Você pode:
- Garantir uma classificação mais elevada para palavras-chave existentes.
- Classificar para mais palavras-chave.
- Obter mais cliques.
Todas as técnicas de SEO abaixo ajudam você a fazer uma ou mais das coisas acima mencionadas.
A competição torna a sua vida mais difícil, mas se pensar pela positiva seus concorrentes também podem ser uma fonte de ideias de temas a serem explorados.
Para encontrar as páginas de seus concorrentes que conseguem mais tráfego, você pode usar o relatório de Páginas de topo no Site Explorer do Ahrefs.
Por exemplo, se conectarmos um concorrente ao Ahrefs (neste caso, a Moz), veremos que seu guia para “Magento SEO” obtém uma boa quantidade de tráfego de pesquisa.
Ainda não cobrimos esse tópico, mas pode valer a pena fazê-lo.
Você também pode usar o relatório de Análise Competitiva para encontrar palavras-chave classificadas por seus concorrentes e que você não classifica ainda.
Aqui fica como:
- Insira seu domínio no relatório de Análise Competitiva (ou Competitive Analysis, como mostra no Ahrefs)
- Insira alguns nomes de concorrentes
- Carregue em Comparar
Depois de fazer isso, você poderá comparar as palavras-chave, as classificações e o tráfego dos seus concorrentes com os seus.
Neste exemplo, podemos ver as “palavras-chave comuns” que partilhamos com os nossos concorrentes, bem como as palavras-chave específicas que os nossos concorrentes classificam, mas o Ahrefs não.
Este relatório identificou 68.711 palavras-chave, portanto existem oportunidades mais que suficientes para criar novos tópicos de conteúdo.
Vale a pena priorizar tópicos de baixa dificuldade se você administrar um website recente, uma vez que por isso pode ter dificuldades para se classificar em tópicos competitivos (isto é, com elevada dificuldade) no início. Se seguir esta como uma das técnicas de SEO chave, pode ter sucesso mais rapidamente.
Você pode encontrá-los com uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como o Keywords Explorer do Ahrefs. Basta pesquisar ideias de palavras-chave e filtrar aquelas com pontuações baixas de dificuldade de palavras-chave (KD).
Se você deseja encontrar palavras-chave que não tenham apenas uma dificuldade baixa, mas que também tenham um website com uma classificação positiva a nível do rating de domínio nos resultados de busca, você deve, por isso, usar o filtro “Menor DR”.
No exemplo abaixo, inseri um DR “até 10” aparecendo entre os cinco primeiros resultados.
Depois de aplicar o filtro, podemos clicar nas palavras-chave e rolar para baixo até à visão geral dos resultados de pesquisa para observar os resultados.
Podemos ver o primeiro resultado com um DR de nível 65 para a palavra-chave “cômoda para quarto”.
Esta é uma maneira poderosa de encontrar palavras-chave com menor dificuldade, onde um website com baixo DR é classificado entre websites com um DR muito mais alto.
O conteúdo antigo precisa de ser atualizado periodicamente porque as classificações não duram para sempre, especialmente se você estiver escrevendo sobre tópicos urgentes e de curta duração no tempo. Esta é uma das técnicas de SEO que você deve ter sempre em mente.
Por exemplo, aqui está o tráfego orgânico estimado relativamente à nossa lista das principais pesquisas do Google ao longo do tempo.
Cada queda ocorreu quando o conteúdo começava a perder a sua relevância atual. As pessoas queriam encontrar uma lista atualizada das principais pesquisas do Google, mas a nossa lista era antiga (e, por isso, estava desatualizada). Dessa forma as classificações caíram.
Por outro lado, cada pico (subida) ocorreu sempre que atualizamos o conteúdo.
Você pode encontrar páginas em seu website que precisam ser atualizadas usando o Site Explorer.
Aqui está o que fazer:
- Conecte o seu website
- Vá até ao relatório de Páginas de topo
- Defina o modo de comparação para Ano anterior
- Classifique o relatório por alterações de tráfego, do mais baixo para alto
- Procure tópicos onde a atualidade do conteúdo pode ser o problema em causa
Se você é um usuário do WordPress, pode encontrar páginas que não estão com um bom desempenho, executando uma auditoria de conteúdo gratuita através do plugin da Ahrefs chamado SEO WordPress.
Cobrir os subtópicos relevantes no seu nicho de conteúdo (isto é, conteúdo que pode abordar) geralmente significa que você será classificado para mais palavras-chave e obterá mais tráfego por si só.
Provamos isso em nosso estudo, que descobriu que se uma página for classificada em primeiro lugar para uma palavra-chave, ela será classificada para quase 1.000 palavras-chave a mais entre as 10 primeiras, em média.
Contudo, como você pode criar um conteúdo mais sólido e completo? É simples: você precisará preencher os diferenciais de conteúdo (também conhecidos como lacunas), sendo esta uma das técnicas de SEO que você deve saber aprimorar.
Aqui fica como as encontrar:
- Coloque sua palavra-chave principal no Keywords Explorer
- Role até à visão geral dos resultados de pesquisa e selecione algumas das páginas com melhor classificação
- Clique no menu suspenso “Abrir em” e selecione “Diferencial de conteúdo”
Clique no menu suspenso “Abrir em” e selecione “Diferencial de conteúdo”. Os resultados são:
- camisa masculina
- camisetas masculinas
- roupas masculinas
Se abordássemos este subtópico, classificando para uma dessas palavras-chave em uma postagem de blog sobre “camisetas”, provavelmente teríamos uma classificação mais elevada e obteríamos mais tráfego.
Os hubs de conteúdo são coleções interligadas de conteúdo sobre um determinado tópico.
Por exemplo, nosso guia para iniciantes em SEO é um centro de conteúdo. Ele tem uma página principal/pilar sobre SEO com links de e para subpáginas sobre como funcionam os mecanismos de busca, os princípios básicos de SEO, pesquisa de palavras-chave, etc.
O principal benefício dos hubs de conteúdo é que a organização do link flui de e para todas as páginas do hub através de links internos. Em outras palavras, se uma das suas subpáginas obtiver muitos backlinks, todos eles ficarão mais fortes e potencialmente terão uma classificação mais elevada.
Se você já possui conteúdo em seu website, a maneira mais fácil de criar um hub de conteúdo é reorganizar as páginas relacionadas em torno de uma nova página do tipo “hub”.
Se você deseja criar um novo centro de conteúdo, uma das maneiras mais fáceis de encontrar tópicos é observar as principais subpastas de seus concorrentes.
Por exemplo, vamos conectar o DietDoctor ao Site Explorer e observar o relatório de Estrutura do Site. Observemos 30 páginas na subpasta /low-carb/keto/recipes que recebem um total estimado de 143 mil visitas de pesquisa mensais.
Se clicarmos no número de páginas, veremos todas as páginas nessa estrutura de URL, junto com o tráfego estimado e a palavra-chave principal.
Muitos desses tópicos farão sentido para serem incluídos em um hub de conteúdo.
Backlinks são um dos principais fatores de classificação do Google, é certo, contudo é mais fácil falar do que conseguir obter links de alta qualidade. É sem dúvida uma das partes mais desafiadoras do SEO.
Por esse motivo, antes de começar a tentar construir mais backlinks para uma página, vale a pena verificar se isso pode ajudar.
Por exemplo, se você conectar nosso guia de SEO na página ao Site Explorer, verá que ele contém backlinks de 2 domínios de referência:
Esta página atualmente ocupa o lugar número 14 nos resultados de pesquisa da sua palavra-chave alvo em foco:
Ainda assim, olhando através do Keywords Explorer, verificamos que com apenas 2 domínios de referência estamos melhor classificados que o nosso concorrente, a Moz.
Esses números não consideram a qualidade do backlink, então pode ser que a página com melhor classificação nos supere porque tem mais backlinks de alta qualidade. Ainda assim, de modo geral, não parece que a falta de backlinks seja o problema central.
Por outro lado, se você olhar para os resultados de pesquisa para “o que é SEO” (em inglês, como mostro abaixo, “What Is SEO?”), verá que a nossa página tem significativamente menos backlinks do que aqueles que nos superam.
Construir mais backlinks é provavelmente o caminho certo a tomar.
Links internos são links de uma página do seu website para outra.
Assim como os backlinks, eles transferem o “conteúdo do link” de uma página para outra. Ao contrário dos backlinks, você tem controle total sobre onde e como criar links internos em seu site. É por isso que uma das técnicas de SEO mais populares é apontar mais links internos para páginas que precisam de impulso.
Para encontrar essas páginas, conecte seu domínio ao Site Explorer, vá para o relatório de Palavras-chave orgânicas e filtre por palavras-chave classificadas de 2 a 10.
Você pode, assim sendo, examinar este relatório à procura das principais palavras-chave alvo.
Por exemplo, nós classificamos em 7º lugar para o termo “SEO fora da página” (em inglês, “off page seo”, tal como mostro abaixo):
Para encontrar oportunidades de links internos, que sejam relevantes e contextuais para esta página, podemos adicionar essa mesma página ao filtro “Página de destino” no relatório de Oportunidades de links no Site Audit do Ahrefs.
Neste exemplo, o relatório sugere que vinculemos internamente uma menção contextual de “SEO fora da página” usando nosso guia de SEO na página.
Backlinks quebrados são um problema comum porque as pessoas geralmente excluem ou movem páginas de lugar ao longo do tempo. A menos que você redirecione essas páginas para seus novos URLs, sempre que isso acontecer, quaisquer backlinks que apontem para os links antigos não apontarão efetivamente para lugar nenhum. E isso poderá ser um problema.
Veja como encontrar páginas quebradas olhando para backlinks com correspondência ao seu website:
- Coloque o seu domínio no Site Explorer
- Vá ao relatório Melhor por links
- Adicione um filtro “404 não encontrado”
- Classifique o relatório referindo-se aos domínios de cima para baixo
Por exemplo, temos backlinks de 57 domínios de referência apontando para o URL antigo da nossa barra de ferramentas SEO.
Uma vez que a nossa página “barra de ferramentas SEO” ainda existe, podemos recuperar esses backlinks redirecionando o URL antigo para o novo.
Se você quiser saber como lidar com uma oportunidade de link quebrado, use nosso fluxograma abaixo para ajudá-lo a decidir da forma mais correta.
Ter uma classificação elevada no Google é apenas parte da batalha. Você também precisa motivar as pessoas a clicarem em seu resultado.
Aqui ficam algumas formas de fazê-lo:
- Escreva uma tag de título e uma meta descrição atraentes
- Adicionar “marcação de esquema” para uma boa classificação de um snippet bem elaborado (conhecido como rich snippet)
O Google geralmente mostra tags de título e meta descrições nos resultados da pesquisa, portanto, é importante torná-los o mais atraentes possível, evitando criar clickbait.
Aqui ficam algumas dicas:
- Seja breve – idealmente com menos de 70 caracteres.
- Corresponda à intenção de pesquisa – mostre que você tem o que as pessoas desejam.
- Seja descritivo – dê às pessoas o que eles querem encontrar com facilidade.
- Não use clickbait – concentre-se em vez disso em uma excelente entrega de valor ao usuário.
- Inclua sua palavra-chave – ou uma variação aproximada da mesma.
Você também pode usar marcação de esquema para tornar as páginas elegíveis para terem rich snippets nos resultados de pesquisa. É aqui que o Google mostra informações adicionais abaixo do snippet de pesquisa, como avaliações de comentários e perguntas frequentes.
Sendo que essas otimizações levam tempo, vale a pena dar prioridade a páginas com maior tráfego de pesquisa. Você pode encontrá-las através do Google Search Console ou obter uma estimativa usando o relatório de Páginas de topo no Site Explorer do Ahrefs. Com o exemplo abaixo do Luciano Larrossa, um popular gestor de tráfego no Brasil e em Portugal, é evidente o que aqui queremos mostrar.
Os snippets em destaque são respostas curtas que aparecem em alguns resultados de pesquisa. O Google extrai essa informação de uma das páginas mais bem classificadas.
Ao “ganhar” snippets em destaque, você pode chegar ao topo dos resultados de pesquisa no Google. Porém, primeiro você precisa encontrar as melhores oportunidades para isso acontecer.
Como fazê-lo:
- Insira o seu domínio no Site Explorer
- Vá para o relatório de Palavras-chave orgânicas
- Filtre para os 10 primeiros no ranking
- Filtre por resultados de pesquisa com snippets em destaque onde o alvo não se classifica
Agora você deve ver todas as palavras-chave classificadas entre as 10 primeiras, onde o Google mostra um snippet em destaque de outro resultado.
Por exemplo, classificamos em 2º lugar para “operadores do Google” (em inglês, como em o exemplo abaixo, “google operators”). Ainda assim o Google extrai o snippet em destaque de outra página.
Não existe ciência exata para conseguir snippets em destaque e é um pouco improvável que você consiga isso, a menos que sua página tenha as informações exatas que o Google deseja ver e mostrar às pessoas.
Por exemplo, está claro que o Google quer uma definição curta aqui, mas nossa página não tem uma.
Embora adicionar um à nossa página não garanta que o Google nos escolherá para um snippet em destaque, isso aumentará as chances.
Os Core Web Vitals são usados pelo Google para medir a experiência do usuário. Eles medem o tempo de carregamento de uma página, a interatividade e a estabilidade do conteúdo durante o carregamento da mesma.
O Google recomenda em sua própria documentação que os proprietários de websites os otimizem. Esta pode ser uma das técnicas de SEO mais complexas, mas que melhores efeitos produzem.
Aqui estão as principais métricas com as quais você deve comparar:
- Maior Exibição de Conteúdo (LCP)
- Latência na Primeira Entrada (FID) (A partir de março de 2024, a Interaction to Next Paint substituirá a FID)
- Mudança de Layout Cumulativa (CLS)
Os Core Web Vitals não são um fator de classificação forte, mas ainda podem fazer a diferença.
Você pode acompanhar seus Core Web Vitals gratuitamente executando um rastreamento. Para isso pode usar as Ferramentas para webmasters do Ahrefs.
Se você já executou uma auditoria ao seu website (com o Site Audit) basta entrar em Relatório de Desempenho e clicar em “Configurações de rastreamento” no topo.
Em seguida, role para baixo e siga as instruções para “Obter uma chave de API gratuita do Google”.
Depois de colar a sua chave de API, clique em “Salvar”. Em seguida, execute uma “Nova auditoria” clicando no botão no canto superior direito.
Se você voltar ao relatório de desempenho, verá o status de suas métricas Core Web Vitals visualizadas.
A curadoria de estatísticas no seu setor é uma ótima maneira de adquirir backlinks.
A razão é que quando blogueiros e jornalistas procuram estatísticas sobre um tópico, muitas vezes as procuram no Google.
Se eles encontrarem o seu artigo, geralmente fazem referência a ele usando um backlink.
Na verdade, nós mesmos vimos isso com nosso post sobre estatísticas de SEO.
Se colocarmos o domínio (o URL desse artigo) no Site Explorer, podemos ver que este post tem muitos links.
Um dos links de maior autoridade que este artigo obteve foi o da Adobe, um website com um rating de domínio de 96.
Criar um post com estatísticas focadas em seu setor é uma maneira poderosa de adquirir backlinks.
E‑E-A‑T (adaptado para português) significa experiência, conhecimento, autoridade e confiança.
Embora não seja um fator direto de classificação, o Google disse que usa uma “variedade de sinais como o sinal proxy para saber se o conteúdo corresponde a E‑E-A‑T”.
Ao incluir citações de especialistas em seu conteúdo, você pode obter backlinks e melhorar seu E‑E-A‑T.
Aqui está um exemplo onde obtivemos um link para nosso guia de tags “hreflang” por simplesmente termos citado o especialista John Mueller.
Você pode recriar isso facilmente pedindo a opinião de especialistas em seu setor sobre um determinado tópico.
Pensamentos finais
Obter mais tráfego de pesquisa para o seu website envolve uma classificação mais elevada para palavras-chave existentes, classificação para mais palavras-chave ou obtenção de mais cliques. Existem muitas técnicas de SEO que você pode usar para fazer isso. Estas são apenas algumas delas.
Se quiser saber mais ainda, pode ler nossa lista completa de dicas de SEO.
Tem perguntas adicionais? Estou no Twitter disponível para falar com você.