Mas para começar a entender onde se posiciona precisará de um monitor de posição.
Neste guia, aprenderá como escolher o monitor de posição certo e como o usar para melhorar o SEO.
Mas primeiro, vamos ter a certeza de que estamos na mesma página.
- O que é o rastreio de posição?
- Por que o rastreio de posição é importante?
- Como escolher o melhor monitor de posição
- Como usar um monitor de posição para melhorar o SEO
O rastreio de posição é o processo de verificação de posicionamento no motor de pesquisa para determinadas palavras-chave ao longo do tempo. Um monitor de posição é o software ou ferramenta que automatiza este processo.
O rastreio de posição ajuda a perceber quais as palavras-chave e páginas que mais precisam da sua atenção, mas este não é o único motivo pelo qual é importante. Também lhe dá algumas dicas sobre se os seus esforços de SEO estão a valer a pena.
Por exemplo, a nossa visibilidade para todas as nossas palavras-chave rastreadas está a melhorar com o tempo:
Isto mostra-nos que os nossos esforços de SEO estão a ter o efeito desejado, no geral. Se a visibilidade estivesse a diminuir, isso poderia ser algo que gostaríamos de investigar mais a fundo para aprimorar a nossa estratégia de SEO.
A maioria dos monitores de posicionamento também oferecem várias maneiras de dissecar os dados para obter perceções ainda mais acionáveis, sobre os quais falaremos em breve.
Por que não pode simplesmente verificar a posição por si?
Os rastreios de posicionamento economizam tempo ao automatizar o processo de rastreamento de posição. Mas se tiver apenas algumas palavras-chave para rastrear, pode estar a questionar-se porque não basta escrevê-las no Google e verificar as posições do ranking manualmente.
A resposta é que a verificação manual de posicionamento raramente oferece uma visão precisa da realidade porque os resultados de pesquisa do Google são altamente personalizados com base em coisas como:
- Localização
- Histórico de navegação
- Língua
- Dispositivo (computador/telemóvel)
Por exemplo, estes são os resultados da pesquisa de “como fazer panquecas” no Reino Unido:
Se usarmos a barra de ferramentas SEO da Ahrefs para simular exatamente a mesma pesquisa nos Estados Unidos, os resultados serão completamente diferentes:
Isto acontece porque a definição de panquecas varia entre os países. No Reino Unido, é uma barra de aveia. Nos EUA e no Canadá, é um crepe.
Que tal ficar anónimo?
Usar um separador anónimo do navegador resolve o problema de personalização com base no histórico de navegação, mas não resolve mais nada. O seu endereço IP permanece visível, então o Google ainda irá personalizar os resultados da pesquisa com base na sua localização e idioma detetados.
Por exemplo, aqui está a pesquisa “como fazer panquecas” num separador anónimo de navegação:
O Google ainda mostra receitas de panquecas britânicas porque sabe o meu endereço IP.
Conclusão: mesmo se quiser apenas verificar o posicionamento de uma ou duas palavras-chave, deve usar um verificador de posição. Se não quiser pagar para ter um, experimente o nosso verificador de posições de palavras-chave gratuito.
Neste momento, está a ler o Blog da Ahrefs. A Ahrefs é um conjunto de ferramentas de SEO com monitor de posição próprio. Achamos que é um dos melhores do mercado, mas somos claramente tendenciosos, então não vou insultar a sua inteligência ao criar uma lista dos ‘melhores’ monitores de posição com a Ahrefs no topo.
Mas o que vou partilhar são os resultados de uma pesquisa recente do Facebook pelo Matt Diggity:
Curiosamente, apenas dois dos cinco primeiros são ferramentas autónomas de rastreio de posição. Os outros são incluídos como parte de um conjunto de ferramentas de SEO completo, como a Ahrefs.
Isto leva-nos a um ponto interessante …
Se estiver a fazer SEO em qualquer função séria em 2021, precisará de uma ferramenta de SEO completa, como a Ahrefs, para tarefas cruciais como pesquisa de palavras-chave e construção de ligações. Dado que a maioria destas ferramentas inclui um monitor de posição, sem dúvida que o melhor para a maioria das pessoas é aquele incluído no seu conjunto de ferramentas de SEO favorito.
Mas, se ainda não investiu num conjunto de ferramentas de SEO completo ou apenas prefere um monitor de posição autónomo, quais as funcionalidades que deve procurar?
Aqui estão algumas funcionalidades de que pode precisar:
Suporte de localização
As posições variam de local para local. Se o seu website ou empresa opera principalmente no mercado dos Estados Unidos, deve rastrear as posições nos Estados Unidos. Se opera principalmente no mercado do Reino Unido, deverá acompanhar os posicionamentos no Reino Unido. Se opera principalmente no mercado canadiano… é esta a ideia a seguir..
Pode até querer rastrear posições em vários países se estiver a trabalhar para uma empresa multinacional.
Naturalmente, o Monitor de Posições da Ahrefs oferece suporte na maioria dos países; 187 e a somar.
Se estiver a fazer SEO local, pretenderá um monitor de posicionamento com mais detalhe para que possa rastrear as posições no nível de estado, cidade ou código postal — como pode no Monitor de Posições da Ahrefs:
Suporte de linguas
Se o seu website for direcionado para uma localização com mais do que um idioma oficial/comum, provavelmente pretenderá rastrear as posições em vários idiomas nessa mesma localização.
Por exemplo, digamos que gere um restaurante em Barcelona. Esta cidade fica na Catalunha, onde, de acordo com a Wikipedia, há uma mistura bastante uniforme de pessoas que falam espanhol e catalão. Se o website do seu restaurante estiver disponível em ambos os idiomas, como é o caso deste, provavelmente pretenderá rastrear as posições dos pesquisadores espanhóis e catalães.
Veja como fazer isso no Monitor de Posições da Ahrefs:
Suporte para dispositivos (computador/telemóvel)
Os sinais de posição para computadores e dispositivos móveis não são idênticos, portanto, não é incomum que as posições variem entre computadores e dispositivos móveis.
Por exemplo, os utilizadores de computadores normalmente têm ligações de Internet mais rápidas do que os utilizadores de telemóvel, então pode ser um fator de posicionamento mais importante no telemóvel do que no computador. Por outras palavras, se tiver um website lento, este pode ter um impacto mais negativo nas posições em dispositivos móveis do que em computadores.
Aqui estão algumas outras coisas que podem causar discrepâncias de posição entre dispositivos:
- Fraca compatibilidade com dispositivos móveis
- Anúncios/intersticiais mais intrusivos num dispositivo do que no outro
Se estiver a usar o Monitor de Posições da Ahrefs, poderá alternar facilmente entre as posições de telemóvel e desktop e verificar as posições médias em todos os dispositivos.
Rastreio de funcionalidades SERP
As funcionalidades SERP são resultados de pesquisas não tradicionais, como extratos destacados e carrosséis de notícias principais. A posição em alguns deles pode ajudar a direcionar mais tráfego para o seu website, então faz sentido que queira rastrear a sua proeminência para palavras-chave importantes ao longo do tempo.
Muitos monitores de posicionamento oferecem essa capacidade, incluindo o Monitor de Posições da Ahrefs, que rastreia automaticamente a proeminência e a propriedade da maioria dos recursos SERP para palavras-chave rastreadas.
Atualizações diárias de posição
A frequência das atualizações de posição é importante para identificar possíveis problemas rapidamente, à medida que surgem. No Monitor de Posições da Ahrefs, a frequência de atualização depende do seu plano. É algo entre um* e sete dias.
É fácil passar os seus dias obcecado com cada pequena flutuação numa ferramenta de rastreio de posição, mas esse não é um uso produtivo do seu tempo. Em vez disso, deve usar um monitor de posição para identificar maneiras de melhorar o SEO e obter mais tráfego orgânico.
Vejamos algumas maneiras de o fazer:
- Encontre as melhores oportunidades de extratos destacados
- Rastreie a quota de voz da pesquisa orgânica por tópico
- Encontre oportunidades fáceis de vencer os concorrentes
- Encontre páginas que estão prontas para uma atualização
- Encontre concorrentes para iniciar sua pesquisa de palavras-chave
Encontre as melhores oportunidades de extratos destacados
Os extratos destacados são respostas curtas que costumam aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google. Eles são retirados de uma das páginas melhor posicionadas.
Por exemplo, o Google assimila este extrato do nosso guia para hreflangs:
Ao conseguir extratos destacados, pode frequentemente abrir caminho para o topo do Google e aumentar o tráfego orgânico no processo.
Como encontrar oportunidades de extratos destacados?
Procure por palavras-chave com extratos destacados que não possui no momento e que também esteja entre os dez primeiros. Muitas vezes, pode ganhá-los apenas adicionando ou editando o conteúdo na sua página.
Se estiver familiarizado com a Ahrefs, sabe que pode fazer isso para qualquer website no Explorador de Websites. Basta aceder ao relatório Palavras-chave Orgânicas 2.0, filtrar por extratos destacados e selecionar a caixa “onde o destino não se classifica” para ver os extratos sem proprietário.
Mas há um grande benefício em fazer isso no Monitor de Posições: pode ver a prevalência histórica do extrato em destaque ao longo do tempo.
Isto é útil porque provavelmente não vale a pena procurar extratos destacados se o Google raramente os mostra no SERP.
Por exemplo, atualmente há um extrato destacado para “localizar endereço de e‑mail”:
Ainda assim, se clicar nas aspas e verificar o histórico do recurso SERP, verifica que o Google mostra apenas o extrato apresentado esporadicamente. Este só foi localizado no SERP pelo Monitor de Posições por alguns dias no último mês:
Por outro lado, para “SEO de loja online”, o Google exibe constantemente o extrato destacado:
Portanto, para nós, faz mais sentido perseguir o extrato destacado para “SEO de loja online” em vez de “localizar endereço de e‑mail” porque a sua prevalência representa uma oportunidade de tráfego maior.
Rastreie a quota de voz na pesquisa orgânica por tópico
A quota de voz na pesquisa orgânica informa qual é a participação de mercado que diversos websites possuem para um determinado conjunto de palavras-chave. Nesse caso, as suas palavras-chave rastreadas.
Antes que possa ver isto no Monitor de Posições, primeiro precisa especificar um ou mais concorrentes.
Se ainda não fez isso, vá ao separador Visão geral dos concorrentes, clique na opção para adicionar concorrentes e insira os domínios ou endereços dos concorrentes que deseja rastrear. Se não tiver a certeza de quem são os seus concorrentes, verifique as sugestões com base em interseções de palavras-chave e clique no botão “+” para adicioná-los ao seu projeto.
Para o Blog da Ahrefs, adicionaremos o Backlinko e o blog do Moz.
Se agora formos para o relatório Visão geral dos concorrentes, podemos ver que estamos a superar o Moz em termos de “visibilidade” para as nossas palavras-chave rastreadas, que é a percentagem de todos os cliques para as palavras-chave rastreadas que chegam a cada website. E estamos quase no mesmo nível do Backlinko.
É uma história semelhante para as médias de posição, tráfego e destaques SERP:
Mas isto fica ainda mais poderoso quando agrupa palavras-chave por tópico usando marcas, porque pode rastrear a participação na voz da pesquisa orgânica por tópico usando o relatório Etiquetas de concorrentes.
Agora podemos ver que, embora estejamos muito à frente da concorrência quando se trata de conteúdo sobre pesquisa de palavras-chave, o Backlinko supera-nos em conteúdo sobre construção de hiperligações.
Se verificarmos o separador de Tráfego, vemos que isto também se traduz em tráfego:
Portanto, podemos querer investigar isto mais a fundo e ver se há algo que possamos fazer a este respeito. Por exemplo, podemos precisar de mais backlinks para competir ou podemos subir posições neste tópico criando um núcleo de conteúdo.
Encontre oportunidades fáceis de vencer os concorrentes
Se os concorrentes estão a superá-lo em palavras-chave importantes, convém dar prioridade às mesmas para reconquistar o tráfego.
Veja como encontrar essas palavras-chave:
- Vá para o seu projeto no Monitor de Posições
- Clique no relatório Visão geral dos concorrentes
- Filtre pelas 10 primeiras posições
- Organize a tabela por posicionamento de concorrentes, do mais alto para o mais baixo
Por exemplo, o Backlinko está a superar-nos em palavras-chave como “palavras-chave LSI” e “modelos de publicação de blog”:
Visto que estamos apenas algumas posições atrás, pode valer a pena investigar o SERP para ver se há algo que possamos fazer para ter uma classificação mais elevada.
No caso de “palavras-chave LSI”, parece que precisamos de muitos mais backlinks — o que não será fácil:
No caso de “modelos de publicação de blog”, o Backlinko está numa posição acima de nós, no primeiro lugar, apesar de ter aproximadamente o mesmo número de websites hiperligados.
Embora possa haver muitas razões para isso, um fator pode ser que o Backlinko sem dúvida tem um ângulo mais atraente na etiqueta de título (“funcionam maravilhosamente” vs “quando usá-los”).
Encontre páginas que estão prontas para uma atualização
As posições não duram para sempre. Mesmo se a sua página já ocupou a primeira posição para a palavra-chave alvo, é provável que ela caia posições e perca tráfego.
É nesta fase que deve atualizar e republicar a página.
Para localizar páginas que estão potencialmente maduras para uma atualização, vá para o relatório Totais no Monitor de Posições e procure palavras-chave com posicionamento decrescente ao longo do tempo.
Por exemplo, a nossa posição para “SEO local” caiu do 1° para 9° desde que começamos a rastrear a palavra-chave.
Se verificarmos essa publicação no Explorador de Websites, também veremos uma queda correspondente no tráfego estimado dos EUA:
É bem provável que, se atualizássemos esta publicação para 2021, ela recuperaria pelo menos algum nível de posicionamento e tráfego.
Aprenda como fazer isto no nosso guia completo para atualizar e republicar conteúdo.
Encontre concorrentes para iniciar a sua pesquisa de palavras-chave
Procurar tópicos cobertos por concorrentes online é uma das melhores táticas de pesquisa de palavras-chave. Mas funciona melhor ao analisar websites de concorrentes próximos.
Para encontrar rapidamente esses concorrentes, aceda ao relatório de Partilha de tráfego no Monitor de Posições e clique no alternador “Domínios”:
Como o Monitor de Posições gera estes concorrentes procurando por websites que atraem tráfego de pesquisa das suas palavras-chave rastreadas, este geralmente mostra concorrentes próximos de pesquisa orgânica que se possa ter esquecido.
Por exemplo, vemos bigcommerce.com entre os nossos principais concorrentes por quota de tráfego:
Dado que este website não é um concorrente comercial direto ou um blog de SEO, provavelmente o esqueceríamos ao fazer uma pesquisa de palavras-chave. Mas se conectarmos o website ao Explorador de Websites e verificarmos o relatório Primeiras páginas, veremos alguns tópicos que podem valer a pena cobrir, como “dicas para pequenas empresas” e “calendário de marketing”.
Se selecionou as suas palavras-chave por tópico no Monitor de Posições, pode levar este método de descoberta de concorrentes ainda mais longe usando o filtro de etiquetas.
Por exemplo, se filtrarmos pela nossa etiqueta “construção de ligações”, veremos alguns concorrentes que não apareceram antes, como outreach.io e linkbuilder.io.
Visto que estamos sempre à procura de mais tópicos relacionados com a criação de ligações, provavelmente também valerá a pena verificar o relatório Primeiras páginas desses websites no Explorador de Websites
Na verdade, se fizermos isso com o linkbuilder.io, veremos alguns bons tópicos relacionados com construção de hiperligações que ainda não cobrimos, como “troca de hiperligações” e “especialista em construção de hiperligações”.
FAQs
Antes de encerrarmos, vamos responder a algumas perguntas comuns sobre monitores de posição.
Qual é a melhor ferramenta de rastreio de posição?
A melhor ferramenta de rastreio de posição é subjetiva, mas de acordo com uma pesquisa do setor, o SERPRobot, o Monitor de Posições da Ahrefs, o Accuranker e o SE Ranking são amplamente os mais usados.
Existe um monitor de posicionamento gratuito?
Sim, muitos. Temos até o nosso próprio monitor de posição de palavras-chave totalmente gratuito.
Posso rastrear as posições locais num monitor de posição?
Depende da ferramenta de rastreio de posição. Algumas têm essa capacidade; outras não. Pode rastrear as posições ao nível de país, estado, cidade ou código postal no Monitor de Posições da Ahrefs.
Pensamentos finais
O rastreio de posição pode rapidamente tornar-se uma perda de tempo. Se está obcecado com cada pequena flutuação de posicionamento diária, está a usá-lo de forma errada. O melhor monitor de posição é aquele com recursos e funcionalidades que realmente o ajudam a melhorar o SEO e obter mais tráfego.
Tem perguntas? Diga-me no Twitter.