13 Ideias de Marketing a Baixo Custo que Funcionam para Pequenos Negócios

13 Ideias de Marketing a Baixo Custo que Funcionam para Pequenos Negócios

Avatar
Marketing @ Ahrefs. Projeto de aprendizagem atual: Coreano. Eu também resumo livros no meu blog pessoal.
    Quer impul­sion­ar o mar­ket­ing do seu negó­cio de peque­na dimen­são? Tente uma destas ideias abaixo.

    Elas são de baixo cus­to e fun­cionam.

    Aqui fica a lista:

    1. Crie um per­fil no ‘Google Business’
    2. Seja men­ciona­do em uma lista de arti­gos locais
    3. Seja lis­ta­do em diretórios e mer­ca­dos online
    4. Obten­ha mais avaliações
    5. Seg­mente em even­tos sazonais
    6. Faça SEO nas suas pági­nas existentes
    7. Pro­mo­va um sorteio do seu produto
    8. Esta­beleça parce­rias com influenciadores
    9. Aproveite as pági­nas e espaços exis­tentes pouco utilizados
    10. Trans­forme com­pras úni­cas em assinaturas
    11. Agrupe os seus pro­du­tos numa só oferta
    12. Crie um pro­gra­ma de referências
    13. Con­fig­ure cam­pan­has de gotejamento

    O Google Busi­ness Pro­file (ante­ri­or­mente, Google My Busi­ness) é uma fer­ra­men­ta gra­tui­ta do Google que per­mite cri­ar, gerir e otimizar o seu per­fil com­er­cial do Google.

    Basi­ca­mente, faz­er isso mel­ho­ra os seus rank­ings nas con­sul­tas de pesquisa locais e no Google Maps. Con­figu­ra-lo e uti­lizá-lo dura ape­nas 30 min­u­tos – algo bem fácil de faz­er. Se ain­da não o fez, eu recomen­do que o faça agora.

    Leitu­ra recomen­da­da: Como Otimizar o Google Negó­cios em 30 Minutos

    As lis­tas de “mel­hores locais” exis­tem para quase tudo em quase todas as cidades do mun­do. Pode encon­trar os mel­hores spas em Sin­ga­pu­ra, por exemplo:

    Ou mel­hores estú­dios de “spin” em Londres:

    Estas pági­nas geral­mente recebem uma quan­ti­dade razoáv­el de tráfego e expõem a sua empre­sa aos leitores. Por­tan­to, o seu obje­ti­vo é apare­cer nes­sas mes­mas pági­nas, que apre­sen­tam lis­tas que se enquadram em tópi­cos rel­e­vantes para a sua empresa.

    Veja como encon­trar essas pági­nas para as abordar:

    1. Instale a Fer­ra­men­ta da Ahrefs, SEO Tool­bar
    2. Pesquise no Google por algo mais propen­so a lis­tar o seu negócio
    3. Pro­cure por arti­gos de blog com tráfego alto

    Por exem­p­lo, se é dono de um restau­rante de ramen em Sin­ga­pu­ra, pode pesquis­ar por “mel­hor restau­rante de ramen em Sin­ga­pu­ra”. Esta pesquisa apre­sen­tará uma lista das “mel­hores” pági­nas para as quais você pode entrar em con­ta­to. Use a bar­ra de fer­ra­men­tas de SEO para ver quais dessas pági­nas recebem tráfego relevante:

    Se achar que não apare­cer em nen­hu­ma destas pági­nas, encon­tre o endereço de e‑mail do pro­pri­etário ou edi­tor do web­site. Em segui­da, faça uma abor­dagem (pitch), solic­i­tan­do que inclu­am sua empre­sa; con­tu­do, não espere ser incluí­do assim tão facil­mente. Geral­mente terá que con­vidá-los para exper­i­men­tar o seu pro­du­to ou serviço primeiro.

    Dica de profissional

    Não pro­cure ape­nas os ter­mos mais óbvios. Tente pen­sar fora da caixa tam­bém. Por exem­p­lo, se for um fornece­dor de ”glamp­ing”, o ter­mo mais óbvio pode ser “mel­hor glamp­ing em Singapura”.

    Mas o “glamp­ing” é tam­bém, por out­ro lado, uma óti­ma ideia para um encon­tro. Então, por que não ten­tar ser incluí­do em tópi­cos como “mel­hores ideias para encon­tros em Sin­ga­pu­ra”? Há muitas out­ras coisas tam­bém: mel­hores ativi­dades ao ar livre em Sin­ga­pu­ra, mel­hores coisas para faz­er em Sin­ga­pu­ra, mel­hores coisas para faz­er com cri­anças em Sin­ga­pu­ra e assim por diante.

    O Google é ape­nas uma for­ma de as pes­soas encon­trarem empre­sas online. Exis­tem out­ros diretórios e mer­ca­dos que as pes­soas tam­bém usam. Por exem­p­lo, podem usar o Yelp para encon­trar restau­rantes, o Tri­pAd­vi­sor para encon­trar hotéis ou o Avvo para encon­trar advogados.

    Da mes­ma for­ma, o obje­ti­vo é apare­cer em qual­quer diretório rel­e­vante para que as pes­soas pos­sam encon­trar facil­mente a sua empre­sa. Para procu­rar diretórios ade­qua­dos, pesquise no Google “[tipo de empre­sa] per­to de mim”. Em segui­da, pro­cure diretórios nos resul­ta­dos da pesquisa.

    Out­ro méto­do é usar a fer­ra­men­ta Inter­sect Link da Ahrefs, que é uma fer­ra­men­ta que mostra quem está a conec­tar com vários con­cor­rentes, mas não você. Veja como:

    1. Vá até ao Link Inter­sect
    2. Insira algu­mas pági­nas prin­ci­pais de con­cor­rentes na secção superior
    3. Coloque o seu web­site na secção inferior

    Depois, car­regue em “Mostrar Opor­tu­nidades de Links”.

    Olhe através da lista e veja se existe algum diretório. Por exem­p­lo, este web­site parece ser um diretório com links para os web­sites dos três concorrentes.

    Vá até ao web­site e veja como pode ser adi­ciona­do a este tipo de diretório.

    Ao todo, 93% dos con­sum­i­dores afir­mam que as avali­ações online influ­en­cia­ram as suas decisões de com­pra. Por­tan­to, quan­to mais avali­ações pos­i­ti­vas você tiv­er, mais prováv­el será que alguém com­pre pro­du­tos ou serviços da sua empresa.

    Não ape­nas isso, por nor­ma, se quis­er ter uma clas­si­fi­cação mais alta em diretórios ou mer­ca­dos (em nº 3), é prováv­el que pre­cise de mais avali­ações. Uma coisa a acres­cen­tar, porém: na maio­r­ia dos prin­ci­pais diretórios, é con­tra as dire­trizes ofer­e­cer incen­tivos para obter avali­ações e comen­tários. Como resul­ta­do, pode ser penal­iza­do por fazê-lo.

    Então, como de fac­to pode obter mais comentários?

    A maneira mais sim­ples é facil­i­tar para as pes­soas a avali­ação da sua empre­sa. Crie um link que seus clientes pos­sam entrar facil­mente, sem que pre­cisem de desco­brir as coisas por si próprios. Quan­to menos obstácu­los no cam­in­ho, maior a prob­a­bil­i­dade de os clientes deixarem uma avali­ação positiva.

    O momen­to ade­qua­do tam­bém impor­ta neste proces­so. Peça-lhes que analisem o seu negó­cio ape­nas se tiverem man­i­fes­ta­do sat­is­fação. Pode ser depois de um cliente elo­giar a comi­da deli­ciosa em seu restau­rante ou com­par­til­har um Net Pro­mot­er Score (NPS) pos­i­ti­vo online.

    Leitu­ra recomen­da­da: Mar­ket­ing boca a boca: Um Guia Sim­ples e Testado

    Não impor­ta em que país você vive. Há muitas ocasiões e even­tos sazon­ais em que as pes­soas estão dis­postas a gas­tar din­heiro e a con­sumir pro­du­tos novos. Exem­p­los incluem o Dia dos Namora­dos, Black Fri­day, Cyber Mon­day, Natal e Dia dos Solteiros (na Ásia).

    A sua empre­sa deve cap­i­talizar essa mes­ma dis­posição das pes­soas em gastar/consumir.

    Uma for­ma de faz­er isso é encon­trar tópi­cos sazon­ais e clas­si­ficá-los, de segui­da. Veja como pode encon­trar ess­es tópicos:

    1. Vá até ao Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs
    2. Insira algu­mas palavras-chave relevantes
    3. Vá até ao relatório ‘Match­ing Terms’
    4. Na caixa ‘Incluir’, insira algu­mas palavras-chave rela­cionadas com estes even­tos (por exem­p­lo, Black Fri­day, Dia do Pai) e clique em ‘Qual­quer Palavra’ (Any word).

    A par­tir daqui, observe a lista de tópi­cos rel­e­vantes que pode seg­men­tar e crie con­teú­do que seja clas­si­fi­ca­do para esse mes­mo tópico.

    Leitu­ra recomen­da­da: Dicas de SEO em Even­tos Sazon­ais para Max­i­mizar o Tráfego Orgânico

    Aqui fica uma estatís­ti­ca inter­es­sante: 53,3% de todo o tráfego do web­site vem da pesquisa orgâni­ca. No entan­to, de acor­do com o nos­so estu­do de 1 bil­hão de pági­nas, 90,63% das pági­nas não recebem qual­quer tráfego do Google.

    Uma das razões prin­ci­pais é que a maio­r­ia destas pági­nas não está otimiza­da a nív­el de SEO.

    Se dese­ja obter uma clas­si­fi­cação alta no Google e obter tráfego orgâni­co de for­ma pas­si­va, ao lon­go do tem­po, é necessário otimizar pági­nas para SEO.

    Primeiro, vamos começar por iden­ti­ficar as pági­nas do seu web­site que atual­mente não recebem nen­hum tráfego de pesquisa. Como fazê-lo:

    1. Vá até ao Explo­rador de Web­sites da Ahrefs
    2. Insira o seu domínio
    3. Vá para Visão ger­al 2.0 e desça até às pági­nas orgâni­cas por grá­fi­co de tráfego

    Clique na bar­ra “0” e ela mostrará todas as pági­nas do seu web­site que não recebem nen­hum tráfego de pesquisa.

    Exam­ine esta lista e anote as pági­nas que são impor­tantes para o seu negó­cio, pois elas devem ser a sua pri­or­i­dade. Em segui­da, siga o guia abaixo sobre como mel­ho­rar os rank­ings das suas páginas.

    Leitu­ra recomen­da­da: Como Obter uma Clas­si­fi­cação mais Alta no Google (6 Pas­sos Simples)

    Todo o mun­do ado­ra brindes. Doe o seu pro­du­to – e, dessa for­ma, poderá pro­movê-lo, aumen­tar o recon­hec­i­men­to da mar­ca e até cap­tar endereços de e‑mail no decor­rer do processo.

    Faz­er um sorteio é muito fácil. Configure‑o com uma fer­ra­men­ta gra­tui­ta como a King­Sumo e estará pron­to para começar.

    Inclu­sive, pode até per­son­alizar o sorteio ao dis­tribuir mais entradas, caso os par­tic­i­pantes com­pletem um con­jun­to de ações dese­jadas. Boas notí­cias? A King­Sumo faz isso auto­mati­ca­mente por si também:

    O empresário amer­i­cano, Tim Fer­riss, esgo­tou sardinhas sel­vagens e camisas de Mizzen+Main depois de um pod­cast. A can­to­ra de K‑pop Hwasa vendeu todos os pratos em um restau­rante local na Cor­eia depois de ter sido fil­ma­da a com­er nesse mes­mo local.

    Tra­bal­he com influ­en­ci­adores para explo­rar os gos­tos do seu públi­co. Os seus seguidores con­fi­am mais depres­sa em influ­en­ci­adores e ficam felizes ao com­prar o que o influ­en­ci­ador recomendar.

    Isto tam­bém acon­tece na Ahrefs. Mes­mo sem uma cam­pan­ha de mar­ket­ing de influ­en­ci­adores, a parce­ria pub­lic­itária com um espe­cial­ista do setor lev­ou a um aumen­to sig­ni­fica­ti­vo nas inscrições:

    Há muitas maneiras de tra­bal­har com influ­en­ci­adores. Por exem­p­lo, se é dono de um restau­rante, con­vide-os para uma sessão de degus­tação ou, em alter­na­ti­va, pode dar-lhes o seu pro­du­to gratuitamente.

    No entan­to, os com­pro­mis­sos não pagos sig­nifi­cam que o influ­en­ci­ador pode não estar dis­pos­to a pro­movê-lo. Se você tiv­er o orça­men­to necessário, poderá tra­bal­har com influ­en­ci­adores de for­ma paga. A ver­dade é que não pre­cisa de tra­bal­har com cele­bri­dades, uma vez que pode tra­bal­har com nano ou micro influ­en­ci­adores para alcançar mais pes­soas a cus­tos bas­tante menores.

    Adi­cional­mente, pode até com­bi­nar esta ideia com out­ras ideias neste arti­go. Por exem­p­lo, pode faz­er com que eles par­ticipem no seu pro­gra­ma de refer­ên­cia (em inglês, con­heci­dos como refer­ral pro­grams) (ideia nº 12); ou, por fim, faz­er uma parce­ria com eles para ini­ciar um sorteio (ideia nº 7):

    Leitu­ra recomen­da­da: Mar­ket­ing de Influ­en­ci­adores em 2021: Definição, Exem­p­los e Táticas

    Pági­nas de agradec­i­men­to, pági­nas de car­rin­ho de com­pras, pági­nas de con­fir­mação de e‑mail, reci­bos e muito mais; a maio­r­ia das empre­sas ape­nas deixa estes espaços como estão, mas na ver­dade são “lugares” subutilizados.

    Muito mais pode ser feito com eles. Você pode adi­cionar “upsells”, adi­cionar pon­tos de ven­da cruza­da entre pro­du­tos sim­i­lares, cap­tar e‑mails, pedir avali­ações, etc., nes­tas páginas.

    Por exem­p­lo, depois de se inscr­ev­er na lista de e‑mail de Ramit Sethi e clicar em “con­fir­mar”, será redi­re­ciona­do para uma pági­na onde ele ofer­ece alguns recur­sos gra­tu­itos para down­load (e um link para con­ferir seu cur­so pago).

    Out­ros exem­p­los incluem a Ama­zon, mostran­do pro­du­tos recomen­da­dos ou patroci­na­dos na sua pági­na de car­rin­ho de compras:

    ​​

    A multi­na­cional Pret A Manger ofer­ece uma sub­scrição men­sal de café por ape­nas £20.

    Se for um con­sum­i­dor de café reg­u­lar, esta é uma opor­tu­nidade incrív­el. Porque a Pret A Manger faz isto? Alguns motivos lógicos:

    • Lucro garan­ti­do – Uma pes­soa não pode beber o café Pret todos os dias, por­tan­to isso rep­re­sen­ta uma per­da “poten­cial” de ven­das. Um mod­e­lo de assi­natu­ra des­ta for­ma dá à Pret um val­or fixo de ven­das por mês.
    • Cri­ação de hábitos no con­sum­i­dor – Exis­tem muitas opções de café no Reino Unido e o Pret é ape­nas uma delas, porém alguém com uma assi­natu­ra da Pret fica mais propen­so a tomar café nas suas lojas e, por­tan­to, cri­ar um hábito consistente.

    Se tem um pro­du­to ou serviço que é com­pra­do reg­u­lar­mente, con­sidere per­gun­tar aos clientes se eles querem trans­for­mar as suas com­pras em algo recor­rente. O café é um dess­es pro­du­tos, mas há mais.

    Por exem­p­lo, a Onnit per­gun­ta a todos os clientes se querem com­prar suple­men­tos de for­ma recor­rente, em vez de ape­nas uma só vez:

    Se o fornec­i­men­to de uma assi­natu­ra não for aplicáv­el à sua empre­sa, poderá sem­pre ofer­e­cer aos clientes a opção de com­prarem um pacote.

    Por exem­p­lo, a Beard­brand ofer­ece aos clientes a opção de com­prar um pacote de três óleos para bar­ba (com um descon­to adi­cional como incentivo):

    A Frank Body vende o seu esfo­liante de café orig­i­nal, ofer­e­cen­do um kit de esfoliação:

    Alguns clientes sat­is­feitos podem nat­u­ral­mente recomen­dar os seus pro­du­tos a ami­gos. No entan­to, a maio­r­ia pre­cisa de um estí­mu­lo para o poder faz­er. É aqui que você pode usar um pro­gra­ma de refer­ên­cias (con­heci­do como ‘refer­ral’) – crie incen­tivos que motivem os clientes a con­tar aos seus ami­gos sobre a sua mar­ca e oferta.

    O suces­so do seu pro­gra­ma de refer­ên­cia depende do incen­ti­vo. Para isso, pode doar uma rec­om­pen­sa em din­heiro ou de out­ra for­ma sem envolver din­heiro diretamente:

    • Rec­om­pen­sa em din­heiro – Para cada novo cliente que alguém indi­ca, você dá a ele e à pes­soa que ele indi­cou $ X. O ban­co dig­i­tal Rev­o­lut é um bom exemplo.
    • Rec­om­pen­sas sem din­heiro envolvi­do – Para cada novo cliente que alguém indi­ca, dá a ele e à pes­soa que ele indi­cou descon­tos, crédi­tos na loja, pro­du­tos gra­tu­itos ou mais. Por exem­p­lo, a MeUndies dá um descon­to de $20 na próx­i­ma com­pra por cada refer­ên­cia bem-sucedida.

    Qual deles deve escolher?

    Se o seu pro­du­to não for algo que os clientes com­pram com fre­quên­cia (por exem­p­lo, um colchão), uma rec­om­pen­sa em din­heiro pode ser mais atraente. Se o pro­du­to for com­pra­do com fre­quên­cia (por exem­p­lo, roupas), os crédi­tos da loja para a próx­i­ma com­pra podem ser ain­da mais interessantes.

    Leitu­ra recomen­da­da: Os 10 Pro­gra­mas de Refer­ên­cia de Comér­cio Eletróni­co para Aprender

    Quan­do alguém se inscreve na sua lista de e‑mail, está a começar a gostar do seu tra­bal­ho. Esse grupo de pes­soas inscritas con­sumi­ram uma parte (ou algu­mas partes) do seu con­teú­do, decidi­ram que gostaram e inscrever­am-se para ver e saber mais. Mas neste pon­to, as pes­soas podem não saber exata­mente o que você faz ou o que vende, na realidade.

    Cri­ar uma cam­pan­ha de gote­ja­men­to por e‑mail pode aju­dar a nutrir e a estim­u­lar o sub­scritor, apre­sen­tá-lo aos seus pro­du­tos e (espero) levá-lo a comprar.

    Então, o que é uma cam­pan­ha de gotejamento?

    As cam­pan­has de gote­ja­men­to são uma série de e‑mails, auto­mati­ca­mente aciona­dos, em inter­va­l­os especi­fi­ca­dos de tem­po ou mal um usuário con­clua uma ação especí­fi­ca que você acom­pan­ha. Isso pode ser tão sim­ples quan­to apre­sen­tá-los a mais peças do seu con­teú­do para que eles se famil­iar­izem com sua mar­ca (tal como faze­mos na Ahrefs):

    Tam­bém pode cri­ar uma série de e‑mails de vários dias, tal como faz a Rhon­da Patrick após se inscr­ev­er na sua lista de e‑mails. No seu primeiro e‑mail, ela ofer­ece logo val­or ime­di­a­to: um vídeo e uma apre­sen­tação de slides gra­tu­itos, geral­mente reser­va­dos para mem­bros “pre­mi­um”:

    A Rhon­da con­tin­ua a enviar alguns e‑mails com con­teú­do “pre­mi­um”, dan­do aos assi­nantes uma amostra do val­or incrív­el que eles podem obter:

    Dez dias e seis e‑mails depois, a Rhon­da final­mente envia uma chama­da à ação – isto é, pedin­do para se inscr­ev­er para uma con­ta “pre­mi­um” (paga):

    Até aqui, você já deve ter rece­bido tan­to val­or dos seus e‑mails que inscr­ev­er-se para uma con­ta “pre­mi­um” é inevitável.

    Pos­to isto e, após este exem­p­lo práti­co, pense nos obje­tivos que dese­ja alcançar através dos seus e‑mails. Em segui­da, crie uma sequên­cia de e‑mail para aprox­i­mar os seus assi­nantes. Con­tu­do, lem­bre-se sem­pre de acres­cen­tar val­or primeiro – não peça ape­nas para com­prar algo des­de o início.

    Considerações finais

    Pode imple­men­tar qual­quer uma dessas ideias à sua peque­na empre­sa, mas cer­ti­fique-se de que elas se encaix­am na sua estraté­gia ger­al de mar­ket­ing. Não pro­cure uma táti­ca de for­ma aleatória e sem uma estraté­gia dev­i­da­mente estru­tu­ra­da. Lem­bre-se de que cada eta­pa que exe­cu­ta deve aprox­imá-lo um pas­so cada vez mais per­to dos seus obje­tivos de marketing.

    Perdeu algu­ma táti­ca de mar­ket­ing para o seu pequeno negó­cio? Diga-me tudo no Twit­ter.