Mas precisa de submeter o seu website aos motores de pesquisa em 2021?
Aqui está o que aprenderá neste guia:
- Razões para submeter aos motores de pesquisa
- Como submeter o seu website aos motores de pesquisa
- Como verificar que o seu website está indexado
- Como resolver problemas de indexação
- Porque submeter não é suficiente
Provavelmente não, mas isso pode ajudá-los a descobri-lo mais depressa.
O Google e outros motores de pesquisa não dependem de submissões manuais. A principal forma de encontrar novos websites e páginas é o rastreamento. É aqui que programas informáticos continuamente re-confirmam website conhecidos por novas ligações para novos conteúdos. Qualquer conteúdo útil que encontrem é adicionado à indexação.
Em resumo, os motores de pesquisa vão provavelmente encontrar o seu website sozinhos.
Mas existem alguns benefícios em submeter:
- Melhor prevenir do que remediar. É rápido submeter o seu website, então por que correr o risco de os motores de pesquisa não o encontrarem?
- Dar-lhes mais informações. Mantenha os motores de pesquisa atualizados sobre mudanças do seu conteúdo.
- Melhore o seu website. Submeter o seu website ao Google e ao Bing dá-lhe acesso a ferramentas gratuitas para melhorar o seu website.
O Google e o Bing descontinuaram ambos a sua ferramenta de submissão de URL em 2018. Atualmente, a única forma de submeter o seu website nestes motores de pesquisa é submetendo o seu sitemap. Para outros motores de pesquisa, como o DuckDuckGo ou o Yahoo, não há necessidade de enviar o seu website.
Pode geralmente encontrar o seu sitemap num destes URLs:
oseuwebsite.com/sitemap.xml
oseuwebsite.com/sitemap_index.xml
Se não encontrar o seu sitemap aqui, verifique o seu ficheiro robots.txt em oseuwebsite.com/robots.txt. A maioria dos website indica aqui a localização do sitemap.
Se não tiver sorte ainda, provavelmente não tem um sitemap. Precisará de criar um antes de continuar.
Agora que isto está fora do caminho…
Aqui estão os métodos oficiais para submeter o seu website nos motores de pesquisa:
- Submeter o seu website no Google
- Submeter o seu website no Bing
- Submeter o seu website no Yahoo
- Submeter o seu website no DuckDuckGo
- Submeter o seu website no Baidu
Como submeter o seu website no Google
Autentique-se no Google Search Console, clique em “Sitemaps” no menu à esquerda, cole o URL do seu sitemap, depois clique em “submeter”.
Se tiver váriossitemaps, repita este processo.
Cole o URL completo na ferramenta de inspeção de URL do Search Console.
Se a página não estiver indexada, verá o aviso “O URL não está no Google”. Clique em “Solicitar indexação” para solicitar ao Google para rastrear e indexar a página.
Se a página estiver indexada, verá a confirmação “O URL está no Google”.
Se o URL estiver no Google, não precisa de fazer nada. Contudo, é uma boa prática requerer a indexação após atualizar e republicar conteúdo pois pode ajudar o Google a rastrear e indexar a página de novo de forma mais rápida.
Como submeter o seu website no Bing
Autentique-se no ferramenta para webmasters do Bing, selecione ‘Sitemaps’ no menu à esquerda, cole o URL do seu sitemap, e clique em ‘Submeter sitemap.”
Se tiver váriossitemaps, repita este processo.
Submeter o seu website no Yahoo
A indexação do Bing fornece o Yahoo. Ao submeter no Bing, está automaticamente a submeter o seu website no Yahoo. Assim, não há nada a fazer aqui.
Como submeter o seu website no DuckDuckGo
O DuckDuckGo não permite submissões de website. Eles descobrem e indexam websites de mais de quatrocentas fontes, incluindo o DuckDuckBot (o rastreador deles), a Wikipedia, o Bing, e outros parceiros.
Não há mais nada a fazer aqui sem ser submeter o seu website no Bing.
Submeter o seu website no Baidu
Só precisará de submeter no Baidu se o seu website tiver público-alvo na China, onde o Baidu tem mais de 66% quota de mercado. Como o processo é bastante complicado, não o discutiremos aqui. Mas aqui está um excelente guia para a apresentação do Baidu caso necessite.
Muitos guias semelhantes dizem para verificar o estado de indexação pesquisando no Google por site:oseuwebsite.com
. Contudo, isto não é fiável e não revela se um website ou página estão indexados. Utilizar ferramentas fornecidas pelos próprios motores de pesquisa é a unica forma confiável de verificar o estado de indexação.
Para o Google, Vá ao relatório de Cobertura no Search Console, escolha o separador ‘Válidas’, depois clique numa das listas de “detalhes” para ver os URLs indexados.
Se pretende verificar o estado de um URL em particular, use a ferramenta de inspeção de URL.
Para o Bing, use o Explorador de websites e filtre por URLs indexados. Pode então explorar todas as páginas do seu website que estão indexadas. Para verificar páginas individuais, use a ferramenta de inspeção de URL.
Se o seu website ou página não estão indexado, o primeiro passo é descobrir o porquê. Não pode esperar resolver o problema se não entende o que está errado.
Para o fazer, cole o URL na ferramenta de inspeção de URLs da Google e verifique o erro de cobertura.
Aqui estão alguns problemas comuns no Search Console e o que significam:
- Excluído pela etiqueta ‘noindex’. O Google está bloqueado de indexar a página por causa de uma meta etiqueta robots noindex. Remova‑a da página se esta deve ser indexada.
- Bloqueado pelo robots.txt. O Google não consegue rastrear a página porque esta foi bloqueada no robots.txt. Remova o bloqueio para poder haver indexação.
- Página com redirecionamento. O Google não indexa páginas redirecionadas, então remova o redirecionamento se a página não deve ser redirecionada.
- Duplicada sem canónica selecionado pelo utilizador. OGoogle entende que esta página é conteúdo duplicado e escolheu antes indexar o que acredita ser a canónica. Normalmente, isto não é um problema, mas deve investigar mais se acredita que esta página deve ser indexada.
Leitura recomendada: 10 Forma de Fazer o Google Indexar o Seu Website (Que Realmente Funcionam)
A maioria das pesquisas no Google resultam em centenas de milhares de resultados. Mas de acordo com este estudo, quase ninguém clica depois da primeira página.
Por esse motivo, indexar o seu website não é suficiente. Se deseja tráfego de motores de pesquisa, precisa de se posicionar na primeira página para as suas palavras-chave alvo.
Como? É complicado, mas aqui está o processo geral:
Leitura Recomendada: Como chegar à primeira página do Google [Guia Interativo]
No entanto, mesmo chegar à primeira página não é suficiente se pretende muito tráfego, porque a maioria das pessoas clica nos primeiros três resultados:
E a esmagadora maioria das pessoas clica no primeiro resultado:
Assim, o que realmente pretende é um posicionamento elevado para as palavras-chave alvo.
Aqui está o processo:
Leitura recomendada: Como Ter um Posicionamento Superior no Google (6 Passos Fáceis)
Pensamentos finais
O Google e o Bing provavelmente encontrarão o seu website mesmo que não o submeta. O mesmo é válido para outros motores de pesquisa. Mas continua a valer a pena submeter manualmente o seu website, mesmo que seja apenas para lhes dar um pouco mais de informação.
Vale também a pena submeter novamente as páginas do website que tenha atualizado ou alterado.
Esqueci-me de alguma coisa? Diga-me no Twitter.