Como Definir os Objetivos de SEO Certos com 3 Exemplos

Como Definir os Objetivos de SEO Certos com 3 Exemplos

Kayle Larkin
Estrategista de SEM orientado a dados. Dedicado a tornar as análises fáceis de entender e acessíveis a todos os proprietários de negócios.
    Como SEOs, ten­demos a gen­er­alizar obje­tivos porque há muitas coisas fora do nos­so con­tro­lo. “Não podemos prom­e­ter resultados.”

    O prob­le­ma é que, sem uma visão clara do que é uma vitória, difi­cil­mente alcançare­mos resultados.

    O mes­mo é ver­dade se definir­mos metas vagas e arbitrárias.

    Neste guia, apren­derá como definir os obje­tivos de SEO cer­tos usan­do a pirâmide de obje­tivos de SEO.

    Obje­tivos de SEO são metas especí­fi­cas e men­su­ráveis ​​que pre­tende alcançar ao lon­go de um perío­do de tem­po. Cada obje­ti­vo deve con­tribuir para o propósi­to do SEO: alcançar mais uti­lizadores poten­ci­ais através da pesquisa orgâni­ca e trans­for­má-los em clientes.

    Os obje­tivos de SEO são impor­tantes porque trazem foco e clareza à sua estraté­gia, fornecen­do um alvo claro. Se não tem metas de SEO, está a ati­rar no escuro. Isto nun­ca é uma boa ideia, porque é improváv­el que alcance algo a menos que o ten­ha como objetivo.

    Os profis­sion­ais de mar­ket­ing muitas vezes come­tem o erro de definir metas arbi­trárias de SEO, como “obter mais tráfego”.

    O prin­ci­pal prob­le­ma com este tipo de meta é que ele descon­sid­era com­ple­ta­mente o quê e o como. O que vai faz­er para que isso acon­teça? Como vai chegar lá?

    Para aju­dar a resolver este prob­le­ma, criá­mos a pirâmide de obje­tivos de SEO:

    Veja como usá-la:

    1. Crie um obje­ti­vo do des­fe­cho. Isto é o que dese­ja alcançar e o pra­zo em que dese­ja alcançá-lo. Pense nis­to como o torneio que está a ten­tar vencer.
    2. Divi­da o obje­ti­vo do des­fe­cho em obje­tivos de desem­pen­ho. Estas são as metas menores e cada uma con­tribui para o resul­ta­do. Pense nelas como os golos indi­vid­u­ais num jogo de fute­bol. Cada um o aju­da a vencer a partida.
    3. Divi­da os obje­tivos de desem­pen­ho em obje­tivos proces­suais. Estas são metas ain­da menores que estão 100% sob o seu con­tro­lo. Con­tin­uan­do com a analo­gia do fute­bol, é com quem vai jog­ar e onde vai jogar.

    A ideia é dividir as coisas em eta­pas para tornar o seu obje­ti­vo ger­al mais alcançáv­el. Con­forme com­ple­ta os obje­tivos do proces­so, está bem posi­ciona­do para aten­der aos seus obje­tivos de desem­pen­ho. Con­forme com­ple­ta os seus obje­tivos de desem­pen­ho, é mais prováv­el que alcance o seu obje­ti­vo de des­fe­cho.

    Vamos dar uma olha­da mais de per­to no que cada eta­pa envolve e cri­ar a nos­sa primeira estrutura.

    1. Crie um desfecho-objetivo

    O seu obje­ti­vo de des­fe­cho deve alin­har dire­ta­mente os seus esforços de SEO com as metas da empre­sa, então pergunte-se:

    Qual o resul­ta­do de SEO que con­tribui para os obje­tivos mais amp­los da empresa? 

    Olhar para as declar­ações de mis­são, as per­gun­tas mais fre­quentes nas reuniões, etc., pode aju­dar a respon­der a isto. Se ficar pre­so, per­gunte ao seu chefe ou cliente.

    Faça o que fiz­er, não caia na armadil­ha de diz­er “obter mais tráfego”. Emb­o­ra obter mais tráfego pos­sa aju­dar a empre­sa a atin­gir os seus obje­tivos, é demasi­a­do amp­lo. O seu des­fe­cho pre­cisa de ser SMART: especí­fi­co, men­su­ráv­el, alcançáv­el, rel­e­vante e restri­to no tempo.

    Por­tan­to, um obje­ti­vo mel­hor do que “obter mais tráfego” seria “posi­cionar-se entre as 3 primeiras para [palavra-chave de alto val­or] em 6 meses”.

    Este obje­ti­vo é especí­fi­co e rel­e­vante porque o posi­ciona­men­to para [palavra-chave de alto val­or] aumen­tará a recei­ta. É men­su­ráv­el porque pode mon­i­tor­izar posições de palavras-chave com qual­quer boa fer­ra­men­ta de ras­treio de posi­ciona­men­to, como o Mon­i­tor de Posições da Ahrefs. É alcançáv­el porque já avaliou a difi­cul­dade das palavras-chave. E é restri­to no tem­po porque especi­fi­cou o perío­do de tempo.

    Aqui está uma visu­al­iza­ção da nos­sa pirâmide de obje­tivos de SEO até agora:

    2. Defina objetivo(s) de desempenho

    Obje­tivos de desem­pen­ho são as metas que define para si mes­mo, então comece por respon­der à pergunta:

    Que vitórias de cur­to pra­zo provavel­mente nos levarão ao nos­so desfecho-objetivo?

    Pode ter um ou vários obje­tivos de des­fe­cho. O que estes são depen­derá do seu des­fe­cho-obje­ti­vo e da sua largu­ra de ban­da. Mas ten­ha cuida­do para não cair na mes­ma armadil­ha de definir metas arbi­trárias como “aumen­tar back­links”. Isto pode ajudá-lo a alcançar o seu obje­ti­vo, mas não é SMART. Não há como saber quan­do ou se atingiu a meta.

    Con­tin­uan­do com a nos­sa meta de resul­ta­do de exem­p­lo de “posi­ciona­men­to entre as 3 primeiras para [palavra-chave de alto val­or] em 6 meses”, uma meta de desem­pen­ho SMART pode ser “obter 40 back­links de alta qual­i­dade para a pági­na em seis meses”.

    É especí­fi­co porque o nos­so obje­ti­vo é um cer­to número de backlinks.

    É men­su­ráv­el usan­do o grá­fi­co de domínios de refer­ên­cia no Explo­rador de Web­sites da Ahrefs:

    É alcançáv­el porque é real­ista. Exis­tem tare­fas sob o nos­so con­tro­lo que nos farão dar um pas­so mais per­to de alcançar a meta.

    É rel­e­vante porque sabe­mos que os back­links são um fator de posi­ciona­men­to e há evidên­cias de que a nos­sa pági­na de des­ti­no está a apre­sen­tar baixo desem­pen­ho em ter­mos de backlinks.

    É basea­do no tem­po porque tem um pon­to final definido de seis meses para se alin­har com a nos­sa meta de resul­ta­do.

    Mais impor­tante ain­da, atin­gir essa meta de desem­pen­ho aju­dar-nos‑á a posi­cionar-nos bem para atin­gir a nos­sa meta de resultado.

    Aqui está uma visu­al­iza­ção da pirâmide de obje­tivos de SEO até agora:

    Nota adi­cional.
    Se tiv­er que definir mais de 4 obje­tivos de desem­pen­ho para o resul­ta­do dese­ja­do, é um sinal de que a sua meta de resul­ta­do é muito ampla e irre­al. Reve­ja a eta­pa um e defi­na uma meta mais realista. 

    3. Defina objetivo(s) processuais

    Obje­tivos proces­suais são ações men­su­ráveis ​​que estão 100% sob o seu con­tro­lo. É onde responde à pergunta:

    O que pre­ciso faz­er para atin­gir a(s) nossa(s) meta(s) de desempenho? 

    Con­tin­uan­do o nos­so exem­p­lo, temos uma meta de resul­ta­do para posi­cionar entre os 3 primeiros para a palavra-chave “x” em seis meses. E temos uma meta de desem­pen­ho de obter 40 back­links de alta qual­i­dade para a página.

    O que pre­cisamos de faz­er para obter 40 back­links de alta qual­i­dade para a pági­na em seis meses?

    Dig­amos que planeamos realizar uma cam­pan­ha de ‘arran­ha-céus’. Se obtiver­mos uma taxa de con­ver­são de 5% em média dos nos­sos e‑mails de divul­gação, podemos tra­bal­har no sen­ti­do inver­so para cri­ar um obje­ti­vo de proces­so que nos colo­cará numa posição exce­lente para atin­gir o nos­so obje­ti­vo de desempenho.

    Vamos faz­er as contas:

    40 backlinks/taxa de con­ver­são média de 5% = 800 e‑mails
    800 e‑mails/6 meses = ~ 133 e‑mails/mês

    Por­tan­to, a nos­sa meta de proces­so é enviar 133 e‑mails de divul­gação ‘arran­ha-céu’ por mês durante seis meses.

    Aqui está uma visu­al­iza­ção da nos­sa pirâmide de obje­tivos de SEO até agora:

    Nota adi­cional.
    Assim como com os obje­tivos de desem­pen­ho, pode cri­ar vários obje­tivos de proces­so. Por exem­p­lo, pode ter difi­cul­dade em encon­trar per­spec­ti­vas de arran­ha-céus sufi­cientes para enviar 1.200 e‑mails. Neste caso, pode­ria adi­cionar out­ra táti­ca de con­strução de lig­ações à mis­tu­ra, como cri­ação de link de pági­na de recur­sos, e defi­ni-la como out­ra meta do processo.

    Como os seus obje­tivos de SEO devem estar alin­hados com os obje­tivos da empre­sa, não pos­so diz­er exata­mente quais obje­tivos de SEO deve definir. O seu setor, o nív­el de solidez da sua mar­ca e a com­pet­i­tivi­dade do seu nicho — entre out­ras coisas — são fatores impor­tantes na equação.

    Mas o que pos­so faz­er é per­cor­rer mais alguns exem­p­los para que se sin­ta con­fortáv­el com o uso da estru­tu­ra de obje­tivos de SEO.

    1. Aumen­tar a par­tic­i­pação orgâni­ca de voz em 20% em 12 meses
    2. Aumen­tar a taxa de enga­ja­men­to orgâni­co em 10% em 6 meses
    3. Alcançar 10.000 dólares em ven­das de tráfego orgâni­co no mês 6

    Exemplo de objetivo SEO #1: Aumentar a participação orgânica de voz em 20% em 12 meses

    A otimiza­ção de mecan­is­mos de pesquisa é uma for­ma de mar­ket­ing alta­mente com­pet­i­ti­va. Essen­cial­mente, todos nós esta­mos a com­pe­tir por um lugar (e atenção) den­tro de um cam­po lim­i­ta­do de espaço.

    Pode ouvir o seu chefe ou clientes a diz­er: “ape­nas esmague a concorrência”.

    O que isto sig­nifi­ca? Como isto será alcança­do? O que deter­mi­na se temos ou não sucesso?

    Esma­gar a com­petição” é muito amplo.

    Usan­do a estru­tu­ra de obje­tivos de SEO, pode trans­for­mar “esma­gar a con­cor­rên­cia” numa meta especí­fi­ca e mensurável.

    O primeiro pas­so é alin­har os esforços de SEO com os obje­tivos da empre­sa. Qual o des­fe­cho que­con­tribui para o obje­ti­vo mais amp­lo da empre­sa de “esma­gar a con­cor­rên­cia? Neste caso, algo como “aumen­tar a par­tic­i­pação orgâni­ca de voz em 20% em 12 meses” seria uma meta de resul­ta­do SMART.

    É especí­fi­co porque esta­mos a especi­ficar uma per­cent­agem num perío­do de tem­po — não uma meta em aberto.

    É men­su­ráv­el usan­do o relatório Visão ger­al dos con­cor­rentes no Mon­i­tor de Posições da Ahrefs.

    É alcançáv­el porque 20% em 12 meses está longe de ser uma pro­pos­ta “tor­ta no céu”.

    É rel­e­vante para os obje­tivos da empre­sa porque é essen­cial­mente a vis­i­bil­i­dade da pesquisa orgâni­ca do nos­so web­site em com­para­ção com os concorrentes.

    E é basea­do no tem­po porque especi­fi­camos um perío­do de tempo.

    Ago­ra, para a segun­da eta­pa: definir obje­tivos de desempenho.

    Lem­bre-se de que esta tam­bém deve ser um ohje­ti­vo SMART. Para sim­pli­ficar, definire­mos ape­nas uma: “gan­he 50 tre­chos em destaque para palavras-chave mon­i­tor­izadas de alto vol­ume em 12 meses.”

    Os tre­chos em destaque são infor­mações que geral­mente são exibidas no topo dos resul­ta­dos de pesquisa para uma con­sul­ta de pesquisa. Obter mais tre­chos em destaque é uma maneira sim­ples de obter mais vis­i­bil­i­dade e cliques de SERP.

    Veja como obter as mel­hores opor­tu­nidades de tre­chos em destaque:

    1. Vá para o Mon­i­tor de Posições da Ahrefs
    2. Sele­cione o seu projeto
    3. Escol­ha o relatório Visão ger­al
    4. Fil­trar por palavras-chave com tre­chos em destaque para os quais não posicionou
    5. Fil­tre as palavras-chave em que você se posi­ciona nas posições de 2 a 5
    6. Clas­si­fique as palavras-chave por vol­ume de tráfego do maior para o menor

    Está na reta final ago­ra. A ter­ceira e últi­ma eta­pa é dividir a (s) meta (s) de desem­pen­ho em obje­tivos de proces­so, descreven­do o como.

    Como muitas vezes é pos­sív­el gan­har tre­chos em destaque com uma sim­ples mudança na pági­na, uma meta do proces­so seria “faz­er mudanças na pági­na para 50 para aumen­tar as nos­sas chances de gan­har a parte”. Podemos medir o pro­gres­so mon­i­tor­izan­do o número de tre­chos em destaque de pro­priedade no Mon­i­tor de Posições da Ahrefs:

    Aqui está nos­sa pirâmide de obje­tivos de SEO concluída:

    Exemplo de objetivo SEO #2: Aumentar a taxa de engajamento orgânico em 10% em 6 meses

    Pode estar a pen­sar que o enga­ja­men­to do usuário é uma métri­ca de CRO. Mas lem­bre-se, o próprio guia de SEO para ini­ciantes do Google diz: “qual­quer otimiza­ção deve ser volta­da para tornar a exper­iên­cia do uti­lizador melhor”.

    His­tori­ca­mente, os SEOs medi­am o enga­ja­men­to usan­do a taxa de rejeição e o tem­po na pági­na. Estas são métri­c­as más de se usar porque geral­mente não se alin­ham com o com­por­ta­men­to do utilizador.

    Por exem­p­lo, dig­amos que se sen­ta para ler uma pub­li­cação de blog de aprox­i­mada­mente 2 mil palavras. Este web­site diz que mes­mo um leitor lento con­seguiria ler isso em 20 min­u­tos. Se fechar o nave­g­ador assim que ter­mi­nar, esta sessão con­tará tec­ni­ca­mente como uma rejeição.

    Feliz­mente, o Google Ana­lyt­ics 4 tem uma métri­ca mais robus­ta que podemos usar para medir a UX: taxa de engajamento.

    A taxa de enga­ja­men­to mede com mais pre­cisão se um uti­lizador inter­ag­iu com o seu web­site ou saiu, então uma boa meta de resul­ta­do seria “aumen­tar a taxa de enga­ja­men­to orgâni­co em 10% em 6 meses.”

    É especí­fi­co porque especi­fi­ca uma per­cent­agem e um prazo.

    É men­su­ráv­el usan­do o relatório de aquisição de uti­lizadores no GA4:

    É alcançáv­el porque há coisas sob o nos­so con­tro­lo que podemos alter­ar para impactar essa métrica.

    É rel­e­vante porque quer­e­mos mel­ho­rar a exper­iên­cia do uti­lizador, e a taxa de enga­ja­men­to mede isto com mais pre­cisão do que a taxa de rejeição ou o tem­po na página.

    É restri­to no tem­po porque especi­fi­camos um perío­do de tem­po (6 meses).

    Ago­ra, para os obje­tivos de desem­pen­ho.

    Vamos man­ter as coisas sim­ples nova­mente e definir ape­nas uma: “aumen­tar o número de scrolls por uti­lizador em 30% em pági­nas de scroll baixo que têm alto-val­or para a nos­sa empresa.”

    Para encon­trar as pági­nas em que pre­cisamos mel­ho­rar a exper­iên­cia do uti­lizador, podemos ver­i­ficar as o relatório de pági­nas e ecrãs de enga­ja­men­to no GA4, fil­trar para uti­lizadores orgâni­cos e visu­alizar a tabela por scrolls por utilizador.

    Dado o nos­so obje­ti­vo de desem­pen­ho, o nos­so obje­ti­vo de proces­so pode ser ree­scr­ev­er pará­grafos intro­dutórios em pági­nas de scroll baixo, para que mais pes­soas prossigam a ler o arti­go. Nova­mente, isso pode ser medi­do manualmente.

    Exemplo de objetivo SEO #3: Alcançar 10.000 dólares em vendas de tráfego orgânico no mês 6

    Gan­har mais din­heiro é o obje­ti­vo final do SEO. Para ter a mel­hor chance de isto acon­te­cer, pre­cisamos de con­vert­er a meta vaga de “gan­har mais din­heiro” num des­fe­cho SMART como “atin­gir 10.000 dólares em ven­das com tráfego orgâni­co no mês 6”.

    Esse obje­ti­vo é especí­fi­co porque especi­fi­camos a quan­ti­dade e o prazo.

    É facil­mente men­su­ráv­el com o Google Analytics.

    É alcançáv­el porque o nos­so web­site hipotéti­co não é par­tic­u­lar­mente sazon­al e já está a fat­u­rar ~ 9K dólares/mês em ven­das orgâni­cas — então, este é ape­nas um aumen­to de ~ 11%.

    Nota adi­cional.
    Um bom des­fe­cho deve ser moti­vador e real­ista. Ao definir uma meta basea­da em ven­das, con­sidere o históri­co de ven­das ante­ri­or do canal orgâni­co e as próx­i­mas tendên­cias sazonais.

    É rel­e­vante porque, nova­mente, gan­har mais din­heiro é o obje­ti­vo final do SEO.

    É restri­to no tem­po porque especi­ficá­mos um perío­do de tempo.

    Ago­ra, para o plano de jogo: objetivo(s) de desem­pen­ho:

    Man­ten­do as coisas sim­ples e definin­do ape­nas uma meta de desem­pen­ho nova­mente, ire­mos para “aumen­tar o tráfego orgâni­co para pági­nas de alto val­or em 20% em 6 meses.”

    Nota adi­cional.
    Definir um pra­zo e uma per­cent­agem aqui pode ser um pouco com­pli­ca­do. Essen­cial­mente pre­cisa de tra­bal­har da frente para trás a par­tir dos “mais ven­di­dos” que escol­her e desco­brir quan­tos mais teria que vender para atin­gir a sua meta de ven­das, qual é a taxa de com­pra nas pági­nas de pro­du­to e o aumen­to de tráfego necessário para atin­gir a meta de vendas. 

    A maneira mais sim­ples de encon­trar “pági­nas de alto val­or” é per­gun­tar quais os pro­du­tos que são mais lucra­tivos para a empre­sa. Con­sidere o cus­to de pro­dução, cus­to de envio, taxa de devolução, etc.

    Medir se atingi­mos o nos­so obje­ti­vo de desem­pen­ho é bas­tante fácil no Google Ana­lyt­ics. Bas­ta aces­sar Com­por­ta­men­to> Todas as pági­nas, com­parar os perío­dos, seg­men­tar por tráfego orgâni­co e obser­var a métri­ca de entradas:

    Final­mente, o(s) objetivo(s) processuais …

    Não pos­so descr­ev­er exata­mente quais serão os obje­tivos de proces­so, pois estes vari­am depen­den­do do tipo de pro­du­to ou serviço, intenção de pesquisa, recur­sos de negó­cios, etc.

    Aqui estão ape­nas alguns exem­p­los de obje­tivos proces­suais acionáveis ​​que podem aju­dar a aumen­tar a orgânica:

    Como os obje­tivos de proces­so são tare­fas que a sua equipe real­iza, a con­clusão do obje­ti­vo é medi­do man­ual­mente usan­do o seu esti­lo de gestão de pro­je­tos pessoal.

    Por exem­p­lo, se o obje­ti­vo de proces­so é otimizar todas as ima­gens em todas as pági­nas de alto val­or, ver­i­fi­caríamos man­ual­mente se cada imagem tem um nome de ficheiro otimiza­do, tex­to alter­na­ti­vo des­criti­vo e atende aos req­ui­si­tos de taman­ho de arquivo.

    Aqui está a nos­sa estru­tu­ra de obje­tivos de SEO com­ple­ta para este exemplo:

    Pensamentos finais

    Definir obje­tivos de SEO pode pare­cer uma tare­fa impos­sív­el, mas uma estru­tu­ra forte é tudo o que pre­cisa para começar.

    Se se man­tiv­er no cam­in­ho cer­to e con­cluir as suas tare­fas proces­suais, terá uma boa chance de cumprir os seus obje­tivos de desem­pen­ho. Quan­do atinge os seus obje­tivos de desem­pen­ho, está muito bem posi­ciona­do para atin­gir o des­fe­cho pretendido.

    O suces­so está nos detalhes.

    Tem per­gun­tas? Diga-me no Twit­ter.