Como Começar Um Negócio de SEO em 6 Passos

Como Começar Um Negócio de SEO em 6 Passos

Avatar
Diretor de conteúdo da Ahrefs (ou, de forma simplificada, sou o responsável por garantir que cada artigo no blog que aqui publicamos é ÉPICO).
    Tra­bal­ho na Ahrefs a tem­po inteiro há mais de três anos. Mas antes dis­so, diri­gia um negó­cio de SEO.

    O meu negó­cio não era grande. No auge, eu fat­u­ra­va entre 5 mil e 10 mil dólares por mês. Por­tan­to, se está aqui à espera de apren­der com o fun­dador de uma empre­sa For­tune 500, pre­pare-se para ficar desapontado.

    Por out­ro lado, se procu­ra um guia práti­co para começar um negó­cio lifestyle de SEO cri­a­do por alguém que já fez o mes­mo, este guia é feito para si.

    Here are the steps:

    1. Apren­da SEO
    2. Crie o seu próprio website
    3. Escol­ha a for­ma de T
    4. Con­si­ga clientes
    5. Acerte a logística
    6. Amplie o seu negócio

    É incrív­el quan­tas pes­soas ten­tam ini­ciar negó­cios de SEO com pouco ou nen­hum con­hec­i­men­to sobre SEO. Não faça isso. Deve esforçar-se para apren­der como faz­er bem SEO antes de ofer­e­cer estes serviços aos clientes.

    Não con­si­go enfa­ti­zar mais o quão impor­tante isto é.

    Se não sabe o que está a faz­er, pode cri­ar mais danos do que bene­fí­cios. Ten­ho certeza de que já viu as histórias de ter­ror em que os web­sites acabam na zil­ionési­ma pági­na do Google após uma penal­iza­ção. Não quer que isto acon­teça com os seus clientes. Os seus web­sites são os seus meios de sub­sistên­cia; não deve con­sid­er­ar este fator levianamente.

    Ago­ra que tirá­mos isto do cam­in­ho; como real­mente se aprende SEO?

    Vamos começar no sítio óbvio: o blog da Ahrefs e o canal do YouTube. Pub­li­camos cen­te­nas de tuto­ri­ais de SEO ao lon­go dos anos, muitos dos quais são per­feitos para prin­cipi­antes. Sou clara­mente ten­den­cioso, mas não acho que haja um pon­to de par­ti­da mel­hor para apren­der SEO atualmente.

    Se não tiv­er certeza por onde começar, ver­i­fique o nos­so guia para ini­ciantes em SEO ou o cur­so em vídeo de SEO para ini­ciantes.

    https://www.youtube.com/watch?v=btwC4zmewss&list=PLvJ_dXFSpd2vk6rQ4Rta5MhDIRmakFbp6

    Se preferir começar noutro lugar, ver­i­fique o web­site da Aley­da Solis: learningseo.io.

    Não ini­cia­ria a práti­ca de con­tabil­i­dade depois de ler ape­nas alguns livros sobre impos­tos, então não dev­e­ria começar um negó­cio de SEO depois de ler ape­nas alguns guias de SEO. Saber a teo­ria não é sufi­ciente; pre­cisa de exper­iên­cia práti­ca antes de começar a ofer­e­cer serviços a empresas.

    Como con­segue exper­iên­cia? Crie o seu próprio web­site e utilize‑o como um cam­po de testes para as suas habil­i­dades em SEO.

    Foi o que eu fiz. 

    Em 2012, come­cei um blog de fit­ness. Não era nada espe­cial, mas esta­va a rece­ber mais de 50 000 vis­i­tantes orgâni­cos por mês depois de ape­nas dez meses.

    Mel­hor ain­da, esta­va a ger­ar óti­mas comis­sões de afil­i­a­dos da Amazon.

    Ago­ra, provavel­mente devo men­cionar que começar um web­site não é a úni­ca for­ma de obter exper­iên­cia práti­ca. Out­ra opção é encon­trar uma agên­cia con­fiáv­el e apren­der enquan­to tra­bal­ha. No entan­to, ao ler este guia, provavel­mente tem uma men­tal­i­dade mais empreende­do­ra e não quer tra­bal­har para out­ra pes­soa. Nesse caso, ini­ciar um web­site é a úni­ca opção.

    Se não sou­ber por onde começar, leia o nos­so guia de pesquisa de palavras-chave ou assista a este vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=OMJQPqG2Uas

    Ao praticar e apri­morar as suas habil­i­dades de SEO no seu próprio web­site, começará a ter uma ideia do que mais gosta.

    É difer­ente para cada pes­soa. Para mim, foi con­strução de lig­ações e cri­ação de con­teú­do. Desco­bri que não gosta­va muito do lado téc­ni­co das coisas, e coisas como pesquisa de palavras-chave e SEO na pági­na eram ape­nas coisas que eu tin­ha que faz­er. Eu cer­ta­mente não os amava.

    Mas porque é que isto é impor­tante para começar um negó­cio de SEO?

    Sim­ples. Porque as agên­cias de SEO que ofer­e­cem serviços de SEO “tudo em um” a empre­sas são extrema­mente baratas. Emb­o­ra não queira des­en­co­ra­jar ninguém a abrir um negó­cio assim, tive mais suces­so quan­do me espe­cial­izei e ofer­e­ci serviços numa área.

    Então, quan­do sou­ber do que mais gos­ta, está na hora de começar a expandir o seu con­hec­i­men­to nes­sa área. Faça isto e tornar-se‑á logo o que o Rand Fishkin chama de um profis­sion­al de mar­ket­ing em for­ma de T. Pode então começar a cri­ar um nicho para os seus serviços.

    Ago­ra que apren­deu o bási­co e apri­morou as suas habil­i­dades numa área, deve estar pron­to para começar a ofer­e­cer serviços aos clientes. Mas como encon­tra estas pessoas?

    Aqui estão algu­mas ideias apenas:

    Websites para freelancers

    Os web­sites para free­lancers têm má rep­utação, e é fácil enten­der porquê. Naveg­ue pelo UpWork por um min­u­to e verá que a maio­r­ia das pes­soas tem expec­ta­ti­vas muito irrealistas.

    Este é o tipo de coisa da qual estou a falar:

    Mas se estiv­er dis­pos­to a gas­tar um pouco de tem­po a sep­a­rar o tri­go do joio, é pos­sív­el encon­trar alguns óti­mos clientes em web­sites para freelancers.

    Como sei? Encon­trei o meu primeiro cliente de SEO no Peo­ple Per Hour. 

    Este tam­bém não foi um tra­bal­ho úni­co de 50 dólares. Acabei a tra­bal­har com aque­le cliente por alguns anos. E emb­o­ra eu nun­ca os ten­ha colo­ca­do num con­tra­to de avença (sim, pode puxar-me a orel­ha), eles estavam a enviar tra­bal­hos na ordem de 25 mil dólares por ano a deter­mi­na­do momento.

    Chamadas ou e‑mails a frio

    Eu nun­ca con­segui obri­gar-me a faz­er chamadas a frio. Fi-lo há muitos anos, ao ten­tar lançar um negó­cio não rela­ciona­do com SEO, e desco­bri que isso destruía a alma. Sou extrema­mente intro­ver­tido, então é o meu pior pesadelo.

    Dito isso, as chamadas/email a frio con­tin­u­am a mere­cer uma menção porque funcionam.

    Como é que sei? Porque é ape­nas um jogo de números.

    Pense assim:

    • Envia 1.000 e‑mails frios
    • 50 des­ti­natários con­cor­dam com uma chamada
    • 5 chamadas convertidas

    Ten­do em con­ta que a maio­r­ia dos profis­sion­ais de SEO cobra 500 a 1 000 dólares por mês, cin­co con­ver­sões valem entre 2 500 e 5 000 dólares por mês. Se assumir­mos que os clientes per­manecem por uma média de 6 meses, estas cin­co con­ver­sões valem de 15 000 a 30 000 dólares.

    Isto provavel­mente não rep­re­sen­ta uma aparente mudança de vida, mas, nova­mente, é um jogo de números. Se sabe que cada 1 000 e‑mails ger­am uma recei­ta de 15 mil a 30 mil dólares, tudo o que pre­cisa faz­er é escalar:

    • 2,000 emails = 30 mil a 60 mil dólares
    • 5,000 emails = 75 mil a 150 mil dólares
    • 10,000 emails = 150 mil a 300 mil dólares

    … já perce­beu a ideia.

    Nota adi­cional.
    Estes números são todos hipotéti­cos. Muitas coisas afe­tam as taxas de con­ver­são, incluin­do a qual­i­dade dos seus primeiros poten­ci­ais clientes. 

    Se estiv­er inter­es­sa­do neste cam­in­ho, con­fi­ra esta pub­li­cação onde Daryl Ross­er expli­ca como vender serviços de SEO por e‑mail, pas­so a passo.

    Inbound marketing

    Como sou intro­ver­tido, o inbound mar­ket­ing foi o prin­ci­pal méto­do que deci­di usar para atrair clientes. Então, em 2016, come­cei um web­site chama­do The SEO Project para começar a colo­car-me no mapa.

    Ape­sar do design des­gas­ta­do (negligenciei‑o por mais de 4 anos), pode ver que não é um site típi­co que ofer­ece serviços de SEO. Na ver­dade, ele não ofer­ece serviços de for­ma algu­ma. Isto porque deci­di optar por uma abor­dagem diferente.

    Eis o que eu fiz em pou­cas palavras:

    • Criei con­teú­do sobre con­strução de lig­ações (o serviço que eu que­ria oferecer)
    • Ofer­e­ci a lista com­ple­ta em PDF em tro­ca dos endereços de e‑mail dos visitantes
    • Tra­bal­hei no alcance para espal­har a palavra sobre o meu conteúdo
    • Pla­neei “vender” os meus serviços através da lista de e‑mail

    (Curiosi­dade engraça­da: a min­ha divul­gação para este arti­go lev­ou à min­ha primeira inter­ação com o CMO do Ahrefs, Tim Soulo, que per­gun­tou se eu gosta­va de escr­ev­er para o Blog da Ahrefs. Eu disse que sim, e o resto é história.)

    Ape­sar de tudo, eu nun­ca exe­cutei esta últi­ma parte (dis­cu­tirei o porquê mais à frente). Mas eu fiz as três primeiras partes e con­segui con­stru­ir uma lista de mais de 1 000 assi­nantes em ape­nas alguns dias.

    No entan­to, esta não é a úni­ca maneira de atrair clientes com inbound marketing.

    Aqui estão mais algu­mas opções:

    • Otimize o seu web­site para obter um posi­ciona­men­to ele­va­do no Google para ter­mos lucra­tivos (por exem­p­lo, “con­sul­tor de SEO em Londres”)
    • Atra­ia poten­ci­ais clientes através de um canal no YouTube
    • Cor­ra anún­cios PPC no Google
    • Escre­va arti­gos como convidado

    Vamos con­ver­sar um pouco mais sobre este último.

    Publicações como convidado

    Pub­li­cações como con­vi­da­do é out­ra táti­ca que usei com suces­so para atrair clientes, como pode ver neste e‑mail:

    Neste caso, o cliente encon­trou-me através de uma pub­li­cação como con­vi­da­do no Blog da Ahrefs. Con­tin­uei a tra­bal­har com ele por alguns meses, gan­han­do 5 375 dólares no processo.

    Se está a plan­ear dar uma hipótese a esta táti­ca, o meu mel­hor con­sel­ho é este: escre­va ape­nas pub­li­cações como con­vi­da­do para web­sites no seu setor que rece­bam tráfego. Lem­bre-se que não esta­mos a uti­lizar pub­li­cações de con­vi­da­do como uma táti­ca de con­strução de lig­ações; esta­mos a uti­lizar isto como uma táti­ca de mar­ket­ing.

    A for­ma mais fácil de encon­trar estes web­sites é com o Explo­rador de Con­teú­do da Ahrefs, uma base de dados pesquisáv­el de con­teú­do de mais de sete mil mil­hões de websites.

    Veja como usá-lo para encon­trar opor­tu­nidades de pub­li­cações ocmo convidado:

    1. Abra o Explo­rador de Conteúdo
    2. Pesquise algo rela­ciona­do com SEO
    3. Escol­ha “no títu­lo” no dropdown
    4. Clique em Pesquisar
    5. Ver­i­fique o sep­a­rador “Web­sites”

    Ver­i­fique cada um dos web­sites nos resul­ta­dos e veja se faria sen­ti­do lançar uma pub­li­cação como convidado.

    Obtenha referências

    Faça um exce­lente tra­bal­ho para os clientes que atrai uti­lizan­do os méto­dos aci­ma e eles, sem dúvi­da, encam­in­há-lo-ão a out­ros. Este é o cenário ide­al porque cria um ciclo de cresci­men­to infini­to — des­de que entregue e impres­sione os seus clientes de for­ma consistente.

    O foco é essen­cial ao preparar um negó­cio de SEO, por­tan­to, min­i­mizar dis­trações desnecessárias é fun­da­men­tal. Dese­ja gas­tar o máx­i­mo de tem­po pos­sív­el a obter clientes e a prestar serviços, porque é isso que paga as contas.

    Aqui estão min­has recomen­dações para o fazer:

    Contrate um(a) contabilista

    Isto pode pare­cer óbvio de se faz­er, e eu sei que não é exclu­si­vo para empre­sas de SEO, mas eu recomen­do que con­trate um(a) con­tabilista des­de o início.

    Caso con­trário, gas­tará inúmeras horas todos os anos preenchen­do declar­ações de impos­tos — pelo menos se estiv­er no Reino Unido, Esta­dos Unidos ou Canadá. Isso não é bom por dois motivos:

    1. É extrema­mente stressante.
    2. É uma per­da de tem­po que pode­ria gas­tar a tra­bal­har no seu negócio.

    Estou a falar por exper­iên­cia própria. Não con­tratei uma con­tabilista por muito tem­po, tudo para econ­o­mizar algu­mas cen­te­nas de dólares por ano.

    Acred­ite em mim quan­do digo que não vale a pena.

    Utilize um programa de faturação

    Fat­u­rar e ir atrás de paga­men­tos é out­ra coisa com que não quer perder tem­po, e há muitas apli­cações para aju­dar com isto.

    Aqui estão as min­has recomen­dações com base na min­ha exper­iên­cia pessoal:

    Se procu­ra uma apli­cação gra­tui­ta, exper­i­mente o Invoice Nin­ja. Pode enviar quan­tas fat­uras dese­jar, definir fat­uras recor­rentes para autom­a­ti­zar a fat­u­ração a clientes de SEO com avenças e inte­gra-se com a maio­r­ia dos gate­ways de paga­men­to. Utilizei‑o durante anos, nos iní­cio do meu negócio.

    Se procu­ra uma apli­cação paga, exper­i­mente o Xero. Esta é uma apli­cação de con­tabil­i­dade, mas tam­bém lida com a fat­u­ração. Tam­bém inte­gra com a maio­r­ia das con­tas com­er­ci­ais e gate­ways de paga­men­to. O Xero tem sido a min­ha apli­cação preferi­da durante anos.

    Obtenha uma conta com várias moedas

    Nada é mais frus­trante do que ter um cliente pron­to para pagar, mas nen­hu­ma for­ma fácil de rece­ber os fun­dos na sua moe­da nati­va. Isto geral­mente não é um prob­le­ma se estiv­er a faz­er SEO local­mente e a tra­bal­har com clientes de um país ape­nas, mas rap­i­da­mente se tor­na um prob­le­ma se estiv­er a tra­bal­har com clientes de SEO internacionalmente.

    Exis­tem duas soluções pos­síveis para este problema:

    1. Obten­ha uma con­ta em várias moedas jun­to do seu banco
    2. Uti­lize um serviço como o Wise (ante­ri­or­mente Transferwise)

    Para uma vida facil­i­ta­da, cer­ta­mente pos­so acon­sel­har o Wise. Eu uso‑o há alguns anos e as suas taxas são incriv­el­mente razoáveis ​​em com­para­ção com a maio­r­ia dos ban­cos. Tam­bém facili­ta o envio e rece­bi­men­to de paga­men­tos em mais de 50 moedas.

    Con­stru­ir um negó­cio de SEO requer muito tem­po e esforço. Estou a faz­er com que pareça sim­ples nes­ta pub­li­cação do blog, mas haverá muitas incóg­ni­tas ao lon­go do cam­in­ho. É pouco prováv­el que con­strua uma agên­cia de um mil­hão de dólares da noite para o dia.

    Por esse moti­vo, o meu con­sel­ho é não se pre­ocu­par em “escalar” ou con­tratar pes­soal até que a sua recei­ta ronde os cin­co dígi­tos por ano.

    Isso não quer diz­er que deva evi­tar con­tratar free­lancers ou assis­tentes vir­tu­ais (AVs) nos primeiros dias do seu negó­cio. É acon­sel­háv­el del­e­gar tare­fas quan­do as coisas começam a gan­har for­ma e se sente sobre­car­rega­do. Mas, na min­ha opinião, não é acon­sel­háv­el con­tratar fun­cionários a tem­po inteiro até que o seu fluxo de caixa este­ja estáv­el e ten­ha certeza de que pode real­mente mantê-los.

    Se ain­da não está nes­sa fase, con­tin­ue a moer. Sei por exper­iên­cia própria que provavel­mente não acon­te­cerá tão rápi­do quan­to gostaria.

    Se já está nes­sa fase, tem duas opções:

    1. Man­ten­ha tudo como está
    2. Comece a con­tratar e amplie o seu negócio

    Dada a con­stante men­tal­i­dade de “agi­tação” neste setor, acho impor­tante lem­brar que a primeira opção real­mente existe. Nem toda a gente quer dimen­sion­ar o seu negó­cio para seis ou sete dígi­tos por ano. Se está feliz com a sua rota­tivi­dade e car­ga de tra­bal­ho como free­lancer de SEO, não há nen­hu­ma ver­gonha em man­ter as coisas assim.

    É exata­mente por isso que nun­ca acabei por “vender” à lista de emails que men­cionei antes. Demor­ei para perce­ber isto, mas nun­ca quis real­mente começar uma agên­cia de SEO. Fiquei muito feliz a tra­bal­har para alguns clientes e com uma vida confortável.

    Mas dig­amos que dese­ja expandir o seu negó­cio; como o faz?

    Em teo­ria, é simples:

    1. Trans­forme os seus serviços em algo vendável
    2. Con­trate pessoas

    Trans­for­mar os seus serviços é quan­do padroniza a sua ofer­ta e cria um proces­so pas­so a pas­so repetív­el para os entre­gar aos clientes. É bené­fi­co porque tor­na os serviços mais fáceis de entre­gar e facili­ta a con­tratação de pessoas.

    Falan­do em pes­soas, esta é a segun­da parte da equação.

    É impos­sív­el escalar o seu negó­cio sem traz­er out­ras pes­soas a bor­do, porque tem ape­nas algu­mas horas no seu dia.

    Lei­itu­ra recomen­da­da: Como Sub­con­tratar SEO (Enquadra­men­to Simples)

    Pensamentos finais

    A maio­r­ia dos con­sel­hos aci­ma são basea­d­os na min­ha exper­iên­cia. É impor­tante ressal­var que exis­tem muitas for­mas de con­stru­ir um negó­cio de SEO de suces­so. Esta é ape­nas a maneira como eu o fiz.

    Diga-me no Twit­ter se tiv­er algu­ma questão.