Certificações de SEO: Valem Mesmo a Pena?

Certificações de SEO: Valem Mesmo a Pena?

Avatar
Diretor de conteúdo da Ahrefs (ou, de forma simplificada, sou o responsável por garantir que cada artigo no blog que aqui publicamos é ÉPICO).
    Se quis­er apren­der SEO, pode jun­tar tudo a par­tir de pub­li­cações de blogs e vídeos ou faz­er um cur­so de SEO. Mas e quan­to a uma cer­ti­fi­cação em SEO?

    Depois de pas­sar horas a pesquis­ar cer­ti­fi­cações em SEO e obten­do três delas (veja os meus três cer­ti­fi­ca­dos), a min­ha opinião é a seguinte: 

    A maio­r­ia das cer­ti­fi­cações em SEO não vale a pena.

    Vou explicar o porquê neste arti­go. Mas primeiro, vamos cobrir o básico…

    As cer­ti­fi­cações em SEO são con­ce­di­das àque­les que con­cluem um cur­so de SEO e demon­stram os seus con­hec­i­men­tos através de um teste ou questionário.

    É a últi­ma parte que difer­en­cia uma cer­ti­fi­cação em SEO de um cur­so de SEO.

    Para algo se qual­i­ficar como uma cer­ti­fi­cação em SEO:

    • Deve haver um questionário/teste em que pode ser aprova­do ou reprovado.
    • Ao pas­sar no questionário/teste, o respon­sáv­el do cur­so deve apre­sen­tar-lhe uma pro­va da sua real­iza­ção — geral­mente na for­ma de um cer­ti­fi­ca­do ou crachá.

    Pode ser algo assim:

    Mais ou menos. 

    A Google ofer­ece uma cer­ti­fi­cação gra­tui­ta de “Fun­da­men­tos de Mar­ket­ing Dig­i­tal” através do Google Dig­i­tal Garage. Inclui 26 módu­los, cer­ca de 14 horas de mate­r­i­al e cobre muitos aspec­tos do mar­ket­ing dig­i­tal — com três deles exclu­si­va­mente ded­i­ca­dos ao SEO. É cre­den­ci­a­do pelo Inter­ac­tive Adver­tis­ing Bureau Europe e The Open Uni­ver­si­ty.

    A Google tam­bém ofer­ece a cer­ti­fi­cação “Fun­da­men­tos de SEO” através do Dig­i­tal Garage. É gra­tu­ito, tem cer­ca de 2,5 horas de mate­r­i­al, cobre as qua­tro prin­ci­pais áreas do SEO (na pági­na, fora da pági­na, pesquisa de palavras-chave, téc­ni­ca) e foi cri­a­do pela Uni­ver­si­dade da Cal­ifór­nia, Davis.

    Se dese­ja apren­der sobre Google Ana­lyt­ics, tam­bém há a Cer­ti­fi­cação em Google Ana­lyt­ics. Leia isto para saber mais sobre como pas­sar no Exame de Qual­i­fi­cação Indi­vid­ual e onde encon­trar o seu certificado.

    Se quer um cer­ti­fi­ca­do de SEO para adi­cionar ao seu cur­rícu­lo e ao LinkedIn para atrair ofer­tas de emprego, ten­ho uma má notí­cia para si: a maio­r­ia dos empre­gadores não se pre­ocu­pa com as cer­ti­fi­cações de SEO.

    Como nós o sabemos?

    Per­gun­ta­mos a 15 gestores de con­tratação de SEO as habil­i­dades e req­ui­si­tos que eles con­sid­er­am impor­tantes ao con­tratar um espe­cial­ista em SEO. 86% dis­ser­am que as cer­ti­fi­cações de SEO não são impor­tantes, com o restante a afir­mar que estas são ape­nas um pouco importantes.

    Nen­hum gestor de con­tratação disse que elas eram muito importantes.

    Mas esta não é a úni­ca razão pela qual as cer­ti­fi­cações de SEO provavel­mente não valem a pena para a maio­r­ia das pes­soas. Aqui estão mais algumas:

    Certificações de SEO não garantem uma boa educação em SEO

    Obter um cer­ti­fi­ca­do de SEO não sig­nifi­ca nec­es­sari­a­mente que apren­deu algo útil. Sig­nifi­ca ape­nas que apren­deu algu­ma coisa. Por­tan­to, não deixe que o fascínio de um cer­ti­fi­ca­do atra­pal­he o seu jul­ga­men­to ao apren­der SEO. Se o pro­gra­ma não lhe pare­cer útil, não se preocupe.

    As certificações de SEO apenas ensinam teoria, não habilidades práticas

    Se quer tornar-se um espe­cial­ista em SEO, o meu con­sel­ho é começar um site o mais rápi­do pos­sív­el depois de apren­der os con­ceitos bási­cos de SEO. Isto porque con­hecer a teo­ria só o leva até cer­to pon­to. Por as mãos na mas­sa e ten­tar posi­cionar um web­site vai ensi­nar mais do que uma cer­ti­fi­cação de SEO.

    As certificações de SEO levam muito tempo

    Vejamos a duração da cer­ti­fi­cação de Mar­ket­ing Dig­i­tal do Google aci­ma: são 14 horas de mate­r­i­al. Isso não é uma quan­ti­dade neg­li­gen­ciáv­el de tem­po para gas­tar numa cer­ti­fi­cação de SEO. Há aqui um cus­to de opor­tu­nidade, pois pode gas­tar este tem­po a cri­ar e posi­cionar um web­site. Como eu disse aci­ma, provavel­mente este é um uso mel­hor do seu tem­po se já con­hece os fun­da­men­tos de SEO.

    As certificações de SEO geralmente concentram-se no básico

    Provavel­mente, exis­tem algu­mas cer­ti­fi­cações de SEO que se apro­fun­dam numa área de SEO, como pesquisa de palavras-chave ou SEO téc­ni­co, mas as que encon­trei eram bem bási­cas. Isso não é mau se for novo em SEO, mas exis­tem maneiras mais ráp­i­das de apren­der o bási­co, como o nos­so guia para prin­cipi­antes em SEO ou o nos­so breve cur­so de vídeo de “SEO para prin­cipi­antes”.

    As certificações de SEO costumam ser apenas manobras de marketing

    A aprovação numa cer­ti­fi­cação de SEO dá-lhe um cer­ti­fi­ca­do (e às vezes um emble­ma tam­bém). Pode mostrar isto no seu cur­rícu­lo, per­fil do LinkedIn, web­site, onde quer que seja. Isto aumen­ta o con­hec­i­men­to da mar­ca para o cri­ador da cer­ti­fi­cação de SEO. Acho que é por isso que muitos deles são fáceis de pas­sar. As pas­sagens lev­am ao recon­hec­i­men­to da marca.

    Depois de pesquis­ar incon­táveis ​​cer­ti­fi­cações de SEO e tirar três delas, a min­ha opinião é que não existe uma “mel­hor cer­ti­fi­cação de SEO”. Não pos­so recomen­dar nen­hum dos que con­cluí — pelo menos não ape­nas pela certificação.

    Se eu estivesse a jul­gar estas “cer­ti­fi­cações” pelo con­teú­do do cur­so, seria uma história diferente.

    Cada uma das ‘cer­ti­fi­cações’ que fiz tin­ha vídeos bem pro­duzi­dos, expli­ca­va bem os con­ceitos e par­til­ha­va pre­cisos con­hec­i­men­tos de SEO em ger­al. A cer­ti­fi­cação de Fun­da­men­tos de SEO do Google tin­ha uma músi­ca de fun­do irri­tante e pare­cia um pouco desat­u­al­iza­da, mas isto é um pon­to secundário.

    Foi o aspec­to do exame e da cer­ti­fi­cação que decep­cio­nou em todos estes cur­sos, na min­ha opinião.

    Para começar, se for reprova­do no exame, poderá refazê-lo logo após (entre 0 e 12 horas) a sua ten­ta­ti­va ini­cial. Isso pode pare­cer pos­i­ti­vo se quis­er ser aprova­do, mas tudo o que faz é diminuir o val­or da cer­ti­fi­cação. Se as coisas fos­sem assim para os exam­es da fac­ul­dade, o mer­ca­do de tra­bal­ho logo ficaria sat­u­ra­do de grad­u­a­dos e os diplo­mas perde­ri­am muito do seu valor.

    Mas este fato não foi nada com­para­do aos próprios exames…

    Aqui está ape­nas uma das per­gun­tas de um dos exames:

    Se é novo em SEO, o prob­le­ma aqui é que todas as lig­ações são “bené­fi­cas” para a autori­dade de um web­site. Isso não sig­nifi­ca que todos os tipos de lig­ações o aju­darão a ter um posi­ciona­men­to mais ele­va­do no Google, mas isso não está rela­ciona­do com a autori­dade do website.

    Aqui está out­ra per­gun­ta de um exame diferente:

    Esta não é real­mente uma per­gun­ta de ver­dadeiro ou fal­so, já que o Google recomen­da que se uti­lizem hífens em vez de under­score nos URLs.

    Aqui está out­ra per­gun­ta, des­ta vez da cer­ti­fi­cação de Fun­da­men­tos de SEO do Google:

    Pode ver que eu errei a respos­ta. Supon­ho que a respos­ta cor­re­ta seja “otimizar palavras-chave do web­site”, mas real­mente não ten­ho ideia do que isto sig­nifi­ca. Parece algo que encon­traria no War­rior Forum em 2009.

    Resu­min­do, o aspec­to da cer­ti­fi­cação pare­cia uma reflexão pos­te­ri­or para cada uma das cer­ti­fi­cações que con­cluí. Pare­cia que alguém criou o cur­so e, em segui­da, atribuiu a alguém com muito menos con­hec­i­men­to a tare­fa de assi­s­tir o cur­so e cri­ar um exame.

    Isso sig­nifi­ca que este é o caso para todas as cer­ti­fi­cações de SEO?

    Provavel­mente não. Exis­tem muitas out­ras cer­ti­fi­cações de SEO, então pode ser que as cer­ti­fi­cações pagas sejam de qual­i­dade superior.

    Aqui estão algu­mas cer­ti­fi­cações de SEO pagas que sur­gi­ram durante a min­ha pesquisa:

    Para ser claro, não fiz nen­hu­ma destas cer­ti­fi­cações. Estas são sim­ples­mente aque­las que desco­bri que são, na ver­dade, cer­ti­fi­cações de SEO (não cur­sos) e foram cri­adas por empresas/pessoas de boa reputação.

    Se está a per­gun­tar-se por que eu não incluí out­ros recur­sos pop­u­lares (por exem­p­lo, “SEO That Works” do Bri­an Dean) fre­quente­mente encon­tra­dos em lis­tas de ‘cer­ti­fi­cações de SEO’, é porque estes não são cer­ti­fi­cações. São cur­sos. Não há exame ou certificado.

    O nos­so cur­so de SEO para prin­cipi­antes é igual. Não tem um exame ou cer­ti­fi­ca­do no final, mas é um óti­mo lugar para começar se for novo em SEO:

    https://www.youtube.com/watch?v=xsVTqzratPs

    Pensamentos finais

    A maio­r­ia dos gestores de con­tratação de SEO vê as cer­ti­fi­cações como não impor­tantes ao con­tratar espe­cial­is­tas em SEO, e eu con­cor­do. Eu não procu­raria cer­ti­fi­cações de SEO em cur­rícu­los se estivesse a con­tratar, porque sei que muitas delas são passíveis de uma mis­tu­ra de ten­ta­ti­va e erro e bom senso.

    Então, este é o meu conselho:

    Se quer aumen­tar os seus con­hec­i­men­tos de SEO, encon­tre um bom cur­so de SEO (aqui está o nos­so gra­tu­ito) e exe­cute o que aprender.

    Se dese­ja con­seguir um emprego, faça a mes­ma coisa porque os resul­ta­dos falam mais alto do que uma “cer­ti­fi­cação de SEO”.

    Tem questões? Dis­cor­da com a min­ha opinião? Vamos con­ver­sar no Twit­ter.