a ver­são www segu­ra (https://www.ahrefs.com). 

    HTTP headers in Ahrefs' SEO Toolbar

    Se isso não acon­te­cer, você pre­cis­ará imple­men­tar redirecionamentos.

    4. Encontre e diagnostique problemas de indexabilidade

    Os resul­ta­dos de pesquisa do Google provêm do seu índice, que é um ban­co de dados de cen­te­nas de bil­hões de pági­nas da web. Suas pági­nas pre­cisam estar neste índice para ter algu­ma chance de classificação. 

    Os prob­le­mas de index­ação podem ser bas­tante com­pli­ca­dos, ain­da assim você pode ver­i­ficar os prob­le­mas bási­cos com bas­tante facilidade.

    Primeiro, ver­i­fique o relatório de Index­a­bil­i­dade no nos­so Site Audit para avi­sos de “pági­na Noindex”.

    Noindex pages in Ahrefs' Site Audit

    O Google não pode indexar pági­nas se tiv­er esse avi­so, por isso vale a pena ver­i­ficar se não são pági­nas que você dese­ja indexar. Se estiv­er com este erro, remo­va ou edite a “meta tag robots”.

    5. Certifique-se de que seu website é compatível com dispositivos móveis

    A com­pat­i­bil­i­dade com dis­pos­i­tivos móveis tem sido um fator de clas­si­fi­cação do Google des­de 2019, por isso faz sen­ti­do ver­i­ficar se o seu site é com­patív­el com dis­pos­i­tivos móveis.

    Para faz­er isso, acesse o relatório de usabil­i­dade em dis­pos­i­tivos móveis no Google Search Con­sole. Ele infor­mará se algum URL con­tém erros que afe­tam a usabil­i­dade em dis­pos­i­tivos móveis.

    Mobile Usability report in Google Search Console

    Se você não tiv­er aces­so ao Google Search Con­sole, conecte qual­quer pági­na do seu site à fer­ra­men­ta de teste de com­pat­i­bil­i­dade com dis­pos­i­tivos móveis do Google.

    Google's Mobile Friendly Test tool

    Aqui estão mais algu­mas dicas quan­do se tra­ta de otimiza­ção para dis­pos­i­tivos móveis:

    • Use um lay­out ou tema com­patív­el com dis­pos­i­tivos móveis
    • Pri­or­ize seu con­teú­do e cer­ti­fique-se de que ele pos­sa ser lido em dis­pos­i­tivos móveis
    • Com­pacte suas ima­gens para que sejam com­patíveis com dis­pos­i­tivos móveis, mas não sac­ri­fique a qualidade
    • Teste sem­pre seu site em difer­entes dispositivos

    6. Compare suas pontuações do Core Web Vitals

    O Core Web Vitals são métri­c­as que o Google usa para medir a exper­iên­cia do usuário. Eles medem o tem­po de car­rega­men­to de uma pági­na, a inter­a­tivi­dade e a esta­bil­i­dade do con­teú­do durante o carregamento.

    Em 2022, John Mueller con­fir­mou que o Google usa ape­nas Core Web Vitals em vez de “sinais anti­gos de veloci­dade de página”.

    Ele tam­bém afir­mou no Red­dit que Core Web Vitals é um fator de clas­si­fi­cação do Google.

    John Mueller confirms Core Web Vitals is a ranking factor, via Reddit

    Estas são as prin­ci­pais métri­c­as com as quais você deve comparar:

    • Maior Exibição de con­teú­do (LCP)
    • Latên­cia na primeira entra­da (será sub­sti­tuí­do por “Inter­ac­tion to Next Paint” em março de 2024)
    • Mudança de Lay­out Cumu­la­ti­va (CLS)

    Quan­do se tra­ta de mon­i­torar essas métri­c­as, você deve começar usan­do o relatório Core Web Vitals do Google Search Con­sole. Se pre­cis­ar de mais dados, ver­i­fique o relatório de Desem­pen­ho no Site Audit do Ahrefs.

    7. Recupere autoridade consertando páginas quebradas

    Ter pági­nas que­bradas em seu site nun­ca é bom. Se essas pági­nas tiverem back­links, elas serão efe­ti­va­mente des­perdiçadas porque não apon­tam para nada.

    Você tam­bém pode encon­trar URLs que­bra­dos com back­links no Site Explor­er. Bas­ta inserir seu domínio, ir até ao relatório O mel­hor por links e adi­cionar um fil­tro “404 não encon­tra­do”. Em segui­da, clas­si­fique o relatório referindo-se aos domínios de cima para baixo.

    Este é nos­so proces­so recomen­da­do para lidar com links quebrados:

    Flowchart showing how to deal with broken links, via Ahrefs Blog

    8. Certifique-se de que seu mapa do site não tem problemas

    Um mapa do site lista as pági­nas que você dese­ja que os mecan­is­mos de pesquisa index­em. Ele não deve lis­tar coisas como redi­re­ciona­men­tos, pági­nas não canôni­cas ou pági­nas mor­tas, porque elas envi­am sinais con­fu­sos ao Google.

    É impor­tante garan­tir que as pági­nas mais impor­tantes que você dese­ja indexar este­jam incluí­das no mapa do site.

    Você pode mon­i­torar os prob­le­mas do seu sitemap entran­do em o Google Search Con­sole e cli­can­do em Sitemaps.

    Sitemaps section in Google Search Console

    9. Garanta que os elementos da página estejam em conformidade com as práticas recomendadas de SEO

    Cada pági­na indexáv­el do seu site deve ter uma tag de títu­lo, uma meta descrição e uma tag H1. Ess­es ele­men­tos bási­cos na pági­na aju­dam o Google a enten­der seu con­teú­do e a con­quis­tar mais cliques em suas classificações.

    Para ver­i­ficar se há prob­le­mas, ace­da ao guia “Prob­le­mas” no relatório de Con­teú­do no Site Audit.

    Basic on-page issues in Ahrefs' Site Audit

    Por exem­p­lo, o web­site aci­ma tem 724 pági­nas com uma tag de títu­lo ausente ou vazia. Isso não é o ide­al porque o Google mostra isso nos resul­ta­dos da pesquisa, então o web­site pode estar per­den­do vários cliques.

    Ele tam­bém tem o mes­mo número de pági­nas com uma meta descrição vazia ou ausente e mil­hares com uma tag H1 ausente ou vazia.

    O Google geral­mente mostra meta descrições nos resul­ta­dos da pesquisa, então você deve ten­tar escr­ev­er uma descrição atraente para cada pági­na impor­tante. As tags H1 que sejam ausentes, por out­ro lado, geral­mente apon­tam para prob­le­mas maiores, como um tema cod­i­fi­ca­do incorretamente.

    Você pode ver quais os URLs que estão afe­ta­dos cli­can­do em um prob­le­ma e cli­can­do em “Ver URLs afetados”.

    Title tag issues in Ahrefs' Site Audit

    Se você quis­er pri­orizar as cor­reções, clas­si­fique o relatório pelo tráfego orgâni­co esti­ma­do, do maior para o menor.

    Prioritizing fixes by organic traffic in Ahrefs' Site Audit

    10. Encontre conteúdo em declínio para recuperar classificações

    As clas­si­fi­cações não duram para sem­pre. À medi­da que o con­teú­do fica desat­u­al­iza­do, o tráfego de pesquisa geral­mente começa a diminuir. Porém, geral­mente você pode ressus­ci­tar as clas­si­fi­cações atu­al­izan­do e repub­li­can­do todo o con­teú­do que conseguir.

    Por exem­p­lo, nos­sa lista das prin­ci­pais pesquisas do Google diminuiu enorme­mente em 2021.

    Estimated organic search traffic to our list of top Google searches

    Isso ocorre porque não atu­al­izamos esse post há mais de um ano, então o con­teú­do ficou desat­u­al­iza­do. Assim que repub­li­camos o arti­go, entre­tan­to, vimos um aumen­to no tráfego orgâni­co.

    Esta é uma maneira fácil de encon­trar con­teú­do recu­sa­do no Google Search Console:

    1. Vá ao relatório de Resul­ta­dos da pesquisa
    2. Defi­na o fil­tro de data para o modo de comparação
    3. Escol­ha “Com­parar os últi­mos 6 meses com o perío­do anterior”
    4. Clique na guia “Pági­nas”
    5. Clas­si­fique a tabela por “Difer­ença de cliques” de menor para maior

    Por exem­p­lo, isso mostra que nos­so arti­go sobre os 100 web­sites mais vis­i­ta­dos diminuiu enorme­mente nos últi­mos seis meses. Por­tan­to, isso provavel­mente está pron­to para uma atualização.

    Decline in traffic of our list of the most visited websites, via Google Search Console

    Se você é usuário do Word­Press, pode autom­a­ti­zar esse proces­so com nos­so plu­g­in de SEO gra­tu­ito. Ele mon­i­to­ra pági­nas que não apre­sen­tam um bom desem­pen­ho e nos dá recomen­dações sobre como corrigi-las.

    Por exem­p­lo, está sug­erindo que ree­screva­mos nos­sa lista das mel­hores fer­ra­men­tas de palavras-chave porque ela cos­tu­ma­va ser clas­si­fi­ca­da entre as três primeiras para sua palavra-chave alvo, mas ago­ra nem sequer está clas­si­fi­ca­da entre as 100 primeiras. 

    No longer well-performing pages, via Ahrefs' SEO WordPress plugin

    11. Encontre palavras-chave classificadas pelos concorrentes, mas você não

    Podem ocor­rer lacu­nas de con­teú­do quan­do os sites dos seus con­cor­rentes são clas­si­fi­ca­dos para palavras-chave que você não clas­si­fi­ca. Iden­ti­ficar essas palavras-chave man­ual­mente leva tempo.

    Esta é uma maneira fácil de encon­trar lacu­nas de con­teú­do ao nív­el do domínio, usan­do a fer­ra­men­ta Lacu­na de con­teú­do do Ahrefs:

    1. Cole seu domínio no Site Explor­er
    2. Acesse o relatório de Lacu­nas de conteúdo
    3. Cole nos domínios dos seus concorrentes
    Content Gap report in Ahrefs' Site Explorer

    Clique em Mostrar palavras-chave. Você verá todas as palavras-chave clas­si­fi­cadas pelos domínios de seus con­cor­rentes, mas onde seu domínio não é classificado.

    Results of a content gap analysis in Ahrefs' Site Explorer

    Próximos passos

    A exe­cução des­ta audi­to­ria de SEO ofer­ece três coisas nas quais você pode agir para mel­ho­rar o SEO.

    1. Prob­le­mas téc­ni­cos de SEO – Cor­ri­gir isso pode aumen­tar o desem­pen­ho ger­al de pesquisa do seu site.
    2. Prob­le­mas de SEO na pági­na – Cor­ri­gir isso pode aumen­tar seus cliques orgânicos.
    3. Opor­tu­nidades de con­teú­do – Cor­ri­gir isso pode aumen­tar suas cliques orgânicas.

    Se você dese­ja realizar uma audi­to­ria mais pro­fun­da, leia nos­so guia para realizar uma audi­to­ria téc­ni­ca de SEO.

    Tem per­gun­tas adi­cionais? Pode falar comi­go no Twit­ter.