Como Criar um Calendário de Conteúdo que Funcione para si

Como Criar um Calendário de Conteúdo que Funcione para si

Fio Dossetto
Editor de marketing de conteúdo. Grande fã da Ahrefs. Dedicado a ajudar as pessoas a criar conteúdo baseado em produtos que serve verdadeiramente a sua audiência.
    Um cal­endário de con­teú­do (ou “cal­endário edi­to­r­i­al”) é um sis­tema usa­do por profis­sion­ais de mar­ket­ing e con­teú­do para orga­ni­zar, gerir e pro­gra­mar a pro­dução de con­teú­do. Num nív­el macro, um cal­endário de con­teú­do ofer­ece uma visão ger­al de alto nív­el de tudo o que será pub­li­ca­do num perío­do de tem­po específico.

    Qual é a aparên­cia do nos­so cal­endário de conteúdo

    Num nív­el micro, cada entra­da do cal­endário tam­bém lista infor­mações sobre um con­teú­do indi­vid­ual, como:

    • Tópi­co
    • Autor
    • Con­tribuidores
    • Esta­do
    • Data de Vencimento
    • For­ma­to
    • Canal

    Assim:

    Ao con­trário de um back­log de ideias, que lista todas as opor­tu­nidades de con­teú­do e ideias, um cal­endário de con­teú­do geral­mente inclui ape­nas peças que já foram planeadas e/ou estão a ser trabalhadas.

    Aqui está o que vamos cobrir neste guia:

    Um cal­endário de con­teú­do é uma fer­ra­men­ta cru­cial para qual­quer pes­soa envolvi­da na pro­dução de con­teú­do, seja uma oper­ação de uma pes­soa ou seja como parte de uma grande equipa. Isto aju­da a:

    1. Planeie o seu trabalho
    2. Alin­he equipas e colaboradores
    3. Torne o seu proces­so de con­teú­do repetível
    4. Gerir con­teú­do num só lugar

    1. Planeie o seu trabalho 

    A razão mais práti­ca para ter um cal­endário de con­teú­do é que ele aju­da a plan­ear a pro­dução de con­teú­do com sem­anas e meses de ante­cedên­cia. Um cal­endário garante que o que está a plan­ear pode ser real­iza­do com o tem­po e os recur­sos disponíveis; tam­bém per­mite que pre­ve­ja e con­tabi­lize ini­cia­ti­vas de con­teú­do ad-hoc (por exem­p­lo, se a sua empre­sa está prestes a lançar um novo pro­du­to), para que pos­sa orga­ni­zar o tra­bal­ho com antecedência.

    2. Alinhe equipas e colaboradores

    Exis­tem muitas partes móveis envolvi­das na cri­ação de con­teú­do, e um cal­endário de con­teú­do man­tém todos na mes­ma pági­na. Pode pre­cis­ar tra­bal­har com um ilustrador para uma pub­li­cação no blog, diz­er à sua equipa de redes soci­ais para pro­mover novos con­teú­dos e gerir os envios de free­lancers e autores con­vi­da­dos: um cal­endário de con­teú­do aju­da a dividir cada peça nos seus com­po­nentes indi­vid­u­ais e atribuí-los a pes­soas com datas lim­ite claras.

    Por exem­p­lo, para cada pub­li­cação do blog que pub­li­camos, pre­cisamos de atribuir e acom­pan­har o seguinte:

    • ilus­tração do cabeçalho
    • ima­gens per­son­al­izadas (por exem­p­lo, gráficos)
    • ano­tações de cap­tura de ecrã

    Faze­mos isto no nos­so cal­endário de conteúdo:

    3. Torne o seu processo de conteúdo repetível

    Um bom cal­endário de con­teú­do não se tra­ta ape­nas de datas numa pági­na: é um sis­tema para cri­ar um proces­so repetív­el. Depois de plan­ear as eta­pas necessárias para pub­licar uma parte especí­fi­ca do con­teú­do, pode sim­ples­mente repeti-las a cada nova parte, em vez de começar do zero; isto não só econ­o­miza tem­po, como tor­na mais fácil esti­mar quan­to tem­po cada tare­fa pode levar e garante que nen­hu­ma eta­pa é ignorada.

    4. Gerir conteúdo num só lugar

    Por armazenar todas as infor­mações disponíveis sobre cada con­teú­do no seu pipeline, um cal­endário fun­ciona como uma úni­ca fonte de ver­dade para a sua equipa. Além de econ­o­mizar o tem­po de todos (por exem­p­lo, pode dire­cionar os seus cole­gas de equipa para o cal­endário e evi­tar e‑mails desnecessários ou reuniões de atu­al­iza­ção de esta­do), um cal­endário garante que as infor­mações este­jam acessíveis em todos os momen­tos e não exis­tam ape­nas na cabeça de algu­mas pes­soas. Além dis­so, as partes inter­es­sadas como o seu chefe ou ger­ente podem rap­i­da­mente olhar para o cal­endário para ver no que está a trabalhar.

    Um cal­endário de con­teú­do é extrema­mente útil para orga­ni­zar os seus esforços de mar­ket­ing de con­teú­do, mas um cal­endário de con­teú­do per­feita­mente orga­ni­za­do não garante, por si só, que os seus esforços de con­teú­do serão bem-suce­di­dos. Antes de começar a cri­ar um, pre­cisa de inve­stir algum tem­po a esclare­cer exata­mente que tipo de con­teú­do servirá os seus obje­tivos em primeiro lugar.

    Aqui está o processo:

    1. Reve­ja a sua estraté­gia de conteúdo
    2. Defi­na o seu calendário
    3. Adi­cione con­teú­do ao calendários
    4. Adi­cione subtare­fas relevantes

    Se tem a sua estraté­gia de mar­ket­ing de con­teú­do no pon­to, salte já para o pon­to 2; se não, con­tin­ue a ler.

    1. Reveja a sua estratégia de conteúdo 

    O que colo­ca no seu cal­endário de con­teú­do depende inteira­mente da sua estraté­gia de mar­ket­ing de con­teú­do, que é um plano para a cri­ação con­sis­tente de con­teú­do de alta qual­i­dade pro­je­ta­do para trans­for­mar estran­hos em clientes.

    Por exem­p­lo, a estraté­gia de con­teú­do na Ahrefs é pub­licar con­teú­do edu­ca­cional sobre os tópi­cos que os nos­sos clientes alvo estão a pesquis­ar, posi­cionar no Google e no YouTube e aumen­tar o tráfego orgâni­co mês após mês. Como resul­ta­do, não preenchemos ape­nas o nos­so cal­endário de con­teú­do com ideias de palavras-chave aleatórias, mas seguimos algu­mas eta­pas especí­fi­cas primeiro.

    1. Usamos o Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs para faz­er pesquisa de palavras-chave e iden­ti­ficar tópi­cos que gostaríamos de cobrir: 
    2. Pesquisamos o poten­cial de tráfego do tópi­co no Explo­rador de Palavras-chave: 
    3. Damos pri­or­i­dade aos tópi­cos com base no seu ‘poten­cial de negó­cio’. Atribuí­mos-lhes uma pon­tu­ação de 0 a 3, depen­den­do de quão fácil seria falar sobre a Ahrefs numa deter­mi­na­da peça: 
    4. Adi­cionamos os tópi­cos que irão impul­sion­ar a nos­sa estraté­gia basea­da em palavras-chave, e dirigi­da pelo pro­du­to, numa fol­ha de cál­cu­lo. É ape­nas quan­do alguém começa a tra­bal­har ati­va­mente numa peça que tam­bém a adi­cionamos ao nos­so calendário.

    A sua abor­dagem pode ser difer­ente, mas a questão per­manece: a maneira mais efi­caz de preencher e man­ter o seu cal­endário de con­teú­do é primeiro ter uma estraté­gia clara e enten­der como cada peça que cria se encaixa nela.

    2. Defina o seu calendário

    Exis­tem muitas fer­ra­men­tas que pode uti­lizar para cri­ar o seu cal­endário, de fol­has de cál­cu­lo bási­cas a soft­ware de gestão de con­teú­do espe­cial­iza­do (e verá alguns exem­p­los abaixo) — mas a fer­ra­men­ta que escol­her é menos impor­tante do que decidir quais infor­mações dese­ja colo­car nela.

    Basi­ca­mente, um cal­endário de con­teú­do pre­cisa ape­nas de dois cam­pos: um títu­lo e uma data lim­ite. Pode adi­cionar quan­tos cam­pos adi­cionais forem necessários para que cada peça seja envi­a­da. Nós temos 19, incluin­do tipo de con­teú­do, cat­e­go­ria e palavra-chave principal:

    Não há regra sobre o que o seu cal­endário deve e não deve incluir: con­cen­tre-se nas infor­mações que são mais necessárias para si e para out­ras pes­soas da equipa para a pro­dução de con­teú­do. Aqui estão algu­mas idéias para o faz­er pensar:

    • Eta­pa do funil ao qual a sua peça pertence
    • Per­sona do uti­lizador para o qual está a escrevendo
    • Autor e colaboradores
    • Meta
    • Esta­do

    3. Adicione conteúdo aos calendários 

    Depois de ter uma estru­tu­ra defini­da, a próx­i­ma eta­pa é preencher o cal­endário com as suas próx­i­mas peças, cer­ti­f­i­can­do-se de que a cadên­cia está alin­ha­da com a sua estraté­gia: uma abor­dagem foca­da em redes soci­ais pode exi­gir que publique várias vezes por dia, enquan­to o con­teú­do edu­ca­cional pode acon­te­cer ape­nas duas vezes por mês.

    O obje­ti­vo é ter um entendi­men­to abrangente de tudo o que irá tra­bal­har com a sua equipa, então deve incluir:

    • Todos os for­matos pelos quais é respon­sáv­el. Por exem­p­lo, se estiv­er a tra­bal­har em pub­li­cações de blog e boletins infor­ma­tivos, adi­cionar os dois for­matos aju­da a ver a sobreposição de tare­fas e plan­ear a capacidade
    • Peças novas e anti­gas. Por exem­p­lo, se for atu­alizar ou otimizar peças de con­teú­do exis­tentes, adi­cioná-las ao cal­endário garante que este­ja a con­tabi­lizar o tem­po e os recur­sos necessários para realizar o trabalho

    Se estiv­er a pub­licar vários tipos de con­teú­do, pode achar útil cod­i­ficar as entradas por cores para facil­i­tar a dig­i­tal­iza­ção do seu calendário.

    4. Adicione subtarefas relevantes

    Cada peça que adi­ciona ao seu cal­endário requer eta­pas difer­entes (e talvez várias pes­soas) para ser con­cluí­da, por isso é útil dividir cada entra­da em tare­fas indi­vid­u­ais que pre­cis­ará de concluir.

    Para mapear as eta­pas, pense num tre­cho de con­teú­do que já pub­li­cou e liste tudo o que acon­te­ceu antes da pub­li­cação; em segui­da, uti­lize essas infor­mações para plan­ear todas as próx­i­mas peças.

    Por exem­p­lo, na min­ha função ante­ri­or na Hot­jar, nor­mal­mente seguia as mes­mas 7 eta­pas para pub­licar um bole­tim infor­ma­ti­vo; para cada edição de bole­tim infor­ma­ti­vo que pla­neei no meu cal­endário, sim­ples­mente dupliquei a lista de subtare­fas e atribuí cada uma delas a um mem­bro especí­fi­co da equipa com uma data limite:

    O proces­so repetív­el de bole­tim infor­ma­ti­vo no meu cal­endário de con­teú­do do Asana

    Uma fer­ra­men­ta bási­ca de cal­endário, como uma fol­ha de cál­cu­lo, pode não ter espaço sufi­ciente para lis­tar todas estas infor­mações num só lugar, enquan­to um soft­ware espe­cial­iza­do (no meu exem­p­lo, o Asana) é pro­je­ta­do para o aju­dar a apro­fun­dar cada subtare­fa indi­vid­ual. Se optar por man­ter o seu cal­endário sim­ples, poderá sem­pre lis­tar subtare­fas num out­ro lugar e con­sultá-las quan­do necessário.

    O seu cal­endário de con­teú­do deve ser exclu­si­vo para si e para o ambi­ente em que está a tra­bal­har, para obter os mel­hores resul­ta­dos ao con­stru­ir o seu do zero para aten­der às suas neces­si­dades especí­fi­cas. Dito isso, é útil inspi­rar-se no que os out­ros profis­sion­ais de con­teú­do estão a faz­er. Por isso, ped­i­mos a alguns profis­sion­ais de mar­ket­ing que par­til­has­sem connosco os seus cal­endários, que vari­am de super-fun­cionais a muito complexos.

    1. Uma folha de cálculo funcional para uma equipa de um 

    Este é o cal­endário de con­teú­do que a Hiba Amin da Soap­box usa para sua equipa de con­teú­do de um. É uma fol­ha de cál­cu­lo sim­ples e fun­cional que cobre oito cam­pos prin­ci­pais, incluin­do data de pub­li­cação, títu­lo, tipo de con­teú­do, está­gio do funil e público/persona. Pode usar uma vari­ação deste cal­endário se quis­er man­ter o seu agradáv­el e dire­to, ao mes­mo tem­po que tem uma visão ger­al clara do que está a acon­te­cer ao lon­go do trimestre.

    2. Um calendário de redes sociais com código de cores 

    A Lani Assaf usa esta fol­ha de cál­cu­lo na Elpha para con­tro­lar as ativi­dades nas redes soci­ais e o con­teú­do adi­cional. O cal­endário uti­liza um sis­tema cod­i­fi­ca­do por cores para que cada parte do con­teú­do se enquadre numa das qua­tro cat­e­go­rias (lis­tadas como ‘pilares’ no can­to supe­ri­or dire­ito) e a equipa pos­sa ver a dis­tribuição nas redes soci­ais rap­i­da­mente. O cal­endário tam­bém con­tabi­liza feri­ados e datas impor­tantes, por exem­p­lo, Dia de Val­oriza­ção do Fun­cionário na sex­ta-feira, 5 de março.

    3. Um calendário no estilo Kanban no Trello 

    Este quadro do Trel­lo é o que o Dom Kent da Mio ver­i­fi­ca várias vezes ao dia para garan­tir que todas as peças de con­teú­do que estão para vir per­manecem no cam­in­ho cer­to. Com um cal­endário no esti­lo Kan­ban, cada cartão rep­re­sen­ta uma parte do con­teú­do e é movi­do pelo quadro até chegar à col­u­na “Con­cluí­do” mais à dire­i­ta. Este sis­tema sim­ples fun­ciona bem se faz parte de uma peque­na equipa e pre­cisa de clareza visu­al em cada fase do proces­so; tam­bém há espaço para aco­modar ideias de con­teú­do não planeadas (con­sulte a primeira col­u­na à esquerda).

    4. Um calendário no estilo Kanban no Todoist

    A Fadeke Adeg­buiy do Doist tam­bém uti­liza um quadro Kan­ban no Todoist para dividir o cal­endário da sua equipa em sprints sem­anais. Todos na equipa têm aces­so ao quadro e podem ver as pub­li­cações do blog e os boletins infor­ma­tivos no pipeline de pub­li­cação; eles cos­tu­mam uti­lizar comen­tários num cartão indi­vid­ual para fornecer recur­sos úteis ou inspi­ração para o escritor des­ig­na­do para uma peça. No seu caso, pode­ria usar uma abor­dagem semel­hante ao quadro se quisesse ter uma visão ger­al do que está a acon­te­cer numa deter­mi­na­da sem­ana e ver­i­ficar se todos estão no cam­in­ho certo.

    5. Um calendário Asana com tags e comentários

    Este cal­endário de con­teú­do Asana per­mite que a Taru Bargha­va do Gen­book use tags cod­i­fi­cadas por cores em cada con­teú­do e ten­ha con­ver­sas encadeadas com a sua equipa sobre cada entra­da do cal­endário. A Taru planeia o con­teú­do com pelo menos seis sem­anas de ante­cedên­cia para garan­tir que a equipa pos­sa man­ter a sua cadên­cia de pub­li­cação duas vezes por sem­ana, e anal­isa e atu­al­iza o cal­endário todas as sem­anas para ver­i­ficar o pro­gres­so de peças indi­vid­u­ais. Pode uti­lizar um for­ma­to semel­hante se estiv­er a pub­licar com fre­quên­cia e pre­cis­ar acom­pan­har várias peças e colab­o­radores num só lugar.

    6. Um calendário de marketing com vários separadores

    Este cal­endário de con­teú­do com vários sep­a­radores é o que o Justin Dun­ham uti­liza na Ercule para man­ter o con­tro­lo de todas as ativi­dades de con­teú­do da sua equipa de mar­ket­ing, incluin­do even­tos e webi­na­rs. A visão ger­al “Saí­da de cal­endário” à esquer­da é preenchi­da auto­mati­ca­mente com base no que é adi­ciona­do aos out­ros sep­a­radores da fol­ha de cál­cu­lo. Se gere uma máquina de mar­ket­ing com­plexa com vários ativos a serem cri­a­dos o tem­po todo, pode descar­regar este mod­e­lo de cal­endário do Justin e brin­car com ele. 

    Tra­bal­ho com cal­endários de con­teú­do há algum tem­po e aqui estão três coisas que apren­di por ten­ta­ti­va e erro e que gostaria de ter sabido antes:

    1. Itere o seu calendário

    É pouco prováv­el que a primeira ver­são do cal­endário de con­teú­do que cri­ar seja a que usará para sem­pre. Con­forme a sua equipa cresce e/ou as suas neces­si­dades de con­teú­do mudam, pode desco­brir-se a super­ar o seu sis­tema atu­al e talvez até mes­mo a pre­cis­ar de mudar para uma fer­ra­men­ta diferente.

    Ten­ha isso em mente e não alme­je a per­feição des­de o iní­cio: comece com algo fun­cional que pode ajudá-lo pelos próx­i­mos 2 a 3 meses e con­tin­ue a ajus­tar e mel­ho­rar à medi­da que avança.

    2. Jogue pelo seguro

    Quan­do está a tra­bal­har com várias pes­soas, as coisas cor­rem mal, há atra­sos — e deve sem­pre plan­ear para isso. Iden­ti­fique quais­quer con­strang­i­men­tos e prob­le­mas poten­ci­ais e explique-os: por exem­p­lo, pre­ve­ja que os con­tribuidores exter­nos podem atrasar-se com os seus envios e planeie um tem­po extra para com­pen­sar atra­sos imprevistos.

    3. Quantidade ≠ qualidade 

    Emb­o­ra seja ten­ta­dor (e fácil) sobre­car­regar o seu cal­endário e sen­tir-se bem por estar ocu­pa­do, enviar muito con­teú­do não é nec­es­sari­a­mente o modo mais efi­ciente de atin­gir os seus obje­tivos. Isto é par­tic­u­lar­mente rel­e­vante se o SEO for parte da sua estraté­gia de con­teú­do, como o CMO do Ahrefs, Tim Soulo, mostra neste vídeo, des­fazen­do o mito de “pub­licar com mais fre­quên­cia”.

    Agora, é consigo!

    Ago­ra está pron­to para con­stru­ir e iter­ar o seu próprio cal­endário de con­teú­do. Perdemos algo impor­tante sobre os calendários?Diga-nos no Twit­ter.