8 Canais de Marketing Eficazes em 2021 (e como os usar)

8 Canais de Marketing Eficazes em 2021 (e como os usar)

Mateusz Makosiewicz
Investigador de marketing e educador da Ahrefs. Mateusz tem mais de 10 anos de experiência em marketing adquirida em agências, SaaS e empresas de hardware. Quando não está a escrever, ele compõe música ou faz longas caminhadas.
    Canais de mar­ket­ing são fer­ra­men­tas e platafor­mas que pode usar para comu­nicar com o seu público-alvo.

    No mun­do atu­al, onde o dig­i­tal dom­i­na e os con­sum­i­dores se estão a tornar em “pro­sumers”, isto é, con­sum­i­dores alta­mente proa­t­ivos e com cada vez mais poder de decisão, o mar­ket­ing neces­si­ta de pro­mover estraté­gias que se desen­rolem em múlti­p­los canais, ao mes­mo tem­po. Isto sig­nifi­ca que todos os canais de mar­ket­ing que você pen­sa que terão, obri­ga­to­ri­a­mente, de tra­bal­har em con­jun­to para cri­ar uma exper­iên­cia perfeita. 

    Neste arti­go, vou guiá-lo através de oito canais efi­cazes de mar­ket­ing que nos aju­daram a crescer numa empre­sa com oito dígi­tos de lucros anu­al. Ire­mos abordar: 

    Pesquisa orgâni­ca ref­ere-se a resul­ta­dos de pesquisa, não pagos, através de qual­quer motor de bus­ca. Este canal de mar­ket­ing atrai vis­i­tantes para um web­site, sem­pre que alguém cli­ca num link na pági­na de resul­ta­dos do motor de bus­ca (SERP).

    A práti­ca de otimizar um web­site ou qual­quer pági­na online para aumen­tar a quan­ti­dade e a qual­i­dade do seu tráfego prove­niente de uma pesquisa orgâni­ca é chama­da de otimiza­ção de mecan­is­mos de bus­ca (SEO).

    Fun­ciona mel­hor quando:

    • Existe uma alta procu­ra pela pesquisa de tópi­cos rela­ciona­dos com o seu negócio. 
    • Quan­do tra­ta de SEO como um proces­so. Para obter os mel­hores resul­ta­dos, pre­cisa de aten­der a cada pas­so des­de a pesquisa de palavras-chave, pas­san­do pela con­strução de links até ao SEO téc­ni­co.
    • Prat­i­ca SEO de for­ma sis­temáti­ca e con­tínua. Quan­to mais você o fiz­er, mais efi­caz se irá tornar a práti­ca e mais fácil será obter resul­ta­dos visíveis. 
    PrósCon­tras
    Quase gra­tu­ito, tráfego contínuo.Obter clas­si­fi­cações ele­vadas nos motores de bus­ca é demorado.
    Um arti­go de blog escrito há qua­tro anos atrás ain­da pode ter tráfego e con­tin­uará a traz­er tráfego no futuro, caso con­tin­uar a estar bem clas­si­fi­ca­do no motor de bus­ca, fru­to de um bom tra­bal­ho de SEO.Bas­tante incerteza (por exem­p­lo, rank­ings instáveis e flu­tu­antes, atu­al­iza­ções nos algo­rit­mos do Google).
    Pode ser usa­do para atrair, edu­car, con­vert­er e reter os seus clientes atu­ais. Noutras palavras, con­teú­do otimiza­do (SEO) influ­en­cia o seu funil de mar­ket­ing num todo.Efeitos mais demor­a­dos para novos vis­i­tantes, isto é, web­sites com num número pequeno de back­links de ele­va­da qual­i­dade e com um grau de autori­dade baixa sobre o tópi­co em causa.
    Depende mais da qual­i­dade e cria­tivi­dade do que do orçamento.O ROI (retorno sob inves­ti­men­to) no que diz respeito a SEO e mar­ket­ing de con­teú­do pode ser difí­cil de avaliar e quantificar.
    Iden­ti­fi­ca poten­ci­ais clientes por via da sua intenção de pesquisa.
    Quan­to mais você praticar, mais fácil se tor­na obter clas­si­fi­cações altas nos motores de busca.

    Como nós usamos

    A pesquisa orgâni­ca é um dos nos­sos três canais prin­ci­pais para adquirir clientes. Mas em ter­mos de esforço que a nos­sa equipa de mar­ket­ing colo­ca em cada canal, este é o que para nós tem o maior grau de prioridade. 

    O nos­so exem­p­lo aqui será o blog. Nós cri­amos pub­li­cações no blog acer­ca de tópi­cos rel­e­vantes que as pes­soas efe­ti­va­mente pesquisam no Google. Uma estraté­gia sim­ples, con­tu­do, muito eficaz.

    Ao man­ter o nos­so con­teú­do con­duzi­do pelo nos­so pro­du­to, nós ben­e­fi­ci­amos de todas as van­ta­gens da pesquisa orgâni­ca como um canal de mar­ket­ing, por si só. 

    Pub­licar con­teú­do con­duzi­do pelo nos­so pro­du­to sig­nifi­ca que, ape­sar de obter­mos um poten­cial de tráfego sóli­do e con­sis­tente, tópi­cos que escreve­mos per­mitem-nos demon­strar o nos­so pro­du­to. A inter­seção entre procu­ra e val­or de negó­cio é “local ide­al” para se estar, estrategicamente.

    Uma das mel­hores coisas acer­ca de usar con­teú­do como uma fer­ra­men­ta de mar­ket­ing é que pode ser efi­caz no que respei­ta a influ­en­ciar o funil de mar­ket­ing. Isto é, um arti­go pode servir vários propósitos. 

    Ten­do em con­ta esta estraté­gia, arti­go após arti­go, o nos­so blog cresceu e tornou-se num dos mais proem­i­nentes blogs acer­ca de SEO em poucos anos. Tal fator con­fere-nos um fluxo de tráfego consolidado.

    Este canal de mar­ket­ing per­mite-lhe dis­tribuir o seu con­teú­do e anún­cios em for­ma­to de vídeo. 

    Fun­ciona mel­hor quando: 

    • Quan­do ide­al­iza os seus vídeos com o fator dis­tribuição em mente. Pode basear os seus tópi­cos na pesquisa de palavras-chave, com foco no Google e no YouTube, e/ou garan­tir orça­men­to para pro­movê-los através de tráfego pago. 
    • Pode redefinir e reuti­lizar os seus vídeos noutros meios. Des­ta for­ma, pode rentabi­lizar e poten­ciar ain­da mais o seu inves­ti­men­to em cri­ar vídeos de alta qual­i­dade. Tam­bém fun­ciona ao con­trário; você pode reuti­lizar os seus vídeos, trans­for­man­do em con­teú­do escrito. 
    • Tem a exper­iên­cia e os recur­sos necessários para pro­duzir vídeos de alta qualidade.
    PrósCon­tras
    Uma imagem vale mais que mil palavras. Se o seu pro­du­to for mais apel­a­ti­vo visual­mente do que expli­ca­do por escrito, con­sidere cri­ar vídeos acer­ca do mesmo.Pode ser algo pesa­do a nív­el de recur­sos (tem­po, pes­soas e inves­ti­men­to monetário).
    Pode ser mais apel­a­ti­vo e inter­a­ti­vo que con­teú­do escrito. Vídeo é exce­lente para cap­tar atenção da audiência.Mais difí­cil de atu­alizar que con­teú­do escrito.
    Pode ser dis­tribuí­do em diver­sas platafor­mas distintas.

    Como nós usamos vídeo

    O nos­so canal no YouTube é um ele­men­to cen­tral da nos­sa estraté­gia de mar­ket­ing de conteúdo. 

    Em três anos, pub­li­camos 181 vídeos. Taman­ho resul­ta­do só é pos­sív­el com uma pes­soa ded­i­ca­da somente a este canal (e essa pes­soa é o Sam).

    À semel­hança do nos­so blog, nós man­te­mos os nos­sos vídeos ori­en­ta­dos para o negó­cio em si. Maio­r­ia dos vídeos mostram como a Ahrefs pode resolver prob­le­mas e desafios trans­ver­sais a SEO e marketing. 

    Con­tu­do, nen­hu­ma estraté­gia de mar­ket­ing fica efe­ti­va­mente com­ple­ta sem o reaproveita­men­to de con­teú­do já exis­tente. Pub­li­camos nova­mente os nos­sos vídeos em locais rel­e­vantes e diver­si­fi­ca­dos no nos­so web­site, sendo que, por vezes, os nos­sos vídeos são a com­pan­hia per­fei­ta para pub­li­cações no blog, dan­do uma “nova vida” aos mes­mos, geran­do mais visualizações. 

    Algu­mas vezes, readap­ta­mos vídeos para difer­entes for­matos, tais como um cur­so com­ple­to Ahrefs em mar­ket­ing.

    Não só con­segue ger­ar mais visu­al­iza­ções para os seus vídeos des­ta maneira, mas tam­bém con­segue alcançar difer­entes públicos. 

    As redes soci­ais dire­cionam tráfego para as suas pági­nas web e fomen­tam inter­ação com a sua mar­ca através destas mes­mas plataformas. 

    Redes soci­ais não são ape­nas o Face­book, Twit­ter ou LinkedIn. Apli­cações de mensagens/chat como o Dis­cord, Slack e o What­sApp enquadram-se tam­bém nes­ta categoria.

    Fun­ciona mel­hor quando:

    • O públi­co-alvo efe­ti­va­mente uti­liza redes soci­ais para comu­nicar com marcas. 
    • Tem os recur­sos para estar, con­stan­te­mente, a mon­i­tor­izar as platafor­mas e a cri­ar con­teú­do ded­i­ca­do para cada uma delas, que o seu públi­co gos­ta de con­sumir.
    • Está prepara­do para rece­ber (e lidar) com comen­tários neg­a­tivos, publicamente.
    • Desen­volve um “tom de voz” con­sis­tente e uma “per­son­al­i­dade”, enquan­to inter­age com a sua audiência.
    PrósCon­tras
    Per­mite a inter­ação dire­ta com a sua audiência.Faz com que este­ja vul­neráv­el a comen­tários neg­a­tivos e “trolls”.
    Tira par­tido de uma audiên­cia de mas­sas jun­ta em redor das platafor­mas de redes sociais.Depen­den­do da platafor­ma nas redes soci­ais, man­ter resul­ta­dos con­sis­tentes pode ter um cus­to bas­tante ele­va­do em recursos.
    Ele­va a qual­i­dade do serviço de apoio ao cliente.Várias platafor­mas nas redes soci­ais incen­ti­vam negó­cios a inve­stir em anún­cios, dimin­uin­do o alcance orgânico.
    Pode ser usa­do como canais para reaproveitar e reposi­cionar con­teú­do existente.
    Per­mite exe­cu­tar cam­pan­has “pagar-por-clique” nas redes soci­ais, também.
    Fomen­ta leal­dade à marca.
    Per­mite-lhe aproveitar e ben­e­fi­ciar de influenciadores.

    Como nós usamos

    Redes socias ofer­e­cem um vas­to leque de pos­si­bil­i­dades. Aqui fica como nós as usamos para propósi­tos promocionais. 

    Enquan­to pro­moção de for­ma egocên­tri­ca nem sem­pre é bem-vin­da nas redes soci­ais, ain­da assim, é aceitáv­el fazê-lo espo­radica­mente. Adi­cional­mente, se tiv­er uma ferramenta/plataforma de SEO gra­tuita­mente ao seu dis­por, você pode ain­da fixar e destacar a mesma: 

    Se os seus clientes gostarem de estar a par das atu­al­iza­ções e notí­cias rel­a­ti­vas ao seu pro­du­to, tal como no caso da Ahrefs, este próx­i­mo exem­p­lo de auto­pro­moção é mais que bem-vindo. 

    A ideia de pub­li­ci­dade dig­i­tal diz respeito a alcançar o seu públi­co-alvo em web­sites que ofer­e­cem espaço para essa mes­ma pub­li­ci­dade acontecer. 

    Pub­li­ci­dade dig­i­tal tem difer­entes for­mas e feitios. Alguns anún­cios podem instan­ta­nea­mente cobrir toda a ofer­ta do seu pro­du­to ou serviço. Out­ros con­fer­em pré-visu­al­iza­ções mais sub­tis colo­cadas em locais onde você pre­cisa mais. 

    Fun­ciona mel­hor quando:

    • Tem capaci­dade de sus­ten­tar cam­pan­has lon­gas o sufi­ciente para iden­ti­ficar onde tirar o mel­hor par­tido das mesmas. 
    • Anun­cia para um públi­co que con­hece a sua mar­ca ou, pelo menos, con­hece o prob­le­ma que a sua empre­sa se propõe a resolver.
    • Tra­bal­ha um mod­e­lo de atribuição confiável. 
    • A sua “land­ing page” entre­ga o val­or que o anún­cio promete. 
    • A sua ofer­ta está adap­ta­da ao públi­co-alvo. Alguns anún­cios não serão efi­cazes dev­i­do ao fac­to de como estão con­ce­bidos. Alguns deles irão fal­har, uma vez que a ofer­ta não é de todo atrativa.
    PrósCon­tras
    Maneira mais ráp­i­da de obter tráfego. Pode começar rap­i­da­mente e obter resul­ta­dos tam­bém mais rápidos.Sofr­er de sin­tomas como “fadi­ga de anún­cios” e “ban­ners” online.
    Per­mite-lhe uma seg­men­tação especí­fi­ca e concisa.O uso de blo­queadores de anún­cios (ad block­ers) aumen­ta, assim como fer­ra­men­tas blo­queado­ras de cook­ies pelos próprios motores de busca.
    Pode ser usa­da para pro­mover qual­quer coisa: pro­du­to, con­teú­do ou a mar­ca por si só.Indu­bitavel­mente a for­ma mais cara de pro­mover a men­sagem da sua mar­ca na internet.
    Fácil de anal­is­ar, con­tro­lar e escalar.Mostrar demasi­a­dos anún­cios com con­teú­do bas­tante per­sua­si­vo pode com­pro­m­e­ter a imagem da sua marca.
    Um espec­tro grande de for­matos de anún­cios e de platafor­mas para publicitar.
    Pode ser usa­da como teste e cál­cu­lo de hipóte­ses, por exem­p­lo, aferir qual a proposição de val­or da sua mar­ca que mel­hor con­verte face à ofer­ta do seu produto.

    Como nós usamos

    Pub­li­ci­dade dig­i­tal é uma fonte aux­il­iar de tráfego na nos­sa estraté­gia mul­ti­canal na Ahrefs. Graças aos anún­cios em modo “pagar-por-clique”, podemos alcançar pes­soas que não tín­hamos alcança­do antes e/ou cri­ar out­ro pon­to de con­tac­to com pes­soas que estão já con­scientes acer­ca da existên­cia da nos­sa marca. 

    Aqui fica um exem­p­lo de anún­cios usa­dos para pro­mover conteúdo.

    No que diz respeito a pro­mover dire­ta­mente os nos­sos pro­du­tos, nor­mal­mente pro­move­mos as nos­sas fer­ra­men­tas gra­tu­itas. Quan­to menor fricção na nos­sa “land­ing page”, mais efi­caz será a cam­pan­ha. Para além dis­so, alguns uti­lizadores das nos­sas fer­ra­men­tas gra­tu­itas acabam por atu­alizar o seu plano, tor­nan­do-se em clientes pagos. 

    Email Mar­ket­ing per­mite alcançar poten­ci­ais clientes, nas suas caixas de entra­da, com men­sagens que, por sua vez, apelam a uma ação dire­ta e ime­di­a­ta ou têm o obje­ti­vo de cri­ar relações de lon­go-pra­zo com a marca.

    Fun­ciona mel­hor quando:

    • Não exagera nas comu­ni­cações e man­tém um cal­endário consistente.
    • Os e‑mails são inter­a­tivos e acres­cen­tam val­or único. 
    • Profis­sion­ais de mar­ket­ing per­son­al­izam os e‑mails com base em dados analíti­cos foca­dos no com­por­ta­men­to do uti­lizador per­ante o pro­du­to ou serviço. 
    • Os seus e‑mails são visual­mente apel­a­tivos. Por out­ro lado, se você ofer­ece con­teú­do maior­i­tari­a­mente edu­ca­cional, estes podem bas­tante sim­ples, graficamente. 
    • Anal­isa resul­ta­dos, ide­al­iza e faz curado­ria à sua lista de con­tac­tos de e‑mail.
    PrósCon­tras
    Pode ser alta­mente per­son­al­izáv­el e segmentado.Tem­po ele­va­do para, organi­ca­mente (e legal­mente), con­stru­ir uma lista de con­tac­tos de qual­i­dade e relevân­cia para a sua marca.
    Maneira ráp­i­da de comu­nicar com a sua audiência.Se exager­ar no número de e‑mails que envia, pode cor­rer o risco de ir con­tra a leg­is­lação para propósi­tos de mar­ket­ing (RGPD, CAN-SPAM).
    Para alguns profis­sion­ais de mar­ket­ing, e‑mail é um canal com cus­­to-bene­fí­­cio. A maio­r­ia das platafor­mas de mar­ket­ing por e‑mail per­mitem-lhe pagar em pro­porção com o cresci­men­to da sua lista de contactos. Difí­cil de se destacar por entre cen­te­nas de out­ros e‑mails e obter a atenção do utilizador.
    Fácil de mon­i­tor­izar e analisar.
    Maneira sus­ten­táv­el e a baixo cus­to de man­ter a inter­ação com os seus con­tac­tos com cam­pan­has para esse mes­mo propósito.
    Con­teú­do facil­mente par­til­háv­el, o que sig­nifi­ca que pode obter novas pes­soas, ain­da não con­ver­tidas, a ler os seus e‑mails também.

    Como nós usamos

    Enquan­to está a ler este arti­go, repara que temos um wid­get flu­tu­ante no lado dire­ito do ecrã ofer­e­cen­do-lhe uma sub­scrição para os e‑mails com atu­al­iza­ções sem­anais (se estiv­er num dis­pos­i­ti­vo móv­el, esse wid­get estará no fun­do deste arti­go). Este wid­get é a úni­ca maneira que nós cole­ta­mos endereços de e‑mail para a nos­sa newslet­ter. Sem incen­tivos adi­cionais; sem pop-ups.

    A pro­pos­ta é sim­ples. Se gostar do nos­so con­teú­do, nós podemos entre­ga-lo dire­ta­mente na sua caixa de entra­da, todas as sem­anas, de for­ma a que não pre­cisa de faz­er lit­eral­mente mais nada para o receber.

    Man­te­mos o for­ma­to da nos­sa newslet­ter sim­ples. Este for­ma­to está foca­do em entre­gar os nos­sos arti­gos sem­anais, da Ahrefs, sendo que o edi­tor escol­he a mel­hor leitu­ra da sem­ana, fora do nos­so blogue. 

    Patrocínios como um canal de mar­ket­ing con­sis­tem num vol­ume de prospetos, que chegam ao seu negó­cio, fru­to da exposição de mar­ca num mate­r­i­al pro­mo­cional pago ou através de um evento. 

    Fun­ciona mel­hor quando:

    • O evento/pessoa que finan­cia tem de ser algo que o seu públi­co-alvo se inter­es­sa. Na maio­r­ia dos casos, empre­sas optam por patroci­nar even­tos que o seu públi­co-alvo está presente.
    • É usa­do para dois tipos de obje­tivos: con­sciên­cia de mar­ca e imagem de mar­ca (isto é, con­quis­tar a con­fi­ança dos clientes). 
    • O obje­ti­vo tem de ser vis­to a longo-prazo. 
    PrósCon­tras
    Pode aumen­tar expo­nen­cial­mente a sua con­sciên­cia de mar­ca a curto-prazo.Con­tro­lo lim­i­ta­do. Risco de asso­ci­ações de mar­ca não dese­jadas, caso patrocine o even­to ou a pes­soa (influ­en­ci­ado­ra) errados.
    Pode aumen­tar o perfil/estatuto da sua empre­sa jun­to do perceção do seu público-alvo.Sem garan­tia de retorno.
    Por vezes per­mite uma seg­men­tação bas­tante pre­cisa (por exem­p­lo, a Ahrefs patroci­na uma con­fer­ên­cia sobre SEO).O retorno sob o inves­ti­men­to feito é difí­cil de quan­tificar e analisar.
    Uma opor­tu­nidade para uma inter­ação pes­soal com o seu públi­­co-alvo e out­ros profis­sion­ais da indús­tria em causa.

    Como nós usamos

    Para efeitos de con­sciên­cia de mar­ca, maior­i­tari­a­mente. O obje­ti­vo de avançar com patrocínios para con­sciên­cia de mar­ca é para fomen­tar uma asso­ci­ação pos­i­ti­va da mes­ma, esta­b­ele­cen­do parce­rias com out­ras marcas/eventos.

    Pode ver que nós patroci­namos um número vari­a­do de pod­casts ou vídeos, tais como: 

    https://www.youtube.com/watch?v=HLqM3LJ2Ses

    Para­le­la­mente a pod­casts e vídeos, por vezes patroci­namos even­tos de indús­tria como o Brighton­SEO, onde pode perce­cionar a nos­sa pre­sença e mate­ri­ais. Isso tam­bém se traduz, de fac­to, em con­sciên­cia de mar­ca. Adi­cional­mente, per­mite-nos con­tribuir proac­ti­va­mente para o setor do SEO, no meio da imen­sid­ão de indús­tria que é o marketing. 

    Chat ao vivo, ou mar­ket­ing con­ver­sa­cional num ter­mo mais ger­al, facili­ta e pro­por­ciona con­ver­sações dire­tas com pes­soas que visi­tam o seu web­site ou algum dos seus canais nas redes sociais. 

    Mar­ket­ing con­ver­sa­cional per­mite-lhe inter­a­gir e par­tic­i­par em dis­cussões com prospetos, em vez de falar para todos os con­tac­tos, de for­ma unidirecional. 

    Fun­ciona mel­hor quando: 

    • Está disponív­el 24/7. Chat­bots, isto é, robots de serviço num chat, podem faz­er o mes­mo tra­bal­ho e reti­rar a car­ga ele­va­da de horas de tra­bal­ho ao seu serviço de apoio ao cliente. 
    • O seu chat­bot e mate­ri­ais de apoio são com­preen­sivos e estão sem­pre atualizados. 
    • À parte de uma exper­iên­cia pos­i­ti­va com qual­quer chat­bot, você ofer­ece a opção de falar com um agente/pessoa real. 
    • Con­teú­do em pági­nas onde a fun­cional­i­dade de chat está ati­va tem de ser rel­e­vante e per­spi­caz, assu­min­do questões que nor­mal­mente irão ser feitas. Por exem­p­lo, quan­do ofer­ece a opção de con­ver­sa ao vivo e em tem­po real den­tro do seu pro­du­to, prepara-se para rece­ber questões dirigi­das dire­ta­mente ao seu apoio ao cliente. 
    PrósCon­tras
    Chat­bots podem inter­a­gir com clientes 24/7 e qual­i­ficar con­tatos, ain­da não con­ver­tidos em clientes, para ações especi­fi­cas da sua equipa de ven­das (basea­do no ter­ritório e questões frequentes).Más exper­iên­cias de con­ver­sações podem deixar frustra­dos os seus prospetos/potenciais clientes e com­pro­m­e­ter a imagem da sua marca.
    Chat­bots podem inter­a­gir um número ilim­i­ta­do de vezes com vis­i­tantes, ao mes­mo tempo.Este­ja prepara­do para rece­ber todo o tipo de per­gun­tas que não esta­va ini­cial­mente preparado.
    Clientes podem falar con­si­go sem­pre que for apro­pri­a­do para os mesmos.
    Mar­ket­ing con­ver­sa­cional ofer­ece uma exper­iên­cia per­son­al­iza­da (isto é, maneiras diver­sas da pes­soa aprende sobre a sua empre­sa e oferta).
    Todos os pon­tos de con­tac­to são ras­trea­d­os. Ofer­ece uma visão acer­ca de como as pes­soas inter­a­gir com o seu conteúdo.
    Pode ser uma maneira alter­na­ti­va e efi­caz de adquirir novos con­tac­tos ao invés de for­mas tradi­cionais de aquisição dos mesmos.

    Como nós usamos

    Maio­r­ia das questões que recebe­mos através do nos­so canal de con­ver­sação são questões rel­a­ti­vas ao serviço de apoio ao cliente. Com um pro­du­to tão com­plexo como o nos­so, é bas­tante difí­cil con­ce­ber uma respos­ta automáti­ca a todos os casos que surgem. 

    É, por isso, que nós opta­mos por con­ver­sar com a pes­soa, em tem­po real, como pri­or­i­dade número 1. 

    Procu­rar respostas na nos­sa base de con­hec­i­men­to (FAQs) é opção número 2. Esta opção, para o cliente, está bem clas­si­fi­ca­da na nos­sa lista, uma vez que sabe­mos que algu­mas pes­soas pref­er­em ler um guia de como solu­cionar o prob­le­ma ou obter uma expli­cação mais detal­ha­da para o assun­to em causa. 

    Mar­ket­ing con­ver­sa­cional é onde o mar­ket­ing se encon­tra com o apoio ao cliente (e ven­das). Pode pre­v­er as per­gun­tas que irão chegar através deste canal.

    Por exem­p­lo, per­gun­tar acer­ca de planos cus­tomiza­dos para empre­sas de grande escala algo da respon­s­abil­i­dade do serviço de apoio ao cliente? E uma per­gun­ta de como uma fun­cional­i­dade do seu pro­du­to pode aju­dar em questões téc­ni­cas acer­ca de otimiza­ção para mecan­is­mos de bus­ca (SEO)? É mar­ket­ing ou apoio ao cliente? Talvez ambas as opções?

    Parece que a Gart­ner está cer­ta quan­do diz que os clientes são larga­mente agnós­ti­cos a nív­el de canais, quan­do procu­ram infor­mação para encon­trar respostas, de for­ma ráp­i­da e eficaz.

    O mar­ket­ing de boca a boca, assim con­heci­do em por­tuguês, rep­re­sen­ta o proces­so de influ­en­ciar e enco­ra­jar dis­cussões de for­ma nat­ur­al acer­ca de um pro­du­to, serviço ou empre­sa. Noutras palavras, é dar uma razão às pes­soas para falarem entre elas de si e da sua marca.

    O mar­ket­ing de boca a boca é extrema­mente efi­ciente, uma vez que as pes­soas geral­mente con­fi­am no que out­ros, da sua rede, dizem acer­ca de uma empre­sa e dos seus pro­du­tos ou serviços. 

    Fun­ciona mel­hor quando:

    • Ampli­fi­ca o efeito do pas­sa-a-palavra par­til­han­do o que as pes­soas dizem sobre si: teste­munhos, revisões, clas­si­fi­cações com pon­tu­ação, etc.
    • É nat­ur­al e não é força­do. Pode dar às pes­soas uma peque­na visu­al­iza­ção para par­til­harem as suas exper­iên­cias con­si­go. Mas lem­bre-se: as pes­soas devem falar sobre si porque querem, não porque você pede (exceção: mar­ket­ing de influenciadores).
    PrósCon­tras
    Aumen­ta con­sciên­cia de mar­ca e ven­das sem gas­tar din­heiro em anún­cios online.Difí­cil de influ­en­ciar a opinião de out­rem. Impos­sív­el de controlar.
    Con­strói uma comu­nidade à vol­ta da sua mar­ca, pro­du­to ou serviço.
    Pas­sa-a-palavra com efeito pos­i­ti­vo aumen­ta, sig­ni­fica­ti­va­mente, o val­or da sua marca.

    Como nós usamos (e, efetivamente, como nós o conquistamos) 

    Em últi­mo lugar, mas não menos impor­tante, vamos abor­dar out­ro dos nos­sos três prin­ci­pais canais de mar­ket­ing. Boca a boca é a “cere­ja no topo do bolo” da nos­sa estraté­gia mul­ti­canal de marketing. 

    Nós não cri­amos e forçamos o boca a boca; nós con­quis­ta­mo-lo. Tudo o que faze­mos em qual­quer canal é desen­hado para ser incluí­do no nos­so mod­e­lo de mar­ket­ing “fly­wheel”. Deixe-me explicar. 

    O nos­so mod­e­lo de mar­ket­ing “fly­wheel” é inspi­ra­do em histórias tal como a que Moz par­til­hou, em 2013. Como alguém sumar­i­ou per­feita­mente na secção de comen­tários do vídeo, este é ridic­u­la­mente sub­val­oriza­do. Reserve um breve momen­to para o visualizar.

    https://www.youtube.com/watch?v=aNdgSxLVarc

    Este é o con­ceito que Jeff Bezos criou para a Ama­zon e a mes­ma ideia por detrás do mar­ket­ing fly­wheel.

    Esta ideia é sim­ples, porém genial: inve­stir em táti­cas de reforço da men­sagem. Pense acer­ca dis­so. Seguidores nas redes soci­ais ger­am mais seguidores. Ter links para o seu con­teú­do irá torná-lo mais expos­to e visív­el. Isto, em con­tra­parti­da, irá ger­ar mais links. Por fim, clientes sat­is­feitos gera mais clientes sat­is­feitos, certo? 

    E essa parte é o que fun­ciona na per­feição para nós e o que nos faz mover, diari­a­mente. A sat­is­fação e feli­ci­dade dos nos­sos clientes é a razão pela qual a Ahrefs vence em sonda­gens para a cat­e­go­ria de pro­du­tos de SEO:

    Ou con­quista boas clas­si­fi­cações nos rankings: 

    Pos­to isto, como é que gan­hamos o efeito de boca a boca?

    Exis­tem algu­mas vari­antes que con­tribuem para tal. Mas, primeiro que tudo, é o efeito de ter um pro­du­to fenom­e­nal. Tudo o resto não merece o nos­so tem­po, se não con­seguirmos cor­re­spon­der com este requisito.

    Depois, você pre­cisa de se colo­car em frente a um número sufi­ciente de pes­soas para cri­ar um efeito “bola de neve” no que diz respeito a recomen­dações. Pode abor­dar web­sites para revisões ao seu pro­du­to ou, até mes­mo, ofer­e­cer o seu pro­du­to gra­tuita­mente para os primeiros utilizadores.

    Nós fomos com­pi­lan­do algu­mas revisões ao lon­go dos anos: 

    E todos os meses exis­tem cer­ca de 228 mil pesquisas globais pelo ter­mo “ahrefs.”

    Fazen­do jus às palavras do nos­so Chefe de Oper­ações de Mar­ket­ing, Tim Soulo: Com um bom pro­du­to, o mar­ket­ing só terá de se focar em ser a ponte de comu­ni­cação entre clientes e programadores/equipa técnica. 

    Considerações finais

    Qual­quer que seja o canal de mar­ket­ing escol­hi­do, nós recomen­damos forte­mente que os con­sidere como partes de uma exper­iên­cia mul­ti­canal para o cliente. Tal como men­ciona­do no estu­do da Gart­ner, clientes são “agnós­ti­cos” face a canais. Só esper­am que você os ajude a con­cluir a tare­fa, inde­pen­den­te­mente do canal de comu­ni­cação utilizado.

    Para além dis­so, alguns profis­sion­ais de mar­ket­ing dizem que quan­to mais canais na sua estraté­gia, mel­hor. Neste “jogo”, mais é mais. Ter mais canais ativos sig­nifi­ca maior con­veniên­cia para os seus clientes, mais poten­ci­ais clientes (prospetos) alcança­dos, e mais retorno sob inves­ti­men­to para a empre­sa (pode ler mais sobre este con­ceito aqui).

    Não esquece o efeito fly­wheel cau­sa­do. Se usa­do estrate­gi­ca­mente, canais de mar­ket­ing com­ple­men­tam-se e ele­vam-se uns aos outros. 

    Mas ess­es canais, por si só, não fazem nada soz­in­hos. É a exper­iên­cia pos­i­ti­va par­til­ha­da pelos seus atu­ais clientes. Exper­iên­cias pos­i­ti­vas ger­am clientes sat­is­feitos e clientes sat­is­feitos ger­am mais do mesmo.

    Ficou com questões? Envie-me uma men­sagem no Twit­ter.