General SEO

13 Técnicas de SEO para Obter Mais Tráfego

Chris Haines
Chris é um diretor sénior de SEO com 10 anos de experiência na área, no mundo das agências. Quando ele não está envolvido com SEO, Chris gosta de experimentar e brincar com sintetizadores antigos, passear na praia e tomar um bom chá.
    Con­seguir mais tráfego para o seu web­site a par­tir da pesquisa orgâni­ca pode ser feito de três téc­ni­cas de SEO.

    Você pode:

    1. Garan­tir uma clas­si­fi­cação mais ele­va­da para palavras-chave existentes.
    2. Clas­si­ficar para mais palavras-chave.
    3. Obter mais cliques.

    Todas as téc­ni­cas de SEO abaixo aju­dam você a faz­er uma ou mais das coisas aci­ma mencionadas. 

    A com­petição tor­na a sua vida mais difí­cil, mas se pen­sar pela pos­i­ti­va seus con­cor­rentes tam­bém podem ser uma fonte de ideias de temas a serem explorados.

    Para encon­trar as pági­nas de seus con­cor­rentes que con­seguem mais tráfego, você pode usar o relatório de Pági­nas de topo no Site Explor­er do Ahrefs.

    Por exem­p­lo, se conec­tar­mos um con­cor­rente ao Ahrefs (neste caso, a Moz), ver­e­mos que seu guia para “Magen­to SEO” obtém uma boa quan­ti­dade de tráfego de pesquisa.

    Ain­da não cob­ri­mos esse tópi­co, mas pode valer a pena fazê-lo.

    Você tam­bém pode usar o relatório de Análise Com­pet­i­ti­va para encon­trar palavras-chave clas­si­fi­cadas por seus con­cor­rentes e que você não clas­si­fi­ca ainda.

    Aqui fica como:

    1. Insira seu domínio no relatório de Análise Com­pet­i­ti­va (ou Com­pet­i­tive Analy­sis, como mostra no Ahrefs)
    2. Insira alguns nomes de concorrentes
    3. Car­regue em Com­parar

    Depois de faz­er isso, você poderá com­parar as palavras-chave, as clas­si­fi­cações e o tráfego dos seus con­cor­rentes com os seus.

    Neste exem­p­lo, podemos ver as “palavras-chave comuns” que par­til­hamos com os nos­sos con­cor­rentes, bem como as palavras-chave especí­fi­cas que os nos­sos con­cor­rentes clas­si­fi­cam, mas o Ahrefs não.

    Este relatório iden­ti­fi­cou 68.711 palavras-chave, por­tan­to exis­tem opor­tu­nidades mais que sufi­cientes para cri­ar novos tópi­cos de conteúdo.

    Vale a pena pri­orizar tópi­cos de baixa difi­cul­dade se você admin­is­trar um web­site recente, uma vez que por isso pode ter difi­cul­dades para se clas­si­ficar em tópi­cos com­pet­i­tivos (isto é, com ele­va­da difi­cul­dade) no iní­cio. Se seguir esta como uma das téc­ni­cas de SEO chave, pode ter suces­so mais rapidamente.

    Você pode encon­trá-los com uma fer­ra­men­ta de pesquisa de palavras-chave como o Key­words Explor­er do Ahrefs. Bas­ta pesquis­ar ideias de palavras-chave e fil­trar aque­las com pon­tu­ações baixas de difi­cul­dade de palavras-chave (KD).

    Se você dese­ja encon­trar palavras-chave que não ten­ham ape­nas uma difi­cul­dade baixa, mas que tam­bém ten­ham um web­site com uma clas­si­fi­cação pos­i­ti­va a nív­el do rat­ing de domínio nos resul­ta­dos de bus­ca, você deve, por isso, usar o fil­tro “Menor DR”. 

    No exem­p­lo abaixo, inseri um DR “até 10” apare­cen­do entre os cin­co primeiros resultados.

    Depois de aplicar o fil­tro, podemos clicar nas palavras-chave e rolar para baixo até à visão ger­al dos resul­ta­dos de pesquisa para obser­var os resultados.

    Podemos ver o primeiro resul­ta­do com um DR de nív­el 65 para a palavra-chave “cômo­da para quarto”.

    Esta é uma maneira poderosa de encon­trar palavras-chave com menor difi­cul­dade, onde um web­site com baixo DR é clas­si­fi­ca­do entre web­sites com um DR muito mais alto.

    O con­teú­do anti­go pre­cisa de ser atu­al­iza­do peri­odica­mente porque as clas­si­fi­cações não duram para sem­pre, espe­cial­mente se você estiv­er escreven­do sobre tópi­cos urgentes e de cur­ta duração no tem­po. Esta é uma das téc­ni­cas de SEO que você deve ter sem­pre em mente. 

    Por exem­p­lo, aqui está o tráfego orgâni­co esti­ma­do rel­a­ti­va­mente à nos­sa lista das prin­ci­pais pesquisas do Google ao lon­go do tempo.

    Line graph showing organic traffic dips and spikes of an Ahrefs article

    Cada que­da ocor­reu quan­do o con­teú­do começa­va a perder a sua relevân­cia atu­al. As pes­soas que­ri­am encon­trar uma lista atu­al­iza­da das prin­ci­pais pesquisas do Google, mas a nos­sa lista era anti­ga (e, por isso, esta­va desat­u­al­iza­da). Dessa for­ma as clas­si­fi­cações caíram.

    Por out­ro lado, cada pico (subi­da) ocor­reu sem­pre que atu­al­izamos o conteúdo.

    Você pode encon­trar pági­nas em seu web­site que pre­cisam ser atu­al­izadas usan­do o Site Explor­er.

    Aqui está o que fazer:

    • Conecte o seu website
    • Vá até ao relatório de Pági­nas de topo
    • Defi­na o modo de com­para­ção para Ano ante­ri­or
    • Clas­si­fique o relatório por alter­ações de tráfego, do mais baixo para alto
    • Pro­cure tópi­cos onde a atu­al­i­dade do con­teú­do pode ser o prob­le­ma em causa
    Top pages report results, via Ahrefs' Site Explorer

    Se você é um usuário do Word­Press, pode encon­trar pági­nas que não estão com um bom desem­pen­ho, exe­cu­tan­do uma audi­to­ria de con­teú­do gra­tui­ta através do plu­g­in da Ahrefs chama­do SEO Word­Press.

    List of no longer well-performing pages, via Ahrefs' SEO WordPress plugin

    Cobrir os sub­tópi­cos rel­e­vantes no seu nicho de con­teú­do (isto é, con­teú­do que pode abor­dar) geral­mente sig­nifi­ca que você será clas­si­fi­ca­do para mais palavras-chave e obterá mais tráfego por si só. 

    Prova­mos isso em nos­so estu­do, que desco­briu que se uma pági­na for clas­si­fi­ca­da em primeiro lugar para uma palavra-chave, ela será clas­si­fi­ca­da para quase 1.000 palavras-chave a mais entre as 10 primeiras, em média. 

    Con­tu­do, como você pode cri­ar um con­teú­do mais sóli­do e com­ple­to? É sim­ples: você pre­cis­ará preencher os difer­en­ci­ais de con­teú­do (tam­bém con­heci­dos como lacu­nas), sendo esta uma das téc­ni­cas de SEO que você deve saber aprimorar. 

    Aqui fica como as encontrar:

    1. Coloque sua palavra-chave prin­ci­pal no Key­words Explor­er
    2. Role até à visão ger­al dos resul­ta­dos de pesquisa e sele­cione algu­mas das pági­nas com mel­hor classificação
    3. Clique no menu sus­pen­so “Abrir em” e sele­cione “Difer­en­cial de conteúdo”

    Clique no menu sus­pen­so “Abrir em” e sele­cione “Difer­en­cial de con­teú­do”. Os resul­ta­dos são: 

    • camisa mas­culi­na
    • camise­tas masculinas
    • roupas mas­culi­nas

    Se abor­dásse­mos este sub­tópi­co, clas­si­f­i­can­do para uma dessas palavras-chave em uma postagem de blog sobre “camise­tas”, provavel­mente teríamos uma clas­si­fi­cação mais ele­va­da e obteríamos mais tráfego.

    Os hubs de con­teú­do são coleções interli­gadas de con­teú­do sobre um deter­mi­na­do tópico.

    Por exem­p­lo, nos­so guia para ini­ciantes em SEO é um cen­tro de con­teú­do. Ele tem uma pági­na principal/pilar sobre SEO com links de e para sub­pági­nas sobre como fun­cionam os mecan­is­mos de bus­ca, os princí­pios bási­cos de SEO, pesquisa de palavras-chave, etc.

    Pillar page of our beginner's guide to SEO

    O prin­ci­pal bene­fí­cio dos hubs de con­teú­do é que a orga­ni­za­ção do link flui de e para todas as pági­nas do hub através de links inter­nos. Em out­ras palavras, se uma das suas sub­pági­nas obtiv­er muitos back­links, todos eles ficarão mais fortes e poten­cial­mente terão uma clas­si­fi­cação mais elevada.

    Se você já pos­sui con­teú­do em seu web­site, a maneira mais fácil de cri­ar um hub de con­teú­do é reor­ga­ni­zar as pági­nas rela­cionadas em torno de uma nova pági­na do tipo “hub”.

    Flowchart showing how existing content can be reorganized

    Se você dese­ja cri­ar um novo cen­tro de con­teú­do, uma das maneiras mais fáceis de encon­trar tópi­cos é obser­var as prin­ci­pais sub­pas­tas de seus concorrentes.

    Por exem­p­lo, vamos conec­tar o Diet­Doc­tor ao Site Explor­er e obser­var o relatório de Estru­tu­ra do Site. Observe­mos 30 pági­nas na sub­pas­ta /low-car­b/ke­to/recipes que recebem um total esti­ma­do de 143 mil vis­i­tas de pesquisa mensais.

    Se cli­car­mos no número de pági­nas, ver­e­mos todas as pági­nas nes­sa estru­tu­ra de URL, jun­to com o tráfego esti­ma­do e a palavra-chave principal.

    Muitos dess­es tópi­cos farão sen­ti­do para serem incluí­dos em um hub de conteúdo.

    Back­links são um dos prin­ci­pais fatores de clas­si­fi­cação do Google, é cer­to, con­tu­do é mais fácil falar do que con­seguir obter links de alta qual­i­dade. É sem dúvi­da uma das partes mais desafi­ado­ras do SEO.

    Por esse moti­vo, antes de começar a ten­tar con­stru­ir mais back­links para uma pági­na, vale a pena ver­i­ficar se isso pode ajudar.

    Por exem­p­lo, se você conec­tar nos­so guia de SEO na pági­na ao Site Explor­er, verá que ele con­tém back­links de 2 domínios de referência:

    Esta pági­na atual­mente ocu­pa o lugar número 14 nos resul­ta­dos de pesquisa da sua palavra-chave alvo em foco:

    Ain­da assim, olhan­do através do Key­words Explor­er, ver­i­fi­camos que com ape­nas 2 domínios de refer­ên­cia esta­mos mel­hor clas­si­fi­ca­dos que o nos­so con­cor­rente, a Moz. 

    Ess­es números não con­sid­er­am a qual­i­dade do back­link, então pode ser que a pági­na com mel­hor clas­si­fi­cação nos supere porque tem mais back­links de alta qual­i­dade. Ain­da assim, de modo ger­al, não parece que a fal­ta de back­links seja o prob­le­ma central.

    Por out­ro lado, se você olhar para os resul­ta­dos de pesquisa para “o que é SEO” (em inglês, como mostro abaixo, “What Is SEO?”), verá que a nos­sa pági­na tem sig­ni­fica­ti­va­mente menos back­links do que aque­les que nos superam.

    SERP overview for "what is seo," via Ahrefs' Site Explorer

    Con­stru­ir mais back­links é provavel­mente o cam­in­ho cer­to a tomar.

    Links inter­nos são links de uma pági­na do seu web­site para outra.

    Assim como os back­links, eles trans­fer­em o “con­teú­do do link” de uma pági­na para out­ra. Ao con­trário dos back­links, você tem con­t­role total sobre onde e como cri­ar links inter­nos em seu site. É por isso que uma das téc­ni­cas de SEO mais pop­u­lares é apon­tar mais links inter­nos para pági­nas que pre­cisam de impulso.

    Illustration showing how internal links work

    Para encon­trar essas pági­nas, conecte seu domínio ao Site Explor­er, vá para o relatório de Palavras-chave orgâni­cas e fil­tre por palavras-chave clas­si­fi­cadas de 2 a 10.

    Você pode, assim sendo, exam­i­nar este relatório à procu­ra das prin­ci­pais palavras-chave alvo.

    Por exem­p­lo, nós clas­si­fi­camos em 7º lugar para o ter­mo “SEO fora da pági­na” (em inglês, “off page seo”, tal como mostro abaixo):

    Ahrefs Blog ranks #7 for "off page seo"

    Para encon­trar opor­tu­nidades de links inter­nos, que sejam rel­e­vantes e con­tex­tu­ais para esta pági­na, podemos adi­cionar essa mes­ma pági­na ao fil­tro “Pági­na de des­ti­no” no relatório de Opor­tu­nidades de links no Site Audit do Ahrefs.

    Link opportunities report results, via Ahrefs' Site Audit

    Neste exem­p­lo, o relatório sug­ere que vin­cule­mos inter­na­mente uma menção con­tex­tu­al de “SEO fora da pági­na” usan­do nos­so guia de SEO na página.

    Back­links que­bra­dos são um prob­le­ma comum porque as pes­soas geral­mente excluem ou movem pági­nas de lugar ao lon­go do tem­po. A menos que você redi­re­cione essas pági­nas para seus novos URLs, sem­pre que isso acon­te­cer, quais­quer back­links que apon­tem para os links anti­gos não apon­tarão efe­ti­va­mente para lugar nen­hum. E isso poderá ser um problema. 

    Veja como encon­trar pági­nas que­bradas olhan­do para back­links com cor­re­spondên­cia ao seu website:

    1. Coloque o seu domínio no Site Explor­er
    2. Vá ao relatório Mel­hor por links
    3. Adi­cione um fil­tro “404 não encontrado”
    4. Clas­si­fique o relatório referindo-se aos domínios de cima para baixo

    Por exem­p­lo, temos back­links de 57 domínios de refer­ên­cia apon­tan­do para o URL anti­go da nos­sa bar­ra de fer­ra­men­tas SEO.

    Data shows 57 backlinks pointing to old URL

    Uma vez que a nos­sa pági­na “bar­ra de fer­ra­men­tas SEO” ain­da existe, podemos recu­per­ar ess­es back­links redi­re­cio­nan­do o URL anti­go para o novo.

    Se você quis­er saber como lidar com uma opor­tu­nidade de link que­bra­do, use nos­so flux­o­gra­ma abaixo para ajudá-lo a decidir da for­ma mais correta.

    How to deal with broken links, via Ahrefs Blog

    Ter uma clas­si­fi­cação ele­va­da no Google é ape­nas parte da batal­ha. Você tam­bém pre­cisa moti­var as pes­soas a cli­carem em seu resultado.

    Aqui ficam algu­mas for­mas de fazê-lo:

    1. Escre­va uma tag de títu­lo e uma meta descrição atraentes
    2. Adi­cionar “mar­cação de esque­ma” para uma boa clas­si­fi­cação de um snip­pet bem elab­o­ra­do (con­heci­do como rich snip­pet)

    O Google geral­mente mostra tags de títu­lo e meta descrições nos resul­ta­dos da pesquisa, por­tan­to, é impor­tante torná-los o mais atraentes pos­sív­el, evi­tan­do cri­ar clickbait.

    Example of title tag and meta description on a Google SERP

    Aqui ficam algu­mas dicas:

    • Seja breve – ideal­mente com menos de 70 caracteres.
    • Cor­re­spon­da à intenção de pesquisa – mostre que você tem o que as pes­soas desejam.
    • Seja des­criti­vo – dê às pes­soas o que eles querem encon­trar com facilidade.
    • Não use click­bait – con­cen­tre-se em vez dis­so em uma exce­lente entre­ga de val­or ao usuário.
    • Inclua sua palavra-chave – ou uma vari­ação aprox­i­ma­da da mesma.

    Você tam­bém pode usar mar­cação de esque­ma para tornar as pági­nas elegíveis para terem rich snip­pets nos resul­ta­dos de pesquisa. É aqui que o Google mostra infor­mações adi­cionais abaixo do snip­pet de pesquisa, como avali­ações de comen­tários e per­gun­tas frequentes.

    Sendo que essas otimiza­ções lev­am tem­po, vale a pena dar pri­or­i­dade a pági­nas com maior tráfego de pesquisa. Você pode encon­trá-las através do Google Search Con­sole ou obter uma esti­ma­ti­va usan­do o relatório de Pági­nas de topo no Site Explor­er do Ahrefs. Com o exem­p­lo abaixo do Luciano Lar­rossa, um pop­u­lar gestor de tráfego no Brasil e em Por­tu­gal, é evi­dente o que aqui quer­e­mos mostrar.

    Os snip­pets em destaque são respostas cur­tas que apare­cem em alguns resul­ta­dos de pesquisa. O Google extrai essa infor­mação de uma das pági­nas mais bem classificadas.

    Ao “gan­har” snip­pets em destaque, você pode chegar ao topo dos resul­ta­dos de pesquisa no Google. Porém, primeiro você pre­cisa encon­trar as mel­hores opor­tu­nidades para isso acontecer.

    Como fazê-lo:

    1. Insira o seu domínio no Site Explor­er
    2. Vá para o relatório de Palavras-chave orgâni­cas
    3. Fil­tre para os 10 primeiros no ranking
    4. Fil­tre por resul­ta­dos de pesquisa com snip­pets em destaque onde o alvo não se classifica

    Ago­ra você deve ver todas as palavras-chave clas­si­fi­cadas entre as 10 primeiras, onde o Google mostra um snip­pet em destaque de out­ro resultado.

    Por exem­p­lo, clas­si­fi­camos em 2º lugar para “oper­adores do Google” (em inglês, como em o exem­p­lo abaixo, “google oper­a­tors”). Ain­da assim o Google extrai o snip­pet em destaque de out­ra página.

    SERP overview showing Google pulls the featured snippet from a competitor

    Não existe ciên­cia exa­ta para con­seguir snip­pets em destaque e é um pouco improváv­el que você con­si­ga isso, a menos que sua pági­na ten­ha as infor­mações exatas que o Google dese­ja ver e mostrar às pessoas.

    Por exem­p­lo, está claro que o Google quer uma definição cur­ta aqui, mas nos­sa pági­na não tem uma. 

    Emb­o­ra adi­cionar um à nos­sa pági­na não garan­ta que o Google nos escol­herá para um snip­pet em destaque, isso aumen­tará as chances.

    Os Core Web Vitals são usa­dos pelo Google para medir a exper­iên­cia do usuário. Eles medem o tem­po de car­rega­men­to de uma pági­na, a inter­a­tivi­dade e a esta­bil­i­dade do con­teú­do durante o car­rega­men­to da mesma.

    O Google recomen­da em sua própria doc­u­men­tação que os pro­pri­etários de web­sites os otimizem. Esta pode ser uma das téc­ni­cas de SEO mais com­plexas, mas que mel­hores efeitos produzem. 

    Aqui estão as prin­ci­pais métri­c­as com as quais você deve comparar:

    • Maior Exibição de Con­teú­do (LCP)
    • Latên­cia na Primeira Entra­da (FID) (A par­tir de março de 2024, a Inter­ac­tion to Next Paint sub­sti­tuirá a FID)
    • Mudança de Lay­out Cumu­la­ti­va (CLS)

    Os Core Web Vitals não são um fator de clas­si­fi­cação forte, mas ain­da podem faz­er a diferença.

    Você pode acom­pan­har seus Core Web Vitals gra­tuita­mente exe­cu­tan­do um ras­trea­men­to. Para isso pode usar as Fer­ra­men­tas para web­mas­ters do Ahrefs.

    Se você já executou uma audi­to­ria ao seu web­site (com o Site Audit) bas­ta entrar em Relatório de Desem­pen­ho e clicar em “Con­fig­u­rações de ras­trea­men­to” no topo.

    Performance report, via Ahrefs' Site Audit

    Em segui­da, role para baixo e siga as instruções para “Obter uma chave de API gra­tui­ta do Google”.

    Core Web Vitals API key, via Ahrefs' Site Audit

    Depois de colar a sua chave de API, clique em “Sal­var”. Em segui­da, exe­cute uma “Nova audi­to­ria” cli­can­do no botão no can­to supe­ri­or direito.

    Se você voltar ao relatório de desem­pen­ho, verá o sta­tus de suas métri­c­as Core Web Vitals visualizadas.

    Bar graph showing Core Web Vitals metrics, via Ahrefs' Site Audit

    A curado­ria de estatís­ti­cas no seu setor é uma óti­ma maneira de adquirir backlinks.

    A razão é que quan­do blogueiros e jor­nal­is­tas procu­ram estatís­ti­cas sobre um tópi­co, muitas vezes as procu­ram no Google.

    Se eles encon­trarem o seu arti­go, geral­mente fazem refer­ên­cia a ele usan­do um backlink.

    Na ver­dade, nós mes­mos vimos isso com nos­so post sobre estatís­ti­cas de SEO.

    Ahrefs' blog article on SEO stats

    Se colo­car­mos o domínio (o URL desse arti­go) no Site Explor­er, podemos ver que este post tem muitos links.

    Referring domains rise for SEO statistics post, via Ahrefs' Site Explorer

    Um dos links de maior autori­dade que este arti­go obteve foi o da Adobe, um web­site com um rat­ing de domínio de 96.

    DR 96 Adobe backlink, via Ahrefs' Site Explorer

    Cri­ar um post com estatís­ti­cas focadas em seu setor é uma maneira poderosa de adquirir backlinks.

    E‑E-A‑T (adap­ta­do para por­tuguês) sig­nifi­ca exper­iên­cia, con­hec­i­men­to, autori­dade e con­fi­ança.

    Emb­o­ra não seja um fator dire­to de clas­si­fi­cação, o Google disse que usa uma “var­iedade de sinais como o sinal proxy para saber se o con­teú­do cor­re­sponde a E‑E-A‑T”.

    Ao incluir citações de espe­cial­is­tas em seu con­teú­do, você pode obter back­links e mel­ho­rar seu E‑E-A‑T.

    Aqui está um exem­p­lo onde obtive­mos um link para nos­so guia de tags “hre­flang” por sim­ples­mente ter­mos cita­do o espe­cial­ista John Mueller.

    Expert quote from John Mueller, via Ahrefs' Site Explorer

    Você pode recri­ar isso facil­mente pedin­do a opinião de espe­cial­is­tas em seu setor sobre um deter­mi­na­do tópico.

    Pensamentos finais

    Obter mais tráfego de pesquisa para o seu web­site envolve uma clas­si­fi­cação mais ele­va­da para palavras-chave exis­tentes, clas­si­fi­cação para mais palavras-chave ou obtenção de mais cliques. Exis­tem muitas téc­ni­cas de SEO que você pode usar para faz­er isso. Estas são ape­nas algu­mas delas.

    Se quis­er saber mais ain­da, pode ler nos­sa lista com­ple­ta de dicas de SEO.

    Tem per­gun­tas adi­cionais? Estou no Twit­ter disponív­el para falar com você.