Construção de Ligações

O Que São Backlinks Em SEO? Tudo Que Precisa Saber

Mateusz Makosiewicz
Investigador de marketing e educador da Ahrefs. Mateusz tem mais de 10 anos de experiência em marketing adquirida em agências, SaaS e empresas de hardware. Quando não está a escrever, ele compõe música ou faz longas caminhadas.
    Back­links (tam­bém con­heci­dos como links de entra­da) são links de um web­site para out­ro. Mecan­is­mos de bus­ca como o Google usam back­links como um voto de con­fi­ança na clas­si­fi­cação das páginas.
    What are backlinks

    Os back­links são impor­tantes para o SEO (otimiza­ção de mecan­is­mos de bus­ca) por duas grandes razões:

    1. Clas­si­fi­cações em mecan­is­mos de bus­ca – De um modo ger­al, quan­to mais back­links suas pági­nas web tiverem, maior será a prob­a­bil­i­dade de serem clas­si­fi­cadas em con­sul­tas de pesquisa rel­e­vantes (con­fir­mamos isso em um estu­do).
    2. Capaci­dade de descober­ta – os mecan­is­mos de bus­ca revisi­tam pági­nas pop­u­lares com mais fre­quên­cia do que pági­nas pouco pop­u­lares. E eles podem desco­brir seu con­teú­do mais rap­i­da­mente se você obtiv­er back­links de pági­nas populares.

    Exis­tem duas maneiras de ver­i­ficar os links de um site.

    O primeiro méto­do só fun­ciona para sites que você ten­ha. Use o segun­do para ver­i­ficar back­links em out­ro site ou pági­na da web.

    Verificar backlinks para o seu site

    Uma fer­ra­men­ta bási­ca para ver­i­ficar os back­links do seu site é a Google Search Con­sole, que é gratuita.

    Após faz­er login, clique em “Links” na bar­ra lat­er­al. O número abaixo de “Links exter­nos” mostra o número total de back­links exclu­sivos para o site.

    How to check backlinks in Google Search Console

    A Google Search Con­sole mostra dados lim­i­ta­dos no aplica­ti­vo (ape­nas os 1.000 links prin­ci­pais), e não mostra algu­mas métri­c­as de SEO úteis que você pode­ria usar para anal­is­ar seus back­links. Para con­seguir mais dados gra­tuita­mente, você pode usar as Fer­ra­men­tas Web­mas­ter da Ahrefs.

    Depois de con­fig­u­rar um pro­je­to, clique em Back­links no painel principal.

    Backlinks summary in Ahrefs' dashboard

    Isso vai levar você até ao relatório de Back­links na fer­ra­men­ta Explo­rador Sites. Este relatório mostrará todos os seus back­links e dados de back­links relevantes.

    See your backlinks in Ahrefs' Site Explorer

    Verificando backlinks para outro site

    Você pode começar com uma fer­ra­men­ta como o Ver­i­fi­cador de Back­links gra­tu­ito da Ahrefs.

    Bas­ta inserir um domínio ou URL e clicar em “Ver­i­ficar backlinks”.

    Ahrefs' free backlink checker

    Aí você pode ver o número total de back­links e domínios de refer­ên­cia (links de sites exclu­sivos), além do top 100 de backlinks.

    Backlink profile in Ahrefs' free backlink checker

    Para ver a lista com­ple­ta de back­links para qual­quer pági­na ou site, use a fer­ra­men­ta Explo­rador Sites da Ahrefs.

    Nem todos os back­links são cri­a­dos de for­ma igual. Aqui estão alguns dos muitos atrib­u­tos que con­tribuem para a qual­i­dade e util­i­dade de um back­link. Dessa for­ma, você pode anal­is­ar seus back­links e opor­tu­nidades de link build­ing, para encon­trar back­links de alta qualidade:

    • Autori­dade
    • Relevân­cia
    • Tex­to âncora
    • Links Fol­low (tam­bém con­heci­do como links DoFol­low) ver­sus links NoFollow
    • Colo­cação 
    • Des­ti­no 
    What makes a good link

    Vamos olhar para ess­es atrib­u­tos com atenção.

    Autoridade 

    Back­links de pági­nas fortes geral­mente trans­fer­em mais “autori­dade” do que pági­nas fracas.

    Pages that have backlinks cast a stronger vote

    Estu­damos a autori­dade do nív­el da pági­na várias vezes, e encon­tramos uma relação clara entre esse nív­el e o tráfego orgâni­co do mecan­is­mo de busca.

    UR Rating vs. search traffic
    Nota adi­cional.
    Clas­si­fi­cação URL (UR) é a métri­ca de autori­dade do nív­el da pági­na da Ahrefs. É pon­tu­a­da em uma escala de 0 a 100.

    Dito isto, os back­links de sites de alta autori­dade nem sem­pre trans­fer­em mais autoridade.

    Quan­to mais links para você hou­ver na pági­na, menos autori­dade será trans­feri­da para você, porque ela é com­par­til­ha­da entre todas essas pági­nas (dev­i­do ao algo­rit­mo PageR­ank).

    Você pode avaliar a autori­dade de um back­link usan­do a métri­ca UR no relatório Back­links no Explo­rador Sites da Ahrefs. (Você tam­bém pode encon­trá-la em out­ras fer­ra­men­tas da Ahrefs, quan­do rel­e­vante.) Quan­to maior a UR, melhor.

    UR metric in Ahrefs' Backlinks report

    Relevância 

    Os links de sites con­tendo o mes­mo assun­to que o seu são con­sid­er­a­dos agre­gadores que dão mais val­or. O Google afir­ma isso no guia “Como a Bus­ca Fun­ciona”:

    Se out­ros sites rel­e­vantes sobre o assun­to tiverem links para a pági­na, é um sinal de que as infor­mações são de alta qualidade.

    Dig­amos que um encanador tem back­links de duas pági­nas: uma sobre gatos e out­ra sobre insta­lação de caldeiras. A relevân­cia neste con­tex­to sig­nifi­ca que é prováv­el que o últi­mo link seja mais valioso.

    Backlinks from relevant pages are more valuable

    Texto âncora

    O tex­to ânco­ra ref­ere-se às palavras clicáveis que for­mam um backlink.

    Example of a link anchor

    O Google afir­ma que o tex­to ânco­ra influ­en­cia as clas­si­fi­cações, na patente orig­i­nal.

    O Google empre­ga uma série de téc­ni­cas para mel­ho­rar a qual­i­dade da pesquisa, incluin­do clas­si­fi­cação da pági­na, tex­to ânco­ra e infor­mações de proximidade.

    Você pode ver o tex­to ânco­ra de qual­quer back­link usan­do uma fer­ra­men­ta de análise de back­link, como a Explo­rador Sites.

    Checking the anchor text of backlinks in Backlinks report, via Ahrefs' Site Explorer

    Você pode ain­da fil­trar por cer­tas palavras no tex­to âncora.

    "Anchor text" filter in Backlinks report

    Links Follow versus NoFollow

    Um back­link NoFol­low é um atrib­u­to de link que instrui o Google a não seguir o link, e serve como uma dica para não pas­sar autori­dade (a par­tir de 2019).

    Anatomy of a nofollow link

    Um link Fol­low é aque­le que não pos­sui esse atrib­u­to nem os atrib­u­tos “patroci­na­do” ou “UGC”.

    Como os back­links NoFol­low geral­mente não influ­en­ci­am as clas­si­fi­cações, é mel­hor dar pri­or­i­dade à obtenção de links Follow. 

    No entan­to, como “NoFol­low” ago­ra é ape­nas uma dica, ir bus­car um link Nofol­low de uma pági­na rel­e­vante e de alta autori­dade ain­da pode ser uma boa ideia.

    Você pode encon­trar ess­es tipos de back­links usan­do fil­tros no relatório Back­links em Explo­rador Sites.

    Filtering backlinks by rel attributes in Ahrefs

    Colocação 

    Como as pes­soas são mais propen­sas a clicar nos links em destaque, alguns links em pági­nas web trans­mitem provavel­mente mais autori­dade do que outros.

    Prominently placed links may transfer more authority

    Bill Slaws­ki fala sobre isso em sua análise da patente atu­al­iza­da do “sur­fista razoáv­el” do Google.

    Se um link estiv­er na área prin­ci­pal de uma pági­na, usan­do uma fonte e uma cor que o destaque, e um tex­to que torne prováv­el que alguém clique nele, então esse link poderá trans­mi­tir uma boa quan­ti­dade do algo­rit­mo PageR­ank. Por out­ro lado, se com­bi­nar recur­sos que dimin­u­am a prob­a­bil­i­dade de ser cli­ca­do, como estar no rodapé de uma pági­na, ter a mes­ma cor e fonte do restante tex­to, e usar tex­to ânco­ra que não inter­es­sa às pes­soas, pode não trans­mi­tir muito PageRank.

    Con­sidere isso ao bus­car links. Se um site tiv­er links para você jun­ta­mente com out­ros 50 sites na bar­ra lat­er­al ou no rodapé, coloque sua ener­gia em out­ras oportunidades.

    Algo que pode ajudá-lo a encon­trar back­links colo­ca­dos no con­teú­do (em oposição a links com menos destaque) é o fil­tro “Tipo de back­link” no relatório Back­links da fer­ra­men­ta Explo­rador Sites.

    Filtering by backlink type in Ahrefs

    Destino 

    Uma vez que o Google clas­si­fi­ca pági­nas e não sites por inteiro, é mel­hor cri­ar links que apon­tem dire­ta­mente para a pági­na que você dese­ja classificar.

    No entan­to, obter links para alguns tipos de pági­nas é mais difí­cil. Por exem­p­lo, muitas vezes é difí­cil obter links para pági­nas com­er­ci­ais porque as pes­soas pref­er­em links para con­teú­do informativo.

    Para resolver isso, você pode usar links inter­nos para pas­sar autori­dade de pági­nas que recebem muitos links para as suas pági­nas mais impor­tantes, mas mais “chatas” de ler.

    Use internal links to transfer authority between your pages

    Geral­mente, exis­tem qua­tro maneiras de cri­ar back­links para seu website:

    Four ways to get backlinks

    Adicionar backlinks 

    Alguns sites per­mitem que você adi­cione um link de for­ma man­u­al ou solicitando‑o. É fácil con­seguir um link dessa for­ma, mas nem sem­pre vale a pena. Eles podem ter baixo val­or aos olhos do Google, ou até mes­mo serem con­sid­er­a­dos spam se você exagerar.

    Uma das táti­cas mais comuns (e legí­ti­mas) é adi­cionar seu web­site aos diretórios locais mais rel­e­vantes. Eles podem ajudá-lo a clas­si­ficar pesquisas com intenção local e, faz­er com que sua empre­sa tam­bém seja descober­ta pelos clientes.

    Pedindo backlinks

    É quan­do você entra em con­ta­to com out­ros pro­pri­etários de sites, edi­tores ou web­mas­ters para pedir que eles criem um link para sua pági­na. Para que isso fun­cione, você pre­cisa ter uma pro­pos­ta de val­or bem clara. É aí que entram as táti­cas de link building.

    Aqui estão algu­mas táti­cas testadas:

    • Guest blog­ging – Ofer­e­cer-se para escr­ev­er um post de blog para out­ro site.
    • Link build­ing de links que­bra­dos — Encon­tre links rel­e­vantes mas ina­tivos em out­ros sites, entre em con­ta­to e sugi­ra seu link como sub­sti­tu­to. (Você pode usar nos­so ver­i­fi­cador de links que­bra­dos para faz­er isso.)
    • Téc­ni­ca Sky­scraper – Encon­tre con­teú­do rel­e­vante com muitos links, faça uma ver­são mel­hor e partilhe‑a com os que estão com links para o orig­i­nal, para que façam antes um link para você. Essa téc­ni­ca é usa­da para bus­car back­links de concorrentes.
    • Menções Não Vin­cu­ladas Encon­tre menções não vin­cu­ladas à sua mar­ca e peça ao autor para tornar a menção clicável.

    Sai­ba mais sobre essas e mais táti­cas no vídeos e blogs abaixo.

    Comprando backlinks

    De vez em quan­do, você encon­trará uma ofer­ta para com­prar links. Não aceite.

    Com­prar back­links é extrema­mente arrisca­do, pois o Google é con­tra isso e seu site pode ser penalizado.

    Não con­fun­da com serviços pagos de link build­ing. Boas agên­cias de link build­ing usam táti­cas legí­ti­mas que não têm nada a ver com spam ou com­pra de links.

    Ganhando backlinks 

    É quan­do as pes­soas desco­brem seu con­teú­do por meio do Google (e de out­ros mecan­is­mos de bus­ca), redes soci­ais ou pas­sa-palavra, e optam por cri­ar um link para sua pági­na. Por out­ras palavras, os back­links gan­hos são orgânicos.

    Você pode aumen­tar suas chances de gan­har mais back­links ao cri­ar con­teú­do ver­dadeira­mente útil para o qual as pes­soas querem um link.

    Defin­i­ti­va­mente, você tam­bém deve pro­mover seu con­teú­do. Quan­to mais pes­soas você alcançar, mais links poderá obter.

    Basi­ca­mente, ao bus­car back­links, evite tudo o que pareça de baixa qual­i­dade, spam ou esque­ma (links em tro­ca de algo).

    Links ruins são uma per­da de tem­po, porque os algo­rit­mos dos mecan­is­mos de bus­ca são bas­tante sofisti­ca­dos. Na mel­hor das hipóte­ses, eles não terão nen­hum impacto em suas clas­si­fi­cações. Na pior das hipóte­ses, eles podem diminuir a clas­si­fi­cação de suas pági­nas no Google ou até mes­mo nem aparecer.

    Google advising that sites violating its policies will rank lower or not appear at all in results

    Aqui vão alguns tipos de links ruins que você deve evitar:

    • PBNs – Vários web­sites vin­cu­la­dos entre si de for­ma a manip­u­larem os mecan­is­mos de busca.
    • Links pagos – Tro­car din­heiro, bens ou serviços em tro­ca de links para fins de classificação.
    • Tro­cas de links – Cri­ar um link para um site em tro­ca desse site tam­bém cri­ar um link para o seu.
    • Links autom­a­ti­za­dos – Uso de soft­ware ou serviços autom­a­ti­za­dos para ger­ar grandes vol­umes de links para um site.
    • Links de spam para fóruns e comen­tários – Adi­cionar links de spam em fóruns como parte das assinaturas.

    Considerações finais

    Back­links são cru­ci­ais para a clas­si­fi­cação no Google, espe­cial­mente para pesquisas com­pet­i­ti­vas. Mas quan­to mais fácil con­seguir um link, menos valioso ele será.

    Quer começar com o link build­ing? Leia nos­so guia para prin­cipi­antes ou assista aos nos­sos tuto­ri­ais de link build­ing no YouTube.

    Tem per­gun­tas? Vamos falar no Twit­ter ou Mastodon