Depois de passar horas a pesquisar certificações em SEO e obtendo três delas (veja os meus três certificados), a minha opinião é a seguinte:
A maioria das certificações em SEO não vale a pena.
Vou explicar o porquê neste artigo. Mas primeiro, vamos cobrir o básico…
- O que são certificações em SEO
- Onde encontrar certificação em SEO da Google
- Porque nem sempre valem a pena as certificações em SEO
- As melhores certificações em SEO
As certificações em SEO são concedidas àqueles que concluem um curso de SEO e demonstram os seus conhecimentos através de um teste ou questionário.
É a última parte que diferencia uma certificação em SEO de um curso de SEO.
Para algo se qualificar como uma certificação em SEO:
- Deve haver um questionário/teste em que pode ser aprovado ou reprovado.
- Ao passar no questionário/teste, o responsável do curso deve apresentar-lhe uma prova da sua realização — geralmente na forma de um certificado ou crachá.
Pode ser algo assim:
Mais ou menos.
A Google oferece uma certificação gratuita de “Fundamentos de Marketing Digital” através do Google Digital Garage. Inclui 26 módulos, cerca de 14 horas de material e cobre muitos aspectos do marketing digital — com três deles exclusivamente dedicados ao SEO. É credenciado pelo Interactive Advertising Bureau Europe e The Open University.
A Google também oferece a certificação “Fundamentos de SEO” através do Digital Garage. É gratuito, tem cerca de 2,5 horas de material, cobre as quatro principais áreas do SEO (na página, fora da página, pesquisa de palavras-chave, técnica) e foi criado pela Universidade da Califórnia, Davis.
Se deseja aprender sobre Google Analytics, também há a Certificação em Google Analytics. Leia isto para saber mais sobre como passar no Exame de Qualificação Individual e onde encontrar o seu certificado.
Se quer um certificado de SEO para adicionar ao seu currículo e ao LinkedIn para atrair ofertas de emprego, tenho uma má notícia para si: a maioria dos empregadores não se preocupa com as certificações de SEO.
Como nós o sabemos?
Perguntamos a 15 gestores de contratação de SEO as habilidades e requisitos que eles consideram importantes ao contratar um especialista em SEO. 86% disseram que as certificações de SEO não são importantes, com o restante a afirmar que estas são apenas um pouco importantes.
Nenhum gestor de contratação disse que elas eram muito importantes.
Mas esta não é a única razão pela qual as certificações de SEO provavelmente não valem a pena para a maioria das pessoas. Aqui estão mais algumas:
Certificações de SEO não garantem uma boa educação em SEO
Obter um certificado de SEO não significa necessariamente que aprendeu algo útil. Significa apenas que aprendeu alguma coisa. Portanto, não deixe que o fascínio de um certificado atrapalhe o seu julgamento ao aprender SEO. Se o programa não lhe parecer útil, não se preocupe.
As certificações de SEO apenas ensinam teoria, não habilidades práticas
Se quer tornar-se um especialista em SEO, o meu conselho é começar um site o mais rápido possível depois de aprender os conceitos básicos de SEO. Isto porque conhecer a teoria só o leva até certo ponto. Por as mãos na massa e tentar posicionar um website vai ensinar mais do que uma certificação de SEO.
As certificações de SEO levam muito tempo
Vejamos a duração da certificação de Marketing Digital do Google acima: são 14 horas de material. Isso não é uma quantidade negligenciável de tempo para gastar numa certificação de SEO. Há aqui um custo de oportunidade, pois pode gastar este tempo a criar e posicionar um website. Como eu disse acima, provavelmente este é um uso melhor do seu tempo se já conhece os fundamentos de SEO.
As certificações de SEO geralmente concentram-se no básico
Provavelmente, existem algumas certificações de SEO que se aprofundam numa área de SEO, como pesquisa de palavras-chave ou SEO técnico, mas as que encontrei eram bem básicas. Isso não é mau se for novo em SEO, mas existem maneiras mais rápidas de aprender o básico, como o nosso guia para principiantes em SEO ou o nosso breve curso de vídeo de “SEO para principiantes”.
As certificações de SEO costumam ser apenas manobras de marketing
A aprovação numa certificação de SEO dá-lhe um certificado (e às vezes um emblema também). Pode mostrar isto no seu currículo, perfil do LinkedIn, website, onde quer que seja. Isto aumenta o conhecimento da marca para o criador da certificação de SEO. Acho que é por isso que muitos deles são fáceis de passar. As passagens levam ao reconhecimento da marca.
Depois de pesquisar incontáveis certificações de SEO e tirar três delas, a minha opinião é que não existe uma “melhor certificação de SEO”. Não posso recomendar nenhum dos que concluí — pelo menos não apenas pela certificação.
Se eu estivesse a julgar estas “certificações” pelo conteúdo do curso, seria uma história diferente.
Cada uma das ‘certificações’ que fiz tinha vídeos bem produzidos, explicava bem os conceitos e partilhava precisos conhecimentos de SEO em geral. A certificação de Fundamentos de SEO do Google tinha uma música de fundo irritante e parecia um pouco desatualizada, mas isto é um ponto secundário.
Foi o aspecto do exame e da certificação que decepcionou em todos estes cursos, na minha opinião.
Para começar, se for reprovado no exame, poderá refazê-lo logo após (entre 0 e 12 horas) a sua tentativa inicial. Isso pode parecer positivo se quiser ser aprovado, mas tudo o que faz é diminuir o valor da certificação. Se as coisas fossem assim para os exames da faculdade, o mercado de trabalho logo ficaria saturado de graduados e os diplomas perderiam muito do seu valor.
Mas este fato não foi nada comparado aos próprios exames…
Aqui está apenas uma das perguntas de um dos exames:
Se é novo em SEO, o problema aqui é que todas as ligações são “benéficas” para a autoridade de um website. Isso não significa que todos os tipos de ligações o ajudarão a ter um posicionamento mais elevado no Google, mas isso não está relacionado com a autoridade do website.
Aqui está outra pergunta de um exame diferente:
Esta não é realmente uma pergunta de verdadeiro ou falso, já que o Google recomenda que se utilizem hífens em vez de underscore nos URLs.
Aqui está outra pergunta, desta vez da certificação de Fundamentos de SEO do Google:
Pode ver que eu errei a resposta. Suponho que a resposta correta seja “otimizar palavras-chave do website”, mas realmente não tenho ideia do que isto significa. Parece algo que encontraria no Warrior Forum em 2009.
Resumindo, o aspecto da certificação parecia uma reflexão posterior para cada uma das certificações que concluí. Parecia que alguém criou o curso e, em seguida, atribuiu a alguém com muito menos conhecimento a tarefa de assistir o curso e criar um exame.
Isso significa que este é o caso para todas as certificações de SEO?
Provavelmente não. Existem muitas outras certificações de SEO, então pode ser que as certificações pagas sejam de qualidade superior.
Aqui estão algumas certificações de SEO pagas que surgiram durante a minha pesquisa:
- ClickMinded SEO Training — 997 sólares
- Moz SEO Essentials — 595 dólares
- Yoast All-around SEO Training — 89 libras/ano
Para ser claro, não fiz nenhuma destas certificações. Estas são simplesmente aquelas que descobri que são, na verdade, certificações de SEO (não cursos) e foram criadas por empresas/pessoas de boa reputação.
Se está a perguntar-se por que eu não incluí outros recursos populares (por exemplo, “SEO That Works” do Brian Dean) frequentemente encontrados em listas de ‘certificações de SEO’, é porque estes não são certificações. São cursos. Não há exame ou certificado.
O nosso curso de SEO para principiantes é igual. Não tem um exame ou certificado no final, mas é um ótimo lugar para começar se for novo em SEO:
Pensamentos finais
A maioria dos gestores de contratação de SEO vê as certificações como não importantes ao contratar especialistas em SEO, e eu concordo. Eu não procuraria certificações de SEO em currículos se estivesse a contratar, porque sei que muitas delas são passíveis de uma mistura de tentativa e erro e bom senso.
Então, este é o meu conselho:
Se quer aumentar os seus conhecimentos de SEO, encontre um bom curso de SEO (aqui está o nosso gratuito) e execute o que aprender.
Se deseja conseguir um emprego, faça a mesma coisa porque os resultados falam mais alto do que uma “certificação de SEO”.
Tem questões? Discorda com a minha opinião? Vamos conversar no Twitter.