Funções e Habilidades de um Gestor de SEO (Explicado por Gestores de SEO)

Funções e Habilidades de um Gestor de SEO (Explicado por Gestores de SEO)

Avatar
Especialista de marketing e escritor de conteúdo na Ahrefs. Viciado em SEO, aviação, fragrâncias, sushi e comida mexicana.
    O SEO é um dos cam­pos mais mul­ti­dis­ci­pli­nares den­tro do mar­ket­ing. Está entre­laça­do com muitos out­ros aspetos rel­e­vantes: canais de mar­ket­ing, pro­du­to e desen­volvi­men­to da empre­sa. Os ger­entes de SEO estão aqui para faz­er tudo fun­cionar como uma máquina bem lubri­fi­ca­da que se alin­ha com a estraté­gia de mar­ket­ing e os obje­tivos dos negócios.

    Mas o que faz um ger­ente de SEO diari­a­mente? Quais são as habil­i­dades que pre­cisa para se tor­nam um? E quan­to pode esper­ar gan­har (salário)? Nós temos as respostas.

    Eu falei com alguns dos meus con­tatos no Twit­ter e no LinkedIn em car­gos de gestão de SEO, como indicam as suas respeti­vas biografias. Muito obri­ga­do a todos os seguintes profis­sion­ais de SEO que me aju­daram a elab­o­rar este artigo:

    Vamos ver mais de per­to e saber mais.

    O que faz um gerente de SEO diariamente?

    Se você está procu­ran­do um emprego diver­si­fi­ca­do, pode-lhe ter saí­do o prêmio. Quan­do recol­hi as respostas dos colab­o­radores do arti­go, obtive uma grande lista de tare­fas e ativi­dades. Desco­bri que há um sen­ti­men­to abrangente de que nen­hum dia parece igual ao ante­ri­or, quan­do você é um ger­ente de SEO.

    A agen­da diária depende se você é um fun­cionário inter­no tra­bal­han­do ape­nas para uma empre­sa ou se está em uma agên­cia que gere vários clientes simul­tane­a­mente. Por exem­p­lo, geral­mente você pode esper­ar mais tra­bal­ho táti­co inter­no, enquan­to a ver­tente de agên­cia tem mais reuniões e planea­men­to estratégico.

    Eu divi­di as tare­fas diárias em qua­tro cat­e­go­rias para dar sen­ti­do a tudo isso que falo. E vamos começar com…

    Gerente

    Bem, óbvio! Ger­entes de SEO gerem coisas e pes­soas. Em empre­sas mais peque­nas, os ger­entes de SEO estão nor­mal­mente à frente de todo o depar­ta­men­to de SEO e repor­tar dire­ta­mente ao Chefe de Mar­ket­ing. Em equipas de mar­ket­ing maiores, pode exi­s­tir um líder/diretor de SEO pelo meio.

    Gerên­cia pode ser vista com um ter­mo bem vago. Então aqui fica uma lista de tare­fas que um ger­ente pode esper­ar ao exercer este cargo:

    • Par­tic­i­par em reuniões com clientes e mem­bros da equipa.
    • Coor­denar as tare­fas da equipa, respon­der a questões vari­adas e resolver problemas
    • Ser respon­sáv­el pela formação/educação da equipa, treina­men­to e níveis de motivação
    • Tra­bal­har dire­ta­mente com parceiros
    • Cri­ar apre­sen­tações de ven­das para novos e/ou poten­cias clientes (se estiv­er numa agência)

    Estratégia

    Uma estraté­gia de SEO é um plano “de ataque” que guia tudo o que é rela­ciona­do com esforços de SEO com vista a uma maior vis­i­bil­i­dade nos motores de bus­ca. Como parte dessa estraté­gia, ger­entes planeiam várias cam­pan­has de SEO e asse­gu­ram que são exe­cu­tadas pro­pri­a­mente. Ger­entes de SEO tam­bém garan­tem que todos ess­es esforços são parte inte­grante de um plano de mar­ket­ing mais abrangente.

    Táticas

    Todas as táti­cas estão depen­dentes de como você exe­cu­ta a sua estraté­gia para ser bem-suce­di­do. Estas são todas as téc­ni­cas de SEO, esforços, ativi­dades e todas as out­ras palavras que você pode encon­trar no con­tex­to da ação.

    Tudo se resume ao fato de que você pode exe­cu­tar mil­hares de coisas difer­entes como um profis­sion­al de SEO. Con­tu­do, de um modo ger­al, se um ger­ente de SEO se envolve em tare­fas táti­cas, essas são geral­mente as coisas mais avançadas que eles provavel­mente podem faz­er, mel­hor do que out­ros cole­gas nas suas equipas. Ou, então, estão a anal­is­ar o tra­bal­ho de out­ros, como por exem­p­lo, planos de con­teú­do, ras­cun­hos ou pro­postas de alter­ações de SEO técnico.

    O escopo do tra­bal­ho táti­co para ger­entes de SEO depende dos recur­sos disponíveis para o tra­bal­ho de SEO que aca­ba de ser planea­do. Se o ger­ente tiv­er uma equipa peque­na, eles provavel­mente se envolverão em tra­bal­hos práti­cos de SEO com mais fre­quên­cia do que alguém que tem a seu car­go 10 espe­cial­is­tas em SEO.

    Reportar

    Quan­do falo em relatórios, a maio­r­ia de nós provavel­mente o asso­cia­rá primeiro aos bons e vel­hos con­jun­tos de relatórios de SEO (ou painéis do Google Data Stu­dio, se você for mais sofisticado):

    Você geral­mente cria ess­es relatórios uma vez por mês para mostrar aqui­lo que mudou, mel­horou ou piorou. Isso está longe de ser uma tare­fa diária, porém se você tra­bal­ha em uma agên­cia com vários clientes, o proces­so de cri­ação do primeiro relatório tam­bém pode ser uma ativi­dade frequente.

    Depois, há relatórios “ad-hoc”, isto é, feitos tan­to quan­to necessário. Não se tra­ta nec­es­sari­a­mente de repor­tar a clientes ou partes inter­es­sadas. Em vez dis­so, tra­ta-se de relatar den­tro da sua equipa ou ver­i­ficar o pro­gres­so por con­ta própria. Dois dos ger­entes de SEO que con­tribuíram men­cionaram ver­i­ficar as fer­ra­men­tas de relatórios de for­ma diária.

    Em ter­mos de relatórios especí­fi­cos, o ras­trea­men­to de clas­si­fi­cação foi o mais mencionado:

    Segui­do de uma ver­i­fi­cação das menções à sua mar­ca na web:

    Quais são as habilidades mais importantes para um gerente de SEO?

    Esta é a segun­da per­gun­ta que colo­quei aos nos­sos colab­o­radores. É claro que uma sól­i­da exper­iên­cia e habil­i­dades práti­cas em SEO são garan­ti­das, por­tan­to, as habil­i­dades soci­ais foram as mais men­cionadas. Jun­tei algu­mas das respostas e obtive as cin­co prin­ci­pais habil­i­dades que uma pes­soa pre­cisa para se tornar um óti­mo ger­ente de SEO:

    Habilidades de comunicação

    Um vence­dor nada anón­i­mo que não nos deve deixar sur­pre­sos. Muitas das tare­fas diárias men­cionadas aci­ma giram em torno da comunicação.

    O que as habil­i­dades de comu­ni­cação sig­nifi­cam no mun­do do SEO:

    • Ter a aptidão de sim­pli­ficar con­ceitos com­plex­os de SEO, usan­do lin­guagem sim­ples que até mes­mo out­ros profis­sion­ais fora do setor podem entender
    • Del­e­gar tare­fas de uma for­ma que todos sabem o que faz­er e qual o propósi­to de estar a faz­er essas tarefas
    • Ter a capaci­dade de par­til­har feed­back construtivamente
    • Ser empáti­co rel­a­ti­va­mente a out­ros mem­bros da equipa
    • Ter habil­i­dades de nego­ci­ação e saber como “vender” o val­or que o SEO traz para par­ceiros e out­ros investidores

    Pensamento crítico e mentalidade orientada para análise de dados

    Eu con­cor­do ple­na­mente com os pen­sa­men­tos da Abby:

    Ter uma afinidade ou pelo menos um inter­esse em dados é cru­cial para qual­quer função de marketing.

    Isso é espe­cial­mente ver­dadeiro em SEO. Você não pode faz­er muito sem saber quais dados exam­i­nar, o que sig­nifi­cam e o que faz­er com eles. E isso tam­bém está ampla­mente rela­ciona­do ao pen­sa­men­to crítico.

    Com base na min­ha própria exper­iên­cia de entre­vis­tar muitos profis­sion­ais de mar­ket­ing, essas são as habil­i­dades nas quais a maio­r­ia deve tra­bal­har de for­ma con­sis­tente. Para ser um óti­mo ger­ente de SEO, você deve con­hecer bem o Google Ana­lyt­ics, Google Search Con­sole, um con­jun­to de fer­ra­men­tas de SEO com­ple­tas como o Ahrefs e, em segui­da, ser capaz de cri­ar óti­mos relatórios de SEO, usan­do dados prove­nientes dessas ferramentas.

    Curiosidade e aprendizagem constante

    Os princí­pios bási­cos de SEO per­manece­r­am os mes­mos ao lon­go dos anos, mas o Google man­tém todos nós ocu­pa­dos com as suas atu­al­iza­ções de algo­rit­mo e mudanças nos resul­ta­dos dos motores de bus­ca (SERPs). Enquan­to isso acon­tece, as fer­ra­men­tas de SEO con­tin­u­am lançan­do novos recur­sos; Além dis­so, profis­sion­ais de SEO inteligentes estão sem­pre à procu­ra de mel­hores soluções para muitos prob­le­mas que enfrenta­mos nesse setor.

    E se isso não for um pon­to de ven­da bom o sufi­ciente para a importân­cia de estar a apren­der con­stan­te­mente e da curiosi­dade infini­ta, temos out­ro: as suas ideias às vezes fal­ham. Não há garan­tias em SEO e você terá amplas opor­tu­nidades de apren­der com os seus erros. E sim, fal­has com a sua equipa tam­bém fazem parte das suas responsabilidades.

    Gestão de tempo, prioridades e habilidade para delegar tarefas

    Mes­mo que você não seja um ger­ente, provavel­mente sabe como é ser “inun­da­do” com men­sagens, pra­zos lim­ite e reuniões inter­mináveis. Essa é a sua opor­tu­nidade de cri­ar sis­temas efi­cientes e dar sen­ti­do ao caos em que vive.

    Não ape­nas as coisas ficam mais caóti­cas à medi­da que você avança na car­reira, mas você tam­bém será par­cial­mente respon­sáv­el pelo caos de out­ras pes­soas. No entan­to, você pre­cisa faz­er as coisas fun­cionarem a seu favor e não con­tra você, admin­is­tran­do bem o tem­po, pri­or­izan­do tare­fas impor­tantes e del­e­gan­do tra­bal­ho a out­ras pes­soas competentes.

    Habilidades técnicas

    Como prat­i­cante de SEO, sai­ba ape­nas o bási­co do SEO téc­ni­co, se essas não forem as suas respon­s­abil­i­dades. Porém, qual­quer ger­ente de SEO deve ir muito além do bási­co, pois geral­mente são eles que aprovam as alter­ações téc­ni­cas de SEO e comu­ni­cam com os desenvolvedores.

    Uma ori­en­tação HTML bási­ca não deve ser tida como garan­ti­da em todos os níveis de SEO. Além dis­so, aqui fica uma amostra das habil­i­dades mais téc­ni­cas que podem ser úteis:

    Quanto dinheiro ganham os gerentes de SEO?

    Final­mente — a con­ver­sa sobre din­heiro. É claro que não se vai tornar um ger­ente de SEO logo após ter­mi­nar seu primeiro cur­so de SEO. Requer bas­tante habil­i­dade e exper­iên­cia, que são indi­cadores de um tra­bal­ho lucra­ti­vo para a empre­sa que você serve.

    Nos EUA, o salário médio dos ger­entes de SEO com base em vários ban­cos de dados de empre­gos e estatís­ti­cas de recur­sos humanos é de cer­ca de $75 mil. No entan­to, bons can­didatos podem esper­ar pelo menos $100 mil. (Cheguei a essa con­clusão depois de dis­cu­tir com profis­sion­ais de SEO res­i­dentes nos EUA e depois de anal­is­ar muitos anún­cios de emprego.) Você poderá ir ain­da mais alto do que nos cen­tros tec­nológi­cos mais populares.

    No Reino Unido, a com­pen­sação média parece estar em torno de £40 mil (~ $55 mil). Os salários de SEO no Reino Unido não são tão atraentes (ain­da), então só pos­so enco­ra­já-lo a pedir mais para mudar este panora­ma. Claro, ten­ha em con­ta que você deve esper­ar grandes dis­crepân­cias entre Lon­dres e o resto do país.

    Como este é um tra­bal­ho ade­qua­do para tra­bal­ho 100% remo­to, tam­bém estou de olho nas pub­li­cações com fil­tro de tra­bal­ho remo­to. Ess­es tra­bal­hos começam em $40 mil, mas tam­bém podem ultra­pas­sar $100 mil. Os mel­hores can­didatos podem rece­ber salários nos EUA, inde­pen­den­te­mente de onde este­jam no mundo.

    Considerações finais

    Ser um ger­ente de SEO é um tra­bal­ho diver­si­fi­ca­do e inter­es­sante. No entan­to, não men­cionamos o que vem depois dis­so. Em muitas empre­sas, as funções de SEO não vão além desse nív­el, mas o obje­ti­vo final pode mes­mo ser um ger­ente tornar-se em um chefe ou dire­tor de SEO.

    Todo e qual­quer profis­sion­al de SEO deve expandir os seus hor­i­zontes e se con­cen­trar no mar­ket­ing em ger­al, caso queira subir na car­reira – tor­nan­do-se em um Chefe de Mar­ket­ing como o obje­ti­vo final supre­mo. Por­tan­to, essa é uma habil­i­dade extra na qual você deve se con­cen­trar (além das cin­co prin­ci­pais men­cionadas ao lon­go desse artigo).

    Mais uma vez, muito obri­ga­do à Abby, Sug­an, John e Axel por par­til­harem as suas per­speti­vas e experiências.

    Tem questões adi­cionais? Fale comi­go no Twit­ter.