Roube O Nosso Modelo de Descrição de Emprego como Especialista Em SEO

Roube O Nosso Modelo de Descrição de Emprego como Especialista Em SEO

Avatar
Marketing @ Ahrefs. Projeto de aprendizagem atual: Coreano. Eu também resumo livros no meu blog pessoal.
    Os espe­cial­is­tas em SEO são profis­sion­ais de mar­ket­ing respon­sáveis ​​por mel­ho­rar a vis­i­bil­i­dade de um web­site nos resul­ta­dos da pesquisa orgâni­ca. Se estiverem a tra­bal­har numa agên­cia em vez de inter­na­mente, podem assumir essa respon­s­abil­i­dade por web­sites de vários clientes.

    Parece alguém que está a ten­tar con­tratar? Nós ajudamos.

    Anal­isá­mos web­sites de con­tratação pop­u­lares, como LinkedIn e Indeed, à procu­ra de pon­tos comuns nas descrições de car­gos de Espe­cial­ista em SEO. De segui­da, ped­i­mos a 15 gestores de con­tratação de SEO — tan­to de agên­cias quan­to do lado dos clientes — para ver se essas respon­s­abil­i­dades, habil­i­dades e req­ui­si­tos se reper­cu­ti­am neles. A par­tir das suas respostas, criá­mos um mod­e­lo de descrição de tra­bal­ho SEO.

    Sem mais demor­as, aqui está o modelo.

    [Nome da empre­sa] procu­ra um(a) espe­cial­ista em SEO que irá [breve descrição da função].

    Responsabilidades

    • Realizar pesquisas de palavras-chave e anális­es competitivas
    • Com­preen­der e imple­men­tar audi­to­rias téc­ni­cas de SEO e alterações
    • Exe­cu­tar otimiza­ções na página
    • Imple­men­tar mudanças nos sis­temas de gestão de con­teú­do (CMS)
    • Gerir a pro­dução de con­teú­do plane­an­do cal­endários de con­teú­do, gerindo escritores (ou colab­o­ran­do com as equipas de redação de con­teú­do) e apoian­do-os em SEO
    • Elab­o­rar e exe­cu­tar méto­dos para ras­trear, comu­nicar, anal­is­ar e mel­ho­rar o desem­pen­ho de SEO
    • Colab­o­rar com os gestores de SEO e as equipas de mar­ket­ing internas
    • Colab­o­rar com pro­gra­madores e equipas de pro­du­to para imple­men­tar os recur­sos e mudanças necessárias
    • Desen­volver novos testes e estraté­gias de SEO
    • Apre­sen­tar e comu­nicar estraté­gias e pro­je­tos de SEO aos clientes e/ou par­tic­i­pantes internos
    • Agir como prin­ci­pal especialista/defensor de SEO
    • Man­ter-se atu­al­iza­do com as últi­mas tendên­cias de SEO, estraté­gias e mudanças de algoritmo

    Requisitos

    • Mais de 2 anos de exper­iên­cia a tra­bal­har em SEO
    • Boa com­preen­são das práti­cas recomen­dadas de SEO
    • Paixão por SEO e mar­ket­ing na internet
    • Capaci­dade de cri­ar, jus­ti­ficar, comu­nicar e imple­men­tar estraté­gias de SEO entre as equipas e agên­cias externas
    • Men­tal­i­dade basea­da em dados e analítica
    • Atenção aos detalhes
    • Habil­i­dades em gestão de projetos

    Habilidades

    • Exper­iên­cia de tra­bal­ho com fer­ra­men­tas de SEO, incluin­do Google Search Con­sole, Google Ana­lyt­ics, Ahrefs e Scream­ing Frog
    • Exper­iên­cia com e/ou com­preen­são de códi­go (por exem­p­lo, HTML, CSS, JavaScript)
    • Exper­iên­cia e/ou com­preen­são de out­ros canais de mar­ket­ing (por exem­p­lo, PPC)
    • Exper­iên­cia de tra­bal­ho com CMS pop­u­lares (por exem­p­lo, WordPress)
    • Exper­iên­cia com SEO téc­ni­co
    • Exce­lentes habil­i­dades de escrita

    Quer um mod­e­lo des­ta descrição de tra­bal­ho? Faça uma cópia aqui.

    O mod­e­lo é ape­nas um pon­to de par­ti­da. Não é um evan­gel­ho. Depen­den­do se é uma agên­cia ou uma equipa inter­na, o espe­cial­ista em SEO que procu­ra será difer­ente. Adi­cione ou remo­va itens de cada seção como dese­jar. Se uma habil­i­dade da seção “Habil­i­dades” for cru­cial para a função para a qual está a con­tratar, mude‑a para a seção “Req­ui­si­tos”.

    Além destas, aqui estão mais algu­mas dicas. 

    1. Adicione uma breve descrição da sua empresa

    Não espere que as pes­soas saibam do que tra­ta a sua empre­sa. Faça uma breve descrição do que a sua empre­sa faz. Pode adi­cionar esta parte logo no iní­cio, antes da descrição do trabalho.

    Nor­mal­mente, as empre­sas incluem a declar­ação de mis­são da sua marca.

    Se acha que a sua mis­são e visão agregam val­or, sin­ta-se à von­tade para incluí-las. No entan­to, tente evi­tar o jargão cor­po­ra­ti­vo. A descrição do tra­bal­ho do Klient­Boost ofer­ece um bom exem­p­lo de como faz­er isso bem:

    Eles sabem que os novos con­trata­dos se pre­ocu­pam com a cul­tura da empre­sa. Por­tan­to, em vez de um slo­gan vazio cri­a­do por exec­u­tivos no seu retiro de férias anu­al, eles abor­daram a pre­ocu­pação prin­ci­pal diretamente.

    2. Dê instruções claras sobre como se candidatarem

    O obje­ti­vo da con­tratação não é con­seguir o maior número pos­sív­el de can­didatos. É demor­a­do fil­trar toneladas de currículos.

    Em vez dis­so, deve con­cen­trar-se em encon­trar pes­soas rel­e­vantes e qual­i­fi­cadas. Uma boa maneira de faz­er isso é incluir como gostaria que se can­di­datassem. Isto vai dis­suadir os can­didatos preguiçosos, cuja úni­ca estraté­gia é enviar os seus cur­rícu­los em massa.

    Por exem­p­lo, no nos­so anún­cio de emprego declar­amos especi­fi­ca­mente o que quer­e­mos que os nos­sos can­didatos façam.

    3. Dê aos melhores candidatos um motivo para se inscreverem

    Toda a empre­sa dese­ja con­tratar jogadores de primeira lin­ha. Mas não há sufi­cientes para toda a gente. Por­tan­to, deve diz­er a ess­es can­didatos porque eles dev­e­ri­am escol­her a sua em vez de out­ras empresas.

    Isto geral­mente sig­nifi­ca falar sobre o salário e os tipos de bene­fí­cios que a sua empre­sa ofer­ece. No entan­to, não se limi­ta a isso. Pode reit­er­ar a mis­são da sua empre­sa, apre­sen­tar a cul­tura da empre­sa, falar sobre a flex­i­bil­i­dade de horários e/ou local e assim por diante.

    Por exem­p­lo, é assim que a Per­fect Keto faz.

    Começá­mos por procu­rar pon­tos comuns entre as descrições de car­gos de espe­cial­is­tas em SEO em web­sites de con­tratação pop­u­lares. Este não foi de todo um proces­so cien­tí­fi­co; nós fizé­mos isto a olho. De segui­da, criá­mos uma pesquisa com base ness­es padrões e enviá­mo-la para 20 gestores de con­tratação de SEO. 15 responderam.

    A pesquisa foi divi­di­da em duas seções:

    • Respon­s­abil­i­dades
    • Habil­i­dades e requisitos

    Vamos exam­i­nar mais de per­to as respostas.

    Responsabilidades

    Nes­ta seção, apre­sen­tá­mos aos gestores de con­tratação de SEO 19 das respon­s­abil­i­dades mais comuns das descrições de car­go de espe­cial­ista em SEO. De segui­da, per­gun­tá­mos se cada uma delas seria ou não uma respon­s­abil­i­dade diária para o seu ‘espe­cial­ista em SEO’. 

    Aqui estão os resultados.

    Para sur­pre­sa de ninguém, as funções-padrão de SEO como pesquisa de palavras-chave, SEO na pági­na e SEO téc­ni­co, fazem parte das respon­s­abil­i­dades diárias esper­adas. Tal como out­ras tare­fas impor­tantes, como colab­o­ração com out­ras equipas (espe­cial­mente equipas de con­teú­do), relatórios, apre­sen­tação de estraté­gias e recomen­dações de SEO para par­tic­i­pantes internos/externos e desen­volvi­men­to de novos testes de SEO.

    Man­ter-se atu­al­iza­do com as últi­mas notí­cias e tendên­cias do setor tam­bém é uma parte esper­a­da do tra­bal­ho. No entan­to, não se espera que os espe­cial­is­tas em SEO criem con­teú­do e con­stru­am links.

    Claro, não pre­sum­i­mos saber tudo, então adi­cioná­mos uma pergunta:

    Exis­tem out­ras funções e respon­s­abil­i­dades que gostaria de adi­cionar que não estão nes­ta lista?

    Emb­o­ra algu­mas pes­soas ten­ham dado exem­p­los mais especí­fi­cos de respon­s­abil­i­dades, achei que vale a pena destacar esta respos­ta de Jes­si­ca Lev­en­son:

    Hon­es­ta­mente, é um con­jun­to de habil­i­dades. Eu quero alguém que seja curioso. Não pre­cisam de ter todas as habil­i­dades, pre­cisam de estar dis­pos­tos a apren­der e ser per­pet­u­a­mente curiosos. ”

    Jessica Levenson
    Jes­si­ca Lev­en­son, Chefe de Estraté­gia Dig­i­tal & SEO Ora­cle NetSuite

    Habilidades e requisitos

    Nes­ta seção, apre­sen­tá­mos aos gestores de con­tratação de SEO, 15 das habil­i­dades e req­ui­si­tos mais comuns das descrições de car­go de espe­cial­ista em SEO. De segui­da, per­gun­tá­mos se essas habil­i­dades eram muito impor­tantes, algo impor­tantes ou não impor­tantes para eles, caso estivessem a con­tratar um ‘espe­cial­ista em SEO’.

    Aqui estão os resultados.

    Curiosa­mente, podemos ver que as habil­i­dades com as quais a maio­r­ia, senão todos os entre­vis­ta­dos, con­cor­daram são soft skills (por exem­p­lo, atenção aos detal­h­es, men­tal­i­dade basea­da em dados, comu­ni­cação) ou ati­tude (por exem­p­lo, paixão por SEO e mar­ket­ing na Internet).

    Como Jes­si­ca Lev­en­son acrescentou,

    Aptidão aci­ma da exper­iên­cia é sem­pre a min­ha pos­tu­ra. Pos­so ensi­nar SEO a qual­quer pes­soa, des­de que este­jam dis­pos­tos e sejam capazes. Por out­ro lado, não pos­so destreinar-lhes per­son­al­i­dades difí­ceis ou uma fal­ta de von­tade de aprender. ”

    Jessica Levenson
    Jes­si­ca Lev­en­son, Chefe de Estraté­gia Dig­i­tal & SEO Ora­cle NetSuite

    Claro, isso não sig­nifi­ca que as hard skills não sejam necessárias. Os entre­vis­ta­dos ain­da con­cor­daram que é prefer­ív­el um bom entendi­men­to das mel­hores práti­cas de SEO, boas habil­i­dades téc­ni­cas de SEO e exper­iên­cia ante­ri­or na indús­tria de SEO.

    Quan­tos anos de exper­iên­cia os gestores de con­tratação procu­ram, exata­mente? A maio­r­ia deles disse um mín­i­mo de 2+ anos.

    Além de anos de exper­iên­cia no setor, a maio­r­ia dos entre­vis­ta­dos tam­bém pref­ere que o seu espe­cial­ista em SEO ten­ha algu­ma exper­iên­cia com fer­ra­men­tas de SEO.

    Aqui está o que dis­ser­am depois de per­gun­tar­mos quais as fer­ra­men­tas de SEO em particular:

    Final­mente, a maio­r­ia deles disse que “com­preen­der o códi­go” era algo impor­tante. E aqui estão as lin­gua­gens de cod­i­fi­cação que eles dis­ser­am ser importantes.

    Pensamentos finais

    Habil­i­dades téc­ni­cas são impor­tantes. Mas, como a maio­r­ia dos entre­vis­ta­dos desta­cou, a ati­tude é ain­da mais cru­cial. Se even­tual­mente encon­trar um can­dida­to que seja treináv­el e seja óti­mo a tra­bal­har em equipa, mas não ten­ha cer­tas habil­i­dades apren­di­das, não ten­ha medo de arriscar nele.

    As habil­i­dades de mar­ket­ing podem ser sem­pre ensi­nadas à pes­soa certa.

    Se está a ler isso como um fun­cionário em poten­cial na indús­tria de SEO, não desanime. Quase todos con­cor­daram que um diplo­ma uni­ver­sitário e cer­ti­fi­cações online não são necessários. Isto está de acor­do com a exper­iên­cia da maio­r­ia de nós aqui na Ahrefs tam­bém — a maio­r­ia da equipa de mar­ket­ing não tem qual­i­fi­cações em marketing. 

    Em vez dis­so, con­cen­tre-se em cul­ti­var a ati­tude cer­ta. Aqui está o que deve esforçar-se para ser bom, de acor­do com Sai­jo George:

    • Capaci­dade de apren­der e desapren­der coisas rapidamente;
    • Mente inquis­i­ti­va;
    • Tente resolver um prob­le­ma, mas se não con­seguir, deve ser capaz de pedir ajuda;
    • Dis­pos­to a par­til­har o seu con­hec­i­men­to e exper­iên­cia com a equipa mais ampla;
    • Aci­ma de tudo, seja um jogador da equipa. Nen­hu­ma das habil­i­dades impor­ta se não tra­bal­har em equipa, pois a maio­r­ia das habil­i­dades pode ser ensinada.

    Seja através da con­strução do seu próprio web­site ou de um está­gio, com a ati­tude cor­re­ta e algu­ma exper­iên­cia, tam­bém tem a chance de um emprego de espe­cial­ista em SEO.

    Final­mente, gostaria de agrade­cer a estas pes­soas por ajudarem:

    Algu­ma per­gun­ta ou comen­tário? Diga-me no twit­ter.