Penalidades do Google: O Guia Amigável para Principiantes

Penalidades do Google: O Guia Amigável para Principiantes

Nick Churick
O Nick trabalha na nossa equipa de marketing de produto e, curiosamente, também é um escritor bastante talentoso. Por isso, foi simples: ele também passou a ser um colaborador regular do nosso blog.
    Uma penal­i­dade do Google é o pior pesade­lo de qual­quer mestre da web. Ain­da assim, mes­mo se você tiv­er uma penal­i­dade, nem tudo está perdido.

    Neste arti­go, você vai apren­der o seguinte:

    Feliz­mente, nós nun­ca lidamos com penal­i­dades no blog da Ahrefs, então eu con­tatei profis­sion­ais expe­ri­entes de SEO que lidam com penal­i­dades do Google no seu dia-a-dia profissional:

    Vamos começar!

    Em ter­mos sim­ples, uma penal­i­dade é uma “punição” impos­ta man­ual­mente a um site pela equipa de spam do Google.

    Isso geral­mente acon­tece quan­do o web­site vio­la as dire­trizes de qual­i­dade do Google. Essa penal­i­dade resul­ta em uma que­da dramáti­ca nos rank­ings e per­da de tráfego orgâni­co. Vale a pena referir que o efeito neg­a­ti­vo das atu­al­iza­ções dos algo­rit­mos do Google não deve ser con­fun­di­do com uma penalidade.

    O Google não usa o ter­mo “sanções” em toda a sua doc­u­men­tação. Em vez dis­so, o Google chama de ações man­u­ais e ações algo­rít­mi­cas.

    Se os seus rank­ings orgâni­cos e respeti­vo tráfego caírem repenti­na­mente, enquan­to o seu web­site não reg­is­tar tem­pos de ina­tivi­dade ou prob­le­mas téc­ni­cos de SEO, você pode estar a enfrentar uma das duas coisas abaixo:

    1. O seu web­site foi revis­to por um humano e foi alvo de uma ação manual.
    2. Uma atu­al­iza­ção do Google resul­tou numa ação algo­rít­mi­ca que afe­tou o seu website.

    A mis­são do Google é apre­sen­tar os mel­hores resul­ta­dos aos seus usuários. As dire­trizes de qual­i­dade expli­cam o que o Google espera acer­ca da qual­i­dade dos web­sites. Qual­quer ten­ta­ti­va de manip­u­lar os seus fatores de clas­si­fi­cação ou abusar de suas dire­trizes de qual­i­dade é chama­da de spam.

    Todos os dias, o Google desco­bre cer­ca de 40 bil­hões de pági­nas com spam. Veja como o Google com­bate o spam.

    Como o Google com­bate o spam através do Blog da Cen­tral de Pesquisa do Google. As lin­has azuis mostram o vol­ume de tra­bal­ho necessário para fil­trar spam.[/caption

    O Google pos­sui sis­temas que podem dete­tar spam na fase de “ras­trea­men­to”. Como resul­ta­do, um grande número de pági­nas con­sid­er­adas spam nem chegará ao índice do Google.

    O con­teú­do incluí­do no seu índice é ver­i­fi­ca­do nova­mente quan­to a spam. Esse con­teú­do de baixa qual­i­dade pode ser exibido nos resul­ta­dos da pesquisa, mas as suas clas­si­fi­cações de pesquisa serão baixas.

    Con­forme expli­ca­do pelo Google, ess­es sis­temas autom­a­ti­za­dos aux­il­i­a­dos por inteligên­cia arti­fi­cial fornecem 99% de pro­teção con­tra spam. As chamadas ações man­u­ais desem­pen­ham o seu papel ape­nas para os 1% restantes.

    O Google tem um enorme exérci­to de “revi­sores” humanos que podem impor ações man­u­ais em web­sites, de for­ma inin­ter­rup­ta. Em 2020, ess­es “revi­sores” enviaram 2,9 mil­hões de men­sagens para pro­pri­etários de web­sites através do Google Search Con­sole rela­cionadas a ações man­u­ais de spam na web.

    Nota adi­cional.
    As ações man­u­ais são impostas e acionadas por uma equipa inter­na de deteção de spam do Google. Não con­fun­da essa equipa com os avali­adores de qual­i­dade que ape­nas aju­dam o Google a avaliar as alter­ações nos algo­rit­mos, não ten­do aces­so, por isso, a nen­hum dado detal­ha­do sobre o fun­ciona­men­to inter­no da Pesquisa Google.

    Sem­pre que um web­site recebe uma ação man­u­al, esse prob­le­ma estará per­ma­nen­te­mente visív­el em Segu­rança e Ações Man­u­ais no Google Search Con­sole. Parece algo assim:

    Com essa men­sagem, você recon­hece o prob­le­ma, tem noção da existên­cia do mes­mo e pode resolvê-lo diretamente.

    As ações man­u­ais impostas a um web­site resul­tarão em pági­nas clas­si­fi­cadas neg­a­ti­va­mente ou omi­ti­das com­ple­ta­mente dos resul­ta­dos da pesquisa.

    Con­tu­do, diag­nos­ticar o efeito de um ajuste algo­rít­mi­co é muito mais desafi­ador, pois você não rece­berá quais­quer noti­fi­cações do Google.

    A mel­hor maneira de iden­ti­ficar uma ação algo­rít­mi­ca é obser­var o seu tráfego orgâni­co do Google e ver se nota uma que­da que coin­cide com uma atu­al­iza­ção de algo­rit­mo con­heci­da ou suspeita.

    Você pode pesquis­ar em fóruns de “web­mas­ters” ou no Twit­ter para ver­i­ficar se out­ros cole­gas estão a enfrentar prob­le­mas semel­hantes. A Comu­nidade de Aju­da da Cen­tral de Pesquisa do Google, por exem­p­lo, é um exce­lente lugar para começar.

    Com o Ahrefs, já pode ver­i­ficar se out­ros web­sites do seu setor tam­bém estão a ser afe­ta­dos nos seus rankings.

    Vamos usar o nos­so blog como exem­p­lo aqui:

    No dia 3 de dezem­bro de 2020, uma nova atu­al­iza­ção do algo­rit­mo foi lança­da. Notavel­mente, o blog da Ahrefs tem uma pre­ocu­pação mais ele­va­da na qual­i­dade do con­teú­do; e não con­seguimos con­quis­tar um úni­co back­link. Por­tan­to, esta atu­al­iza­ção foi, sem dúvi­da, um mur­ro na cara para a nos­sa equipa.

    Por out­ro lado, você tam­bém já deve ter repara­do que as atu­al­iza­ções do algo­rit­mo não ape­nas afe­tam web­sites de baixa qual­i­dade ou com spam, mas tam­bém pro­movem web­sites de alta qual­i­dade. Por­tan­to, mes­mo que não haja nada “erra­do” com o seu web­site, você pode desco­brir out­ros web­sites que o estão a super­ar, após a próx­i­ma atu­al­iza­ção principal.

    Se você for “atingi­do” por uma atu­al­iza­ção de grande escala, não pense nis­so como uma penal­i­dade. Não sig­nifi­ca que este­ja a faz­er algo de erra­do; pode sim­ples­mente sig­nificar que que alguém está fazen­do algo melhor.

    Gary Illyes
    Gary Illyes, Web­mas­ter Trends Ana­lyst Google

    Exis­tem dois tipos de ações que podem ser exibidas na pági­na “Ações manuais”:

    1. Ações man­u­ais que afe­tam o web­site por inteiro
    2. Ações man­u­ais que ape­nas afe­tam um URL em especí­fi­co ou somente uma secção do website

    As ações man­u­ais podem estar situ­adas entre “bas­tante amplas” a “bas­tante especí­fi­cas”, ou por out­ro lado “muito fluí­das” no meio de ambos os parâmet­ros. O obje­ti­vo é neu­tralizar o prob­le­ma e às vezes isso tan­to parece fácil de iso­lar e faz­er ou, out­ras vezes, muito mais difí­cil de con­seguir. Dessa for­ma, acabamos por optar por uma ação bas­tante mais ampla.

    John Mueller
    John Mueller, Search Advo­cate Google

    Cada noti­fi­cação de “ação man­u­al” é acom­pan­ha­da por infor­mações de “Moti­vo” e “Efeitos”.

    Hoje, a lista de ações man­u­ais inclui:

    • Web­site abu­sa­do com spam de terceiros
    • Spam ger­a­do pelo usuário
    • Anfitrião sem spam
    • Prob­le­ma de dados estruturados
    • Links arti­fi­ci­ais para o seu website
    • Links arti­fi­ci­ais prove­nientes do seu website
    • Con­teú­do “cur­to” com pouco ou nen­hum val­or agregado
    • Cloak­ing e/ou redi­rec­ciona­men­tos “silen­ciosos”
    • Puro spam
    • Ima­gens ocultas
    • Tex­to ocul­to e/ou preenchi­men­to de palavras-chave
    • Incom­pat­i­bil­i­dade de con­teú­do AMP
    • Redi­rec­ciona­men­tos ocul­tos para dis­pos­i­tivos móveis
    • Vio­lações da políti­ca do Google Notí­cias e do Google Dis­cov­er

    Sem­pre que o Google lança uma nova atu­al­iza­ção de spam, está basi­ca­mente visan­do os mes­mos problemas.

    As atu­al­iza­ções prin­ci­pais (de maior rele­vo) abor­dam a relevân­cia e a qual­i­dade do conteúdo.

    Além dis­so, repare que as ações man­u­ais podem abranger difer­entes pro­du­tos do Google. Por­tan­to, se de algu­ma for­ma você obtiv­er uma ação man­u­al rela­ciona­da com o Google Dis­cov­er, as suas clas­si­fi­cações reg­u­lares (nos rank­ings) não devem ser afetadas.

    Ten­ha atenção que “Notí­cias” (News) e “Desco­brir” (Dis­cov­er) são pro­du­tos total­mente separados.

    Notí­cias inclui con­teú­do de notí­cias, não ape­nas por editores.

    O Dis­cov­er inclui con­teú­do de toda a web, não ape­nas con­teú­do de notícias.

    Ações man­u­ais podem acon­te­cer em ambos os pro­du­tos Google; se con­cretizadas, elas ape­nas envolvem a fer­ra­men­ta em causa.

    Danny Sullivan
    Dan­ny Sul­li­van, Pub­lic Search Liai­son Google

    Você pode ler mais sobre o relatório de ações man­u­ais neste arti­go de aju­da do Search Con­sole.

    Infe­liz­mente, não há dados sobre a par­til­ha de difer­entes penal­i­dades do Google, então acabei por pesquis­ar tópi­cos recentes em difer­entes fóruns de espe­cial­is­tas na web (web­mas­ters) e no Twitter.

    As ações man­u­ais mais comuns que os web­mas­ters se pre­ocu­pam em resolver atual­mente estão rela­cionadas às ten­ta­ti­vas de manip­u­lar os resul­ta­dos de pesquisa do Google. Isso pode ser uma mera coin­cidên­cia, mas essas penal­i­dades estão mes­mo próx­i­mas umas das out­ras na lista de ações man­u­ais. Estas são:

    • Links não nat­u­rais para o seu website
    • Links não nat­u­rais prove­nientes do seu website
    • Con­teú­do “cur­to” e com pouco ou nen­hum val­or agregado

    Eu diria que quase todas as penal­i­dades do Google acon­te­cem, hoje, porque o pro­pri­etário do web­site esta­va ten­tan­do em grande parte manip­ulá-lo. Há cin­co ou seis anos atrás eu próprio vi uma quan­ti­dade enorme de penal­i­dades que ocor­reram como resul­ta­do de empresários bons e hon­estos que con­trataram empre­sas de SEO de fra­ca qual­i­dade, por sua vez con­stru­in­do links não nat­u­rais. Ain­da assim, ago­ra, a maior parte desse tipo de links é sim­ples­mente igno­ra­da pelo Pen­guin. Como tal, se você rece­ber uma penal­i­dade ao nív­el do link, geral­mente sabe que foi porque a mereceu.

    Marie Haynes
    Marie Haynes, CEO Marie Haynes Consulting

    Por isso, parem de faz­er coisas duvi­dosas, meus amigos! 🙂

    Os links ain­da são um dos fatores de clas­si­fi­cação mais impor­tantes, então “links não nat­u­rais” são a razão por trás de um grande número de penal­i­dades nos dias de hoje.

    Ago­ra, sejamos hon­estos. Se você vir essa noti­fi­cação no Search Con­sole, provavel­mente fez parte de um “esque­ma de links” e, por isso, sabe a causa pela qual foi atingido.

    Porém, se com­prou um web­site ou está tra­bal­han­do no web­site de out­ra pes­soa, pre­cisa de ini­ciar uma audi­to­ria abrangente de links. Aqui ficam algu­mas ações ráp­i­das que você pode tra­bal­har de imediato.

    Verifique os seus textos âncora

    Você deve prestar atenção ao domínio de tex­tos ânco­ra que são irrel­e­vantes ou bas­tante otimiza­dos, prove­nientes de web­sites de baixa qualidade.

    O primeiro pas­so que você deve dar é conec­tar o seu web­site ao Explo­rador de Web­sites da Ahrefs (ou out­ro ver­i­fi­cador de back­links que você goste) e nave­g­ar até ao relatório Ânco­ras. Recen­te­mente, apri­moramos o nos­so com vários fil­tros úteis. Atual­mente, ficou ain­da mais fácil diag­nos­ticar prob­le­mas rela­ciona­dos a tex­tos âncora.

    Com um per­fil de back­link orgâni­co, a maio­r­ia dos links são anco­ra­dos ao nív­el do URL ou anco­ra­dos à mar­ca. Con­tu­do, se um web­site estiv­er forte­mente envolvi­do na con­strução de links manip­u­la­tivos, você geral­mente verá muitas ânco­ras reple­tas de palavras-chave de vários domínios de referência:

    Se o relatório de Ânco­ras se parece algo como isto aci­ma, con­sidere que este é um mau sinal.

    Quan­to aos “Links não nat­u­rais do seu web­site”, você deve obser­var os tex­tos ânco­ra dos links de saí­da. O Explo­rador de Web­sites da Ahrefs tem um relatório espe­cial para isso.

    Verifique os seus domínios de referência

    O relatório de domínios de refer­ên­cia no Explo­rador de Web­sites pode ajudá-lo a iden­ti­ficar web­sites cri­a­dos explici­ta­mente para vender links. O prin­ci­pal atrib­u­to dess­es web­sites é o grande número de sites para os quais eles vin­cu­lam (rela­ciona­dos com o taman­ho de um web­site por si só).

    Além dis­so, ess­es web­sites geral­mente recebem pouco ou nen­hum tráfego do Google, emb­o­ra pos­sam ter uma clas­si­fi­cação de domínio bas­tante elevada.

    É por isso que adi­cionamos as col­u­nas “Dofol­low linked domains” e “Tráfego” dire­ta­mente no relatório de Domínios de Refer­ên­cia.

    Por exem­p­lo, aqui no blog da Ahrefs, nun­ca fomos ganan­ciosos por links exter­nos. Se uma pági­na ou recur­so mere­cer uma refer­ên­cia da nos­sa parte, então aí, sim, cri­amos um link para ela.

    O nos­so blog tem aprox­i­mada­mente 2 mil pági­nas index­adas no Google.

    Por sua vez, o relatório de domínios vin­cu­la­dos da Ahrefs mostra que vin­cu­lam­os cer­ca de 1,5 mil sites.

    Por­tan­to, a pro­porção é próx­i­ma de 1:1 e não estou dizen­do que é um padrão para todos os setores, mas espero que você com­preen­da o porquê. Um web­site com 500 pági­nas com links para 5 mil web­sites difer­entes dev­erá lev­an­tar suspeitas.

    Você deve obser­var que um baixo DR (clas­si­fi­cação de domínio) e um tráfego orgâni­co neg­a­ti­vo nem sem­pre indicam a baixa qual­i­dade de um web­site. Pode ser que o web­site seja novo e se torne forte ao lon­go do tem­po, com a dev­i­da consistência.

    Con­tu­do, quan­do um web­site de link tem baixo DR, design e inter­face de usuário feios, con­teú­do de baixa qual­i­dade e nen­hum tráfego orgâni­co, não há maneira de um link prove­niente desse web­site ser con­sid­er­a­do natural.

    O Google parece ter uma lista bem guarda­da de web­sites que ven­dem links e, por out­ro lado, pode estar usan­do e‑mails de ven­da de links para expan­di-la. Con­fi­ra este arti­go de Bar­ry Schwartz para mais infor­mações sobre o tópico.

    Para ter uma boa noção de quão sério é o prob­le­ma do link para o seu web­site, con­vi­damo-lo a aced­er à fer­ra­men­ta “Dis­avow Black­list Bulk Upload” de Marie Haynes. Em segui­da, exporte a lista dos seus domínios de refer­ên­cia do Ahrefs e veja quan­tos deles estão na lista negra de Marie.

    Você tam­bém deve esti­mar visual­mente as pági­nas de links.

    Os web­sites cri­a­dos para ger­ar links são facil­mente percetíveis na maio­r­ia das vezes. O con­teú­do pre­sente nas suas pági­nas não fará muito sen­ti­do e as ima­gens serão uma con­fusão total.

    Leitu­ra recomen­da­da: Como lidar com links não nat­u­rais e ações man­u­ais do Google

    Para reti­rar uma ação man­u­al do seu web­site, você deve tomar medi­das para cor­ri­gir os prob­le­mas especi­fi­ca­dos na(s) mensagem(ns) de Ações Man­u­ais do Google Search Con­sole e sele­cionar “Solic­i­tar Revisão” para o prob­le­ma em específico.

    Links não nat­u­rais para o seu web­site” é a úni­ca penal­i­dade que tem “raízes” fora do seu web­site. Para o reabil­i­tar, você deve livrar-se dess­es links.

    Para faz­er isso, pre­cisa de limpar o seu per­fil de links o máx­i­mo pos­sív­el. Sim­ples­mente rejeitar ess­es links pode não ser suficiente.

    Veja o que diz o doc­u­men­to do Google:

    Você deve faz­er um esforço de boa-fé para remover back­links antes de usar a fer­ra­men­ta de rejeição. Tam­bém pode ser útil doc­u­men­tar o esforço envolvi­do na remoção dess­es links e sim­ples­mente rejei­tan­do todos os back­links, sem ten­tar removê-los pode levar à rejeição do seu pedido.

    Se você tiv­er con­t­role sobre o link, remova‑o.

    Em segui­da, você dev­erá enviar solic­i­tações de remoção de links para web­mas­ters. Ain­da assim, muito provavel­mente, isso vai ser difí­cil de con­seguir. Muitas vezes, você pre­cisa de mais de uma ten­ta­ti­va para ser bem-suce­di­do, pois neces­si­tará de procu­rar con­tatos difer­entes antes de encon­trar a pes­soa certa.

    E mes­mo que você alcance, alguns sim­ples­mente não se impor­tarão. E, às vezes, eles até pedem que você pague para remover ess­es links.

    Se você não con­seguir remover um link para o seu web­site, rejeite a pági­na ou o domínio do link, mas explique por que você o fez através do seu pedi­do de reconsideração.

    Cer­ti­fique-se de doc­u­men­tar cada pas­so que você dá e cada men­sagem que você envia para cor­ri­gir os prob­le­mas. Este reg­is­to tornará o seu pedi­do de recon­sid­er­ação mais convincente.

    Se a penal­i­dade resul­tar de con­teú­do fra­co, forneça evidên­cias das suas mel­ho­rias. Mostre qual o con­teú­do que você removeu e o que adicionou.

    Solicite uma revisão somente quan­do tiv­er cor­rigi­do os prob­le­mas em todas as pági­nas afe­tadas, pois a ação man­u­al não pode ser sus­pen­sa parcialmente.

    É essen­cial demon­strar o seu esforço para resolver todos os prob­le­mas den­tro do seu web­site, bem como quais­quer resul­ta­dos, ao enviar um pedi­do de recon­sid­er­ação. Lem­bre-se de que o seu web­site será recon­sid­er­a­do por humanos, não por algo­rit­mos (isto é, máquinas).

    Não há lim­ite para o número de vezes que você pode solic­i­tar uma reconsideração.

    Ações algo­rít­mi­cas não impli­cam em pedi­dos de recon­sid­er­ação. Tudo o que você pode faz­er é cor­ri­gir os prob­le­mas que podem estar a penalizar o seu web­site e esper­ar que o Google ras­treie e rein­dexe o seu web­site. Só depois dis­so você desco­brirá se o seu web­site ain­da está comprometido.

    Se você não con­seguir reti­rar as suas penal­i­dades à primeira ten­ta­ti­va, repi­ta o proces­so aci­ma, de for­ma mais com­ple­ta. Se estiv­er per­di­do nas ações a tomar, encon­tre um profis­sion­al de SEO que pos­sa avaliar os danos e encon­trar uma solução viáv­el para o seu caso.

    Existe uma penalidade para conteúdo duplicado?

    25%–30% da web é con­teú­do duplicado.

    O Google desmisti­fi­cou a “penal­i­dade de con­teú­do dupli­ca­do” em 2008. Ain­da assim, as pes­soas con­tin­u­am com a mes­ma pergunta.

    A respos­ta cur­ta para essa per­gun­ta é “não”. Não há penal­i­dade para con­teú­do duplicado.

    Se você copi­ar ou roubar con­teú­do de out­ros web­sites, o Google sim­ples­mente clas­si­fi­cará o con­teú­do original.

    Quan­to às pági­nas dupli­cadas pre­sentes no seu web­site, o Google ten­tará deter­mi­nar o URL prin­ci­pal como sendo a ver­são canôni­ca. Use o rótu­lo <code>rel=canonical</code> para aju­dar o Google a escol­her a pági­na mais apropriada.

    Leitu­ra recomen­da­da: Con­teú­do Dupli­ca­do: Porque Acon­tece e Como Resolvê-lo

    Um website pode obter uma penalidade por um mau design ou fora do prazo?

    Às vezes, pági­nas mín­i­mas, anti­gas, sim­pli­fi­cadas ou até mes­mo feias, esteti­ca­mente, têm uma boa clas­si­fi­cação. Às vezes isso tam­bém muda com o pas­sar do tem­po (parece que você está deixan­do espaço aber­to para a con­cor­rên­cia por estar “abaixo” do que é ide­al e/ou aceitáv­el para o Google).

    John Mueller
    John Mueller, Search Advo­cate Google

    Pode um relatório de spam do meu concorrente resultar numa penalidade para o meu website?

    Antes de 2020, a doc­u­men­tação do Google indi­ca­va que os relatórios de spam pode­ri­am ser usa­dos para realizar ações man­u­ais con­tra websites.

    Hoje, eles são usa­dos ape­nas para mel­ho­rar os seus algo­rit­mos de deteção de spam. De acor­do com o Google:

    Emb­o­ra o Google não use ess­es relatórios para tomar medi­das dire­tas con­tra vio­lações, eles ain­da desem­pen­ham um papel impor­tante para nos aju­dar a enten­der como mel­ho­rar os nos­sos sis­temas de deteção de spam que pro­tegem os nos­sos resul­ta­dos de pesquisa.

    Devo desaprovar qualquer link de baixa qualidade para prevenir uma ação manual do Google?

    Se não tem con­struí­do links ulti­ma­mente, você provavel­mente não terá nada com que se preocupar.

    Links aleatórios cole­ta­dos ao lon­go dos anos não são nec­es­sari­a­mente prej­u­di­ci­ais, pois tam­bém os vemos há muito tem­po e podemos igno­rar todos aque­les estran­hos grafites da web de lon­ga data. Rejeite links que foram real­mente pagos (ou de out­ra for­ma colo­ca­dos de for­ma não nat­ur­al); não se pre­ocupe com o lixo à sua volta.

    John Mueller
    John Mueller, Search Advo­cate Google

    Quanto tempo demora a obter uma resposta a um pedido de reconsideração?

    Não existe uma respos­ta exa­ta para esta per­gun­ta. Obvi­a­mente, depende do grau de sev­eri­dade do assun­to e o vol­ume de pedi­dos à equipa de spam na web.

    Aqui fica o que o Google diz:

    A maio­r­ia das revisões de recon­sid­er­ação pode levar vários dias ou sem­anas, emb­o­ra em alguns casos, como solic­i­tações de recon­sid­er­ação rela­cionadas a links, a revisão da sua solic­i­tação pos­sa demor­ar mais do que o normal.

    Em casos pouco comuns, pode demor­ar vários meses.

    Nos últi­mos 18 meses, expe­ri­en­ciei algo entre 3 sem­anas e, em um caso extremo, cer­ca de 5 meses.

    Acred­i­to que o Google processe solic­i­tações de recon­sid­er­ação em lotes ver­sus um méto­do rolante. Depen­den­do da gravi­dade da penalidade/ofensa e do seu pos­sív­el impacto no bem-estar do usuário (de lev­an­ta­men­to da penal­i­dade), eles são trata­dos com níveis difer­entes (e agru­pa­dos de maneira difer­ente) de importân­cia. O que, con­sideran­do como o Google pon­dera os recur­sos em favor da maio­r­ia dos usuários, isso faz sentido.

    Dan Taylor
    Dan Tay­lor, Head of Research & Devel­op­ment SALT.agency

    Podem ataques negativos de SEO conduzir a ações manuais?

    É alta­mente improváv­el que os links de spam cri­a­dos como um ataque neg­a­ti­vo de SEO por meio dos seus con­cor­rentes rebaixe o seu web­site. O Google diz que é inteligente o sufi­ciente para igno­rar ess­es links.

    Con­tu­do, se você estiv­er pre­ocu­pa­do, sim­ples­mente rejeite-os.

    Na min­ha opinião, é raro que ten­ta­ti­vas neg­a­ti­vas de SEO lev­em a uma ação man­u­al. Se um web­site recebe uma ação man­u­al, depois de obter uma série de links de SEO neg­a­tivos que são apon­ta­dos para ele, quase sem­pre acon­tece que esse web­site tam­bém esteve envolvi­do em muitos dos seus próprios links des­ta forma.

    Marie Haynes
    Marie Haynes, CEO Marie Haynes Consulting

    Por­tan­to, se você ini­ciar a chama­da táti­ca de SEO “black-hat”, o SEO neg­a­ti­vo da sua con­cor­rên­cia pode traz­er atenção desnecessária ao seu web­site. Não é out­ro sinal para aban­donar a táti­ca de “black hat”?

    Uma penalidade pode expirar?

    Para min­ha sur­pre­sa, as ações man­u­ais expi­ram. As ações de algo­rit­mo não e, de fac­to, elas estão a mel­ho­rar com o tempo.

    https://twitter.com/JohnMu/status/1037982949197709312

    O desem­pen­ho do meu web­site na pesquisa ficará nor­mal assim que a ação man­u­al for suspensa?

    A respos­ta ger­al é “sim”. O Google não guar­da ran­cor con­tra web­sites com ações man­u­ais suspensas.

    O web­site ser “con­t­a­m­i­na­do” após uma ação man­u­al é um mito de SEO. Você solici­ta um pedi­do de recon­sid­er­ação e, se for bem-suce­di­do, está fora de perigo.

    Gary Illyes
    Gary Illyes, Web­mas­ter Trends Ana­lyst Google

    John Mueller gravou um vídeo ded­i­ca­do somente a este assunto.

    Con­tu­do, as coisas podem ser um pouco mais com­pli­cadas que isso.

    Ao lon­go dos anos, tra­bal­hei com vários web­sites que tiver­am ações man­u­ais, penal­i­dades de links e, uma vez lev­an­tadas, o site con­seguiu recon­stru­ir e pro­gredir. Ao sus­pender uma penal­i­dade de link, muitas vezes há um equívo­co de que ‘o desem­pen­ho voltará ao nor­mal’, mas as pes­soas esque­cem que tiver­am algum bene­fí­cio dos back­links orig­i­nal­mente cri­a­dos, afe­tan­do o desem­pen­ho; caso con­trário, porque moti­vo o Google os veria como manip­u­lações se não funcionassem?

    Dan Taylor
    Dan Tay­lor, Head of Research & Devel­op­ment SALT.agency

    Um web­site recebe uma ação man­u­al geral­mente porque as téc­ni­cas que ele esta­va a usar estavam real­mente a fun­cionar. Mes­mo depois da ação man­u­al ser sus­pen­sa, o web­site vol­ta ao pon­to de antes de essas téc­ni­cas de “black-hat” serem imple­men­tadas e real­mente funcionarem.

    Olga Zarzeczna
    Olga Zarzecz­na, SEO Con­sul­tant Seosly

    Fiz algu­mas pesquisas e me deparei com a sessão AMA do John no Red­dit, onde ele reser­vou um tem­po para respon­der a várias per­gun­tas bas­tante interessantes:

    Não existe um ‘botão de redefinir as coisas’ para um domínio, nem temos isso inter­na­mente con­fig­u­ra­do, por isso uma revisão man­u­al não mudaria nada. Se hou­ver muito históri­co neg­a­ti­vo asso­ci­a­do a isso, você pre­cisa de con­viv­er com tal, limpá-lo o máx­i­mo pos­sív­el ou mudar para um domínio difer­ente. Sei que pode ser um abor­rec­i­men­to, mas é o mes­mo com qual­quer tipo de negó­cio, limpar um nome/reputação má pode dar muito tra­bal­ho, e é difí­cil diz­er com ante­cedên­cia se valerá a pena no final da história.

    John Mueller
    John Mueller, Search Advo­cate Google

    Considerações finais

    Como você acabou de ver­i­ficar neste arti­go, os web­sites sofrem prin­ci­pal­mente com as penal­i­dades do Google por causa de con­teú­do de baixa qual­i­dade e téc­ni­cas obscuras de SEO.

    Se você dese­ja tornar o seu web­site à pro­va de bala, cer­ti­fique-se de que ele atende às dire­trizes de qual­i­dade do Google, siga os princí­pios E‑A-T e ten­ha um per­fil de link natural.

    Além dis­so, mon­i­tor­ize o seu web­site para despis­tar e remover o con­teú­do alvo de ataques o mais rápi­do pos­sív­el, de for­ma a evi­tar spam ger­a­do pelo usuário den­tro do seu website.

    Tem mais pen­sa­men­tos que gostaria de par­til­har? Tem questões adi­cionais? Fale comi­go no Twit­ter.