19 Dicas de Marketing Digital Fáceis (Mas Eficientes)

19 Dicas de Marketing Digital Fáceis (Mas Eficientes)

Avatar
Marketing @ Ahrefs. Projeto de aprendizagem atual: Coreano. Eu também resumo livros no meu blog pessoal.
    À procu­ra de algu­mas dicas sim­ples, mas efi­cientes acer­ca de mar­ket­ing dig­i­tal? Então, está no lugar certo.

    Pre­pare-se para imple­men­tar algu­mas das dicas abaixo, que irão mel­ho­rar o mar­ket­ing do seu negócio: 

    1. Esta­beleça obje­tivos de mar­ket­ing SMART para o ano
    2. Siga os indi­cadores chave de per­for­mance cer­tos (KPIs)
    3. Desen­he uma estru­tu­ra de web­site sim­ples e lógica
    4. Crie uma afir­mação de posi­ciona­men­to clara para o seu negócio
    5. Crie um per­fil no Google Business
    6. Seg­mente tópi­cos com baixa competição
    7. Desen­vol­va uma base de seguidores em um canal de redes sociais
    8. Desen­vol­va uma lista de con­tac­tos de e‑mail
    9. Seg­mente tópi­cos com tráfego poten­cial de pesquisa
    10. Roube” as palavras-chave dos seus concorrentes
    11. Crie uma pági­na “ver­sus” (de com­para­ção de produtos/serviços)
    12. Crie uma pági­na de estatísticas
    13. Uti­lize o HARO
    14. Cap­ture tre­chos em destaque
    15. Clas­si­fique vídeos no Google
    16. Pro­mo­va anún­cios em platafor­mas menos populares
    17. Con­trate exter­na­mente para faz­er tare­fas entediantes
    18. Duplique a inten­si­dade de pro­dução no que está a funcionar
    19. Seja difer­ente

    Qual é a primeira coisa que faz quan­do começa a preparar as suas férias? Decide para onde ir, o que tam­bém é con­heci­do como destino.

    É o mes­mo para o mar­ket­ing. Para ir a algum lugar, deve primeiro decidir para onde quer ir. Você não pode saber se chegou ao des­ti­no se não definir um em primeiro lugar.

    Isso sig­nifi­ca iden­ti­ficar quais os obje­tivos de mar­ket­ing que está a ten­tar alcançar.

    Dessa for­ma, não pode estar con­stan­te­mente a diva­gar sobre eles. “Aumen­tar as ven­das em 30%” não inspi­ra ninguém. Em vez dis­so, recomen­damos cri­ar obje­tivos que aten­dam aos critérios SMART:

    • Especí­fi­co (S) – Descre­va clara­mente o resul­ta­do e explique o quem, o quê, quan­do, como, quan­to, etc.
    • Men­su­ráv­el (M) – Con­t­role o pro­gres­so com indi­cadores chave de desem­pen­ho (KPIs).
    • Atingív­el (A) – Defi­na obje­tivos arro­ja­dos, mas tam­bém real­is­tas; uti­liza o cresci­men­to atu­al como pon­to de referência. 
    • Rel­e­vante ® – O obje­ti­vo alin­ha-se com os seus obje­tivos de mar­ket­ing, em ger­al, e com a estraté­gia de negócio?
    • Opor­tuno (T) – Defi­na uma escala tem­po­ral para atin­gir esse objetivo. 

    Por exem­p­lo, se quis­er­mos definir um obje­ti­vo de mar­ket­ing para o nos­so blog, pode ser algo como:

    Aumente o tráfego orgâni­co de 300 mil para 700 mil até ao final de 2022.

    Leitu­ra Recomen­da­da: Obje­tivos de Mar­ket­ing: Como Definir da For­ma Cor­re­ta (Com Exem­p­los)

    Seu GPS diz se você está no cam­in­ho cer­to quan­do está a via­jar, mas qual é o GPS cer­to para o seu marketing?

    Ess­es são os seus KPIs de mar­ket­ing. Depois de decidir os obje­tivos (ou seja, seu des­ti­no), ess­es KPIs infor­mam se está na direção certa.

    Mas nem todos os KPIs são iguais e, provavel­mente, não se impor­ta com quan­tos quilómet­ros via­jou. Você só quer saber se está per­to ou longe de atin­gir os obje­tivos. O mes­mo se apli­ca para o mar­ket­ing. Exis­tem muitos KPIs que pode acom­pan­har, mas a maio­r­ia são sim­ples­mente métri­c­as de vaidade, isto é, sem relevân­cia para o panora­ma ger­al e estratégico.

    Só pre­cisa de ras­trear alguns indi­cadores para saber se está na direção cer­ta. Leia o arti­go abaixo para desco­brir quais os KPIs que, de fac­to, valem o seu tem­po e atenção.

    Leitu­ra recomen­da­da: 7 KPIs de Mar­ket­ing que Valem a Pena Seguir e Mon­i­tor­izar

    As pes­soas e os mecan­is­mos de pesquisa podem ter difi­cul­dades para encon­trar pági­nas em um web­site des­or­ga­ni­za­do e pouco claro. Por­tan­to, geral­mente é mel­hor usar uma estru­tu­ra de web­site plana, em que todas as pági­nas não este­jam a mais de alguns cliques da pági­na inicial.

    Recomen­damos que a maio­r­ia das suas pági­nas não ultra­passe qua­tro cliques da pági­na ini­cial. Se hou­ver pági­nas a mais de seis cliques de dis­tân­cia, con­sidere aprox­imá-las da sua pági­na ini­cial para facil­i­tar a local­iza­ção dos vis­i­tantes e dos mecan­is­mos de pesquisa.

    Leitu­ra recomen­da­da: Estru­tu­ra do Web­site: Como Con­stru­ir a sua Base de SEO

    Mes­mo na peque­na Sin­ga­pu­ra, exis­tem cen­te­nas de giná­sios e cen­tros de fit­ness. Porque é que alguém deve escol­her o seu negó­cio em detri­men­to de outros?

    Eles não o farão – a não ser que lhes diga porquê. 

    Isso é chama­do de posi­ciona­men­to e, na sua afir­mação de posi­ciona­men­to, tem de explicar clara­mente o que seu pro­du­to ou serviço é, porque é difer­ente e porque é que tem relevân­cia para o público-alvo.

    É impos­sív­el ensiná-lo a cri­ar um arti­go de blog (pois daria um livro!), então eu recomen­do que leia “Obvi­ous­ly Awe­some” de April Dun­ford – um guia pas­so a pas­so para cri­ar uma afir­mação de posicionamento. 

    Umas notas ráp­i­das sobre o que aborda: 

    • Perce­ba quem são os seus mel­hores clientes
    • Liste as suas alter­na­ti­vas à competição
    • Resol­va os atrib­u­tos e fun­cional­i­dades que fazem o seu produto/serviço único
    • Perce­ba o que ess­es atrib­u­tos e fun­cional­i­dades fazem pelos seus clientes
    • Des­cubra o mer­ca­do alvo que se inter­es­sa pelos seus valores

    Se você for uma empre­sa local que atende e serve clientes locais, pre­cis­ará de um per­fil com­er­cial do Google. Reivin­dicar este per­fil ajuda‑o a ter uma clas­si­fi­cação mel­hor nas pesquisas rel­e­vantes do Google, tan­to na pesquisa na web quan­to no Google Maps.

    Otimizar isso é fácil com o Google Negó­cios e rou­ba ape­nas 30 min­u­tos do seu tem­po. É uma ação de baixo cus­to que você deve ter em conta.

    Siga o guia abaixo para saber como cri­ar um per­fil otimizado.

    Leitu­ra recomen­da­da: Como Otimizar uma Con­ta Google Negó­cios em 30 Minutos

    Escritor finan­ceiro, Mor­gan Housel, diz o seguinte:

    A chave é recon­hecer que o lon­go pra­zo é ape­nas uma coleção de cur­tos pra­zos. Cap­turar o cresci­men­to a lon­go pra­zo sig­nifi­ca gerir o cur­to pra­zo com efi­ciên­cia sufi­ciente para garan­tir que pos­sa per­manecer por muito tem­po no mercado. 

    Sim­pli­f­i­can­do, se não pud­er sobre­viv­er ago­ra, não pode exi­s­tir a lon­go pra­zo. Por­tan­to, mes­mo que você queira clas­si­ficar as palavras-chave mais valiosas para a sua empre­sa, isso levará tem­po. Entre­tan­to, comece a clas­si­ficar palavras-chave de baixa concorrência.

    Essas são palavras-chave para as quais você pode clas­si­ficar sem muito esforço. Nor­mal­mente, você não pre­cis­ará de cri­ar muitos links ou ter ele­va­da autori­dade no web­site para clas­si­ficá-los e obter tráfego orgâni­co para seu website.

    Como encon­tra essas palavras-chave, então? Assista a este vídeo para saber como:

    https://www.youtube.com/watch?v=s7hR-i6Go4c

    Leitu­ra recomen­da­da: Como Encon­trar Palavras-chave de Baixa Com­petição para Efeitos de SEO

    Você deve começar a dançar no Tik­Tok ou man­ter-se na vel­ha esco­la e ficar com o Insta­gram? Talvez você deva cri­ar vários 🧵 no Twit­ter ou escr­ev­er posts do tipo “boetry” no LinkedIn (segun­do o Con­tent Mar­ket­ing Insti­tute). Ou talvez deva apos­tar nes­sa nova e futu­ra platafor­ma social.

    Seja o que for, bas­ta escol­her um. Não entre em uma platafor­ma ape­nas porque é a fer­ra­men­ta mais recente e bril­hante que algu­ma vez viu.

    O fascínio de estar pre­sente em várias platafor­mas de redes soci­ais é enorme, mas por favor não ceda a essa ten­tação. Ter uma boa prestação em cada platafor­ma sig­nifi­ca cri­ar con­teú­do que se encaixe nati­va­mente. Isso é muito tem­po, esforço e recursos.

    Dá tra­bal­ho, mes­mo se estiv­er sim­ples­mente a redi­re­cionar o con­teú­do. Claro, Gary Vee pode faz­er pare­cer fácil, mas isso é porque ele tem uma equipa enorme por trás dele. Se você é uma oper­ação de uma pes­soa só, não pode replicar os esforços dele da noite para o dia.

    Qual a rede social que deve escol­her? Bem, isso leva-nos à questão de qual o des­ti­no que pre­tende levar o seu mar­ket­ing (veja a dica nº 1 nova­mente). Se o seu públi­co-alvo está no Twit­ter e isso aproxima‑o do seu obje­ti­vo, então essa é a platafor­ma em que você dese­ja inve­stir tem­po e recursos.

    Depois de con­stru­ir um forte número de seguidores, expan­da para out­ras platafor­mas nas redes soci­ais. Por exem­p­lo, o Insta­gram existe des­de 2010, mas só bem recen­te­mente começamos a nos­sa con­ta no Insta­gram.

    Emb­o­ra recomendemos cri­ar seguidores através de uma platafor­ma nas redes soci­ais, lem­bre-se de que nun­ca será o pro­pri­etário desse públi­co. Você está “a pedir empresta­do” ess­es con­tac­tos, o que sig­nifi­ca que está sem­pre à mer­cê da platafor­ma e da sua estratégia.

    Se a platafor­ma quis­er lim­i­tar o seu alcance diário, ela pode; mas o e‑mail é difer­ente – você é o dono dessa lista. Ninguém pode lim­i­tar o seu alcance. Por­tan­to, emb­o­ra con­stru­ir uma lista de e‑mail pareça um con­sel­ho de mar­ket­ing dig­i­tal des­de 2005, não é um mau con­sel­ho sem sen­ti­do. Longe disso.

    Todas as empre­sas devem ter uma lista de e‑mail.

    A maneira mais sim­ples de con­stru­ir uma é ofer­e­cer aos seus poten­ci­ais sub­scritores algo em tro­ca de ingres­sar na lista. Isso pode ser qual­quer coisa: um e‑Book, um cur­so, um descon­to ou mais.

    Para nós, na Ahrefs, temos um sim­ples opt-in de “sub­scrição”:

    Se dese­ja clas­si­ficar pos­i­ti­va­mente no Google, o tópi­co que você está a seg­men­tar deve ser aque­le que as pes­soas pesquisam. Isso faz sen­ti­do, cer­to? No entan­to, a maio­r­ia das empre­sas começa a pub­licar no blog, crian­do um arti­go e rezan­do para que ele seja bem classificado.

    Esper­ança não é uma estraté­gia. Quer­e­mos ser inten­cionais. Quer­e­mos que os nos­sos arti­gos sejam clas­si­fi­ca­dos. Para faz­er isso, pre­cisamos seg­men­tar tópi­cos com poten­cial de tráfego de pesquisa.

    Como desco­bre tais tópi­cos? Veja como:

    1. Vá até ao Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs 
    2. Insira um tópi­co rel­e­vante para si
    3. Vá até ao relatório de “Match­ing Terms”
    4. Mude para o sep­a­rador “Ques­tions”

    Como pode ver, exis­tem mais de 197 mil tópi­cos que pode seg­men­tar. Observe a lista e escol­ha tópi­cos relevantes.

    Leitu­ra recomen­da­da: Pesquisa de Palavras-chave: Um Guia para Prin­cipi­antes da Ahrefs

    E se con­seguisse saber quais as palavras-chave que os seus con­cor­rentes estão a clas­si­ficar para, con­se­quente­mente, replicar as suas estratégias?

    Boas notí­cias: você pode. Aqui fica como:

    1. Vá até ao Explo­rador de Web­sites da Ahrefs 
    2. Insira um domínio de um concorrente
    3. Vá até ao relatório “Top Pages”

    Aqui, todas as pági­nas do seu con­cor­rente são clas­si­fi­cadas pela quan­ti­dade de tráfego orgâni­co que recebem, em con­jun­to com a palavra-chave que envia mais tráfego para cada página.

    Exam­ine a lista e abor­de os que são mais rel­e­vantes para o seu negócio.

    Os seus clientes querem o maior retorno pos­sív­el. Assim, eles com­para­rão o seu negó­cio com os seus con­cor­rentes. Mais uma vez, em vez de deixar as coisas acon­te­cerem ao aca­so, deve tomar a iniciativa.

    Crie uma pági­na “ver­sus” onde com­pare os prós e con­tras entre a sua empre­sa e a de um concorrente.

    Como você sabe com quem os seus clientes estão a com­parar o seu pro­du­to ou serviço? Veja como descobrir:

    1. Vá até ao Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs 
    2. Escre­va o nome da sua marca 
    3. Vá até ao relatório de “Match­ing Terms”
    4. Den­tro do menu “Terms”, escol­ha “vs” (ou algum out­ro ter­mo que represente/simbolize comparação)

    Faz­er esta ação para a nos­sa própria mar­ca mostra que as pes­soas estão com­parar-nos com os serviços Moz, SEM­Rush e Majestic.

    Nesse pon­to, a maio­r­ia das empre­sas cri­ará pági­nas de com­para­ção sep­a­radas para cada con­cor­rente. No entan­to, decidi­mos faz­er algo difer­ente e cri­amos uma pági­na ver­sus que abor­daria todos eles de uma só vez.

    Uma só pági­na ou algu­mas – a escol­ha é sua, no final de contas.

    Os jor­nal­is­tas geral­mente pre­cisam de sus­ten­tar os seus argu­men­tos com dados estatís­ti­cos. No entan­to, eles nem sem­pre têm aces­so a essas infor­mações. Assim, eles procu­ram dados online, depois men­cionam e vin­cu­lam as suas notí­cias e arti­gos a essa fonte de dados.

    Por exem­p­lo, em 2020, o Ahrefs foi men­ciona­do na Bloomberg dev­i­do aos nos­sos prin­ci­pais dados de pesquisa do Google.

    Mas nem todos têm aces­so a dados exclu­sivos. Por­tan­to, uma maneira de con­tornar isso mes­mo é sele­cionar uma lista de estatís­ti­cas alu­si­vas ao seu setor.

    Foi o que fize­mos quan­do cri­amos nos­sa pági­na de estatís­ti­cas de SEO. Des­de então, ocu­pamos o primeiro lugar na con­sul­ta “estatís­ti­cas de SEO” e acu­mu­lam­os ~ 2,4 mil links de ~ 1,1 mil web­sites exclusivos.

    Apren­da como o fize­mos aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=eTF6OBwidhc&list=PLvJ_dXFSpd2u_ABxIRO6RVK3ucKyzn96Y

    Leitu­ra recomen­da­da: Estu­do de Caso de Link Build­ing: Como Con­struí­mos Back­links com uma Pági­na de ‘Estatís­ti­cas’

    Os jor­nal­is­tas não ape­nas pre­cisam de dados, mas tam­bém pre­cisam de per­speti­vas detal­hadas de espe­cial­is­tas. E o “Help a Reporter Out” (HARO) existe para conec­tar jor­nal­is­tas a especialistas.

    Se você é um espe­cial­ista no seu setor em par­tic­u­lar, tam­bém pode ser uma fonte de infor­mação. Inscre­va-se, ras­treie as solic­i­tações na sua cat­e­go­ria e respon­da com infor­mações valiosas o mais rápi­do possível.

    O meu caro cole­ga, Michal Pecánek, tem bas­tante exper­iên­cia com o HARO. Veja algu­mas dicas dele:

    • Ver­i­fique a pub­li­cação – Evite aque­las que não têm autori­dade construída. 
    • Seja exi­gente o sufi­ciente – Só respon­da a req­ui­sições quan­do pud­er, de fac­to, prov­i­den­ciar exce­lente infor­mação em troca.
    • Respon­da o mais rap­i­da­mente pos­sív­el – Muitas pes­soas estão a ras­trear (e a acom­pan­har de per­to) o mes­mo nicho de mer­ca­do que você.
    • Peça aju­da – Não hes­ite em traz­er cole­gas a bor­do, se eles estiverem mais qual­i­fi­ca­dos para respon­der a deter­mi­na­da pergunta. 
    • Restrin­ja-se ao guião forneci­do – Não desvie do for­ma­to que o autor está a pedir para ser cumprido.

    Leitu­ra recomen­da­da: 9 Exce­lentes Exem­p­los de Táti­cas de Relações Públi­cas com Exem­p­los de Campanhas

    Se já pesquisou algo no Google e viu isto…

    … então já viu um chama­do tre­cho em destaque.

    Cap­turar um sig­nifi­ca ultra­pas­sar todos os out­ros web­sites de clas­si­fi­cação e saltar dire­ta­mente para a primeira posição. Você pode faz­er isso sem pre­cis­ar de cri­ar links ou ree­scr­ev­er o seu con­teú­do na íntegra.

    A maneira mais fácil de começar é aproveitar o con­teú­do que já pos­sui e que já criou no pas­sa­do. Aqui está como fazê-lo:

    1. Vá até ao Explo­rador de Web­sites da Ahrefs 
    2. Insira o seu próprio domínio
    3. Vá até ao relatório de Palavras-chave Orgâni­cas
    4. Fil­tre por “tre­chos em destaque” (fea­tured snip­pets, em inglês), usan­do o fil­tro das fun­cional­i­dades SERP (dos resul­ta­dos de pesquisa)
    5. Fil­tre para as posições #2–10, usan­do o fil­tro Posição

    Por fim, rece­berá uma lista de opor­tu­nidades pen­dentes para “roubar” tre­chos em destaque dos seus concorrentes.

    Então, como pode cap­turar ess­es trechos?

    Temos um guia pas­so a pas­so que mostra como pode tra­bal­har o seu con­teú­do para ter a mel­hor chance de cap­turar o tre­cho. Leia mais abaixo aqui.

    Leitu­ra recomen­da­da: Como Otimizar para Obter Tre­chos em Destaque no Google

    Os vídeos do YouTube são clas­si­fi­ca­dos no YouTube. (Duh!). Porém, sabia que os vídeos do YouTube tam­bém são clas­si­fi­ca­dos no Google?

    Na ver­dade, o nos­so canal do YouTube rece­beu mais de 200 mil visu­al­iza­ções vin­das do Google no ano passado:

    Para faz­er isto, terá de clas­si­ficar para tópi­cos que têm ambas as caraterísticas:

    1. Tráfego poten­cial de pesquisa – As pes­soas estão a pesquis­ar por estes tópi­cos no YouTube e no Google.
    2. Intenção de con­sumir vídeo – Pes­soas que pref­er­em ver um vídeo a ler um artigo.

    Aqui fica como encon­trar ess­es tópicos:

    1. Vá até ao Explo­rador de Con­teú­do da Ahrefs 
    2. Exe­cute esta pesquisa: site:youtube.com inurl:watch title:topic
    3. Orga­nize os resul­ta­dos por Tráfego da pági­na (Page traf­fic, em inglês) 

    Isso deve fornecer uma lista de vídeos rel­e­vantes do YouTube que atual­mente recebem tráfego de pesquisa orgâni­ca do Google. Observe a lista dos que são rel­e­vantes para o seu negó­cio e, em segui­da, crie um vídeo que clas­si­fique positivamente:

    https://www.youtube.com/watch?v=BObU_VCwnvY

    Leitu­ra recomen­da­da: SEO para Vídeo: Como Clas­si­ficar Vídeos de YouTube no Google

    Todos con­hecem o Face­book, Insta­gram e Google Ads. Ess­es são os prin­ci­pais quan­do se tra­ta de pub­li­ci­dade paga, mas não esqueça que YouTube, Twit­ter, Quo­ra e até Tik­Tok tam­bém têm platafor­mas de pub­li­ci­dade. Se o seu públi­co-alvo estiv­er nes­sas platafor­mas e elas se encaixarem nos seus obje­tivos de mar­ket­ing, vale a pena con­sid­erá-las para exe­cu­tar cam­pan­has de anúncios.

    Por exem­p­lo, nós exe­cu­ta­mos anún­cios reg­u­lar­mente no YouTube.

    Tam­bém temos anún­cios no Quora:

    Há um dita­do comum que você nun­ca deve faz­er a mes­ma coisa duas vezes. Se faz algo repeti­da­mente – e não está a gostar nada dis­so – então é uma tare­fa que pode (e deve) terceirizar.

    Algu­mas tare­fas podem ser facil­mente con­cluí­das com a fer­ra­men­ta cer­ta. Por exem­p­lo, em vez de “copi­ar e colar” ras­cun­hos no Word­Press, nós sim­ples­mente car­reg­amos os mes­mos usan­do o Wordable.

    Para out­ras tare­fas, pode ter de con­tratar free­lancers ou até mes­mo esta­b­ele­cer uma equipa a tem­po inte­gral. Crie pro­ced­i­men­tos opera­cionais padrão (SOPs), con­trate e treine pes­soas, usan­do ess­es doc­u­men­tos e vá apri­moran­do o seu sistema.

    Apren­da como ter­ce­i­rizar as suas tare­fas de mar­ket­ing, usan­do a estru­tu­ra abaixo (é para SEO, mas pode ser gen­er­al­iza­da para qual­quer canal de marketing):

    Leitu­ra recomen­da­da: Como Ter­ce­i­rizar SEO (Mod­e­lo de Tra­bal­ho Simples)

    Ao aplicar as dicas deste arti­go, fique aten­to ao que está a fun­cionar. Repi­ta o mes­mo para os canais e táti­cas exis­tentes que está a usar. 

    Então, se estiv­er a cor­rer mar­avil­hosa­mente bem, dobre-os. Invista os seus recur­sos. Faça com que gere mais retorno para você.

    Foi o que fize­mos na Ahrefs. Começamos com o blog. E quan­do esta­va a fun­cionar, nós ampli­amos ao con­tratar mais reda­tores, crian­do SOPs, etc. E como sabíamos que o mar­ket­ing de con­teú­do esta­va a resul­tar muito bem para nós, inves­ti­mos na cri­ação de mais con­teú­do, des­ta vez no YouTube.

    Com um lucro recor­rente anu­al (ARR) de oito dígi­tos, os resul­ta­dos falam por si mesmos.

    Pablo Picas­so uma vez disse: “Bons artis­tas copi­am, grandes artis­tas roubam”.

    Inspi­ra­dos por esta citação, os profis­sion­ais de mar­ket­ing começaram a copi­ar-se uns aos out­ros. Se hou­vesse uma estraté­gia que fun­cionasse, inúmeras out­ras empre­sas seguiri­am o exem­p­lo – às vezes sem levar em con­sid­er­ação as suas próprias circunstâncias.

    Às vezes essa ideia fun­ciona­va, con­tu­do, na maio­r­ia das vezes, o que acon­te­cia era que o mer­ca­do esta­va cheio de imitações.

    Mar­ket­ing é sobre difer­en­ci­ação e é por isso que pre­cisa de uma estraté­gia de posi­ciona­men­to. É por isso que você cria uma pági­na de com­para­ção. A ver­dade é que quer ficar aci­ma da con­cor­rên­cia, mas se você é igual ao resto, não há razão para os out­ros escol­herem o seu pro­du­to ou serviço.

    Acho que não há nada de erra­do em seguir as mel­hores práti­cas, mas tente adi­cionar o seu próprio toque. Por exem­p­lo, observe a nos­sa pági­na ini­cial e a nos­sa pági­na ver­sus.

    As táti­cas que nós usamos não são nada úni­cas, mas sem­pre ten­ta­mos faz­er algo difer­ente ao lon­go do percurso.

    Considerações finais

    Espero que ten­ha acaba­do de ler este arti­go com uma série de dicas acionáveis de mar­ket­ing dig­i­tal, de for­ma a pôr em práti­ca no seu negócio.

    Per­di algu­mas dicas inter­es­santes e que não men­cionei aqui? Se tiv­er algo para par­til­har, entre em con­ta­to comi­go no Twit­ter.