Prepare-se para implementar algumas das dicas abaixo, que irão melhorar o marketing do seu negócio:
- Estabeleça objetivos de marketing SMART para o ano
- Siga os indicadores chave de performance certos (KPIs)
- Desenhe uma estrutura de website simples e lógica
- Crie uma afirmação de posicionamento clara para o seu negócio
- Crie um perfil no Google Business
- Segmente tópicos com baixa competição
- Desenvolva uma base de seguidores em um canal de redes sociais
- Desenvolva uma lista de contactos de e‑mail
- Segmente tópicos com tráfego potencial de pesquisa
- “Roube” as palavras-chave dos seus concorrentes
- Crie uma página “versus” (de comparação de produtos/serviços)
- Crie uma página de estatísticas
- Utilize o HARO
- Capture trechos em destaque
- Classifique vídeos no Google
- Promova anúncios em plataformas menos populares
- Contrate externamente para fazer tarefas entediantes
- Duplique a intensidade de produção no que está a funcionar
- Seja diferente
Qual é a primeira coisa que faz quando começa a preparar as suas férias? Decide para onde ir, o que também é conhecido como destino.
É o mesmo para o marketing. Para ir a algum lugar, deve primeiro decidir para onde quer ir. Você não pode saber se chegou ao destino se não definir um em primeiro lugar.
Isso significa identificar quais os objetivos de marketing que está a tentar alcançar.
Dessa forma, não pode estar constantemente a divagar sobre eles. “Aumentar as vendas em 30%” não inspira ninguém. Em vez disso, recomendamos criar objetivos que atendam aos critérios SMART:
- Específico (S) – Descreva claramente o resultado e explique o quem, o quê, quando, como, quanto, etc.
- Mensurável (M) – Controle o progresso com indicadores chave de desempenho (KPIs).
- Atingível (A) – Defina objetivos arrojados, mas também realistas; utiliza o crescimento atual como ponto de referência.
- Relevante ® – O objetivo alinha-se com os seus objetivos de marketing, em geral, e com a estratégia de negócio?
- Oportuno (T) – Defina uma escala temporal para atingir esse objetivo.
Por exemplo, se quisermos definir um objetivo de marketing para o nosso blog, pode ser algo como:
Aumente o tráfego orgânico de 300 mil para 700 mil até ao final de 2022.
Leitura Recomendada: Objetivos de Marketing: Como Definir da Forma Correta (Com Exemplos)
Seu GPS diz se você está no caminho certo quando está a viajar, mas qual é o GPS certo para o seu marketing?
Esses são os seus KPIs de marketing. Depois de decidir os objetivos (ou seja, seu destino), esses KPIs informam se está na direção certa.
Mas nem todos os KPIs são iguais e, provavelmente, não se importa com quantos quilómetros viajou. Você só quer saber se está perto ou longe de atingir os objetivos. O mesmo se aplica para o marketing. Existem muitos KPIs que pode acompanhar, mas a maioria são simplesmente métricas de vaidade, isto é, sem relevância para o panorama geral e estratégico.
Só precisa de rastrear alguns indicadores para saber se está na direção certa. Leia o artigo abaixo para descobrir quais os KPIs que, de facto, valem o seu tempo e atenção.
Leitura recomendada: 7 KPIs de Marketing que Valem a Pena Seguir e Monitorizar
As pessoas e os mecanismos de pesquisa podem ter dificuldades para encontrar páginas em um website desorganizado e pouco claro. Portanto, geralmente é melhor usar uma estrutura de website plana, em que todas as páginas não estejam a mais de alguns cliques da página inicial.
Recomendamos que a maioria das suas páginas não ultrapasse quatro cliques da página inicial. Se houver páginas a mais de seis cliques de distância, considere aproximá-las da sua página inicial para facilitar a localização dos visitantes e dos mecanismos de pesquisa.
Leitura recomendada: Estrutura do Website: Como Construir a sua Base de SEO
Mesmo na pequena Singapura, existem centenas de ginásios e centros de fitness. Porque é que alguém deve escolher o seu negócio em detrimento de outros?
Eles não o farão – a não ser que lhes diga porquê.
Isso é chamado de posicionamento e, na sua afirmação de posicionamento, tem de explicar claramente o que seu produto ou serviço é, porque é diferente e porque é que tem relevância para o público-alvo.
É impossível ensiná-lo a criar um artigo de blog (pois daria um livro!), então eu recomendo que leia “Obviously Awesome” de April Dunford – um guia passo a passo para criar uma afirmação de posicionamento.
Umas notas rápidas sobre o que aborda:
- Perceba quem são os seus melhores clientes
- Liste as suas alternativas à competição
- Resolva os atributos e funcionalidades que fazem o seu produto/serviço único
- Perceba o que esses atributos e funcionalidades fazem pelos seus clientes
- Descubra o mercado alvo que se interessa pelos seus valores
Se você for uma empresa local que atende e serve clientes locais, precisará de um perfil comercial do Google. Reivindicar este perfil ajuda‑o a ter uma classificação melhor nas pesquisas relevantes do Google, tanto na pesquisa na web quanto no Google Maps.
Otimizar isso é fácil com o Google Negócios e rouba apenas 30 minutos do seu tempo. É uma ação de baixo custo que você deve ter em conta.
Siga o guia abaixo para saber como criar um perfil otimizado.
Leitura recomendada: Como Otimizar uma Conta Google Negócios em 30 Minutos
Escritor financeiro, Morgan Housel, diz o seguinte:
A chave é reconhecer que o longo prazo é apenas uma coleção de curtos prazos. Capturar o crescimento a longo prazo significa gerir o curto prazo com eficiência suficiente para garantir que possa permanecer por muito tempo no mercado.
Simplificando, se não puder sobreviver agora, não pode existir a longo prazo. Portanto, mesmo que você queira classificar as palavras-chave mais valiosas para a sua empresa, isso levará tempo. Entretanto, comece a classificar palavras-chave de baixa concorrência.
Essas são palavras-chave para as quais você pode classificar sem muito esforço. Normalmente, você não precisará de criar muitos links ou ter elevada autoridade no website para classificá-los e obter tráfego orgânico para seu website.
Como encontra essas palavras-chave, então? Assista a este vídeo para saber como:
https://www.youtube.com/watch?v=s7hR-i6Go4c
Leitura recomendada: Como Encontrar Palavras-chave de Baixa Competição para Efeitos de SEO
Você deve começar a dançar no TikTok ou manter-se na velha escola e ficar com o Instagram? Talvez você deva criar vários 🧵 no Twitter ou escrever posts do tipo “boetry” no LinkedIn (segundo o Content Marketing Institute). Ou talvez deva apostar nessa nova e futura plataforma social.
Seja o que for, basta escolher um. Não entre em uma plataforma apenas porque é a ferramenta mais recente e brilhante que alguma vez viu.
O fascínio de estar presente em várias plataformas de redes sociais é enorme, mas por favor não ceda a essa tentação. Ter uma boa prestação em cada plataforma significa criar conteúdo que se encaixe nativamente. Isso é muito tempo, esforço e recursos.
Dá trabalho, mesmo se estiver simplesmente a redirecionar o conteúdo. Claro, Gary Vee pode fazer parecer fácil, mas isso é porque ele tem uma equipa enorme por trás dele. Se você é uma operação de uma pessoa só, não pode replicar os esforços dele da noite para o dia.
Qual a rede social que deve escolher? Bem, isso leva-nos à questão de qual o destino que pretende levar o seu marketing (veja a dica nº 1 novamente). Se o seu público-alvo está no Twitter e isso aproxima‑o do seu objetivo, então essa é a plataforma em que você deseja investir tempo e recursos.
Depois de construir um forte número de seguidores, expanda para outras plataformas nas redes sociais. Por exemplo, o Instagram existe desde 2010, mas só bem recentemente começamos a nossa conta no Instagram.
Embora recomendemos criar seguidores através de uma plataforma nas redes sociais, lembre-se de que nunca será o proprietário desse público. Você está “a pedir emprestado” esses contactos, o que significa que está sempre à mercê da plataforma e da sua estratégia.
Se a plataforma quiser limitar o seu alcance diário, ela pode; mas o e‑mail é diferente – você é o dono dessa lista. Ninguém pode limitar o seu alcance. Portanto, embora construir uma lista de e‑mail pareça um conselho de marketing digital desde 2005, não é um mau conselho sem sentido. Longe disso.
Todas as empresas devem ter uma lista de e‑mail.
A maneira mais simples de construir uma é oferecer aos seus potenciais subscritores algo em troca de ingressar na lista. Isso pode ser qualquer coisa: um e‑Book, um curso, um desconto ou mais.
Para nós, na Ahrefs, temos um simples opt-in de “subscrição”:
Se deseja classificar positivamente no Google, o tópico que você está a segmentar deve ser aquele que as pessoas pesquisam. Isso faz sentido, certo? No entanto, a maioria das empresas começa a publicar no blog, criando um artigo e rezando para que ele seja bem classificado.
Esperança não é uma estratégia. Queremos ser intencionais. Queremos que os nossos artigos sejam classificados. Para fazer isso, precisamos segmentar tópicos com potencial de tráfego de pesquisa.
Como descobre tais tópicos? Veja como:
- Vá até ao Explorador de Palavras-chave da Ahrefs
- Insira um tópico relevante para si
- Vá até ao relatório de “Matching Terms”
- Mude para o separador “Questions”
Como pode ver, existem mais de 197 mil tópicos que pode segmentar. Observe a lista e escolha tópicos relevantes.
Leitura recomendada: Pesquisa de Palavras-chave: Um Guia para Principiantes da Ahrefs
E se conseguisse saber quais as palavras-chave que os seus concorrentes estão a classificar para, consequentemente, replicar as suas estratégias?
Boas notícias: você pode. Aqui fica como:
- Vá até ao Explorador de Websites da Ahrefs
- Insira um domínio de um concorrente
- Vá até ao relatório “Top Pages”
Aqui, todas as páginas do seu concorrente são classificadas pela quantidade de tráfego orgânico que recebem, em conjunto com a palavra-chave que envia mais tráfego para cada página.
Examine a lista e aborde os que são mais relevantes para o seu negócio.
Os seus clientes querem o maior retorno possível. Assim, eles compararão o seu negócio com os seus concorrentes. Mais uma vez, em vez de deixar as coisas acontecerem ao acaso, deve tomar a iniciativa.
Crie uma página “versus” onde compare os prós e contras entre a sua empresa e a de um concorrente.
Como você sabe com quem os seus clientes estão a comparar o seu produto ou serviço? Veja como descobrir:
- Vá até ao Explorador de Palavras-chave da Ahrefs
- Escreva o nome da sua marca
- Vá até ao relatório de “Matching Terms”
- Dentro do menu “Terms”, escolha “vs” (ou algum outro termo que represente/simbolize comparação)
Fazer esta ação para a nossa própria marca mostra que as pessoas estão comparar-nos com os serviços Moz, SEMRush e Majestic.
Nesse ponto, a maioria das empresas criará páginas de comparação separadas para cada concorrente. No entanto, decidimos fazer algo diferente e criamos uma página versus que abordaria todos eles de uma só vez.
Uma só página ou algumas – a escolha é sua, no final de contas.
Os jornalistas geralmente precisam de sustentar os seus argumentos com dados estatísticos. No entanto, eles nem sempre têm acesso a essas informações. Assim, eles procuram dados online, depois mencionam e vinculam as suas notícias e artigos a essa fonte de dados.
Por exemplo, em 2020, o Ahrefs foi mencionado na Bloomberg devido aos nossos principais dados de pesquisa do Google.
Mas nem todos têm acesso a dados exclusivos. Portanto, uma maneira de contornar isso mesmo é selecionar uma lista de estatísticas alusivas ao seu setor.
Foi o que fizemos quando criamos nossa página de estatísticas de SEO. Desde então, ocupamos o primeiro lugar na consulta “estatísticas de SEO” e acumulamos ~ 2,4 mil links de ~ 1,1 mil websites exclusivos.
Aprenda como o fizemos aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=eTF6OBwidhc&list=PLvJ_dXFSpd2u_ABxIRO6RVK3ucKyzn96Y
Leitura recomendada: Estudo de Caso de Link Building: Como Construímos Backlinks com uma Página de ‘Estatísticas’
Os jornalistas não apenas precisam de dados, mas também precisam de perspetivas detalhadas de especialistas. E o “Help a Reporter Out” (HARO) existe para conectar jornalistas a especialistas.
Se você é um especialista no seu setor em particular, também pode ser uma fonte de informação. Inscreva-se, rastreie as solicitações na sua categoria e responda com informações valiosas o mais rápido possível.
O meu caro colega, Michal Pecánek, tem bastante experiência com o HARO. Veja algumas dicas dele:
- Verifique a publicação – Evite aquelas que não têm autoridade construída.
- Seja exigente o suficiente – Só responda a requisições quando puder, de facto, providenciar excelente informação em troca.
- Responda o mais rapidamente possível – Muitas pessoas estão a rastrear (e a acompanhar de perto) o mesmo nicho de mercado que você.
- Peça ajuda – Não hesite em trazer colegas a bordo, se eles estiverem mais qualificados para responder a determinada pergunta.
- Restrinja-se ao guião fornecido – Não desvie do formato que o autor está a pedir para ser cumprido.
Leitura recomendada: 9 Excelentes Exemplos de Táticas de Relações Públicas com Exemplos de Campanhas
Se já pesquisou algo no Google e viu isto…
… então já viu um chamado trecho em destaque.
Capturar um significa ultrapassar todos os outros websites de classificação e saltar diretamente para a primeira posição. Você pode fazer isso sem precisar de criar links ou reescrever o seu conteúdo na íntegra.
A maneira mais fácil de começar é aproveitar o conteúdo que já possui e que já criou no passado. Aqui está como fazê-lo:
- Vá até ao Explorador de Websites da Ahrefs
- Insira o seu próprio domínio
- Vá até ao relatório de Palavras-chave Orgânicas
- Filtre por “trechos em destaque” (featured snippets, em inglês), usando o filtro das funcionalidades SERP (dos resultados de pesquisa)
- Filtre para as posições #2–10, usando o filtro Posição
Por fim, receberá uma lista de oportunidades pendentes para “roubar” trechos em destaque dos seus concorrentes.
Então, como pode capturar esses trechos?
Temos um guia passo a passo que mostra como pode trabalhar o seu conteúdo para ter a melhor chance de capturar o trecho. Leia mais abaixo aqui.
Leitura recomendada: Como Otimizar para Obter Trechos em Destaque no Google
Os vídeos do YouTube são classificados no YouTube. (Duh!). Porém, sabia que os vídeos do YouTube também são classificados no Google?
Na verdade, o nosso canal do YouTube recebeu mais de 200 mil visualizações vindas do Google no ano passado:
Para fazer isto, terá de classificar para tópicos que têm ambas as caraterísticas:
- Tráfego potencial de pesquisa – As pessoas estão a pesquisar por estes tópicos no YouTube e no Google.
- Intenção de consumir vídeo – Pessoas que preferem ver um vídeo a ler um artigo.
Aqui fica como encontrar esses tópicos:
- Vá até ao Explorador de Conteúdo da Ahrefs
- Execute esta pesquisa:
site:youtube.com inurl:watch title:topic
- Organize os resultados por Tráfego da página (Page traffic, em inglês)
Isso deve fornecer uma lista de vídeos relevantes do YouTube que atualmente recebem tráfego de pesquisa orgânica do Google. Observe a lista dos que são relevantes para o seu negócio e, em seguida, crie um vídeo que classifique positivamente:
https://www.youtube.com/watch?v=BObU_VCwnvY
Leitura recomendada: SEO para Vídeo: Como Classificar Vídeos de YouTube no Google
Todos conhecem o Facebook, Instagram e Google Ads. Esses são os principais quando se trata de publicidade paga, mas não esqueça que YouTube, Twitter, Quora e até TikTok também têm plataformas de publicidade. Se o seu público-alvo estiver nessas plataformas e elas se encaixarem nos seus objetivos de marketing, vale a pena considerá-las para executar campanhas de anúncios.
Por exemplo, nós executamos anúncios regularmente no YouTube.
If you create YT tutorials that feature your product, consider spending 💰 on ads. Doesn’t have to be a lot. In July, we spent 154.62 SGD (~112.75 USD) for 174.8 hours of watch time (10,488 minutes).
That’s $0.01/min or $0.65/hour. Name a cheaper medium for relevant/focused attn
— Sam Oh (@samsgoh) August 16, 2020
Também temos anúncios no Quora:
Há um ditado comum que você nunca deve fazer a mesma coisa duas vezes. Se faz algo repetidamente – e não está a gostar nada disso – então é uma tarefa que pode (e deve) terceirizar.
Algumas tarefas podem ser facilmente concluídas com a ferramenta certa. Por exemplo, em vez de “copiar e colar” rascunhos no WordPress, nós simplesmente carregamos os mesmos usando o Wordable.
Para outras tarefas, pode ter de contratar freelancers ou até mesmo estabelecer uma equipa a tempo integral. Crie procedimentos operacionais padrão (SOPs), contrate e treine pessoas, usando esses documentos e vá aprimorando o seu sistema.
Aprenda como terceirizar as suas tarefas de marketing, usando a estrutura abaixo (é para SEO, mas pode ser generalizada para qualquer canal de marketing):
Leitura recomendada: Como Terceirizar SEO (Modelo de Trabalho Simples)
Ao aplicar as dicas deste artigo, fique atento ao que está a funcionar. Repita o mesmo para os canais e táticas existentes que está a usar.
Então, se estiver a correr maravilhosamente bem, dobre-os. Invista os seus recursos. Faça com que gere mais retorno para você.
Foi o que fizemos na Ahrefs. Começamos com o blog. E quando estava a funcionar, nós ampliamos ao contratar mais redatores, criando SOPs, etc. E como sabíamos que o marketing de conteúdo estava a resultar muito bem para nós, investimos na criação de mais conteúdo, desta vez no YouTube.
Com um lucro recorrente anual (ARR) de oito dígitos, os resultados falam por si mesmos.
Pablo Picasso uma vez disse: “Bons artistas copiam, grandes artistas roubam”.
Inspirados por esta citação, os profissionais de marketing começaram a copiar-se uns aos outros. Se houvesse uma estratégia que funcionasse, inúmeras outras empresas seguiriam o exemplo – às vezes sem levar em consideração as suas próprias circunstâncias.
Às vezes essa ideia funcionava, contudo, na maioria das vezes, o que acontecia era que o mercado estava cheio de imitações.
I guess there’s a new trend in SaaS homepage design 😆 pic.twitter.com/5qhQOCVBi5
— Tim Soulo 🇺🇦 (@timsoulo) July 12, 2019
Marketing é sobre diferenciação e é por isso que precisa de uma estratégia de posicionamento. É por isso que você cria uma página de comparação. A verdade é que quer ficar acima da concorrência, mas se você é igual ao resto, não há razão para os outros escolherem o seu produto ou serviço.
Acho que não há nada de errado em seguir as melhores práticas, mas tente adicionar o seu próprio toque. Por exemplo, observe a nossa página inicial e a nossa página versus.
As táticas que nós usamos não são nada únicas, mas sempre tentamos fazer algo diferente ao longo do percurso.
Considerações finais
Espero que tenha acabado de ler este artigo com uma série de dicas acionáveis de marketing digital, de forma a pôr em prática no seu negócio.
Perdi algumas dicas interessantes e que não mencionei aqui? Se tiver algo para partilhar, entre em contato comigo no Twitter.