- Blogs
- Vídeos
- Podcasts
- E‑mails
- Infográficos
- Webinars
- Casos de estudo
- Apresentações
- E‑books
- “Whitepapers”
- Testemunhos
- Slides
- Questionários
- Ferramentas
Encontrará estes tipos em praticamente qualquer lista de marketing de conteúdo que aparecer no Google, porém a verdade é que nenhum dos que menciono são tipos de marketing de conteúdo. São tipos de conteúdo… o que não é a mesma coisa!
Neste guia, explico por que isso acontece e partilho alguns tipos (reais) de marketing de conteúdo que podem ser usados.
Mas vamos começar por esclarecer as nossas definições.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é o processo de criação e distribuição de conteúdo para atrair e reter clientes, sendo que qualquer tipo de conteúdo para alcançar estes objetivos pode ser utilizado. Mas não é marketing de conteúdo, a menos que o conteúdo realmente promova o seu negócio e esteja associado a uma estratégia de distribuição.
Tipos de marketing de conteúdo
Vamos olhar em detalhe por entre alguns tipos de marketing de conteúdo e verificar como eles funcionam, na prática, na vida real.
Blog para efeitos de SEO
Artigos/posts de blog são um tipo de conteúdo popular. Muitas empresas publicam-nos regularmente. No entanto, a maioria não qualquer recebe tráfego, mesmo que sejam promovidos através das redes sociais, eles geralmente ganham um pico no início, mas desaparecem mais tarde.
A razão para isso é que a maioria das empresas não tem uma estratégia de distribuição. Eles apenas publicam e rezam para que o blog seja consumido e descoberto na web. Para evitar esse mesmo erro, precisa de uma maneira de atrair tráfego consistente para o seu blog. E dado que 57,8% de todo o tráfego da web vem do Google, argumentamos que não há melhor maneira do que escrever com foco total em boas práticas de SEO.
Como é que nós o fazemos?
A maneira mais simples é procurar tópicos que as pessoas estão realmente a pesquisar nos motores de busca e onde há oportunidades para escrever artigos de blog que promovam o seu negócio. Por exemplo, se inserirmos alguns tópicos relacionados ao nosso negócio no Explorador de Palavras-chave da Ahrefs e verificarmos o relatório de termos correspondentes, veremos milhares de ideias de palavras-chave a surgirem.
Se observarmos os resultados de qualquer uma dessas palavras-chave, verificamos a nossa lista de ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave classificadas na posição #3. Por ter uma boa classificação para alguns milhares de palavras-chave, esta palavra-chave recebe cerca de 6.700 visitas orgânicas por mês.
Se observar o próprio artigo do blog, verá que uma das ferramentas recomendadas é o nosso gerador de palavras-chave gratuito. Por outras palavras, o nosso artigo blog promove na perfeição o nosso negócio, tendo em conta cada um dos milhares de leitores mensais.
Marketing de vídeo para o YouTube
Com mais de 2 bilhões de usuários conectados mensalmente, o YouTube tem um público existente que você pode aceder ao criar vídeos que acrescentem valor e promover o seu negócio, ao mesmo tempo. No entanto, há muita concorrência e os seus vídeos precisam de ser promovidos e descobertos, consequentemente.
Como nós o fazemos?
Assim como os blogs para SEO, a maneira mais simples é encontrar tópicos que as pessoas pesquisam no YouTube que também permitam que você promova o seu produto naturalmente. Para encontrar esses tópicos, insira algumas palavras-chave relevantes para o seu nicho de mercado no Explorador de Palavras-chave da Ahrefs, defina‑o como “YouTube” e verifique o relatório de termos correspondentes.
De seguida, verá centenas de ideias de potenciais palavras-chave.
Foi assim que construímos o nosso canal no YouTube. O foco principal inicialmente era classificar bem as palavras-chave relevantes para o nosso negócio. Por exemplo, se olharmos para o tópico “pesquisa de palavras-chave”, concluímos que estamos em 1º lugar, o que gera milhares de visualizações mensalmente.
O nosso vídeo também aborda o Explorador de Palavras-chave como a ferramenta preferencial para fazer pesquisa de palavras-chave, promovendo o nosso negócio para milhares de espetadores do YouTube todos os meses.
Podcast para aumentar consciência de marca
Assim como os blogs, o podcast é um ótimo tipo de conteúdo para construir um público e promover a sua marca de forma consistente e proativa. Contudo, a maioria dos podcasts também não ganha força e acaba esquecido e abandonado alguns meses depois.
E, diferentemente do YouTube, a realidade atual de descoberta de podcasts não é ideal e pode dificultar bastante a tração e visibilidade perante um público novo.
Ainda assim, existe um caminho alternativo, que nós mesmos planeamos: aparecer em podcasts como convidado. Isso torna as coisas mais simples, uma vez que não precisa de gastar recursos para criar um podcast que pode não funcionar, tendo ainda a oportunidade de ter acesso a um público já existente através dos podcasts em que é convidado.
Com mais de 2 milhões de podcasts hoje, há muitas oportunidades para ser entrevistado.
Mas como é que encontra estas oportunidades?
Uma maneira simples e eficaz é simplesmente ir ao Google e pesquisar por podcasts com maior visibilidade e reputação para o seu nicho de mercado.
No entanto, a maioria deles será popular e difícil para você seguir. Uma maneira melhor é identificar alguém de calibre semelhante no seu setor que tenha sido convidado em vários podcasts. Por exemplo, Laura Roeder, fundadora do MeetEdgar, é alguém dentro do nosso setor que apareceu já em muitos podcasts.
Para descobrir os podcasts em que ela esteve, vamos analisar o website dela no Explorador de Websites da Ahrefs, entrar no relatório “Backlinks”, definir o menu suspenso de pesquisa como “Título da página de referência” e pesquisar pelo seu nome. De seguida, verificamos que os links na coluna “Página de referência” são praticamente todos os podcasts em que a Laura apareceu.
Mal tenha identificado os podcasts em que quer estar presente/ser entrevistado, apresente-se, faça o seu pitch e deixe clara a intenção de ser convidado.
Email marketing para estimular leads
Farnam Street obtém mais de 250,000 visitas mensais orgânicas:
Este público-alvo está exposto ao seu blog, onde ele ativamente captura informações de contacto (leads):
Então, sempre que o Shane publica um novo post, ele promove‑o para a sua lista de contactos:
Isto funciona de forma cíclica: o e‑mail distribui o conteúdo do blog para uma lista de e‑mail existente, enquanto o blog constrói essa mesma lista através da exposição a novos visitantes e captura das suas informações de contato.
Este “tiki-taka” entre e‑mail e blog também ajuda a estimular e nutrir o seu público existente. Isso ajuda‑o a aproximar-se do seu público nas fases iniciais da jornada do comprador mais perto do momento de “compra”. A sua marca também será sempre lembrada.
De vez em quando, quando o Shane lança os seus cursos online, a compra torna-se quase uma certeza do lado do público, uma vez que este já está familiarizado com o seu trabalho e o seu nome:
Marketing de redes sociais para construir uma marca
Não espere ter sucesso nas redes sociais com qualquer conteúdo. Para promover efetivamente a sua marca nas redes, você precisa de entender o que funciona em uma determinada plataforma e publicar conteúdo de forma nativa, o que requer mais esforço.
Marcas como a Innocent e a Wendy’s dão-se bem no Twitter porque entendem a afinidade das redes sociais por brincadeiras divertidas, opiniões fortes e sátira.
A GoPro sabe que o Instagram está relacionado com fotos imponentes e marketing de influenciadores. A marca combina com sucesso estes dois aspetos (e promove o seu produto sutilmente), selecionando fotos e vídeos vistosos feitos por clientes que usaram produtos com selo GoPro.
Não se trata de criar spam (isto é, ruído) no seu feed com links para a página de compra dos seus próprios produtos. Em vez disso, trata-se de se envolver ativamente com as pessoas nas redes sociais, sendo por isso mesmo que se chamam redes SOCIAIS.
Como escolher o tipo certo de marketing de conteúdo
Já viu como os diferentes tipos de marketing de conteúdo realmente funcionam, é um facto, mas quais deve escolher? Quais funcionarão para você?
As suas escolhas dependem das suas respostas a estas quatro perguntas abaixo.
O que é adequado para atingir os seus objetivos de marketing?
O marketing de conteúdo é, em última análise, apenas uma ferramenta que usa para alcançar os seus objetivos. Portanto, o tipo de marketing de conteúdo que escolhe, no final do dia, deve estar alinhado com o que deseja alcançar.
Por exemplo, se o seu objetivo é obter mais tráfego para o seu website, talvez o email marketing não seja o tipo certo de conteúdo para esse objetivo. Pode querer considerar o blog para ter uma classificação alta no Google e obter tráfego passivo ao longo do tempo.
O que está certo para o seu nicho de mercado?
Certos tipos de conteúdo fazem mais sentido para determinados nichos.
Por exemplo, se ensina movimentos de breakdance, um podcast não faz sentido. Ninguém vai se sentar e descobrir como perceber como executar os movimentos através do formato áudio. Mas os vídeos são perfeitos para este fim, porque o seu público pode assistir e aprender a executar esses movimentos ao mesmo tempo.
O que está certo para o seu público-alvo?
Como é que o seu público gosta de consumir conteúdo? Leem predominantemente ou assistem a vídeos no YouTube regularmente? Em que plataformas eles passam a maior parte do tempo? É no YouTube, TikTok, Instagram, Twitter ou outra coisa?
Se não tiver a certeza, descubra o que o seu público partilha nas redes sociais ou comunidades como o Reddit. Por exemplo, quase não há b‑boys ou b‑girls no Twitter, mas eles estão em todo o lado no Instagram.
O que é certo para você?
O marketing de conteúdo pode consumir muitos recursos, por isso faz sentido trabalhar em algo que goste e algo que seja a sua força motivadora.
Se é um excelente escritor, mas não tem muita confiança em frente a câmara, talvez não seja uma boa ideia produzir vídeos. Por isso, produzir artigos para blog pode ser uma escolha melhor e mais realista.
Considerações finais
Não se engane. Criar conteúdo por si só não funciona. Há muitas histórias de blogs abandonados, canais de YouTube, podcasts e contas de redes sociais que desapareceram do dia para a noite.
Para que o tipo de marketing de conteúdo escolhido por si ou pela sua empresa funcione, você precisa de obter mais alcance e garantir que o conteúdo ajuda a sua empresa a crescer.
Alguma questão ou comentários adicionais? Diga-me o que pensa no Twitter.