Como Criar uma Estratégia de Conteúdo Vencedora

Como Criar uma Estratégia de Conteúdo Vencedora

Avatar
Diretor de conteúdo da Ahrefs (ou, de forma simplificada, sou o responsável por garantir que cada artigo no blog que aqui publicamos é ÉPICO).
    A nos­sa estraté­gia de con­teú­do na Ahrefs é simples.

    Em suma, nós:

    • Cri­amos pub­li­cações de blog e vídeos sobre tópi­cos rel­e­vantes que as pes­soas pesquisam no Google e no YouTube.
    • Ali­men­ta­mos e edu­camos essas pes­soas com con­teú­do útil no Twit­ter e no nos­so bole­tim informativo.
    • Rete­mos clientes e con­struí­mos leal­dade à mar­ca usan­do tuto­ri­ais foca­dos no pro­du­to no nos­so cen­tro de aju­da, acad­e­mia e na nos­sa própria ferramenta.

    Esta estraté­gia tem tido um enorme suces­so para nós. Recebe­mos mais de 500 mil vis­i­tas men­sais do Google no nos­so blog, temos mais de 100 mil pes­soas na nos­sa lista de emails e mais de 200 mil sub­scritores no YouTube.

    Mais impor­tante ain­da, aju­dou o nos­so ARR a crescer de for­ma bas­tante con­sis­tente ao lon­go dos anos.

    Mas, emb­o­ra pos­sa copi­ar cega­mente a nos­sa estraté­gia de con­teú­do, isto não seria nec­es­sari­a­mente sábio, porque o que fun­ciona para nós pode não fun­cionar para si.

    É por isso que escreve­mos este guia — para mostrar como cri­ar uma estraté­gia de con­teú­do que faça sen­ti­do para o seu negócio.

    Aqui está tudo o que aprenderá:

    A estraté­gia de con­teú­do con­cen­tra-se na visão e no planea­men­to do seu con­teú­do. É onde responde a per­gun­tas como porque e como cri­ar con­teú­do, a quem se des­ti­na o con­teú­do e, em últi­ma análise, como uti­lizará o con­teú­do para com­er­cializar seu negócio.

    Qual é a diferença entre estratégia de conteúdo e marketing de conteúdo? 

    O mar­ket­ing de con­teú­do é o proces­so de cri­ação, edição e pro­moção de con­teú­do para fins de mar­ket­ing. Pode ser um arti­go do blog, vídeo, doc­u­men­tação de pro­du­to — qual­quer coisa que ajude a atrair, man­ter e reter clientes.

    Por out­ras palavras, mar­ket­ing de con­teú­do é a exe­cução de táti­cas que lev­am a sua estraté­gia de con­teú­do avante.

    Para tornar as coisas ain­da mais con­fusas, se cri­ar um dia­gra­ma de Venn de estraté­gia de con­teú­do e mar­ket­ing de con­teú­do, a inter­seção será a sua estraté­gia de mar­ket­ing de con­teú­do.

    A estraté­gia de mar­ket­ing de con­teú­do pre­ocu­pa-se com o planea­men­to e a orques­tração dos seus esforços de mar­ket­ing de con­teú­do. Envolve definir a voz e o esti­lo da sua mar­ca, a ideação de con­teú­do, a cri­ação de um cal­endário de con­teú­do, definição e medição de obje­tivos, etc.

    Ter uma estraté­gia de con­teú­do é impor­tante para garan­tir que cada con­teú­do que cria ten­ha um propósi­to. Isto impede‑o de cri­ar con­teú­do ape­nas por cri­ar e de deitar din­heiro fora em con­teú­do aleatório que nada faz pelo seu negócio.

    Tam­bém aju­da a garan­tir que está a cri­ar con­teú­do para o públi­co cer­to, no for­ma­to cer­to, para o canal certo.

    Cri­ar uma estraté­gia de con­teú­do pode ser um proces­so bas­tante difí­cil, então criá­mos uma estru­tu­ra sim­ples para tornar as coisas mais fáceis, uma tela de estraté­gia de conteúdo:

    O obje­ti­vo da tela de estraté­gia de con­teú­do é ajudá-lo a cri­ar uma estraté­gia de con­teú­do bási­ca, respon­den­do a cin­co per­gun­tas simples:

    • Para quem está a cri­ar conteúdo?
    • Porque está a cri­ar conteúdo?
    • Que tipo de con­teú­do criará?
    • Onde pub­li­cará o conteúdo?
    • Como cri­ará o conteúdo?

    Vamos ver como respon­der a cada uma dessas perguntas.

    Pergunta 1: para quem está a criar conteúdo?

    Encon­trar as palavras cer­tas para definir quem está a ten­tar alcançar com o seu con­teú­do é a primeira eta­pa, e tam­bém a mais cru­cial. Isto servirá como um guia para todos os seus esforços de cri­ação de con­teú­do e aju­dará a man­tê-lo no cam­in­ho certo.

    Se fez a sua pesquisa de mer­ca­do e criou per­sonas de clientes, isso deve ser fácil. Já terá uma ideia sól­i­da de quem está a ten­tar alcançar.

    Por exem­p­lo, se é um cor­re­tor de hipote­cas na Flóri­da isso poderá ser algo como:

    Casais mil­len­ni­als (25–30) da Flóri­da com aspi­rações de ter a sua primeira casa. Eles são profis­sion­ais que tra­bal­ham com fal­ta de tem­po e se sen­tem frustra­dos com a com­plex­i­dade do proces­so de subir na esca­da da propriedade.

    Se ain­da não sabe muito sobre quem está a ten­tar atin­gir, sin­ta-se à von­tade para man­ter as coisas mais abrangentes.

    Por exem­p­lo, como fornece­dores de soft­ware de SEO, algo como isto faria sen­ti­do para nós:

    Pes­soas que dese­jam dire­cionar mais tráfego para o(s) seu(s) website(s).

    É um pouco sim­pli­fi­ca­do, mas é o sufi­ciente para nos aju­dar a evi­tar a cri­ação de con­teú­do sobre tópi­cos sem saída.

    Por exem­p­lo, pro­cure um tópi­co como “pesquisa inver­sa de ima­gens”. Aparente­mente, isto parece ser um tópi­co rela­ciona­do com SEO e recebe cer­ca de 1,6 mil­hões de pesquisas men­sais nos EUA…

    …mas a real­i­dade é que a maio­r­ia das pes­soas que procu­ram isto provavel­mente nem tem um web­site. Provavel­mente só estão a ten­tar dar caça a um catfish.

    Este é o nos­so quadro de estraté­gia de con­teú­do até agora:

    Questão 2. Porque está a criar conteúdo?

    Cada con­teú­do deve ter um propósito.

    Em ter­mos gerais, exis­tem qua­tro deles:

    1. Aumen­tar a con­sciên­cia de mar­ca e apre­sen­tar a sua mar­ca a poten­ci­ais clientes.
    2. Cri­ar inter­esse e dese­jo ensi­nan­do mais aos poten­ci­ais clientes sobre os seus prob­le­mas e como o seu pro­du­to ou serviço pode resolvê-los.
    3. Cul­ti­var o inter­esse e incen­ti­var à com­pra edu­can­do ain­da mais os poten­ci­ais clientes sobre o seu pro­du­to ou serviço e porque essa é a mel­hor solução para eles.
    4. Reter clientes e con­stru­ir leal­dade à mar­ca edu­can­do os clientes sobre como obter o máx­i­mo do seu pro­du­to ou serviço e demon­stran­do clara­mente o seu valor.

    Se estiv­er famil­iar­iza­do com o funil de mar­ket­ing, perce­berá que estes qua­tro “propósi­tos” estão vaga­mente alin­hados com as eta­pas da jor­na­da de compra.

    De qual­quer for­ma, verá que ess­es “porquês” são preenchi­dos pre­vi­a­mente no quadro de estraté­gia de con­teú­do porque pre­cisa de cri­ar con­teú­do para todos os fins. Afi­nal, não adi­anta ter uma mar­ca con­heci­da se nun­ca ninguém lhe com­pra nada, e não adi­anta tra­bal­har para atrair clientes se não os pud­er conservar.

    No entan­to, é impor­tante enten­der uma coisa antes de continuar:

    Cada con­teú­do pode servir vários propósi­tos.

    Muitas das pub­li­cações do nos­so blog ofer­e­cem bons exem­p­los des­ta ideia em práti­ca. Por exem­p­lo, pro­cure um tópi­co como “como encon­trar palavras-chave de baixa con­cor­rên­cia”. Poder-se‑á diz­er que esta pub­li­cação serve todas as eta­pas do funil de mar­ket­ing, em maior ou menor grau.

    Dito isto, algu­mas peças de con­teú­do estarão mais focadas na solução de ape­nas um problema.

    Por exem­p­lo, veja a nos­sa pági­na “Ahrefs vs.”. Esta pági­na expli­ca o que a indús­tria pen­sa da Ahrefs em com­para­ção com os nos­sos con­cor­rentes e mostra algu­mas das nos­sas fun­cional­i­dades exclusivas.

    Aqui estão os prob­le­mas que ela resolve e não resolve de acor­do com as min­has estimativas:

    Depen­den­do de onde está na sua jor­na­da de mar­ket­ing de con­teú­do, poderá pre­cis­ar de se con­cen­trar mais num dess­es “propósi­tos” do que no out­ro. É aqui que uma audi­to­ria de con­teú­do pode ser útil, mas isso é assun­to para out­ro dia.

    Pergunta 3: onde publicará o conteúdo?

    Saber porquê está a cri­ar con­teú­do é um bom começo, mas tam­bém pre­cisa de saber onde pub­licá-lo para alcançar clientes e poten­ci­ais clientes.

    Dada a infinidade de opções de pub­li­cação nos dias de hoje, este proces­so pode ser opressor.

    Aqui estão alguns locais onde pode pub­licar conteúdo:

    • Blog/website
    • YouTube
    • Redes soci­ais
    • Email
    • Slideshare
    • Pub­li­cações como con­vi­da­do (ou seja, em web­sites de out­ras pessoas)
    • Pod­casts
    • Web­sites de per­gun­tas e respostas (por exem­p­lo, Quora)

    Então, qual deve escolher?

    Em primeiro lugar, não se atra­pal­he a ten­tar cri­ar con­teú­do para todos os canais imag­ináveis. Todas estas opções são viáveis ​​de uma for­ma ou de out­ra, mas não pode faz­er tudo — espe­cial­mente quan­do está ape­nas a começar a sua jor­na­da de conteúdo.

    Em segun­do lugar, não escol­ha aleatoriamente.

    Deve escol­her um ou dois canais que façam mais sen­ti­do para a sua empre­sa e deve basear-se nas suas respostas a duas perguntas:

    1. Quais os canais que resolvem os seus “porquês”?
    2. Como e onde os seus clientes con­somem infor­mações online?

    Vamos começar por respon­der à primeira pergunta …

    Toda a boa estraté­gia de con­teú­do envolve a cri­ação de con­teú­do para cada está­gio da jor­na­da — da con­sciên­cia de mar­ca à retenção do cliente — mas nem todos os canais de mar­ket­ing são ade­qua­dos para resolver todos os problemas.

    Por exem­p­lo, pub­licar um bole­tim infor­ma­ti­vo por e‑mail não adi­anta de nada para con­stru­ir a noção da mar­ca, porque quem não con­hece a sua mar­ca não se inscreve. Da mes­ma maneira, faz­er pod­casts difi­cil­mente aju­dará a reter clientes e a con­stru­ir fidel­i­dade à marca.

    Pre­cisa de escol­her um canal que seja ade­qua­do para todos os está­gios ou vários canais complementares.

    Aqui está uma fol­ha de dicas ráp­i­da para os canais próprios mais pop­u­lares para ajudar:

    Como saber quais os dois canais que deve escolher?

    É aqui que a segun­da per­gun­ta se tor­na útil:

    Como e onde os seus clientes con­somem infor­mações online?

    A sua pesquisa de mer­ca­do deve ter rev­e­la­do a respos­ta a esta per­gun­ta, mas se não tiv­er a certeza con­sidere per­gun­tar aos, ou son­dar os seus clientes dire­ta­mente. Como alter­na­ti­va, se estiv­er a con­sid­er­ar o seu blog/website ou canal do YouTube como um dos seus meios de mar­ket­ing, use uma fer­ra­men­ta de pesquisa de palavras-chave como o Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs para ver se as pes­soas estão a pesquis­ar tópi­cos rela­ciona­dos com o seu negócio.

    Por exem­p­lo, vemos mil­hares de pes­soas a pesquis­ar tópi­cos rela­ciona­dos com SEO todos os meses no Google e no YouTube:

    Isto diz-nos que pub­licar con­teú­do nestes canais faz sen­ti­do para nós.

    Tam­bém sabe­mos que podemos usar redes soci­ais e mar­ket­ing por e‑mail para nutrir e reter clientes, por­tan­to cri­are­mos con­teú­do para estes canais também.

    Questão 4. Que tipo de conteúdo criará?

    Se planeia pub­licar con­teú­do no YouTube, é bas­tante óbvio que pub­li­cará vídeos porque este é o úni­co tipo de con­teú­do que pode pub­licar. Mas, para muitos out­ros canais de mar­ket­ing, as coisas nem sem­pre são tão óbvias.

    Vejamos o caso do seu web­site, por exem­p­lo. Exis­tem muitos tipos de con­teú­do que pode pub­licar, incluindo: 

    • Pub­li­cações no blog
    • Arti­gos
    • Pági­nas de destino
    • Arti­gos Wiki
    • Fer­ra­men­tas interativas
    • Cur­sos em vídeo

    Ninguém tem recur­sos ilim­i­ta­dos para cri­ar con­teú­do, então vale a pena con­sid­er­ar quais os tipos de con­teú­do em que pre­cisa de se concentrar.

    Por exem­p­lo, no nos­so web­site, con­cen­tramo-nos prin­ci­pal­mente na cri­ação de três tipos de conteúdo:

    • Pub­li­cações no blog
    • Arti­gos Wiki
    • Fer­ra­men­tas interativas

    Neste momen­to, temos 906 pub­li­cações de blog, e o nos­so blog recebe cer­ca de 253 mil vis­i­tas de pesquisa todos os meses — de acor­do com o relatório Prin­ci­pais sub­pas­tas no Explo­rador de Web­sites da Ahrefs.

    Nota adi­cional.
    Muitas dessas pub­li­cações de blog são traduções; temos ape­nas cer­ca de 300 pub­li­cações em inglês. 

    Temos 10 fer­ra­men­tas gra­tu­itas, que nos envi­am cer­ca de 301 mil vis­i­tas de pesquisa mensais.

    E temos 267 Wiki/artigos de aju­da que nos envi­am cer­ca de 2,3 mil vis­i­tas de pesquisa mensais.

    Essas 2,3 mil vis­i­tas aos nos­sos arti­gos Wiki podem pare­cer insignif­i­cantes em com­para­ção com o nos­so blog e fer­ra­men­tas gra­tu­itas, mas o obje­ti­vo deste con­teú­do não é ger­ar muito tráfego. O seu obje­ti­vo é edu­car e man­ter clientes respon­den­do a per­gun­tas comuns sobre o nos­so con­jun­to de ferramentas.

    No Twit­ter, o nos­so foco prin­ci­pal é cri­ar e par­til­har atu­al­iza­ções de produtos …

    NOVO: o grá­fi­co “Tráfego Orgâni­co” ago­ra tem em con­ta as flu­tu­ações sazon­ais do vol­ume de pesquisa! Estes dados serão mostra­dos em palavras-chave orgâni­cas 2.0, Prin­ci­pais pági­nas 2.0 e no sep­a­rador Pesquisa orgâni­ca e métri­c­as em sua Visão ger­al do Explo­rador de Websites.

    … e tópi­cos infor­ma­tivos com con­hec­i­men­to das nos­sas pub­li­cações de blog:

    Se tiv­er ilus­trações ou info­grá­fi­cos per­son­al­iza­dos no seu web­site, é alta­mente prováv­el que out­ras pes­soas os usem no seu con­teú­do. Por exem­p­lo, aqui está um grá­fi­co da nos­sa pub­li­cação sobre palavras-chave de cau­da lon­ga noutro blog:

    Quan­do se tra­ta de preencher esta seção da sua tela de estraté­gia de con­teú­do, não pense demasi­a­do. Bas­ta ano­tar os tipos de con­teú­do rel­e­vantes para cada eta­pa da jornada.

    Tam­bém é con­ve­niente usar o mes­mo tipo de con­teú­do em vários está­gios onde fiz­er sen­ti­do. Por exem­p­lo, uti­lizamos pub­li­cações no blog para tudo, des­de aumen­tar a con­sciên­cia de mar­ca até estim­u­lar os clientes, por isso lis­ta­mos este tipo de con­teú­do em todos os está­gios na nos­sa tela. Mas nós lis­ta­mos ape­nas arti­gos wiki/ajuda no está­gio de retenção.

    Questão 5. Como criará o conteúdo?

    Cri­ar uma estraté­gia de con­teú­do não envolve ape­nas plan­ear o que faz­er. Tam­bém pre­cisa de con­sid­er­ar como exe­cu­tar o seu plano. 

    Por out­ras palavras, pre­cisa de per­gun­tar: “quais os recur­sos de que vou precisar?”

    Pode agru­par estes recur­sos em duas categorias:

    1. Pes­soas. Quem pre­cisa de con­tratar e de que habil­i­dades precisa?
    2. Pro­du­tos e serviços. Quais as fer­ra­men­tas ou serviços de qu precisa?

    Por exem­p­lo, dig­amos que quer­e­mos cri­ar con­teú­do de blog e vídeos do YouTube para uma nova mar­ca, provavel­mente ire­mos procu­rar as seguintes pes­soas, no mínimo:

    • Escritores de con­teú­do do blog
    • Guionista(s)
    • Edi­tor de blog
    • Operador(es) de câmera
    • Edi­tor de vídeo
    • Design­er
    • Assis­tente vir­tu­al (VA)

    Tam­bém pre­cis­are­mos de alguns pro­du­tos e serviços, incluin­do:

    • Ahrefs para pesquis­ar tópicos
    • Word­able para enviar pub­li­cações de blog
    • Gram­marly para edição de conteúdo
    • Adobe Pre­miere Pro para edição de vídeos
    • Adobe Pho­to­shop para cri­ar ima­gens de pub­li­cações em blogs
    • Câmara fotográ­fi­ca, tripés, lentes, micro­fones e out­ros equipa­men­tos de gravação

    Aqui está o nos­so quadro completo:

    Pensamentos finais

    Ter uma estraté­gia de con­teú­do é ines­timáv­el para man­ter os seus esforços de cri­ação de con­teú­do no cam­in­ho cer­to e garan­tir que o con­teú­do que cria ten­ha um propósi­to. Afi­nal de con­tas, é muito fácil cair na armadil­ha de cri­ar con­teú­do só por criar. 

    Se já criou sua estraté­gia de con­teú­do, a próx­i­ma eta­pa é cri­ar uma estraté­gia de mar­ket­ing de con­teú­do e começar a cri­ar con­teú­do.

    Tem per­gun­tas? Diga-me no Twit­ter.