11 Grandes Ideias de Marketing de Conteúdo para 2021 (Com Exemplos)

11 Grandes Ideias de Marketing de Conteúdo para 2021 (Com Exemplos)

Avatar
Escreve palavras bem pensadas para atrair clientes na direção de startups de tecnologia para negócios. Nunca diz 'não' quando é hora de cutucar tigelas e vestidos clássicos.
    Não existe tan­to tem­po num dia quan­to dese­jaríamos. Por isso você quer ter a certeza de que está a aplicar, de maneira inteligente, todos os seus esforços na cri­ação de conteúdo.intro_text]

    Aqui ficam 11 ideias valiosas para mar­ket­ing de con­teú­do e que pode começar a exe­cu­tar já hoje:

    1. Pub­licar um arti­go de blog com um autor con­vi­da­do 10 vezes mais experiente
    2. Faz­er um tweet­storm (posts cur­tos e conec­ta­dos entre si)
    3. Cri­ar uma newslet­ter que motive os seus subscritores
    4. Pro­mover uma série de webinars
    5. Cri­ar lis­tas, mod­e­los ou ferramentas
    6. Ten­tar de tudo para com­prarem o seu serviço ou produto
    7. Pub­licar pesquisas originais
    8. Crescer com con­teú­do feito por usuários
    9. Estim­u­lar con­tac­tos com um cur­so de e‑mail marketing
    10. Cri­ar uma pági­na de comparação
    11. Reaproveitar con­teú­do

    Uma pub­li­cação enquan­to cri­ador con­vi­da­do é quan­do escreve para out­ro blog que não o seu ou da sua empresa.

    Provavel­mente já ouviu esta táti­ca, uma vez que é longe de ser nova. Con­tu­do, com tan­ta gente a fazê-lo atual­mente, acabou por perder a sua eficá­cia dese­ja­da – a não ser que real­mente coloque um esforço elevado.

    É aqui, então, que um arti­go de blog com con­vi­da­do 10X entra em jogo.

    10X blog usan­do um con­vi­da­do é quan­do escreve um arti­go que é, pelo menos, dez vezes mel­hor que o arti­go atu­al com mel­hor prestação/classificação para o tópi­co em causa.

    Aqui fica um exem­p­lo do que con­sid­er­aríamos ser um arti­go feito por um con­vi­da­do 10 vezes mel­hor — pela mão de Ryan Stewart:

    Neste artigo/publicação, ao invés de refaz­er infor­mação ger­al acer­ca de vender serviços de SEO (otimiza­ção para mecan­is­mos de bus­ca), tal como a maio­r­ia de out­ras pub­li­cações sobre o tópi­co, Ryan ofer­ece um pon­to de vista con­trário, basea­do na sua exper­iên­cia pessoal.

    Bene­fí­cios comuns de escr­ev­er um artigo/publicação 10X com um con­vi­da­do no seu blog incluem:

    • Exposição – As pes­soas não estão tão rece­ti­vas a par­til­har uma pub­li­cação com a mes­ma infor­mação que já ler­am mil­hares de vezes, con­tu­do, estarão mais propen­sas a par­til­har algo “10X” que ofer­ece novas ideias sobre o tópico.
    • Links – As pes­soas rara­mente se rela­cionam com con­teú­do medíocre, por isso o seu artigo/publicação “10X” com um con­vi­da­do irá ger­ar mais lig­ações que uma pub­li­cação “nor­mal”. Isto é bom para a sua estraté­gia de SEO e para o próprio web­site onde a mes­ma será publicada.
    • Clas­si­fi­cações – O seu artigo/publicação escrito por um con­vi­da­do poderá acabar clas­si­f­i­can­do (e lid­eran­do) a sua palavra-chave em foco e, com isso, atrair um vol­ume ele­va­do de con­tac­tos ou novos clientes para a sua empresa.

    A pub­li­cação do Ryan alcançou todos estes bene­fí­cios aci­ma mencionados.

    Obteve inúmeras partilhas:

    Vari­a­dos back­links:

    E, até bem recen­te­mente, esteve muito bem clas­si­fi­ca­do na primeira pági­na do Google para o ter­mo “Serviços de SEO”:

    Se estiv­er ago­ra a con­sid­er­ar dar uma opor­tu­nidade a esta táti­ca de blog, com um autor con­vi­da­do, aqui fica uma for­ma sim­ples de encon­trar web­sites para onde poderá escrever:

    1. Vá até ao Explo­rador de Conteúdo
    2. Insira um tópi­co semel­hante àquele que queira escr­ev­er sobre
    3. Altere o modo de pesquisa para “In title”
    4. Car­regue em “search”
    5. Fil­tre os resul­ta­dos de web­sites com mais de 10 mil vis­i­tas orgâni­cas, mensalmente
    6. Vis­ite o sep­a­rador “Web­sites”

    Por exem­p­lo, se pre­tender escr­ev­er um artigo/publicação com autor con­vi­da­do “10X” acer­ca da pesquisa por um deter­mi­na­da palavra-chave, poderá pesquis­ar por um tópi­co semel­hante, tal como “con­strução de links”, em inglês, “link build­ing”. Estes web­sites irão provavel­mente estar inter­es­sa­dos num artigo/publicação com con­vi­da­do acer­ca de um tópi­co sim­i­lar, que eles já ten­ham abordado/referido previamente.

    Leitu­ra recomen­da­da: Arti­gos de Blog com Con­vi­da­do para de SEO: Como Con­stru­ir Links de Ele­va­da Qual­i­dade a uma escala superior

    Um chama­do “tweet­storm” é uma ráp­i­da sucessão de posts no Twit­ter acer­ca de um tópi­co que é, usual­mente, escrito em cadeia na mes­ma publicação.

    Aqui fica um do nos­so Chefe de Oper­ações de Mar­ket­ing, Tim Soulo:

    Olhe e pro­cure por tweet­storms mais pop­u­lares e irá reparar que ou são apon­ta­men­tos chave acer­ca de con­teú­do já exis­tente ou opiniões de espe­cial­is­tas, que ger­am “ruí­do” den­tro de uma deter­mi­na­da comu­nidade com os mes­mos interesses.

    Por isso, porque é que você deve incluir tweet­storms na sua estraté­gia de mar­ket­ing de con­teú­do?

    Antes de mais, são bas­tante fáceis de cri­ar. Ras­cun­he as suas ideias, par­ta-as em várias partes e, sim­ples­mente, publique esse mes­mo tweet.

    Seguida­mente e, pos­sivel­mente como sendo o fator mais impor­tante, tweet­storms pop­u­lares podem levar a uma exposição ele­va­da e séria, geran­do um “ruí­do” sig­ni­fica­ti­vo jun­to dos seus seguidores. Isto pode levar a mais seguidores e clientes – tudo o que é de bom.

    Aqui fica uma maneira de cri­ar um tweet­storm propen­so a se iden­ti­ficar com a sua audiên­cia e os seus desejos:

    1. Vá até ao Explo­rador de Conteúdo
    2. Dig­ite web­site: seudominio.com
    3. Orga­nize os resul­ta­dos por par­til­has no Twit­ter, no filtro

    Irá ver­i­ficar ago­ra que con­teú­do no seu Twit­ter tem um maior número de partilhas:

    Tudo o que pre­cisa de faz­er é refi­nar as suas prin­ci­pais con­clusões destas peças de con­teú­do e reposi­cioná-las em for­ma­to de tweetstorm.

    Leitu­ra recomen­da­da: Como Escr­ev­er um Tweet­storm por Animalz

    Newslet­ters via e‑mail têm a rep­utação de serem abor­reci­das. Culpe­mos os profis­sion­ais de mar­ket­ing que tratam este canal sim­ples­mente como um “mega­fone” para con­teú­do egocên­tri­co e pura­mente voca­ciona­do para vendas.

    Quan­do pro­move con­teú­do que ninguém quer ler, corre o risco de as pes­soas deixarem de sub­scr­ev­er. E, sim, isso inclui tam­bém os seus atu­ais clientes.

    Taxas de aber­tu­ra de e‑mail baixas podem pre­v­er que aban­dono, por parte dos seus sub­scritores, está ao virar da esquina. Isto jun­ta­mente com 15.8% das pes­soas can­ce­lando a sub­scrição dev­i­do a con­teú­do irrel­e­vante, é jus­to diz­er que pre­cisamos de ir mais além do que sim­ples­mente pro­mover os feitos da nos­sa empre­sa, enquan­to usamos newslet­ters para estim­u­lar e edu­car con­tac­tos e reter clientes.

    Como o podemos fazer?

    Seg­men­tan­do os seus sub­scritores via e‑mail base­an­do-se nos seus com­por­ta­men­tos e con­tex­to (por exem­p­lo, o que leem, de onde vêm, etc.). Pode faz­er esta tare­fa auto­mati­ca­mente em prati­ca­mente todos os programas/ferramentas de e‑mail marketing.

    Aqui um e‑mail que a Hub­Spot envia aos seus estu­dantes da academia:

    Repara quão per­son­al­iza­do é este e‑mail ten­do em con­ta o his­to­r­i­al deste subscritor?

    É este o tipo de per­son­al­iza­ção que dese­ja cri­ar para as suas newslet­ters via e‑mail.

    Se quis­er tornar o seu mar­ket­ing de con­teú­do mais inter­a­ti­vo e poten­cial­mente mel­hor o cus­to-bene­fí­cio do mes­mo, tente realizar webi­na­rs. 80% dos profis­sion­ais de mar­ket­ing dizem que esta tipolo­gia de even­tos online dimin­uem o cus­to por aquisição de novos clientes.

    E, enquan­to estiv­er foca­do nes­ta tare­fa, con­vide oradores ou coan­fitriões fora da sua empre­sa de for­ma a poten­ciar a pro­moção do webi­nar em causa.

    Wyn­ter, uma platafor­ma de estu­do de mer­ca­do bas­tante credív­el, real­iza uma série de even­tos online men­sais com profis­sion­ais de topo nas suas respeti­vas áreas.

    Aqui fica uma pub­li­cação no Twit­ter do fun­dador da mes­ma, Peep Laja. Note bem como Peep iden­ti­fi­cou os seus com­pan­heiros de for­ma a espal­har a palavra mais efi­caz­mente acer­ca das próx­i­mas sessões mensais.

    Os ‘likes’ e os ‘retweets’ prove­nientes dos seus con­vi­da­dos e out­ros uti­lizadores da platafor­ma Twit­ter ampli­fi­cam o alcance.

    Quan­do lemos guias enormes de como faz­er algo, muitas vezes ficamos sem ideias acer­ca do que faz­er a seguir.

    É, neste pon­to, que cri­ar lis­tas, mod­e­los ou fer­ra­men­tas é bené­fi­co. Eles guiam os seus leitores a darem o próx­i­mo pas­so e a estarem aten­tos ao plano de ação.

    Exis­tem inúmeros prós e con­tras para ati­var e desati­var ess­es ‘brindes’. Guarde-os e pode con­stru­ir a sua lista de con­tac­tos de e‑mail e seg­men­tar os seus sub­scritores. Des­blo­quei-os e poten­cial­mente poderá aumen­tar a sua inter­ação e resul­ta­dos orgâni­cos a nív­el de SEO.

    Como sabe que lis­tas, mod­e­los ou fer­ra­men­tas pôr em práti­ca, em primeiro lugar?

    Veja o que out­ras pes­soas pesquisam:

    1. Vá até ao Explo­rador de Palavras-Chave
    2. Insira duas a três palavras-chave “essen­ci­ais”, rela­cionadas com a sua indústria
    3. Car­regue “pesquis­ar”
    4. Vá até ao relatório ger­a­do no sep­a­rador Ter­mos Correspondentes
    5. Clique no fil­tro Incluir, insira palavras como “cal­cu­lado­ra”, “fer­ra­men­ta” e “mod­e­lo” (ou tem­plate) e depois sele­cione a função “Qual­quer Palavra”

    Des­ta for­ma, ver­i­fi­ca que brindes/ofertas rel­e­vantes as pes­soas estão mais à procura.

    Por exem­p­lo, se vender um pro­gra­ma de con­tabil­i­dade, irá provavel­mente colo­car palavras-chave “essen­ci­ais”, tais como “taxa” e “div­i­den­do”. Esta ação rel­e­vará palavras-chave como “cal­cu­lado­ra de taxas”, “fer­ra­men­ta de cál­cu­lo de IRS” e tan­tas out­ras que obtêm mil­hares de pesquisas mensais:

    Imag­ine diz­er ao seu públi­co-alvo como cri­ar um pro­du­to ou serviço, pas­so a pas­so, de for­ma total­mente gra­tui­ta. Iria cer­ta­mente estar fora do negó­cio (fali­do) den­tro de uma sem­ana, correto?

    Erra­do! Isto porque maio­r­ia das pes­soas não estão dis­postas a faz­er o esforço e o tra­bal­ho por elas mes­mas – é complicado.

    Em con­tra­posição, elas pos­sivel­mente pref­er­em con­tratar a sua empre­sa que, clara­mente, sabe o que está a faz­er – ou seja, você.

    Por exem­p­lo, a 99designs criou um guia muito detal­ha­do a explicar como desen­har um logótipo:

    Esta guia surge em primeiro lugar nos resul­ta­dos para “como desen­har um logótipo” e obtém cer­ca de 39.9 mil vis­i­tas men­sais fru­to de pesquisa orgâni­ca, de acor­do com o Explo­rador de Web­site:

    Mas enquan­to que ess­es mil­hares de leitores pode­ri­am seguir o guia e desen­har eles mes­mos um logo extrema­mente apel­a­ti­vo, iria gas­tar bas­tante do seu tem­po e recur­sos. Muito pos­sivel­mente, como referi ante­ri­or­mente, acabariam por con­tratar alguém para faz­er por eles mesmos.

    A 99designs sabe dis­to, então pro­move o seu serviço no final deste guia/publicação:

    Se pre­tender replicar esta táti­ca para o seu negó­cio, escre­va uma pub­li­cação no seu blog ensi­nan­do poten­ci­ais clientes em como faz­er o que você faz e naqui­lo que tem exper­iên­cia. Depois, otimize essa mes­ma pub­li­cação para obter uma clas­si­fi­cação ele­va­da no Google.

    Leitu­ra recomen­da­da: Como Obter uma Clas­si­fi­cação Ele­va­da no Google (6 pas­sos fáceis)

    Jor­nal­is­tas e blogueiros (tal como eu) estão con­stan­te­mente na bus­ca por estatís­ti­cas de for­ma a apoiar e evi­den­ciar as suas afir­mações nos arti­gos que escrevem. Quan­do desco­brem uma estatís­ti­ca rel­e­vante de uma fonte credív­el, nor­mal­mente eles men­cionam e conec­tam com a marca.

    Por exem­p­lo, a TechCrunch men­ciona, cita e rela­ciona a nos­sa pesquisa orig­i­nal em tre­chos de destaque nes­ta pub­li­cação:

    De fac­to, este estu­do ger­ou mais de 7 mil back­links prove­nientes de 1,64 mil web­sites (domínios úni­cos), de acor­do com a nos­sa fer­ra­men­ta Explo­rador de Web­site:

    Ess­es back­links provavel­mente não ape­nas aju­dam a aumen­tar o nos­so desem­pen­ho de SEO, mas tam­bém mostram que mil­hares de web­sites men­cionam a nos­sa mar­ca — tudo graças à nos­sa pesquisa original.

    Ago­ra, provavel­mente está ques­tio­nan­do para si mes­mo, “Como é pos­sív­el pub­licar uma pesquisa orig­i­nal com um orça­men­to tão modesto?”

    A respos­ta é “sim”. E, por isso, aqui ficam algu­mas opções a baixo cus­to, efi­cazes, para obter dados analíti­cos exclusivos:

    • Envie um for­mulário de avali­ação aos seus sub­scritores por e‑mail
    • Crie uma votação no Twit­ter em direção à sua audiência
    • Crie uma votação jun­to de comu­nidades ati­vas (por exem­p­lo, no Red­dit ou através de gru­pos no Facebook)
    • Cola­bore com uma empre­sa que não faça parte da com­petição, mas que par­til­he do mes­mo público-alvo

    Se obter e pub­licar pesquisas orig­i­nais ain­da parece fora do seu alcance, tente primeiro curar estatís­ti­cas, tal como fize­mos como a nos­sa lista de estatís­ti­cas de SEO. Irá expe­ri­en­ciar alguns dos mes­mos bene­fí­cios que pub­licar uma pesquisa original.

    Leitu­ra recomen­da­da: Caso de Estu­do na Cri­ação de Back­links: Como Con­struí­mos Back­links Com uma Pági­na Web de ‘Estatís­ti­cas’ (e Obtive­mos o #1 Lugar)

    79% das pes­soas ref­er­em que con­teú­do cri­a­do por usuáriostem um ele­va­do impacto no momen­to de decisão de com­pra, por isso deve con­sid­er­ar incor­po­rar esta táti­ca na sua estraté­gia de mar­ket­ing de con­teú­do.

    Aqui ficam algu­mas maneiras de fazê-lo:

    • Par­til­he fotos de usuários­nas suas redes sociais
    • Par­til­he estu­dos de caso com a sua lista de con­tac­tos por e‑mail
    • Par­til­he histórias de suces­so com os seus contactos
    • Par­til­he opiniões sobre a sua empre­sa e/ou pro­du­to no seu website

    Pode encon­trar um exem­p­lo de con­teú­do cri­a­do por usuários na nos­sa pági­na “vs”, onde par­til­hamos os resul­ta­dos de votações pop­u­lares da indústria:

    Uma vez que a Ahrefs surgiu no topo de todas essas votações, este con­teú­do cri­a­do por usuários­fun­ciona como um ato de pro­va social e aumen­ta a con­fi­ança de poten­ci­ais clientes numa fase fun­da­men­tal .

    Con­tu­do, este não é a úni­ca maneira que pode usar con­teú­do cri­a­do por usuários.

    Por exem­p­lo, a Buffer usou a sua con­ta no Insta­gram para pub­licar con­teú­do criado/gerado por usuáriose aumen­tar a sua base de seguidores em cer­ca de 400% num ano só.

    Leitu­ra recomen­da­da: Como Con­teú­do Cri­a­do por Usuários (UGC) Fez Crescer a Nos­sa Con­ta no Insta­gram Em Cer­ca de 400% Num Ano

    Lis­tas de e‑mails pre­cisam de ser con­stan­te­mente estim­u­ladas. Uma maneira de o faz­er é com um cur­so sobre e‑mail mar­ket­ing, espel­ha­do numa série de e‑mails, de foro edu­ca­cional, envi­a­dos suces­si­va­mente num par de dias ou semanas.

    Aqui fica um exem­p­lo da Outfunnel:

    Neste cur­so de e‑mail em 10 dias, o cofun­dador e CEO Andrus Purde, par­til­ha as suas mel­hores dicas acer­ca de e‑mail mar­ket­ing de negó­cios para negó­cios, des­de definir obje­tivos até mel­ho­rar a entre­ga desse conteúdo.

    Até ao final deste cur­so, o Andrus dire­ciona sub­scritores para se reg­istarem para uma con­sul­to­ria, via chama­da vídeo, e para a sua newslet­ter men­sal entregue via e‑mail.

    O que o Andrus está a faz­er aqui é, sim­ples­mente, estim­u­lar poten­ci­ais clientes ao entre­gar val­or em avança­do, antes de qual­quer ação conc­re­ta ocor­rer. Em vez de pedir às pes­soas para com­prar o seu pro­du­to, no exa­to segun­do em que sub­screvem, o Andrus entre­ga real val­or e pro­va toda a sua sabedo­ria num cur­so gra­tu­ito sobre e‑mail marketing.

    Você pode replicar esta abor­dagem, vir­tual­mente, para qual­quer pro­du­to ou serviço em qual­quer indústria:

    • Se for um con­tabilista, crie uma sequên­cia de e‑mails ensi­nan­do como novos tra­bal­hadores inde­pen­dentes podem preencher as suas taxas por si mesmos.
    • Se for um jar­dineiro, crie uma sequên­cia de e‑mails ensi­nan­do como pro­pri­etários de casas, da sua área de residên­cia, podem tratar dos seus jardins de for­ma independente
    • Se for um profis­sion­al de SEO, crie uma sequên­cia de e‑mails ensi­nan­do gestores de negó­cios em como podem obter boas e ele­vadas clas­si­fi­cações para os seus web­sites no Google.

    As pos­si­bil­i­dade são infini­tas, como vê.

    Uma pági­na de com­para­ção con­trapõe o seu pro­du­to ou serviço jun­ta­mente com o da sua competição.

    Aqui fica um exem­p­lo nos­so, com­para­n­do a Ahrefs com out­ras duas fer­ra­men­tas bas­tante con­heci­das de SEO (otimiza­ção para mecan­is­mos de busca):

    Estas pági­nas são super­valiosas, pois as pes­soas que procu­ram pelas mes­mas estão prontas para com­prar; por out­ro lado, só estão ain­da inde­cisas acer­ca de que pro­du­to ou serviço com­prar ou, até mes­mo, com dúvi­das acer­ca de qual a com­petição e ofer­tas exis­tentes no mer­ca­do. Por­tan­to, uma pági­na que seja clara e que com­pare a ofer­ta, pode faz­er com que con­quiste essa venda.

    Como sabe, den­tro da com­petição exis­tente, quais aque­les com­parar e tirar conclusões?

    Use uma fer­ra­men­ta de pesquisa por palavras-chave:

    1. Insira o nome da sua mar­ca no Explo­rador de Palavras-Chave
    2. Clique em Ter­mos Cor­re­spon­dentes (Match­ing Terms) para visu­alizar a análise
    3. Adi­cione “vs” no fil­tro Incluir (Include)

    Por exem­p­lo, se con­cluirmos a ação aci­ma descri­ta para “Ahrefs”, podemos ver­i­ficar que exis­tem dois con­cor­rentes prin­ci­pais que as pes­soas nos com­param com, através dos motores de bus­ca como o Google:

    Estes são os con­cor­rentes que nós usamos para cri­ar a nos­sa pági­na “vs”.

    Tal e qual como um pro­du­to, con­teú­do não deve ser algo que é feito uma vez e nun­ca mais reaproveitado.

    Deve ampli­ficar o seu alcance à pos­te­ri­ori para atrair mais poten­ci­ais clientes.

    O seu públi­co-alvo pref­ere, à par­ti­da, uma mis­tu­ra de canais. Enquan­to alguns pref­er­em artigos/publicações de blog, out­ros pref­er­em segu­ra­mente con­sumir con­teú­do vídeo de cur­ta duração. Desse modo, pesquisa o que é que os seus clientes gostam mais e reaproveite con­teú­do ante­ri­or dire­ciona­do para essa prefer­ên­cia a nív­el de formatos.

    Pegue nas con­clusões chave de um guia de for­ma­to lon­go e torne‑o em vários posts para o Instagram.

    Torne um chama­do “white paper” numa sequên­cia de e‑mails que dura cin­co dias ou num episó­dio para podcast.

    Acabou de adquirir um número ele­va­do de subscritores/novos con­tac­tos através de um webi­nar com 20 min­u­tos? Então, expan­da sobre o mes­mo e reaproveite‑o, dan­do vida a um livro dig­i­tal (e‑book).

    Aqui na Ahrefs, nós reaproveita­mos e reposi­cionamos o nos­so guia de palavras-chave com baixa con­cor­rên­cia

    … em um vídeo para o YouTube.

    Leitu­ra recomen­da­da: Con­teú­do Nova­mente: Como Atu­alizar Pub­li­cações de Blog Anti­gas para poten­ciar SEO

    Considerações finais

    Se dese­jar atrair leads/contactos sem cri­ar um públi­co do zero ou ampli­ar o seu con­teú­do exis­tente para alcançar um maior número de poten­ci­ais clientes, estas 11 ideias aju­darão a alcançar os obje­tivos pretendidos.

    Qual destas ideias aqui men­cionadas está mais ansioso por tes­tar hoje? Par­til­he comi­go no Twit­ter.