As Únicas 8 Ferramentas de Link-Building que Necessita em 2021 (Grátis e Pagas)

As Únicas 8 Ferramentas de Link-Building que Necessita em 2021 (Grátis e Pagas)

Avatar
Diretor de conteúdo da Ahrefs (ou, de forma simplificada, sou o responsável por garantir que cada artigo no blog que aqui publicamos é ÉPICO).
    Link-build­ing tornou-se a min­ha paixão ao lon­go da últi­ma déca­da. Antes de tra­bal­har na Ahrefs, tra­bal­hei como con­sul­tor de link-build­ing, aju­dan­do dezenas de clientes a con­struírem cen­te­nas de redes de links.

    Durante este perío­do, apren­di que você não pre­cisa de dezenas de fer­ra­men­tas de link-build­ing. Só neces­si­ta das melhores.

    E em 2021, con­ven­ci-me de que só há oito delas.

    Aqui estão essas oito fer­ra­men­tas de link-building:

    1. Ahrefs
    2. Google
    3. Hunter.io
    4. Never­Bounce
    5. Buz­zstream
    6. HARO
    7. URL Pro­fil­er
    8. SEO Tool­bar

    A fer­ra­men­ta favorita da indús­tria para pesquisa de links

    Vamos admi­tir: você pode con­stru­ir uma rede de links sem a Ahrefs, mas provavel­mente não o quere­ria. O ras­treador web da Ahrefs é o segun­do mais ati­vo depois do Google, e o nos­so índice de back­links con­tém mais de três tril­hões de links ao vivo. Isto torna‑o, indisc­u­tivel­mente, a mel­hor fer­ra­men­ta no plan­e­ta para pesquisa de back­links — uma tare­fa cru­cial do dia-a-dia de qual­quer con­stru­tor de link build­ing que se preze.

    Talvez por isto é que os profis­sion­ais de SEO elegem reg­u­lar­mente a fer­ra­men­ta de link-build­ing da Ahrefs como a sua favorita, como aparece no relatório Aira’s 2021 State of Link Build­ing:

    A minha funcionalidade única preferida: Content Explorer

    Con­tent Explor­er é uma base de dados pesquisáv­el com mais de nove bil­hões de pági­nas. É fan­tás­ti­ca para pesquisa de con­teú­do, mas tam­bém como fonte de prospeção de links.

    Por exem­p­lo, imag­ine que está à procu­ra de links para um blog inti­t­u­la­do “os mel­hores roteadores para 2021”. Uma fonte de poten­cial prospeção de links seri­am pes­soas conectan­do links de blogs semel­hantes que não são atu­al­iza­dos há anos — já que ninguém quer adi­cionar links desat­u­al­iza­dos, pois mais de metade deles já nem devem estar disponíveis.

    Pode encon­trar facil­mente pub­li­cações ade­quadas no Con­tent Explorer

    1. Insira um ter­mo de pesquisa como “mel­hores roteadores de wi-fi”
    2. Troque o modo de pesquisa para “No título”
    3. Fil­tre por pági­nas pub­li­cadas antes de 2018
    4. Fil­tre por pági­nas em Inglês
    5. Fil­tre por pági­nas com dez ou mais domínios de referência

    Ago­ra vê pági­nas semel­hantes à sua, com back­links, que não são atu­al­izadas des­de 2017:

    Pode facil­mente faz­er down­load dos back­links dessas pági­nas a par­tir do Site Explor­er, para depois sug­erir aos sites que conectem antes o link da sua lista atu­al­iza­da, em vez de man­terem a lista desat­u­al­iza­da de 2017.

    Preço

    Para ver gra­tuita­mente back­links nos seus web­sites, pode usar a fer­ra­men­ta Ahrefs Web­mas­ter Tools (AWT). Caso queira pesquis­ar e ver back­links de out­ros web­sites e usar o Con­tent Explor­er, irá neces­si­tar de uma plano pago que começa a par­tir de USD $82/mês (emb­o­ra pos­sa ter aces­so a um teste de sete dias por USD $7).

    A maior fonte mundi­al de prospeção de links

    A maio­r­ia das pes­soas não pen­sa no Google como uma fer­ra­men­ta de link-build­ing, porém é uma das mel­hores for­mas de encon­trar prospecção de links. Isto porque pos­sui o maior índice de pági­nas web do plan­e­ta e, sem dúvi­da, o mel­hor algo­rit­mo de procu­ra. Des­ta for­ma, se o sou­ber usar efe­ti­va­mente, pode encon­trar facil­mente mil­hares de prospecções de links gratuitamente.

    A minha funcionalidade única preferida: operadores de pesquisa

    Oper­adores de pesquisa são coman­dos que o aju­dam a refi­nar e fil­trar resul­ta­dos do motor de pesquisa. Alguns são úni­cos para o Google, mas nem todos (uma vez que pode uti­lizar os mes­mos ou semel­hantes no Bing ou no Con­tent Explor­er). Mas mes­mo os que não são total­mente úni­cos para o Google pare­cem espe­cial­mente efi­cazes lá, uma vez que você pode com­biná-los para extrair exata­mente o que neces­si­ta do seu índice insana­mente vasto.

    Por exem­p­lo, você pode com­bi­nar inti­tle:, inurl, e oper­adores OU para encon­trar pági­nas de recur­so rel­e­vantes para lançar o seu link:

    [keyword] (intitle:resources OR intitle:resource) (inurl:resources OR inurl:resource)

    Tam­bém pode com­bi­nar intitle:, inurl:, e o oper­ador - para encon­trar pági­nas de autor para blog­gers con­vi­da­dos pro­lí­fi­cos na sua indús­tria e, poten­cial­mente, você mes­mo escr­ev­er para ess­es sites:

    intitle:"tim soulo” intitle:author inurl:author -ahrefs.com

    O úni­co con­tra de usar o Google para prospeção de links é que não há nen­hu­ma for­ma de faz­er down­load dos resul­ta­dos. Pode resolver isto através de exten­sões do Chrome, como a Ahrefs’ SEO Tool­bar, que tem um botão com a opção de faz­er down­load dos dados SERP.

    Preço

    Gra­tu­ito.

    Local­izador efi­caz de endereços de email

    A Hunter.io con­segue encon­trar, em segun­dos, todos os emails asso­ci­a­dos a um domínio ou ao endereço especí­fi­co de uma pes­soa. Por exem­p­lo, aqui se vê o quão rápi­do é encon­trar o meu endereço de email @ahrefs.com:

    De acor­do com o nos­so teste, este não é o serviço mais exa­to de bus­ca de emails, mas mais uma fer­ra­men­ta que com­pen­sa isto, quan­do se tra­ta de prospeção de link em escala: a exten­são Google Sheets.

    A minha funcionalidade única preferida: extensão Google Sheets

    Dig­amos que expor­tou do Con­tent Explor­er alguns links de prospecção e impor­tou-os para o Google Sheets. Irá reparar que o ficheiro expor­ta­do inclui o nome do autor asso­ci­a­do (onde o podemos encontrar).

    Usan­do a exten­são Hunter’s Sheets, pode encon­trar emails com­patíveis com essas prospeções ape­nas com um click:

    Esta exten­são não encon­tra um email com­patív­el para todas as prospecções, mas por nor­ma encon­tra para uma per­cent­agem decente delas. Pode depois usar essas prospecções para uma lista “de êxi­to” ini­cial de for­ma a tes­tar a via­bil­i­dade de uma cam­pan­ha de divul­gação. Se bem suce­di­da, tem alguém a encon­trar emails para o resto das prospecções para con­stru­ir mais redes de links.

    Preço

    Gra­tu­ito até 25 pesquisas por mês, e depois a par­tir de $49 por mês.

    Ver­i­fi­cação de emails e serviço de limpeza 

    Deve sem­pre ver­i­ficar a capaci­dade de entre­ga dos seus endereços de email de prospecções antes de enviar emails de divul­gação. Fal­ha ao fazê-lo, e a capaci­dade de entre­ga de toda a sua cam­pan­ha pode ficar afe­ta­da neg­a­ti­va­mente por erros de entre­ga. É ain­da uma per­da de tem­po per­son­alizar emails de divul­gação para depois serem devolvidos.

    A Never­Bounce tor­na a ver­i­fi­cação de emails numa tare­fa fácil. Ape­nas faça upload da lista de prospecções, e irá diz­er-lhe, rel­a­ti­va­mente a cada email, se é váli­do, inváli­do, aceitar todos, ou descartáveis.

    Tam­bém des­du­pli­ca a lista auto­mati­ca­mente, por­tan­to só irá pagar uma vez por cada ver­i­fi­cação de email.

    A minha funcionalidade única preferida: integração Zapier

    Tudo gira à vol­ta das Google Sheets quan­do faço emails de divul­gação, e é por isso que a inte­gração Never­bounce’s Zapi­er é tão valiosa. Você pode rap­i­da­mente con­fig­u­rar um “zap” de várias eta­pas para quan­do intro­duzir um endereço de email na fol­ha de cál­cu­lo do Google, ele exe­cute o Never­Bounce, ver­i­fique o email e reg­iste o esta­do de ver­i­fi­cação nes­sa mes­ma fol­ha de cálculo.

    Magia, cer­to?

    Mas há um con­tra neste sis­tema: a despe­sa. Se optar por uma plano Zapi­er de $49/mês, cus­ta pouco mais de $0.025 cada vez que o zap é exe­cu­ta­do. Isto torna‑o pelo menos dez vezes mais caros do que fazê-lo manualmente.

    Por sorte, há uma solução: cri­ar um impor­ta­dor JSON na Google Apps Script para impor­tar dados dos web­hooks da Never­Bounce. Pode pare­cer difí­cil, mas é bas­tante sim­ples. Men­cione-me no Twit­ter se pre­cis­ar de instruções para faz­er isto.

    Preço

    A par­tir de $0.003 por cada ver­i­fi­cação de email.

    Fer­ra­men­ta de divul­gação e gestor de prospecção

    O Gmail é óti­mo se está a plan­ear enviar poucos emails de divul­gação, mas neces­si­ta de uma fer­ra­men­ta ded­i­ca­da para faz­er escalar os seus emails de divul­gação. É aí que entra a Buz­zstream. Per­mite-lhe gerir, orga­ni­zar, per­son­alizar, ras­trear e enviar emails, tudo num úni­co local. Pode ain­da adi­cionar múlti­p­los uti­lizadores à sua con­ta e atribuir-lhes tarefas.

    A fer­ra­men­ta tam­bém impor­ta per­feita­mente as expor­tações CSV da Ahrefs:

    A minha funcionalidade única favorita: Buzzmaker

    A Buzzmak­er é uma exten­são do Chrome que aju­da a acel­er­ar a prospeção de links. Pode uti­lizá-la para encon­trar infor­mações de con­tac­to, adi­cionar prospeções às cam­pan­has, e ain­da para com­por e‑mails a par­tir de mod­e­los enquan­to nave­ga na web.

    Aqui está um exem­p­lo para com­preen­der como é que esta exten­são pode ser usa­da na práti­ca: Dig­amos que esta­va a nave­g­ar na web e aparece-lhe uma pági­na de recur­so ou out­ra prospeção rel­e­vante. Faça login no Buzzmak­er, e poderá ver qual­quer detal­he de con­ta­to que encon­trou para a pági­na web. Pode ain­da adi­cionar a prospecção para uma cam­pan­ha de divul­gação em ape­nas um clique:

    Você tem tam­bém a opção de com­por e enviar um email usan­do mod­e­los da sua con­ta Buz­zstream dire­ta­mente na janela do navegador:

    Preço

    A par­tir de $24/mês.

    Conec­ta jor­nal­is­tas com fontes

    Os jor­nal­is­tas pre­cisam con­stan­te­mente de infor­mação, acon­sel­hamen­to ou opiniões de espe­cial­is­tas para os seus arti­gos. HARO (Help A Reporter Out) resolve este prob­le­ma ao conec­tar jor­nal­is­tas com espe­cial­is­tas de várias indús­trias através de emails diários.

    Aqui está um resumo de como funciona:

    1. O jor­nal­ista sub­mete na HARO o seu pedi­do de fonte.
    2. A HARO envia três emails por dia para os seus mais de 800 mil uti­lizadores com ess­es pedi­dos de fonte.
    3. Os uti­lizadores da HARO apre­sen­tam os seus pedi­dos rel­e­vantes para con­seguir cober­tu­da mídia (e nor­mal­mente backlinks).

    Por exem­p­lo, aqui está um pedi­do recente da Realtor.com (DR 91) à procu­ra de “óti­mos truques do IKEA de design­ers de inte­ri­ores” para um resumo:

    Se sub­me­ter uma dica e esta for escol­hi­da para ser incluí­da, irá nor­mal­mente con­seguir uma menção e back­links do seu website.

    PRO TIP

    Vale a pena ver­i­ficar a políti­ca de links exter­nos no web­site em questão antes de sub­me­ter uma dica, já que nem todos os web­sites adi­cionam links para as fontes. Pode faz­er isto ao ver­i­ficar algu­mas pub­li­cações recentes para links externos.

    A minha funcionalidade única preferida: alertas de palavras-chave

    A HARO divide os seus pedi­dos em algu­mas cat­e­go­rias, de for­ma a que pos­sa sub­scr­ev­er ape­nas aque­las que fazem mais sen­ti­do para si. O úni­co prob­le­ma é que essas cat­e­go­rias são um pouco genéricas:

    Por exem­p­lo, pedi­dos na cat­e­go­ria “Negó­cio e Finanças” cobre vários tópi­cos, des­de a Bit­coin a cartões de crédi­to ou até SEO.

    A HARO resolve este prob­le­ma com os seus planos pagos, e todos eles per­mitem que fil­tre as opor­tu­nidades através de palavras-chave:

    Mas a real­i­dade é que você pode alcan­car algo semel­hante, gra­tuita­mente, usan­do os fil­tros do Gmail.

    Aqui fica como fazê-lo:

    Preço

    Gra­tu­ito e com planos pagos a par­tir de $19 por mês.

    Métri­ca de SEO em mas­sa e extra­tor de dados

    URL Pro­fil­er é uma poderosa fer­ra­men­ta que lhe per­mite extrair uma grande var­iedade de métri­c­as e dados asso­ci­a­dos a URLs. Bas­ta colar os seus URLs, mar­car as caixas dos dados que dese­ja extrair, e clicar “go”.

    A minha funcionalidade única preferida: Contact Scraping

    Ante­ri­or­mente, expliquei que a Con­tent Explor­er extrai sem­pre que con­segue os nomes dos autores, o que é muito útil para prospecção de links quan­do com­bi­na­da com a Hunter e Never­Bounce. Mas se você está a extrair prospecção de links de out­ro lado, não terá esta informação.

    Aqui é onde a URL Pro­fil­er se tor­na útil. Se mar­car a caixa de seleção de “leg­i­bil­i­dade”, a fer­ra­men­ta ten­ta extrair os nomes dos autores a par­tir de uma lista de URLs:

    É longe de per­fei­ta, mas é bril­hante para enrique­cer prospeções de links extraí­das do Site Explor­er ou do Google com os nomes dos autores.

    A URL Pro­fil­er é ain­da uma das nos­sas apli­cações par­ceiras, por­tan­to pode usar a per­mis­são de dados incluí­da na sua sub­scrição para extrair métri­c­as da Ahrefs para mil­hares de URLs de uma só vez. Isto é útil para quan­do tiv­er encon­tra­do a sua lista ini­cial de prospeção de links com o Google ou com out­ra fer­ra­men­ta que carece de métri­c­as de SEO e dados.

    Preço

    Gra­tu­ito por 14 dias, depois a par­tir de $19.95 por mês.

    Assis­tente de SEO útil para o seu browser

    A SEO Tool­bar é uma exten­são de brows­er para Chrome e Fire­fox. É tec­ni­ca­mente parte da Ahrefs. Mas estou a men­cioná-la aqui em sep­a­ra­do uma vez que tem algu­mas fer­ra­men­tas com­ple­ta­mente gra­tu­itas que são muito úteis para prospecção de links.

    A minha funcionalidade única preferida: Marcador de link interno e dead links

    Nen­hu­ma destas fer­ra­men­tas é inde­pen­den­te­mente úni­ca. Muitas exten­sões de nave­g­ação SEO fazem ambas as coisas, mas eu já me cruzei com out­ra que mar­ca ao mes­mo tem­po dead links e links internos

    Esta com­bi­nação é par­tic­u­lar­mente útil quan­do se faz prospecção para opor­tu­nidades em pági­nas de recur­sos, pois a opor­tu­nidade ide­al de link tem dois atributos:

    1. Conec­ta o link a URLs exter­nos. Não faz sen­ti­do abor­dar pági­nas de recur­sos que só conec­tam links internos.
    2. Tem links que­bra­dos. Isto dá-lhe uma pro­pos­ta de val­or extra no seu email de divulgação.

    Por exem­p­lo, dig­amos que temos esta pági­na de recur­so na sua lista de poten­ci­ais prospecções de links. Uti­lizan­do a SEO Tool­bar da Ahrefs, podemos mar­car links inter­nos e dead links em ape­nas alguns cliques:

    Podemos ago­ra ver que a pági­na conec­ta-se a vários recur­sos exter­nos (já que a maio­r­ia dos links não estão mar­ca­dos) e, pelo menos, a um dead link. Isto faz com que seja rápi­do e fácil iden­ti­ficar boas prospecções e cri­ar emails de divul­gação rel­e­vantes e per­son­al­i­dades, como este:

    Preço

    Gra­tu­ito, emb­o­ra mostre dados adi­cionais aos clientes Ahrefs.

    Considerações finais

    Fer­ra­men­tas de link-build­ing facili­tam a vida. Emb­o­ra seja pos­sív­el con­stru­ir redes de links sem elas, eu não o recomen­do, uma vez que a veloci­dade e eficá­cia impor­tam. Quan­to mais tem­po demor­ar a con­stru­ir uma rede de links, mais tem­po demo­ra a que esta se classifique.

    Se quis­er apren­der mais sobre como escalar o seu tra­bal­ho de link-build­ing, estes recur­sos devem ajudar:

    Envie-me uma men­sagem no Twit­ter se tiv­er algu­ma questão.