Neste blog, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a intenção de busca e como otimizar seu conteúdo para se alinhar a ela.
O Google dá prioridade à relevância nos resultados de pesquisa. Portanto, se você deseja se classificar no Google, seu conteúdo deve ser o resultado mais relevante para a pesquisa. Isso significa criar conteúdo que se alinhe com a intenção de busca do público-alvo.
Por exemplo, se pesquisar “melhor suv”, vai descobrir que todos os resultados são classificações e avaliações de SUVs, e não a página de produto de qualquer carro específico.
Isso acontece porque o Google sabe que a intenção do usuário é aprender primeiro e, só depois, possivelmente comprar.
Otimizar a intenção de busca pode trazer ótimos resultados. Nós obtivemos mais 516% de tráfego em menos de seis meses ao fazer apenas uma alteração em uma de nossas landing pages.
Essa landing page não estava bem classificada porque faltava uma funcionalidade de ferramenta gratuita. Para alinhá-la com as expectativas dos pesquisadores para a pesquisa “verificador de backlink”, precisávamos adicionar essa ferramenta.
Os SEOs geralmente agrupam palavras-chave em um destes três grupos de intenções de busca de palavras-chave:
- Intenção informativa – Os pesquisadores querem aprender algo.
- Intenção transacional – Os pesquisadores querem comprar algo.
- Intenção de navegação– Os pesquisadores estão procurando um site específico.
Essas intenções de busca geralmente são demasiado ambíguas para serem úteis.
Por exemplo, a pesquisa “melhor air fryer” é informativa, pois os pesquisadores claramente desejam aprender, não comprar. Mas isso não diz muito sobre o que eles realmente querem.
- Eles querem um blog ou um video?
- Eles querem uma lista das melhores opções? Ou uma recomendação/avaliação?
- Eles valorizam alguma coisa em particular quando procuram recomendações?
É impossível atender à intenção de busca do público a menos que você saiba as respostas para essas perguntas. E se você não atender à intenção de busca, suas chances de classificação serão mínimas ou nulas.
É por isso que criamos uma maneira nova (e esperemos que melhor) de classificar a intenção de busca.
Aqui estão os passos:
Passo 1. Alinhe seu conteúdo com os “três Cs da intenção de busca”
Em primeiro lugar, você precisa identificar os três Cs da intenção de busca para sua palavra-chave alvo e certificar-se que o seu conteúdo está alinhado com eles. Esses três Cs são:
- Conteúdo — tipo
- Conteúdo — formato
- Conteúdo — ângulo
A ideia aqui é que, ao criar conteúdo para intenção de busca, se siga a multidão. Por exemplo, se a maioria das páginas principais são guias práticos, crie um guia prático. Claro que isso não significa que você precise copiar esses guias tal e qual.
Vamos olhar para esse processo com mais detalhe.
1. Conteúdo — tipo
Refere-se ao “tipo” de conteúdo dominante nos resultados da busca, sendo geralmente um dos seguintes:
- Post de blog
- Video
- Página do produto
- Página de categoria
- Landing page
Por exemplo, dê uma olhada nos principais resultados da pesquisa por “melhor air fryer” na Keywords Explorer da Ahrefs. Pelos títulos podemos logo ver que o tipo de conteúdo dominante é um post de blog.
Isso quer dizer que os pesquisadores não esperam ver páginas de fabricantes de air fryers explicando por que seus produtos são os melhores. Eles querem a opinião de quem já testou algumas opções disponíveis no mercado, antes de decidirem efetuar a compra.
2. Conteúdo — formato
Refere-se ao “formato” dominante das páginas com melhor classificação. Normalmente, o formato de conteúdo se aplica à estrutura de blog.
Alguns dos formatos mais comuns incluem:
- Guias “How-To”
- Tutoriais passo a passo
- Listagem
- Artigos de opinião
- Avaliações
- Comparações
No nosso exemplo de “melhor air fryer”, o formato de conteúdo dominante é a listagem– veja os títulos:
Isso significa que os pesquisadores desejam uma lista de recomendações, e não apenas uma única recomendação ou uma única avaliação de produto.
3. Conteúdo — ângulo
O ângulo do conteúdo refere-se à proposta única de vendas das postagens e páginas com melhor classificação. Fornece informações sobre o que os pesquisadores valorizam ao fazer uma pesquisa específica.
Em nosso exemplo, “2023” é o ângulo de conteúdo dominante (ou seja, os melhores produtos deste ano). Novamente, fica evidente apenas olhando os títulos:
Isso significa que os pesquisadores desejam recomendações atualizadas. E isso faz sentido, já que há sempre novas air fryers a serem lançadas.
Passo 2. Encontre subtópicos para abordar em seu conteúdo
Para satisfazer a intenção de busca do usuário, você precisa cobrir um tópico por completo. Incluir subtópicos que interessem aos pesquisadores é uma ótima maneira de fazer isso.
Abaixo estão duas maneiras de encontrar subtópicos-chave.
1. Visite as páginas mais bem classificadas
Os elementos comuns entre as páginas mais bem classificadas podem fornecer pistas sobre o que os pesquisadores desejam ver para um determinado tópico.
Por exemplo, ao visitar alguns dos posts de blog mais bem classificados sobre “melhor air fryer”, vemos que recomendam os melhores produtos em suas respectivas categorias.
Uma das categorias comuns é uma air fryer pequena, ideal para uma pessoa.
A presença de diferentes categorias de produtos é um indício de que as pessoas podem ter necessidades diferentes quando se trata desse tipo de produto. Portanto, é provavelmente uma boa ideia incluir categorias de produtos semelhantes no conteúdo.
2. Execute uma content gap analysis no nível da página
Uma content gap analysis (análise de lacunas de conteúdo) é uma maneira mais fácil e automatizada de encontrar subtópicos e pontos-chave comuns. Essa análise lista classificações de palavras-chave comuns para as páginas analisadas.
Por exemplo, vamos fazer uma gap analysis para a palavra-chave “melhor air fryer” na Ahrefs. Para isso, precisamos inserir a palavra-chave no Keywords Explorer da Ahrefs e abrir algumas páginas de melhor classificação com a mesma intenção no relatório de Content Gap.
Iremos ver uma lista de pesquisa comuns. Algumas delas provavelmente darão ótimos subtítulos ou pontos para nossa página. Aqui está um trecho da análise de content gap:
Portanto, em uma lista das melhores fritadeiras de ar comprimido, algumas das coisas que você pode querer incluir são estas:
- Melhor opção em termos de orçamento
- Melhor opção com base na capacidade (pequeno/grande, capacidade)
- Melhor air fryer inteligente
Alguns SEOs usam a volatilidade da pesquisa como autoridade para determinar a clareza da intenção da busca.
Para avaliar a autoridade da pesquisa, cole sua palavra-chave no Keywords Explorer da Ahrefs, role para baixo até o gráfico Histórico de Posições SERP e defina os filtros como “Top 50” e “últimos 6 meses”.
Palavras-chave com pouca ou nenhuma flutuação nas suas classificações ao longo do tempo são uma boa escolha, pois têm uma intenção de pesquisa bem clara…
… enquanto que palavras-chave com muita flutuação nas classificações parecem ser menos “confiáveis” porque a intenção de pesquisa muda frequentemente.
Considerações finais
A intenção de pesquisa é um dos fatores de classificação mais importantes.
Se deixar de dar aos pesquisadores o que eles desejam, suas chances de classificação serão mínimas ou nulas.
Já vimos isso repetidas vezes com o conteúdo que publicamos aqui no Blog da Ahrefs.
Se você deseja uma classificação de longo prazo, compreender a intenção de busca é fundamental.
Tenha como missão dar aos usuários o que eles desejam, e o Google (e provavelmente outros mecanismos de busca) quase certamente o vai recompensar por isso.
Tem perguntas ou comentários? Mande mensagem pelo Twitter ou Mastodon.