Ótimas RP podem aumentar o reconhecimento da sua marca, construir credibilidade, ganhar backlinks valiosos, originar tráfego de referência, interagir com o seu público-alvo, e finalmente trazer-lhe mais vendas.
Neste artigo,vai poder aprender estas 9 táticas de RP, que todas incluem exemplos de campanhas de RP:
- Monitorizar e reagir a pesquisas de media
- Newsjacking
- Aproveite o que é tendência no mundo
- Ofereça ativos ligáveis a jornalistas e bloggers
- Ter embaixadores de marca
- Faça parcerias com outras marcas
- Golpes de RP e marketing de guerrilha
- Promova os seus valores defendendo algo
- Transforme publicidade negativa em boas RP
Todos os escritores necessitam de contribuições de especialistas para os seus conteúdos de vez em quando. Pode ser esse especialista no seu nicho de mercado, e é fácil.
Tudo o que precisa de fazer é subscrever um feed de pesquisas de media através de serviços como HARO, Sourcebottle, ResponseSource, ou JournoRequests.
Esta é a aparência do feed de email com perguntas de jornalistas e bloggers através do HARO:
O seu objetivo é fornecer informações valiosas o mais rápido possível, sempre que vir uma boa oportunidade.
Esta é uma ótima técnica de construção de ligações e RP, especialmente para projetos em estágios iniciais. Isto porque as suas credenciais e o valor da informação que fornece são o que importa, não o seu website ou o seu conteúdo.
Embora se possa tornar um subscritor pago para aceder a funcionalidades como pesquisas anteriores ou filtros de palavras-chave integrados, eu tive sucesso a utilizar as versões gratuitas. Aqui estão algumas dicas da minha experiência:
a) Usa palavras-chave para filtrar os feeds
O HARO só por si envia vários emails três vezes por dia. Percorrer isso tudo é uma grande distração na sua agenda diária.
Para resolver isso, crie filtros e condições de email. Isto limitará as notificações em tempo real para quando o feed incluir palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Aqui está como criar um filtro no Gmail:
- Clique na seta no lado direito da barra de pesquisa
- Cole [email protected] (ou outro feed) no campo “de”
- Adicione as suas palavras-chave (utilizando o separador OR) no campo “Contém as palavras”. Utilize aspas para considerar várias palavras como uma palavra-chave.
b) Verifique a autoridade e o histórico da publicação
Terá que separar o trigo do joio. Como obter informações rapidamente de especialistas é uma forma fácil de criar conteúdo, muitas empresas exploram-na. Só deve responder a solicitações provenientes de fontes autorizadas ou, pelo menos, daquelas que não dependem excessivamente do HARO.
A segunda condição é fácil de identificar. Basta abrir alguns artigos da fonte e ver se eles costumam conter referências a muitas pessoas ou empresas. Saberá que publicações evitar no seu nicho a partir do próprio feed muito brevemente.
Em relação à autoridade, o melhor indicador é se já conhece a publicação. Se é nova para si, verifique se o conteúdo é de alta qualidade.
No final, quer que a sua contribuição obtenha uma exposição sólida. Embora possa confirmar como estão as publicações nas redes sociais, um dos melhores indicadores de qualidade da fonte é a quantidade de tráfego orgânico que o site recebe em cada mês.
Para verificar isto, vá ao Explorador de Websites da Ahrefs, indique o website e verifique as suas métricas de visão geral:
Certifique-se que verifica as estimativas de tráfego orgânico e a sua Classificação de Domínio (CD). CD é um indicador de autoridade porque mostra a popularidade de um website em termos de backlinks de outros websites.
A imagem acima mostra os dados de um dos sites do nosso feed HARO. Nesse caso, eu não me incomodaria em responder porque não pode esperar que muitas pessoas leiam esse artigo. Além disso, o potencial backlink não seria muito valioso.
c) Escolha solicitações em que possa fornecer informações realmente excelentes
Mesmo as contribuições mais diretas levam pelo menos 15 minutos a serem feitas. Certifique-se que maximiza as suas hipóteses de ser selecionado, fornecendo informações objetivamente valiosas e, de preferência, exclusivas.
d) Responda o mais rápido possível
Muitas pessoas estão a monitorizar o mesmo nicho de mercado que você. Frequentemente, há prazos apertados para o encorajar a responder o mais rápido possível, mas não confie apenas nos prazos.
Escritores já me disseram que estão fechados a mais contribuições antes do prazo atual. Quanto mais cedo agir, maior será a hipótese de seres selecionado.
e) Obtenha ajuda de colegas
Aqui está o resultado de uma apresentação bem-sucedida do HARO para CDN77 (uma empresa para a qual trabalhei no passado):
Reparará que o meu colega é citado na publicação, não eu. Isto porque eu não estava qualificado para responder a esta pergunta sobre as melhores ferramentas para administradores de sistemas. Não hesite em fazê-lo.
f) Segue o roteiro
Os jornalistas quase sempre divulgam o formato e as condições da contribuição na pesquisa:
Não se desvie deles. Além do mais, tente fornecer tudo o que o autor poderia precisar para destacar a sua contribuição. Isso significa incluir uma biografia bastante curta, ligações para o seu website, uma referência à sua credibilidade no assunto, etc.
Recommended reading: Como Construir Backlinks e obter media através do HARO
Newsjacking é uma tática de RP muito utilizada. Trata-se de monitorizar notícias ao vivo e identificar oportunidades de colocar a sua marca no centro das conversas, reagindo com comentários de especialista e artigos de liderança.
Isso significa que precisa de ser rápido, reativo e útil. Mas as recompensas são enormes se se destacar nisto.
Foi assim que Will Hobson, diretor de RP da Rise at Seven me explicou newsjacking.
A sua campanha de newsjacking para Ask Traders gerou mais de 250 ligações, aumentando o seu tráfego orgânico em 329% e as conversões em 53% em seis meses, e consistentemente atingiu a cobertura de artigos de grandes meios de comunicação, incluindo estes:
Aqui estão alguns dos principais domínios de referência em que eles pontuaram:
Pedi ao Will que partilhasse a sua experiência com newsjacking e fornecesse algumas dicas sobre como pode fazer isto. Eis o que ele disse:
Newsjacking pode ser usado em vários setores, incluindo finanças, viagens, cosméticos, apostas desportivas, automobilismo e marcas de consumo. É especialmente bem-sucedido no setor financeiro, com especialistas internos disponíveis para compartilhar as suas percepções, opiniões e sabedoria em uma variedade de tópicos de finanças pessoais, ações, desempenho empresarial, notícias sobre economia e muito mais.
É uma tática perfeita para construir experiência, autoridade e confiança aos olhos da Google e do público em geral. Porta-vozes credíveis podem conseguir ligações e menções à marca em notícias contundentes por meio de informações úteis e dicas de especialistas.
Isso pode gerar um aumento nas classificações orgânicas muito rapidamente e, é claro, gerar mais receita.
Existem dois tipos principais de newsjacking que utilizamos na Rise at Seven para os nossos clientes, especialmente os do setor financeiro:
- Relatórios empresariais planeados – comentário sobre os principais resultados financeiros das grandes empresas. Pode, muitas vezes, encontrar essas datas nos calendários de relatórios das empresas. Aqui está um exemplo do calendário financeiro da Tesco.
- Reativo – comentar as últimas notícias em muitos setores, como retalho, companhias aéreas e bancos. Isto pode ser qualquer coisa, desde um pedido de insolvência de uma rede comercial a uma greve do setor como a vista no passado com pilotos em greve em companhias aéreas nacionais.
Monitoriza a media em busca de newsjacking
O newsjacking exige uma resposta rápida e a melhor maneira é monitorizar as notícias a maior parte do dia. Encontre uma forma de consumir as notícias e torná-las parte da sua rotina; não importa se é por meio de um canal de notícias, rádio ou redes sociais.
Uma ótima abordagem é monitorizar blogs de notícias ao vivo ao longo do dia. Todas as notícias de última hora passam por aqui e a maioria dos jornalistas usa-as como fonte das suas notícias. Exemplos no Reino Unido são a BBC e o The Guardian.
Prepare o seu comentário
Precisa de preparar um comentário assim que encontrar a sua história. Este comentário pode ser feito sob medida ou pré-preparado, dependendo da história. Mas o que é um bom comentário?
O meu maior conselho ao comentar sobre notícias financeiras nacionais e qualquer outro conselho relacionado com o consumidor é que dê sempre uma opinião. Os jornalistas procuram agregar valor à sua história e não apenas relatar o que aconteceu. Certifique-se que o seu comentário marca sempre estas três coisas:
- O que isto realmente significa? O que este evento que está a comentar significa para os consumidores e um público mais abrangente? Basicamente, como isso afetará o homem comum?
- Qual é a sua opinião? Qual é a opinião do seu comentário? Concorda com o que aconteceu?
- O que acontecerá a seguir? O que o futuro reserva para esta marca/negócio? Se uma empresa está com dificuldades financeiras depois de distribuir os lucros da empresa, dê a sua opinião sincera sobre se acha que ela se recuperará e o que pode acontecer a seguir.
Alcance com o seu comentário
Logo que tenha o seu comentário pronto para divulgação, certifique-se que tem uma lista pronta para contactar. Se a história for planeada, procure uma lista de 50 jornalistas que escreveram sobre a história no passado. Se esta for uma oportunidade puramente reativa, certifique-se que entra em contacto com todos os que estão a falar sobre o assunto.
Depois de tudo preparado, está pronto para o alcance eficaz.
Isto é autoexplicativo. Pegue em qualquer coisa que seja tendência, use as suas habilidades criativas para combinar a mensagem da sua marca e poderá ter grande exposição. E isso pode estar em qualquer formato.
Lembra-se do anúncio da bicicleta Peloton que se tornou viral e gerou uma repercussão negativa? Ryan Reynolds aproveitou isso para a sua empresa de gin criando um anúncio subsequente com a atriz do anúncio da Peloton:
Mas também se pode tornar viral com uma simples publicação nas redes sociais. Isso foi o que a McDonalds fez com o famoso monólito que apareceu em todo o mundo:
welcome to McDonald’s what can i get you? pic.twitter.com/iIgd8J5QIW
— McDonald’s⁷ (@McDonalds) December 1, 2020
Bem-vindo à McDonald’s. O que deseja?
Existem algumas tendências de longo prazo, como a infeliz situação do COVID e a situação do trabalho a partir de casa. Isto foi o que levou o estrategista criativo Sam Hennig a criar a seguinte campanha para a KitKat como uma brincadeira com o slogan “Faça uma pausa”:
As opções são virtualmente infinitas. O que importa é a sua resposta oportuna e criativa. Pode usar ferramentas como o Exploding Topics para monitorizar quais os tópicos que estão a ganhar popularidade e tração rapidamente.
O tempo é uma variável importante quando se trata das táticas anteriores. Mas pode esmagar a cobertura dos media lançando os seus recursos a qualquer momento.
Um ativo ligável é um tipo de conteúdo ao qual os escritores tendem a se referir, por isso ganha backlinks com bastante facilidade. Eles podem ser estudos de dados, percepções exclusivas, infográficos—qualquer coisa que outros consideram valiosa para o seu público.
Os estudos de dados funcionam melhor para nós no nicho de mercado de SEO:
Por exemplo, os nossos melhores ativos ligáveis obtidos dos seguintes domínios organicamente:
Imagine, então, a cobertura que pode obter ao fazer uma divulgação.
Este é um processo simplificado de como pode fazê-lo:
a) Verifique que tipo de conteúdo atrai ligações no seu nicho de mercado
Identifique os seus concorrentes e outros website do seu nicho de mercado no Explorador de Websites da Ahrefs e verifique o relatório dos Melhores por ligações como demonstrado acima. Inspire-se com isto.
Se conseguir inventar algo completamente único que acredite ser valioso para os outros consultarem, melhor ainda.
b) Publique os seus ativos ligáveis
Certifique-se que é o melhor que consegue fazer. A pessoa que está a ler a sua mensagem de divulgação deve ver o que está a lançar imediatamente após clicar na sua ligação.
c) Alcance pessoas que se possam referir a esse conteúdo
Precisa de fazer três coisas aqui:
- Encontrar jornalistas e bloggers que cubram tópicos relacionados com o seu ativo ligável
- Obter as suas informações de contacto
- Falar com eles com um argumento de venda atrativo
Esta fase é, só por si, um tópico, então vou apenas deixar recursos relevantes que o farão executar esta tática com sucesso.
- Acabei de Excluir o Seu Email de divulgação sem ler. E NÃO, não me sinto mal.
- Alcançar o Blogger: Como Fazer e Escalar Sem se Sentir um Idiota
- 6 Maneiras Eficazes de Encontrar o Endereço de Email de Qualquer Pessoa
- Como Iniciar uma Campanha de Construção de Ligações Rapidamente (e Sistematizar Tudo)
Acredito que ter embaixadores da marca é a melhor abordagem para o marketing de influenciadores.
Um embaixador de marca é qualquer pessoa que esteja regularmente sob os holofotes a representar uma empresa. Geralmente é um funcionário com poder de influenciar a comunidade. Mas pode formar essas parcerias de longo prazo com qualquer pessoa. Tenho a certeza que conhece alguns influenciadores que têm promovido certos produtos há anos.
Por exemplo, nós temos o Patrick. Ele é um dos SEOs técnicos mais conhecidos. Ele costuma falar em eventos de SEO,organizá-los e até moderar um subreddit popular da indústria chamado TechSEO.
Em termos de campanhas pagas, os melhores patrocínios e recomendações honestas do nosso produto vêm dos nossos clientes de longo prazo:
A questão é que deve fazer com que os influenciadores promovam os seus produtos regularmente, em vez de tentar fazer campanhas únicas menos eficazes.
Tem uma melhor hipótese de alcançar pessoas que já são seus clientes. Eles podem já estar a promover gratuitamente se gostarem do produto. O pré-requisito é ter um produto excelente.
Aqui está um exemplo da campanha de RP da Heinz com o Ed Sheeran, que é um enorme fã do seu ketchup:
O Ed fez múltiplas campanhas com eles e até tem uma tatuagem do ketchup Heinz no seu corpo. Não podes ter um fã influenciador melhor.
Algumas marcas partilham valores e características comuns nos seus públicos. Unir forças para atrair as duas bases de clientes pode funcionar em nichos para campanhas em que todos ganham.
A parceria mais utilizada é a produção de produtos de marca conjunta. Muitas vezes são edições limitadas com um fator de urgência para a sua procura. Aqui está um exemplo de uísque de marca conjunta Game of Thrones:
Também pode criar anúncios de marca conjunta, como neste exemplo de 2014 com a Uber e o Spotify. Naquela época, eles estavam longe de ser os gigantes que hoje são:
Ou pode escolher a alternativa mais fácil e simplesmente criar uma parte do conteúdo juntos. Webinars, podcasts e artigos são opções excelentes.
Aqui está um exemplo de um webinar co-hospedado por nós e pela Buffer:
A Buffer é uma ferramenta de redes sociais, portanto, embora tenhamos um público partilhado, não somos concorrentes diretos nos negócios. E este é o truque: estabeleça parceria com uma marca não concorrente e, em seguida, crie conteúdo sobre um tópico em que ambos possam promover naturalmente os seus respetivos produtos.
Mas como encontra estas marcas?
Na indústria B2C, as suas escolhas são quase infinitas. Está a procurar uma sobreposição entre o que as empresas defendem (se houver alguma) e o que atrai a sua base de clientes e a deles.
No entanto, o fator do produto complementar entra em jogo no B2B Se precisa de novas ideias para empresas com as quais pode fazer parceria, use uma ferramenta de pesquisa de público como o Sparktoro. Aqui está um excerto do que recebo na versão gratuita quando pesquiso ahrefs.com:
Já fizemos uma parceria com a Buffer, mas o HubSpot também funcionaria. E como o Sparktoro complementa o nosso conjunto de ferramentas de SEO, ele também encaixaria na descrição.
Um golpe de RP é algo incomum que uma empresa faz para criar burburinho nos media. É um esforço criativo que às vezes desafia as formas tradicionais de comunicação.
Isto é melhor explicado com alguns exemplos.
Este já todos vimos. A Red Bull organizou o mais alto salto de altitude da história. Não só se alinha perfeitamente com a marca, mas também é literalmente uma acrobacia/um golpe. E, a propósito, é produzido em co-marca com a GoPro por razões óbvias:
Mas não precisa de organizar eventos que custam milhões. Pode ser apenas um ideia ligeiramente ultrajante que envia para o mundo:
Why should bread have all the fun, when there’s Weetabix? Serving up @HeinzUK Beanz on bix for breakfast with a twist. #ItHasToBeHeinz #HaveYouHadYourWeetabix pic.twitter.com/R0xq4Plbd0
— Weetabix (@weetabix) February 9, 2021
Porque é que o pão deve ter toda a diversão, quando há Weetabix?
Polémico e arriscado? Claro que sim. Funcionou? Pode apostar. A publicação ficou viral e possivelmente contribuiu para um aumento de 15% nas vendas.
Mas não quer fazer isto para aumentar as vendas. Usar redes sociais orgânicas desta forma seria uma perda de tempo. O benefício inquestionável é a exposição em termos de menções e backlinks recebidos:
Embora estes sejam excelentes exemplos de golpes de RP, lembre-se que o esforço para conseguir conquistar os media desta forma nem sempre resulta em luz positiva. Alguns golpes de RP podem ser bastante arriscados para a reputação da sua marca. As pessoas podem não interpretar as suas ideias como pretendia.
Então temos campanhas de marketing de guerrilha. Isso pode se sobrepor a golpes de RP, mas a diferença é que o marketing de guerrilha é principalmente ao ar livre, de baixo custo e ainda mais pouco convencional e ousado. O seu objetivo é surpreender as pessoas, por isso geralmente é muito memorável.
Os nossos copos de café no BrightonSEO, a maior conferência de SEO do mundo, eram um exemplo subtil de marketing de guerrilha. Substituindo os dados nutricionais por dados de palavras-chave, geramos burburinho e colocamos as pessoas a falar.
The coffee cups are so cool 😎 @ahrefs @brightonseo #BrightonSEO #brightonseo2019 pic.twitter.com/Dcmr2nZyuF
— Adam Najak ッ (@adamnajak) September 13, 2019
Os copos de café são tão fixes 😎
No entanto, tirar proveito de espaços públicos é um caso de utilização muito mais comum. Por exemplo, pode fazer muito com uma simples passadeira:
A criatividade não tem limites aqui, como pode ver nesta recente promoção de um novo produto Marmite:
Deixe-me começar este com um exercício mental contra-intuitivo. Pense em algumas marcas de que gosta e no propósito da marca, na declaração de missão ou no que elas representam.
Se for como eu, não terá muito sucesso. A maioria das marcas falha em comunicar qualquer propósito de marca razoável. Vender um produto que resolve os problemas das pessoas geralmente é suficiente—não há necessidade de um bem maior.
Mas, como a competição é baixa, é a sua hipótese de brilhar se houver um bem maior junto a si. Represente algo em que realmente acredita, pratique o que acredita e terá ótimas RP.
Dos recentes eventos e campanhas, a disputa entre a comunidade do Reddit e o mundo dos investimentos corporativos é um grande exemplo. O Reddit chegou até à Super Bowl, o espaço publicitário mais caro do mundo:
Se vir o curto anúncio, ele fará com que o pare ou o procure mais tarde. Não é um formato que veja diariamente. Foi classificado como um dos anúncios mais eficazes daquele dia.
De uma perspectiva de comunicação de mais longo prazo, a Patagonia consegue constantemente enfatizar que se preocupa com o planeta e com a sustentabilidade. Este era o seu anúncio da Black Friday, por exemplo:
Eles nem fogem da política. Ele chegaram a processar a administração Trump para apoiar as suas causas ambientais com o seguinte:
Não sei como este anúncio afetou as vendas, mas uma coisa é certa: a Patagonia é consistente e verossímil naquilo que representam. Não pode dizer isto sobre muitas outras empresas que promovem um “bem maior.” Basta que se recorde de alguns anúncios controversos da Pepsi ou da Gillette..
Ser capaz de transformar um acontecimento infeliz que pode prejudicar a reputação da sua empresa em algo bom é, indubitavelmente, desafiante.
Aqui está a famosa resposta do KFC ao Reino unido ter ficado sem frango:
Não será, obviamente, capaz de reverter tudo o que de mal existe. A solução mais fácil e, muitas vezes, a melhor é aceitar as suas responsabilidades e admitir os seus erros.
Pode, muitas vezes, identificar maus exemplos de como “transformar publicidade negativa em boas RP” na política. Não vou mergulhar nisso, pois muitas vezes inclui distorção de fatos e manipulação. Mas nem é preciso dizer que os seus esforços devem ser sinceros.
Pensamentos finais
Uma coisa é entender de RP; outra é executá-las com sucesso. Pode copiar muitas táticas de marketing, mas as RP geralmente requerem muito mais criatividade.
De todas as formas, inspire-se a procurar ótimas campanhas de RP no seu nicho de mercado. Mas precisará de aplicar muito do seu esforço criativo para fazer com que a maioria das táticas de RP funcionem. Então, boa sorte com isso!
Tem questões? Diga-me no Twitter.