Isso significa que não deve apontar para palavras-chave competitivas? Não. Mas significa que deve procurar palavras-chave de concorrência mais baixa a curto prazo.
Nesta publicação irá aprender como encontrar oportunidades de palavras-chave fáceis em poucos passos, e como ter a certeza que essas palavras-chaves são verdadeiramente de baixa concorrência e fáceis de conseguir um bom posicionamento.
Siga estes 3 passos para encontrar rapidamente milhares de palavras-chave com alto volume e baixa concorrência.
1. Tópicos de Brainstorm
Pense o que o seu público-alvo pode estar a procurar no Google e registe essas ideias. Não precisa de tentar adivinhar frases exatas aqui; apenas anote temas abrangentes.
Por exemplo, se vende computadores e peças online, estas podem ser:
- computador
- portátil
- macbook
- imac
- disco rígido
Não pense demais sobre isto. Registe o que lhe vier à cabeça.
Avance para o passo dois quando tiver 5–10 ideias.
2. Expanda as suas ideias com uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave
Insira as suas ideias numa ferramenta de pesquisa de palavras-chave como o Explorador de Palavras-chave da Ahrefs, depois vá ao relatório Correspondência de Frases. Verá ideias de palavras-chave, incluindo uma ou mais palavras e frases que tenha inserido, completo com volume de pesquisas mensais e outras métricas de SEO.
3. Filtre para palavras-chave de baixa “dificuldade”
Muitas ferramentas de pesquisa de palavras-chave têm uma classificação de dificuldade. A nossa é chamada de Keyword Difficulty (KD) — em português, dificuldade de palavras-chave — e é uma representação numérica de quão difícil é posicionar-se no top 10 do Google para um termo de pesquisa.
No relatório de Correspondência de frase, filtre por palavras-chave com uma classificação KD de 0 a 10 para encontrar palavras-chave de “baixa competição”.
Pode ver acima que conseguimos encontrar mais de 167.000 palavras-chave em apenas cinco tópicos “sementes”. Se quiser restringir esta lista, basta adicionar um filtro de volume mínimo de pesquisa mensal.
Sim e não.
O Google usa centenas de sinais de posicionamento, por isso é simplesmente impossivel uma ferramenta de SEO de terceiros desencriptar todos e calcular uma métrica de dificuldade de palavra-chave “precisa”. É irrealista e praticamente impossível, especialmente se considerar que muitos destes “fatores de posicionamento” são mera especulação e nunca foram confirmados pelo Google.
Também é importante perceber que cada ferramenta de SEO usa uma fórmula única para a sua classificação de dificuldade de palavras-chave, o que justifica o porquê das classificações serem muitas vezes bastante diferentes de ferramenta para ferramenta.
Na Ahrefs, o cálculo da nossa classificação de dificuldade de palavras-chave (DPC) é simples: pegamos na média ponderada do número de domínios de referência (websites com ligações) que apontam para as 10 primeiras páginas. Isto significa que as páginas de classificação superior para palavras-chaves com DPC alto têm muitos backlinks e as páginas de classificação superior para palavras-chaves com DPC baixo têm poucos backlinks.
Tendo em conta que os backlinks são indiscutivelmente o fator de posicionamento mais importante, a nossa classificação de dificuldade de palavras-chave é geralmente um bom método para a dificuldade de posicionamento. Se uma palavra-chave tiver uma baixa classificação de KD, será de “baixa competição” no sentido em que não terá provavelmente que construir ou ganhar muitos backlinks para competir.
Mas não deverá julgar a concorrência apenas com base nesta métrica. Há outros fatores que precisa de considerar antes de apontar para uma palavra-chave.
Vamos ver três dos mais importantes.
Intenção de pesquisa
Mesmo que uma palavra-chave seja de muito baixa dificuldade, terá de fazer um esforço para se posicionar nessa palavra-chave sem criar o tipo de conteúdo que os utilizadores estão à procura. Então, quando fizer pesquisa de palavras-chave, vale a pena olhar para palavras-chave que, de facto, fazem sentido para o tipo de conteúdo que pretende criar.
Os quatro tipos de palavras-chave abrangentes são:
- Informativo. O utilizador procura por informações sobre um tópico.
- Navegação. O utilizador procura por um website específico.
- Investigação comercial. O utilizador procura comprar um produto ou serviço em particular, mas não decidiu ainda qual comprar.
- Transacional. O utilizador está à procura de comprar algo.
Muitas vezes, pode saber em que tipo a sua palavra-chave se enquadra por modificadores de palavra-chave utilizados na consulta. Se contiver palavras como “comprar” or “barato”, é provavelmente uma consulta transacional. Se contiver palavras como “como”, “o que” ou “onde”, então é provavelmente informativo.
Aqui está uma folha rápida de dicas de modificadores de palavras-chave:
No Explorador de Palavras-chave da Ahrefs, pode encontrar ideias de palavras-chave que se enquadram em qualquer um destes segmentos usando o filtro “Incluir”.
Por exemplo, se estiver à procura de palavras-chave transacionais de baixa concorrência, veja como o faria:
- Insira as palavras-chave semente
- Escolha o relatório de ideias de palavras-chave “Correspondência de frase”
- Filtre por palavras-chave de baixa concorrência com o filtro KD (KD < 10)
- Adicione palavras como “comprar” e “barato” ao filtro “Incluir”
- Carregue no botão “Qualquer palavra”
Se está à procura de palavras-chave informativas de baixa concorrência para um blog, poderá fazer a mesma coisa com modificadores informativos. Mas um método ainda mais rápido é usar o relatório Perguntas, que lhe mostra ideias de palavras-chave escritas como perguntas.
Saiba que, embora o filtro por modificadores de palavras-chave funcione, está longe de ser infalível porque as palavras-chave com modificadores nem sempre se alinham com o tipo de pesquisa esperado.
Pense numa palavra-chave como “melhor compra máquinas de café” (Best buy coffee maker, em inglês).
Apesar de ter o modificador transacional “compra”, não é uma palavra-chave transacional. É navegacional porque as pessoas estão à procura de resultados da Best Buy (melhor compra, em português) — uma popular loja de eletrónica Norte Americana.
Isso destaca ainda mais como a intenção de pesquisa pode afetar a competição de palavras-chave. Embora esta consulta tenha uma pontuação de dificuldade de palavra-chave de 1, não é uma competição baixa porque é uma palavra-chave de navegação. Nunca vai superar a Best Buy, não importa o que faça, porque eles estão posicionados em todos os 10 resultados na primeira página do Google.
Autoridade do Website
A classificação do domínio (DR) — domain rating, em inglês -, mede a autoridade de um website numa escala de zero a cem com base no seu perfil de backlinks.
Muitos profissionais de SEO acreditam que o Google utiliza algum tipo de métrica de autoridade do website no seu algoritmo de posicionamento, mas John Mueller do Google declarou publicamente que isso não é verdade em inúmeras ocasiões.
We don’t use domain authority at all in our algorithms.
— 🍌 John 🍌 (@JohnMu) February 24, 2020
Não usamos autoridade de domínio nos nossos algoritmos.
De qualquer forma, notará que, para algumas palavras-chave aparentemente de baixa concorrência com baixas pontuações de KD, todas as páginas de melhor classificação vêm de websites com DR muito altos.
Caso em questão, “sandálias pretas”:
Apesar de ter uma pontuação de dificuldade de palavra-chave de apenas 1, a classificação média do domínio para a primeira página de resultados é 86 e o menor DR que vemos é 76.
Isto prova que a autoridade do website é um fator de posicionamento?
Não necessariamente. É discutível se se trata mais do valor da marca do que da autoridade do website. As grandes marcas provavelmente dominam o SERP porque é onde a maioria das pessoas deseja fazer compras.
Infelizmente, não pode fazer muito sobre isto se tiver um site e uma marca “mais fracos”. Provavelmente terá dificuldade para posicionar-se com palavras-chave em que o valor da marca parece desempenhar um papel.
O que nos leva a um ponto importante:
A dificuldade de posicionamento é relativa.
Para a loja Target, “sandálias pretas” é uma palavra-chave de baixa competição porque tem autoridade e valor de marca para se posicionar. Se é uma pequena e familiar loja de sapatos, “sandálias pretas” é uma palavra-chave de alta competição porque não está na mesma liga das grandes marcas que dominam o SERP.
Isso significa que é impossível para marcas com menos autoridade e menos conhecidas superar as grandes? Não. Só vai ser mais difícil, por isso é algo a ter em mente ao procurar palavras-chave de baixa concorrência.
Backlinks de alta qualidade
A dificuldade de palavras-chave leva em consideração a quantidade de backlinks que apontam para as páginas mais bem posicionadas, mas não a sua qualidade. Seria preciso considerar muitos aspectos para avaliar a qualidade de uma ligação, incluindo:
- Relevância do website e página com ligação
- Autoridade do website e página com ligação
- Posicionamento da ligação na página
- Texto âncora da ligação
- Estado follow vs. nofollow
É praticamente impossível levar todas estas coisas e muito mais em consideração ao preparar uma pontuação de dificuldade de palavra-chave, então mantemos as coisas simples e consistentes olhando apenas para o número médio de domínios de referência (websites com ligação) a apontar para as primeiras 10 páginas.
Por esta razão, vale sempre a pena verificar manualmente os perfis de backlink das páginas de melhor posicionamento, porque quantidade não é tudo.
Para ilustrar, vamos ver o número de domínios com referência às páginas melhor posicionadas para duas palavras-chave com pontuações KD igualmente baixas:
À primeira vista, parece mais fácil classificar a segunda palavra-chave porque a página com a qual está a competir tem menos ligações. Mas o que importa mesmo é a qualidade das ligações.
Para a página com 14 RDs (referring domains, o número de domínios com referências à página no topo), 94% dos backlinks são follow, com a maioria a vir de páginas e websites relevantes e com autoridade. Estes, maioritariamente, têm também âncoras relevantes.
Para a página com 92 RDs, 96% dos backlinks são nofollow, com a maioria a vir de páginas em websites de códigos de desconto de baixa autoridade. Estes também têm âncoras de URL quase nuas.
Na verdade, existem indiscutivelmente apenas dois backlinks “ok” a apontar para a página com 92 RDs. Ao passo que a maioria das ligações que apontam para a página com apenas 14 RDs são relevantes e de alta qualidade.
Em suma, tudo o resto sendo igual, provavelmente seria mais fácil superar a página com 92 RDs do que a página com 14 RDs. Portanto, apesar de ter as mesmas pontuações de KD, “melhor café para bebida fria” é indiscutivelmente uma palavra-chave menos competitiva do que “melhor conjunto de pesca com fly para iniciantes”.
Muitas pessoas optam por palavras-chave de baixa concorrência porque não acham que podem posicionar-se bem em mais nenhuma. Mesmo que isso seja verdade a curto prazo, palavras-chave de concorrência alta podem ser oportunidades por diferentes motivos.
Lembre-se que a pontuação de dificuldade de palavras-chave do Ahrefs é baseada em backlinks. Isso significa que, em média, as páginas com melhor posição para palavras-chave com alto KD têm muitos backlinks.
Por outras palavras, palavras-chave de concorrência alta costumam ser ótimos tópicos para isco de ligação — conteúdo que é formulado especificamente para atrair ligações.
Para encontrar estes tópicos, faça o oposto do que fazia antes. Em vez de filtrar por palavras-chave com baixas pontuações KD, filtre por palavras-chave com pontuações KD altas.
Por exemplo, se tem um website sobre currículos, deve:
- Ir ao Explorador de Palavras-chave
- Inserir uma palavra-chave ”semente” relevante (por exemplo, “currículo”)
- Vá ao relatório Questões
- Filtre por palavras-chave com alta pontuação KD (por exemplo, mais de 50)
Se verificar a visão geral do SERP para qualquer uma destas palavras-chave, deverá descobrir que muitas das páginas com melhor posição têm muitos backlinks.
Neste caso, se criou o melhor guia para escrever um currículo na web, as pessoas com ligações para as páginas existentes seriam ótimas perspectivas de ligações. Só precisa de entrar em contacto com um motivo convincente para eles criarem uma ligação para si.
Obtenha backlinks de alta qualidade suficientes para a sua página e é provável que consiga posicionar-se, mesmo que não tenha autoridade e valor de marca.
De qualquer modo, há dois outros benefícios em apontar a palavras-chave de alta competição (mesmo se não se posicionar bem):
- Pode aumentar a autoridade do website. O valor e a autoridade da marca não aparecem do nada. Eles são principalmente um subproduto das ligações.
- Pode passar esta “autoridade” para páginas importantes. Utilize ligações internas de “isco de ligação” de alta autoridade para impulsionar páginas relevantes que visam palavras-chave de baixa concorrência.
Este segundo benefício é o que gostamos de chamar de Técnica do Intermediário.
É uma forma inteligente de aumentar a “autoridade” de páginas chatas para as quais é difícil obter ligações.
Leitura recomendada: Uma Estratégia de SEO Simples (O Método do “Intermediário”)
Pensamentos finais
A competitividade das palavras-chave é relativa. Como nenhuma pontuação de dificuldade de palavras-chave tem em consideração tudo o que afeta a concorrência, deve sempre rever manualmente as páginas de melhor posição antes de criar conteúdo.
Se não fizer isto, pode acabar a procurar palavras-chave que não são de baixa concorrência. Embora não haja nada de errado com isso, estas palavras-chave devem ser alvos a médio ou longo prazo, não alvos a curto prazo.
Tem questões? Diga-me no Twitter.