Anteriormente conhecida como TransferWise, esta empresa fintech, que oferece contas em multimoeda e transferências de dinheiro internacionais rápidas com taxas justas, atualmente recebe cerca de 6,4 milhões de visitas orgânicas por mês:
Isso é especialmente impressionante considerando que eles mudaram de domínio no início de 2021 — uma migração tão bem executada que mexeu com a comunidade de SEO. Adicione a isto eles terem um CMS personalizado para escalar os seus esforços de SEO, e temos uma marca cuja estratégia de SEO merece investigação.
Neste caso de estudo único, vamos explorar cinco razões pelas quais a estratégia de SEO da Wise é incrível:
- Modelos de página de destino que podem ser escaláveis
- Um CMS personalizado criado em torno das suas necessidades de SEO
- Conteúdo otimizado para trechos em destaque
- Várias maneiras de atrair e adquirir ligações
- Migração perfeita de milhões de páginas com muitos riscos
Executar pesquisas de palavras-chave geralmente é a parte mais fácil da criação de uma estratégia de conteúdo, então não é surpresa que a Wise reflita o que seus (potenciais) clientes procuram com o conteúdo que produzem.
O desafio surge quando a sua pesquisa de palavras-chave lhe diz para criar dezenas de milhares de páginas de destino. Como criar e otimizar tanto conteúdo para ter um bom posicionamento no Google?
O Wise tenta estar presente nos resultados da pesquisa durante toda a jornada do cliente, e há muito conteúdo a ser abordado — especialmente no topo do funil.
Por exemplo, eles têm quase 12.000 páginas de destino sobre combinações de código swift direcionadas apenas aos visitantes dos EUA:
E não é apenas a subpasta de códigos swift que contém tantas páginas de destino. Existem outras subpastas com milhares de páginas sobre coisas como conversores de moeda e números de identificação:
Estas páginas no topo do funil contribuem para a grande maioria do seu tráfego orgânico em vários países e idiomas. Aqui está um exemplo do tráfego alemão:
O truque para criar tantas páginas de destino otimizadas como essa é usar modelos — e isso é o que o Wise fez. Eles perceberam que as pessoas que procuravam códigos SWIFT/BIC específicos ou números de identificação queriam informações muito semelhantes. A variável principal era apenas o próprio código.
Do ponto de vista do conteúdo, tudo o que eles precisavam era de uma página de destino perfeitamente elaborada para um banco específico. A partir daí, eles poderiam usar o modelo repetidamente para bancos diferentes.
A criação de uma página de destino perfeitamente elaborada requer excelentes texto, design, UX e alinhamento com a intenção de pesquisa — fornecendo todas as informações de que o visitante pode precisar. Um exemplo do que os utilizadores estão a procurar pode ser encontrado nas suas secções de FAQ (que também maximizam as oportunidades de SEO através de trechos em destaque de FAQ):
Resumidamente, a Wise acertou em cheio na criação de conteúdo com foco em SEO. O seu tráfego orgânico cresce com o número de páginas indexadas:
Aumentar a criação de conteúdo para o grau que o Wise precisa requer recursos de programador. Não pode produzir tanto conteúdo em vários idiomas usando as opções padrão do CMS.
Nesta apresentação, Fabrizio Ballarini, a pessoa responsável pelo crescimento orgânico da Wise, descreve alguns dos recursos de SEO mais importantes do seu CMS personalizado, Lienzo:
- Utilizar modelos e processos-padrão para criar milhares de novas páginas de destino rapidamente
- Gerir adequadamente as ligações internas
- Gerar e atualizar etiquetas meta e dados estruturados em escala
- Manipular atributos hreflang e gerar e atualizar etiquetas canónicas
- Clonar, atualizar ou excluir páginas existentes em grande escala
- Testar mudanças num ambiente local antes de colocá-las em produção
- Monitorizar a plataforma integrada para detectar e corrigir problemas o mais rápido possível
- Recursos integrados de teste de divisão para experiências de SEO
- Integração perfeita com bases de dados e APIs
- Atribuir funções de utilizador, para que os membros da equipa tenham acesso a todas as ferramentas de que precisam
Isto pode ser muito para digerir, então aqui está um exemplo da sua UI:
Embora possa parecer arriscado divulgar tanto conteúdo do ponto de vista técnico, o Wise conseguiu captar cada vez mais o interesse do Googlebot com o tempo:
The more content you feed to Google bot the more it gets addicted to crawling, indexing and serving your site.
Especially for brand new sites it’s so important to keep up feeding good quality pages.
My favourite KPI on early stage projects is indexed pages/month pic.twitter.com/s9gZDk0OW1
— Fabrizio Ballarini — Hiring wise.jobs (@Pechnet) May 17, 2020
Quanto mais conteúdo fornece ao bot do Google, mais ele fica viciado em rastrear, indexar e servir o seu website. Especialmente para websites novos, é muito importante manter a alimentação de páginas de boa qualidade. O meu KPI favorito em projetos em estado inicial é páginas indexadas/mês
Colocar o Google do lado deles aqui pode ter sido um pouco desafiador. Em primeiro lugar, cada página deve ser única, valiosa e estar alinhada com a intenção de pesquisa. Em seguida, eles tiveram que atualizar ligações internas e sitemaps para garantir boa rastreabilidade e indexação oportuna.
O Lienzo aparentemente faz tudo isso muito melhor do que qualquer CMS pronto a utilizar.
Uma coisa que me surpreendeu sobre o desempenho de SEO do Wise é a quantidade de trechos em destaque que ele possui. Mas não ficou claro se isso ocorre porque eles fazem um trabalho muito melhor do que os seus concorrentes ou se é apenas a natureza das SERPs financeiras.
Então, eu olhei para os domínios dos seus concorrentes:
Em seguida, escolhi alguns deles com tráfego orgânico geralmente alto e muitas palavras-chave sobrepostas. Eu queria saber para quantas palavras-chave com “gatilho de trecho em destaque” eles se posicionam entre as 10 primeiras e quantas delas possuem.
Veja como fiz isto no Explorador de Websites da Ahrefs para cada website que queria investigar:
- Inserir o domínio
- Navegar para o relatório de Palavras-chave Orgânicas 2.0
- Filtrar por palavras-chave nas posições 1–10
- Filtrar por palavras-chave que acionam trechos em destaque, anotar o número de resultados
- Filtrar por palavras-chave que acionam trechos em destaque que o domínio possui, anotar o número de resultados (esta etapa é ilustrada abaixo)
E aqui estão os resultados. O Wise domina em números absolutos e relativos:
É claro que o Wise faz a otimização de trechos em destaque muito bem, e isso direciona uma grande quantidade de tráfego. Estou bastante surpreso que os seus concorrentes orgânicos não façam um trabalho melhor com oportunidades tão simples como esta, por exemplo:
Deve estar a perguntar-se como pode fazer uma tabela se destacar. Deve ser como uma lotaria, o Google escolher uma tabela para o trecho em destaque, certo? Bem, aqui está a aparência da tabela no website do Chase:
Eles colocaram-na num bloco recolhível que está oculto por padrão. Não é o conteúdo principal da página. Além disso, a tabela poderia ter nomes de coluna melhores e não faria mal mencionar que esses são, de facto, números de identificação Chase em algum lugar no contexto da tabela.
O Wise faz tudo isto melhor, anota na tabela um título claro e interliga cada linha com sua respectiva página de destino:
Não estou a dizer que esta otimização garantiria a obtenção de um trecho em destaque, mas aqui o Wise merece.
Leitura Recomendada:Como Optimizar para os Trechos em Destaque do Google
Mesmo a melhor configuração, processos e execução de SEO na página e SEO técnico não garantem o sucesso nas SERPs se o seu conteúdo não tiver um perfil de backlink sólido. A construção de ligações é a parte do SEO que pode controlar menos, por isso é sempre uma boa ideia utilizar várias abordagens e táticas de construção de ligações. O Wise também faz um excelente trabalho nisso.
Empresas lideradas por produtos naturalmente atraem ligações
O seu melhor ativo de criação de ligações é, sem dúvida, algo que não influencia muito como um SEO: um produto popular e verdadeiramente valioso. Isso geralmente vem com uma marca forte. Eu, pessoalmente, sou um cliente Wise satisfeito e sabia sobre eles muito antes de me converter.
Ter o melhor produto do setor permite que construa naturalmente um perfil de backlink forte, sem criar ligações ativamente através de divulgação. Na verdade, o Wise não teve uma equipe de SEO até 2015 e eles conseguiram ótimas ligações com apenas algumas atividades de relações públicas e publicidade.
Alcançar uma Classificação de Domínio (DR) de 75 sem SEO na equipa é realmente impressionante:
Uso de campanhas criativas de relações públicas
Ao pesquisar como o Wise cresceu e se tornou a empresa que é hoje, encontrei muitos exemplos deles utilizando ótimas campanhas de relações públicas para obter ótimas coberturas e ligações.
As campanhas de relações públicas do Wise vão desde defender o que representam de uma forma bastante padronizada:
Até acrobacias puras de relações públicas que também fortalecem o seu posicionamento:
Estas acrobacias de relações públicas proporcionaram-lhes algumas ligações excelentes desde o início:
É claro que relações públicas e publicidade ajudaram a construir uma marca forte e criar um perfil de ligações antes de começarem a levar o SEO a sério:
Programas de referência e afiliados como principais canais de aquisição
O Wise incentiva os seus utilizadores a convidar amigos com um bónus em dinheiro, e este tornou-se um de seus principais canais de aquisição desde o início:
O Wise também tem um programa de afiliados que incentiva os proprietários de websites a ganharem comissões, partilhando as suas ligações de afiliados com o seu público.
Claro, o valor de SEO das ligações de referência ou afiliados é questionável, na melhor das hipóteses. O Wise tem atualmente cerca de 9.000 backlinks relacionados com afiliados sem atributos de ligação, que devem ser aprovados no PageRank:
Se nós (Ahrefs) pudermos identificar facilmente essas ligações, tenho certeza que o Google também pode. Eles provavelmente desvalorizam ou desqualificam completamente estas ligações em termos de PageRank.
Mas aqui a questão é diferente. Um derivado das pessoas que partilham ligações de referência e afiliados é mais ligações e cobertura. Quanto maiores forem os seus programas de referência e afiliados, mais colherá os benefícios. Há um efeito dominó nisto.
Migrar um grande website para um novo domínio é uma tarefa difícil por si só. Acrescente a isto uma vasta base de clientes que depende do seu serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana para gerir o seu dinheiro, e terá um desafio que stressaria qualquer SEO.
O Wise tem atualmente mais de quatro milhões de URLs indexados no Google, e o número provavelmente ainda aumentará conforme eles migraram de transferwise.com não há muito tempo (março de 2021):
Eles conseguiram transferir com sucesso o seu tráfego orgânico sem nenhuma perda perceptível para o seu novo domínio dentro de quatro meses de migração. Se é novo em migrações de websites, este é um excelente resultado porque muitas migrações acabam perdendo uma grande parte do tráfego orgânico.
Aqui está o gráfico de tráfego orgânico para transferwise.com:
E aqui está como isto foi traduzido para wise.com:
Migrar milhões de páginas, manter o seu serviço ativo durante o processo e não perder tráfego por causa disso, é simplesmente um sucesso. Mas mesmo se acertar tudo, ainda poderá encontrar problemas que são difíceis de explicar e corrigir:
2 months since the @Wise domain migration, Google decided to index and rank a URL that is: 1) canonicalised 2) parameterised, 3) 301 redirects to the new domain and 4) meant for another market (en-US when we have en-GB available)🤯 Any ideas what could be wrong @JohnMu? 🙏 pic.twitter.com/uIOWuwNN4d
— Lucia Lecesne (@LumiSionnain) May 4, 2021
2 meses desde a migração do domínio @Wise, o Google decidiu indexar e posicionar um URL que é: 1) canonizado 2) parametrizado, 3) redirecionamento 301 para o novo domínio e 4) destinado a outro mercado (en-US quando temos en-GB disponível) 🤯 Alguma ideia do que poderia estar errado @JohnMu?
O Fabrizio forneceu mais informações sobre a preparação da migração neste tópico do Twitter:
As some might have noticed we didn’t redirect the entire domain on day 1 but we put https://t.co/sWmD3ONZzx live next to https://t.co/jZmGpMuK2e
During the last week or so we then performed a bunch of tests to protect our existing customers moving to https://t.co/sWmD3ONZzx https://t.co/9Oto7KmQHC pic.twitter.com/INSrjufD44
— Fabrizio Ballarini — Hiring wise.jobs (@Pechnet) March 2, 2021
Como alguns devem ter notado, não redirecionamos todo o domínio no dia 1, mas colocamos http://wise.com ao lado de http://transferwise.com Durante a última semana, aproximadamente, realizamos uma série de testes para proteger os nossos clientes existentes que mudaram para http://wise.com
Dois conselhos se destacaram para mim:
- Informe adequadamente os seus utilizadores e público sobre uma futura migração de domínio. Isto foi especialmente importante para o Wise devido à natureza dos seus negócios. Chegar repentinamente a um novo domínio de blog não é comparável a fazer login na sua conta bancária num domínio diferente sem saber disso com antecedência.
- Teste os seus redirecionamentos numa parte do seu domínio e monitorize os logs do servidor para entender como os rastreadores se comportam. Esta é definitivamente uma boa prática antes de 301 (redirecionar) tudo.
Pensamentos finais
O Wise destaca-se em termos de como eles estão investidos em SEO entre as equipas. Isto destaca a importância das habilidades sociais em SEO. Precisa comunicar adequadamente o valor do SEO e as suas necessidades com outras pessoas na organização para ter sucesso.
Encontrei mais alguns aspectos que poderia ter discutido aqui, mas os cinco acima foram os mais interessantes e inspiradores para mim. Se tiver alguma dúvida, ideia ou talvez até mesmo pedido para analisar o SEO de outras empresas, sinta-se à vontade para me dizer no Twitter.