Vamos ver o porquê de os SEOs discutirem sobre este tópico e como é que realmente funciona.
Os SEOs têm discutido sobre isto desde que me lembro. Muitos SEOs dizem que os subdiretórios são melhores para SEO e insistem em os usar. Isto é um mito que tem persistido baseado em alguns estudos antigos.
O Google tem dito repetidamente que qualquer um dos dois funcionará bem.
O Matt Cutts disse em 2012:
Eles são aproximadamente equivalentes. Eu basicamente escolheria a opção que for mais fácil para si em termos de configuração, o seu sistema de gestão de conteúdo (CMS) e esse tipo de coisas. Ambos pertencem ao mesmo domínio principal e por isso é uma questão de qual das duas opções é mais fácil para si. A que deixá-lo mais feliz, eu seguiria em frente com essa opção.
John Mueller disse em 2017:
Na pesquisa web do Google não importa se usa subdomínios ou subdiretórios. Mudanças na estrutura do URL do website tendem a demorar um bocado de tempo a ficar estável na pesquisa, por isso eu recomendaria escolher uma configuração que possa manter por mais tempo.
Não acho que eles poderiam ter sido mais claros, mas alguns SEOs continuam a discutir com a Google. Eu adoro a resposta sarcástica do John a estes argumentos.
What reason could Google possibly have to be misleading here? “We’re running low on subdirectory-servers”? I knew this would trigger some folks, so I spent time to prod folks internally about the reality, and there’s nothing to hide here.
— 🍌 John 🍌 (@JohnMu) January 24, 2018
Que razão poderia o Google ter para enganar aqui? Nós estamos a ficar sem quota para os servidores de subdiretórios? Eu sabia que isto iria irritar algumas pessoas, por isso eu passei algum tempo a questionar colegas internos sobre a realidade e não há nada a esconder aqui.
É uma parvoíce discutir se um caminho é melhor na esquerda ou na direita. Sem entrar demasiado em detalhes técnicos, estes caminhos são virtuais na maioria dos sistemas modernos, o que significa que eles nem sequer apontam para localizações reais no servidor. Pode mudar o seu nome e localização na estrutura do URL numa questão de minutos.
Pense nisto durante um segundo; pode mudar o subdomínio a ser servido como um subdiretório rapidamente e sem mudar nada mais, por isso porque é que as pessoas pensam que é importante onde é que o caminho está localizado no URL?
Muitos SEOs acreditam que os subdomínios são tratados como domínios separados, mas a verdade é mais complicada. Qualquer website que incorpore subdomínios como a parte principal do seu website vai provavelmente tê-los tratados exactamente da mesma forma que um subdiretório seria tratado. No entanto, se não está a tratar os subdomínios como parte do seu website principal (leia-se não conectados por ligações internas), então eles podem ser tratados como separados.
Uma pequena aula de história. A dada altura, os subdomínios poderiam ter listagens adicionais nos resultados das pesquisas. Como muitas coisas, os SEOs abusaram disto. A Google fechou esta brecha numa das antigas atualizações de agrupamento do domínio e alojamento
Hoje em dia, os subdomínios são provavelmente tratados como parte do mesmo website se aparentarem fazer parte do mesmo website. Até as ligações para outras páginas que aparecem nos resultados do Google, os chamados sitelinks, incluem ligações para subdomínios.
Eu posso dar-lhe inúmeros exemplos onde vários subdomínios aparecem como sitelinks para a marca—Github, LinkedIn, Google, Amazon, Microsoft, Yahoo, Netflix, Walmart, etc.
Muitos estudos de caso mostram que subdiretórios são melhor que subdomínios, mas eu ainda não vi nenhum que não fosse complicado devido a outras mudanças como ligações internas adicionais ou migração de múltiplas propriedades numa só.
Vamos ver um destes estudos de caso e o que eu vejo. Usando Páginas de Topo 2.0 no Explorador de Sites, pode clicar e arrastar no gráfico histórico para ver a diferença entre quaisquer duas datas. No caso de mention.com, eles migraram de um subdomínio para um subdiretório em Janeiro de 2016. Eu não vejo qualquer diferença durante este período. É apenas depois disso, quando eles começaram a adicionar conteúdo, que eu vejo o tráfego deles a crescer.
E repare que uma página equivalente a cada página que perdeu tráfego ganhou de volta cerca do mesmo montante de tráfego. O tráfego simplesmente mudou para uma nova localização, mas não houve nenhum verdadeiro aumento.
Eis mais um engraçado. Github migrou de um subdiretório (github.com/blog) para um subdomínio (blog.github.com) e depois para um domínio completamente diferente (github.blog). Houve um fluxo durante o período de migração, e houve outras mudanças durante esta transição, mas seria diferente argumentar que qualquer uma destas foi melhor que as outras por causa do URL.
Vários problemas diferentes podem causar que as pessoas acreditem que as migrações tiveram mais ou menos impacto do que na verdade tiveram.
Mudanças temporárias de sinal
Quando as páginas são novas ou são movidas, o Google pode fazer com que elas herdem alguns sinais temporários ao nível de um subdiretório ou ao nível do site, porque eles não têm bem a certeza o quanto as rastrear ou como as posicionar ainda. Isto pode causar flutuações temporárias enquanto eles descobrem as alterações que foram feitas.
Rastreando ou medindo problemas
Isto pode aparecer de muitas formas diferentes. Pode ser problemas de configuração no programa de análise de tráfego, como por exemplo o rastreamento do subdomínio não ter sido configurado corretamente. Pode ser questões de tempo, como medir o crescimento durante uma temporada extraordinária, como compras em feriados vs. um período de tráfego mediano, ou em torno de uma atualização do Google. Pode estar a ver o crescimento só no novo subdiretório. O principal é certificar-se que está a comparar maçãs com maçãs.
Páginas bloqueadas ou marcadas como não indexáveis
Se impedir que as páginas sejam rastreadas ou as marcar como não indexáveis, os sinais não vão se consolidar corretamente, o que significa que provavelmente vai ver uma perda durante a migração. Eu recomendaria ler o nosso guia sobre robots.txt para perceber isto melhor.
Redesenho ou mudança de plataforma
Muitas coisas diferentes podem mudar quando redesenha um website ou muda a plataforma. Tecnologia, velocidade, cabeçalhos, mudanças no URL, entre outros, podem ser todos diferentes.
Mudanças de ligações internas
Eu vejo isto frequentemente em estudos sobre subdomínios vs subdiretórios: Ir de um subdomínio que não estava ligado internamente para um subdiretório que está ligado em todas as páginas. Claro que vai haver uma melhoria.
Conteúdo removido ou atualizado
Mudar conteúdo significa que as posições na página de resultado das pesquisas e o tráfego vão provavelmente mudar. Se removeu conteúdo que recebia tráfego, então o tráfego vai diminuir.
Pensamentos finais
As mudanças introduzem risco. Pode querer pensar duas vezes antes de mudar de um subdomínio para um subdiretório se a única razão pelo qual está a fazê-lo for para SEO.
Se tiver um caso em que migrou e viu uma melhoria sem qualquer uma das mudanças acima, eu adoraria ver. Envie-me uma mensagem no Twitter, e eu vou investigar, mas estou disposto a apostar que há uma mudança que explica a diferença.