5 Ferramentas de Análise da Concorrência que Você Deve Usar

5 Ferramentas de Análise da Concorrência que Você Deve Usar

Avatar
Especialista de marketing e escritor de conteúdo na Ahrefs. Viciado em SEO, aviação, fragrâncias, sushi e comida mexicana.
    Muitas vezes parece que pre­cisa de dezenas de fer­ra­men­tas de mar­ket­ing para obter uma visão com­ple­ta do cenário da con­cor­rên­cia. Eu segu­ra­mente que ten­tei muitos deles ao lon­go da min­ha carreira.

    Mas a ver­dade é que ape­nas algu­mas fer­ra­men­tas de qual­i­dade cobrirão a maio­r­ia das suas neces­si­dades de análise da sua con­cor­rên­cia. E eles não pre­cisam que­brar o ban­co. Na ver­dade, alguns dos mais poderosos são gratuitos.

    Neste arti­go, vamos obser­var cin­co fer­ra­men­tas de análise de con­cor­rentes que pode usar:

    1. Ahrefs – SEO, PPC e Mar­ket­ing de Conteúdo 
    2. Brand24 – Mon­i­tor­iza­ção da Marca 
    3. Spark­Toro – Ensi­na­men­tos sobre a sua Audiência
    4. BuiltWith – Ver­i­fi­cador de “Stack” de Tecnologia
    5. Visu­alp­ing – Mon­i­tor­iza­ção de Mudanças em Pági­nas Web

    Vamos, então, anal­is­ar estas fer­ra­men­tas com mais detalhe.

    A maio­r­ia das empre­sas con­sid­era o tráfego de pesquisa orgâni­ca e paga como algu­mas de suas fontes de tráfego mais impor­tantes. Ter do seu lado dados con­fiáveis e per­spi­cazes sobre o que os seus con­cor­rentes fazem é essen­cial – e é aí que a Ahrefs entra em ação.

    A Ahrefs fornece dados sobre o con­teú­do dos seus con­cor­rentes, back­links, palavras-chave, anún­cios PPC e muito mais. Com a aju­da do nos­so pro­du­to, pode desen­volver uma estraté­gia de SEO, PPC e mar­ket­ing de con­teú­do para super­ar a sua concorrência.

    A minha funcionalidade favorita: Encontrar lacunas no conteúdo entre o seu negócio e os seus concorrentes

    O Explo­rador de Web­sites da Ahrefs fornece uma visão apro­fun­da­da do tráfego de pesquisa, orgâni­co e pago, incluin­do back­links prove­nientes de qual­quer web­site. Exis­tem muitos casos de uso para a análise de con­cor­rentes, então pas­so a explicar a min­ha fun­cional­i­dade favorita: a Con­tent Gap da Ahrefs.

    Esta fun­cional­i­dade mostra palavras-chave para as quais os seus con­cor­rentes clas­si­fi­cam, mas que você não está a clas­si­ficar ain­da. Estas lacu­nas de con­teú­do podem fornecer rap­i­da­mente muitas novas ideias para o planea­men­to efi­caz do seu conteúdo.

    No Explo­rador de Web­sites, insira o seu próprio domínio e clique em “lacu­na de con­teú­do”. O domínio será preenchi­do auto­mati­ca­mente no cam­po “o des­ti­no a seguir não é clas­si­fi­ca­do para”. Tudo o que res­ta ago­ra é lis­tar alguns domínios que são seus con­cor­rentes de tráfego orgânico:

    Car­regue em “Mostrar Palavras-chave”:

    Você rece­berá uma lista enorme de palavras-chave, por isso, ago­ra, é só “brin­car” com os fil­tros fornecidos.

    Para aumen­tar a relevân­cia dos mes­mos, vamos escol­her a opção em que pelo menos dois web­sites con­cor­rentes sejam clas­si­fi­ca­dos para cada palavra-chave. Des­ta for­ma, pode exe­cu­tar esta ação selecionando‑a no fil­tro de inter­seção. Em segui­da, fil­tre as mel­hores opor­tu­nidades de palavras-chave, definin­do um vol­ume de pesquisa mín­i­mo e uma pon­tu­ação de KD (definição de palavra-chave) máx­i­ma rel­a­ti­va­mente baixa:

    Estou seguro de que encon­trará algu­mas palavras-chave rel­e­vantes des­ta forma.

    Preço

    É gra­tu­ito para ver recomen­dações téc­ni­cas de SEO e back­links para os web­sites que você detém, usan­do as Fer­ra­men­tas da Ahrefs para Web­mas­ters.

    Para fer­ra­men­tas e recur­sos de análise de con­cor­rentes, pre­cis­ará de ati­var um plano pago a par­tir de US $82 por mês. Está tam­bém disponív­el um teste de sete dias por US $7.

    Veja mais sobre a Ahrefs aqui.

    Usar as redes soci­ais como canal de comu­ni­cação é uma obri­gação para a grande maio­r­ia das empre­sas, porém obser­var o que os seus con­cor­rentes fazem e como seu públi­co os perce­ciona, em várias platafor­mas, não é algo que pos­sa faz­er facil­mente soz­in­ho — mas não se pre­ocupe. Fer­ra­men­tas de mon­i­tor­iza­ção de redes soci­ais, como a Brand24, têm isso garantido.

    A Brand24 ras­treia as menções de palavras-chave que dese­ja ver­i­ficar em toda a web com foco nas redes soci­ais. No que diz respeito à análise de con­cor­rentes, é usa­da para iden­ti­ficar e anal­is­ar con­ver­sas online sobre as mar­cas e pro­du­tos da concorrência.

    A minha funcionalidade favorita: Espiar (e rastrear) as menções de marca dos concorrentes

    A Brand24 gira em torno da cri­ação de um pro­je­to com palavras-chave que dese­ja acom­pan­har. Essas menções de palavras-chave podem ser seg­men­tadas, fil­tradas e anal­isadas para obter insights acionáveis. Defin­i­ti­va­mente, vai quer­er ras­trear a sua própria mar­ca e menções sobre os pro­du­tos; mas esta­mos aqui para falar sobre os seus concorrentes.

    Por­tan­to, con­strua e defi­na um pro­je­to (ou pro­je­tos) sep­a­rada­mente com o nome das mar­cas e pro­du­tos dos con­cor­rentes. Des­ta for­ma, encon­trará palavras-chave que tam­bém têm out­ros sig­nifi­ca­dos. Você pode exclui-las ou aplicar os fil­tros de palavras-chave obri­gatórios ao lon­go do cam­in­ho, con­se­quente­mente, para man­ter os fil­tros irrel­e­vantes fora dos seus relatórios:

    Este con­cor­rente men­ciona que a mon­i­tor­iza­ção permite:

    • Ajuste a sua comu­ni­cação com base no que fun­ciona mel­hor den­tro do seu setor.
    • Obtenção de ensi­na­men­tos e per­speti­vas de pro­du­tos com base em como as pes­soas reagem ao desen­volvi­men­to dos pro­du­tos dos seus concorrentes.
    • Com­pare o seu alcance nas redes soci­ais e “com­par­til­hamen­to de voz” em relação aos seus concorrentes.

    Estou cer­to de que exis­tem ain­da mais casos. Aqui ficam um exem­p­lo de dados analíti­cos, prove­niente de um sumário na inter­face da Brand24:

    Preço

    Os planos começam a par­tir de $49 por mês com pos­si­bil­i­dade de ras­trear três palavras-chave. Ras­trear a sua mar­ca e os seus con­cor­rentes exi­girá um plano mais alto, por $99 por mês, que ofer­ece sete palavras-chave.

    A Brand24 tam­bém ofer­ece um teste gra­tu­ito de 14 dias.

    Veja tudo sobre a Brand24 aqui.

    Faz­er pesquisas de mer­ca­do para enten­der o seu públi­co é bas­tante impor­tante para o suces­so das oper­ações de mar­ket­ing. As chances são de que a pesquisa tam­bém con­tenha dados de análise com­pet­i­ti­va, como perceções da mar­ca, esti­ma­ti­vas dos funis de mar­ket­ing dos con­cor­rentes e par­tic­i­pações de mer­ca­do em todos os seg­men­tos – estes fatores são todos ótimos.

    Con­tu­do, ver o que o públi­co dos seus con­cor­rentes real­mente faz e con­some na inter­net é uma coisa bas­tante nova, que fer­ra­men­tas como o Spark­Toro nos per­mitem obter em segundos.

    O Spark­Toro é uma fer­ra­men­ta de pesquisa de públi­co que fornece infor­mações sobre o que qual­quer públi­co lê, assiste, ouve e segue. Essas per­speti­vas e ensi­na­men­tos podem ser recu­per­a­dos com base em palavras-chave, con­tas nas redes soci­ais, web­sites ou hash­tags. Todas essas entradas podem ser usadas para enten­der mel­hor os difer­entes públi­cos que tem em foco.

    A minha funcionalidade favorita: Descobrir onde a audiência dos seus concorrentes interage com maior frequência

    O Spark­Toro é fácil de usar e nave­g­ar. Para perce­ber mel­hor, vamos exe­cu­tar uma análise exem­pli­fica­ti­va no próprio públi­co do Spark­Toro, conectando‑o o seu per­fil no Twitter:

    Ele retornará muitos dados sobre a demografia do públi­co. Mas neste caso, vamo-nos con­cen­trar em con­tas nas redes soci­ais, web­sites, pod­casts e canais do YouTube que o públi­co segue com maior atenção. Aqui está um exem­p­lo de um relatório, após fil­trar con­tas pes­soais nas redes soci­ais com menos de 50 mil seguidores:

    Com dados como este, pode iden­ti­ficar facil­mente novas opor­tu­nidades para pub­li­ci­dade através de muitos canais difer­entes. Bas­ta reunir todas as infor­mações conectan­do os per­fis, web­sites, palavras-chave e quais­quer hash­tags “na posse” dos seus concorrentes.

    Preço

    O Spark­Toro é gra­tu­ito até cin­co pesquisas por mês com capaci­dades lim­i­tas de cri­ação de relatórios. Planos pagos começam a par­tir de $38 por mês.

    Veja mais sobre o Spark­Toro aqui.

    O mar­ket­ing de hoje em dia depende muito de todos os tipos de códi­gos de ras­trea­men­to, pix­els e do uso das tec­nolo­gias cer­tas em segun­do plano. Algu­mas áreas de mar­ket­ing, como o SEO, estão dire­ta­mente interli­gadas com o desen­volvi­men­to web­sites. Eleger a stak de tec­nolo­gia cer­ta (con­heci­do em inglês como tech­nol­o­gy stack), muitas vezes, pode ser o primeiro pas­so para o sucesso.

    BuiltWith é uma fer­ra­men­ta que reúne todas as tec­nolo­gias detetáveis que qual­quer site uti­liza, por exem­p­lo, pix­els de ras­trea­men­to, sis­temas de paga­men­to, servi­dores da Web e CDNs. Assim, pode obter uma visão sobre o panora­ma das stacks de tec­nolo­gia que os seus con­cor­rentes estão a usar. Seguida­mente, inspire-se ou escol­ha soluções superiores.

    A minha funcionalidade favorita: Verificar tecnologias publicitárias

    BuiltWith é a fer­ra­men­ta mais fácil e menos com­plexa de usar nes­ta lista. Bas­ta procu­rar pelos web­sites dos seus con­cor­rentes e ano­tar qual­quer tec­nolo­gia que se destaque.

    Para propósi­tos de mar­ket­ing, você pode ver­i­ficar rap­i­da­mente todas as tec­nolo­gias de mar­ket­ing que são detetáveis. Como a maio­r­ia das platafor­mas de pub­li­ci­dade usa códi­gos de ras­trea­men­to e pix­els para fins de remar­ket­ing (o que sig­nifi­ca, pro­mover o mes­mo pro­du­to ou serviço mais que uma vez à mes­ma pes­soa), análise e atribuição, verá em quais platafor­mas os seus con­cor­rentes estão ati­va­mente presentes.

    Desco­brir que os seus con­cor­rentes usam anún­cios do Google, Face­book ou Twit­ter não é uma sur­pre­sa para ninguém, con­tu­do é um fac­to que você pode encon­trar algu­mas platafor­mas de nicho ou redes que podem valer a pena pesquis­ar. Aqui está um exem­p­lo do que o BuiltWith pode rev­e­lar den­tro da sua secção “Ana­lyt­ics and Tracking”:

    Preço

    O BuiltWith é gra­tu­ito para o caso que descrevi aci­ma. Nun­ca sen­ti a neces­si­dade de con­sid­er­ar planos pagos, que começam em $246 por mês. Ess­es planos pare­cem ir muito além da fun­cional­i­dade bási­ca, sendo que podem valer a pena para empre­sas que pre­cisam de um nív­el de detal­he ain­da mais pro­fun­do acer­ca de quais ferramentas/programas que o seu públi­co-alvo e clientes poten­ci­ais usam, de for­ma regular.

    Veja tudo sobre o BuiltWith aqui.

    O design do web­site e os dire­itos autorais do mes­mo trans­mitem imen­sas infor­mações. Eles tam­bém estão con­stan­te­mente em desen­volvi­men­to, testes e mudanças, pois quer você admi­ta ou não, todos os web­sites são inspi­ra­dos em con­cor­rentes e out­ros web­sites do setor. Por isso, é inegáv­el que você pre­cisa saber o que está a acon­te­cer nes­ta área.

    Visu­alp­ing é uma fer­ra­men­ta que acom­pan­ha as alter­ações em qual­quer pági­na da web. Você conec­ta a URL de um con­cor­rente, con­figu­ra aler­tas e será atu­al­iza­do sobre quais­quer alter­ações no site.

    A minha funcionalidade favorita: Obtendo inspiração de mudanças a nível de UX e CRO através dos websites dos concorrentes

    Tomei muitas decisões com base na mon­i­tor­iza­ção de web­sites. Geral­mente, o caso de estu­do mais comum para qual­quer profis­sion­al de mar­ket­ing é se inspi­rar em como os seus con­cor­rentes ten­tam extrair mais de cada visitante.

    Em out­ras palavras, esta­mos con­stan­te­mente à procu­ra por ajustes na exper­iên­cia do usuário (UX) e na otimiza­ção da taxa de con­ver­são (CRO) que podemos ado­tar para o nos­so web­site sem ter que exe­cu­tar, todas as vezes, pesquisas e testes A/B.

    Tudo o que você pre­cisa de faz­er é con­fig­u­rar o ras­trea­men­to dos web­sites dos seus con­cor­rentes, pelo que será aler­ta­do sem­pre que hou­ver algu­ma mudança digna de reg­is­to. Para este uso ser sim­pli­fi­ca­do, bas­ta con­fig­u­rar a fre­quên­cia de ver­i­fi­cação para que ocor­ra diari­a­mente ou mes­mo sem­anal­mente – tal como pretender.

    Você tam­bém pode optar por “qual­quer alter­ação” ou “peque­nas alter­ações”, pois ess­es ajustes podem vari­ar des­de peque­nas alter­ações no tex­to (no copy­writ­ing do web­site) até ape­nas alter­ar as posições e cores do botão de “chama­da para a ação”, o chama­do CTA em inglês:

    Ten­ha em con­sid­er­ação que você não deve copi­ar lit­eral­mente o que seus con­cor­rentes fazem. Essas mudanças podem ser para pior, por isso ten­ha cuida­do. Ideal­mente, a mudança deve faz­er sen­ti­do para você e para o seu negó­cio, pelo que deve ter em mente que o seu con­cor­rente tam­bém faz testes A/B (por­tan­to, ver­i­ficar com o BuiltWith é um bom começo).

    Preço

    O Visu­alp­ing ofer­ece um plano gra­tu­ito até 65 ver­i­fi­cações por mês, o que provavel­mente será sufi­ciente para cobrir a pági­na ini­cial, preços, avali­ação e out­ras fun­cional­i­dades impor­tantes dos seus con­cor­rentes numa base semanal.

    Se estiv­er mais com­pro­meti­do em acom­pan­har os web­sites da con­cor­rên­cia, exper­i­mente os planos pagos, que começam em $11 por mês para 1.200 verificações.

    Ver­i­fi­cações de “preço por pági­na” nat­u­ral­mente ficam mais baratas à medi­da que você aumen­ta a fre­quên­cia da sua análise.

    Veja tudo sobre o Visu­alp­ing aqui.

    Considerações finais

    Depois de ter lido este arti­go, você deve estar a pen­sar: “Então, é só isto? Cin­co fer­ra­men­tas para obter uma visão com­ple­ta sob o panora­ma dos meus concorrentes?”

    Pois, bem… sim e não.

    Eu con­sid­erei, aqui, ape­nas as fer­ra­men­tas essen­ci­ais que todos podem e devem usar sem gas­tar muito orça­men­to. Delib­er­ada­mente não lis­tei as fer­ra­men­tas para um uso de nicho (por exem­p­lo, anal­is­ar o YouTube ou o cenário de aplica­tivos para dis­pos­i­tivos móveis). Tam­bém evitei platafor­mas de inteligên­cia de mar­ket­ing um tan­to ou quan­to “exager­adas”, como a Sim­i­lar­Web, que fornecem cen­te­nas de dados sobre a com­petição, mas focam-se prin­ci­pal­mente em clientes cor­po­ra­tivos e agências.

    Além dis­so, lem­bre-se de que as fer­ra­men­tas que lis­tei aqui são aque­las que ten­ho exper­iên­cia em usar (e gos­to mais). Quase todas as fer­ra­men­tas têm uma alter­na­ti­va sól­i­da que pode gostar mais, por isso nada como testar.

    Por out­ro lado, tam­bém quero destacar alguns recur­sos de análise mais com­pet­i­tivos (não nec­es­sari­a­mente fer­ra­men­tas) que são muito úteis e gra­tu­itas, nomeadamente:

    • Relatórios finan­ceiros de empre­sas públi­cas para aced­er a uma “mina de ouro” de infor­mações em primeira mão sobre os seus concorrentes
    • Ques­tionários e gru­pos focais para obter dados quan­ti­ta­tivos e qual­i­ta­tivos sobre o mer­ca­do e concorrentes
    • Com­pras “fan­tas­mas” para obter exper­iên­cias dire­tas dos clientes dos seus con­cor­rentes e, pos­sivel­mente, desco­brir táti­cas de vendas
    • Anal­is­ar platafor­mas como G2, Trust­Pi­lot, Yelp ou Google Busi­ness para ver­i­ficar o que os clientes dos seus seus con­cor­rentes dizem

    E ago­ra sim, é isto. Se está neste momen­to a explo­rar estas fer­ra­men­tas, mas não tem a certeza se está no cam­in­ho cer­to para con­duzir a análise da com­petição, nós tam­bém temos um guia sim­ples (incluin­do um mod­e­lo pron­to a usar).

    Algu­ma fer­ra­men­ta que devia ter men­ciona­do aqui e não o fiz? Ou algu­ma questão adi­cional? Entre em con­tac­to comi­go no Twit­ter.