A maioria dos ‘Tipos’ de Marketing de Conteúdo não fazem sentido. Aqui ficam aqueles que, na verdade, fazem sentido.

A maioria dos ‘Tipos’ de Marketing de Conteúdo não fazem sentido. Aqui ficam aqueles que, na verdade, fazem sentido.

Avatar
Marketing @ Ahrefs. Projeto de aprendizagem atual: Coreano. Eu também resumo livros no meu blog pessoal.
    Aqui ficam alguns “tipos” pop­u­lares de mar­ket­ing de conteúdo:
    • Blogs
    • Vídeos
    • Pod­casts
    • E‑mails
    • Info­grá­fi­cos
    • Webi­na­rs
    • Casos de estudo
    • Apre­sen­tações
    • E‑books
    • Whitepa­pers”
    • Teste­munhos
    • Slides
    • Ques­tionários
    • Fer­ra­men­tas

    Encon­trará estes tipos em prati­ca­mente qual­quer lista de mar­ket­ing de con­teú­do que apare­cer no Google, porém a ver­dade é que nen­hum dos que men­ciono são tipos de mar­ket­ing de con­teú­do. São tipos de con­teú­do… o que não é a mes­ma coisa!

    Neste guia, expli­co por que isso acon­tece e par­til­ho alguns tipos (reais) de mar­ket­ing de con­teú­do que podem ser usados.

    Mas vamos começar por esclare­cer as nos­sas definições.

    O que é marketing de conteúdo?

    O mar­ket­ing de con­teú­do é o proces­so de cri­ação e dis­tribuição de con­teú­do para atrair e reter clientes, sendo que qual­quer tipo de con­teú­do para alcançar estes obje­tivos pode ser uti­liza­do. Mas não é mar­ket­ing de con­teú­do, a menos que o con­teú­do real­mente pro­mo­va o seu negó­cio e este­ja asso­ci­a­do a uma estraté­gia de distribuição.

    Tipos de marketing de conteúdo

    Vamos olhar em detal­he por entre alguns tipos de mar­ket­ing de con­teú­do e ver­i­ficar como eles fun­cionam, na práti­ca, na vida real.

    Blog para efeitos de SEO

    Artigos/posts de blog são um tipo de con­teú­do pop­u­lar. Muitas empre­sas pub­li­cam-nos reg­u­lar­mente. No entan­to, a maio­r­ia não qual­quer recebe tráfego, mes­mo que sejam pro­movi­dos através das redes soci­ais, eles geral­mente gan­ham um pico no iní­cio, mas desa­pare­cem mais tarde.

    A razão para isso é que a maio­r­ia das empre­sas não tem uma estraté­gia de dis­tribuição. Eles ape­nas pub­li­cam e rezam para que o blog seja con­sum­i­do e descober­to na web. Para evi­tar esse mes­mo erro, pre­cisa de uma maneira de atrair tráfego con­sis­tente para o seu blog. E dado que 57,8% de todo o tráfego da web vem do Google, argu­men­ta­mos que não há mel­hor maneira do que escr­ev­er com foco total em boas práti­cas de SEO.

    Como é que nós o fazemos?

    A maneira mais sim­ples é procu­rar tópi­cos que as pes­soas estão real­mente a pesquis­ar nos motores de bus­ca e onde há opor­tu­nidades para escr­ev­er arti­gos de blog que pro­movam o seu negó­cio. Por exem­p­lo, se inserir­mos alguns tópi­cos rela­ciona­dos ao nos­so negó­cio no Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs e ver­i­fi­car­mos o relatório de ter­mos cor­re­spon­dentes, ver­e­mos mil­hares de ideias de palavras-chave a surgirem.

    Se obser­var­mos os resul­ta­dos de qual­quer uma dessas palavras-chave, ver­i­fi­camos a nos­sa lista de fer­ra­men­tas gra­tu­itas de pesquisa de palavras-chave clas­si­fi­cadas na posição #3. Por ter uma boa clas­si­fi­cação para alguns mil­hares de palavras-chave, esta palavra-chave recebe cer­ca de 6.700 vis­i­tas orgâni­cas por mês.

    Se obser­var o próprio arti­go do blog, verá que uma das fer­ra­men­tas recomen­dadas é o nos­so ger­ador de palavras-chave gra­tu­ito. Por out­ras palavras, o nos­so arti­go blog pro­move na per­feição o nos­so negó­cio, ten­do em con­ta cada um dos mil­hares de leitores mensais.

    Marketing de vídeo para o YouTube

    Com mais de 2 bil­hões de usuários conec­ta­dos men­salmente, o YouTube tem um públi­co exis­tente que você pode aced­er ao cri­ar vídeos que acres­cen­tem val­or e pro­mover o seu negó­cio, ao mes­mo tem­po. No entan­to, há mui­ta con­cor­rên­cia e os seus vídeos pre­cisam de ser pro­movi­dos e descober­tos, consequentemente.

    Como nós o fazemos?

    Assim como os blogs para SEO, a maneira mais sim­ples é encon­trar tópi­cos que as pes­soas pesquisam no YouTube que tam­bém per­mi­tam que você pro­mo­va o seu pro­du­to nat­u­ral­mente. Para encon­trar ess­es tópi­cos, insira algu­mas palavras-chave rel­e­vantes para o seu nicho de mer­ca­do no Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs, defina‑o como “YouTube” e ver­i­fique o relatório de ter­mos correspondentes.

    De segui­da, verá cen­te­nas de ideias de poten­ci­ais palavras-chave.

    Foi assim que con­struí­mos o nos­so canal no YouTube. O foco prin­ci­pal ini­cial­mente era clas­si­ficar bem as palavras-chave rel­e­vantes para o nos­so negó­cio. Por exem­p­lo, se olhar­mos para o tópi­co “pesquisa de palavras-chave”, con­cluí­mos que esta­mos em 1º lugar, o que gera mil­hares de visu­al­iza­ções mensalmente.

    O nos­so vídeo tam­bém abor­da o Explo­rador de Palavras-chave como a fer­ra­men­ta pref­er­en­cial para faz­er pesquisa de palavras-chave, pro­moven­do o nos­so negó­cio para mil­hares de espeta­dores do YouTube todos os meses.

    Podcast para aumentar consciência de marca

    Assim como os blogs, o pod­cast é um óti­mo tipo de con­teú­do para con­stru­ir um públi­co e pro­mover a sua mar­ca de for­ma con­sis­tente e proa­t­i­va. Con­tu­do, a maio­r­ia dos pod­casts tam­bém não gan­ha força e aca­ba esque­ci­do e aban­don­a­do alguns meses depois.

    E, difer­ente­mente do YouTube, a real­i­dade atu­al de descober­ta de pod­casts não é ide­al e pode difi­cul­tar bas­tante a tração e vis­i­bil­i­dade per­ante um públi­co novo.

    Ain­da assim, existe um cam­in­ho alter­na­ti­vo, que nós mes­mos planeamos: apare­cer em pod­casts como con­vi­da­do. Isso tor­na as coisas mais sim­ples, uma vez que não pre­cisa de gas­tar recur­sos para cri­ar um pod­cast que pode não fun­cionar, ten­do ain­da a opor­tu­nidade de ter aces­so a um públi­co já exis­tente através dos pod­casts em que é convidado.

    Com mais de 2 mil­hões de pod­casts hoje, há muitas opor­tu­nidades para ser entrevistado.

    Mas como é que encon­tra estas oportunidades?

    Uma maneira sim­ples e efi­caz é sim­ples­mente ir ao Google e pesquis­ar por pod­casts com maior vis­i­bil­i­dade e rep­utação para o seu nicho de mercado.

    No entan­to, a maio­r­ia deles será pop­u­lar e difí­cil para você seguir. Uma maneira mel­hor é iden­ti­ficar alguém de cal­i­bre semel­hante no seu setor que ten­ha sido con­vi­da­do em vários pod­casts. Por exem­p­lo, Lau­ra Roed­er, fun­dado­ra do Meet­Edgar, é alguém den­tro do nos­so setor que apare­ceu já em muitos podcasts.

    Para desco­brir os pod­casts em que ela esteve, vamos anal­is­ar o web­site dela no Explo­rador de Web­sites da Ahrefs, entrar no relatório “Back­links”, definir o menu sus­pen­so de pesquisa como “Títu­lo da pági­na de refer­ên­cia” e pesquis­ar pelo seu nome. De segui­da, ver­i­fi­camos que os links na col­u­na “Pági­na de refer­ên­cia” são prati­ca­mente todos os pod­casts em que a Lau­ra apareceu.

    Mal ten­ha iden­ti­fi­ca­do os pod­casts em que quer estar presente/ser entre­vis­ta­do, apre­sente-se, faça o seu pitch e deixe clara a intenção de ser convidado.

    Email marketing para estimular leads

    Far­nam Street obtém mais de 250,000 vis­i­tas men­sais orgânicas:

    Este públi­co-alvo está expos­to ao seu blog, onde ele ati­va­mente cap­tura infor­mações de con­tac­to (leads):

    Então, sem­pre que o Shane pub­li­ca um novo post, ele promove‑o para a sua lista de contactos:

    Isto fun­ciona de for­ma cícli­ca: o e‑mail dis­tribui o con­teú­do do blog para uma lista de e‑mail exis­tente, enquan­to o blog con­strói essa mes­ma lista através da exposição a novos vis­i­tantes e cap­tura das suas infor­mações de contato.

    Este “tiki-taka” entre e‑mail e blog tam­bém aju­da a estim­u­lar e nutrir o seu públi­co exis­tente. Isso ajuda‑o a aprox­i­mar-se do seu públi­co nas fas­es ini­ci­ais da jor­na­da do com­prador mais per­to do momen­to de “com­pra”. A sua mar­ca tam­bém será sem­pre lembrada.

    De vez em quan­do, quan­do o Shane lança os seus cur­sos online, a com­pra tor­na-se quase uma certeza do lado do públi­co, uma vez que este já está famil­iar­iza­do com o seu tra­bal­ho e o seu nome:

    Marketing de redes sociais para construir uma marca

    Não espere ter suces­so nas redes soci­ais com qual­quer con­teú­do. Para pro­mover efe­ti­va­mente a sua mar­ca nas redes, você pre­cisa de enten­der o que fun­ciona em uma deter­mi­na­da platafor­ma e pub­licar con­teú­do de for­ma nati­va, o que requer mais esforço.

    Mar­cas como a Inno­cent e a Wendy’s dão-se bem no Twit­ter porque enten­dem a afinidade das redes soci­ais por brin­cadeiras diver­tidas, opiniões fortes e sátira.

    A GoPro sabe que o Insta­gram está rela­ciona­do com fotos impo­nentes e mar­ket­ing de influ­en­ci­adores. A mar­ca com­bi­na com suces­so estes dois aspetos (e pro­move o seu pro­du­to sutil­mente), sele­cio­nan­do fotos e vídeos vis­tosos feitos por clientes que usaram pro­du­tos com selo GoPro.

    Não se tra­ta de cri­ar spam (isto é, ruí­do) no seu feed com links para a pági­na de com­pra dos seus próprios pro­du­tos. Em vez dis­so, tra­ta-se de se envolver ati­va­mente com as pes­soas nas redes soci­ais, sendo por isso mes­mo que se chamam redes SOCIAIS.

    Como escolher o tipo certo de marketing de conteúdo

    Já viu como os difer­entes tipos de mar­ket­ing de con­teú­do real­mente fun­cionam, é um fac­to, mas quais deve escol­her? Quais fun­cionarão para você?

    As suas escol­has depen­dem das suas respostas a estas qua­tro per­gun­tas abaixo.

    O que é adequado para atingir os seus objetivos de marketing?

    O mar­ket­ing de con­teú­do é, em últi­ma análise, ape­nas uma fer­ra­men­ta que usa para alcançar os seus obje­tivos. Por­tan­to, o tipo de mar­ket­ing de con­teú­do que escol­he, no final do dia, deve estar alin­hado com o que dese­ja alcançar.

    Por exem­p­lo, se o seu obje­ti­vo é obter mais tráfego para o seu web­site, talvez o email mar­ket­ing não seja o tipo cer­to de con­teú­do para esse obje­ti­vo. Pode quer­er con­sid­er­ar o blog para ter uma clas­si­fi­cação alta no Google e obter tráfego pas­si­vo ao lon­go do tempo.

    O que está certo para o seu nicho de mercado?

    Cer­tos tipos de con­teú­do fazem mais sen­ti­do para deter­mi­na­dos nichos.

    Por exem­p­lo, se ensi­na movi­men­tos de break­dance, um pod­cast não faz sen­ti­do. Ninguém vai se sen­tar e desco­brir como perce­ber como exe­cu­tar os movi­men­tos através do for­ma­to áudio. Mas os vídeos são per­feitos para este fim, porque o seu públi­co pode assi­s­tir e apren­der a exe­cu­tar ess­es movi­men­tos ao mes­mo tempo.

    O que está certo para o seu público-alvo?

    Como é que o seu públi­co gos­ta de con­sumir con­teú­do? Leem pre­dom­i­nan­te­mente ou assis­tem a vídeos no YouTube reg­u­lar­mente? Em que platafor­mas eles pas­sam a maior parte do tem­po? É no YouTube, Tik­Tok, Insta­gram, Twit­ter ou out­ra coisa?

    Se não tiv­er a certeza, des­cubra o que o seu públi­co par­til­ha nas redes soci­ais ou comu­nidades como o Red­dit. Por exem­p­lo, quase não há b‑boys ou b‑girls no Twit­ter, mas eles estão em todo o lado no Instagram.

    O que é certo para você?

    O mar­ket­ing de con­teú­do pode con­sumir muitos recur­sos, por isso faz sen­ti­do tra­bal­har em algo que goste e algo que seja a sua força motivadora.

    Se é um exce­lente escritor, mas não tem mui­ta con­fi­ança em frente a câmara, talvez não seja uma boa ideia pro­duzir vídeos. Por isso, pro­duzir arti­gos para blog pode ser uma escol­ha mel­hor e mais realista.

    Considerações finais

    Não se engane. Cri­ar con­teú­do por si só não fun­ciona. Há muitas histórias de blogs aban­don­a­dos, canais de YouTube, pod­casts e con­tas de redes soci­ais que desa­pare­ce­r­am do dia para a noite.

    Para que o tipo de mar­ket­ing de con­teú­do escol­hi­do por si ou pela sua empre­sa fun­cione, você pre­cisa de obter mais alcance e garan­tir que o con­teú­do aju­da a sua empre­sa a crescer.

    Algu­ma questão ou comen­tários adi­cionais? Diga-me o que pen­sa no Twit­ter.