Alcance Eficaz por Email: 5 Lições a partir de 111 Emails

Alcance Eficaz por Email: 5 Lições a partir de 111 Emails

Tim Soulo
Tim é o Diretor de Marketing na Ahrefs. Mas, mais importante, ele é o maior fã e evangelista da empresa.
    O email de divul­gação é um ele­men­to bási­co da con­strução de lig­ações no qual a indús­tria de SEO con­fia. E emb­o­ra pareça muito sim­ples na super­fí­cie, exis­tem alguns obstácu­los não tão óbvios que podem impe­di-lo de ter suces­so nisto.

    Em 2016, escrevi um arti­go inti­t­u­la­do “Acabei de Excluir o Seu Email de Divul­gação Sem Ler. E NÃO, Não Me Sin­to Mal”.

    As pes­soas adoraram.

    Essa pub­li­cação nasceu da min­ha frus­tração com mod­e­los de divul­gação pés­si­mos. Tive pena das pes­soas que os enviaram e rece­ber­am. Então, fui em frente e ofer­e­ci alguns con­sel­hos de bom sen­so sobre como faz­er os seus emails de divul­gação se pare­cerem menos com SPAM e mais com emails legítimos.

    Sei com certeza que o meu arti­go aju­dou muitas pes­soas a mel­ho­rar os seus e‑mails de divul­gação e obter links de qual­i­dade para o seu con­teú­do. Mas depois de relê-lo cin­co anos depois, ten­ho que admi­tir que estão a fal­tar alguns con­sel­hos críticos.

    Então, se ten­tou adquirir lig­ações com emails de divul­gação “per­feitos” e não fun­cio­nou, está prestes a apren­der o porquê.

    Experiência de alcance de ligações com uma taxa de sucesso de 17%

    Recen­te­mente, deci­di adquirir algu­mas lig­ações edi­to­ri­ais para o meu ama­do guia de pesquisa de palavras-chave. Para econ­o­mizar tem­po, con­tratei uma agên­cia para encon­trar as prospeções e preparar um pro­je­to no Pitch­box. A par­tir daí, anali­sei man­ual­mente cada cliente poten­cial e fiz pequenos ajustes no mod­e­lo de divul­gação para per­son­alizar cada email. 

    Estes foram os resultados:

    • cer­ca de 200 poten­ci­ais lig­ações revis­tas manualmente
    • 111 emails envi­a­dos (com uma taxa de respos­ta de 41%)
    • 19 links adquiridos
    • 14 ofer­e­ce­r­am um “acor­do”
    • 3 disse “não”

    Os resul­ta­dos da min­ha cam­pan­ha de divul­gação no Pitchbox

    Com base no feed­back dos meus ami­gos SEOs, uma taxa de aquisição de lig­ações aci­ma de 10% é con­sid­er­a­do um resul­ta­do decente (quan­do não paga por lig­ações) — quan­to mais 17%.

    E eu sei o que está a pen­sar. A úni­ca razão pela qual os meus resul­ta­dos foram tão bons é que eu tin­ha a mar­ca Ahrefs por trás.

    Ver­dade. Mas para ser fran­co, eu esper­a­va uma taxa de suces­so de mais de 20% porque:

    • Eu tin­ha um recur­so de alta qual­i­dade para apre­sen­tar (foi basea­do em pesquisas de dados e exper­iên­cia em primeira mão)
    • Eu tin­ha a mar­ca e a rep­utação do Ahrefs a ajudar-me
    • Eu tin­ha uma lista de poten­ci­ais lig­ações cuida­dosa­mente sele­cionadas e anali­sei man­ual­mente cada uma delas
    • Eu tin­ha um mod­e­lo de divul­gação bem escrito (emb­o­ra isto seja subjetivo)
    • Eu adi­cionei um pouco de per­son­al­iza­ção a cada email

    Con­sideran­do tudo isso, por que as pes­soas NÃO me dari­am uma ligação?

    Bem, aqui está o porquê:

    Lição 1. As pessoas não vão ler o seu “conteúdo de qualidade”

    Num recente con­vívio Office Hours, John Mueller, Defen­sor de Pesquisa do Google, sug­eriu que uma maneira amigáv­el para o Google de adquirir lig­ações é “[cri­ar] con­teú­do que sabe que atrairá lig­ações” e “[alcance] out­ros web­sites” para os infor­mar sobre isso.

    Parece bas­tante dire­to, certo?

    Bem, o arti­go que apre­sen­tei é um dos meus mel­hores con­teú­dos de todos os tem­pos. Quan­do par­til­hei uma ver­são resum­i­da no sub­red­dit /r/BigSEO, rece­bi quase 80 votos pos­i­tivos e um prémio de pra­ta (que fiz questão de men­cionar no meu email de divul­gação para fins de pro­va social).

    E esta pub­li­cação atrai lig­ações para caram­ba! Só nos últi­mos 30 dias, ela obteve lig­ações “dofol­low” de 15 web­sites legí­ti­mos DR50+ com mais de 1.000 de tráfego de pesquisa men­sal (sem envolvi­men­to de divul­gação por email):

    Dados reti­ra­dos do Explo­rador de Web­sites da Ahrefs

    Por out­ras palavras, tin­ha um exem­p­lo decente de “con­teú­do inter­es­sante que sei que atrairá lig­ações” (con­forme descrito pelo John). Então, quan­to é que isto me aju­dou a adquirir ligações?

    A úni­ca maneira de jul­gar isto é pelo número de elo­gios que rece­bi em respos­ta aos meus emails de divul­gação. E lamen­to diz­er que rece­bi poucos.

    Um elo­gio raro sobre o arti­go que eu esta­va a promover

    Tive a forte impressão de que nen­hu­ma das pes­soas que con­tactei ler­am o meu arti­go. Ten­ho a certeza de que, na mel­hor das hipóte­ses, eles ape­nas der­am uma olhadela antes de respon­der ao meu email.

    E não pos­so culpá-los. VOCÊ pararia o que quer que estivesse a faz­er e leria um arti­go de mais de 6.000 palavras que uma pes­soa aleatória envi­ou para si num email a pedir uma ligação?

    Eu não o faria.

    Então, se todas estas pes­soas nem ler­am o meu arti­go, como con­segui as ligações?

    Bem, a qual­i­dade do meu con­teú­do per­mi­tiu-me cri­ar um argu­men­to de ven­da con­vin­cente e dar à out­ra pes­soa a con­fi­ança de que eles estarão a cri­ar lig­ação para um recur­so de qual­i­dade sem a neces­si­dade de lê-lo. Porque ninguém quer cri­ar lig­ações a lixo, certo?

    Então, o que tor­na o seu con­teú­do excelente?

    • Respostas erradas: com­pri­men­to, detal­h­es, ima­gens, etc.
    • Respostas cer­tas: ideias úni­cas, novas pesquisas, exper­iên­cias, a quan­ti­dade de tra­bal­ho que envolveu, etc.

    Mas mes­mo com um argu­men­to de ven­das alta­mente con­vin­cente, irá desco­brir em breve que a maio­r­ia das pes­soas não se inter­es­sa pelo seu con­teú­do. Talvez este­jam muito ocu­padas, ou o tópi­co já não é do seu inter­esse, ou não con­sid­er­am que uma pes­soa qual­quer pos­sa pro­duzir qual­quer coisa digna da sua atenção.

    Vamos dar uma olha­da mais de per­to neste últi­mo ponto.

    Lição 2. A sua marca e reputação são uma GRANDE ajuda

    Emb­o­ra eu quase não ten­ha rece­bido elo­gios pelo arti­go que apre­sen­tei, algu­mas pes­soas me elo­gia­ram pelo tra­bal­ho que faze­mos no Ahrefs e pela qual­i­dade do con­teú­do que publicamos:

    E foi assim que obtive­mos a maio­r­ia das nos­sas lig­ações — dos nos­sos fãs.

    Nem pre­ci­sei tra­bal­har num “argu­men­to con­vin­cente” para per­suadir estas pes­soas de que o meu arti­go era incrív­el e mere­cia uma lig­ação. Eles tin­ham vis­to o nos­so con­teú­do antes e ado­raram. Por­tan­to, eles ime­di­ata­mente con­fi­aram que o arti­go que apre­sen­tei era tão bom quan­to os restantes.

    Por out­ras palavras, a nos­sa mar­ca e rep­utação fortes pare­cem ter mais influên­cia nas decisões das pes­soas de colo­car uma lig­ação para o meu arti­go do que a qual­i­dade do arti­go em si.

    Mas o que é uma “mar­ca forte” se não uma pro­dução con­sis­tente de tra­bal­ho de alta qual­i­dade do qual as pes­soas gostam? A equipa de con­teú­do da Ahrefs tem pub­li­ca­do con­teú­do de primeira lin­ha há alguns anos no nos­so blog e no nos­so canal do YouTube. Lenta­mente, mas com segu­rança, fomos capazes de alcançar dezenas de mil­hões de pes­soas e semear a ideia de que “con­teú­do da Ahrefs = con­teú­do de qual­i­dade” — o que ago­ra clara­mente fun­ciona a nos­so favor.

    Por­tan­to, se cri­ar um con­teú­do ver­dadeira­mente notáv­el e as pes­soas igno­rarem os seus emails de divul­gação, con­tin­ue a cri­ar mais coisas incríveis e pro­moven­do-as para mais pes­soas. “Roma não foi con­struí­da num dia, mas eles assen­tavam tijo­los a cada hora.”

    Mas não impor­ta o quão grande e con­fiáv­el a sua mar­ca se torne, haverá sem­pre pes­soas que nun­ca ouvi­ram falar de si ou que sim­ples­mente não se importam.

    Eis como lidar com eles.

    Lição 3. As pessoas precisam de um bom incentivo para agir

    Então, eu tin­ha um con­teú­do de alta qual­i­dade e uma mar­ca sól­i­da por trás de mim. Mas para algu­mas pes­soas, isso não foi o sufi­ciente para me dar uma ligação. 

    E eu enten­do total­mente de onde estas pes­soas estão a vir. Estou a enviar um email a frio e a pedir que editem o arti­go como se ele estivesse incom­ple­to sem uma lig­ação para a min­ha pub­li­cação. Como isso rara­mente acon­tece, às vezes isso pode soar como um insul­to moderado.

    A ver­dade é que o meu email de divul­gação com uma lig­ação não é nada mais do que um pedi­do de favor — não impor­ta o quan­to eu tente escon­der atrás dos meus argu­men­tos cuida­dosa­mente sele­ciona­dos. E quan­do foi a últi­ma vez que fez um favor a um estran­ho cujo email foi parar na sua caixa de entra­da? Deixe-me adi­v­in­har. Nunca?

    Acho per­feita­mente razoáv­el que, para obter algo, pre­cise dar algo em tro­ca. Ape­nas um prob­le­ma: dar prati­ca­mente qual­quer coisa em tro­ca de uma lig­ação é con­sid­er­a­do um esque­ma de lig­ações pelo Google — o que pode causar problemas.

    Então, o que faz­er com estas respostas?

    Bem, não acho que haja uma for­ma de con­quis­tar estas pes­soas e obter uma lig­ação edi­to­r­i­al gra­tui­ta. Eles decidi­ram clara­mente que querem algo em tro­ca, como din­heiro ou uma hiperli­gação recíproca.

    Pagar por lig­ações nun­ca é uma boa ideia. Se alguém con­cor­dar pronta­mente em tro­car din­heiro por uma lig­ação, provavel­mente fará uma lig­ação para quase qual­quer coisa, des­de que seja pago. Esse tipo de com­por­ta­men­to cria uma pega­da detec­táv­el, que mais cedo ou mais tarde será detec­ta­da pelo Google e resul­tará numa penal­i­dade de “ven­da de ligações”.

    A par­tir daqui todos os web­sites para o qual o site em questão hiperligou serão sus­peitos de com­pra de lig­ações. Se o seu web­site tiv­er um número con­sid­eráv­el de sus­peitas será penal­iza­do por com­prar ligações.

    Por­tan­to, se com­prou algu­mas lig­ações e as suas posições no Google aumen­taram, não comem­o­re já. Pode levar alguns meses (ou uma nova atu­al­iza­ção de spam de lig­ações) para que o Google o penal­ize por isso.

    Quan­to às “tro­cas de lig­ações”, elas não são tão más, na ver­dade. Estu­damos a fre­quên­cia de lig­ações recíp­ro­cas há alguns anos e 73,6% dos domínios (na nos­sa amostra de 140.592) tin­ham lig­ações recíprocas.

    Além dis­so, 27,4% dos web­sites tin­ham pelo menos uma sobreposição de 15% entre os web­sites aos quais estão lig­a­dos e os web­sites lig­a­dos a eles.

    Por out­ras palavras, é bas­tante comum que web­sites ten­ham lig­ações entre si. Por­tan­to, é improváv­el que uma tro­ca de lig­ações legí­ti­ma entre dois recur­sos valiosos seja sinal­iza­da pelo Google como suspeita.

    O que real­mente o colo­ca em apuros são as tro­cas promís­cuas de lig­ações com web­sites aleatórios de baixa qual­i­dade, resul­tan­do em lig­ações inad­e­quadas que não trazem val­or para seus visitantes.

    Resu­min­do, é sem­pre mel­hor jog­ar pelo seguro e igno­rar as pes­soas que querem faz­er um acor­do con­si­go. Mas se alguém ofer­ece um recur­so de alta qual­i­dade que se encaixa per­feita­mente no seu con­teú­do, a tro­ca de lig­ações com essa pes­soa não dev­erá prej­u­dicar o seu website.

    Lição 4. Para obter mais ligações de alta qualidade, precisará de mais alvos de qualidade alta

    Exis­tem dois méto­dos prin­ci­pais que os SEOs usam para encon­trar poten­ci­ais clientes:

    1. Pro­cure pági­nas com lig­ações para con­teú­do semel­hante de concorrentes
    2. Pro­cure pági­nas que men­cionaram palavras-chave relevantes

    O primeiro é geral­mente um pouco mais desafi­ador do que o último.

    Se alguém já está a cri­ar uma lig­ação para a pági­na de um con­cor­rente, as suas hipóte­ses de per­sua­di-lo a tro­car essa lig­ação para a sua são muito baixas. O que geral­mente fun­ciona mel­hor é ten­tar con­vencê-los a men­cionar o seu con­teú­do ao lado dos seus con­cor­rentes (espe­cial­mente se o seu con­teú­do ofer­e­cer uma nova per­spec­ti­va) — mas isso tam­bém é muito difí­cil de concretizar.

    Uma estraté­gia muito mais efi­caz é procu­rar pági­nas que men­cionem algo cober­to exten­si­va­mente na sua página.

    Eu ten­ho uma pági­na incrív­el sobre X, da qual falou na sua publicação.

    … é um moti­vo muito mel­hor para entrar em con­ta­to do que …

    Ten­ho uma pági­na mel­hor sobre X do que aque­la para a qual está a faz­er lig­ação na sua publicação.

    E não há maneira mel­hor de encon­trar essas pági­nas do que com o Explo­rador de Con­teú­do da Ahrefs.

    Por exem­p­lo, exis­tem mais de 180 MIL pági­nas na base de dados que men­cionam a frase “tecla­do mecânico:”

    Infe­liz­mente, dev­i­do à natureza da Inter­net, mais de 80% destas pági­nas são lixo e vêm de web­sites que não valem a pena serem divul­ga­dos. É por isso que pre­cisa aplicar alguns fil­tros para restringir a sua lista de clientes poten­ci­ais aos melhores.

    Aqui estão as con­fig­u­rações pelas quais pode começar:

    • Clas­si­fi­cação de domínio: 30–90
    • Tráfego do web­site: 500+
    • Palavras: 500+
    • Lín­gua: Inglês
    • Uma pági­na por domínio — Confirmado
    • Excluir pági­nas ini­ci­ais — Confirmado
    • Excluir sub­domínios — Confirmado
    • Fun­cional e não fun­cional — Ape­nas funcional
    • Fil­trar resul­ta­dos explic­i­tos — Ok

    Estes fil­tros lev­am a nos­sa lista de clientes poten­ci­ais de mais de 180 mil pági­nas a ape­nas 2.268 das mel­hores. Isto ain­da é muito se estiv­er a enviar emails de divul­gação man­ual­mente em vez de autom­a­ti­zar o proces­so, mas pode sem­pre brin­car com os fil­tros até chegar ao número de clientes poten­ci­ais cer­to para si.

    A apli­cação dess­es fil­tros à min­ha palavra-chave alvo — “pesquisa de palavra-chave” — ​​resul­tou em 9.482 pági­nas. E mes­mo se eu lim­i­tar a data de pub­li­cação aos últi­mos 12 meses, ain­da rece­bo cer­ca de 5 mil lig­ações prospectivas.

    Mas eu disse ante­ri­or­mente que tin­ha ape­nas 200 lig­ações poten­ci­ais recol­hi­das pela agên­cia. Porquê?

    O número era tão baixo porque o prin­ci­pal méto­do de obtenção de lig­ações poten­ci­ais era pesquis­ar no Google e ras­par os 100 prin­ci­pais resul­ta­dos. Mas logo depois de apren­der sobre a fun­cional­i­dade do Explo­rador de Con­teú­do, o pes­soal da agên­cia disse-me que essa fer­ra­men­ta ago­ra faz parte do seu fluxo de tra­bal­ho padrão de prospecção de ligações.

    Mas isso não é tudo. Tam­bém pode con­fig­u­rar aler­tas de email para quan­do a Ahrefs encon­trar um novo con­teú­do que men­cione a sua palavra-chave alvo.

    Não há tan­tas opções de fil­tro aqui quan­to tem no Explo­rador de Con­teú­do (por enquan­to), mas este aler­ta ain­da é incriv­el­mente útil para desco­brir novos clientes poten­ci­ais no pilo­to automático.

    Lição 5. O seu modelo de divulgação é tão bom quanto o seu conteúdo

    Enquan­to envi­a­va aque­les 111 emails e relia repeti­da­mente o meu mod­e­lo de divul­gação, con­tin­uei a ten­tar pen­sar em algum raciocínio irre­sistív­el ou gatil­hos de cére­bro rep­til­iano prim­i­ti­vo que eu pudesse usar para tornar os meus emails mais persuasivos.

    Eu não con­ce­bi nenhum.

    Pode ser que eu não seja inteligente o sufi­ciente, ou pode ser que essas coisas não existam.

    De qual­quer for­ma, ten­ho uma teo­ria de que a maio­r­ia dos seus clientes poten­ci­ais de lig­ações já existe num dos três esta­dos a seguir antes mes­mo de entrar em con­ta­to com eles:

    • Esta­do 1: eles ficam felizes em rev­er o seu argu­men­to de ven­da e con­sid­er­am a pos­si­bil­i­dade de cri­ar uma lig­ação para si
    • Esta­do 2: Eles querem um “acor­do”, não impor­ta o que aconteça
    • Esta­do 3: Eles irão ignorá-lo (momen­to mau, geral­mente poucos respon­sivos etc.)

    E não impor­ta o que diga no seu email, provavel­mente não mudará o esta­do orig­i­nal do seu cliente potencial.

    Sim, em alguns casos raros, um email espir­i­tu­oso per­son­al­iza­do pode der­reter o coração de uma pes­soa e faz­er com que ela hiperligue a si gra­tuita­mente — emb­o­ra na maio­r­ia dos casos ela pre­fi­ra fechar um negó­cio. Mas esse tipo de per­son­al­iza­ção exige muito esforço e não tem escalabilidade.

    Por­tan­to, não há neces­si­dade de agoni­zar a aper­feiçoar a cópia do seu mod­e­lo de divul­gação. Essas edições sub­tis que aparente­mente o tor­nam mel­hor não fazem mui­ta difer­ença. Seja breve e dire­to ao pon­to, e estará pronto.

    Por out­ro lado, um mod­e­lo de divul­gação mal escrito pode facil­mente alter­ar o esta­do de uma pes­soa de estar disponív­el para uma con­ver­sa para ignorá-lo com­ple­ta­mente. Estou a falar sobre aque­les mod­e­los de divul­gação incó­mo­d­os que seguem a mes­ma estru­tu­ra tradicional:

    Estes tipos de emails de divul­gação genéri­cos vão dire­tos para a pas­ta de SPAM. Por­tan­to, quan­to mais se desviar deste for­ma­to, mel­hor. Para ter a mel­hor hipótese de suces­so na divul­gação, deve ten­tar respon­der a uma per­gun­ta sim­ples no seu modelo:

    O que tor­na o seu con­teú­do úni­co e dig­no de uma ligação?”

    E não há como dar uma respos­ta con­vin­cente a esta per­gun­ta sem um con­teú­do atraente em primeiro lugar.

    Por­tan­to, no final de con­tas, o seu mod­e­lo de divul­gação é tão bom quan­to o con­teú­do que está a ten­tar promover.

    Alcance de hiperligações é difícil

    Vamos reca­pit­u­lar breve­mente o que par­til­hei nes­ta publicação:

    1. As pes­soas rara­mente se pre­ocu­pam com a qual­i­dade do seu con­teú­do, a menos que ten­ha uma mar­ca sól­i­da a apoiá-lo.
    2. Mes­mo com uma mar­ca forte e um con­teú­do mortífero, muitas pes­soas pedi­ram um “acor­do”.
    3. Exis­tem cen­te­nas de mil­hares de hiperli­gações poten­ci­ais ao seu alcance, mas a grande maio­r­ia deles são ape­nas SPAM (o que vai des­perdiçar muito do seu tem­po se não os filtrar).
    4. Não existe um mod­e­lo mági­co que trans­for­mará a sua cam­pan­ha de divul­gação. O argu­men­to de ven­da do seu email é tão bom quan­to o seu conteúdo.

    Vamos encar­ar isto, adquirir lig­ações gra­tu­itas com alcance por email é incriv­el­mente difí­cil. Mas isso não sig­nifi­ca que deve erguer as mãos em frus­tração e recusar-se a fazê-lo.

    Deve esforçar-se em cri­ar mais con­teú­dos dig­nos de nota, pro­movê-los de todas as for­mas que pud­er, con­stru­ir sua rep­utação e inter­a­gir com pes­soas inter­es­santes do seu setor. Quan­to mais fiz­er isto, mais fácil o alcance por email será para si.