Contratar um bom consultor de SEO pode ajudar a expandir o seu negócio, uma vez que a pesquisa orgânica é a maior fonte de tráfego para a maioria dos websites. Alternativamente, uma contratação indesejada pode prejudicar bastante o seu SEO, levando um tempo longo para reverter os danos causados.
Então, o que é preciso para separar o “trigo do joio”? Faça essas nove perguntas aos candidatos para a vaga para que possa tomar a decisão certa:
- Qual é o seu histórico de sucesso?
- O que faz de melhor?
- Em que medida que o seu trabalho pode impactar no meu negócio?
- Garante que os resultados do seu trabalho de SEO funcionam?
- Qual é a sua abordagem aos guias de SEO do Google?
- Quais ferramentas de SEO você usa e como?
- Como os seus relatórios de SEO se parecem?
- Qual é o seu custo?
- Como é que você entregará o trabalho quando o nosso contrato terminar?
Vamos olhar em detalhe para cada uma das perguntas para que você saiba o que procurar através das respostas dos candidatos.
Existem três maneiras de encontrar um potencial consultor de SEO:
- Você tem uma referência de alguém.
- Você se familiariza com ele baseado na sua presença online e offline.
- Eles abordam-no, oferecendo os seus serviços.
Se for o primeiro caso e realmente puder confiar na pessoa que está recomendando o consultor, sinta-se à vontade para descartar a maioria das perguntas de qualificação deste artigo. No entanto, para o segundo e terceiro casos, você deve primeiro se concentrar no histórico de sucesso de um candidato. E, por vezes, isso pode ser complicado, pois as pessoas geralmente se apresentam da melhor maneira possível.
Então, o que é complicado aqui? Vejamos um exemplo. No ano passado, fui convidado a liderar um workshop de SEO para uma das quatro grandes empresas de contabilidade no mercado. Se eu tivesse aceitado, teria apenas colocado o seu logótipo no meu website e alegado que a empresa era minha cliente. Isso seria tecnicamente verdade, mas também um pouco enganador (em relação à minha experiência em consultoria de SEO).
Qualquer consultor de SEO deve poder divulgar alguns websites com que trabalhou. A maioria dos consultores lista alguns clientes nos seus websites. Contudo, essas informações não costumam ser acompanhadas de depoimentos ou estudos de caso que reflitam o desempenho dos consultores. Se você não tiver essas informações, terá a oportunidade de obtê-las antes de entrar em contato com eles.
Você pode abrir o Explorador de Websites da Ahrefs, conectar um dos websites e verificar o gráfico de tráfego orgânico na visão geral:
Se você vir uma tendência em alta, então é um bom primeiro sinal. Porém, discuta sempre alguns casos com o consultor quando entrar em contato com ele. Eles podem mencionar os períodos em que trabalharam para um determinado cliente e até fornecer os gráficos e números, pois qualquer pessoa pode consultar os dados.
Às vezes, você não verá muito crescimento ou poderá até mesmo questionar o desempenho de outras maneiras. Deixe o consultor justificar os seus resultados. SEO é um jogo de longo prazo em que raramente vê mudanças significativas no tráfego orgânico nos primeiros meses de cooperação.
Não existe um consultor de SEO que sirva todas as necessidades de uma vez só. Em vez disso, tente encontrar a melhor combinação para o seu negócio.
Por exemplo, rejeite todas as ofertas de comércio eletrónico. SEO para e‑commerce é uma categoria à parte. Eu nunca fiz isso, e há muitos outros consultores que podem fazer um trabalho melhor por preços mais baratos. Pessoalmente, sempre trabalhei para empresas de SaaS (de produto) e é aí que posso acrescentar mais valor.
Além de um conhecimento geral de marketing, um consultor de SEO deve ser bom em todas as disciplinas de SEO (on-page, off-page e técnico). No entanto, muito poucos conseguem ser especialistas em todos eles e, na verdade, isso não é necessário. Alguns consultores focam-se em apenas uma área, como construção de links ou SEO técnico. Eles prestam o serviço com foco nos seus pontos fortes e oferecem um serviço de nicho. Isso é uma coisa boa, honestamente.
Essa pergunta simplesmente ajuda os dois lados a entender se há um bom ajuste entre as suas necessidades e o seu foco de trabalho, conhecimento e experiência.
Existem alguns fatores que entram em jogo para estimar o potencial impacto do SEO no seu negócio:
- Potencial de Tráfego Orgânico – Existe uma intenção de procura elevada na sua categoria de negócio?
- Estratégia de Marketing – Quanto a pesquisa orgânica deve ser priorizada entre outros canais de marketing?
- Recursos de Desenvolvimento de Produtos – Os seus desenvolvedores têm espaço para implementar as mudanças necessárias em tempo útil?
- Recursos de Criadores de Conteúdo – Você tem uma equipa para produzir conteúdo de SEO? Se não, você tem o orçamento necessário para contratar freelancers?
- Construção de Link/Recursos de PR – Você tem um construtor de links e/ou especialista em relações públicas? Se não, você pode se dar ao luxo de contratá-los?
Um bom consultor deve avaliar todos esses fatores quando for questionado sobre o potencial impacto do seu trabalho. Para ser claro, não espere que o consultor forneça números nesta fase. Por enquanto, o seu objetivo é chegar a um acordo de que investir em SEO é a escolha certa.
Se algum consultor de SEO garante que o seu trabalho aumentará exponencialmente o seu tráfego orgânico — corra. Sim, isso é sinal de um empecilho.
Não importa quão bom seja um consultor de SEO, a verdade é que um consultor não pode garantir nenhum resultado concreto em SEO. Existem tantas variáveis (fatores de classificação) envolvidas e, sim, você está contratando alguém para causar um impacto positivo. Há uma grande probabilidade de que um bom consultor seja um bom investimento rapidamente, porém nunca é 100%, e muitas vezes você terá que esperar muitos meses para ver resultados positivos.
Aqui está outro exemplo. Eu próprio me envolvi em consultoria para um website. Ele não voltou a ser o mesmo depois de ser severamente atingido pela atualização do algoritmo do Google, apesar de ter ótimos consultores de SEO ao longo do processo. Encontrei algumas novas oportunidades e ajudei a solucionar algumas coisas, mas não posso atribuir nenhum sucesso a esses esforços (isto porque ainda levou mais seis meses para a tendência de resultados positivos em tráfego orgânico ficar boa novamente):
Quanto a isso, o aumento no tráfego aconteceu após outra atualização do algoritmo. Nós, consultores de SEO, fizemos um bom trabalho, contudo levou muito tempo até os resultados aparecerem (quase dois anos neste caso).
Não há resposta certa. Ainda assim, ser extremista quanto a esse assunto (isto é, fazer tudo ou nada no website, de acordo com o Google) deve ser tomado com cautela.
O Google tornou-se muito melhor em recomendações e documentação de SEO nos últimos anos. No entanto, todo bom profissional de SEO discorda das diretrizes do Google de vez em quando. Alguns mais do que outros.
Por exemplo, o principal tópico de divergências entre as declarações do Google e os profissionais de SEO é a construção de links. O que funciona na prática ao construir links e o que o Google recomenda às vezes são duas abordagens completamente opostas.
Um sinal positivo é ouvir alguns exemplos em que o consultor discorda do Google e por quê.
Um bom consultor de SEO precisa de usar um dos três principais conjuntos de ferramentas de SEO tudo-em-um: Ahrefs, Semrush ou Moz. Ouvir uma dessas marcas é um bom começo para essa pergunta. O uso do Google Search Console e do Google Analytics é um dado adquirido.
No entanto, ter acesso às melhores ferramentas de SEO é apenas o começo. Deixe o consultor falar um pouco sobre os seus processos de trabalho. Como é que eles inspecionam um website? Como encontram oportunidades de construção de links? E que tal acerca da pesquisa de palavras-chave?
Pode haver inúmeras respostas certas ou erradas ao usar essas ferramentas mencionadas. Por isso, se você não for um especialista em SEO, não poderá julgá-los. Mas quaisquer que sejam as respostas, elas devem aumentar a confiança e proporcionar um bom relacionamento entre ambas as partes.
Você poderá facilmente distinguir um bom consultor de SEO de um consultor de baixa qualidade com base nos seus relatórios de SEO. Se eles fornecerem um relatório como exemplo, esteja atento ao que você deve observar. Um bom relatório é conciso e fácil de ler; você também deve entender a essência do mesmo em alguns minutos. Aqui está um exemplo de um bom slide retirado do meu modelo de relatório de SEO:
Mas a maioria dos consultores não envia relatórios de outros clientes devido a acordos de confidencialidade e dados de uso privado. Perguntar sobre o processo de relatório de SEO é a segunda melhor escolha aqui.
O que procurar aqui especificamente? Pois bem; verifique se eles falam sobre indicadores de performance de SEO e como eles os abordam. Isso é uma oferta e um tópico morto. Você quer ouvir sobre as métricas relacionadas com o crescimento do seu negócio. Essas são, de maneira mais universal, conversões orgânicas e “partilha de voz” (visibilidade de pesquisa).
Esteja ciente de que o crescimento do tráfego orgânico por si só não deve ser um indicador de performance (KPI), a menos que você monetize todo o tráfego do seu website usando redes de publicidade gráfica.
Outro ponto crucial é a combinação de fontes de dados. Um bom consultor de SEO deve criar relatórios que combinem métricas do Google Search Console, Google Analytics (ou ferramentas alternativas) e conjuntos de ferramentas de SEO independentes, como o Ahrefs. Isso porque cada ferramenta tem os seus dados exclusivos. Além disso, algumas métricas serão mais precisas e fiáveis em umas ferramenta do que em outras.
O melhor é ter em antecipado uma estimativa de custo, o mais rapidamente possível, para que ambas as partes não percam tempo descenessário. Alguns consultores revelam o seu custo publicamente, mas você precisará de um orçamento específico para as suas necessidades.
Encontrará normalmente três tipos de custos:
- Custo por hora – Este é o modelo de preço mais simples. É o mais comum na República Checa (onde eu moro). Contudo, não é assim tão popular no resto do Ocidente, de acordo com minhas observações.
- Custo por projeto – É mais provável que este método seja usado caso você precise de ajuda de SEO em uma determinada área por um período de tempo mais curto.
- Retentor mensal – Este método é popular para cooperações de longo prazo. Você acorda sobre um bloco de tempo previamente definido, em que o consultor trabalhará mensalmente para a sua empresa e quanto isso custará a você.
Alguns consultores usam todos os três modelos acima citados, enquanto outros se restrinjem a apenas um. Por outro lado, você também deve falar sobre a duração mínima do contrato e as condições de pagamento.
SEO pode ser uma profissão lucrativa, então espere que os melhores consultores sejam bastante caros. Além disso, é provável que a procura de mercado seja maior do que eles podem cobrir, portanto alguns consultores são muito mais exigentes com novos clientes.
Claro, os preços variam drasticamente dependendo do país. Nos EUA (e em outros países com alto indíce de poder de compra), você deve esperar pagar pelo menos $100 por hora para obter um consultor de SEO sólido. Para contratar os melhores consultores que falam inglês, você pode esperar uma cobrança de mais de $200 por hora.
Leitura recomendada: Custos com SEO — 350 Agências. Consultores e Freelancers Revelam Quanto Custa um Profissional de SEO
Facto: não trabalhará com o seu consultor para sempre. Qualquer consultor deve tentar fazer o melhor possível para entregar o seu trabalho e garantir uma transição fácil, quando você contratar alguém novo. Você quer ter a certeza de que o seu consultor fará isso mesmo.
Na verdade, uma das primeiras coisas que qualquer bom consultor deve perguntar no início da sua cooperação é o seu histórico de SEO. Alguém já fez pesquisa de palavras-chave anteriormente? Existe um plano de conteúdo? Que tal uma lista que contém os status de problemas e oportunidades técnicas de SEO? Listas de prospecção e divulgação de links? Como são os seus relatórios anteriores? O que foi feito e por quê? Qual o motivo?
Irá ver que há uma tonelada de informações e dados que você pode fornecer ao seu novo consultor que podem economizar tempo e dinheiro. Também pode revelar possíveis problemas que podem prejudicar o seu desempenho de SEO no geral.
Certifique-se de que você é o proprietário dos seus dados e não conceda acesso de administrador a pessoas fora da sua organização. Já ouvi histórias horríveis sobre consultores e até agências que criaram ou se apropriaram de contas do Google Analytics e do Google Search Console e depois acabaram por se recusar a entregar o acesso ao cliente.
Considerações finais
Julgar a experiência de um potencial consultor de SEO não é fácil quando você não está familiarizado com o mesmo. Porém, você pode muito bem avaliar as suas habilidades de comunicação com base nas nove perguntas acima.
Se eles não explicarem as coisas com facilidade, apenas diga “depende” sem entrar em mais detalhes ou dê respostas duvidosas que simplesmente não parecem certas. Se assim for, provavelmente é melhor contratar outra pessoa.
Então, onde pode encontrar os melhores consultores do mercado? Pode ser tentador usar o Google porque, bem, posicionar-se no topo deve significar que essa pessoa é boa em SEO, certo? Sim, mas você estará a perder ajustes potencialmente melhores. Afinal, existem muito mais consultores de excelência do que os principais resultados de pesquisa.
Eu recomendo que você pergunte às pessoas que contrataram consultores de SEO no passado, aos seus círculos sociais ou diretamente a especialistas em SEO. Mesmo que você não os contrate para uma consultoria, eles podem ajudar com algumas recomendações.
Ficou com perguntas? Ou mais ideias de como qualificar consultores de SEO? Entre em contato comigo no Twitter.