Parece alguém que está a tentar contratar? Nós ajudamos.
Analisámos websites de contratação populares, como LinkedIn e Indeed, à procura de pontos comuns nas descrições de cargos de Especialista em SEO. De seguida, pedimos a 15 gestores de contratação de SEO — tanto de agências quanto do lado dos clientes — para ver se essas responsabilidades, habilidades e requisitos se repercutiam neles. A partir das suas respostas, criámos um modelo de descrição de trabalho SEO.
Sem mais demoras, aqui está o modelo.
[Nome da empresa] procura um(a) especialista em SEO que irá [breve descrição da função].Responsabilidades
- Realizar pesquisas de palavras-chave e análises competitivas
- Compreender e implementar auditorias técnicas de SEO e alterações
- Executar otimizações na página
- Implementar mudanças nos sistemas de gestão de conteúdo (CMS)
- Gerir a produção de conteúdo planeando calendários de conteúdo, gerindo escritores (ou colaborando com as equipas de redação de conteúdo) e apoiando-os em SEO
- Elaborar e executar métodos para rastrear, comunicar, analisar e melhorar o desempenho de SEO
- Colaborar com os gestores de SEO e as equipas de marketing internas
- Colaborar com programadores e equipas de produto para implementar os recursos e mudanças necessárias
- Desenvolver novos testes e estratégias de SEO
- Apresentar e comunicar estratégias e projetos de SEO aos clientes e/ou participantes internos
- Agir como principal especialista/defensor de SEO
- Manter-se atualizado com as últimas tendências de SEO, estratégias e mudanças de algoritmo
Requisitos
- Mais de 2 anos de experiência a trabalhar em SEO
- Boa compreensão das práticas recomendadas de SEO
- Paixão por SEO e marketing na internet
- Capacidade de criar, justificar, comunicar e implementar estratégias de SEO entre as equipas e agências externas
- Mentalidade baseada em dados e analítica
- Atenção aos detalhes
- Habilidades em gestão de projetos
Habilidades
- Experiência de trabalho com ferramentas de SEO, incluindo Google Search Console, Google Analytics, Ahrefs e Screaming Frog
- Experiência com e/ou compreensão de código (por exemplo, HTML, CSS, JavaScript)
- Experiência e/ou compreensão de outros canais de marketing (por exemplo, PPC)
- Experiência de trabalho com CMS populares (por exemplo, WordPress)
- Experiência com SEO técnico
- Excelentes habilidades de escrita
Quer um modelo desta descrição de trabalho? Faça uma cópia aqui.
O modelo é apenas um ponto de partida. Não é um evangelho. Dependendo se é uma agência ou uma equipa interna, o especialista em SEO que procura será diferente. Adicione ou remova itens de cada seção como desejar. Se uma habilidade da seção “Habilidades” for crucial para a função para a qual está a contratar, mude‑a para a seção “Requisitos”.
Além destas, aqui estão mais algumas dicas.
1. Adicione uma breve descrição da sua empresa
Não espere que as pessoas saibam do que trata a sua empresa. Faça uma breve descrição do que a sua empresa faz. Pode adicionar esta parte logo no início, antes da descrição do trabalho.
Normalmente, as empresas incluem a declaração de missão da sua marca.
Se acha que a sua missão e visão agregam valor, sinta-se à vontade para incluí-las. No entanto, tente evitar o jargão corporativo. A descrição do trabalho do KlientBoost oferece um bom exemplo de como fazer isso bem:
Eles sabem que os novos contratados se preocupam com a cultura da empresa. Portanto, em vez de um slogan vazio criado por executivos no seu retiro de férias anual, eles abordaram a preocupação principal diretamente.
2. Dê instruções claras sobre como se candidatarem
O objetivo da contratação não é conseguir o maior número possível de candidatos. É demorado filtrar toneladas de currículos.
Em vez disso, deve concentrar-se em encontrar pessoas relevantes e qualificadas. Uma boa maneira de fazer isso é incluir como gostaria que se candidatassem. Isto vai dissuadir os candidatos preguiçosos, cuja única estratégia é enviar os seus currículos em massa.
Por exemplo, no nosso anúncio de emprego declaramos especificamente o que queremos que os nossos candidatos façam.
3. Dê aos melhores candidatos um motivo para se inscreverem
Toda a empresa deseja contratar jogadores de primeira linha. Mas não há suficientes para toda a gente. Portanto, deve dizer a esses candidatos porque eles deveriam escolher a sua em vez de outras empresas.
Isto geralmente significa falar sobre o salário e os tipos de benefícios que a sua empresa oferece. No entanto, não se limita a isso. Pode reiterar a missão da sua empresa, apresentar a cultura da empresa, falar sobre a flexibilidade de horários e/ou local e assim por diante.
Por exemplo, é assim que a Perfect Keto faz.
Começámos por procurar pontos comuns entre as descrições de cargos de especialistas em SEO em websites de contratação populares. Este não foi de todo um processo científico; nós fizémos isto a olho. De seguida, criámos uma pesquisa com base nesses padrões e enviámo-la para 20 gestores de contratação de SEO. 15 responderam.
A pesquisa foi dividida em duas seções:
- Responsabilidades
- Habilidades e requisitos
Vamos examinar mais de perto as respostas.
Responsabilidades
Nesta seção, apresentámos aos gestores de contratação de SEO 19 das responsabilidades mais comuns das descrições de cargo de especialista em SEO. De seguida, perguntámos se cada uma delas seria ou não uma responsabilidade diária para o seu ‘especialista em SEO’.
Aqui estão os resultados.
Para surpresa de ninguém, as funções-padrão de SEO como pesquisa de palavras-chave, SEO na página e SEO técnico, fazem parte das responsabilidades diárias esperadas. Tal como outras tarefas importantes, como colaboração com outras equipas (especialmente equipas de conteúdo), relatórios, apresentação de estratégias e recomendações de SEO para participantes internos/externos e desenvolvimento de novos testes de SEO.
Manter-se atualizado com as últimas notícias e tendências do setor também é uma parte esperada do trabalho. No entanto, não se espera que os especialistas em SEO criem conteúdo e construam links.
Claro, não presumimos saber tudo, então adicionámos uma pergunta:
Existem outras funções e responsabilidades que gostaria de adicionar que não estão nesta lista?
Embora algumas pessoas tenham dado exemplos mais específicos de responsabilidades, achei que vale a pena destacar esta resposta de Jessica Levenson:
“Honestamente, é um conjunto de habilidades. Eu quero alguém que seja curioso. Não precisam de ter todas as habilidades, precisam de estar dispostos a aprender e ser perpetuamente curiosos. ”
Habilidades e requisitos
Nesta seção, apresentámos aos gestores de contratação de SEO, 15 das habilidades e requisitos mais comuns das descrições de cargo de especialista em SEO. De seguida, perguntámos se essas habilidades eram muito importantes, algo importantes ou não importantes para eles, caso estivessem a contratar um ‘especialista em SEO’.
Aqui estão os resultados.
Curiosamente, podemos ver que as habilidades com as quais a maioria, senão todos os entrevistados, concordaram são soft skills (por exemplo, atenção aos detalhes, mentalidade baseada em dados, comunicação) ou atitude (por exemplo, paixão por SEO e marketing na Internet).
Como Jessica Levenson acrescentou,
“Aptidão acima da experiência é sempre a minha postura. Posso ensinar SEO a qualquer pessoa, desde que estejam dispostos e sejam capazes. Por outro lado, não posso destreinar-lhes personalidades difíceis ou uma falta de vontade de aprender. ”
Claro, isso não significa que as hard skills não sejam necessárias. Os entrevistados ainda concordaram que é preferível um bom entendimento das melhores práticas de SEO, boas habilidades técnicas de SEO e experiência anterior na indústria de SEO.
Quantos anos de experiência os gestores de contratação procuram, exatamente? A maioria deles disse um mínimo de 2+ anos.
Além de anos de experiência no setor, a maioria dos entrevistados também prefere que o seu especialista em SEO tenha alguma experiência com ferramentas de SEO.
Aqui está o que disseram depois de perguntarmos quais as ferramentas de SEO em particular:
Finalmente, a maioria deles disse que “compreender o código” era algo importante. E aqui estão as linguagens de codificação que eles disseram ser importantes.
Pensamentos finais
Habilidades técnicas são importantes. Mas, como a maioria dos entrevistados destacou, a atitude é ainda mais crucial. Se eventualmente encontrar um candidato que seja treinável e seja ótimo a trabalhar em equipa, mas não tenha certas habilidades aprendidas, não tenha medo de arriscar nele.
As habilidades de marketing podem ser sempre ensinadas à pessoa certa.
Se está a ler isso como um funcionário em potencial na indústria de SEO, não desanime. Quase todos concordaram que um diploma universitário e certificações online não são necessários. Isto está de acordo com a experiência da maioria de nós aqui na Ahrefs também — a maioria da equipa de marketing não tem qualificações em marketing.
Em vez disso, concentre-se em cultivar a atitude certa. Aqui está o que deve esforçar-se para ser bom, de acordo com Saijo George:
- Capacidade de aprender e desaprender coisas rapidamente;
- Mente inquisitiva;
- Tente resolver um problema, mas se não conseguir, deve ser capaz de pedir ajuda;
- Disposto a partilhar o seu conhecimento e experiência com a equipa mais ampla;
- Acima de tudo, seja um jogador da equipa. Nenhuma das habilidades importa se não trabalhar em equipa, pois a maioria das habilidades pode ser ensinada.
Seja através da construção do seu próprio website ou de um estágio, com a atitude correta e alguma experiência, também tem a chance de um emprego de especialista em SEO.
Finalmente, gostaria de agradecer a estas pessoas por ajudarem:
- Jason Acidre — cofundador, Avaris;
- Viola Eva — Fundadora, Flow SEO;
- Suganthan Mohanadasan, cofundador e líder técnico de SEO,Snippet Digital
- Ian Ong — cofundador e CEO, Roots Digital Media
- Aleksandrs Buraks — Diretor de Crescimento, DiscoverCars
- Amanda Thomas — Sócio-gerente, Konstruct Digital
- Lily Ray — diretora sênior de SEO e chefe de pesquisa orgânica da Amsive Digital
- Saijo George — Diretor de SEO, Supple
- Michael King — fundador, iPullRank
- Jason Mun — Diretor de pesquisa, Overdose Digital
- Cori Graft — Diretor Associado, SEO, Seer Interactive
- Fabrizio Ballarini — Crescimento Orgânico, Wise
- Jason Hennessey — CEO, Hennessey Digital
- Jessica Levenson — Chefe de estratégia digital e SEO, Oracle NetSuite
- Aundraya Ruse — VP, Estratégia do Cliente, Siege Media
Alguma pergunta ou comentário? Diga-me no twitter.