Aqui fica tudo o que precisa de saber acerca de comunicados de imprensa, incluindo um guia passo-a-passo de como escrever um com qualidade:
- O que é um comunicado de imprensa?
- Quando usar um comunicado de imprensa?
- Como distribuir um comunicado de imprensa?
- O que deve evitar em um comunicado de imprensa?
- Como escrever um comunicado de imprensa?
- Analisar o resultado de um comunicado de imprensa
Por favor, note que o nosso modelo é somente um guia. Faça questão de consultar o guia que a sua empresa usa e ajuste este nosso modelo em conformidade com esse mesmo guia. Obtenha o modelo aqui, agora.
Um comunicado de imprensa é um texto oficial entregue aos profissionais que trabalham em meios de comunicação social (imprensa). É maioritariamente usado para partilhar algo relevante e de extraordinário que uma empresa tenha feito com o objetivo de garantir cobertura mediática junto do público.
É tipicamente escrito:
- Dentro da empresa — pela sua equipa de comunicação.
- De forma terceirizada, isto é, através de uma agência de relações públicas que a empresa contrata por um período de tempo, acordado entre ambas as partes.
Comunicados de imprensa são versáteis e normalmente usados para anunciar:
- O lançamento de um produto, serviço, campanha, evento ou novo negócio no mercado em causa.
- Atualizações/novidades de relevo de uma empresa, tais como a renovação da identidade da marca, restruturação das equipas e da estrutura, ou novas contratações de staff (normalmente, a um nível de executivo)
- Informações sobre crises.
A distribuição é totalmente conforme queira. Geralmente, existem três formas de distribuir um comunicado de imprensa: manualmente, através de um serviço/software de distribuição, ou através de uma lista de contactos por e‑mail.
Vamos olhar de perto acerca de como é distribuído:
Manualmente
Nós preferimos distribuir um comunicado manualmente. Ao mesmo tempo que requer mais tempo e recursos, enviar e‑mails personalizados (juntamente com o comunicado em anexo) pode aumentar as hipóteses de obter cobertura na imprensa.
O nosso CMO, Tim Soulo, pode comprová-lo, uma vez que enviou mais de 100 emails de promoção, personalizados, como parte de uma experimentação/teste.
Mesmo correndo o risco deste e‑mail parecer “spam”, a verdade é que também é possível encontrar o endereço de e‑mail de praticamente toda a gente, hoje em dia.
Tente refinar e trabalhar o seu e‑mail considerando as seguintes sugestões:
- Use um título no assunto de e‑mail atraente. Editores e jornalistas recebem centenas de comunicados diariamente. Portanto, destaque o seu com fatores distintivos da sua empresa, como “Oportunidade de entrevista com o CEO da Apple, Tim Cook”.
- Aborde o seu destinatário pelo nome.
- Diga brevemente o porquê de estar a contactar.
- Vincule a sua mensagem à publicação ou negócio do destinatário. (Por que essa notícia se adequaria à publicação/canal deles?)
- Sempre que relevante, sugira um ou dois ângulos da história para sua consideração. Inclua os nomes e designações dos entrevistados disponíveis.
Para o último ponto, use o seu critério de avaliação para decidir se vale a pena lançar ângulos da história logo no seu e‑mail introdutório.
Isto realmente depende da natureza das notícias que inclui no seu comunicado de imprensa.
Por exemplo, o lançamento de uma plataforma SaaS no Sudeste Asiático pode atrair o interesse de várias publicações de tecnologia e, de forma a aumentar as suas chances de garantir cobertura, considere preparar uma ou duas histórias para acompanhar o seu e‑mail e comunicado à imprensa.
Através de um serviço de distribuição
Os serviços de distribuição atuam em seu nome para distribuir comunicados à imprensa e possuem uma extensa rede de contatos de jornalistas e editores.
A PR Newswire é uma opção amplamente utilizada no mercado. Este serviço pode ser usado para agendar ou divulgar notícias para milhares de agências de notícias, editores de imprensa e jornalistas instantaneamente.
Através da sua lista de contactos de imprensa (por e‑mail)
Um comunicado à imprensa também pode ser transmitido através de uma lista de e‑mails, mantida pela equipa de comunicação da empresa ou por uma agência sub-contratada.
Nessas listas de contatos de imprensa, muitas vezes encontrará membros da imprensa categorizados pelas publicações para as quais escrevem e pelos tópicos em que se especializam – como tecnologia, alimentos e bebidas, finanças pessoais, entretenimento e por aí em diante.
Isso garante que apenas comunicados de imprensa relevantes sejam enviados e é uma opção de distribuição digna, caso esteja com pouco tempo e tiver uma rede considerável de contatos.
Escrever um comunicado de imprensa é relativamente fácil quando entende a metodologia, porém também pode sair errado, por isso preste atenção no seguinte:
Não ter um ponto claro de foco
Nunca é demais enfatizar o seguinte: um comunicado à imprensa deve ter apenas uma ideia digna de notícia, esteja a falar sobre um produto, campanha, serviço ou evento.
O restante do seu comunicado de imprensa deve complementar essa informação.
Se não tiver certeza, volte para o rascunho que fez e pergunte a si mesmo: “Estaria eu mesmo interessado em ler isto e cobri-lo como uma notícia?”
Usar muitas palavras
Mantenha seu comunicado de imprensa na meta das 400 palavras.
Se for muito mais do que isso, faça uma leitura novamente para cortar o que não é essencial. Você realmente precisa de um parágrafo inteiro detalhando a missão da sua empresa e por que ela se relaciona com o lançamento do produto? Existe algum “jargão” que pode não ser facilmente compreendido pelo leitor de imediato?
Expressar opiniões pessoais ou soar demasiado promocional
A venda subtil pode ser difícil de alcançar, mas estará numa boa posição quando encontrar esse equilíbrio.
Para fazê-lo, evite usar palavras e textos promocionais – como “melhor do mundo”, “melhor da sua classe”, “inovador” e “único”, para citar vários.
A menos que tenha autoridade real para o fazer ou seja uma empresa líder no seu setor de atividade, estas frases podem funcionar contra você, reduzindo a sua credibilidade junto da imprensa.
Usar demasiadas citações
Nós recomendamos não usar mais que duas citações de qualidade. O que define uma citação de qualidade, então? Isto leva-nos ao próximo ponto.
Citações chatas, desajeitadas ou puramente fabricadas
Escolher citações é complicado. Como diz o The Guardian, as suas citações devem oferecer perspetivas relevantes, não informações.
Na sua essência, elas devem complementar os fatos – em vez de repetir ou reforçar o que foi dito no restante texto do comunicado de imprensa.
Vamos olhar em detalhe o que faz uma citação com pouca qualidade e mal aplicada:
- Uma citação chata é aquela que não agrega valor ao comunicado de imprensa, seja afirmando o óbvio ou repetindo o que foi dito no restante do comunicado.
- Uma citação desajeitada pode usar frases curtas, demorar muito para chegar ao ponto central ou usar declarações demasiado abrangentes.
- Citações fabricadas enquadram-se no mesmo campo, uma vez que soam demasiado promocionais.
Aqui fica uma que apresenta todas essas caraterísticas neste aspeto:
Inovador, incrível, mágico – seguido por uma citação cheia de informações que deveriam ter sido parafraseadas.
Felizmente, a Apple não sofre com estes erros porque o seu sucesso fala por si. Em qualquer outro comunicado de imprensa, no entanto, provavelmente colocaria em dúvida todas as afirmações ousadas feitas neste texto.
Agora que já apresentamos os fundamentos essenciais, use este guia passo-a-passo para preparar e escrever um bom comunicado de imprensa.
1. Entender os guias de formatação da Associated Press (AP)
A Associated Press (AP) é uma das maiores agências de notícias do mundo e o seu livro de estilo é usado como ponto de referência por jornalistas em todo o mundo. Este livro garante consistência no conteúdo dos comunicados de imprensa.
No entanto, a AP não fornece diretrizes para a formatação de comunicados, por isso, reunimos algumas linhas gerais que você pode usar:
Use uma fonte comum
Restrinja-se a uma única fonte no seu comunicado, tal como a Times New Roman ou Arial.
Estilize sua fonte
Pode variar a forma como a sua fonte é usada em diferentes partes do comunicado à imprensa, como colocar negrito nos títulos e subtítulos ou itálico no texto das legendas das imagens. Recomendamos usar o seguinte:
- Cabeçalho: 14 pt
- Subcabeçalho: 12 pt
- Corpo: 12 pt
- Legenda das imagens: 10 pt
Escreva na terceira pessoa
Escreva na terceira pessoa — usando ele, ela, eles, etc. Isto aplica-se tanto a menções do nome da marca e citações.
- Menções da marcaA Apple refere-se a si mesma na terceira pessoa em todos os seus comunicados de imprensa, incluindo este aqui. Então, em vez de dizer: “Lançamos a terceira geração de AirPods”, a empresa diz assim:
- Em citaçõesOutra coisa a referir é que, idealmente, qualquer pessoa em destaque deve ser citada no pretérito perfeito – assim dito, compartilhado, anotado, etc.
2. Escolha o formato adequado
A estrutura de um comunicado de imprensa não varia muito, como pode ver através do nosso modelo para download.
Ainda assim, existem diferentes maneiras de hospedar um comunicado de imprensa, e você deve decidir sobre isso antes de começar a escrever. Aqui estão três maneiras comuns de fazer isso:
Em formato .pdf
O documento pdf normalmente é anexado ao seu e‑mail introdutório — que abordamos nos métodos de distribuição acima — e também alojado no website da empresa (geralmente em uma seção “Imprensa” ou “Redação”).
Em formato interativo
Um comunicado de imprensa interativo – ou comunicado de imprensa multimédia – é aquele que é hospedado no website de uma empresa como um artigo. Desta forma, pode copiar e partilhar os seus elementos (por exemplo, texto, imagens) facilmente ou clicar em links para visitar páginas relacionadas com o assunto.
Aqui está um exemplo de um comunicado de imprensa multimédia falando dos novos AirPods da Apple.
Além do texto com hiperlink, existem imagens para download localizadas por todo o lado.
Encontrará também estes botões localizados no final do comunicado de imprensa:
Via e‑mail
Se optar por distribuir manualmente o seu comunicado, outra alternativa muito usada é simplesmente colar o comunicado já formatado no corpo do e‑mail.
Isto é especialmente eficaz para comunicados de imprensa mais curtos e elimina a etapa adicional do destinatário ir até ao final para recuperar o pdf. No entanto, editores e jornalistas geralmente preferem poder copiar texto e baixar imagens com facilidade. Portanto, considere hospedar seu comunicado de imprensa “por e‑mail” no seu website também. (Isso ajudará a rastrear os seus backlinks e menções com muito mais facilidade.)
3. Identifique um ângulo interessante para criar notícia
Para identificar um ângulo interessante, comece por pensar na ideia principal que deseja vender. Poderia ser o lançamento de uma campanha de comércio eletrónico ou um anúncio da reestruturação dos quadros da sua empresa?
O que há de especial nisto e por que os leitores se devem importar?
Esse mesmo ângulo deve ser resumido em uma frase para constar no seu parágrafo de abertura.
4. Adicione a data de lançamento
Agora vamos à escrita. Comece por indicar se as informações contidas no comunicado podem ser publicadas imediatamente ou embargadas até determinada data à sua escolha.
Deve ficar assim (exclua de acordo):
PARA LANÇAMENTO IMEDIATO ou
EMBARGADO ATÉ [DATA E HORA + FUSO HORÁRIO]
5. Deixe um texto de preenchimento para o seu título e resumo
Voltaremos a isso em breve.
Por enquanto, deixe várias quebras de linha entre a data de lançamento e o parágrafo de abertura para que possa preencher o título e o resumo mais tarde.
6. Escreva um parágrafo de abertura forte
As informações mais importantes devem estar logo no início do seu lançamento. Para identificar quais são esses fatores-chave, use a pirâmide invertida:
Pense nesta pirâmide em termos de como os artigos de notícias são estruturados.
O título apresenta as informações mais importantes e atraentes do seu comunicado de imprensa, e o parágrafo de abertura do comunicado deve responder aos cinco Ws e um H (quem, o quê, quando, onde, porquê, como).
- Quem: O nome da empresa que lança a informação.
- O quê: A peça de informação que você está a distribuir/disseminar. O que fala este comunicado de imprensa?
- Quando: A data do evento, quer seja um lançamento de uma campanha ou uma nova contratação no executivo.
- Onde: Onde é que os leitores podem saber mais? Você pode escolher incluir a localização ou link para mais informação neste ponto.
- Porquê: Por que esta informação importa e por que é uma história notável e digna de ser contada.
- Como: Como é que a informação acrescenta valor à empresa, usuários e à indústria no geral.
7. Parágrafos do corpo do texto
Aqui, você deve elaborar os seus parágrafos introdutórios com detalhes que apoiem a informação.
Vamos voltar ao nosso exemplo anterior deste comunicado de imprensa da Apple.
Este comunicado abre anunciando o lançamento dos seus AirPods atualizados. Os parágrafos seguintes discutem o design do produto, os recursos de áudio e a duração da bateria — cada um sob o seu próprio subtítulo em negrito.
8. Adicione citações relevantes
O seu comunicado de imprensa está ganhando forma! Reveja o seu artigo e reforce‑o com não mais do que duas citações de qualidade — e de não mais do que duas pessoas.
Essas citações devem vir apenas de figuras respeitáveis e reconhecidas da empresa ou do setor, como executivos de nível C ou representantes do setor.
A primeira citação normalmente é adicionada imediatamente após o parágrafo de abertura; se for absolutamente necessário, outro parágrafo pode ser adicionado mais abaixo no comunicado de imprensa, mas faça‑o com cautela.
Por norma, títulos formais de pessoas citadas devem ser:
- Maiúsculas, caso pretenda mencionar o título antes do nome.
- De acordo com o Diretor de Marketing da Ahrefs, Tim Soulo, “Cite lorem ipsum”.
- Minúsculas, caso pretenda mencionar o título após o nome
- “Cite lorem ipsum”, diz Tim Soulo, Diretor de Marketing da Ahrefs.
9. Adicione imagens
Adicionar imagens (juntamente com descrições e/ou legendas) é opcional, contudo a pesquisa mostrou que um comunicado de imprensa com imagens é sete vezes mais provável de ser lido do que ignorado.
Se está a lançar e a comunicar um produto, incluir imagens de alta resolução misturadas cuidadosamente com o corpo do texto facilita a leitura e confere um visual mais forte sobre o que você está a oferecer ao leitor/destinatário.
Lembre-se de incluir um link com recursos para download (tente usar uma ferramenta de encurtamento de URL como o bit.ly) na parte inferior do seu comunicado de imprensa.
10. Escreva um cabeçalho e sumário atrativo e competitivo
Agora está na hora de voltar ao seu título e resumo.
Embora faça sentido escrever o seu comunicado de imprensa por ordem cronológica, consideramos que estes dois elementos devem estar escritos somente depois de você terminar o texto principal.
Uma vez que teria trabalhado no comunicado de imprensa de forma a identificar as informações mais importantes, neste momento creio que seria capaz de criar, confortavelmente, um título factual e atrativo.
Imediatamente a seguir ao título, adicione um resumo de uma frase só sobre o que consta no comunicado de imprensa por inteiro.
Esteja ciente de que o seu resumo não deve ser exatamente o mesmo que o seu parágrafo de abertura, pois aqui não precisa de ter em conta os cinco Ws e um H, mas deve, sim, suscitar curiosidade suficiente para manter o leitor atento.
Por outro lado, pode (e deve) escrever o seu título apenas com a primeira letra da frase em maiúsculas, tal como mostro na captura de tela acima.
No fundo, recomendamos usar maiúsculas, o que significa que a primeira letra da maioria das palavras será sempre maiúscula. Tente usar esta ferramenta de capitalização automática para ajudá-lo a ter as manchetes com a formatação correta.
11. “Boilerplate”
O “boilerplate” (terminologia do setor das relações-públicas sem tradução em português) surge depois do conteúdo principal no comunicado de imprensa, porém ainda antes das informações de contato. Este aspeto fornece aos leitores algumas informações sobre a empresa por trás do comunicado de imprensa.
O “boilerplate” deve ser um resumo de um parágrafo da história e contexto da empresa (sempre que aplicável), bem como uma visão geral sobre os seus produtos ou serviços. Pode também mencionar brevemente quaisquer conquistas notáveis.
Aqui está como poderá ser:
12. Termine o comunicado de imprensa
Abaixo do seu “boilerplate”, indique que o seu comunicado de imprensa terminou, usando a notação “###”.
13. Detalhes de contato para a imprensa
Nesta nova secção, adicione os detalhes de contato necessário para os jornalistas e editoras entrarem em contato de forma rápida e eficaz.
É normalmente redigido no seguinte formato:
Nome (negrito)
Nome da empresa ou agência de relações públicas responsável
Endereço de email
(Código do país) número de telefone/telemóvel
14. Reveja todo o texto antes de enviar
Na fase final, visite novamente o seu comunicado de imprensa considerando todas as etapas acima.
Em particular, atente aos seguintes detalhes:
- Está escrito de forma objetiva?
- Tem um ângulo interessante de notícia e está sucinto?
- Contém todos os detalhes principais?
- Citações, imagens, detalhes acerca do evento ou lançamento em questão (hora, data e localização), etc.
- Existem erros gramaticais?
- Isto acontece com mais frequência do que o esperado, especialmente quando se trata de nomes de pessoas.
- Também deve verificar se existem erros de estilização. Por exemplo, é “AirPods” e não “Air pods”.
Por fim, peça uma segunda opinião de alguém mais experiente – este é um passo crucial para identificar qualquer coisa que possa ter perdido ao longo do processo.
Quando tudo estiver em ordem, o seu comunicado de imprensa estará pronto para distribuição.
O próximo passo naturalmente é analisar os resultados dos comunicados de imprensa, depois da distribuição ter sido feita.
Eles ajudam-no a determinar o desempenho da sua campanha, se os recursos gastos são justificáveis e se alcançou o público certo por meio das plataformas certas. Também é uma boa maneira de entender melhor o sentimento geral em relação ao seu comunicado à imprensa, o que pode ser útil e trazer ensinamentos a serem aplicados em futuros comunicados à imprensa.
A maioria dos serviços de distribuição oferece relatórios básicos de visibilidade que permitem que você reveja as métricas comumente consideradas, como a taxa de cliques, taxa de conversão, backlinks e downloads (se divulgou o comunicado à imprensa em formato pdf).
O problema é que estes serviços podem ser bastante caros, então uma ferramenta gratuita como o ‘Ahrefs Webmaster Tools’ pode ajudar a evitar custos desnecessários, permitindo que rastreie facilmente backlinks e menções.
Como rastrear backlinks
Siga este guia ilustrado para configurar o seu primeiro projeto nas Ferramentas para Webmasters da Ahrefs (Ahrefs Webmaster Tools).
No Explorador de Websites da Ahrefs, insira o URL da página na qual o seu comunicado de imprensa está localizado. A partir daqui, poderá ver o número de backlinks conquistados.
Para uma análise detalhada, vá até ao painel à sua esquerda e vá para Perfil de backlink > Backlinks. Aqui, nesta secção, pode ver os backlinks “em tempo real/ao vivo”, assim como os mais recentes e o histórico.
Também pode consultar a dica da ferramenta (marcada com um minúsculo “i”) para cada métrica de forma a ter uma ideia melhor do que está a observar no momento.
Se estiver com pressa ou não tiver a certeza se vale a pena inscrever-se para obter uma conta gratuita, tente usar a nossa ferramenta gratuita de verificação de backlinks. Esta ferramenta fornece uma visão geral dos 100 principais backlinks para a sua página.
Como rastrear menções
Se estiver interessado em monitorizar as menções de determinadas palavras-chave, citações ou os produtos mais recentes da sua marca, você pode configurá-los nos Alertas do Ahrefs. Essas mesmas menções serão enviadas para a sua caixa de entrada de e‑mail com uma frequência à sua escolha.
Aqui está um guia passo-a-passo sobre como fazê-lo.
Embora possa ser semelhante ao Google Alerts, o Ahrefs Alerts oferece uma visão mais abrangente dos resultados, de acordo com o nosso pequeno estudo de ambas as ferramentas de análise.
Considerações finais
Então, aqui está — o seu guia detalhado sobre o que é um comunicado de imprensa, o que evitar e como criar um.
Também é uma boa ideia rever os princípios básicos de vez em quando, só para não perder de vista os fundamentos essenciais acerca da redação de um bom comunicado de imprensa.
Tem algo a dizer? Escreva-me no Twitter com as suas dúvidas ou sugestões.