Os backlinks são importantes para o SEO (otimização de mecanismos de busca) por duas grandes razões:
- Classificações em mecanismos de busca – De um modo geral, quanto mais backlinks suas páginas web tiverem, maior será a probabilidade de serem classificadas em consultas de pesquisa relevantes (confirmamos isso em um estudo).
- Capacidade de descoberta – os mecanismos de busca revisitam páginas populares com mais frequência do que páginas pouco populares. E eles podem descobrir seu conteúdo mais rapidamente se você obtiver backlinks de páginas populares.
Existem duas maneiras de verificar os links de um site.
O primeiro método só funciona para sites que você tenha. Use o segundo para verificar backlinks em outro site ou página da web.
Verificar backlinks para o seu site
Uma ferramenta básica para verificar os backlinks do seu site é a Google Search Console, que é gratuita.
Após fazer login, clique em “Links” na barra lateral. O número abaixo de “Links externos” mostra o número total de backlinks exclusivos para o site.
A Google Search Console mostra dados limitados no aplicativo (apenas os 1.000 links principais), e não mostra algumas métricas de SEO úteis que você poderia usar para analisar seus backlinks. Para conseguir mais dados gratuitamente, você pode usar as Ferramentas Webmaster da Ahrefs.
Depois de configurar um projeto, clique em Backlinks no painel principal.
Isso vai levar você até ao relatório de Backlinks na ferramenta Explorador Sites. Este relatório mostrará todos os seus backlinks e dados de backlinks relevantes.
Verificando backlinks para outro site
Você pode começar com uma ferramenta como o Verificador de Backlinks gratuito da Ahrefs.
Basta inserir um domínio ou URL e clicar em “Verificar backlinks”.
Aí você pode ver o número total de backlinks e domínios de referência (links de sites exclusivos), além do top 100 de backlinks.
Para ver a lista completa de backlinks para qualquer página ou site, use a ferramenta Explorador Sites da Ahrefs.
Nem todos os backlinks são criados de forma igual. Aqui estão alguns dos muitos atributos que contribuem para a qualidade e utilidade de um backlink. Dessa forma, você pode analisar seus backlinks e oportunidades de link building, para encontrar backlinks de alta qualidade:
- Autoridade
- Relevância
- Texto âncora
- Links Follow (também conhecido como links DoFollow) versus links NoFollow
- Colocação
- Destino
Vamos olhar para esses atributos com atenção.
Autoridade
Backlinks de páginas fortes geralmente transferem mais “autoridade” do que páginas fracas.
Estudamos a autoridade do nível da página várias vezes, e encontramos uma relação clara entre esse nível e o tráfego orgânico do mecanismo de busca.
Dito isto, os backlinks de sites de alta autoridade nem sempre transferem mais autoridade.
Quanto mais links para você houver na página, menos autoridade será transferida para você, porque ela é compartilhada entre todas essas páginas (devido ao algoritmo PageRank).
Você pode avaliar a autoridade de um backlink usando a métrica UR no relatório Backlinks no Explorador Sites da Ahrefs. (Você também pode encontrá-la em outras ferramentas da Ahrefs, quando relevante.) Quanto maior a UR, melhor.
Relevância
Os links de sites contendo o mesmo assunto que o seu são considerados agregadores que dão mais valor. O Google afirma isso no guia “Como a Busca Funciona”:
Se outros sites relevantes sobre o assunto tiverem links para a página, é um sinal de que as informações são de alta qualidade.
Digamos que um encanador tem backlinks de duas páginas: uma sobre gatos e outra sobre instalação de caldeiras. A relevância neste contexto significa que é provável que o último link seja mais valioso.
Texto âncora
O texto âncora refere-se às palavras clicáveis que formam um backlink.
O Google afirma que o texto âncora influencia as classificações, na patente original.
O Google emprega uma série de técnicas para melhorar a qualidade da pesquisa, incluindo classificação da página, texto âncora e informações de proximidade.
Você pode ver o texto âncora de qualquer backlink usando uma ferramenta de análise de backlink, como a Explorador Sites.
Você pode ainda filtrar por certas palavras no texto âncora.
Links Follow versus NoFollow
Um backlink NoFollow é um atributo de link que instrui o Google a não seguir o link, e serve como uma dica para não passar autoridade (a partir de 2019).
Um link Follow é aquele que não possui esse atributo nem os atributos “patrocinado” ou “UGC”.
Como os backlinks NoFollow geralmente não influenciam as classificações, é melhor dar prioridade à obtenção de links Follow.
No entanto, como “NoFollow” agora é apenas uma dica, ir buscar um link Nofollow de uma página relevante e de alta autoridade ainda pode ser uma boa ideia.
Você pode encontrar esses tipos de backlinks usando filtros no relatório Backlinks em Explorador Sites.
Colocação
Como as pessoas são mais propensas a clicar nos links em destaque, alguns links em páginas web transmitem provavelmente mais autoridade do que outros.
Bill Slawski fala sobre isso em sua análise da patente atualizada do “surfista razoável” do Google.
Se um link estiver na área principal de uma página, usando uma fonte e uma cor que o destaque, e um texto que torne provável que alguém clique nele, então esse link poderá transmitir uma boa quantidade do algoritmo PageRank. Por outro lado, se combinar recursos que diminuam a probabilidade de ser clicado, como estar no rodapé de uma página, ter a mesma cor e fonte do restante texto, e usar texto âncora que não interessa às pessoas, pode não transmitir muito PageRank.
Considere isso ao buscar links. Se um site tiver links para você juntamente com outros 50 sites na barra lateral ou no rodapé, coloque sua energia em outras oportunidades.
Algo que pode ajudá-lo a encontrar backlinks colocados no conteúdo (em oposição a links com menos destaque) é o filtro “Tipo de backlink” no relatório Backlinks da ferramenta Explorador Sites.
Destino
Uma vez que o Google classifica páginas e não sites por inteiro, é melhor criar links que apontem diretamente para a página que você deseja classificar.
No entanto, obter links para alguns tipos de páginas é mais difícil. Por exemplo, muitas vezes é difícil obter links para páginas comerciais porque as pessoas preferem links para conteúdo informativo.
Para resolver isso, você pode usar links internos para passar autoridade de páginas que recebem muitos links para as suas páginas mais importantes, mas mais “chatas” de ler.
Geralmente, existem quatro maneiras de criar backlinks para seu website:
Adicionar backlinks
Alguns sites permitem que você adicione um link de forma manual ou solicitando‑o. É fácil conseguir um link dessa forma, mas nem sempre vale a pena. Eles podem ter baixo valor aos olhos do Google, ou até mesmo serem considerados spam se você exagerar.
Uma das táticas mais comuns (e legítimas) é adicionar seu website aos diretórios locais mais relevantes. Eles podem ajudá-lo a classificar pesquisas com intenção local e, fazer com que sua empresa também seja descoberta pelos clientes.
Pedindo backlinks
É quando você entra em contato com outros proprietários de sites, editores ou webmasters para pedir que eles criem um link para sua página. Para que isso funcione, você precisa ter uma proposta de valor bem clara. É aí que entram as táticas de link building.
Aqui estão algumas táticas testadas:
- Guest blogging – Oferecer-se para escrever um post de blog para outro site.
- Link building de links quebrados — Encontre links relevantes mas inativos em outros sites, entre em contato e sugira seu link como substituto. (Você pode usar nosso verificador de links quebrados para fazer isso.)
- Técnica Skyscraper – Encontre conteúdo relevante com muitos links, faça uma versão melhor e partilhe‑a com os que estão com links para o original, para que façam antes um link para você. Essa técnica é usada para buscar backlinks de concorrentes.
- Menções Não Vinculadas – Encontre menções não vinculadas à sua marca e peça ao autor para tornar a menção clicável.
Saiba mais sobre essas e mais táticas no vídeos e blogs abaixo.
Comprando backlinks
De vez em quando, você encontrará uma oferta para comprar links. Não aceite.
Comprar backlinks é extremamente arriscado, pois o Google é contra isso e seu site pode ser penalizado.
Não confunda com serviços pagos de link building. Boas agências de link building usam táticas legítimas que não têm nada a ver com spam ou compra de links.
Ganhando backlinks
É quando as pessoas descobrem seu conteúdo por meio do Google (e de outros mecanismos de busca), redes sociais ou passa-palavra, e optam por criar um link para sua página. Por outras palavras, os backlinks ganhos são orgânicos.
Você pode aumentar suas chances de ganhar mais backlinks ao criar conteúdo verdadeiramente útil para o qual as pessoas querem um link.
Definitivamente, você também deve promover seu conteúdo. Quanto mais pessoas você alcançar, mais links poderá obter.
Basicamente, ao buscar backlinks, evite tudo o que pareça de baixa qualidade, spam ou esquema (links em troca de algo).
Links ruins são uma perda de tempo, porque os algoritmos dos mecanismos de busca são bastante sofisticados. Na melhor das hipóteses, eles não terão nenhum impacto em suas classificações. Na pior das hipóteses, eles podem diminuir a classificação de suas páginas no Google ou até mesmo nem aparecer.
Aqui vão alguns tipos de links ruins que você deve evitar:
- PBNs – Vários websites vinculados entre si de forma a manipularem os mecanismos de busca.
- Links pagos – Trocar dinheiro, bens ou serviços em troca de links para fins de classificação.
- Trocas de links – Criar um link para um site em troca desse site também criar um link para o seu.
- Links automatizados – Uso de software ou serviços automatizados para gerar grandes volumes de links para um site.
- Links de spam para fóruns e comentários – Adicionar links de spam em fóruns como parte das assinaturas.
Considerações finais
Backlinks são cruciais para a classificação no Google, especialmente para pesquisas competitivas. Mas quanto mais fácil conseguir um link, menos valioso ele será.
Quer começar com o link building? Leia nosso guia para principiantes ou assista aos nossos tutoriais de link building no YouTube.
Tem perguntas? Vamos falar no Twitter ou Mastodon.