GSC versus GKP: Comparando volumes de pesquisa para 72 mil palavras-chave [Um Estudo da Ahrefs]

GSC versus GKP: Comparando volumes de pesquisa para 72 mil palavras-chave [Um Estudo da Ahrefs]

Tim Soulo
Tim é o Diretor de Marketing na Ahrefs. Mas, mais importante, ele é o maior fã e evangelista da empresa.
    Exis­tem duas fontes para os dados do vol­ume de pesquisa para palavras-chave que vêm dire­ta­mente do Google: O Google Search Con­sole (GSC) e o Google Key­word Plan­ner (GKP). Decidi­mos com­parar os números entre as duas fer­ra­men­tas e ver­i­ficar quan­to ambas se alin­ham entre si.

    O GSC é ampla­mente con­sid­er­a­do a “úni­ca fonte de ver­dade” para uma pesquisa con­fiáv­el de dados rel­a­ti­va­mente a palavras-chave, uma vez que é capaz de mostrar o número de vezes exa­to que a sua pági­na surgiu em pesquisas no Google para uma especí­fi­ca palavra-chave.

    Por isso, se a sua pági­na aparece con­stan­te­mente bem posi­ciona­da na primeira pági­na de resul­ta­do do Google, ten­do em con­ta uma deter­mi­na­da pesquisa, o número de impressões para essa mes­ma pesquisa no Con­sole devem refle­tir o vol­ume de pesquisa (na maio­r­ia das vezes).

    Rel­a­ti­va­mente ao Key­word Plan­ner, os dados rel­a­tivos ao seu vol­ume de pesquisa são con­heci­dos por serem bas­tante menos pre­cisos. Prin­ci­pal­mente porque:

    • Agru­pa palavras-chave com o mes­mo significado.
    • Arredon­da os números resul­tantes do vol­ume de pesquisa.

    E, ain­da assim, muitos profis­sion­ais de SEO estão felizes com os vol­umes de pesquisa que obtêm do Key­word Plan­ner, con­sideran­do-os bas­tante precisos.

    Des­ta for­ma, decidi­mos encabeçar uma pesquisa exper­i­men­tação e estu­do acer­ca de como os resul­ta­dos dos vol­umes de pesquisa no Key­word Plan­ner com­petem con­tra a “úni­ca fonte de ver­dade”, tal como men­ciona­do aci­ma, o Search Console.

    Comparando volumes de pesquisa do GSC e do GKP

    Para esta exper­i­men­tação, escol­he­mos aleato­ri­a­mente 72,635 palavras-chave no parâmetro entre mil e dez mil no que respei­ta ao vol­ume de pesquisa. Seguida­mente, com­para­mos o número de “impressões” no Google Search Con­sole (GSC) com os dados do vol­ume de pesquisa resul­tantes do Google Key­word Plan­ner (para o mes­mo mês).

    A primeira coisa que desco­b­ri­mos foi que o GKP quase sem­pre subes­ti­ma a “ver­dade” acer­ca do vol­ume de pesquisa:

    Mas a ver­dadeira questão é – por quan­to mais? Ao fim ao cabo, se somente sobres­ti­ma ligeira­mente os vol­umes de pesquisa, então qual é o problema?

    Aqui fica a resposta:

    A maio­r­ia dos vol­umes de pesquisa no GKP (54,28%) são super­es­ti­mações, enquan­to que menos de metade (45,22%) são aprox­i­mada­mente certeiras (ou seja, des­vian­do das impressões do GSC por não mais que 50%).

    Para os “obceca­dos” em SEO desse lado, aqui fica uma visão mais aper­feiçoa­da de como o GSC se com­para com o GKP:

    Bas­tante dis­crepân­cia, correto?

    Por isso, porque é que não mer­gul­hamos um pouco mais e inves­tig­amos as causas atu­ais para taman­ha difer­ença nos vol­umes de pesquisa entre o GKP e o GSC?

    O Google Keyword Planner (GKP) agrupa palavras-chaves com significados semelhantes (e comete erros)

    De acor­do com os dados analíti­cos do Google Search Con­sole, a palavra-chave “ahrefs” obteve 25,436 impressões no mês de jun­ho (nos EUA):

    Con­tu­do, se olhar­mos aos dados analíti­cos do GKP para o mes­mo mês, obser­va­mos um vol­ume de pesquisa de 33,100:

    Isto sig­nifi­ca que, na práti­ca, a pro­porção entre o GKP e a GSC para esta palavra-chave é 1.3x. Não é um resul­ta­do assim tão mau, mas não é bas­tante pre­ciso também.

    Qual é a causa esta discrepância?

    Aparente­mente, o vol­ume de pesquisa rel­a­ti­vo ao Google Key­word Plan­ner (GKP) para a palavra-chave “ahrefs” inclui os vol­umes de pesquisa tam­bém para os erros ao dig­i­tar a palavra, tal como podemos ver na nos­so Google Search Con­sole (GSC):

    • ahref (2,826 impressões)
    • hrefs (906 impressões)
    • aherfs (435 impressões)
    • arefs (267 impressões)
    • a hrefs (224 impressões)
    • aherf (185 impressões)
    • ahrfs (100 impressões)
    • etc.

    Nós sabe­mos isto porque o GKP agru­pa eles con­jun­ta­mente (e mostra o mes­mo vol­ume de bus­ca mostra­do para “ahrefs”)

    Mas quan­do um vol­ume de pesquisa de palavras-chave con­tabi­liza os seus erros de dig­i­tação, não é um prob­le­ma assim tão grande, cer­to? De fato, pode ser bas­tante útil.

    Bem, exis­tem alguns casos quan­do o Google Key­word Plan­ner (GKP) está a agru­par ele­men­tos que não devi­am ser agru­pa­dos. E isso pode ser enganador para nós, profis­sion­ais de SEO.

    Por exem­p­lo, a palavra-chave “robus­to” tem um vol­ume de pesquisa de 550 mil nos EUA. O GKP pen­sa que isso é um erro de dig­i­tação da palavra “rouco” porque estas duas palavras-chave estão a ser agru­padas juntamente:

    Mas se aten­tar nos resul­ta­dos de pesquisa para a palavra-chave “robus­to”, instan­ta­nea­mente verá que não é um prob­le­ma de dig­i­tação. Em vez dis­so, é uma raça can­i­na úni­ca, o que sig­nifi­ca que deve ter um vol­ume de pesquisa distinto.

    A mes­ma história para estas qua­tro palavras-chave: “quar­to ver­mel­ho”, “rosa ver­mel­ha”, “pedra ver­mel­ha” e “robin vermelho”:

    O Plan­i­fi­cador de Palavras-chave tra­ta-as como uma só, con­tu­do não tem que ver­i­ficar os resul­ta­dos de pesquisa para saber que são palavras diferentes.

    Alguns exem­p­los mais:

    • ban­cos amer­i­canos & o ban­co da América
    • pic­a­das de mos­qui­to & pedaços de mosquito
    • reser­va um motorista & livro de condução

    Muito hon­es­ta­mente, estes tipos de “fal­sos agru­pa­men­tos” não são comuns, mas podem causar várias dores de cabeça, caso se depare com algum deles.

    O que é bas­tante mais comum (e irri­tante) é que o GKP não mostra difer­entes vol­umes de pesquisa para vari­ações de con­sul­tas de pesquisa inti­ma­mente relacionadas.

    Por exem­p­lo, os seguintes ter­mos de pesquisa estão agru­pa­dos jun­ta­mente no Google Key­word Plan­ner (GKP) sem for­ma de poder ver vol­umes de pesquisa individualmente:

    • pc games free download
    • free pc games download
    • free games down­load for pc
    • down­load free games for pc
    • free pc game downloads
    • down­load pc games free
    • free games to down­load for pc

    Este prob­le­ma de “agru­pa­men­to” está a ser recon­heci­do por toda e qual­quer fer­ra­men­ta de SEO, que extrai os dados de vol­ume de pesquisa do GKP (quase todas as fer­ra­men­tas fazem isso).

    Con­tu­do, aqui na Ahrefs, nós mis­tu­ramos os dados das palavras-chave de múlti­plas fontes (incluin­do vários anos de recol­ha históri­ca de dados no que respei­ta à sequên­cia de cliques). Isso per­mite-nos “desagru­par” pesquisas e mostrar vol­umes de pesquisa dis­tin­tos para cada variação:

    Recon­hecen­do um vol­ume de pesquisa dis­tin­to de cada pesquisa indi­vid­ual evi­ta que, aci­den­tal­mente, super­es­time o poten­cial total do tráfego de pesquisa, de um tópi­co em par­tic­u­lar, ao agre­gar os vol­umes de pesquisa de todas as palavras-chave num só grupo.

    À parte dis­so, con­hecer as maneiras mais pop­u­lares de como as pes­soas ajus­tam as suas pesquisas pode ajudá-lo a ajus­tar a lin­guagem na sua pági­na em con­formi­dade. Dessa for­ma, pode ter, por exem­p­lo, um títu­lo de pági­na mais apelativo.

    Como pode ver­i­ficar, esta fun­cional­i­dade de “agru­pa­men­to” no GKP pode ser frus­trante para nós, profis­sion­ais de SEO. Mas não é algo que pos­samos cul­par o GKP, ao omi­tir vol­umes de pesquisa pre­cisos. O GKP é uma fer­ra­men­ta para pub­lic­itários e não para profis­sion­ais de SEO. E, no fun­do, este agru­pa­men­to de palavras-chave sim­i­lares é con­ve­niente para eles.

    A GSC mostra impressões locais para pesquisas com foco local

    De acor­do com o GKP, a palavras-chave “cur­sos de golfe” tem uma média impres­sio­n­ante de pesquisas men­sais – com um vol­ume de 1 mil­hão nos EUA:

    Mas aqui está o seg­re­do. Depen­den­do da local­iza­ção de onde está a pesquis­ar, você irá ver pági­nas difer­entes a posi­cionar-se para esta mes­ma palavra-chave:

    • Se pesquis­ar da cidade de Rochester, irá ver uma pági­na do web­site visitrochester.com em segun­da posição.
    • Se pesquis­ar da cidade de Bak­ers­field, irá ver uma pági­na do web­site visitbakersfield.com em primeira posição.

    Por­tan­to, os deten­tores destes dois web­sites irão ver um número difer­ente de impressões men­sais para a palavra-chave “cur­sos de golfe” no seu GSC. Isso é porque cada web­site posi­ciona-se bem para esta palavra-chave, somente numa local­iza­ção especifica.

    E somente o gestor de um web­site tão grande quan­to o golflink.com (que parece ter pági­nas a posi­cionar-se para a palavra-chave “cur­sos de golfe” em todas as local­iza­ções pos­síveis) veria, mais facil­mente, o número de impressões que está per­to do vol­ume de um mil­hão, tal como o GKP nos mostra.

    Taman­has palavras-chave “region­ais” causaram a maior dis­crepân­cia (4 vezes mais) entre os números pre­sentes no GKP e na GSC, que podem ser obser­va­dos no grá­fi­co acima.

    Impressões” no GSC são por vezes adulteradas por tráfego fictício

    Vamos falar daque­les casos raros onde o GSC mostra um vol­ume de pesquisa mais alto que o GKP.

    Nós acred­i­ta­mos que isso pos­sivel­mente acon­tece dev­i­do a tráfego prove­niente de “bots”. De acor­do com John Mueller, nem todas as impressões de “bots” são fil­tradas no GSC:

    https://twitter.com/JohnMu/status/1423671435168464899

    Mas, afi­nal, o que é “tráfego de bot”?

    Bem, é todo o tipo de roteiro ou pro­gra­ma que gera pesquisas autom­a­ti­zadas no Google.

    Os “bots” que dev­erá quase segu­ra­mente estar famil­iar­iza­do são “rank track­ers” que fazem pesquisas autom­a­ti­za­dos no Google para repor­tar quan­do um web­site se posi­ciona nos rankings.

    Um exem­p­lo bem mais gros­seiro são bots que ger­am cliques fal­sos em anún­cios no Google, de for­ma a colo­car pressão na com­petição a ter que ele­var a fasquia constantemente.

    De qual­quer das for­mas, de acor­do com o nos­so estu­do, os dados da GSC pare­ce­r­am infla­ciona­dos, arti­fi­cial­mente, em somente 0,5% dos casos. Por isso, é bas­tante improváv­el que você irá sofr­er com bots inter­ferindo nos seus relatórios e análises.

    Como os dados do volume de pesquisa do Ahrefs se acumulam?

    Estou cer­to de que alguns de vocês já se per­gun­taram como os dados do vol­ume de pesquisa do Ahrefs se com­param entre si.

    Ora bem: vamos aten­tar às pro­porções “Ahrefs/GSC” lado a lado com as pro­porções da “GKP/GSC” do grá­fi­co anterior:

    Parece, a uma primeira vista, que o Ahrefs mostra val­ores “aprox­i­mada­mente pre­cisos” em 60% dos casos vs. 45% dos casos para o GKP.

    Isso é maior­i­tari­a­mente dev­i­do à nos­sa habil­i­dade para “desagru­par” gru­pos de palavras-chave sim­i­lares e anal­is­ar dis­tin­tos vol­umes de pesquisa para cada um deles.

    Assim sendo, se estiv­er a pen­sar como os vol­umes de pesquisa no Ahrefs não são os mes­mos que no GKP, ago­ra você sabe que tal é assim por defeito.

    Considerações finais

    Espero que ten­ha gosta­do deste estu­do de pesquisa e que o mes­mo lhe ten­ha dado uma mel­hor com­preen­são de como os números no GSC (Google Search Con­sole) e do GKP (Google Key­word Plan­ner) difer­em. Mas, mais impor­tante, uma com­preen­são de como é que eles diferem.

    Tem algu­ma questão? Con­tacte-me no Twit­ter.

    E, já ago­ra, muito obri­ga­do à nos­sa bril­hante equipa de “data sci­ence” por terem encon­tra­do algum tem­po nos seus cal­endários tão ocu­pa­dos para me aju­darem com esta pesquisa.