Durante este período, aprendi que você não precisa de dezenas de ferramentas de link-building. Só necessita das melhores.
E em 2021, convenci-me de que só há oito delas.
Aqui estão essas oito ferramentas de link-building:
A ferramenta favorita da indústria para pesquisa de links
Vamos admitir: você pode construir uma rede de links sem a Ahrefs, mas provavelmente não o quereria. O rastreador web da Ahrefs é o segundo mais ativo depois do Google, e o nosso índice de backlinks contém mais de três trilhões de links ao vivo. Isto torna‑o, indiscutivelmente, a melhor ferramenta no planeta para pesquisa de backlinks — uma tarefa crucial do dia-a-dia de qualquer construtor de link building que se preze.
Talvez por isto é que os profissionais de SEO elegem regularmente a ferramenta de link-building da Ahrefs como a sua favorita, como aparece no relatório Aira’s 2021 State of Link Building:
A minha funcionalidade única preferida: Content Explorer
Content Explorer é uma base de dados pesquisável com mais de nove bilhões de páginas. É fantástica para pesquisa de conteúdo, mas também como fonte de prospeção de links.
Por exemplo, imagine que está à procura de links para um blog intitulado “os melhores roteadores para 2021”. Uma fonte de potencial prospeção de links seriam pessoas conectando links de blogs semelhantes que não são atualizados há anos — já que ninguém quer adicionar links desatualizados, pois mais de metade deles já nem devem estar disponíveis.
Pode encontrar facilmente publicações adequadas no Content Explorer
- Insira um termo de pesquisa como “melhores roteadores de wi-fi”
- Troque o modo de pesquisa para “No título”
- Filtre por páginas publicadas antes de 2018
- Filtre por páginas em Inglês
- Filtre por páginas com dez ou mais domínios de referência
Agora vê páginas semelhantes à sua, com backlinks, que não são atualizadas desde 2017:
Pode facilmente fazer download dos backlinks dessas páginas a partir do Site Explorer, para depois sugerir aos sites que conectem antes o link da sua lista atualizada, em vez de manterem a lista desatualizada de 2017.
Preço
Para ver gratuitamente backlinks nos seus websites, pode usar a ferramenta Ahrefs Webmaster Tools (AWT). Caso queira pesquisar e ver backlinks de outros websites e usar o Content Explorer, irá necessitar de uma plano pago que começa a partir de USD $82/mês (embora possa ter acesso a um teste de sete dias por USD $7).
A maior fonte mundial de prospeção de links
A maioria das pessoas não pensa no Google como uma ferramenta de link-building, porém é uma das melhores formas de encontrar prospecção de links. Isto porque possui o maior índice de páginas web do planeta e, sem dúvida, o melhor algoritmo de procura. Desta forma, se o souber usar efetivamente, pode encontrar facilmente milhares de prospecções de links gratuitamente.
A minha funcionalidade única preferida: operadores de pesquisa
Operadores de pesquisa são comandos que o ajudam a refinar e filtrar resultados do motor de pesquisa. Alguns são únicos para o Google, mas nem todos (uma vez que pode utilizar os mesmos ou semelhantes no Bing ou no Content Explorer). Mas mesmo os que não são totalmente únicos para o Google parecem especialmente eficazes lá, uma vez que você pode combiná-los para extrair exatamente o que necessita do seu índice insanamente vasto.
Por exemplo, você pode combinar intitle:, inurl, e operadores OU para encontrar páginas de recurso relevantes para lançar o seu link:
[keyword] (intitle:resources OR intitle:resource) (inurl:resources OR inurl:resource)
Também pode combinar intitle:
, inurl:
, e o operador -
para encontrar páginas de autor para bloggers convidados prolíficos na sua indústria e, potencialmente, você mesmo escrever para esses sites:
intitle:"tim soulo” intitle:author inurl:author -ahrefs.com
O único contra de usar o Google para prospeção de links é que não há nenhuma forma de fazer download dos resultados. Pode resolver isto através de extensões do Chrome, como a Ahrefs’ SEO Toolbar, que tem um botão com a opção de fazer download dos dados SERP.
Preço
Gratuito.
Localizador eficaz de endereços de email
A Hunter.io consegue encontrar, em segundos, todos os emails associados a um domínio ou ao endereço específico de uma pessoa. Por exemplo, aqui se vê o quão rápido é encontrar o meu endereço de email @ahrefs.com:
De acordo com o nosso teste, este não é o serviço mais exato de busca de emails, mas mais uma ferramenta que compensa isto, quando se trata de prospeção de link em escala: a extensão Google Sheets.
A minha funcionalidade única preferida: extensão Google Sheets
Digamos que exportou do Content Explorer alguns links de prospecção e importou-os para o Google Sheets. Irá reparar que o ficheiro exportado inclui o nome do autor associado (onde o podemos encontrar).
Usando a extensão Hunter’s Sheets, pode encontrar emails compatíveis com essas prospeções apenas com um click:
Esta extensão não encontra um email compatível para todas as prospecções, mas por norma encontra para uma percentagem decente delas. Pode depois usar essas prospecções para uma lista “de êxito” inicial de forma a testar a viabilidade de uma campanha de divulgação. Se bem sucedida, tem alguém a encontrar emails para o resto das prospecções para construir mais redes de links.
Preço
Gratuito até 25 pesquisas por mês, e depois a partir de $49 por mês.
Verificação de emails e serviço de limpeza
Deve sempre verificar a capacidade de entrega dos seus endereços de email de prospecções antes de enviar emails de divulgação. Falha ao fazê-lo, e a capacidade de entrega de toda a sua campanha pode ficar afetada negativamente por erros de entrega. É ainda uma perda de tempo personalizar emails de divulgação para depois serem devolvidos.
A NeverBounce torna a verificação de emails numa tarefa fácil. Apenas faça upload da lista de prospecções, e irá dizer-lhe, relativamente a cada email, se é válido, inválido, aceitar todos, ou descartáveis.
Também desduplica a lista automaticamente, portanto só irá pagar uma vez por cada verificação de email.
A minha funcionalidade única preferida: integração Zapier
Tudo gira à volta das Google Sheets quando faço emails de divulgação, e é por isso que a integração Neverbounce’s Zapier é tão valiosa. Você pode rapidamente configurar um “zap” de várias etapas para quando introduzir um endereço de email na folha de cálculo do Google, ele execute o NeverBounce, verifique o email e registe o estado de verificação nessa mesma folha de cálculo.
Magia, certo?
Mas há um contra neste sistema: a despesa. Se optar por uma plano Zapier de $49/mês, custa pouco mais de $0.025 cada vez que o zap é executado. Isto torna‑o pelo menos dez vezes mais caros do que fazê-lo manualmente.
Por sorte, há uma solução: criar um importador JSON na Google Apps Script para importar dados dos webhooks da NeverBounce. Pode parecer difícil, mas é bastante simples. Mencione-me no Twitter se precisar de instruções para fazer isto.
Preço
A partir de $0.003 por cada verificação de email.
Ferramenta de divulgação e gestor de prospecção
O Gmail é ótimo se está a planear enviar poucos emails de divulgação, mas necessita de uma ferramenta dedicada para fazer escalar os seus emails de divulgação. É aí que entra a Buzzstream. Permite-lhe gerir, organizar, personalizar, rastrear e enviar emails, tudo num único local. Pode ainda adicionar múltiplos utilizadores à sua conta e atribuir-lhes tarefas.
A ferramenta também importa perfeitamente as exportações CSV da Ahrefs:
A minha funcionalidade única favorita: Buzzmaker
A Buzzmaker é uma extensão do Chrome que ajuda a acelerar a prospeção de links. Pode utilizá-la para encontrar informações de contacto, adicionar prospeções às campanhas, e ainda para compor e‑mails a partir de modelos enquanto navega na web.
Aqui está um exemplo para compreender como é que esta extensão pode ser usada na prática: Digamos que estava a navegar na web e aparece-lhe uma página de recurso ou outra prospeção relevante. Faça login no Buzzmaker, e poderá ver qualquer detalhe de contato que encontrou para a página web. Pode ainda adicionar a prospecção para uma campanha de divulgação em apenas um clique:
Você tem também a opção de compor e enviar um email usando modelos da sua conta Buzzstream diretamente na janela do navegador:
Preço
A partir de $24/mês.
Conecta jornalistas com fontes
Os jornalistas precisam constantemente de informação, aconselhamento ou opiniões de especialistas para os seus artigos. HARO (Help A Reporter Out) resolve este problema ao conectar jornalistas com especialistas de várias indústrias através de emails diários.
Aqui está um resumo de como funciona:
- O jornalista submete na HARO o seu pedido de fonte.
- A HARO envia três emails por dia para os seus mais de 800 mil utilizadores com esses pedidos de fonte.
- Os utilizadores da HARO apresentam os seus pedidos relevantes para conseguir cobertuda mídia (e normalmente backlinks).
Por exemplo, aqui está um pedido recente da Realtor.com (DR 91) à procura de “ótimos truques do IKEA de designers de interiores” para um resumo:
Se submeter uma dica e esta for escolhida para ser incluída, irá normalmente conseguir uma menção e backlinks do seu website.
Vale a pena verificar a política de links externos no website em questão antes de submeter uma dica, já que nem todos os websites adicionam links para as fontes. Pode fazer isto ao verificar algumas publicações recentes para links externos.
A minha funcionalidade única preferida: alertas de palavras-chave
A HARO divide os seus pedidos em algumas categorias, de forma a que possa subscrever apenas aquelas que fazem mais sentido para si. O único problema é que essas categorias são um pouco genéricas:
Por exemplo, pedidos na categoria “Negócio e Finanças” cobre vários tópicos, desde a Bitcoin a cartões de crédito ou até SEO.
A HARO resolve este problema com os seus planos pagos, e todos eles permitem que filtre as oportunidades através de palavras-chave:
Mas a realidade é que você pode alcancar algo semelhante, gratuitamente, usando os filtros do Gmail.
Aqui fica como fazê-lo:
Preço
Gratuito e com planos pagos a partir de $19 por mês.
Métrica de SEO em massa e extrator de dados
URL Profiler é uma poderosa ferramenta que lhe permite extrair uma grande variedade de métricas e dados associados a URLs. Basta colar os seus URLs, marcar as caixas dos dados que deseja extrair, e clicar “go”.
A minha funcionalidade única preferida: Contact Scraping
Anteriormente, expliquei que a Content Explorer extrai sempre que consegue os nomes dos autores, o que é muito útil para prospecção de links quando combinada com a Hunter e NeverBounce. Mas se você está a extrair prospecção de links de outro lado, não terá esta informação.
Aqui é onde a URL Profiler se torna útil. Se marcar a caixa de seleção de “legibilidade”, a ferramenta tenta extrair os nomes dos autores a partir de uma lista de URLs:
É longe de perfeita, mas é brilhante para enriquecer prospeções de links extraídas do Site Explorer ou do Google com os nomes dos autores.
A URL Profiler é ainda uma das nossas aplicações parceiras, portanto pode usar a permissão de dados incluída na sua subscrição para extrair métricas da Ahrefs para milhares de URLs de uma só vez. Isto é útil para quando tiver encontrado a sua lista inicial de prospeção de links com o Google ou com outra ferramenta que carece de métricas de SEO e dados.
Preço
Gratuito por 14 dias, depois a partir de $19.95 por mês.
Assistente de SEO útil para o seu browser
A SEO Toolbar é uma extensão de browser para Chrome e Firefox. É tecnicamente parte da Ahrefs. Mas estou a mencioná-la aqui em separado uma vez que tem algumas ferramentas completamente gratuitas que são muito úteis para prospecção de links.
A minha funcionalidade única preferida: Marcador de link interno e dead links
Nenhuma destas ferramentas é independentemente única. Muitas extensões de navegação SEO fazem ambas as coisas, mas eu já me cruzei com outra que marca ao mesmo tempo dead links e links internos
Esta combinação é particularmente útil quando se faz prospecção para oportunidades em páginas de recursos, pois a oportunidade ideal de link tem dois atributos:
- Conecta o link a URLs externos. Não faz sentido abordar páginas de recursos que só conectam links internos.
- Tem links quebrados. Isto dá-lhe uma proposta de valor extra no seu email de divulgação.
Por exemplo, digamos que temos esta página de recurso na sua lista de potenciais prospecções de links. Utilizando a SEO Toolbar da Ahrefs, podemos marcar links internos e dead links em apenas alguns cliques:
Podemos agora ver que a página conecta-se a vários recursos externos (já que a maioria dos links não estão marcados) e, pelo menos, a um dead link. Isto faz com que seja rápido e fácil identificar boas prospecções e criar emails de divulgação relevantes e personalidades, como este:
Preço
Gratuito, embora mostre dados adicionais aos clientes Ahrefs.
Considerações finais
Ferramentas de link-building facilitam a vida. Embora seja possível construir redes de links sem elas, eu não o recomendo, uma vez que a velocidade e eficácia importam. Quanto mais tempo demorar a construir uma rede de links, mais tempo demora a que esta se classifique.
Se quiser aprender mais sobre como escalar o seu trabalho de link-building, estes recursos devem ajudar:
- Copy My Link Building System: How to Get Backlinks “At Scale” [Video]
- Link Building Case Study: How We Built Backlinks With a ‘Stats’ Page (And Ranked #1)
- How to Start a Link Building Campaign Fast (and Systematize Everything)
Envie-me uma mensagem no Twitter se tiver alguma questão.