O Guia Simples para Construir uma Martech Stack

O Guia Simples para Construir uma Martech Stack

Mateusz Makosiewicz
Investigador de marketing e educador da Ahrefs. Mateusz tem mais de 10 anos de experiência em marketing adquirida em agências, SaaS e empresas de hardware. Quando não está a escrever, ele compõe música ou faz longas caminhadas.
    Não existe uma fer­ra­men­ta de mar­ket­ing que pos­sa lidar com todos os proces­sos ao mes­mo tem­po e per­mi­tir a colab­o­ração da equipa tam­bém em simultâ­neo. E mes­mo que essa fer­ra­men­ta exista, não será a mel­hor em tudo. Por esse moti­vo os profis­sion­ais de mar­ket­ing pre­cisam de procu­rar várias fer­ra­men­tas para mon­tar a sua martech stack 

    Não é à toa que ain­da não existe essa fer­ra­men­ta “mirac­u­losa” para resolver todos os prob­le­mas ao mes­mo tem­po. Os proces­sos de mar­ket­ing podem ser bas­tante com­plex­os e, por exem­p­lo, este é o nos­so proces­so de cri­ação de con­teú­do para o nos­so blog:

    Fluxograma do processo de criação de conteúdo do blog da Ahrefs

    Como você pode obser­var, exis­tem várias eta­pas nesse proces­so. A ver­dade é que todas essas fas­es pre­cisam de fer­ra­men­tas difer­entes; uma para pesquisa de palavras-chave, uma para escr­ev­er, um para comu­ni­cação, uma para pub­li­cação, etc.

    Geral­mente, quan­to mais táti­cas usa e quan­to mais proces­sos você cria, mais fer­ra­men­tas pre­cis­ará de acres­cen­tar à sua Martech Stack (que sig­nifi­ca mar­ket­ing e tec­nolo­gia em con­jun­to, tra­bal­han­do em sin­to­nia). Con­tu­do, esse proces­so de acu­mu­lar soluções espon­tâneas pode facil­mente sair do con­t­role e prej­u­dicar o seu desem­pen­ho a lon­go pra­zo. Então, vamos ten­tar evi­tar isso e começar do início:

    Martech” é uma abre­viatu­ra para mar­ket­ing tec­nolo­gia. Uma martech stack é um con­jun­to de fer­ra­men­tas (soft­wares) usadas por profis­sion­ais de mar­ket­ing para con­duzir, gerir, anal­is­ar e mel­ho­rar as suas ativi­dades de marketing.

    Muitas vezes, as martech stacks são pro­je­tadas para fun­cionar em con­jun­to (por meio de inte­grações ou lig­ações inter­nas) para com­ple­men­tar os proces­sos de marketing.

    A respos­ta cur­ta é: provavel­mente tudo. Pes­soal­mente, fiquei sur­pre­so quan­do desco­bri que existe uma fer­ra­men­ta ded­i­ca­da para trans­ferir con­teú­do do Google Docs para o Word­Press – algo que faço man­ual­mente há anos. Eu nun­ca pen­sei que pode­ria pre­cis­ar de uma fer­ra­men­ta como o Word­able, mas ago­ra não há como voltar atrás na como­di­dade que fer­ra­men­ta traz.

    Por­tan­to, é muito bom saber o que há por aí em ter­mos de tec­nolo­gia de mar­ket­ing. Aqui estão algu­mas das prin­ci­pais áreas onde você pode usar martech, diariamente:

    Pesquisa

    Alguns tipos de pesquisa são impos­síveis de faz­er sem as fer­ra­men­tas cer­tas. Por exem­p­lo, você não pode faz­er uma boa pesquisa de palavras-chave sem ter uma fer­ra­men­ta espe­cial­iza­da em SEO.

    Resultados do relatório de termos correspondentes

    Ape­nas qua­tro palavras-chave ini­ci­ais resul­taram em quase 4 mil­hões de ideias de palavras-chave. Dados via Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs.

    Em out­ros casos, a martech aju­dará a otimizar todo o seu proces­so de pesquisa. Por exem­p­lo, ao anal­is­ar o alcance das redes soci­ais ou influ­en­ci­adores, você não pre­cisa ver­i­ficar man­ual­mente cada platafor­ma indi­vid­ual­mente. Uma fer­ra­men­ta como o Spark­toro tem tudo em um só lugar.

    Report on TechCrunch. Key data above. Below, bar graph showing social followings, etc

    Criação

    Aqui, a martech ofer­ece fer­ra­men­tas para colab­o­ração em toda a equipa, obtenção de feed­back, cri­ação de pági­nas sem códi­go e cri­ação de con­teú­do visu­al simplificado.

    Por exem­p­lo, ao procu­rar uma fer­ra­men­ta de design, você inevi­tavel­mente encon­trará a Cre­ative Suite da Adobe. Emb­o­ra ofer­eça óti­mas fer­ra­men­tas, elas são um pouco exager­adas para os profis­sion­ais de mar­ket­ing. Você ficaria mel­hor com uma fer­ra­men­ta de design sim­pli­fi­ca­da como o Fig­ma ou o UXPin.

    Design de página da Ahrefs no Figma

    A nos­sa equipa usou o Fig­ma para cri­ar o web­site da Ahrefs e etc. Tam­bém o usamos para armazenar todo o nos­so sis­tema de design.

    Distribuição do conteúdo

    Quais­quer que sejam os canais de mar­ket­ing que você usa de momen­to, existe uma fer­ra­men­ta para dis­tribuir con­teú­do de for­ma facil­i­ta­da. Por exem­p­lo, pode agen­dar os seus posts nas redes soci­ais para serem envi­a­dos através de múlti­p­los canais den­tro da mes­ma fer­ra­men­ta. Por isso, não pre­cisa de perder tem­po indi­vid­ual­mente entre cada per­fil nas redes soci­ais, ten­tan­do encon­trar o lugar per­feito para publicar.

    Página no MeetEdgar para agendar postagens. Filtros suspensos à esquerda e visualização da postagem à direita.

    Você pode usar fer­ra­men­tas como o Meet­Edgar para aliviar a pressão das posta­gens nas redes sociais.

    Personalização da experiência do usuário

    Com a tec­nolo­gia cer­ta, você pode con­fig­u­rar sis­temas que per­son­al­izam os seus tex­tos, ima­gens, pro­du­tos exibidos e muito mais den­tro do seu web­site. Dessa for­ma, em vez de mostrar men­sagens gen­er­al­izadas “da mes­ma for­ma para todos”, você pode exibir con­teú­do que parece ter sido prepara­do especi­fi­ca­mente para o leitor.

    Fotos, preços e breve descrição dos produtos

    A Bar­il­liance per­mite que as lojas de comér­cio eletróni­co per­son­al­izem auto­mati­ca­mente a exper­iên­cia dos vis­i­tantes usan­do inteligên­cia arti­fi­cial. Por exem­p­lo, ele pode exibir pro­du­tos con­cor­rentes que vis­i­tantes ante­ri­ores visu­alizaram ao con­sid­er­ar um item ou mostrar opor­tu­nidades de ven­da cruza­da com base em mod­e­los dinâmicos.

    Automação do marketing

    Com as fer­ra­men­tas de automação de mar­ket­ing, você pode preparar como a sua mar­ca se envolverá com as pes­soas ao lon­go da jor­na­da do cliente, des­de a con­fig­u­ração de for­mulários de ger­ação de leads sem qual­quer cod­i­fi­cação até à cri­ação de flux­os de tra­bal­ho de e‑mail, autom­a­ti­za­dos, com base nos níveis de inter­ação com os seus subscritores.

    Fluxograma do fluxo de trabalho de e-mail de exemplo

    E seguin­do a últi­ma tendên­cia de mar­ket­ing con­ver­sa­cional, você pode ter um chat­bot para respon­der às per­gun­tas dos seus clientes 24 horas por dia, tal como faz a IKEA no Canadá.

    Chat do IKEA no Canadá

    Dados analíticos

    Se for em for­ma­to dig­i­tal, os dados podem ser medi­dos. E se pud­erem ser medi­dos, podem ser mel­ho­ra­dos. Por exem­p­lo, na Ahrefs, mon­i­tor­izamos con­stan­te­mente o desem­pen­ho do nos­so con­teú­do em ter­mos de clas­si­fi­cações de palavras-chave e tráfego orgâni­co. Se vir­mos um dess­es ter­mos com baixa tendên­cia, podemos mel­ho­rar o con­teú­do ou pro­movê-lo ain­da mais.

    Na cap­tura de tela abaixo, você pode ver o grá­fi­co de pesquisa orgâni­ca para um dos nos­sos arti­gos. As setas mar­cam as instân­cias em que o arti­go foi repub­li­ca­do (com con­teú­do atu­al­iza­do). Como você pode ver­i­ficar, a refor­mu­lação do arti­go lev­ou a um aumen­to no tráfego orgâni­co várias vezes.

    Gráfico de linhas de tráfego orgânico

    Dados através do Explo­rador de Web­sites da Ahrefs.

    Optimização

    Não tem a certeza qual o design de pági­na que con­vert­erá mais vis­i­tantes? Não adi­v­in­he. Use fer­ra­men­tas de teste A/B como o Google Opti­mize ou Opti­mize­ly. Fer­ra­men­tas como essas per­mi­tirão que você imple­mente facil­mente o seu teste (mes­mo que você não pos­sa cod­i­ficar), colete dados auto­mati­ca­mente pelo tem­po que pre­cis­ar e relate os resul­ta­dos obtidos.

    Por exem­p­lo, na cap­tura de tela abaixo, você nos pode anal­is­ar através do Tube­bud­dy para tes­tar duas ver­sões difer­entes de miniat­uras de vídeo.

    Página de análise de dados mostrando gráficos de barras, gráficos de pizza, etc.

    Gestão da relação com o cliente

    Pop­u­lar­mente con­heci­do como CRM, essas são as fer­ra­men­tas que profis­sion­ais de mar­ket­ing (jun­to com as equipas de ven­das) usam para man­ter infor­mações impor­tantes sobre os con­tac­tos adquiri­dos e clientes existentes.

    Usar fol­has com planea­men­tos infind­áveis para esse fim é coisa do pas­sa­do. As fer­ra­men­tas de CRM mod­er­nas têm a van­tagem de serem com­ple­tos ban­cos de dados, cen­trais e dinâmi­cos, que envi­am e recebem infor­mações de out­ras fer­ra­men­tas automaticamente.

    Uma óti­ma ilus­tração do papel que os CRMs têm no mar­ket­ing dig­i­tal é a promes­sa que uma das maiores empre­sas de automação de mar­ket­ing, a Hub­Spot, pre­tende cumprir: antes de tudo, um óti­mo CRM.

    Excerpt of HubSpot article talking about its CRM

    Muito antes de pen­sar em con­stru­ir uma Martech Stack (mar­ket­ing tec­nolo­gia), você pre­cisa de garan­tir que iden­ti­fi­cou os seus obje­tivos de mar­ket­ing e que escol­heu as táti­cas apro­pri­adas. É impos­sív­el con­stru­ir uma stack de val­or útil sem ter antes deci­di­do sobre estes tópi­cos, uma vez que o propósi­to de uma stack é aju­dar a mel­ho­rar as suas ativi­dades de mar­ket­ing. Se pre­cis­ar de aju­da com estas duas coisas, leia os nos­sos guias em como definir os seus obje­tivos de mar­ket­ing e as suas táti­cas.

    Tiran­do isso do cam­in­ho, vamos ver quais os prox­i­mos pas­sos para cri­ar a sua própria Martech Stack.

    1. Identifique as suas necessidades e corresponda-as com a sua Stack atual

    As suas neces­si­dades rela­cionadas à martech stack provavel­mente resul­tarão de duas coisas: das suas metas de mar­ket­ing e da neces­si­dade da sua equipa de faz­er o tra­bal­ho opera­cional diário acontecer.

    Se você está respon­sáv­el pelo mar­ket­ing dig­i­tal, os seus obje­tivos traduzem-se quase auto­mati­ca­mente em neces­si­dades de soft­ware. Por exem­p­lo, mel­ho­rar o tráfego orgâni­co sem uma fer­ra­men­ta de SEO é uma tare­fa muito com­pli­ca­da. Ten­tar aumen­tar a sua par­tic­i­pação nas redes soci­ais de maneira efi­caz sem fer­ra­men­tas de análise e agen­da­men­to é uma lou­cu­ra. E você não con­fig­u­rará um úni­co fluxo de tra­bal­ho de e‑mail mar­ket­ing sem uma fer­ra­men­ta de automação de e‑mail… entende?

    Então aqui está o que você pode faz­er. Sim­ples­mente anote os seus obje­tivos de mar­ket­ing e veja se já tem à sua dis­posição as fer­ra­men­tas cer­tas para ini­ciar o tra­bal­ho. Se não, tome nota ao lado do obje­ti­vo pro­pos­to. Dessa for­ma, você com­prará o que for real­mente necessário, econ­o­mizará din­heiro e evi­tará a con­fusão de ter inúmeros espaços de trabalho.

    Depen­den­do do taman­ho da sua empre­sa, anal­is­ar a sua stack atu­al pode levar vários min­u­tos ou várias horas. Orga­ni­za­ções maiores provavel­mente terão uma martech stack con­struí­da ao lon­go de vários anos. Algu­mas fer­ra­men­tas na stack podem nem ser mais usadas por algum moti­vo. Nesse caso, pode valer a pena voltar às fer­ra­men­tas tes­tadas e comprovadas.

    Na Ahrefs, man­te­mos uma lista de nos­sa tec­nolo­gia de mar­ket­ing que tam­bém men­ciona pes­soas com aces­so a ela. Des­ta for­ma, sabemos:

    • As fer­ra­men­tas que não usamos.
    • Se com­pen­sa con­tin­uar pagan­do pelas mes­mas ou não.

    Lista da pilha de martech da Ahrefs

    Aqui está out­ra coisa para adi­cionar à lista: as neces­si­dades da sua equipa. Este é um com­po­nente impor­tante para os seus req­ui­si­tos dos soft­wares a usar, mas é tão óbvio que pode sim­ples­mente escapar da mente de gestores e CEOs. O resul­ta­do final é que, muitas vezes, quem tem o poder de decisão com­pra um soft­ware que sim­ples­mente se adap­ta às suas opiniões pes­soais e não da equipa no geral.

    Às vezes, vários gestores escol­hem a Martech Stack por con­ta própria. Eles geral­mente pen­sam, com a mel­hor das intenções, que faz­er as coisas dessa maneira não dis­trairá a equipe. Estão erra­dos. Eles estão real­mente a prej­u­dicar os mem­bros da equipa. É impor­tante per­gun­tar aos seus cole­gas de equipa o que eles pre­cisam. Na maio­r­ia das vezes, os seus cole­gas profis­sion­ais de mar­ket­ing estarão bem flexíveis e instruí­dos no mun­do da Martech.

    2. Estabeleça um orçamento

    Sim­ples­mente, porque você pre­cisa de saber o que pode pagar — e é bom saber dis­so antes de com­prar o software.

    Como em tudo na vida, você pode estar per­ante um dos dois cenários aqui. Ou tem um orça­men­to lim­i­ta­do ou tem algum espaço para se movi­men­tar. Por isso, o que você obtém depende de quão bem você con­segue jus­ti­ficar as suas necessidades.

    Se o seu orça­men­to já foi deci­di­do, talvez seja necessário pri­or­i­ti­zar algu­mas fer­ra­men­tas em detri­men­to de out­ras, cor­tar cus­tos por meio de assi­nat­uras restri­tas a um úni­co usuário ou escol­her as opções com um cus­to mais baixo (ou até mes­mo gratuitas).

    Mas se o seu orça­men­to não for um número arbi­trário que você não pos­sa influ­en­ciar, aqui vai uma dica:

    Tente explicar a ele­va­da procu­ra por novas fer­ra­men­tas, usan­do o argu­men­to dos seus obje­tivos de mar­ket­ing. Nem sem­pre é trans­par­ente para os CFOs ou CEOs por que você pre­cisa de um soft­ware especí­fi­co, espe­cial­mente quan­do é caro. Nesse sen­ti­do, vale a pena men­cionar que, se você não con­seguir atin­gir as suas metas de mar­ket­ing porque não pos­sui o soft­ware, toda a empre­sa estará enfre­tan­do problemas.

    3. Pesquise possíveis opções de softwares

    Por­tan­to, chegan­do até aqui, você está capaz de deter­mi­nar que tipos de soft­wares estará à procu­ra (e até pode já ter algu­mas mar­cas em mente) e quan­to pode gas­tar com cada fer­ra­men­ta. Ago­ra é altura de escolher.

    Aqui ficam algu­mas ideias de como encon­trar o tipo cer­to de ferramentas:

    • Obten­ha recomen­dações – Per­gun­ta à sua rede de con­tatos no LinkedIn ou no Twit­ter, publique uma questão em algu­ma comu­nidade de profis­sion­ais de mar­ket­ing online, ou use o Quora.
    • Analise a sua com­petição e/ou empre­sas que tem como refer­ên­cia – Para isso, você pode uti­lizar web­sites como Stack­Share, BuiltWith ou Slin­tel. Às vezes, até pode mes­mo encon­trar essas infor­mações dire­ta­mente da fonte, por exem­p­lo, nave­gan­do no blog dessa empre­sa (muitas empre­sas real­mente gostam de par­til­har essas infor­mações e, por isso, esta­mos fazen­do isso tam­bém neste artigo).
    • Ver­i­fique platafor­mas que façam revisões – Primeiro, web­sites como G2 e Capter­ra sele­cionaram lis­tas de soft­wares em provavel­mente todas as cat­e­go­rias e tipolo­gias (alguns tam­bém têm guias do próprio com­prador). Segun­do, as pes­soas vão a ess­es web­sites para par­til­har as suas exper­iên­cias de uso do soft­ware. É acon­sel­háv­el abor­dar as avali­ações com um pouco de descon­fi­ança, con­tu­do você pode iden­ti­ficar padrões em opiniões ou alguns detal­h­es que pode quer­er ver­i­ficar por si mesmo.
    • Com­pare as fer­ra­men­tas em causa – Veja se exis­tem sobreposições desnecessárias e ver­i­fique se as fer­ra­men­tas que dev­e­ri­am tra­bal­har jun­tas pos­suem as inte­grações necessárias. Lem­bre-se: ter mais fer­ra­men­tas nem sem­pre é a mel­hor escolha.

    4. Implemente as ferramentas e faça a transição em conformidade

    Assim que final­mente obtiv­er aces­so ao seu novo con­jun­to de fer­ra­men­tas, aqui ficam alguns detal­h­es que valem a pena relembrar:

    • Faça uma lista de toda a sua Martech Stack e partilhe‑a com quem estiv­er inter­es­sa­do (equipa de mar­ket­ing, pos­sivel­mente com o seu CEO e/ou CFO). Você pode cri­ar uma lista semel­hante (como a do pon­to 1) que mostra as URLs das fer­ra­men­tas, as pes­soas respon­sáveis, como aced­er às fer­ra­men­tas, os preços e que detal­h­es adi­cionais você achar que podem ser úteis de acompanhar.
    • Se você ain­da tiv­er fer­ra­men­tas anti­gas em exe­cução, não as can­cele ain­da porque elas provavel­mente guardam dados valiosos que desa­pare­cerão caso você pare de pagar por elas. Sem­pre que pos­sív­el, exporte os dados das fer­ra­men­tas anti­gas e importe-os para as suas novas fer­ra­men­tas. Você tam­bém pode con­tin­uar exe­cu­tan­do algu­mas das fer­ra­men­tas mais anti­gas até estar 100% con­fi­ante de que tudo o que pre­cisa está na nova stack.
    • Con­sidere entrar em con­ta­to com o cri­ador do seu soft­ware para rece­ber ori­en­tação para garan­tir que tudo fun­cione como dev­e­ria. Algu­mas fer­ra­men­tas são bas­tante com­pli­cadas de imple­men­tar (espe­cial­mente quan­do você está a oper­ar tran­sições de dados ou a realizar inte­grações com out­ro software).

    5. Garanta que as suas ferramentas funcionam apropriadamente

    Novas fer­ra­men­tas provavel­mente con­fun­dem a sua equipa nas primeiras sem­anas. Até mes­mo as mudanças na vista ger­al do soft­ware novo para o soft­ware anti­go podem causar uma que­bra tem­porária na pro­du­tivi­dade. Cer­ti­fique-se de reser­var algum tem­po para real­mente apren­der as ferramentas.

    Muitas empre­sas de soft­ware ofer­e­cem mate­ri­ais edu­ca­cionais abrangentes de for­ma gra­tui­ta (ou sem nen­hum cus­to adi­cional). Por exem­p­lo, quan­do você se inscreve no Ahrefs, talvez não sai­ba nada sobre SEO, exce­to que pre­cisa dele para ser bem suce­di­do. E tudo bem porque, por meio da nos­sa Acad­e­mia, mostramos como faz­er SEO de maneira mais efi­caz enquan­to você dom­i­na e aprende a uti­lizar o nos­so software.

    Página da Academia Ahrefs

    Indo mais além, se pre­cis­ar de apri­morar pro­ced­i­men­tos opera­cionais per­son­al­iza­dos (como relatórios ou proces­sos de cri­ação de con­teú­do), é uma boa ideia ter uma pes­soa respon­sáv­el por doc­u­men­tá-los usan­do as novas ferramentas.

    Dica final: con­sidere faz­er avali­ações reg­u­lares da sua martech stack. Você pode per­gun­tar a opinião dos seus cole­gas de equipa durante as reuniões ou enviar uma pesquisa inter­na para eles, uma vez a cada dois meses. Dessa for­ma, você pode obter algu­mas per­speti­vas adi­cionais, por exem­p­lo, caso as suas fer­ra­men­tas pre­cisem de um “upgrade ou down­grade” ou, por out­ro lado, caso a sua equipa pre­cise de for­mação adicional.

    Ago­ra, vamos ver como um exem­p­lo de martech stack pode ser.

    Aqui está uma parte de nos­sa martech stack que usamos para admin­is­trar a Ahrefs, uma empre­sa com um lucro recor­rente anu­al de oito dígitos.

    1. Ahrefs

    A Ahrefs é uma fer­ra­men­ta de SEO líder do setor. Cri­amos essa fer­ra­men­ta para aju­dar os profis­sion­ais de mar­ket­ing a obterem uma clas­si­fi­cação mais alta nos mecan­is­mos de pesquisa e a obterem mais tráfego. Então, nat­u­ral­mente, usamo-la todos os dias para ali­men­tar a nos­sa própria estraté­gia de mar­ket­ing. Usamos prin­ci­pal­mente para:

    • Encon­trar tópi­cos para escr­ev­er no blog.
    • Estu­dar a for­ma de estru­tu­rar os nos­sos posts no blog.
    • Escol­her que arti­gos atualizar.
    • Encon­trar prospetos para contatar.
    • Estu­dar a com­petição direta.
    • Mon­i­tor­izar a nos­sa prestação nos mecan­is­mos de busca.
    • Dete­tar prob­le­mas com SEO técnico.

    Cópia da proposta de valor da Ahrefs

    Onde obter: ahrefs.com
    Preço: Fer­ra­men­tas gra­tu­itas disponíveis; planos pagos começam a par­tir de $99 por mês (você tem dois meses gra­tu­itos, se decidir pagar anualmente)
    Algu­mas alter­na­ti­vas: SEM­rush, Moz

    2. Google Search Console

    O Google Search Con­sole é um serviço gra­tu­ito do Google que aju­da você a anal­is­ar e a solu­cionar prob­le­mas de aparên­cia do seu web­site nos resul­ta­dos da pesquisa.

    O GSC ofer­ece os dados mais pre­cisos quan­do se tra­ta de pro­du­tos rela­ciona­dos à pesquisa do Google, por exem­p­lo, dados de tráfego orgâni­co, taxas de cliques orgâni­cos, cober­tu­ra de índice, etc.

    A proposta de valor do Google Search Console

    Onde obter: search.google.com/search-console
    Preço: Gra­tu­ito
    Alter­na­ti­va: Fer­ra­men­tas para Web­mas­ters da Ahrefs. Isenção de respon­s­abil­i­dade: não é exata­mente uma alter­na­ti­va (somente o Google Search Con­sole apre­sen­ta números de tráfego orgâni­co exatos da Pesquisa do Google), mas sim uma fer­ra­men­ta com­ple­men­tar que preenche as lacu­nas da fer­ra­men­ta do Google

    3. Google Workspace

    A primeira fer­ra­men­ta “não mar­ket­ing” da nos­sa lista que os profis­sion­ais do ramo tam­bém pre­cisam. Rep­re­sen­ta pro­du­tivi­dade e colab­o­ração em um só lugar, por­tan­to creio que este pro­du­to não pre­cisa de uma intro­dução for­mal. O Google Work­space une fer­ra­men­tas como Gmail, Doc­u­men­tos, Planil­has, Dri­ve e muito mais. Neste exa­to momen­to, estou usan­do o Work­space para escr­ev­er este artigo.

    Essas fer­ra­men­tas são gra­tu­itas, mas as empre­sas provavel­mente pre­cis­arão de aced­er o web­site de preços ime­di­ata­mente para escol­her um plano que aten­da às suas neces­si­dades de armazena­men­to de dados e ver quais out­ros recur­sos pre­mi­um o Work­space oferece.

    A proposta de valor do Google Workspace

    Onde obter: workspace.google.com
    Preço: Gra­tu­ito para uso pes­soal; planos pagos começam a par­tir de $6 mensalmente
    Algu­mas alter­na­ti­vas: Microsoft Office 365, Zoho Work­place, ONLYOFFICE Workspace

    4. Notion

    Out­ra fer­ra­men­ta de não rela­ciona­da dire­ta­mente com mar­ket­ing que não podemos viv­er sem. O Notion é o nos­so espaço de tra­bal­ho em equipa, algo que o Google Work­space deixa a dese­jar. Nós usamos o Notion para doc­u­men­tação inter­na e colab­o­ração entre as equipas.

    Lem­bra-se do proces­so de cri­ação do blog na intro­dução deste arti­go? Acom­pan­hamos todo o proces­so no Notion.

    A proposta de valor do Notion

    Onde obter: notion.so
    Preço: Gra­tu­ito para uso pes­soal; planos pagos começam em $ 4/mês
    Algu­mas alter­na­ti­vas: Click­Up, Confluence

    5. Grammarly

    Até os mel­hores escritores come­tem erros. O Gram­marly ver­i­fi­ca auto­mati­ca­mente os nos­sos arti­gos quan­to a prob­le­mas de ortografia e gramáti­ca e pode até faz­er sug­estões de esti­lo e de tom de voz. Se você tra­bal­ha com mar­ket­ing de con­teú­do, a ver­dade é que você sim­ples­mente pre­cisa de uma fer­ra­men­ta como essa.

    A proposta de valor do Grammarly

    Onde obter: grammarly.com
    Preço: Gra­tu­ito para uso pes­soal; planos pagos começam a par­tir de $12 por mês
    Algu­mas alter­na­ti­vas: ProWritin­gAid, Sapling

    6. Wordable

    A fer­ra­men­ta expor­ta tex­tos e ima­gens e traduz a for­matação orig­i­nal para HTML. Caso con­trário, pub­licar no Word­Press é mais repet­i­ti­vo, tor­na-se um tra­bal­ho man­u­al acresci­do, o que pode resul­tar em mais erros.

    A proposta de valor do Wordable

    Onde obter: wordable.io
    Preço: Gra­tu­ito para uso pes­soal; planos pagos começam a par­tir de $12 por mês
    Algu­mas alter­na­ti­vas: Word­Press Add-on ofi­cial para Google Docs

    7. WordPress

    Out­ra fer­ra­men­ta que provavel­mente não pre­cisa de intro­dução. Usamos este soft­ware extrema­mente pop­u­lar como uma infraestru­tu­ra para os nos­sos blogs. E porque você está ago­ra a ler este arti­go, isso faz com que nós os dois use­mos o WordPress.

    A proposta de valor do WordPress

    Onde obter: wordpress.org
    Preço: Gra­tu­ito para uso pes­soal; planos pagos começam a par­tir de $12 por mês
    Algu­mas alter­na­ti­vas (no que diz respeito a flex­i­bil­i­dade): Dru­pal, Joomla

    8. vidIQ

    O vidIQ é uma das pou­cas fer­ra­men­tas de mar­ket­ing de vídeo que usamos (a out­ra é o Tube­bud­dy, que já foi men­ciona­do neste arti­go). Usamos esta fer­ra­men­ta para obter dados sobre vídeos e canais no YouTube.

    A proposta de valor do vidIQ

    Onde obter: vidiq.com
    Preço: Plano gra­tu­ito disponív­el; planos pagos começam a par­tir de $7,5 por mês
    Algu­mas alter­na­ti­vas: Tube­bud­dy, Ahrefs (para YouTube SEO)

    9. MeetEdgar

    O Meet­Edgar é a fer­ra­men­ta que usamos para autom­a­ti­zar posts no Twit­ter, LinkedIn e Face­book. Esta não é ape­nas mais uma fer­ra­men­ta de agen­da­men­to de redes soci­ais. É real­mente uma fer­ra­men­ta de automação de mar­ket­ing de redes soci­ais. Esta fer­ra­men­ta pode até mes­mo ger­ar atu­al­iza­ções de redes soci­ais auto­mati­ca­mente, tudo com base no con­teú­do de um artigo.

    A proposta de valor do MeetEdgar

    Onde obter: meetedgar.com
    Preço: Começa a par­tir de $19 por mês
    Algu­mas alter­na­ti­vas: Buffer, Sprout­So­cial, Hootsuite

    10. Sparktoro

    O Spark­toro aju­da-nos a encon­trar criadores/influenciadores com base em tópi­cos, seguidores e out­ros sinais. É espe­cial­mente útil para encon­trar poten­ci­ais par­ceiros em um nicho com o qual não esta­mos familiarizados.

    A proposta de valor do Sparktoro

    Onde obter: sparktoro.com
    Preço: Começa a par­tir de $19 por mês
    Some alter­na­tives: Nen­hu­ma platafor­ma que eu con­heça (emb­o­ra a Klear e a Social Blade cheguem bem perto)

    11. Hunter

    O Hunter é uma fer­ra­men­ta para encon­trar o endereço de e‑mail de qual­quer pes­soa com ape­nas o nome e onde ela tra­bal­ha. É uma das fer­ra­men­tas que usamos para faz­er divul­gação para con­strução de links. Basi­ca­mente, uma vez que encon­tramos e exam­i­namos um pos­sív­el con­ta­to, pre­cisamos de encon­trar o seu endereço de e‑mail para con­tatá-lo – o que rara­mente é uma infor­mação públi­ca. É aí que entra o Hunter.

    A proposta de valor do Hunter

    Onde obter: hunter.io
    Preço: Plano gra­tu­ito disponív­el; planos pagos começam a par­tir de $49 por mês
    Algu­mas alter­na­ti­vas: Find­E­mails, NinjaOutreach

    12. Pitchbox

    A Pitch­box é uma platafor­ma de divul­gação de influ­en­ci­adores e mar­ket­ing de con­teú­do. No entan­to, não usamos todos os seus recur­sos, ape­nas aque­les que nos per­mitem enviar e‑mails para os nos­sos poten­ci­ais clientes de links em escala (por exem­p­lo, per­son­al­iza­ção de e‑mail e flux­os de tra­bal­ho automatizados).

    A proposta de valor da Pitchbox

    Onde obter: pitchbox.com
    Preço: Plano gra­tu­ito disponív­el; planos pagos começam a par­tir de $49 por mês
    Algu­mas alter­na­ti­vas: Buz­zStream, NinjaOutreach

    13. Figma

    O Fig­ma é uma fer­ra­men­ta de design de inter­face colab­o­ra­ti­va. Além de ser uma óti­ma platafor­ma de design e pro­toti­pagem, o Fig­ma facili­ta as nos­sas vidas ao per­mi­tir par­til­har tra­bal­hos de design entre os nos­sos design­ers e desen­volve­dores, man­ten­do um sis­tema de tra­bal­ho consistente.

    A proposta de valor do Figma

    Onde obter: figma.com
    Preço: Plano gra­tu­ito disponív­el; planos pagos começam a par­tir de $12 por mês
    Alter­na­ti­va: UXPin

    Considerações finais

    Então, por fim, aqui tem. Con­stru­ir uma Martech Stack é enganosa­mente semel­hante à tare­fa de faz­er com­pras, mas não é nec­es­sari­a­mente tão diver­tido e fácil. É uma boa ideia esque­cer por um momen­to as suas prefer­ên­cias pes­soais e pen­sar em como uma deter­mi­na­da escol­ha se encaixará nos seus proces­sos, como ela o aju­dará a atin­gir os seus obje­tivos e se, de fac­to, os seus cole­gas de equipa tam­bém gostarão.

    Na Ahrefs, con­struí­mos a nos­sa stack por ten­ta­ti­va e erro, e há anos e nun­ca é um proces­so con­cluí­do; porém, isso é uma coisa boa. De tem­pos em tem­pos, encon­tramos uma nova fer­ra­men­ta que nos faz pen­sar como con­seguimos sobre­viv­er sem ela. Por­tan­to, man­ten­ha os olhos aber­tos para uma Martech cada vez mais inteligente e fácil de usar.

    Por fim, se você quis­er ver quais out­ras fer­ra­men­tas online usamos para mar­ket­ing, con­fi­ra esta lista.

    Tem per­gun­tas ou comen­tários? Entre em con­ta­to comi­go no Twit­ter.