General SEO

A Única Lista de Verificação de SEO que Você Precisa em 2024 [Incluíndo Modelo]

Avatar
Diretor de conteúdo da Ahrefs (ou, de forma simplificada, sou o responsável por garantir que cada artigo no blog que aqui publicamos é ÉPICO).
Lem­brar de todas as tare­fas de SEO que você pre­cisa realizar no seu web­site é um pesade­lo. É por isso que você pre­cisa de uma lista de ver­i­fi­cação de SEO.

Porém, as habit­u­ais lis­tas de ver­i­fi­cação de taman­ho estandard­iza­do não são muito úteis. Elas não lev­am em con­sid­er­ação a aparên­cia do seu web­site ou as suas pri­or­i­dades de SEO.

É por isso que cri­amos um total­mente per­son­al­izáv­el através das Planil­has do Google:

Preview of our free SEO checklist template

Vamos dar uma olha­da em como con­fig­urá-la e usá-la (não é necessária uma con­ta do Google Analytics).

Baixe o mod­e­lo de lista de ver­i­fi­cação de SEO

Para começar, faça uma cópia do mod­e­lo de check­list em seu Google Dri­ve e con­fig­ure a planil­ha usan­do a opção de “Set­up”. Isso leva cer­ca de 30 segun­dos e envolve respon­der a duas perguntas. 

  1. Em qual platafor­ma ou CMS que seu web­site funciona?
  2. Para quais fac­etas do SEO você dese­ja ver suas tare­fas con­cluí­das? (Bas­ta des­mar­car qual­quer uma que você não este­ja interessado.)
How to set up the SEO checklist template

E é isso. Sua lista de ver­i­fi­cação de SEO per­son­al­iza­da está pronta através da guia “Lista de verificação”.

Aqui, você verá itens da lista de ver­i­fi­cação divi­di­dos em três grupos:

  • Faça uma vez
  • Faça peri­odica­mente
  • Faça sem­pre que pub­licar uma nova página

Essa estru­tu­ra sig­nifi­ca que você não pre­cisa com­ple­tar tudo nes­ta lista de ver­i­fi­cação de SEO já hoje e em um só dia. Você pode começar com tare­fas úni­cas (uma só vez), depois com tare­fas per­iódi­cas e depois com as tare­fas em desen­volvi­men­to sem­pre que pub­licar uma nova página. 

Vamos começar.

Nota adi­cional.
As tare­fas nes­ta lista de ver­i­fi­cação cobrem muito ter­reno para você tra­bal­har. Essa lista aqui é basi­ca­mente uma fer­ra­men­ta de SEO téc­ni­co, con­teú­do, jun­ta uma lista de ver­i­fi­cação de SEO fora da pági­na e lista de ver­i­fi­cação de SEO na pági­na, tudo em um. Seu obje­ti­vo é mel­ho­rar sua estraté­gia de SEO e ajudá-lo a ter uma clas­si­fi­cação mais ele­va­da nas pági­nas de resul­ta­dos dos mecan­is­mos de pesquisa do Google.

Aqui estão as tare­fas de SEO que você pre­cisa realizar ape­nas uma vez.

Instale um tema compatível com SEO

O tema do seu web­site muda sua aparên­cia. Hoje em dia, prati­ca­mente todos os temas do Shopi­fy, Wix e Word­Press são razoavel­mente com­patíveis com SEO. Ain­da assim, se você quis­er usar um tema de ter­ceiros, é mel­hor faz­er algu­mas ver­i­fi­cações rápidas:

  • É com­patív­el com dis­pos­i­tivos móveis? Car­regue a demon­stração do tema em seu tele­fone e veja como fica.
  • É rápi­do? Conecte a pági­na ini­cial de demon­stração à fer­ra­men­ta Page­Speed ​​Insights do Google. Quan­to maior a pon­tu­ação, melhor.
  • Fun­ciona em vários nave­g­adores? Exper­i­mente a demon­stração no Chrome, Fire­fox e Safari.
  • Tem boas críti­cas? A maio­r­ia dos mer­ca­dos temáti­cos mostra isso.
  • É atu­al­iza­do reg­u­lar­mente? Pode haver prob­le­mas de segu­rança se não atu­alizar com fre­quên­cia. Nova­mente, a maio­r­ia dos mer­ca­dos temáti­cos mostrará quan­do foi atu­al­iza­do pela últi­ma vez.

Planeje a estrutura do seu site

Ter uma estru­tu­ra lóg­i­ca para o web­site aju­da os vis­i­tantes a nave­g­arem ele. Tam­bém garante que o Google pos­sa encon­trar todas as pági­nas do seu web­site de for­ma efi­caz. Isso é impor­tante porque o Google não pode clas­si­ficar pági­nas que não conhece.

Faz­er isso é bas­tante fácil. Vamos esboçar um mapa mental:

How to plan your website structure

Cada ram­i­fi­cação do mapa deve ser um link inter­no para per­mi­tir que os mecan­is­mos de pesquisa e os vis­i­tantes naveg­uem entre as páginas.

Muitas vezes as pes­soas igno­ram isso ao con­fig­u­rar um site, então vale a pena faz­er isso mes­mo se você já estiv­er insta­l­a­do e funcionando.

Use uma estrutura de URL descritiva

Para novos web­sites, faz sen­ti­do usar uma estru­tu­ra de URL clara e des­criti­va des­de o iní­cio. Isso acon­tece porque os URLs aju­dam as pes­soas a enten­der do que se tra­ta uma pági­na quan­do ela aparece nos resul­ta­dos de pesquisa.

A maio­r­ia das platafor­mas de sites faz isso ime­di­ata­mente, exce­to o Word­Press. Não me per­gunte por quê, mas o padrão é usar IDs exclu­sivos como este: website.com/?p=123.

Feliz­mente, isso é fácil de mudar. Bas­ta ir em Con­fig­u­rações > Links per­ma­nentes > Nome do post.

Changing the URL structure in WordPress

Não altere isso para web­sites exis­tentes. Pode faz­er mais mal do que bem, por­tan­to é mel­hor per­si­s­tir mes­mo se você estiv­er usan­do uma estru­tu­ra abaixo da qual­i­dade mais ideal.

Instale um plugin de SEO com tudo em um

Se estiv­er usan­do o Word­Press, você pre­cis­ará de um plu­g­in de SEO para ajudá-lo a otimizar itens como sitemaps e meta tags (falare­mos sobre isso mais tarde).

Aqui estão algu­mas boas opções (você só pre­cisa de optar por uma):

Changing meta tags with the Yoast WordPress plugin

Você provavel­mente não pre­cis­ará faz­er isso se estiv­er usan­do uma platafor­ma de web­site difer­ente, como o Shopi­fy. A maio­r­ia deles ofer­ece maneiras de lidar com os con­ceitos bási­cos de SEO pron­tos para uso.

Configurar o Google Search Console para apoiar sua verificação de SEO

O Google Search Con­sole, assim como o Google Ana­lyt­ics, é uma fer­ra­men­ta gra­tui­ta para mon­i­torar o desem­pen­ho da pesquisa orgâni­ca do seu site.

Aqui estão algu­mas coisas que você pode faz­er com isso:

  • Veja as palavras-chave que você classifica
  • Con­fi­ra as posições no ranking
  • Encon­tre erros do website
  • Enviar mapas do website
Google Search Console

Siga estas instruções do Google para con­fig­u­rar uma con­ta do Google Search Console.

Configurar as Ferramentas do Bing para webmasters

As Fer­ra­men­tas do Bing para Web­mas­ters são o equiv­a­lente do Bing ao Google Search Console.

Bing Webmaster Tools

É algo que você vai usar o tem­po todo? Provavel­mente não, já que a pesquisa do Bing não é algo em que a maio­r­ia dos SEOs se con­cen­tra. Mas ain­da não cus­ta nada con­fig­urá-lo, pois você pode pre­cis­ar dos dados em algum momento.

Apren­da como con­fig­urá-lo aqui.

Crie e envie um mapa do site

Os Sitemaps infor­mam aos mecan­is­mos de pesquisa onde encon­trar pági­nas impor­tantes do seu site. Isso é impor­tante, pois eles só podem ras­trear ou indexar pági­nas se sou­berem que elas existem.

Esta é a aparên­cia do mapa do site do nos­so blog:

Sitemap example

Geral­mente você pode encon­trar o mapa do seu site em um destes URLs:

/sitemap.xml
/sitemap_index.xml
/sitemap

Se você não con­seguir encon­trá-lo, ver­i­fique seu arqui­vo robots.txt (domain.com/robots.txt), pois sua local­iza­ção cos­tu­ma estar lis­ta­da lá:

Robots.txt file location

Se ain­da não con­seguir encon­trá-lo, provavel­mente você não tem um e pre­cisa de cri­ar um. Caso con­trário, você pre­cis­ará de enviar isso ao Google. Meu guia abaixo ensi­na como faz­er essas duas coisas.

Certifique-se de que seu site é indexável

As pes­soas não pesquisam em toda a web quan­do pesquisam no Google. Eles estão pesquisan­do o índice de pági­nas do Google na web. Se a sua pági­na não for indexáv­el, o Google não poderá indexá-la e ela não apare­cerá nos resul­ta­dos da pesquisa.

Feliz­mente, o Google pode indexar todas as pági­nas da web, a menos que você informe que isso não é per­mi­ti­do. Infe­liz­mente, é um erro bas­tante comum impedir que o Google indexe tudo, espe­cial­mente com novos web­sites ou após migrações de websites.

Veja como encon­trar pági­nas que o Google não con­segue indexar gra­tuita­mente com as Fer­ra­men­tas para web­mas­ters do Ahrefs (AWT):

  1. Ras­treie seu web­site com Site Audit
  2. Vá ao relatório “All Issues” (prob­le­mas, em português)
  3. Ver­i­fique o erro “Pági­na Noin­dex no mapa do website”
Finding noindex pages in sitemap using Ahrefs' Site Audit

Os Sitemaps (mapas do web­site) lis­tam as pági­nas que você dese­ja que os mecan­is­mos de pesquisa index­em. Se essas pági­nas tiverem uma meta tag robots “noin­dex” ou x‑ro­bots-tag, você terá um prob­le­ma para resolver. Você deve remover essas pági­nas do mapa do site ou excluir a tag noin­dex da página.

Adicione marcação de esquema à sua página inicial

A mar­cação de esque­ma é um códi­go estru­tu­ra­do que aju­da os mecan­is­mos de pesquisa a com­preen­derem e a rep­re­sentarem mel­hor o seu site nos resul­ta­dos de pesquisa. Recomen­damos que todos os sites adi­cionem a mar­cação “Orga­ni­za­ção” ou “Pes­soa” à sua pági­na inicial.

Feliz­mente, a maio­r­ia das platafor­mas de web­sites e plu­g­ins de SEO com­ple­tos facili­tam isso mes­mo. Você não pre­cisa escr­ev­er nen­hum códi­go de raíz.

Por exem­p­lo, se você usa o plu­g­in Yoast no Word­Press, você pode faz­er isso nas con­fig­u­rações de “Rep­re­sen­tação do site”:

Schema in Yoast

Tudo o que você pre­cisa faz­er é escol­her se é uma orga­ni­za­ção ou uma pes­soa e, em segui­da, preencher detal­h­es como o nome da sua orga­ni­za­ção e links para redes soci­ais. O plu­g­in irá escr­ev­er e adi­cionar a mar­cação do esque­ma para você de for­ma rápida.

Para ver­i­ficar se tudo está fun­cio­nan­do cor­re­ta­mente, conecte sua pági­na ini­cial ao val­i­dador de mar­cação de esque­ma. Você dev­erá ver o códi­go assim:

Schema example

Certifique-se que seu website é compatível com dispositivos móveis

A com­pat­i­bil­i­dade com dis­pos­i­tivos móveis tem sido um fator de clas­si­fi­cação há anos porque a maio­r­ia das pesquisas ocorre em dis­pos­i­tivos móveis. Você pode ver­i­ficar se o seu site é com­patív­el com dis­pos­i­tivos móveis com o relatório de usabil­i­dade em dis­pos­i­tivos móveis no Google Search Console.

Mobile Usability report in Google Search Console

Verifique se você está usando HTTPS

HTTPS é um fator de clas­si­fi­cação “leve” que está con­fir­ma­do.

Se o seu web­site usa HTTPS, ele mostrará o ícone de “cadea­do” no seu navegador:

"Lock" icon representing a secure site

Se não vir isso, você pre­cis­ará insta­lar um cer­ti­fi­ca­do TLS.

Muitas platafor­mas e “hosts” na web ofer­e­cem um dess­es gra­tuita­mente hoje em dia. Caso con­trário, você pode obter um gra­tuita­mente em Let’s Encrypt. (Você só pre­cisa ter certeza de que seu host supor­ta isso.)

Certifique-se de que seu site esteja acessível em um domínio

Os vis­i­tantes não devem poder aces­sar seu web­site em vários locais. Isso pode causar prob­le­mas para ras­treadores de mecan­is­mos de pesquisa, bem como prob­le­mas de index­ação e segurança.

Para ver­i­ficar se tudo está em ordem, insira estas qua­tro ver­sões do seu site em httpstatus.io:

  • http://seudominio.com
  • http://www.seudominio.com
  • https://seudominio.com
  • https://www.seudominio.com

Se tudo estiv­er bem, três deles dev­erão redi­re­cionar para uma das ver­sões HTTPS:

How homepage redirects should look for a website

Se isso não acon­te­cer, você pre­cis­ará con­fig­u­rar redi­re­ciona­men­tos do tipo 301 permanentes.

Certifique-se de que seu site carregue rápido

A veloci­dade da pági­na tem sido um fator de clas­si­fi­cação impor­tante no desk­top des­de 2010 e no celu­lar des­de 2018.

O Google usou vários sinais para medir a veloci­dade da pági­na no pas­sa­do, con­tu­do atual­mente usa ape­nas Core Web Vitals.

Você pode ver­i­ficar o desem­pen­ho do Core Web Vitals do seu site gra­tuita­mente nas Fer­ra­men­tas para web­mas­ters do Ahrefs (AWT):

  1. Ras­treie seu web­site com o Site Audit
  2. Acesse o relatório de desem­pen­ho
  3. Ver­i­fique a seção “Core Web Vitals”
Core Web Vitals report in Ahrefs' Site Audit

Se você vir muito ver­mel­ho aqui, seu web­site provavel­mente pre­cisa de melhorias.

Nota adi­cional.
Para visu­alizar Core Web Vitals no AWT da Ahrefs, você pre­cis­ará se conec­tar à API Page­Speed ​​Insights do Google. Isso leva ape­nas um ou dois min­u­tos e por isso nós temos instruções pas­so a pas­so no Site Audit.

Instale um plugin de compactação de imagem

A com­pactação de ima­gens tor­na os arquiv­os de imagem menores e mel­ho­ra a veloci­dade da página.

Se você estiv­er usan­do uma platafor­ma de site como Wix ou Shopi­fy, não há mui­ta neces­si­dade de se pre­ocu­par com isso, pois eles com­pactam as ima­gens auto­mati­ca­mente. Ain­da assim, se estiv­er usan­do Word­Press, você pre­cis­ará insta­lar um plu­g­in de com­pactação de imagem como ShortPixel.

Nota adi­cional.
Short­Pix­el per­mite com­pactar até 100 ima­gens por mês gratuitamente.

Obtenha um perfil comercial gratuito do Google

Os per­fis de empre­sas do Google apare­cem nas pesquisas locais do Google e no Google Maps.

Example of Google Business Profiles in the local pack

Se sua empre­sa tem uma loja físi­ca ou atende uma área local, con­fig­u­rar um per­fil com­er­cial no Google é a mel­hor coisa que você pode faz­er pelo seu SEO. Você pode se inscr­ev­er para um aqui. É total­mente gra­tu­ito. Bas­ta preencher o máx­i­mo de infor­mações pos­sív­el para aumen­tar suas chances de apare­cer nos resul­ta­dos de pesquisa.

Back­links são links de out­ros sites para o seu site e são um dos prin­ci­pais fatores de clas­si­fi­cação do Google. Exis­tem muitas maneiras de obter mais (através de link build­ing), mas o mel­hor pon­to de par­ti­da é replicar os links de seus concorrentes.

Há muitas maneiras de faz­er isso, mas procu­rar links de diretórios de con­cor­rentes é um bom pon­to de partida.

Veja como faz­er isso:

  1. Vá para o Site Explor­er do Ahrefs 
  2. Insira o URL da sua página
  3. Mude o modo para “URL Exacto”
  4. Acesse o relatório de Inter­seção de link
  5. Insira as pági­nas ini­ci­ais de alguns con­cor­rentes em cam­pos em branco
  6. Defi­na o modo de pesquisa para todas as pági­nas como “URL”
  7. Clique em “Mostrar opor­tu­nidades de link”
Finding links that multiple competitors have with the Link Intersect report in Ahrefs' Site Explorer

Geral­mente é muito fácil iden­ti­ficar diretórios locais e do setor na lista:

Examples of directories

Se você acha que seria útil ter sua empre­sa lis­ta­da em qual­quer um dess­es diretórios, reg­iste-se para obter uma con­ta e crie um per­fil. Você rece­berá um link também.

Aqui estão as tare­fas que você deve realizar ao con­fig­u­rar seu web­site e a cada poucos meses depois dis­so (para uma ver­i­fi­cação de SEO eficaz).

Corrigir páginas quebradas

Links que­bra­dos podem impactar neg­a­ti­va­mente a exper­iên­cia do usuário e inter­romper o fluxo de “autori­dade” den­tro e ao redor do seu website.

Para encon­trar links que­bra­dos em seu web­site gra­tuita­mente, use as Ahrefs Web­mas­ter Tools.

  1. Ras­treie seu site com a fer­ra­men­ta Site Audit
  2. Vá para o relatório de Pági­nas internas
  3. Clique no sep­a­rador de “Prob­le­mas”
  4. Pro­cure por erros de “pági­na 404”
Finding broken pages in Ahrefs' Site Audit

Veja como lidar com cada link que­bra­do que você encontrar:

How to deal with broken links

Atualizar conteúdo em declínio

As clas­si­fi­cações nos mecan­is­mos de pesquisa ten­dem a cair com o tem­po se você não man­tiv­er as pági­nas atu­al­izadas. Isto é espe­cial­mente ver­dade para tópi­cos em que as pes­soas procu­ram por infor­mações novas.

Veja como encon­trar pági­nas que pode­ri­am ser atu­al­izadas no Google Search Console:

  1. Vá até ao relatório de resul­ta­dos da pesquisa
  2. Clique no fil­tro “Data” e sele­cione o modo “Com­parar”
  3. Escol­ha “Com­parar os últi­mos 6 meses com o perío­do anterior”
  4. Car­regue em “Apply
  5. Clique na guia “Pági­nas” na tabela
  6. Clas­si­fique os resul­ta­dos por “Difer­ença de cliques” do menor para o maior
Finding pages that could use a refresh in Google Search Console

Por exem­p­lo, nos­sa lista das prin­ci­pais pesquisas do Google rece­beu mais de 75 mil vis­i­tas orgâni­cas nos últi­mos seis meses do que nos seis meses ante­ri­ores. Provavel­mente, isso ocorre porque as pes­soas esper­am encon­trar uma lista atu­al­iza­da de con­sul­tas, porém nós atu­al­izamos a pági­na pela últi­ma vez há alguns meses atrás.

Faça uma análise de lacunas de conteúdo

Uma análise de lacu­nas de con­teú­do encon­tra as palavras-chave clas­si­fi­cadas por seus con­cor­rentes, mas você não. Fre­quente­mente, eles apon­tam para tópi­cos sobre os quais tam­bém faria sen­ti­do cri­ar conteúdo.

Veja como faz­er um no Ahrefs:

  1. Acesse a fer­ra­men­ta de Com­pet­i­tive Analysis
  2. Insira seu domínio como destino
  3. Insira alguns con­cor­rentes seus
  4. Clique “Com­parar”
Doing a competitive analysis in Ahrefs' Competitive Analysis tool

Você verá, por isso, palavras-chave que pelo menos um con­cor­rente está clas­si­fi­ca­do entre os 10 primeiros lugares, mas que você não está clas­si­fi­ca­do de for­ma alguma.

Por exem­p­lo, três de nos­sos con­cor­rentes estão entre os 10 primeiros através do “rankbrain”:

Examples of content gaps

Este é provavel­mente um tópi­co que dev­eríamos con­sid­er­ar cobrir.

Atualize seu perfil comercial do Google

Se você já chegou a um restau­rante e o encon­trou fecha­do ape­sar do Google diz­er que está aber­to, você já entende a importân­cia de man­ter seu Per­fil Empre­sar­i­al no Google atu­al­iza­do. Dado que leva ape­nas alguns min­u­tos a cada dois meses, não vale a pena arriscar críti­cas neg­a­ti­vas e clientes descontentes. 

Aqui estão algu­mas coisas para você ver­i­ficar constantemente:

  • Horário de abertura
  • Horário de fun­ciona­men­to em feri­ados (por exem­p­lo, Natal)
  • Número de celular
  • Pro­du­tos e serviços 

Tam­bém recomen­do usar o recur­so “posta­gens” para man­ter os seguidores da sua empre­sa sem­pre atualizados.

Por exem­p­lo, este per­iódi­co online Guia da Sem­ana tem uma postagem falan­do sobre 24 bares para con­hecer em Vila Madale­na na cidade de São Paulo:

Example of posts on Google Business Profiles

Verifique se há outros problemas técnicos

Cen­te­nas de prob­le­mas téc­ni­cos podem prej­u­dicar seu web­site e podem sur­gir a qual­quer momen­to. É por isso que é muito impor­tante ver­i­ficá-los peri­odica­mente e cor­ri­gir quais­quer prob­le­mas impor­tantes que sur­girem, man­ten­do uma boa ver­i­fi­cação de SEO. 

Você pode faz­er isso gra­tuita­mente com o Site Audit nas Fer­ra­men­tas para Web­mas­ters do Ahrefs. Bas­ta escol­her a opção de exe­cu­tar ras­trea­men­tos pro­gra­ma­dos ao con­fig­u­rar seu pro­je­to (sem­anal­mente ou men­salmente é ade­qua­do para a maio­r­ia dos websites).

How to schedule crawls in Ahrefs' Site Audit

O Site Audit ras­treará seu site em bus­ca de mais de 140 pos­síveis prob­le­mas de SEO. Ele fará isso peri­odica­mente de acor­do com a pro­gra­mação defini­da e enviará aler­tas por e‑mail sobre novos problemas:

Email alert from Ahrefs' Site Audit

Se você clicar em “Visu­alizar” em qual­quer prob­le­ma, você será dire­ciona­do para o Site Audit e mostrará os URLs afetados:

Showing 404 pages in Ahrefs' Site Audit

Você pode então clicar no botão “Porquê e Como Cor­ri­gir” para saber como lidar com cada problema.

Instructions on how to fix issues in Ahrefs' Site Audit

Aqui estão as tare­fas de SEO que você deve realizar ao adi­cionar novas pági­nas ao seu web­site que dese­ja ter um bom desem­pen­ho na pesquisa orgânica.

Encontre uma palavra-chave primária para segmentar

Cada pági­na do seu site deve ter como alvo uma palavra-chave prin­ci­pal. Você deve faz­er pesquisas de palavras-chave peri­odica­mente para encon­trar tópi­cos para seg­men­tar, mas tam­bém é impor­tante ter certeza de que está dire­cio­nan­do a mel­hor palavra-chave sem­pre que pub­licar uma nova página.

Por exem­p­lo, dig­amos que você este­ja escreven­do um post sobre as mel­hores pro­teí­nas em pó. Há muitas maneiras pelas quais as pes­soas podem pesquis­ar isso, como:

  • qual é a mel­hor pro­teí­na em pó
  • mel­hores suple­men­tos proteicos
  • mel­hores shakes de proteína

Qual dessas palavras-chave deve ser seu alvo prin­ci­pal, se houver?

Feliz­mente, há uma maneira fácil de desco­brir isso. Bas­ta pesquis­ar o seu tópi­co no Key­words Explor­er do Ahrefs e con­sul­tar o tópi­co pai (ou por out­ras palavras, o tópi­co prin­ci­pal). Geral­mente, essa é uma for­ma mais pop­u­lar de pesquis­ar a mes­ma coisa.

Parent Topic in Ahrefs' Keywords Explorer
Nota adi­cional.
O tópi­co “pai” não é 100% infalív­el. Ele sim­ples­mente mostra a palavra-chave que envia a maior parte do tráfego do mecan­is­mo de pesquisa para a pági­na com mel­hor clas­si­fi­cação para sua palavra-chave des­ig­na­da. Geral­mente, essa é a mel­hor palavra-chave a ser seg­men­ta­da, mas nem sem­pre. Por­tan­to, não deixe que isso supere o seu bom senso.

Avalie a intenção de pesquisa

As pes­soas ten­dem a quer­er ver um destes tipos de con­teú­do quan­do pesquisam no Google (ou em out­ro mecan­is­mo de pesquisa):

  • Postagem/artigo no blog
  • Fer­ra­men­ta interativa
  • Vídeo
  • Pági­na de categoria
  • Pági­na de produto

Desco­brir qual delas as pes­soas que procu­ram sua palavra-chave dese­jam ver é con­heci­do como avali­ação da intenção de pesquisa. Esta é uma eta­pa cru­cial se você dese­ja ter a mel­hor chance de clas­si­fi­cação, já que o Google dese­ja clas­si­ficar o con­teú­do que os pesquisadores procuram.

Como fazê-lo?

Pro­cure o tipo de con­teú­do mais comum entre os resul­ta­dos mais bem classificados. 

Por exem­p­lo, fer­ra­men­tas inter­a­ti­vas dom­i­nam a primeira pági­na para “dias entre datas”. Mas os vídeos dom­i­nam a primeira pági­na do “excel para iniciantes”:

Example of how search intent varies

A par­tir daqui, recomen­damos apro­fun­dar-se na intenção para enten­der o mel­hor for­ma­to e ângu­lo de con­teú­do para o tra­bal­ho. Sai­ba mais sobre isso no guia vin­cu­la­do abaixo.

Avalie suas chances de classificação no Google

Com­preen­der a facil­i­dade ou difi­cul­dade de clas­si­fi­cação de uma palavra-chave aju­da você a pri­orizar a opor­tu­nidade e definir expec­ta­ti­vas realistas.

Para uma esti­ma­ti­va aprox­i­ma­da, você pode usar a pon­tu­ação de difi­cul­dade de palavras-chave no Key­words Explor­er.

Keyword Difficulty (KD) score in Ahrefs' Keywords Explorer

Acon­sel­hamos que não con­fie total­mente nis­so, pois isso leva em con­sid­er­ação ape­nas os back­links. Out­ros fatores podem indicar uma palavra-chave difí­cil de clas­si­ficar, como:

  • Back­links de alta qual­i­dade para as pági­nas mais bem classificadas.
  • Alta relevân­cia do tópi­co dos sites mais bem classificados.
  • Palavras asso­ci­adas a grandes mar­cas no top 10.
  • Um tipo de con­teú­do dom­i­nante que você não tem recur­sos para criar.

Pesquise o que as pessoas querem saber

Dig­amos que você quer se clas­si­ficar em “mar­ket­ing de afil­i­a­dos”. A par­tir dessa análise da intenção, fica claro que as pes­soas estão procu­ran­do uma postagem em um blog. Con­tu­do, o que especi­fi­ca­mente querem eles saber? Esta é a per­gun­ta que você pre­cisa respon­der se quis­er pro­duzir o mel­hor con­teú­do aos olhos do Google.

Uma maneira de respon­der a essa per­gun­ta é procu­rar pon­tos em comum entre as pági­nas com mel­hor classificação.

Por exem­p­lo, todas as pági­nas de mel­hor clas­si­fi­cação para “mar­ket­ing de afil­i­a­dos” têm uma definição clara:

Example of a common subtopic among top-ranking pages

Isso fun­ciona, mas pode ser bas­tante demorado.

Muitas vezes, é mais rápi­do exe­cu­tar uma análise de lacu­nas de con­teú­do (con­tent gap) ao nív­el da pági­na e para as pági­nas mais bem clas­si­fi­cadas, de for­ma a encon­trar as palavras-chave para as quais elas estão clas­si­fi­cadas. Algu­mas delas geral­mente apon­tam para sub-tópi­cos que as pági­nas cobrem.

Veja como faz­er isso no Ahrefs:

  1. Vá para a fer­ra­men­ta de Com­pet­i­tive Analysis
  2. Insira o URL da sua pági­na como des­ti­no (adi­cione o URL que você plane­ja usar se ain­da não criou sua página)
  3. Insira os URLs de algu­mas pági­nas de mel­hor clas­si­fi­cação como alvos
  4. Clique em “Com­parar”
Running a competitive analysis at the page level to find important subtopics

A par­tir daí, vá para o relatório de Lacu­na de con­teú­do e pro­cure palavras-chave que rep­re­sen­tem subtópicos:

Examples of subtopics in the Content Gap report

Otimize seus títulos e subtítulos

O Google anal­isa títu­los e sub­tí­tu­los para enten­der mel­hor o con­teú­do de uma pági­na. Isso os tor­na locais óbvios para incluir palavras-chave especí­fi­cas rela­cionadas ao seu conteúdo.

Por exem­p­lo, esta seria uma for­ma lóg­i­ca de estru­tu­rar uma pági­na acer­ca de fru­tas e vegetais:

  • H1: Fru­tas & Vegetais 
    • H2: Fru­tas
      • H3: Maçã
      • H3: Laran­ja
    • H2: Veg­e­tais
      • H3: Cenoura

Isso não ape­nas leva você nat­u­ral­mente a incluir palavras-chave em títu­los e sub­tí­tu­los, mas tam­bém tor­na seu con­teú­do mais fácil de ler e digerir.

How headings and subheadings improve readability

Prenda os leitores com sua introdução (apenas postagens de blog)

Se você não con­seguir con­vencer os leitores de que sua pági­na ofer­ece o que dese­jam em poucos segun­dos, eles cli­carão no botão “voltar”. Isso é ruim porque se eles nun­ca lerem seu con­teú­do, não irão con­vertê-lo, com­par­til­há-lo ou cri­ar um link para ele. 

A fór­mu­la PAS é um bom pon­to de par­ti­da para uma intro­dução atraente.

The PAS formula

Por exem­p­lo, dig­amos que esta­mos a escr­ev­er um post sobre como preparar o bife perfeito.

Começaríamos descreven­do o prob­le­ma:

The PAS formula — problem

Depois, agi­taríamos o problema:

The PAS formula — agitate

E final­mente rev­e­lam­os a solução:

The PAS formula — solution

Edite o seu texto e simplifique‑o

Ao todo, 50% da pop­u­lação dos EUA lê abaixo do nív­el de leitu­ra da oita­vo grau de esco­lar­i­dade.

How well U.S. adults read

Por esse moti­vo, você deve man­ter as coisas sim­ples, a menos que queira afas­tar 1 em cada 2 vis­i­tantes. Que significa:

  • Usan­do fras­es e pará­grafos curtos.
  • Usan­do palavras e fras­es simples.
  • Evi­tan­do jargões.

Hem­ing­way é uma fer­ra­men­ta gra­tui­ta basea­da em um nave­g­ador que pode aju­dar nis­so mes­mo. Ele infor­ma o nív­el de nota atu­al do seu tex­to e sug­ere melhorias.

Hemingway's readability grade

Muitas vezes as pes­soas pen­sam que links para out­ros sites são prej­u­di­ci­ais para o SEO. Isso não é ver­dade. Provavel­mente não aju­dará muito o seu SEO, mas tam­bém não o prej­u­di­cará (a menos que você este­ja vin­cu­lan­do a coisas obscuras).

Aqui está o que John Mueller, do Google, disse sobre links para out­ros sites:

Cri­ar links para out­ros web­sites é uma óti­ma maneira de agre­gar val­or aos seus usuários. Muitas vezes, os links aju­dam os usuários a saber mais, a ver­i­ficar suas fontes e a enten­der mel­hor como o seu con­teú­do é rel­e­vante para as dúvi­das que eles têm.

Isso sig­nifi­ca que você deve forçar links para out­ros web­sites em seu con­teú­do? Defin­i­ti­va­mente não. Sig­nifi­ca ape­nas que você deve adi­cioná-los se e quan­do fiz­er sen­ti­do, como se você pre­cisas­se faz­er refer­ên­cia a uma fonte.

Torne o conteúdo mais fácil de consumir com imagens

Ninguém quer ler uma grande parede de tex­to. É algo que pode ser “opres­sor” e pode levar as pes­soas a pular. Mas as ima­gens aju­dam a resolver isso, dividin­do o seu tex­to e aux­il­ian­do na com­preen­são visual.

Mel­hor ain­da, as ima­gens podem ser clas­si­fi­cadas no Ima­gens do Google e enviar ain­da mais tráfego para você.

Por exem­p­lo, de acor­do com o Search Con­sole, o Google Ima­gens dire­cio­nou para o nos­so blog quase 20 mil vis­i­tas orgâni­cas nos últi­mos três meses:

Google Images traffic in Search Console

Sem dúvi­da, isso seria ain­da maior se você estivesse em um nicho visu­al como comi­da ou design.

Dito isso, não coloque ima­gens aleatórias em seu con­teú­do ape­nas por faz­er. Faça um esforço para usar ima­gens que real­mente sir­vam a um propósi­to e aju­dem os leitores a visu­alizar as coisas.

Otimize suas imagens

Se você já con­clui os itens do capí­tu­lo “Tare­fas úni­cas (uma só vez)”, no âmbito dessa lista de ver­i­fi­cação de SEO que propo­mos, você tam­bém já deve ter insta­l­a­do um plu­g­in de com­pactação de imagem. Con­tu­do, há out­ras otimiza­ções de imagem que você ain­da deve faz­er pági­na por página:

  1. Nomeie as ima­gens de for­ma des­criti­va – Não use nomes de arquiv­os de imagem genéri­cos como IMG_875939.png ou Screenshot-2021–06-01. Use nomes de arquiv­os des­critivos como black-puppy.png ou eiffel-tower.jpg.
  2. Adi­cione tex­to alter­na­ti­vo que seja des­criti­vo sufi­ciente – O tex­to alter­na­ti­vo sub­sti­tui uma imagem na pági­na quan­do ela não car­rega. Tam­bém é útil para quem usa leitores de tela. Sai­ba mais aqui.

Defina uma tag de título e uma meta descrição atraentes

Tags de títu­lo e meta descrições apare­cem nos resul­ta­dos de pesquisa do Google para aju­dar os usuários a enten­der do que se tra­ta a página.

Example of title tag and meta description in Google's search results
Nota adi­cional.
O Google usa meta descrições ape­nas para o snip­pet que aparece nos resul­ta­dos de pesquisa em 62,78% das vezes. No resto do tem­po, ele usa out­ra infor­mação qual­quer pre­sente na pági­na. Isso tor­na a tag de títu­lo mais impor­tante do que a meta descrição.

Essa é uma práti­ca recomen­da­da: incluir sua palavra-chave alvo (ou uma vari­ação aprox­i­ma­da) na tag de títu­lo onde fiz­er sen­ti­do. Além dis­so, tra­ta-se de tornar o títu­lo e a meta descrição tão atraentes quan­to possível.

Aqui ficam algu­mas dicas:

  • Man­ten­ha isso cur­to Menos de 70 car­ac­teres para a tag de títu­lo e menos de 160 para a meta descrição. Isso aju­da a evi­tar truncamento.
  • Cor­re­spon­der à intenção de pesquisa – Deixe claro para os pesquisadores que você tem o que eles procuram.
  • Não clique em isca – Seja hon­esto sobre o que está em sua pági­na. Não prometa demais.
  • Inclua o ano – Na tag de títu­lo para temas que exigem atualização.
DICA

Se você está lutan­do para encon­trar um títu­lo ou meta descrição atraente, tente pedir ao Chat­G­PT para faz­er o tra­bal­ho para você:

Using ChatGPT to come up with titles

Defina um pequeno slug de URL descritivo

O slug do URL é a últi­ma parte do URL:

Example of a URL slug

O Google recomen­da usar palavras que sejam rel­e­vantes para o seu con­teú­do aqui. Isso tam­bém aju­da os pesquisadores a enten­derem do que se tra­ta sua pági­na antes de clicar.

A maneira mais fácil de faz­er isso é definir o slug para sua palavra-chave alvo:

https://ahrefs.com/blog/seo-checklist/

No entan­to, isso nem sem­pre faz sen­ti­do. Depende da sua estru­tu­ra de URL.

Por exem­p­lo, nos­so glossário de SEO tem como alvo a palavra-chave “glossário de SEO”. Porém, como pub­li­camos isso em ahrefs.com/seo, usamos ape­nas o glossário para o slug e não o glossário de SEO para evi­tar repetições desnecessárias do ter­mo “SEO”.

URL slug for our SEO glossary

Além dis­so, mais cur­to é sem­pre mel­hor porque URLs lon­gos ten­dem a trun­car nas pági­nas de resul­ta­dos de pesquisa: 

URL slug that's cut off

Adicionar marcação de esquema para snippets com qualidade

A mar­cação de esque­ma pode afe­tar a for­ma como suas pági­nas apare­cem nos resul­ta­dos da pesquisa.

Por exem­p­lo, aqui está uma pági­na atual­mente clas­si­fi­ca­da como “recei­ta de mas­sa de pizza”:

Rich snippets example

As avali­ações com estre­las, a con­tagem de avali­ações e o tem­po de preparação apare­cem, graças à mar­cação do esquema.

Se você dese­ja se qual­i­ficar para ess­es tipos de “resul­ta­dos apri­mora­dos”, aqui está uma lista com­ple­ta de recur­sos do Google, jun­to com os dados estru­tu­ra­dos que você pre­cisa usar.

Em ter­mos de imple­men­tação, você mes­mo pode escr­ev­er a mar­cação e adi­cioná-la à sua pági­na ou usar um plu­g­in para criá-la para você. O Yoast tra­bal­ha com alguns deles.

How to add schema markup in Yoast

Adicione um índice (somente postagens de blog)

Um índice fornece “links ânco­ra” para difer­entes seções da página.

Example of a table of contents

Adi­cioná-los a posta­gens lon­gas de blog faz sen­ti­do para aju­dar os pesquisadores a nave­g­ar. Eles tam­bém podem ajudá-lo a gan­har sitelinks nos resul­ta­dos da pesquisa:

Example of sitelinks

Os links inter­nos aju­dam o Google a encon­trar pági­nas do seu site e enten­der do que se trata.

A maio­r­ia das platafor­mas de web­sites adi­ciona auto­mati­ca­mente links inter­nos para novas pági­nas a par­tir de suas pági­nas “pai”, mas você pode impul­sion­ar ain­da mais as novas pági­nas adi­cio­nan­do mais links inter­nos contextuais.

Por exem­p­lo, quan­do pub­li­camos novas posta­gens no blog, o Word­Press vin­cu­la-se inter­na­mente a elas na pági­na ini­cial do nos­so blog:

Example of an internal link to a new post on Ahrefs' blog homepage

Isso é bom, mas provavel­mente há muitos out­ros lugares onde faria sen­ti­do cri­ar um link para esta postagem em nos­so blog. Ao adi­cionar links inter­nos aí, podemos dire­cionar mais pes­soas para este guia e diz­er ao Google o quão impor­tante o consideramos.

Veja abaixo como encon­trar opor­tu­nidades de links inter­nos gra­tuita­mente com as Fer­ra­men­tas para web­mas­ters do Ahrefs (AWT):

  1. Ras­treie seu site com o Site Audit
  2. Vá até ao Explo­rador de página
  3. Pesquise sua palavra-chave alvo no “Tex­to da pági­na” de out­ras páginas
Finding internal link opportunities in Ahrefs' Site Audit

Bas­ta então vis­i­tar as pági­nas dos retornos, pesquis­ar sua palavra-chave na pági­na e adi­cionar um link con­tex­tu­al se e onde fiz­er sentido.

Aqui está uma que adi­cionamos de nos­sa lista de fer­ra­men­tas gra­tu­itas de pesquisa de palavras-chave:

Example of a contextual internal link

Promova seu conteúdo com divulgação (opcional)

As pes­soas não podem cri­ar links para um con­teú­do se não sou­berem que ele existe. É por isso que vale a pena faz­er divul­gação recor­ren­do ao link build­ing — espe­cial­mente se você estiv­er ten­tan­do se clas­si­ficar para uma palavra-chave competitiva.

Há muitas maneiras de faz­er isso, mas a téc­ni­ca do arran­ha-céu rever­so (sky­scraper, em inglês) é um óti­mo pon­to de partida.

Aqui fica o processo:

  1. Encon­tre pági­nas con­cor­rentes de qual­i­dade infe­ri­or com backlinks
  2. Peça às pes­soas que pos­suem links para eles que façam links para você

Para encon­trar pági­nas con­cor­rentes com back­links, bas­ta inserir sua palavra-chave no Key­words Explor­er do Ahrefs e rolar até a visão ger­al dos resul­ta­dos de pesquisa:

Referring domains (linking websites) to the top-ranking pages, via Ahrefs' Keywords Explorer

A seguir, vis­ite as pági­nas e pro­cure motivos pelos quais seu con­teú­do é mel­hor, como:

  • Seu con­teú­do é impre­ciso e desatualizado.
  • Eles não expli­cam as coisas em detalhes.
  • O design deles não é bom.

É sim­ples­mente, assim sendo, uma questão de lançar seu link como um sub­sti­tu­to para qual­quer pes­soa que ten­ha um link para essa pági­na. Para encon­trá-los, conecte a pági­na ao Site Explor­er do Ahrefs e ver­i­fique o relatório de Back­links.

Pensamentos finais

SEO é um proces­so con­tín­uo e seria impos­sív­el incluir tudo o que é impor­tante em uma lista de ver­i­fi­cação final de SEO. Dito isto, se você abor­dar os itens da lista de ver­i­fi­cação aci­ma, estará no cam­in­ho cer­to para obter clas­si­fi­cações mais altas. Você provavel­mente tam­bém estará bem à frente da con­cor­rên­cia. Isso é tudo que importa.

Se você dese­ja saber mais sobre como exe­cu­tar a lista de ver­i­fi­cação de SEO, con­fi­ra nos­so cur­so de treina­men­to de SEO gra­tu­ito.

Quer ain­da mais ideias de SEO? Con­fi­ra nos­sa lista de dicas de SEO.

Ou se você quis­er fer­ra­men­tas de SEO, con­fi­ra nos­sa lista de fer­ra­men­tas de SEO gra­tu­itas.