Elas são de baixo custo e funcionam.
Aqui fica a lista:
- Crie um perfil no ‘Google Business’
- Seja mencionado em uma lista de artigos locais
- Seja listado em diretórios e mercados online
- Obtenha mais avaliações
- Segmente em eventos sazonais
- Faça SEO nas suas páginas existentes
- Promova um sorteio do seu produto
- Estabeleça parcerias com influenciadores
- Aproveite as páginas e espaços existentes pouco utilizados
- Transforme compras únicas em assinaturas
- Agrupe os seus produtos numa só oferta
- Crie um programa de referências
- Configure campanhas de gotejamento
O Google Business Profile (anteriormente, Google My Business) é uma ferramenta gratuita do Google que permite criar, gerir e otimizar o seu perfil comercial do Google.
Basicamente, fazer isso melhora os seus rankings nas consultas de pesquisa locais e no Google Maps. Configura-lo e utilizá-lo dura apenas 30 minutos – algo bem fácil de fazer. Se ainda não o fez, eu recomendo que o faça agora.
Leitura recomendada: Como Otimizar o Google Negócios em 30 Minutos
As listas de “melhores locais” existem para quase tudo em quase todas as cidades do mundo. Pode encontrar os melhores spas em Singapura, por exemplo:
Ou melhores estúdios de “spin” em Londres:
Estas páginas geralmente recebem uma quantidade razoável de tráfego e expõem a sua empresa aos leitores. Portanto, o seu objetivo é aparecer nessas mesmas páginas, que apresentam listas que se enquadram em tópicos relevantes para a sua empresa.
Veja como encontrar essas páginas para as abordar:
- Instale a Ferramenta da Ahrefs, SEO Toolbar
- Pesquise no Google por algo mais propenso a listar o seu negócio
- Procure por artigos de blog com tráfego alto
Por exemplo, se é dono de um restaurante de ramen em Singapura, pode pesquisar por “melhor restaurante de ramen em Singapura”. Esta pesquisa apresentará uma lista das “melhores” páginas para as quais você pode entrar em contato. Use a barra de ferramentas de SEO para ver quais dessas páginas recebem tráfego relevante:
Se achar que não aparecer em nenhuma destas páginas, encontre o endereço de e‑mail do proprietário ou editor do website. Em seguida, faça uma abordagem (pitch), solicitando que incluam sua empresa; contudo, não espere ser incluído assim tão facilmente. Geralmente terá que convidá-los para experimentar o seu produto ou serviço primeiro.
Não procure apenas os termos mais óbvios. Tente pensar fora da caixa também. Por exemplo, se for um fornecedor de ”glamping”, o termo mais óbvio pode ser “melhor glamping em Singapura”.
Mas o “glamping” é também, por outro lado, uma ótima ideia para um encontro. Então, por que não tentar ser incluído em tópicos como “melhores ideias para encontros em Singapura”? Há muitas outras coisas também: melhores atividades ao ar livre em Singapura, melhores coisas para fazer em Singapura, melhores coisas para fazer com crianças em Singapura e assim por diante.
O Google é apenas uma forma de as pessoas encontrarem empresas online. Existem outros diretórios e mercados que as pessoas também usam. Por exemplo, podem usar o Yelp para encontrar restaurantes, o TripAdvisor para encontrar hotéis ou o Avvo para encontrar advogados.
Da mesma forma, o objetivo é aparecer em qualquer diretório relevante para que as pessoas possam encontrar facilmente a sua empresa. Para procurar diretórios adequados, pesquise no Google “[tipo de empresa] perto de mim”. Em seguida, procure diretórios nos resultados da pesquisa.
Outro método é usar a ferramenta Intersect Link da Ahrefs, que é uma ferramenta que mostra quem está a conectar com vários concorrentes, mas não você. Veja como:
- Vá até ao Link Intersect
- Insira algumas páginas principais de concorrentes na secção superior
- Coloque o seu website na secção inferior
Depois, carregue em “Mostrar Oportunidades de Links”.
Olhe através da lista e veja se existe algum diretório. Por exemplo, este website parece ser um diretório com links para os websites dos três concorrentes.
Vá até ao website e veja como pode ser adicionado a este tipo de diretório.
Ao todo, 93% dos consumidores afirmam que as avaliações online influenciaram as suas decisões de compra. Portanto, quanto mais avaliações positivas você tiver, mais provável será que alguém compre produtos ou serviços da sua empresa.
Não apenas isso, por norma, se quiser ter uma classificação mais alta em diretórios ou mercados (em nº 3), é provável que precise de mais avaliações. Uma coisa a acrescentar, porém: na maioria dos principais diretórios, é contra as diretrizes oferecer incentivos para obter avaliações e comentários. Como resultado, pode ser penalizado por fazê-lo.
Então, como de facto pode obter mais comentários?
A maneira mais simples é facilitar para as pessoas a avaliação da sua empresa. Crie um link que seus clientes possam entrar facilmente, sem que precisem de descobrir as coisas por si próprios. Quanto menos obstáculos no caminho, maior a probabilidade de os clientes deixarem uma avaliação positiva.
O momento adequado também importa neste processo. Peça-lhes que analisem o seu negócio apenas se tiverem manifestado satisfação. Pode ser depois de um cliente elogiar a comida deliciosa em seu restaurante ou compartilhar um Net Promoter Score (NPS) positivo online.
Leitura recomendada: Marketing boca a boca: Um Guia Simples e Testado
Não importa em que país você vive. Há muitas ocasiões e eventos sazonais em que as pessoas estão dispostas a gastar dinheiro e a consumir produtos novos. Exemplos incluem o Dia dos Namorados, Black Friday, Cyber Monday, Natal e Dia dos Solteiros (na Ásia).
A sua empresa deve capitalizar essa mesma disposição das pessoas em gastar/consumir.
Uma forma de fazer isso é encontrar tópicos sazonais e classificá-los, de seguida. Veja como pode encontrar esses tópicos:
- Vá até ao Explorador de Palavras-chave da Ahrefs
- Insira algumas palavras-chave relevantes
- Vá até ao relatório ‘Matching Terms’
- Na caixa ‘Incluir’, insira algumas palavras-chave relacionadas com estes eventos (por exemplo, Black Friday, Dia do Pai) e clique em ‘Qualquer Palavra’ (Any word).
A partir daqui, observe a lista de tópicos relevantes que pode segmentar e crie conteúdo que seja classificado para esse mesmo tópico.
Leitura recomendada: Dicas de SEO em Eventos Sazonais para Maximizar o Tráfego Orgânico
Aqui fica uma estatística interessante: 53,3% de todo o tráfego do website vem da pesquisa orgânica. No entanto, de acordo com o nosso estudo de 1 bilhão de páginas, 90,63% das páginas não recebem qualquer tráfego do Google.
Uma das razões principais é que a maioria destas páginas não está otimizada a nível de SEO.
Se deseja obter uma classificação alta no Google e obter tráfego orgânico de forma passiva, ao longo do tempo, é necessário otimizar páginas para SEO.
Primeiro, vamos começar por identificar as páginas do seu website que atualmente não recebem nenhum tráfego de pesquisa. Como fazê-lo:
- Vá até ao Explorador de Websites da Ahrefs
- Insira o seu domínio
- Vá para Visão geral 2.0 e desça até às páginas orgânicas por gráfico de tráfego
Clique na barra “0” e ela mostrará todas as páginas do seu website que não recebem nenhum tráfego de pesquisa.
Examine esta lista e anote as páginas que são importantes para o seu negócio, pois elas devem ser a sua prioridade. Em seguida, siga o guia abaixo sobre como melhorar os rankings das suas páginas.
Leitura recomendada: Como Obter uma Classificação mais Alta no Google (6 Passos Simples)
Todo o mundo adora brindes. Doe o seu produto – e, dessa forma, poderá promovê-lo, aumentar o reconhecimento da marca e até captar endereços de e‑mail no decorrer do processo.
Fazer um sorteio é muito fácil. Configure‑o com uma ferramenta gratuita como a KingSumo e estará pronto para começar.
Inclusive, pode até personalizar o sorteio ao distribuir mais entradas, caso os participantes completem um conjunto de ações desejadas. Boas notícias? A KingSumo faz isso automaticamente por si também:
O empresário americano, Tim Ferriss, esgotou sardinhas selvagens e camisas de Mizzen+Main depois de um podcast. A cantora de K‑pop Hwasa vendeu todos os pratos em um restaurante local na Coreia depois de ter sido filmada a comer nesse mesmo local.
Trabalhe com influenciadores para explorar os gostos do seu público. Os seus seguidores confiam mais depressa em influenciadores e ficam felizes ao comprar o que o influenciador recomendar.
Isto também acontece na Ahrefs. Mesmo sem uma campanha de marketing de influenciadores, a parceria publicitária com um especialista do setor levou a um aumento significativo nas inscrições:
Há muitas maneiras de trabalhar com influenciadores. Por exemplo, se é dono de um restaurante, convide-os para uma sessão de degustação ou, em alternativa, pode dar-lhes o seu produto gratuitamente.
No entanto, os compromissos não pagos significam que o influenciador pode não estar disposto a promovê-lo. Se você tiver o orçamento necessário, poderá trabalhar com influenciadores de forma paga. A verdade é que não precisa de trabalhar com celebridades, uma vez que pode trabalhar com nano ou micro influenciadores para alcançar mais pessoas a custos bastante menores.
Adicionalmente, pode até combinar esta ideia com outras ideias neste artigo. Por exemplo, pode fazer com que eles participem no seu programa de referência (em inglês, conhecidos como referral programs) (ideia nº 12); ou, por fim, fazer uma parceria com eles para iniciar um sorteio (ideia nº 7):
Leitura recomendada: Marketing de Influenciadores em 2021: Definição, Exemplos e Táticas
Páginas de agradecimento, páginas de carrinho de compras, páginas de confirmação de e‑mail, recibos e muito mais; a maioria das empresas apenas deixa estes espaços como estão, mas na verdade são “lugares” subutilizados.
Muito mais pode ser feito com eles. Você pode adicionar “upsells”, adicionar pontos de venda cruzada entre produtos similares, captar e‑mails, pedir avaliações, etc., nestas páginas.
Por exemplo, depois de se inscrever na lista de e‑mail de Ramit Sethi e clicar em “confirmar”, será redirecionado para uma página onde ele oferece alguns recursos gratuitos para download (e um link para conferir seu curso pago).
Outros exemplos incluem a Amazon, mostrando produtos recomendados ou patrocinados na sua página de carrinho de compras:
A multinacional Pret A Manger oferece uma subscrição mensal de café por apenas £20.
Se for um consumidor de café regular, esta é uma oportunidade incrível. Porque a Pret A Manger faz isto? Alguns motivos lógicos:
- Lucro garantido – Uma pessoa não pode beber o café Pret todos os dias, portanto isso representa uma perda “potencial” de vendas. Um modelo de assinatura desta forma dá à Pret um valor fixo de vendas por mês.
- Criação de hábitos no consumidor – Existem muitas opções de café no Reino Unido e o Pret é apenas uma delas, porém alguém com uma assinatura da Pret fica mais propenso a tomar café nas suas lojas e, portanto, criar um hábito consistente.
Se tem um produto ou serviço que é comprado regularmente, considere perguntar aos clientes se eles querem transformar as suas compras em algo recorrente. O café é um desses produtos, mas há mais.
Por exemplo, a Onnit pergunta a todos os clientes se querem comprar suplementos de forma recorrente, em vez de apenas uma só vez:
Se o fornecimento de uma assinatura não for aplicável à sua empresa, poderá sempre oferecer aos clientes a opção de comprarem um pacote.
Por exemplo, a Beardbrand oferece aos clientes a opção de comprar um pacote de três óleos para barba (com um desconto adicional como incentivo):
A Frank Body vende o seu esfoliante de café original, oferecendo um kit de esfoliação:
Alguns clientes satisfeitos podem naturalmente recomendar os seus produtos a amigos. No entanto, a maioria precisa de um estímulo para o poder fazer. É aqui que você pode usar um programa de referências (conhecido como ‘referral’) – crie incentivos que motivem os clientes a contar aos seus amigos sobre a sua marca e oferta.
O sucesso do seu programa de referência depende do incentivo. Para isso, pode doar uma recompensa em dinheiro ou de outra forma sem envolver dinheiro diretamente:
- Recompensa em dinheiro – Para cada novo cliente que alguém indica, você dá a ele e à pessoa que ele indicou $ X. O banco digital Revolut é um bom exemplo.
- Recompensas sem dinheiro envolvido – Para cada novo cliente que alguém indica, dá a ele e à pessoa que ele indicou descontos, créditos na loja, produtos gratuitos ou mais. Por exemplo, a MeUndies dá um desconto de $20 na próxima compra por cada referência bem-sucedida.
Qual deles deve escolher?
Se o seu produto não for algo que os clientes compram com frequência (por exemplo, um colchão), uma recompensa em dinheiro pode ser mais atraente. Se o produto for comprado com frequência (por exemplo, roupas), os créditos da loja para a próxima compra podem ser ainda mais interessantes.
Leitura recomendada: Os 10 Programas de Referência de Comércio Eletrónico para Aprender
Quando alguém se inscreve na sua lista de e‑mail, está a começar a gostar do seu trabalho. Esse grupo de pessoas inscritas consumiram uma parte (ou algumas partes) do seu conteúdo, decidiram que gostaram e inscreveram-se para ver e saber mais. Mas neste ponto, as pessoas podem não saber exatamente o que você faz ou o que vende, na realidade.
Criar uma campanha de gotejamento por e‑mail pode ajudar a nutrir e a estimular o subscritor, apresentá-lo aos seus produtos e (espero) levá-lo a comprar.
Então, o que é uma campanha de gotejamento?
As campanhas de gotejamento são uma série de e‑mails, automaticamente acionados, em intervalos especificados de tempo ou mal um usuário conclua uma ação específica que você acompanha. Isso pode ser tão simples quanto apresentá-los a mais peças do seu conteúdo para que eles se familiarizem com sua marca (tal como fazemos na Ahrefs):
Também pode criar uma série de e‑mails de vários dias, tal como faz a Rhonda Patrick após se inscrever na sua lista de e‑mails. No seu primeiro e‑mail, ela oferece logo valor imediato: um vídeo e uma apresentação de slides gratuitos, geralmente reservados para membros “premium”:
A Rhonda continua a enviar alguns e‑mails com conteúdo “premium”, dando aos assinantes uma amostra do valor incrível que eles podem obter:
Dez dias e seis e‑mails depois, a Rhonda finalmente envia uma chamada à ação – isto é, pedindo para se inscrever para uma conta “premium” (paga):
Até aqui, você já deve ter recebido tanto valor dos seus e‑mails que inscrever-se para uma conta “premium” é inevitável.
Posto isto e, após este exemplo prático, pense nos objetivos que deseja alcançar através dos seus e‑mails. Em seguida, crie uma sequência de e‑mail para aproximar os seus assinantes. Contudo, lembre-se sempre de acrescentar valor primeiro – não peça apenas para comprar algo desde o início.
Considerações finais
Pode implementar qualquer uma dessas ideias à sua pequena empresa, mas certifique-se de que elas se encaixam na sua estratégia geral de marketing. Não procure uma tática de forma aleatória e sem uma estratégia devidamente estruturada. Lembre-se de que cada etapa que executa deve aproximá-lo um passo cada vez mais perto dos seus objetivos de marketing.
Perdeu alguma tática de marketing para o seu pequeno negócio? Diga-me tudo no Twitter.