Contratar um Consultor de SEO? Faça estas 9 Importantes Perguntas

Contratar um Consultor de SEO? Faça estas 9 Importantes Perguntas

Avatar
Especialista de marketing e escritor de conteúdo na Ahrefs. Viciado em SEO, aviação, fragrâncias, sushi e comida mexicana.
    O tra­bal­ho de um con­sul­tor de SEO é cri­ar e gerir tare­fas (de SEO) para mel­ho­rar o desem­pen­ho de um web­site nos mecan­is­mos de pesquisa. Tudo isso deve levar ao aumen­to dos lucros do negócio.

    Con­tratar um bom con­sul­tor de SEO pode aju­dar a expandir o seu negó­cio, uma vez que a pesquisa orgâni­ca é a maior fonte de tráfego para a maio­r­ia dos web­sites. Alter­na­ti­va­mente, uma con­tratação inde­se­ja­da pode prej­u­dicar bas­tante o seu SEO, levan­do um tem­po lon­go para revert­er os danos causados.

    Então, o que é pre­ciso para sep­a­rar o “tri­go do joio”? Faça essas nove per­gun­tas aos can­didatos para a vaga para que pos­sa tomar a decisão certa:

    1. Qual é o seu históri­co de sucesso?
    2. O que faz de melhor?
    3. Em que medi­da que o seu tra­bal­ho pode impactar no meu negócio?
    4. Garante que os resul­ta­dos do seu tra­bal­ho de SEO funcionam?
    5. Qual é a sua abor­dagem aos guias de SEO do Google?
    6. Quais fer­ra­men­tas de SEO você usa e como?
    7. Como os seus relatórios de SEO se parecem?
    8. Qual é o seu custo?
    9. Como é que você entre­gará o tra­bal­ho quan­do o nos­so con­tra­to terminar?

    Vamos olhar em detal­he para cada uma das per­gun­tas para que você sai­ba o que procu­rar através das respostas dos candidatos.

    Exis­tem três maneiras de encon­trar um poten­cial con­sul­tor de SEO:

    1. Você tem uma refer­ên­cia de alguém.
    2. Você se famil­iar­iza com ele basea­do na sua pre­sença online e offline.
    3. Eles abor­dam-no, ofer­e­cen­do os seus serviços.

    Se for o primeiro caso e real­mente pud­er con­fi­ar na pes­soa que está recomen­dan­do o con­sul­tor, sin­ta-se à von­tade para descar­tar a maio­r­ia das per­gun­tas de qual­i­fi­cação deste arti­go. No entan­to, para o segun­do e ter­ceiro casos, você deve primeiro se con­cen­trar no históri­co de suces­so de um can­dida­to. E, por vezes, isso pode ser com­pli­ca­do, pois as pes­soas geral­mente se apre­sen­tam da mel­hor maneira possível.

    Então, o que é com­pli­ca­do aqui? Vejamos um exem­p­lo. No ano pas­sa­do, fui con­vi­da­do a lid­er­ar um work­shop de SEO para uma das qua­tro grandes empre­sas de con­tabil­i­dade no mer­ca­do. Se eu tivesse aceita­do, teria ape­nas colo­ca­do o seu logótipo no meu web­site e ale­ga­do que a empre­sa era min­ha cliente. Isso seria tec­ni­ca­mente ver­dade, mas tam­bém um pouco enganador (em relação à min­ha exper­iên­cia em con­sul­to­ria de SEO).

    Qual­quer con­sul­tor de SEO deve poder divul­gar alguns web­sites com que tra­bal­hou. A maio­r­ia dos con­sul­tores lista alguns clientes nos seus web­sites. Con­tu­do, essas infor­mações não cos­tu­mam ser acom­pan­hadas de depoi­men­tos ou estu­dos de caso que refli­tam o desem­pen­ho dos con­sul­tores. Se você não tiv­er essas infor­mações, terá a opor­tu­nidade de obtê-las antes de entrar em con­ta­to com eles.

    Você pode abrir o Explo­rador de Web­sites da Ahrefs, conec­tar um dos web­sites e ver­i­ficar o grá­fi­co de tráfego orgâni­co na visão geral:

    Vista 2.0 do website da Ahrefs

    Se você vir uma tendên­cia em alta, então é um bom primeiro sinal. Porém, dis­cu­ta sem­pre alguns casos com o con­sul­tor quan­do entrar em con­ta­to com ele. Eles podem men­cionar os perío­dos em que tra­bal­haram para um deter­mi­na­do cliente e até fornecer os grá­fi­cos e números, pois qual­quer pes­soa pode con­sul­tar os dados.

    Às vezes, você não verá muito cresci­men­to ou poderá até mes­mo ques­tionar o desem­pen­ho de out­ras maneiras. Deixe o con­sul­tor jus­ti­ficar os seus resul­ta­dos. SEO é um jogo de lon­go pra­zo em que rara­mente vê mudanças sig­ni­fica­ti­vas no tráfego orgâni­co nos primeiros meses de cooperação.

    Não existe um con­sul­tor de SEO que sir­va todas as neces­si­dades de uma vez só. Em vez dis­so, tente encon­trar a mel­hor com­bi­nação para o seu negócio.

    Por exem­p­lo, rejeite todas as ofer­tas de comér­cio eletróni­co. SEO para e‑commerce é uma cat­e­go­ria à parte. Eu nun­ca fiz isso, e há muitos out­ros con­sul­tores que podem faz­er um tra­bal­ho mel­hor por preços mais baratos. Pes­soal­mente, sem­pre tra­bal­hei para empre­sas de SaaS (de pro­du­to) e é aí que pos­so acres­cen­tar mais valor.

    Além de um con­hec­i­men­to ger­al de mar­ket­ing, um con­sul­tor de SEO deve ser bom em todas as dis­ci­plinas de SEO (on-page, off-page e téc­ni­co). No entan­to, muito poucos con­seguem ser espe­cial­is­tas em todos eles e, na ver­dade, isso não é necessário. Alguns con­sul­tores focam-se em ape­nas uma área, como con­strução de links ou SEO téc­ni­co. Eles prestam o serviço com foco nos seus pon­tos fortes e ofer­e­cem um serviço de nicho. Isso é uma coisa boa, honestamente.

    Essa per­gun­ta sim­ples­mente aju­da os dois lados a enten­der se há um bom ajuste entre as suas neces­si­dades e o seu foco de tra­bal­ho, con­hec­i­men­to e experiência.

    Exis­tem alguns fatores que entram em jogo para esti­mar o poten­cial impacto do SEO no seu negócio:

    • Poten­cial de Tráfego Orgâni­co – Existe uma intenção de procu­ra ele­va­da na sua cat­e­go­ria de negócio?
    • Estraté­gia de Mar­ket­ing – Quan­to a pesquisa orgâni­ca deve ser pri­or­iza­da entre out­ros canais de marketing?
    • Recur­sos de Desen­volvi­men­to de Pro­du­tos – Os seus desen­volve­dores têm espaço para imple­men­tar as mudanças necessárias em tem­po útil?
    • Recur­sos de Cri­adores de Con­teú­do – Você tem uma equipa para pro­duzir con­teú­do de SEO? Se não, você tem o orça­men­to necessário para con­tratar freelancers?
    • Con­strução de Link/Recursos de PR – Você tem um con­stru­tor de links e/ou espe­cial­ista em relações públi­cas? Se não, você pode se dar ao luxo de contratá-los?

    Um bom con­sul­tor deve avaliar todos ess­es fatores quan­do for ques­tion­a­do sobre o poten­cial impacto do seu tra­bal­ho. Para ser claro, não espere que o con­sul­tor forneça números nes­ta fase. Por enquan­to, o seu obje­ti­vo é chegar a um acor­do de que inve­stir em SEO é a escol­ha certa.

    Se algum con­sul­tor de SEO garante que o seu tra­bal­ho aumen­tará expo­nen­cial­mente o seu tráfego orgâni­co — cor­ra. Sim, isso é sinal de um empecilho.

    Não impor­ta quão bom seja um con­sul­tor de SEO, a ver­dade é que um con­sul­tor não pode garan­tir nen­hum resul­ta­do con­cre­to em SEO. Exis­tem tan­tas var­iáveis (fatores de clas­si­fi­cação) envolvi­das e, sim, você está con­tratan­do alguém para causar um impacto pos­i­ti­vo. Há uma grande prob­a­bil­i­dade de que um bom con­sul­tor seja um bom inves­ti­men­to rap­i­da­mente, porém nun­ca é 100%, e muitas vezes você terá que esper­ar muitos meses para ver resul­ta­dos pos­i­tivos.

    Aqui está out­ro exem­p­lo. Eu próprio me envolvi em con­sul­to­ria para um web­site. Ele não voltou a ser o mes­mo depois de ser sev­era­mente atingi­do pela atu­al­iza­ção do algo­rit­mo do Google, ape­sar de ter óti­mos con­sul­tores de SEO ao lon­go do proces­so. Encon­trei algu­mas novas opor­tu­nidades e ajudei a solu­cionar algu­mas coisas, mas não pos­so atribuir nen­hum suces­so a ess­es esforços (isto porque ain­da lev­ou mais seis meses para a tendên­cia de resul­ta­dos pos­i­tivos em tráfego orgâni­co ficar boa novamente):

    Gráfico de linhas mostrando a melhoria gradual do site

    Um exem­p­lo extremo de um web­site que foi geren­ci­a­do por grandes con­sul­tores de SEO, mas o seu tráfego orgâni­co mel­horou ape­nas após muito tem­po. Cap­tura de tela do relatório Overview 2.0 no Site Explor­er da Ahrefs.

    Quan­to a isso, o aumen­to no tráfego acon­te­ceu após out­ra atu­al­iza­ção do algo­rit­mo. Nós, con­sul­tores de SEO, fize­mos um bom tra­bal­ho, con­tu­do lev­ou muito tem­po até os resul­ta­dos apare­cerem (quase dois anos neste caso).

    Não há respos­ta cer­ta. Ain­da assim, ser extrem­ista quan­to a esse assun­to (isto é, faz­er tudo ou nada no web­site, de acor­do com o Google) deve ser toma­do com cautela.

    O Google tornou-se muito mel­hor em recomen­dações e doc­u­men­tação de SEO nos últi­mos anos. No entan­to, todo bom profis­sion­al de SEO dis­cor­da das dire­trizes do Google de vez em quan­do. Alguns mais do que outros.

    Por exem­p­lo, o prin­ci­pal tópi­co de divergên­cias entre as declar­ações do Google e os profis­sion­ais de SEO é a con­strução de links. O que fun­ciona na práti­ca ao con­stru­ir links e o que o Google recomen­da às vezes são duas abor­da­gens com­ple­ta­mente opostas.

    Um sinal pos­i­ti­vo é ouvir alguns exem­p­los em que o con­sul­tor dis­cor­da do Google e por quê.

    Um bom con­sul­tor de SEO pre­cisa de usar um dos três prin­ci­pais con­jun­tos de fer­ra­men­tas de SEO tudo-em-um: Ahrefs, Sem­rush ou Moz. Ouvir uma dessas mar­cas é um bom começo para essa per­gun­ta. O uso do Google Search Con­sole e do Google Ana­lyt­ics é um dado adquirido.

    No entan­to, ter aces­so às mel­hores fer­ra­men­tas de SEO é ape­nas o começo. Deixe o con­sul­tor falar um pouco sobre os seus proces­sos de tra­bal­ho. Como é que eles inspe­cionam um web­site? Como encon­tram opor­tu­nidades de con­strução de links? E que tal acer­ca da pesquisa de palavras-chave?

    Pode haver inúmeras respostas cer­tas ou erradas ao usar essas fer­ra­men­tas men­cionadas. Por isso, se você não for um espe­cial­ista em SEO, não poderá jul­gá-los. Mas quais­quer que sejam as respostas, elas devem aumen­tar a con­fi­ança e pro­por­cionar um bom rela­ciona­men­to entre ambas as partes.

    Você poderá facil­mente dis­tin­guir um bom con­sul­tor de SEO de um con­sul­tor de baixa qual­i­dade com base nos seus relatórios de SEO. Se eles fornecerem um relatório como exem­p­lo, este­ja aten­to ao que você deve obser­var. Um bom relatório é con­ciso e fácil de ler; você tam­bém deve enten­der a essên­cia do mes­mo em alguns min­u­tos. Aqui está um exem­p­lo de um bom slide reti­ra­do do meu mod­e­lo de relatório de SEO:

    Slide do PowerPoint contendo os principais destaques do progresso em SEO


    Mas a maio­r­ia dos con­sul­tores não envia relatórios de out­ros clientes dev­i­do a acor­dos de con­fi­den­cial­i­dade e dados de uso pri­va­do. Per­gun­tar sobre o proces­so de relatório de SEO é a segun­da mel­hor escol­ha aqui.

    O que procu­rar aqui especi­fi­ca­mente? Pois bem; ver­i­fique se eles falam sobre indi­cadores de per­for­mance de SEO e como eles os abor­dam. Isso é uma ofer­ta e um tópi­co mor­to. Você quer ouvir sobre as métri­c­as rela­cionadas com o cresci­men­to do seu negó­cio. Essas são, de maneira mais uni­ver­sal, con­ver­sões orgâni­cas e “par­til­ha de voz” (vis­i­bil­i­dade de pesquisa).

    Este­ja ciente de que o cresci­men­to do tráfego orgâni­co por si só não deve ser um indi­cador de per­for­mance (KPI), a menos que você mon­e­tize todo o tráfego do seu web­site usan­do redes de pub­li­ci­dade gráfica.

    Nota adi­cional.
    O que abor­do aqui ref­ere-se ape­nas à con­tratação de alguém para uma con­sul­to­ria ger­al de SEO. Se você está con­tratan­do um con­stru­tor de links ou um SEO téc­ni­co, eles provavel­mente não podem asso­ciar nen­hu­ma métri­ca dire­ta­mente ao cresci­men­to do seu negócio.

    Out­ro pon­to cru­cial é a com­bi­nação de fontes de dados. Um bom con­sul­tor de SEO deve cri­ar relatórios que com­binem métri­c­as do Google Search Con­sole, Google Ana­lyt­ics (ou fer­ra­men­tas alter­na­ti­vas) e con­jun­tos de fer­ra­men­tas de SEO inde­pen­dentes, como o Ahrefs. Isso porque cada fer­ra­men­ta tem os seus dados exclu­sivos. Além dis­so, algu­mas métri­c­as serão mais pre­cisas e fiáveis em umas fer­ra­men­ta do que em outras.

    O mel­hor é ter em ante­ci­pa­do uma esti­ma­ti­va de cus­to, o mais rap­i­da­mente pos­sív­el, para que ambas as partes não per­cam tem­po desce­nessário. Alguns con­sul­tores rev­e­lam o seu cus­to pub­li­ca­mente, mas você pre­cis­ará de um orça­men­to especí­fi­co para as suas necessidades.

    Encon­trará nor­mal­mente três tipos de custos:

    • Cus­to por hora – Este é o mod­e­lo de preço mais sim­ples. É o mais comum na Repúbli­ca Checa (onde eu moro). Con­tu­do, não é assim tão pop­u­lar no resto do Oci­dente, de acor­do com min­has observações.
    • Cus­to por pro­je­to – É mais prováv­el que este méto­do seja usa­do caso você pre­cise de aju­da de SEO em uma deter­mi­na­da área por um perío­do de tem­po mais curto.
    • Reten­tor men­sal – Este méto­do é pop­u­lar para coop­er­ações de lon­go pra­zo. Você acor­da sobre um blo­co de tem­po pre­vi­a­mente definido, em que o con­sul­tor tra­bal­hará men­salmente para a sua empre­sa e quan­to isso cus­tará a você.

    Alguns con­sul­tores usam todos os três mod­e­los aci­ma cita­dos, enquan­to out­ros se restrin­jem a ape­nas um. Por out­ro lado, você tam­bém deve falar sobre a duração mín­i­ma do con­tra­to e as condições de pagamento.

    SEO pode ser uma profis­são lucra­ti­va, então espere que os mel­hores con­sul­tores sejam bas­tante caros. Além dis­so, é prováv­el que a procu­ra de mer­ca­do seja maior do que eles podem cobrir, por­tan­to alguns con­sul­tores são muito mais exi­gentes com novos clientes.

    Claro, os preços vari­am dras­ti­ca­mente depen­den­do do país. Nos EUA (e em out­ros país­es com alto indíce de poder de com­pra), você deve esper­ar pagar pelo menos $100 por hora para obter um con­sul­tor de SEO sóli­do. Para con­tratar os mel­hores con­sul­tores que falam inglês, você pode esper­ar uma cobrança de mais de $200 por hora.

    Leitu­ra recomen­da­da: Cus­tos com SEO — 350 Agên­cias. Con­sul­tores e Free­lancers Rev­e­lam Quan­to Cus­ta um Profis­sion­al de SEO

    Fac­to: não tra­bal­hará com o seu con­sul­tor para sem­pre. Qual­quer con­sul­tor deve ten­tar faz­er o mel­hor pos­sív­el para entre­gar o seu tra­bal­ho e garan­tir uma tran­sição fácil, quan­do você con­tratar alguém novo. Você quer ter a certeza de que o seu con­sul­tor fará isso mesmo.

    Na ver­dade, uma das primeiras coisas que qual­quer bom con­sul­tor deve per­gun­tar no iní­cio da sua coop­er­ação é o seu históri­co de SEO. Alguém já fez pesquisa de palavras-chave ante­ri­or­mente? Existe um plano de con­teú­do? Que tal uma lista que con­tém os sta­tus de prob­le­mas e opor­tu­nidades téc­ni­cas de SEO? Lis­tas de prospecção e divul­gação de links? Como são os seus relatórios ante­ri­ores? O que foi feito e por quê? Qual o motivo?

    Irá ver que há uma tonela­da de infor­mações e dados que você pode fornecer ao seu novo con­sul­tor que podem econ­o­mizar tem­po e din­heiro. Tam­bém pode rev­e­lar pos­síveis prob­le­mas que podem prej­u­dicar o seu desem­pen­ho de SEO no geral.

    DICA DE PROFISSIONAL

    Cer­ti­fique-se de que você é o pro­pri­etário dos seus dados e não con­ce­da aces­so de admin­istrador a pes­soas fora da sua orga­ni­za­ção. Já ouvi histórias hor­ríveis sobre con­sul­tores e até agên­cias que cri­aram ou se apro­pri­aram de con­tas do Google Ana­lyt­ics e do Google Search Con­sole e depois acabaram por se recusar a entre­gar o aces­so ao cliente.

    Considerações finais

    Jul­gar a exper­iên­cia de um poten­cial con­sul­tor de SEO não é fácil quan­do você não está famil­iar­iza­do com o mes­mo. Porém, você pode muito bem avaliar as suas habil­i­dades de comu­ni­cação com base nas nove per­gun­tas acima.

    Se eles não expli­carem as coisas com facil­i­dade, ape­nas diga “depende” sem entrar em mais detal­h­es ou dê respostas duvi­dosas que sim­ples­mente não pare­cem cer­tas. Se assim for, provavel­mente é mel­hor con­tratar out­ra pessoa.

    Então, onde pode encon­trar os mel­hores con­sul­tores do mer­ca­do? Pode ser ten­ta­dor usar o Google porque, bem, posi­cionar-se no topo deve sig­nificar que essa pes­soa é boa em SEO, cer­to? Sim, mas você estará a perder ajustes poten­cial­mente mel­hores. Afi­nal, exis­tem muito mais con­sul­tores de excelên­cia do que os prin­ci­pais resul­ta­dos de pesquisa.

    Eu recomen­do que você per­gunte às pes­soas que con­trataram con­sul­tores de SEO no pas­sa­do, aos seus cír­cu­los soci­ais ou dire­ta­mente a espe­cial­is­tas em SEO. Mes­mo que você não os con­trate para uma con­sul­to­ria, eles podem aju­dar com algu­mas recomendações.

    Ficou com per­gun­tas? Ou mais ideias de como qual­i­ficar con­sul­tores de SEO? Entre em con­ta­to comi­go no Twit­ter.